You are on page 1of 11

Seitas e Modismos.

Combatendo os erros doutrinrios

ndice dos assuntos a serem estudados:

DEFINIO DOS TERMOS A BBLIA E AS HERESIAS TOMANDO A DEVIDA POSIO POR QUE ESTUDAR AS FALSAS DOUTRINAS? A CARACTERISTICA PRINCIPAL DAS SEITAS IDENTIFICANDO UMA SEITA LUZ DE SUA PROFISSO DE F. Leitura:

2Pedro. 2. 1-4.

No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim tambm vo aparecer falsos mestres entre vocs. Eles ensinaro doutrinas destruidoras e falsas e rejeitaro o Mestre que os salvou. E isso far cair sobre eles uma rpida destruio. Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vo falar mal do Caminho da verdade. Em sua ambio pelo dinheiro, esses falsos mestres vo explorar vocs, contando histrias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz est alerta, e o Destruidor deles est bem acordado. Pois Deus no deixou escapar os anjos que pecaram, mas os jogou no inferno e os deixou presos com correntes na escurido, esperando o Dia do Julgamento.

Introduo:

H dez grandes religies no mundo, alm do Cristianismo; so elas: Hinduismo, Jainismo, Budismo e Siquismo (Na ndia); Confucionismo e Taosmo (Na China); Xintosmo (No Japo); Judasmo (Palestina); Zoroastrismo (Na Prsia, atual Ir); Islamismo (Na Arbia).

Alm disso, existem mais de dez mil seitas (ou subdivises dessas religies), estando seis mil localizadas na frica, mil e duzentas nos EUA e o restante espalhado em outros paises. Classificamos as seitas de uma forma didtica para nossa melhor compreenso.

SECRETAS, PSEUDOCRISTS, ESPIRITAS, AFRO-BRASILEIRAS, ORIENTAIS E UNICISTAS.

Secretas: Maonaria, Teosofia, Rosa-Crucianismo, Esoterismo (Nova Era). Pseudocrists: Mormonismo, Testemunhas de Jeov, Adventismo do Stimo dia, Cincia crist, Igreja Apostlica da Santa V Rosa, Igrejas que assumem as idias do G12, Igreja de Cristo internacional (Boston), Igreja pentecostal Unida do Brasil, Voz da Verdade, Igreja Local, Adeptos do nome Yehoshua, S Jesus, Tabernculo da F etc.

Espritas: Kardecismo, Legio da Boa Vontade, Racionalismo Cristo. Afro-Brasileiras: Umbanda, Quimbanda, Candombl, Cultura Racional. Orientais: Seicho-No-I, Messinica Mundial, Arte Mahikari, Hare-Krisna, Meditao Transcendental, Unificao (Moonismo). Unicistas: Voz da Verdade, Igreja Local, Adeptos do nome Yehoshua, S Jesus, Tabernculo da F, Igreja pentecostal Unida do Brasil..

Enquanto estas e outras seitas se multiplicam, seus guias desencaminham milhes de pessoas, os cristos permanecem indiferentes, desatentos exortao de Judas.

Meus queridos amigos e amigas, eu estava fazendo todo o possvel para escrever a vocs a respeito da salvao que temos em comum. Ento senti que era necessrio escrever agora para anim-los a combater a favor da f que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo.

Definio dos termos:

Seita: gr. ai[resij (hiresis) = faco, partido, grupo e escola. A parece na Bblia com sentido positivo (At.15.5; 24.5,14) e negativo (Gl. 5.20). Teologicamente: o oposto de igreja (um grupo de pessoas reunidas em torno da

ortodoxia). Heresia: gr. ai[resij (hiresis) = corrente de pensamento, grupo faco, escolha. Originalmente, designava qualquer escolha (m ou boa). Em 2Pd. 2.1 indica a negao do evangelho pregado pelos apstolos. Teologicamente: O contrario de ortodoxia. Compreenso chave: Quando aplicada a uma doutrina, hiresis definida como uma crena falsa ou distoro da verdade; quando a um grupo, traduzida por seita. Ortodoxia: gr. orqo,j (orthos = verdico, correto) + do,x (doxa = crena,opinio,juzo). Os elementos essenciais da f, sistematizados nos Credo Apostlico, Niceno e Atansiano, e na Definio de Calcednia. Heterodoxia: gr. etero,+doxoj (hetero-doxos = de opinio diferente). Sinnimo de heresia. Teologicamente: Para alguns, significa um ponto de vista diferente, que no implica ataque frontal ortodoxia (Rm. 14.1...). A Bblia e as heresias:

Todas as heresias e aberraes doutrinarias so provenientes de interpretaes errneas da Bblia e aplicao de significados diferentes s palavras bsicas da f crist.

