You are on page 1of 11

DETERMINAO DE CUSTO NA PRODUO DE MUDA DE EUCALIPTO (EUCALYPTUS UROGRANDIS) PARA REFLORESTAMENTO NA REGIO DE SINOP MT.

. Marieta Langer Fernanda Mosseline Josende Coan Roberta Varela Josende

RESUMO Tendo em vista que, o retorno financeiro do capital investido a frase de ordem do momento, e para isso o preo de venda de um produto ou servio obtido a partir do custo uma referncia valiosa, sobretudo, para comparar o preo de mercado, e consequentemente viabilizar a convenincia de disponibilizar o produto para os consumidores, elaboramos este trabalho que foi desenvolvido em uma empresa que atua na produo de mudas de Eucalipto urograndis, mas que no apura os custos da produo e no tem estimativa do quanto lucra, praticando assim os preos de venda dos concorrentes. A partir dessa constatao surgiu a oportunidade de se mensurar os custos da produo do Eucalipto na empresa citada. No desenvolvimento do projeto foi proposto a implantao de planilhas de custos, utilizando o mtodo de custeio por absoro, j que o mesmo define que todos os gastos na produo so considerados custos, tanto os diretos, como os indiretos, fixos ou variveis. Caracterizando-se, principalmente por ser o nico aceito pelo fisco. Ao finalizar tal trabalho, obteve-se o custo de R$ 0,10 por muda de Eucalipto produzida. Esta mensurao proporciona uma grande contribuio ao produtor de Eucalipto, no sentido de apoio s decises de negociao com clientes, e uma melhora dos produtos e servios oferecidos. Consequentemente aprimorando gerencialmente e distribuio de seus custos e fortalecendo sua posio no mercado. Palavras chave: Contabilidade de Custos, Custeio por Absoro, Produo, Empresa, Eucalyptus urograndis.

1 INTRODUO A enorme potencialidade de produo de madeira da silvicultura brasileira, que durante muito tempo foi injustamente atribuda a ela mais s condies ambientais do que s tecnologias, vem passando por uma nova fase de desenvolvimento. Novas tecnologias provenientes dos programas de pesquisa aliadas as evolues operacionais elevam consideravelmente a competitividade de alguns setores do ramo florestal, como os viveiros de produo de mudas. Paralela a esta evoluo, vem contabilidade que com o surgimento de suas ramificaes, obteve a Contabilidade de Custos e dentro destas, os mtodos de custeios, que vieram para beneficiar os interessados em aplicar seus conceitos, ajudando a reduzir os custos de fabricao, pois, quanto menores os custos, mais competitivo o produto se tornar no mercado. Sobreviver, conquistar participao de mercado e satisfazer s necessidades dos clientes no tarefa fcil para as organizaes de um modo geral, cuja principal preocupao deve ser no somente conquistar, mas manter clientes. Nesse sentido, a contabilidade contribui substancialmente fornecendo informaes relevantes aos seus diversos usurios.

As informaes obtidas a partir da contabilidade de custos formam uma das bases mais importantes para classificar os custos inerentes a produo. Sendo um dos mtodos mais utilizados, o custeio por absoro, sendo este, objeto do nosso estudo, pois atende os princpios da contabilidade e aceito pela Legislao fiscal. Neste contexto, o desgnio deste trabalho fixar e determinar um mtodo de custos para a produo de mudas arbreas de Eucalipto (Eucalyptus urograndis), mensurando os valores inerentes a produo com a elaborao de planilhas de custos, aplicando-as na prtica de uma empresa, neste caso um Viveiro de produo de mudas. Por esta razo discorremos nos primeiros captulos deste estudo sobre a Contabilidade em seu surgimento e evoluo e sobre a Contabilidade de Custos, falando sobre os mtodos de custeio que sero parte do nosso Estudo de Caso, o qual vem posteriormente com a explanao e utilizao de planilhas, onde os resultados obtidos visam trazer ao produtor o custo unitrio da muda em todo o seu processo de produo, podendo praticar seu prprio preo de venda. 2 Contabilidade de Custo A contabilidade de custos uma grande rea da cincia contbil que passou a ser estudada a partir da necessidade que se tinha em controlar os gastos das atividades produtivas em geral, principalmente com o advento da revoluo industrial. Cabe justificar aqui os motivos de ser classificada como uma grande rea da Contabilidade, devido a sua aplicao a qualquer atividade econmica, ou seja, alm de ser geral, ela tambm possui a dinmica de se adequar s particularidades de cada atividade especfica. LEONE refere-se contabilidade de custo como sendo:
(...) a contabilidade de custos o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informaes para os diversos nveis gerenciais de uma entidade, como auxilio s funes de determinao de desempenho , de planejamento e controle das operaes e de tomada de decises, (2000, p.19).

