You are on page 1of 8

25/04/2011

Paulo Henrique Aguiar Mendes PUC - Minas


Por: Janaina Barcelos Mateus Urlei Pereira da Costa Robson de Carvalho In: MACHADO, I. L. & MELLO, R. (orgs). Gneros: Reflexes em Anlise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004.

Sobre o autor
Graduao em Letras, Licenciatura em Lngua e Literatura

Portuguesa, pela UFMG (1993), doutorado em Estudos Lingsticos pela UFMG (1999) e ps-doutorado pela Universit Paris XIII.
Atualmente professor adjunto III da PUC Minas e

pesquisador da UFMG (NAD - Faculdade de Letras).


Tem experincia na rea de Lingustica, com nfase em

Leitura e Produo de Texto, Anlise do Discurso, Semntica e Pragmtica.


Linhas de pesquisa: Anlise do discurso; Pragmtica;

Semntica; Enunciao e processos discursivos; Estrutura formal e conceitual da linguagem. (Adaptado do Currculo Lattes)

25/04/2011

Proposta: reflexo sobre aspectos conceituais e empricos relativos s concepes de gnero. Linhas gerais: sociedade se organiza em esferas de atividades que se realizam sob a forma de prticas discursivas institucionalizadas. Tais domnios de prticas de linguagem (memria interdiscursiva) se materializam textualmente sob a forma de um conjunto de gneros.

Diferentes condies sociocognitivas

Produo
Conjunto de gneros Situaes de Comunicao

Recepo Circulao

Gneros = famlias de textos associadas a prticas discursivas historicamente determinadas.

Diferentes convenes lingusticoenunciativas de ordem formal

25/04/2011

Materializao textual sob forma de gneros: - Por um lado: restringe as condies de produo e de interpretao dos discursos. - Por outro: abre horizontes de possibilidades para atualizao de estratgias discursivas pelos sujeitos por meio da enunciao. - Ateno para complexidade polifnica e/ou intertextual inerente ao processo de semiose social. Logo, complexo estabelecer critrios para definio dos gneros.

BAKHTIN: - Contribuies para uma teoria dos gneros: avano nos parmetros para anlise. - Existncia de tipos relativamente estveis de enunciados (conforme esferas de atividade de linguagem) = gneros de discurso. Enunciado caracterizado por: Contedo temtico Estilo Construo composicional.

25/04/2011

BAKTIN

CONTEDO TEMTICO DOMNIO SEMNTICO SEGMENTO DE EXPOSIO TERICA ANCORAGEM SOCIAL

ESTILO FRASEOLOGIA DE GRUPO SOCIAL/VARIAO INDIVIDUAL SEGMENTO DE RELATO NATUREZA COMUNICACIONAL

CONSTRUO COMPOSICIONAL

ADAM (1999)

SINTAXE

BRONCKART (1999) CHARAUDEAU (2002) MARCUSCHI (2002)

MARCAO LINGUSTICA REGULARIDADES COMPOSICIONAIS

CONTEDOS

ESTILO ELEMENTOS DE ESTRUTURAS COMUNICATIVAS E SEMITICAS

COMPOSIO

SCHNEUWLY & DOLZ (2001)

CONTEDOS E CONHECIMENTOS

UNIDADES LINGUAGEIRAS

BAKHTIN:

- No aprofundou a noo de esferas de atividade social e de linguagem.


- Mas foi precursor da hiptese de que determinaes sociais so constitutivas da linguagem; da tese do primado do interdiscurso e do dialogismo.

- Dificuldade: como compreender/delimitar tais esferas das quais os gneros emergem?

25/04/2011

Partindo das trs categorias propostas por Bakhtin: - H um conjunto de regularidades determinadas pelas condies de produo do discurso.

- Mas elas devem admitir um horizonte de variaes possveis para sua atualizao pelos sujeitos, em situaes especficas de prticas de linguagem (dependendo do grau de rigidez que rege a esfera de interao verbal).

Categoria Contedo: O autor critica contedo temtico como condio para assegurar o reconhecimento de dado gnero, EMBORA... Gneros possam condicionar contedos temticos em funo de suas esferas/domnios. LOGO: contedos poderiam ser tpicos de um gnero, mas no exclusivos.

25/04/2011

Categoria Estilo:
Refere-se configurao formal dos recursos expressivos que o materializam sob a forma de um texto reconhecido como de dado gnero (tipo de regularidade formal). Certas maneiras de dizer Constri-se em zona de tenso entre repetio/reproduo de regras do domnio e do gnero e singularidade/ruptura dessas regras. LOGO: estilo seria caracterstica tpica, porm no exclusiva, portanto, no definitria.

Categoria Construo composicional: Envolve: - Dimenso sequencial referente ao encadeamento sinttico-discursivo do texto/enunciado. - Tipo de estruturao e concluso. - Tipo de relao entre locutor e parceiros de comunicao verbal. Encadeamento sinttico-discursivo = unidades composicionais; sequncias discursivas; tipos textuais; modos de organizao do discurso; esquemas mentais etc.

25/04/2011

Categoria Construo composicional: Formatos sequenciais (narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo, expositivo, injuntivo, dialogal) so polivalentes e genricos.

Textos e gneros coexistncia de formatos sequenciais.


LOGO: algumas dessas sequncias podem ser predominantes ou mais recorrentes, configurando um critrio de regularidade sinttico-discursivo, mas no define a especificidade do gnero.

Categoria Construo composicional: Tipo de relao entre locutor e parceiros de comunicao verbal Envolve formas de : - modalizao - polifonia - intertextualidade - valores ilocucionais e perlocucionais

Regularidade enunciativa que se articula s demais, mas que preserva certa especificidade em termos de uma relao pragmtica com os domnios e gneros discursivos. Consenso pragmtico entre interlocutores.

25/04/2011

Consideraes finais: -Parmetros de regularidade discursiva funcionam como dispositivo integrado de categorizao a partir de caractersticas tpicas, que permitem o reconhecimento da pertinncia de um texto a dado gnero e domnio/esfera. - Importante: trabalho estratgico dos sujeitos sobre esses elementos de regularidade convencionais, em funo da produo de efeitos de sentido intencionais.

You might also like