- Preditas na bblia (At.20.28-31; Mt. 7.15; 2Pd. 2.1-2; 1Tm. 4.1). - A igreja no estaria imune ao ataque das seitas e heresias (comparar Ap.2.6 c/ 2.15).

Tomando a devida posio:

Assim como o Evangelista So Judas escreveu em sua epistola Universal, deveramos tomar uma posio de defesa a favor da f, isso no implica em defender a Deus, pois ele no precisa de advogado.

1- Como muitos cristos tm se posicionado diante das seitas e heresias?

- Apatia (indiferena, como se no importasse) Fp. 1.14-18. - Desprezo 2Jo. 7-11. - Ataques 2Co. 10.4-6. - Condescendncia Ap.2.14-15.

2- Como os cristos deveriam se posicionar diante das seitas?

2.1 O posicionamento vai depender do interlocutor religioso: Com que estamos falando?

Sincero (Nunca se engane a sinceridade s no basta Jo.16.2. Paulo e os atenienses (At.17.15-34) Paulo e os judeus de Beria (At.17.10-12). Briguento (At.17.5-8,13), Evitar, afastar-se (2Tm. 2.23-26). Falsos profetas, mestres e irmos (os mais perigosos). Foram preditos: (At.20.28-31; 1Tm. 4.1-5; 2Pd. 2.1-3). Paulo fala de falsos irmos (Gl. 2.4). Na medida do possvel evit-los (1Tm. 6.3-5; Tt. 3.10,11; 2Jo. 7-11). No tolerar a impiedade em nosso prprio meio (Ap.2.2-5). 2.2 Diante dos ataques das seitas, o cristo deve apresentar as razes de sua f.

(Jd.3.20-23; fl.1.27,28; Tt. 1.9-14).

2.3 Previna-se! Conhea a sua f, dicernindo o falso do verdadeiro (2Tm. 1.12).

Por que estudar as falsas Doutrinas?

Alguns motivos (razes) para o estudo das falsas doutrinas.

Defesa Prpria: Vrias entidades religiosas treinam seus adeptos para ir de porta em porta, procura de novos adeptos. Os cristos devem se informar acerca do que os vrios grupos ensinam, s assim podero refut-los biblicamente (Tt. 1.9). Proteo do rebanho: Devemos investir tempo e recursos na preparao dos membros da igreja. Um curso de batismo mais extenso, abrangendo detalhadamente as principais doutrinas, refutando as argumentaes dos sectrios e expondo-lhes a verdade ser til para proteger os recm-convertidos dos ataques das seitas. Evangelizao: O fato de conhecermos o erro em que se encontram os sectrios nos ajuda a apresentar-lhes a verdade de que necessitam. Os adeptos das seitas tambm precisam do Evangelho (Tira-se Jesus Cristo dos Evangelhos e no tem mais Evangelho).

A caracterstica principal das seitas:

Adio: O grupo adiciona algo Bblia. Sua fonte de autoridade no leva em considerao somente a Bblia. Subtrao: O grupo subtrai (retira) algo da pessoa de Jesus. Multiplicao: O grupo prega a auto-salvao. Crem que Jesus importante, mas no tudo. A salvao pelas obras. s vezes, repudiam publicamente o sangue de Jesus. Diviso: Dividem a fidelidade entre Deus e a organizao. Desobedecer organizao ou igreja equivale desobedecer a Deus. No existe salvao fora do seu sistema religioso.

Outras caractersticas:

Falsas profecias: As Testemunhas de Jeov, os Adventistas, os Mrmons e outros j proclamaram o fim do mundo para datas especficas. Resposta: A bblia nos adverte contra os que marcam datas ou eventos. (Mt.24.23-25). Negam a ressurreio corporal de Cristo: Admitem que Jesus Cristo tenha ressuscitado apenas em esprito: TJ, Cincia Crist, Igreja da Unificao, Kardecismo; Outros dizem que nem sequer ressuscitou (LBV), e ainda outros no acreditam que tenha morrido na cruz (Rosa-cruz, Islamismo etc). Resposta: Quanto morte e ressurreio de Jesus, a Bblia afirma que:

1. Jesus morreu realmente. Eis o processo de sua morte:

a. A agonia no Getsmani (Lc. 22.44). b. Aoitado brutalmente (Mt. 27.26; Mc. 15.15; Jo. 19.1). c. Mos e ps cravados na cruz (Mt. 27.35; Mc. 15.24). d. Morte comprovada (Jo. 19.33,34). e. Sepultamento (Jo. 19.38-40).

