You are on page 1of 1

Processos Gerenciais

Tecnolgico
O tecnlogo dessa rea aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficincia e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negcio. Ele planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritrios. Gerencia o patrimnio empresarial e os funcionrios, lida com oramentos e investimentos e cuida do estoque de matrias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contbeis, avalia a manuten o de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, alm de cuidar dos investimentos. Pode ter formao generalista e, assim, atuar em praticamente todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Ou mais especfica, focada em um setor, como o porturio, o de seguros e o de previdncia. Sua formao lhe permite, ainda, abrir e administrar o prprio negcio.

O mercado de trabalho

Esse profissional tem um conhecimento administrativo muito amplo, por isso encontra trabalho em empresas de todos os tamanhos e de diversos segmentos, incluindo o terceiro setor. "Considerando que mais de 50% do PIB do Brasil do setor de servios, com uma populao predominantemente urbana, com crescimento do consumo em todos os setores, a atividade comercial tem um futuro animador", afirma Wilson Lussari, coordenador do curso de Gesto Comercial, da Unoeste. Em todo o pas h demanda por esse profissional, mas na Regio Sudeste h maior concentrao de vagas. Salrio inicial: R$ 2.000,00 (fonte: prof. Marcelo Pinheiro de Lucena, da FatecPB).

O curso

Existe grande variedade de cursos nessa rea, com os mais diversos nomes e nfases. Alguns preparam o aluno para se tornar um empreendedor. Outros se voltam para algum segmento especfico, como Carnaval (Estcio) ou equinocultura (Veris Faculdades). Mas, em qualquer um, aprende-se, fundamentalmente, a lidar com oramentos, investimentos, recursos materiais, administrao de pessoal, estratgias de marketing e gesto de processos. Economia, antropologia, psicologia e tica profissional so algumas das disciplinas de formao humana. Administrao de materiais e de patrimnio, contabilidade, controle de qualidade e sistemas de informao gerencial e gesto de servios complementam o currculo. Mesmo no sendo obrigatrios, algumas escolas costumam pedir um trabalho de concluso de curso e recomendam que o aluno faa estgio. Durao mdia: de dois a trs anos. Outros nomes: Gesto Comercial; Gesto Comercial (nf. em bares e restaurantes); Gesto Comercial (nf. em representaes comerciais); Gesto Comercial (equinocultura); Gesto Comercial (var.); Gesto Comercial de Var.; Gesto das Org. do Terceiro Setor; Gesto de Carnaval; Gesto de Condomnio; Gesto de Coop.; Gesto de Equinocultura; Gesto de Neg. Securitrios; Gesto de Peq. e Mdias Empr.; Gesto de Processos Ger.; Gesto de Seguros; Gesto de Seguros e Previdncia; Gesto de Var.; Gesto de Vendas; Gesto em Consultoria Tributria; Gesto em Processos Ger.; Gesto Empr.; Gesto Empr. (nf. em comrcio ext.); Gesto Empr. (mkt.); Gesto Empr. (processos ger.); Gesto Empr. e Control.; Gesto Empreendedora; Gesto Empreendedora de Neg.; Gesto Estrat. de Peq. e Mdias Empr.; Gesto Exec. de Neg.; Gesto Fiscal e Tributria; Gesto Porturia; Neg. Automotivos; Negociao e Relacionamento Comercial; Processos Ger. (adm.); Processos Ger. (comrcio e gesto); Processos Ger. (gesto de neg. em petr. e gs); Processos Ger. (gesto de peq. e mdias empr.); Processos Ger. (gesto e neg.); Processos Ger. (log., fin. e adm. de peq. e mdias empr.); Processos Ger. (micro e peq. empr.); Processos Ger. (qualid. e empreended.); Processos Ger. em Neg. de Alimentao; Vendas e Estrat. Comercial.

You might also like