You are on page 1of 4

Nestes SITES voc encontra mensagens em udio, textos, livretos e outros, prontos e diagramados para DONWLOAD GRTIS, para

impresso e DISTRIBUIO GRATUITA, inclusive como apoio para propagao do evangelho e leitura em grupo.

www.apalavradedeusedegraca.com.br www.lifeforafrica.net www.sementedivina.com.br

A assemblia dos chamados para fora


PARTE 1
Quem pode dizer o que

a Igreja? Quem sabe dizer onde est?

ALGUNS TTULOS DISPONVEIS PARA DOWNLOAD GRTIS


1) O Ministrio do Apstolo Joo em Sua Maturidade - Introduo 2) O Ministrio na Era Pr-Admica 3) O Ministrio na Gerao de Ado 4) O Ministrio na Gerao de No 5) O Ministrio na Gerao da F 6) A Semente do Ministrio 7) A Gerao dos Conquistadores 8) A Gerao dos Juzes e Reis 9) O Ministrio Potico e Proftico 10) O ministrio dos Restauradores 11) O Ministrio do Senhor Jesus 12) O Ministrio dos Doze Apstolos 13) O Ministrio do Apstolo Pedro 14) O Ministrio do Apstolo Paulo 15) O Ministrio do Apstolo Joo

Para melhor compreenso com respeito a essas perguntas, desenvolvemos essa matria especfica.

Conhea os irmos da igreja que reunem nessa cidade e aproveite para adquirir mais informaes a respeito.
Nome:______________________________________________________________ Endereo:___________________________________________________________ Telefone:_____________________________Reunies:_______________________ ____________________________________________________________________

A igreja o mistrio da vontade de Deus, o qual em outras geraes (Antigo Testamento) no foi dado a conhecer aos filhos dos homens (Ef 1:9, 10; 3:4-5) e a assemblia dos chamados para fora do mundo (Ef 4:1; 1 Co 1:2). A palavra grega ekklesia formada por dois radicais gregos, Ek, que significa fora de, e klesia que significa chamados (Mt 16:18). A descendncia celestial de Abrao representa a igreja (Gn 15:5; 22:15-18). Os crentes do Novo Testamento foram chamados para fora do mundo, de acordo com o propsito de Deus, a fim de serem conformados imagem do Filho Primognito de Deus (Rm 8:28-29). A igreja, no sentido universal, inclui a todos os crentes em Cristo do Novo Testamento (o aspecto misterioso e invisvel de Cristo) (Ef 1:22; 1 Co 1:2b). A igreja foi iniciada com o derramamento do Esprito Santo
1

tal como est registrado em Atos (At 2:1-4, 17-21, 37-41; 10:44-48). Na segunda vinda de Cristo ser encerrada a era da igreja, ocasio em que muitos judeus se convertero, mas no sero parte da igreja (Zc 12:10).

UMA CIDADE, UMA IGREJA Com respeito s igrejas no aspecto prtico, outras trs provncias do antigo Imprio Romano foram mencionadas no Novo Testamento: sia, Galcia e Macednia. Por serem a sia, a Galcia e a Macednia todas provncias, a Bblia menciona as igrejas da sia (1 Co 16:19), as igrejas da Galcia (Gl 1:2; t Co 16:1) e as igrejas da Macednia (2 Co 8:1). Por que havia tantas igrejas em uma nica provncia? Simplesmente por haver muitas cidades naquela nica provncia. Em uma provncia pode haver muitas igrejas, mas numa cidade voc no deve ter muitas igrejas. Uma cidade deve ter somente uma igreja. Assim, Apocalipse 1:11 nos diz que na provncia da sia havia pelo menos sete igrejas, uma em cada uma das sete cidades. Havia uma igreja na cidade de feso, de Esmirna, de Prgamo, de Tiatira, de Sardes, de Filadlfia e de Laodicia. Em cada uma dessas sete cidades, havia uma igreja. Em um pas ou regio pode haver muitas igrejas, mas em uma cidade deve haver somente uma igreja. As igrejas que esto em cada cidade so as expresses da nica igreja universal. Essa a expresso prtica da igreja: uma igreja em cada cidade.