A contabilidade de custos direciona-se em mensurar de maneira eficaz as variaes patrimoniais, independentes da sua natureza ou razes de sua ocorrncia, que acontecem no seu ciclo operacional interno. Essas variaes no ciclo operacional das entidades podem ser inicialmente de natureza qualitativa ou permutativa (alteram a natureza ou a qualidade do patrimnio) sem, contudo modificarem o patrimnio lquido. Na concluso do ciclo, prevalece a variao quantitativa tambm chamada modificativa, tendo em vista que elas alteram o patrimnio lquido das empresas. Pode-se concluir que a contabilidade de custos concentra sua ateno para as variaes do tipo qualitativo. Desta forma, entende-se que uma eficiente aplicao da contabilidade de custos fica vinculada ao perfeito entendimento da ocorrncia e do domnio sobre as variaes patrimoniais que ocorrem no processo produtivo das empresas, atentando para o fato de que esse domnio deve acontecer em relao aos valores econmicos, mas, sobretudo nos aspectos fsicos, visando perfeita e correta alocao dos custos aos seus causadores. A importncia das informaes contbeis para a operao bem sucedida de uma empresa, incluindo dados sobre custos especficos, foi reconhecida h muito tempo. Diante do atual ambiente da economia globalizada e altamente competitiva essas informaes so mais crticas do que nunca. evidente a presso exercida por esse ambiente quer seja interna ou externa e, por conta disso, as empresas esto dando mais nfase no controle dos custos em uma tentativa de manter os seus produtos e ou servios competitivos no mercado.

A Contabilidade de custos fornece as informaes detalhadas sobre os custos que a gesto precisa planejar e controlar, acerca das operaes da empresa, fornece ainda informaes que permitem a gerncia alocar recursos para as reas mais eficientes e rentveis da produo. Mtodos de Custeio Desde a Revoluo Industrial, diversos Mtodos de Custeio foram surgindo, embora ser dado enfoque especial ao custeio por absoro e custeio direto e indireto, podemos citar outros como o padro, o ABC, o Kaizen, o Meta. Porem citamos aqui o que estaremos utilizando para o estudo. Custeio por Absoro Custeio por absoro significa a apropriao, aos produtos elaborados pela empresa, de todos os custos incorridos no processo de fabricao, quer estejam diretamente vinculados ao produto, quer se refiram tarefa de produo em geral e s possam ser alocados aos bens fabricados indiretamente, isto , mediante rateio. O Custo por absoro usado na contabilidade financeira, utilizado na elaborao de Balanos Patrimoniais e Demonstraes de Resultado, ainda tambm, para Balano e Lucros Fiscais. considerado bsico pela Auditoria Externa, sendo obrigatrio para fins de avaliao de estoques. O presente mtodo de custeio usado no imposto de renda, onde existem algumas variaes, como por exemplo, a depreciao. No custeio por absoro a depreciao dos equipamentos e imobilizados em geral deve ser distribuda aos produtos elaborados, sendo assim, integra-se ao ativo na forma de produtos e s se torna despesa quando os bens so vendidos. Desta forma, foi proposto empregar o Custeio por Absoro em caso prtico neste Trabalho de Concluso de Curso por atender a legislao do pas e integrar os produtos e servios os custos que ocorrem na rea de elaborao do produto. O autor DUTRA comprova sendo um dos mtodos mais utilizados dizendo que:
... o mais utilizado quando se trata de apurao de resultados e consiste em associar aos produtos e servios os custos que ocorrem na rea de elaborao, ou seja, os gastos referentes s atividades de execuo de bens e servios. ... o mais utilizado, por seguir os princpios contbeis que lhe so pertinentes e ainda por atender legislao em vigor do pas. Ele possibilita a apurao de resultados e o clculo dos impostos e dos dividendos a distribuir, pois todos os custos de produo (variveis e fixos; diretos e indiretos) so includos no custo dos produtos para fins de valorao dos estoques, (2003, p.226).

