You are on page 1of 12

Corroso Prevenindo em Sistemas de Resfriamento

Voltar para a Lista

Corroso Prevenindo em Sistemas de Resfriamento


Solues de gua e de gua / glicol so fluidos de transferncia de calor comuns utilizados em sistemas de refrigerao e refrigeradores de recirculao . Embora os fluidos so a fora vital para suas aplicaes de transferncia de calor, eles tambm podem causar corroso dentro de seus sistemas. Esta corroso pode resultar numa reduo no desempenho do sistema trmico devido raspagem sobre a superfcie de transferncia de calor, diminuio do fluxo devido dimetros de tubo reduzidos a partir de depsitos de corroso, e, finalmente, a necessidade de substituio do sistema componente devido a danos corroso. A corroso o produto qumico ou reaco electroqumica entre os materiais, normalmente um metal e do seu ambiente, o que resulta na deteriorao do metal e as suas propriedades. Este artigo ir cobrir corroso qumica. (Para mais informaes sobre eletroqumica ou corroso galvnica, consulte a nossa nota de aplicao " para evitar a corroso galvnica . ") corroso de componentes metlicos um problema inerente para sistemas de refrigerao de gua e gua / glicol, porque muitos metais naturalmente tendem a oxidar na presena de gua . O oxignio dissolvido na gua acelera a maioria dos processos de corroso. Em sistemas de circuito fechado, o oxignio dissolvido consumido ao longo do tempo e j no apresenta um risco de corroso. Para sistemas de circuito aberto, no entanto, a exposio continuada ao ar permite oxignio para se dissolver no lquido de arrefecimento. Portanto, sistemas de circuito aberto muitas vezes sofrem mais problemas de corroso em comparao com unidades fechadas. A corroso normalmente classificada como geral ou localizada. Geral corroso a perda de metal uniformemente distribuda sobre uma superfcie inteira. normalmente no conduz falha do sistema rpida porque a taxa de perda de metal pode ser descoberto antes das rupturas de metal. Corroso localizada, por outro lado, no to previsvel. geralmente aparece sob a forma de corroso, que pode penetrar no metal muito rapidamente, formando cavidades ou buracos. Outra forma comum de corroso localizada a cavitao, o que ocorre quando bolsos de forma de vapor em um lquido. Este processo ocorre quando a presso local perto da superfcie do metal cai abaixo da presso de vapor do lquido. Quando essas bolhas de vapor colapso ou implodir, que geram grandes quantidades de energia. Isto faz com que grave pitting aos componentes do sistema (tais como bombas), gera uma grande quantidade de rudo, e resulta em uma diminuio na eficincia da bomba.

Potenciais problemas de corroso


A corroso pode levar a problemas de muitos, a perfurao mais significativo que pode resultar em fugas do lquido refrigerante. Outros problemas podem incluir a transferncia de calor causada por dimensionamento reduzido superfcie, o que ocorre quando o metal reage com o oxignio, cloreto e / ou inibidores do lquido de arrefecimento e precipita de volta para a superfcie do metal, criando uma camada que actua como uma barreira de transferncia de calor. Alm disso, as preocupaes incluem o entupimento dos filtros de partculas e danos selos mecnicos. Quando se corri de cobre, mais freqentemente degradada pela corroso geral do que por pitting. Corroso geral, muitas vezes, atacam o cobre exposto ao oxignio, amnia ou fluidos com alto teor de enxofre. Outra fonte de cobre que afectam a corroso dissolvido sais no fluido, tais como cloretos, sulfatos, e bicarbonatos. Para alumnio, pitting a forma mais comum de corroso. Pitting geralmente produzido pela presena de ies halogeneto, dos quais o cloreto (Cl-) o mais frequentemente encontrados em circuitos de refrigerao

