You are on page 1of 1

O Sacro Imprio Romano Germnico A Histria do Sacro Imprio normalmente no estudada de forma linear, como feito com a Histria

ia da Frana ou Inglaterra. O Sacro Imprio citado por professores durante aulas diferentes, em contextos diferentes e nem sempre o estudante tem uma noo clara do que foi. ORIGEM Em 843 o Tratado de Verdum dividiu o Imprio Carolngeo entre os trs netos de Carlos Magno. A Frana Oriental foi governada por Lus, o germnico e seus descendentes at o ano 911, quando da morte de Lus, o infante, que no deixou herdeiros. Os grandes nobres alemes fundaram ento o Reino Germnico, como uma monarquia eletiva, onde os 4 duques - Saxnia, Francnia, Subia e Baviera elegiam um deles para ocupar o trono. Essa formao monrquica eletiva visava aliana dos grandes senhores feudais alemes, principalmente em caso de guerra contra invasores. O Imperador representava a todos, sendo que cada nobre mantinha o poder feudal sobre seus territrios. FORMAO O processo de formao do Sacro Imprio Romano Germnico esta associado centralizao poltica na regio. Oton I foi eleito imperador em 936 e durante seu reinado comandou os exrcitos que derrotaram os hngaros, garantindo-lhe grande prestgio e influncia, tanto em relao aos nobres quanto Igreja Catlica, a qual defendia, sendo sagrado imperador pelo Papa no ano de 962. Nascia o Sacro Imprio.

Territrio inicial do Sacro Imprio A centralizao poltica promovida pelo imperador chocou-se aos interesses da nobreza feudal. Para ampliar o poder, Oton I e seus sucessores passaram a executar maior interveno na Igreja, fundando bispados e abadias, concedendo aos novos religiosos tanto o poder religioso, como o poder poltico na regio. Nascia assim um processo denominado investidura leiga, que marca o controle da Igreja pelo poder do Estado (Cesaropapismo) responsvel pelo surgimento do Nicolasmo e da Simonia. Essa situao foi responsvel pela Querela das Investiduras, disputa poltico-religiosa entre o Imperador e o Papa, envolvendo o direito de nomeao para os cargos eclesisticos. A disputa encerrou-se em 1122 com a Concordata de Worms, " O sistema implantado pelos imperadores otonidas chegava ao fim. Os bispos no seriam mais funcionrios do Estado, mas vassalos do Imprio...comeava o perodo de supremacia do poder papal sobre o poder poltico dos governantes da Europa..." Inserir foto Imp 962 legenda: " O Sacro Imprio a es Comunas Italianas" O SCULO XIII Entre os sculos XII e XIII os imperadores alemes tentaram recuperar o prestgio e o poder sobre os territrios italianos e sobre a Igreja. Frederico Barbarruiva e Frederico II, seu neto, ampliaram as disputas e as conquistas, envolvendo diversos interesses, como por exemplo, o das cidades do norte da Itlia, que pretendiam a diminuio da influncia religiosa sobre a vida poltica. Nestas cidades - Comunas - a luta poltica e militar tornou-se intensa e formaram-se dois "partidos": o dos gibelinos, partidrios do imperador, e o dos guelfos, partidrios do Papa. importante lembrar que durante o sculo XIII ocorreram as principais cruzadas do ponto de vista comercial, determinando a reabertura do Mediterrneo, intensificando o comrcio com o oriente, fato que fortaleceu muitas cidades italianas, garantindo a autonomia poltica das mesmas. Um processo semelhante ocorreu na Alemanha; muitas cidades se fortaleceram com o comrcio, e desta forma chocaram-se ao poder da nobreza feudal, num reino dividido e enfraquecido.

You might also like