3. ESTUDO DE CASO 3.1 Empresa Sinop

A empresa, Sinop Ltda, uma empresa de sociedade limitada que iniciou suas atividades em 23/07/2002, em rea alugada com aproximadamente 20.000 m2 ou 2 h.a. Onde a empresa Sinop est instalada a BR 163, km 831, Chcara 25, Lote 24-A, regio da cidade de Sinop, Estado de Mato Grosso, com predominncia econmica da agricultura, indstria madeireira e pecuria.

A equipe de trabalho possui atualmente 14 (quatorze) funcionrios, sendo estes, 10 (oito) homens e 4 (quatro) mulheres, onde dois esto envolvidos na administrao e o restante na produo de mudas. A estrutura do viveiro possui 200 (duzentos) canteiros, cada um com 30,00 (trinta) metros de comprimento por 1,30 (um e trinta) metros de largura, que igual a 39,00 (trinta e nove) m2, com capacidade de 10.000 (dez mil) mudas por canteiro, permite a produo mdia de 2.000.000 (dois milhes) de mudas por ciclo de produo que de 4 (quatro) meses, ocupando 100% do espao da propriedade. E segundo o Engenheiro Florestal Jaldes Langer, no fim desse ciclo de produo de quatro meses a muda atinge a altura de 30 (trinta) a 50 (cinqenta) centmetros, estando prontas para comercializao. A Sinop utiliza para o plantio de Eucalipto, tubetes redondos de Polipropileno, que so comprados e segundo indicao do Engenheiro Florestal, Jaldes Langer, com as seguintes caractersticas:
Peso 10 gramas Dimenses Externa 34 mm Interna 28 mm Furo 12 mm Altura 125 mm Capacidade 53 cm N. de Estrias 4 ou 6 (Fonte: http://www.mecprec.com.br/mp_br.htm, disponvel em: 17/05/2006).

Essa muda de Eucalipto pode permanecer at doze meses nesta embalagem, apenas controlando-se a adubao, sem sofrer falta de espao. Porm isto no chega a ocorrer na empresa, pois todas as mudas so vendidas no fim de ciclo de produo, devido a previso de vendas que a empresa faz. So plantados 10.000 (dez mil) mudas num canteiro de 39,00 m2, sendo que neste estudo faremos o rateio de 1.000 (mil) mudas produzidas no ciclo de 4 (quatro) meses, as quais ocupam 3,90 m2 de canteiro, bem como da rea da empresa. A gua utilizada para irrigao, de poo artesiano, retirada com a assistncia de uma bomba de gua, encaminhada para um tanque que armazena gua, de onde utilizada outra bomba mais potente devido ao grande nmero de canteiros e fluxo de gua no momento da irrigao. A equipe de produo tem mdia salarial de R$ 405,60 (quatrocentos e cinco reais e sessenta centavos). E a administrativa de R$ 625,00 (seiscentos e cinco reais e sessenta centavos). A empresa no tem gastos com assistncia tcnica, pois o Engenheiro Florestal seu scio. Mas a ttulo de informao necessrio que se tenha uma pessoa tecnicamente responsvel para acompanhamento da produo. A empresa que possui seus principais clientes que se localizam na regio de Sinop, Sorriso, Lucas, Tangar da Serra e Cuiab, cidades citadas na busca agora de aumentar sua produo, a qualidade das mudas, levantar planilhas para verificar h possibilidade de diminuir seus custos, melhorando assim sua logstica dentro e fora do Estado de Mato Grosso, afinal, a empresa no possui transporte prprio para entrega de grandes quantidades de mudas para clientes. Os insumos, adubos e outras mercadorias que so utilizados pela empresa no processo produtivo so entregues pelos fornecedores atravs da utilizao dos servios de transportadora terceirizada. A escolha da muda de Eucalipto devido ao fato de ser a espcie mais consumida no Brasil e que vem despertando o interesse na regio. Porque as condies da regio so propcias para a produo e venda da muda, pois a agricultura e a indstria de transformao vm trocando sua matriz energtica que antes era leo, por madeira e tambm passam por uma mudana cultural, onde se adotou uma produo sustentvel de lenha atravs de