lquida. Pitting de alumnio nas solues de haleto aberta para o ar ocorre porque, em presena de oxignio, o metal prontamente polarizada para o seu potencial de pitting e da camada de xido de ocorrncia natural de proteco ou filme penetrada. Esta pelcula estvel em solues aquosas, quando o pH est entre cerca de 4,0 e 8,5. A pelcula , naturalmente, auto-renovao e abraso acidental ou dano mecnico outro lado da pelcula de xido de superfcie rapidamente reparado. Lytron recomenda um inibidor quando se utiliza gua com alumnio para manter uma superfcie de transferncia de calor limpo. O ao inoxidvel geralmente usado em ambientes corrosivos, mas, como com o alumnio, que sensvel a concentraes elevadas de cloretos (> 100 ppm) em um ambiente oxidante. Pitting permanece entre as formas mais comuns e prejudiciais de corroso em ligas de ao inoxidvel, mas pode ser prevenida por assegurar que o material est exposto ao oxignio e protegidos a partir de cloreto sempre que possvel. Os aos inoxidveis elevados em crmio e, particularmente, de molibdnio e de azoto, so mais resistentes corroso localizada.

De corroso causados por etileno glicol desinibido


Estudos 1 mostram que o etileno glicol desinibido ir degradar-se em cinco cidos orgnicos - gliclico, cido glioxlico, frmico, carbnico, oxlico e -, na presena de calor, oxignio, e metais comuns do sistema de arrefecimento, como o cobre e alumnio. Cobre e ato de alumnio como um catalisador na presena de etilenoglicol no inibido. Estes cidos orgnicos, em seguida, quimicamente atacar cobre e alumnio em to pouco como trs semanas sob condies extremas (212 F e borbulhamento de oxignio na soluo desinibido de etileno glicol) para formar compostos metlicos orgnicos no lquido, que pode levar ao entupimento dos tubos, bombas, vlvulas, etc Literatura 2 referncias com freqncia afirmam que o cobre eo alumnio so compatveis com etilenoglicol desinibida, mas geralmente essas recomendaes so baseadas em um estudo de compatibilidade de duas semanas qumica de metais diferentes em diferentes temperaturas. O estudo acima indica que o etileno glicol desinibido tipicamente no comea a degradar at depois de trs semanas sob estas condies extremas. Em concluso, os dados relatados baseada na capacidade de etileno glicol para dissolver o metal e ignora a preocupao de degradado etileno glicol, cido desinibido e os seus efeitos sobre os metais. O ltimo muito mais corrosiva para os metais.

Proteger contra a corroso


Em geral, a corroso pode ser reduzido atravs de um controlo de pH e uso de inibidor de corroso. Os inibidores de anexar s superfcies de metal para passivar-los e prevenir a corroso. tambm importante para manter um fluxo de gua estvel para evitar zonas de estagnao no interior do sistema de arrefecimento, o que pode causar corroso. Qualidade da gua tambm precisa ser considerado quando se tenta impedir a corroso. O efeito corrosivo de gua natural pode variar consideravelmente, dependendo da sua composio qumica. Como mencionado anteriormente neste artigo, cloreto corrosivo e utilizao de gua da torneira deve ser minimizada ou evitada, se ele contm mais do que 100 ppm de cloreto. Dureza da gua tambm precisa de ser considerado porque introduz clcio e magnsio, os quais formam escala sobre as superfcies metlicas. gua desionizada, gua desmineralizada, ou a gua que foi passado atravs de um processo de osmose reversa para remover os minerais e sais prejudiciais altamente recomendada, a fim de evitar a acumulao de cloreto e escala. Um inibidor de corroso adequada deve ser usado com gua desionizada ou desmineralizada. Existem diferentes inibidores para o uso com metais diferentes, cada um com as suas vantagens e desvantagens.

O fosfato um inibidor eficaz contra a corroso para ferro, ao, chumbo / estanho, e a maioria dos componentes de alumnio. tambm um tampo muito bom para controlo do pH. Uma desvantagem de fosfato a precipitao com clcio em gua dura, que uma razo que a gua desionizada usado para diluir um refrigerante glicol / gua. Toliltriazol um inibidor comum e altamente eficaz para a corroso de cobre e lato.

