You are on page 1of 6

UNIDADE: PET 09.18.078-1 ALZIRA ARAUJO FICHA CADASTRO DE PROFESSOR Nome: Mnica Faragasso Souza Escobar Matrcula(s): 10/247.

308-0 Telefone de contato: (21) 32416650/ 91694407 E-mail: mfaragasso@hotmail.com Nome da Oficina: PROMOO DE SADE/DROGAS SINOPSE DA OFICINA:

E/9 CRE

A adolescncia um perodo crtico na vida de cada indivduo, pois nessa fase o jovem vivencia descobertas significativas e afirma a personalidade e a individualidade. Caracterizar a adolescncia somente como faixa etria seria uma maneira muito simplista de observ-la, uma vez que ela compreende a transformao do jovem at a idade adulta, no apenas sob o ponto de vista biolgico, mas tambm social e, principalmente, psicolgico. Nessa fase, o conceito de interao grupal perceptvel, e o adolescente busca pertencer a um grupo com o qual se identifica. Justamente nesse perodo, em que o grupo de amigos atinge importncia social principal, os conflitos familiares atingem o pico, fazendo com que os pais percam um pouco do seu poder de controle sobre os filhos, que buscam a imagem de adulto independente no grupo de amigos no qual est inserido, o que uma tendncia natural dos adolescentes. principalmente nesse perodo de crise que as drogas entram em suas vidas. A proposta da referida Oficina de desenvolvimento de aes de Promoo de Sade com enfoque em educao sobre drogas, bem como o

desenvolvimento de uma conscincia poltica e cidad, comprometida com a melhoria da qualidade de vida, pois acreditamos que formas mais eficaz de enfrentamento desse complexo fenmeno podem ser realizadas a partir da

reduo da ignorncia. Alm da temtica das Drogas, outros assuntos so abordados tais como reflexes sobre Identidade, Sexualidade e Trabalho. Na realizao da oficina, utilizaremos recursos ldicos como dinmicas de grupos, recursos udio-visuais (filmes e msicas), rodas de conversa, de forma que espaos de reflexo e discusso sejam construdos juntamente com os estudantes. A partir do exposto, possvel falar de aes promotoras de sade, j que a oficina construda com a proposta de reduzir e minimizar os danos causados pelo uso e abuso de substncias psicoativas. Nesse sentido, a educao utilizada como uma ao promotora de sade, na medida em que uma estratgia redutora de danos. A partir do exposto, pode-se perceber que, sendo a escola um espao para prevenir o uso de drogas, importante considerar que a informao um dos instrumentos que contribui para prevenir, sendo que as informaes fornecidas na oficina de preveno devem ser claras e baseadas em fontes cientficas atualizadas. Assim sendo, este trabalho ir desenvolver tecnologias, como: folders, gibis, e slides, como recursos didticos para se utilizar durante a execuo da Oficina de Promoo de Sade e Preveno ao Uso de Drogas. A oficina busca disponibilizar informao, quanto aos efeitos, em diversos mbitos (orgnico, familiar, acadmico, profissional e social) do uso de drogas lcitas (lcool, cigarro, inalantes) e drogas ilcitas (maconha, crack, cocana). Essas temticas buscaro criar espaos de discusso e estimular a reflexo crtica sobre a realidade na qual esses estudantes esto inseridos. A realizao deste projeto importante, pois o PET oferecer meios aos alunos de desenvolverem uma atividade criativa, dinmica, ambientalmente correta e que refora a auto-estima, servindo de estmulo para organizao de novos

projetos de vida e promoo social. Alm de estimular os alunos a participarem do concurso de textos teatrais Tirando a Droga de Cena, promovido pela Secretaria de Preveno Dependncia Qumica e de Educao do Rio de Janeiro onde o objetivo fazer com que jovens da rede Municipal discutam pr meio das artes cnicas, as diversas maneiras de ficar longe das drogas. Sugere-se que a oficina acontea duas vezes por semana, no turno oposto ao da aula, durante um semestre, com carga horria semanal de 4 h/a. Grupos so compostos de, no mximo 15 alunos, para possibilitar o atendimento individual. As aulas aconteceriam na sala de mdia e laboratrio de informtica.