Escolhidos, Redimidos, salvos e Regenerados, no para o Cu, mas para a Igreja


A igreja, no sentido universal, revelada pelo Senhor Jesus (Mt 16:13-20), ela constitui o nico testemunho do Senhor no universo e ser edificada por Cristo e sobre a rocha, que Ele mesmo, o Filho do Deus vivo, revelado pelo Pai. A igreja no pode ser edificada com doutrinas, ou qualquer outra coisa que no o prprio Cristo (1 Co 3:10-11). As portas do Hades no podem prevalecer sobre a igreja edificada. A igreja possui as chaves do reino dos cus, tendo autoridade e poder para amarrar Satans e libertar as pessoas do seu reino e transferi-las para o reino de Deus (Cl 1:13; Mc 3:27). A maneira prtica dos crentes experimentarem a igreja no aspecto universal por meio de viverem a igreja em sua cidade (Mt 18:15-17). A igreja em cada cidade torna-se a expresso prtica do Corpo de Cristo (At 8:1; 13:1; 1 Co 12:27; Ef 2:22). Existe somente um Corpo, mas muitas expresses, tal como a lua e suas manifestaes em cada cidade. Ex: a lua em Praia, a lua em Assomada; a igreja em Praia, a igreja em Assomada (Rm 16:1; 1 Co 1:2; Ap 1:4, 11). A igreja em uma cidade constitui apenas uma parte do Corpo (1 Co 7:17; 14:33). O nico Corpo de Cristo constitudo de todas as igrejas que esto nas diversas cidades (Ef 4:4; Mt 16:18). A igreja pode ser referenciada no singular ou no plural, indicando o aspecto universal e o prtico (1 Co 10:32; 11:16). No existe o caso de haver uma referncia no plural para uma nica cidade, quando a Bblia se refere a
2

Louvado seja o Senhor!

igreja e perceber o quanto precisamos dela. Enquanto estamos na igreja, glria para Deus e vergonha para o inimigo. Mas uma vez que estejamos fora da igreja, vergonha para Deus e um tipo de orgulho para o inimigo. Somos escolhidos, redimidos, salvos e regenerados, no para o cu, mas para a igreja. A igreja o alvo, o objetivo e o centro do plano de Deus.

igrejas corresponde a uma determinada regio (Gl 1:22; 1 Ts 2:14; At 15:41). As caractersticas do aspecto prtico da igreja: A edificao da igreja levada a cabo por meio da prtica de uma igreja em cada cidade (Mt 16:18; Ef 2:21-22). A administrao ou o governo da igreja conduzida por meio dos presbteros e diconos, tais irmos exercem sua funo na igreja onde vivem (Fp 1:1; At 14:23; 20:17; Tt 1:5). A igreja no pode ser designada por qualquer nome que no inclua todos os membros de uma cidade - (Ap 1:4a, 11).

ONDE EST A IGREJA? Muitas pessoas falam sobre a igreja como a expresso de Cristo, mas, depois de um pouco de reflexo, perguntaremos: Onde est a igreja?. Se dissermos que a igreja a expresso de Cristo, ento, em que lugar ela est? Quando as pessoas falam sobre a igreja como a expresso de Cristo, isso soa bem, mas precisamos colocar as coisas boas em prtica. Se voc viesse conversar comigo, eu responderia: Irmo, isto soa bem, mas como posso praticar? maravilhoso que a igreja seja a expresso de Cristo, mas gostaria de estar nela. Diga-me: onde ela est?Se fizssemos essa pergunta prtica a muitos mestres que ensinam sobre a igreja como a expresso de Cristo, coloc-lo-amos na parede. Imediatamente eles ficariam embaraados e enredados. Ficariam confusos e achariam difcil responder. A igreja, como a expresso de Cristo, to celestial, to espiritual e to maravilhosa. Mas queremos entrar na prtica, queremos t-la! Visto que ela to celestial e maravilhosa, onde ela est? Onde podemos encontrar essa maravilha? Os mestres poderiam dizer-nos que ela muito espiritual e que no algo desta terra, mas dos cus. Se este for o caso, impossvel que a igreja esteja em alguma localidade nesta terra, e precisamos concluir que teremos de esperar pela eternidade. Assim, no h razo para termos a igreja hoje, e desnecessrio falarmos sobre as coisas da igreja atualmente. Se precisarmos esperar pela eternidade, desnecessrio interessarmo-nos pela igreja agora.