Mercaptobenzotiazole tambm funciona para o cobre e lato, mas no to estvel como toliltriazol. O nitrito um inibidor de corroso excelente para o ferro. A concentraes elevadas, este inibidor corrosivo para levar solda / estanho. Silicato um inibidor eficaz para a maioria dos metais, mas que tende a formar depsitos de espessura em sistemas de refrigerao. Os inibidores de ferrugem no automvel anti-congelamento pode causar uma falha prematura dos selos das bombas. Os leos de cromato e solvel tm sido utilizados no passado, mas a sua utilizao tem grandemente diminudo devido sua toxicidade. Inibidores modernos foram substitudos.

Resumo
Embora no possamos parar de corroso, todos juntos, existem maneiras de limitar significativamente a ele. Ao selecionar os materiais caminho correto de fluidos, monitoramento qumica da soluo (nveis de pH e especificamente a qualidade da gua), e escolher os inibidores apropriados, voc pode minimizar o impacto do custo devido corroso e garantir o funcionamento eficaz do seu ciclo de arrefecimento lquido durante anos.
1 2

"Dirigir fora de corroso". Cooling processo e equipamento. @ Julho / Agosto de 2002. "Insights tcnicos em Etileno Glicol desinibida". Cooling processo e equipamento. @ Julho / Agosto de 2002.

PROGRAMA DE TRATAMENTO DE GUA PARA GLICOL SYSTEMS Apresentado na Obras Pblicas Alberta Suprimentos e Servios Property Management Diviso de Operaes Reunio de Tratamento de gua coordenadores dos # 12 Edmonton, Alberta 24 de outubro de 1990 por GF Yuzwa, P.Eng. H2O ENGINEERING LTD. 539 Edgemont Bay NW Calgary, Alberta T3A 2K7 22 de outubro de 1990 Pgina 2 PGINA 2 DESCRIO Um sistema de glicol (ver verso diagrama esquemtico) um arrefecimento ou sistema de aquecimento em que um de etileno ou propileno glicol-gua soluo distribuda por todo o prdio ou atravs de arrefecimento / aquecimento bobinas em um sistema de climatizao, a fim de proporcionar espao arrefecimento / aquecimento sem o risco inerente de danos causados por congelamento. Os componentes principais destes sistemas consistem de uma arrefecimento / aquecimento fonte (ie, resfriador, caldeira conversor, etc), automtico sadas de ar, bombas de circulao, fluxostato, tanque de expanso, o calor trocadores, seja gua de uma linha de make-up (que contm um medidor de gua, dispositivo refluxo preveno e regulador de presso) ou um bombeamento sistema para introduzir a soluo de glicol / gua no sistema, e interligao de tubulaes, vlvulas e acessrios de misto ferro, cobre e metalurgia de bronze (note que a tubulao galvanizada no recomendado em sistemas de glicol, desde a sua presena pode levar precipitao de certos componentes no inibidor de corroso do glicol'S). Depois de o sistema inicialmente carregado com o desejado glicol-gua soluo, a quantidade de make-up de gua deve ser insignificante. Portanto, os sistemas de glicol so referidos como sendo sistemas fechados. Pgina 3 PGINA 3 Diagrama esquemtico de um SISTEMA DE GLICOL TPICO Pgina 4 PGINA 4 OPERAO E MANUTENO Glicol grau industrial composto de uma das etileno ou propileno glicol, um inibidor de corroso, e gua. Note que grau automotivo glicol no deve ser utilizado em sistemas de glicol comerciais ou industriais porque os inibidores de corroso tm uma vida til limitada e eles contm silicatos que podem infringir as regras ou ligar o sistema. Se houver uma preocupao de que o glicol podem ser consumidos por via oral, uma glicol de propileno de grau industrial baseado deve ser utilizado devido sua baixa toxicidade oral, caso contrrio um de etileno de grau industrial baseada glicol a escolha preferida. Desde oxignio dissolvido no sistema iro decompor o glicol de etileno / propileno em cidos orgnicos, particularmente a temperaturas elevadas