Situao funcional (Matrcula ou DR) DR

N do espao utilizado Sala xx e Sala XX

Dia da semana 2 e 4 feira

N da turma

Horrio 13h s 14h 20min

Quantitativo mnimo 15 alunos

N de alunos matriculados

Situao funcional (Matrcula ou DR) DR

N do espao utilizado Sala e Sala XX

Dia da semana 2 e 4 feira

N da turma

Horrio 14h 20min s 15h 40min

Quantitativo mnimo 15 alunos

N de alunos matriculados

Situao funcional (Matrcula ou DR) DR

N do espao utilizado Sala 03 e Sala XX

Dia da semana 2 e 4 feira

N da turma

Horrio 15h 40min s 17h

Quantitativo mnimo 15 alunos

N de alunos matriculados

Sabe-se que a dependncia qumica compromete a qualidade de vida daquele que usa a droga, tambm afetando de forma indireta, familiares que acompanham a rotina do uso de drogas. A problemtica tambm afeta a sociedade, ficando claro, em estatsticas e em estudos que correlacionam o uso de lcool com a criminalidade e o uso de lcool com acidentes de trnsito. durante a adolescncia que o jovem forma sua personalidade e individualidade, e tambm o perodo em que as drogas se fazem mais presentes. nesse sentido que necessitamos desenvolver uma anlise crtica sobre a necessidade de aes educativas na preveno do uso de drogas entre adolescentes, verificando os fatores de risco a ele relacionados. Entendese que seja fundamental ajud-los na vivncia dessa fase de transio, destacando a famlia e a educao como primordiais em suas formaes como sujeitos rumo promoo da sade.

O Projeto parte da compreenso de que atravs da atividade e da educao que as pessoas podem se construir como sujeitos de deveres e direitos, implicados ativamente com a transformao de sua realidade e atuando como agentes multiplicadores dessa proposta.

A metodologia utilizada o mtodo psicossocial de carter terico-vivncial, no qual as pessoas envolvidas so consideradas protagonistas de seus saberes. fundamental, portanto, que todos participem, entendendo participao como, tomar parte, fazer parte e ter parte em algum empreendimento.
O mtodo psicossocial visa o desenvolvimento da participao, da organizao e da conscincia poltica do cidado. Nesse sentido, faz-se necessrio alguns pontos para emprego do mtodo, como a insero e familiarizao, estabelecimento do contrato, dos objetivos e da forma de execuo, desenvolvimento participativo dos temas e avaliao final.

As drogas acompanham o decurso da humanidade. Utilizadas para rituais, curas medicinais, mediao para encontro com os deuses ou mesmo como remdios, as drogas e o seu eventual uso adquiriram vrios significados e sentidos com o desenvolvimento da sociedade, constituindo, atualmente, um tema bastante complexo. De mediadoras dos deuses, as drogas passaram a ser problema de sade pblica, devido, principalmente, ao consumo abusivo e indevido dessas substncias. Nesse sentido, polticas anti-drogas de preveno so efetuadas, porm observouse que elas no tm conseguido obter resultados satisfatrios no que concerne a essa questo. As aes do Projeto pretendem desmistificar a droga, vista como um ser dotado de personalidade prpria, e tenta descentralizar dela o problema. Quando falamos em aes

educativas, referimo-nos ao desenvolvimento de uma conscincia crtica e a formao de cidados, prontos para decidirem e fazer escolhas. Falamos em promoo na medida em que aes educativas so desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes, estimulando a sua autonomia, procurando compreender de forma ampla os condicionantes que esto implicados em suas realidades. Acreditamos que atravs da educao, principalmente, que possvel a formao de pessoas como sujeitos crticos e transformadores, atuando ativamente nas realidades sociais em que esto inseridos e implicados com a sade individual e coletiva. Ao lanar um olhar diferente e sensvel em relao s substncias psicoativas, o Projeto Kara a Kara pretende viabilizar a construo de uma relao saudvel numa cultura em que o uso e o abuso dessas substncias bastante comum. Direta e indiretamente j foram atendidos mais de 4.000 estudantes e os resultados so bastante satisfatrios. O mtodo psicossocial tambm foi um grande facilitador na obteno de bons resultados. Observa-se, no decorrer da realizao do Projeto em algumas escolas, que quando h a criao de espaos que possibilitem a troca de conhecimentos e o dilogo, h um estmulo ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, bem como o desenvolvimento de uma conscincia poltica cidad, e so essas aes que intermediam a promoo de sade.

Essas temticas buscaro criar espaos de discusso e estimular a reflexo crtica sobre a realidade na qual esses estudantes esto inseridos.

1 lugar: dinmica de grupo e discusso; 2 lugar: oficinas; 3 lugar: elaborao e utilizao de material informativo e recursos audiovisuais; 4 lugar: aplicao de questionrios e entrevistas; 5 lugar: jogos e estudo dirigido; 6 lugar: cursos, teatros e debates; 7 lugar: palestras e; 8 lugar: treinamento distncia e pelo rdio.

You might also like