O Mistrio da Vontade de Deus


Leitura Bblica: Efsios 1:9-10

Que a igreja? Na Bblia podemos encontrar definies da igreja sob diversos aspectos. Encontramos particularmente na Epstola aos Efsios a grande maioria destas definies, tantas, a ponto de este livro tornar-se o mais elevado do Novo Testamento no que diz respeito igreja. Por isso, vamos definir a igreja a partir de Efsios. Veremos aqui nove aspectos da igreja, e em Apocalipse mais trs, totalizando assim doze aspectos da igreja. O nmero doze um nmero maravilhoso! Na Bblia o nmero 7 simboliza a completao (7=3+4, ou seja, o Deus Trino 3 mesclado com o homem criado 4). Mas o nmero 12 a completao da completao, pois originado no da adio, mas da multiplicao de 3 por 4. Deus e o homem esto total e completamente mesclados. A primeira definio da igreja est em Efsios 1:9-10: Desvendando-nos o mistrio da sua vontade, segundo o seu beneplcito que propusera em Cristo a igreja o mistrio da vontade de Deus. Esta uma definio bastante elevada, portanto gastaremos algum tempo nela.

O PROPSITO ETERNO DE DEUS O encargo nestas mensagens compartilhar com vocs algo relacionado com a expresso prtica da igreja. Com respeito a Cristo precisamos de experincia viva, e no tocante igreja precisamos ter uma expresso prtica.

propsito antes de se iniciar os tempos. Deus, desde a eternidade, planejou ter a igreja.

Deus tornou conhecio este Mistrio para Ns


A DISPENSAO DO MISTRIO Em Efsios 3:9-11, muitos termos grandiosos e significativos so usados por estarem relacionados com o plano eterno de Deus. No versculo 9 h a palavra dispensao. Todos ns precisamos conhecer a dispensao do mistrio de Deus. Este mistrio esteve oculto em Deus por geraes, desde o incio da criao. Nenhuma criatura conhece este mistrio. Ele estava oculto em Deus. Se pudesse perguntar a um tigre ou a um leo qual a razo de estarem aqui, eles lhe diriam que no sabem. E se voc perguntasse a professores universitrios sobre o significado da vida, creio que todos responderiam que simplesmente no sabem. Contudo, louvado seja o Senhor! Este mistrio tornou-se conhecido.

A IGREJA J PLANEJADA POR DEUS NA ETERNIDADE Efsios 3:10-11 desvenda o fato de que a existncia da igreja de acordo com o propsito eterno de Deus que Ele havia proposto em Cristo. A igreja algo proveniente do propsito eterno de Deus. Ela no veio a existir por acidente, mas foi planejada na eternidade. Antes dos tempos comearem, na eternidade, Deus j tinha a inteno de ter a igreja. A palavra propsito aqui nas Escrituras equivalente palavra plano. O propsito eterno de Deus o Seu plano eterno. Ele tem um plano, elaborado na eternidade. Ele no um Deus sem um propsito; antes, um Deus com um propsito. O que Deus planejou? Planejou ter uma igreja composta de um grupo de seres humanos, juntamente coordenados como um Corpo coletivo com o qual Ele pudesse Se amalgamar em Sua natureza divina. Em outras palavras, esse Corpo coletivo seria um vaso coletivo, dentro do qual Ele Se depositaria. Isso exatamente o que planejou e este o centro exato do Seu propsito. Deus planejou ter um Corpo coletivo, um vaso corporativo, com o qual Ele, e tudo o que Ele , pudesse amalgamar-se. Este vaso chamado de a igreja. A igreja, portanto, o centro do plano eterno de Deus. Por que a igreja to querida, to amvel e to preciosa para Deus? Deve-se ao fato de que ela o desejo do Seu corao, o qual Ele teve como
4

A MANIFESTAO DA MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS Com esse propsito eterno de Deus, a multiforme sabedoria dada a conhecer no somente ao homem, mas tambm aos principados e s potestades nos lugares celestiais. Deus, por meio da igreja, faz uma demonstrao da Sua sabedoria a todas as potestades. Aleluia, esta a verdadeira sabedoria! Ela manifestada pela igreja, no por indivduos. Esta a razo pela qual precisamos respeitar a
5

You might also like