temperaturas, assim, causando corroso e incrustao, ambos os tipos de glicol conter inibidores de corroso. O inibidor de corroso em propileno glicol base consiste em fosfato de dipotssio a fim de manter a baixa toxicidade oral deste produto, ao passo que o inibidor de corroso em o etileno-glicol base constituda por uma mistura patenteada de numerosos inibidores de corroso. A gua que usada em ambos os tipos de sistemas de glicol devem ser de a maior qualidade possvel (ou seja, macia, desmineralizada, deionizada, caldeira condensado), caso contrrio, a dureza e os sais corrosivos em abastecimento de gua mais domstica ir esgotar a concentrao de inibidor no glicol. Uma vez que o sistema preenchido com a soluo de glicol-gua, todos os esforos deve ser feito para minimizar a entrada de sais de dureza adicionais e oxignio dissolvido no sistema pelo tipo operacional mtodos indicados no verso. Pgina 5 PGINA 5 1. Limite a quantidade de gua de compensao da seguinte forma: (A) assegurar que um contador de gua instalado no linha de maquiagem; (B) localizar e reparar vazamentos do sistema imediatamente; (C) Ajustar vedaes da bomba com a embalagem de modo que haja vazamento mnimo; (D) assegurar que as bombas com selos mecnicos tm zero fugas; (E) no drenar e encher o sistema de sazonalidade; (F) minimizar a quantidade de glicol gua-soluo perdido a partir do sistema durante a manuteno de amostras da gua. 2. Assegure-se que h uma presso positiva na parte superior do sistema em todos os momentos atravs da manuteno de um sistema de esttica mnima presso de acordo com a seguinte equao pelo adio de ar para o tanque de expanso: P = (H/2.31) + 5 onde P: presso nas bombas de circulao com a bombas de circulao desligado, psig; H: elevao da tubulao do sistema acima do bombas de circulao, ps 3. Assegurar que o tanque de expanso adequadamente dimensionada de modo que h gua nela em todos os momentos. 4. Substitua defeituosos aberturas automticas, conforme necessrio. 5. Confirmar a operao do contador de gua formam-notando as mudanas na sua leitura antes e aps tais atividades como amostragem, manuteno, etc Pgina 6 PGINA 6 A fim de evitar a decomposio excessiva do glicol em cidos orgnicos, a temperatura operacional grandes quantidades do glicol-gua soluo deve ser limitada a 120 C (250 F). TRATAMENTO QUMICO A fim de proporcionar proteco congelamento (ie, uma concentrao de glicol o que suficiente para impedir a formao de cristais de gelo no mais baixa temperatura experimentada pelo fluido) at -35 C, o intervalo de concentrao aceitvel glicol para sistemas de refrigerao que so ano operacional e para sistemas de aquecimento 48-85% vol para