2. Ressuscitou corporalmente:

a. Ressurreio predita (Jo2. 19-22). b. O tmulo vazio comprova a ressurreio (Lc. 24.1-3). c. Suas aparies (Lc. 24.36-39; J. 20.25-28).

3. Negar a ressurreio de Jesus ser falsa testemunha contra Deus, pois:

a. Essa a mensagem do Evangelho (1Co. 15.14-17). b. A expresso FILHO DO HOMEM DESIGNA A FORMA DA SUA VINDA E TESTIFICA QUE Jesus mantm seu corpo ressuscitado (At.7.55-59; Mt. 24.29-31; Fp.3.20,21). c. O corpo glorificado de Jesus est no cu (1Tm. 2.5).

Identificando uma Seita luz de sua profisso de F.

Norman Geisler e Ron Rhodes escrevem na obra resposta s Seitas (Rio de Janeiro: CPAD, 2000), pp.10-17, apresentam trs diferentes dimenses de seitas: Doutrinria, Sociolgica (autoritarismo, exclusivismo, dogmatismo, antagonismo etc.) e Moral (legalismo, intolerncia com outras pessoas etc.). Entretanto, as caractersticas sociolgicas e morais tambm podem ser percebidas no mbito do cristianismo, de modo que, no so critrios definidos para determinar o que uma seita. O ponto determinante recai sobre os aspectos

doutrinrios. Assim, se algum grupo insiste em negar ou distorcer as principais doutrinas do cristianismo, estamos diante de uma seita. E se algum, que se diga cristo, advoga e ensina outro evangelho ou outro Jesus, estamos diante de um herege.

A questo a ser discutida : Qual a profisso de f do grupo? O que o grupo diz sobre...

A SAGRADA ESCRITURA

O grupo cr que a Bblia a fonte primeira e definitiva de autoridade? Ou sua interpretao est subordinada a algum especfico, o qual detm a palavra final aos assuntos que devem ser cridos?

TJ Corpo Governante (no basta ter somente a Bblia). Produziram uma nova verso da Bblia, adulterada e pretensiosa, conhecida como Traduo do novo mundo; e contam que a Bblia no pode ser compreendida sem o auxilio do corpo governante, que publica os seus peridicos conhecido como a sentinela. SUD Livro de Mrmon, Doutrina & Convnios, Perola de Grande valor e as declaraes dos apstolos e profetas mrmons, principalmente o profeta vivo (alegam que a Bblia incompleta e adulterada). ASD Escritos e vises de Ellen Gold White (a luz menor para guiar os homens luz maior). DE A doutrina dos espritos superiores a nica autoridade. A atitude geral : A Bblia pode ser a Palavra de Deus, mas sozinha, no CAPAZ de conduzir as pessoas salvao. preciso sempre algo alm dela.

RESPOSTA BBLICA: A Bblia mediante a iluminao do Esprito Santo, capaz de conduzir salvao. Ela suficiente e completa (2Tm. 3.15-17).

DEUS

O grupo cr na doutrina da Trindade? Cr que s existe um nico e verdadeiro Deus? Cr na Onipotncia, Oniscincia e Onipresena de Deus?

TJ A doutrina da Trindade inveno do Diabo. Somente o Pai verdadeiramente Deus. Jeov no onipresente nem onisciente. SUD Tritesmo (o Pai, o Filho e o Esprito Santo so trs deuses separados independentes um do outro). Deus um homem de carne e ossos, foi criado e no eterno de eternidade a eternidade. Ele no onipresente. DE A doutrina da Trindade inveno da mente humana, de espritos atrasados. Unicismo - Em Deus no h trs pessoas, mas apenas uma: Jesus o Pai, o Filho e o Esprito Santo.

RESPOSTA BBLICA: 1 a Bblia ensina a doutrina da trindade: Isaias 6.1.1-10 com Joo 12.37-41 e Atos 28.2527. Outros textos: (Mt. 28.19; Lc. 3.22; Jo. 14.26; Rm. 8.14-17; 15.16,30; 1Co. 2.10-16; 6.120; 2Co. 1.21,22; 13.13; Ef. 1.3-14; 4.4-6; 1Pd. 1.1,2 e outros). 2 H um s Deus (Isaias 43.10; 1Tm. 2.5; Ef. 4.6). 3 Deus no homem, esprito (Nm. 23.19; Os. 11.9; Jo. 4.24 com Lc. 24.39). A Bblia usa linguagem antropomrfica e zoomrfica (Sl. 91.4; 94.9). 4 No foi criado nem to pouca tem pai (Sl. 90.2).

JESUS CRISTO

O grupo cr na preexistncia de Jesus Cristo, em Sua humanidade e divindade? Cr que Jesus um com o Pai em essncia? Cr que Jesus ressuscitou corporalmente? Cr que Ele voltar fisicamente? Cr que Ele seja o nico Salvador?