etileno glicol e sistemas de 49% vol mnimos para o propileno glicol sistemas, no entanto, pelas razes econmicas, o intervalo preferido 48-52% vol para ambos os tipos de sistemas de glicol. A fim de proporcionar uma proteco de rebentamento (ie., uma concentrao de glicol que suficientemente elevada para evitar ruptura de tubos e outros mecnica danos, mas no necessariamente elevada o suficiente para manter o fluido bombevel) para baixo a pelo menos -35 C, o etileno glicol aceitvel faixa de concentrao para sistemas de refrigerao que so meramente operacional durante os meses de vero 30-85% vol, no entanto, para o desenvolvimento econmico razes, a gama preferida de 30-35% vol. Similarmente, o intervalo de concentrao aceitvel de propileno glicol de 35% vol mnimo, mas a gama preferida de 35-40% vol para a proteco de ruptura at -35 C. Se a concentrao de glicol inferior a cerca de 20% vol, h uma possibilidade de contaminao por bactrias porque glicol em baixo As concentraes uma fonte de nutrientes. Pgina 7 Pgina 7 A equao seguinte pode ser utilizada para calcular a aproximada quantidade de glicol necessria para aumentar a concentrao de glicol em uma sistema: G = V x (CD-CP) / (100-CP) onde G: volume de soluo de glicol presente para ser drenado a partir do sistema e do volume de concentrado fresco glicol para ser adicionado ao sistema, litros CD: concentrao glicol desejado,% vol CP: concentrao de glicol presente,% vol V: volume do sistema, litros A fim de proporcionar proteco contra a corroso adequada do glicol sistema, a alcalinidade reserva com base numa concentrao de glicol 100% (isto , RA [100%]), que uma indicao do nvel de inibidor, deve ser mantida a um nvel de pelo menos 9,0 para todos glicol As concentraes de inibidor por adies, conforme necessrio. Se o valor RA (100%) inferior a 9,0 em um sistema de etileno glicol, a seguinte equao pode ser utilizada para calcular a primeira estimativa para a quantidade de inibidor necessria para aumentar o inibidor concentrao: I = 1,75 x V/100 onde I: volume de inibidor de proprietrias, litros V: volume do sistema, litros Se o valor RA (100%) inferior a 9,0 em um propileno-glicol sistema, o alimento de fosfato de dipotssio grau deve ser adicionado como exigido. Pgina 8 PGINA 8 TESTES DE CONTROLO A fim de minimizar incrustaes e / ou corroso de sistemas de glicol, o testes de controlo seguintes devem ser realizados (note que, devido mais natureza sofisticada dos testes qumicos para os sistemas de glicol, o Os nveis de pH glicol, e reserva de alcalinidade em amostras de glicol so realizadas pela Gerncia de Propriedade PWS & S, Diviso de Operaes

Laboratory): 1. Documentar o make-up de leitura do medidor de gua pelo menos uma vez por meses; 2. Documentar a concentrao glicol no sistema pelo menos uma vez por ano; 3. Documentar o nvel de pH no sistema pelo menos uma vez por ano; 4. Documentar o nvel de alcalinidade de reserva no sistema pelo menos uma vez por ano; 5. Determinar e documentar a aparncia visual do glicol na sistema pelo menos uma vez por ms; 6. Documentar a presso do sistema com os bombas de circulao com a bombas de circulao desligar pelo menos uma vez por ms. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO As toxicidades agudas DL50 orais de etileno e propileno glicol para os ratos so 6,1 gm / kg e 33,7 g / kg, respectivamente e, portanto, tanto materiais devem ser considerados txicos quando so intencionalmente consumido em quantidades matar a sede. No entanto, propileno glicol considerado seguro para utilizao em alimentos devido sua toxicidade crnica oral de baixa, enquanto que o etileno glicol demasiado txica para aplicaes onde h a possibilidade de ingesto. Pgina 9 PGINA 9 Ambos os tipos de glicol produzir um grau insignificante de irritao aps contato com os olhos ou a pele e, portanto, lavar as reas afetadas aps contacto tudo o que requerido. Embora no h nenhum limite para a inalao prolongada de propileno glicol nvoa, o limite de 50 ppm para os vapores de etileno glicol sugere que as bobinas vazamento em sistemas de climatizao devem ser reparados quando h um odor perceptvel de glicol no edifcio. O ponto de congelamento de etileno glicol concentrada -17 C e, portanto, recipientes deste fluido deve ser armazenado dentro de casa. No entanto, uma vez que o ponto de congelamento do propileno glicol inferior a -50 C em tudo concentraes superiores a 55% vol, solues concentradas de estes fluidos pode ser armazenado ao ar livre. Os pontos altos flash de 121 C & C 101 para o respectivo glicis concentrados de etileno propileno e no deve apresentar um problema sob condies normais de armazenagem, mas se o ambiente As temperaturas so maiores do que estes limites, o glicol deve ser diludo a menos de 80% visto que no h ponto de inflamao para qualquer glicol escreva a estas concentraes reduzidas. As solues de glicol de etileno e propileno so higroscpicos e, portanto, seus recipientes devem ser mantidos hermeticamente selado, a fim de evitar a diluio do glicol.

GUA DE RESFRIAMENTO
SISTEMA DE RESFRIAMENTO Atualmente existem trs tipos principais de sistema de resfriamento: Aberto, semi-aberto de recirculao e sistema fechado. O sistema aberto totalmente invivel, pois a gua no reaproveitada, gerando assim um custo elevado. O sistema semi-aberto aquele em que a gua de refrigerao circula atravs de uma torre de resfriamento ou spray-pond, atravs do ar, para diminuio da temperatura. O sistema fechado aquele que a gua recircula pelo trocador de calor sofrendo refrigerao em sistemas fechados por meio de outro refrigerador. Este sistema encontra a sua melhor aplicao em processos onde a gua deve ser mantida a temperatura menores do que as obtidas pelos outros sistemas. Ressalta-se ainda que no tratamento semi-aberto de circulao, com relao ao tratamento qumico, o tratamento elaborado de forma a aumentar as concentraes de produtos qumicos devido s perdas por evaporao, exigindo uma reposio de gua no sistema e descargas para manter o teor de slidos em nveis considerados aceitveis. Desde a criao de sistemas de refrigerao, trs fatores que devem ser controlados contribuem para problemas nos sistemas, so eles: Corroso nos metais trocadores de calor; Deposio de produtos qumicos sobre metais, que podem obstruir a passagem da gua e originar os processos corrosivos e; Crescimento microbiano. Como resumo, citamos que a corroso, incrustaes ou depsitos e crescimento microbiano, so em geral encontrados em sistemas de gua de refrigerao.

CONTAMINAO MICROBIOLGICA Os fungos, algas e bactrias quando encontram condies favorveis para o seu desenvolvimento, tornam-se um problema para guas de resfriamento, onde causam corroso e bloqueamento de tubos. As algas crescem tanto boiando na superfcie da gua, como fixadas nas paredes de um reservatrio ou torre de resfriamento, necessitando da gua, ar e luz. Estas condies so

oferecidas pelas plataformas de distribuio e pelas paredes de um sistema de refrigerao. Ressalta-se ainda, que todas as algas produzem oxignio que pode acelerar o processo de corroso. CONHECIMENTO TRATAMENTO DE GUA 1. O que uma caldeira?

um gerador de vapor, funciona com o super aquecimento da gua dentro do equipamento, ultrapassando 150C de temperatura formando o vapor necessrio para o processo indicado. Espao para desenho (CLIENTE NO ENVIOU) 2. Quais os tipos de caldeiras?

Hoje existem n mercado trs tipos de caldeira: fogotubular, guatubular e mista. O tipo de caldeira fogotubular consiste em a chama de aquecimento da gua estar dentro de tubos de dimetro de 2 para ter melhor eficincia na produo de vapor. Caldeira guatubular consiste em a chama passar por fora dos tubos enquanto que a gua passa por dentro, esse tipo de caldeira tem uma produo de vapor melhor do que a fogotubular, porm o risco de entupimento maior, pois a concentrao de sais muito superior dentro dos tubos do que fora pela rea aberta de gua. Caldeira mista consiste nos dois sistemas simultaneamente e seu combustvel lenha e bricket, esse tipo de caldeira possui um compartimento chamado fornalha, que por onde se abastece a caldeira com seu combustvel, na fornalha a caldeira do tipo guatubular que alm de gerar vapor, auxilia na proteo do refratrio, pois o calor muito intenso e gera trinca se no houver refrigerao no mesmo. O fogo gerado na fornalha sugado para o tubulo atravs de um exaustor instalado na parte superior da caldeira e alimenta a parte que consiste em fogotubular. 3. Por que tratar a gua da caldeira?