TJ Jesus uma criatura (os termos primognito, unignito, filho e principio apontam para isso); o arcanjo Miguel; Morreu numa estaca; No ressuscitou corporalmente. SUD Jesus o nosso irmo mais velho; Foi criado pelo Pai celestial. ASD o arcanjo Miguel (uma teofania, no uma criatura). DE Foi um esprito bruto, que precisou evoluir de reencarnao em reencarnao; foi um mdium de Deus.

RESPOSTA BBLICA: 1 No foi criado, pois o Criador (Jo. 1.1-3; Cl. 1.15-18; Hb. 1.8,9 e 3.4). 2 No pode ser Miguel, pois este um dos mais destacados prncipes dos exrcitos angelicais (Dn. 10.13), enquanto Jesus o Rei dos reis (Ap.19.10), aquele que tem a primazia (Cl. 1.18). 3 Jesus Deus, pois seus atos e palavras revelam isso (1Jo. 5.20). 4 Morreu numa cruz, que era um instrumento de execuo dos romanos (a historia prova isso). Jesus foi condenado pelo governo romano e recebeu a pena romana de execuo: a Cruz. 5 Ressuscitou corporalmente: Jesus mesmo prometeu que ressuscitaria fisicamente (Jo. 2.19,20). 6 Em Mateus 24 Jesus fala de sua vinda como visvel.

ESPIRITO SANTO

O grupo cr que o Esprito Santo, assim como o Pai e o Filho, Deus? Cr em sua personalidade? Cr que Ele o outro Consolador prometido por Jesus?

TJ uma fora ativa; no pessoal. SUD um deus parte, mas no tem como o Pai, carne e ossos. DE uma falange de espritos ou um esprito superior; no o outro Consolador que Jesus prometera.

RESPOSTA BBLICA: 1 O Esprito Santo o outro Consolador (Jo. 14,15; At.1e 2). 2 um ser pessoal (Jo. 16.13 e outros).

O SER HUMANO

O grupo cr que o ser humano tanto material quanto espiritual? O grupo acredita na conscincia aps a morte fsica? O grupo ensina a divinizao do homem?

TJ O homem no tem uma alma. Ao morrer, entra num estado de inconscincia e inexistncia. ASD O homem no tem uma alma, ele uma alma. Ao morrer, entra num estado de inconscincia e inexistncia. SUD Somos preexistentes. O homem pode vir a se tornar um deus, assim como Deus o . DE O homem um esprito em evoluo, de reencarnao a reencarnao.

RESPOSTA BBLICA: 1 Temos e somos uma alma (Gn. 2.7; Ap.6.9-11). 2 No somos preexistentes. Surgimos de um ato criativo de Deus no den (Gn. 2.7). Textos usados em favor da preexistncia ensinam, na verdade a oniscincia divina. 3 Jamais seremos deuses, pois s existe um nico Deus (Is. 43.10). 4 A Bblia ensina a unicidade da vida (Hb. 9.27).

IGREJA

O grupo acredita ser a restaurao do Cristianismo Primitivo? Cr que a igreja Primitiva desapareceu, sendo restaurada por meio do fundador do grupo?

TJ, SUD, ASD, DE e outras ensinam que a Igreja fundada por Jesus desapareceu, corrompeu-se com doutrinas anticrists. O verdadeiro cristianismo teria sido restaurado quando o grupo surgiu no cenrio mundial.

RESPOSTA BBLICA: 1 A Igreja indestrutvel; nunca deixou de existir (Mt. 16.18; 13.24-30; 36-43; 28.20).

SALVAO

O grupo cr na justificao pela f ou na salvao pelas obras?

TJ preciso seguir fielmente a organizao, pois sem ela no h salvao. SUD preciso cumprir os mandamentos do mormonismo. ASD A guarda do sbado essencial para salvao. DE As boas obras burilam o esprito, preparando-o para a auto-salvao.

RESPOSTA BBLICA: 1 As obras no podem salvar ningum. A ordem correta : Praticamos boas obras porque somos salvos em vez de somos salvos para praticar boas obras (Ef. 2.8-10).

CONCLUSO:

Uma pessoa no capaz de reconhecer o errado a menos que primeiramente compreenda a verdade. S se pode reconhecer as imitaes atravs da comparao com aquilo que genuno. Norman Geisler.

Para um cristo aprender a identificar uma seita ou detectar uma heresia, no precisa tornar-se especialista em seitas e heresias; precisa, sim, conhecer a s doutrina, a fim de que ao ser indagado acerca da razo de sua esperana e sua f, possa responder com convico (1Pd. 3.15).

You might also like