Se pensarmos que a gua consiste no apenas em H2O mas, de sais em geral (carbonatos, cloretos, slica e etc.), dessa maneira quando o vapor gerado, esses sais se concentram dentro do sistema formando uma camada de cristais envolvendo os tubos de fogo, devido ao calor intenso nesses tubos de 300C essa camada enrijece e impede a troca de calor diminuindo a gerao de vapor, aumentando o consumo de combustvel, alm da corroso que o excesso de sais incrustado promove na caldeira. A presena de O2 dissolvido na caldeira um causador de corroso muito forte, pois reage facilmente com o Ferro do sistema formando Fe2O3 no sistema, provocando pontos de pites na tubulao e com o tempo essa corroso provoca furos, forando a parada da caldeira, para trocar a tubulao do equipamento. 4. O que incrustao?

A incrustao uma camada de cristais formada atravs da evaporao da gua e os principais sais que formam essa incrustao so: carbonatos de clcio e magnsio, cloretos, slica, sdio e carbonatos na forma de alcalinidade que em excesso tambm forma incrustao. 5. O que corroso?

A deteriorao de metais por ao qumica ou eletroqumica do meio ambiente, associada ou no a esforo mecnico, provoca uma srie de alteraes indesejveis no material, tais como desgaste, variaes qumicas ou modificaes estruturais. 6. O que torre de resfriamento?

Existem dois tipos principais de sistemas de resfriamento: aberto, semi-aberto de recirculao, O sistema aberto se caracteriza pela necessidade de uma disponibilidade de gua, com a qualidade satisfatria e a uma temperatura considerada baixa. O sistema semi-aberto de recirculao e geralmente, utilizado onde existe uma necessidade de uma vazo de gua grande e a disponibilidade de gua pequena.

Aps a gua passar pelo equipamento de troca trmica, a gua de refrigerao circula atravs de uma torre de refrigerao para diminuio de temperatura. Espao para desenho 7. O que chiller (gua gelada)?

O sistema fechado aquele que a gua recircula pelo trocador de calor sofrendo refrigerao em sistemas fechados por de outro refrigerador. Este sistema encontra a sua melhor aplicao em processo onde a gua deve ser mantida a temperatura menores ou maiores do que as obtidas pelos outros sistemas. 8. Por que tratar a gua de refrigerao?

Desde a criao de sistemas de refrigerao, trs fatores que devem ser controlados contribuem para os problemas no sistema: 1). Corroso nos metais trocadores de calor, vlvulas, registros e tubulao; 2). Deposio de produtos qumicos sobre os metais (incrustao), que podem obstruir passagem de gua e originar os processos; 3). Crescimento microbiano. Como resumo, citamos que a corroso, incrustaes ou depsitos e crescimentos microbiano, so em geral encontrados em sistemas de gua de refrigerao.

INTERPRETAO DA ANLISE DE GUA 9. O que significa pH?

A unidade pH significa potencial do Hidrognio, essa unidade tem escala que varia de 0.0 a 14.0 e est relacionada da seguinte maneira: De 0.0 6,99 dito que amostra se encontra em carter cido; na leitura 7.00 a amostra se encontra neutra; e de 7,01 14.0 a amostra se encontra em carter alcalino. claro, que na prtica, podemos dizer que, uma amostra com pH6.5 est levemente cido, assim como pH7.5, podemos dizer que est levemente alcalino. Na Torre de Resfriamento o pH ideal de trabalho varia de 6.5 8.5, pois nesse meio ns temos o indicador estvel e ao mesmo tempo no temos ataque cido e alcalino no sistema. Na Caldeira do pH ideal de trabalho varia de 9.5 11.5, pois

nesse meio podemos controlar a slica, dureza e oxignio dissolvido com mais facilidade. No shiller o pH ideal de trabalho superior a 7.00, pois temos que ter uma reserva alcalina no sistema para combater o oxignio dissolvido com mais facilidade. 10. O que Condutividade? A Condutividade eltrica da gua determinada pela presena de substncias dissolvidas que se dissociam em nions e ctions (Slidos Totais Dissolvidos). a capacidade de a gua transmitir a corrente eltrica. A unidade utilizada micromhos/cm que corresponde ao microsiemens/cm (SI) a uma determinada temperatura em graus Celsius. 11. O que Alcalinidade? A alcalinidade resulta da presena de sais de cidos fracos, carbonato, bicarbonatos, hidrxidos presentes na gua. So trs os tipos de alcalinidade: Hidrxida (OH-), carbonato (CO3-), e a bicarbonato (HCO3 -). Sendo que, somente dois tipos podem estar presentes simultaneamente numa mesma amostra, pois haveria uma reao entre hidrxidos e bicarbonatos, que levaria a forma de carbonatos. 12. O que Dureza Total? A presena dos ons clcio e magnsio na gua no tem significncia sanitria, podendo ser prejudiciais ao uso industrial. Estes sais associados aos carbonatos, sulfatos e etc.; do origem na gua a chamada dureza. Podem levar a formao de incrustaes em tubulaes; em caldeiras, reduzem a transferncia de calor, aceleram a corroso e em funo das incrustaes provocam entupimentos, o que pode ocasionar uma exploso. 13. O que so Cloretos? um on encontrado em guas naturais que associados a outros ons formam sais incrustantes. Se estiverem em concentrao alta (caldeira = 200mg/l e sistemas de resfriamento = 250mg/l) podem gerar incrustaes e, consequentemente, gerar corroso. 14. O que Slica? um on encontrado em guas naturais que associados a outros ons, formam sais incrustantes. Se estiverem numa proporo superior a 100mg/l em caldeira e superior a 150mg/l em sistema e refrigerao. 15. O que Ferro? O Ferro metal solvel em gua e facilmente oxidado, formando hidrxidos frricos, que tendem a deixar a gua com um sabor amargo adstringente e colorao amarelada e turva. um indicador de corroso em sistemas de gerao de vapor e refrigerao. Com o tratamento, o parmetro de Ferro de 2.0mg/l no mximo. 16. O que so Slidos Totais Dissolvidos (STD)? So todas as impurezas da guas, com exceo dos gases dissolvidos e slidos suspensos, contribuem para a carga de slidos presentes nos recursos hdricos. Com o tratamento o parmetro de STD de 2.000,0mg/l como valor mximo, em todos os sistemas de guas industriais. 17. O que ortofosfato? O fsforo se apresenta na gua de vrias formas, tais como o ortofosfato, que utilizado no tratamento de guas industriais. No gerador de vapor a sua funo inibir a dureza e passivar os metais presentes na confeco do equipamento e linha de vapor, inibindo a corroso. Em sistemas de refrigerao um excelente inibidor de corroso, porm, um elemento vital para o crescimento de algas e outros microorganismos prejudiciais ao sistema.

18. O que Zinco Total? Os sais de Zinco apresentam toxicidade muito baixa. Acima de 5mg/l pode alterar o sabor da gua. No tratamento de guas de refrigerao um excelente inibidor de corroso. Com o tratamento, o parmetro indicado de no mnimo 0,5mg/l, porm se estiver abaixo desse valor, mas o valor de Ferro est controlado, podemos dizer que o sistema est OK. 19. O que Sulfito? um sal utilizado em sistemas geradores de vapor para o controle de oxignio dissolvido. A sua reao dentro da caldeira bem simples, o sulfito reage com o oxignio formando sulfato de sdio. Essa reao mais completa em temperaturas superiores a 120C, em temperaturas menores e a reao lenta e incompleta.
Proteo contra a corroso em circuito de gua de refrigerao

You might also like