reflorestamento. Sendo essa mudana facilmente possvel, pois temos um ciclo definido de chuva e seca, sem geadas, solos com condies idnticas a regies que cultivam Eucalipto, como Minas Gerais e Bahia, alm disso, uma topografia muita mais plana. Ainda a facilidade para o plantio de mudas, visto que, o agricultor j tem uma cultura de plantio e dispem de equipamentos necessrios, preparo do solo, adubao e tratos culturais e ainda possui conhecimento no uso de insumos, como calcrio, adubos, formicidas, dessecantes e tratos culturais. 3.2 Cultivo do Eucalipto Diversos trabalhos de pesquisa foram e, ainda hoje, so realizados, no sentido de se conhecer as melhores tcnicas de viveiro para se obter mudas com padro de qualidade desejvel. Os vrios estudos buscam respostas quanto ao melhor tipo de recipiente, o melhor substrato, a melhor dosagem e forma de aplicao de nutrientes, as melhores tcnicas de rustificao de mudas, bem como qual o padro de qualidade mais adequado das mudas. O presente estudo tem como meta reunir diversas informaes sobre a produo de mudas de eucalipto. Tendo como principal objetivo fornecer informaes de custos aos produtores florestais, para que estes tenham mais base slida e segura, e atravs do conhecimento de seus custos de produo, produzam mudas de boa qualidade. 3.3 Mercado e Comercializao Atualmente a preocupao mundial com relao qualidade ambiental tem se mostrado cada vez mais freqente. Isto faz com que ocorra um aumento na demanda de servios e produtos, em especial, a produo de mudas de espcies florestais voltadas para reflorestamento. Esta demanda crescente observada nos ltimos anos mostra a necessidade do desenvolvimento de pesquisas que otimizem a produo de mudas, a baixo custo, e com qualidade interna e externa da planta capaz de atender aos objetivos dos plantios. Podemos dizer que a produo de Eucalipto no Brasil est sendo insuficiente para atender clientes tradicionais que so praticamente Siderrgicas e Fbricas de Celulose. Segundo o diretor comercial Marcelo Corra da empresa Plantar S.A, que a maior empresa independente de produo de mudas do pas.
(...) em breve praticamente todas as grandes indstrias como Cargill e Perdigo vo aderir a compra da madeira ou produo de mudas de Eucalipto para substituir o uso do combustvel pela lenha nos fornos de secagem de gros, pois os sucessivos aumentos nos preos internacionais fizeram do petrleo um combustvel quatro vezes mais caro que a madeira, (GUIMARES, Gazeta Mercantil/Finanas & Mercados Pg. 12).

Nos ltimos anos no s grandes indstrias tem se interessado pelo Eucalipto, mas tambm fazendeiros e agricultores que tem duas opes: plantar seu reflorestamento de Eucalipto ou arrendar suas terras para o plantio, desta forma, aumenta a valorizao de suas terras e/ou ainda tem um alicerce de renda que os subsidia a investir na sua atividade principal. Logo as Indstrias lucram, pois o arrendamento de terras tem o objetivo de evitar grandes imobilizaes patrimoniais. Podemos afirmar tal interesse pelo Eucalipto e o seu retorno financeiro com a matria do Jornal FOLHA DE SO PAULO,
Eucalipto valoriza terras da Bahia em 267% A presena de grandes fabricantes de celulose no sul da Bahia trouxe duas conseqncias imediatas: a exploso do preo da terra e a monocultura do

eucalipto. Desde 2004, quando Aracruz, Suzano e Veracel aumentaram as compras de propriedades para plantar eucalipto, o preo mdio de um hectare subiu 266,6%, passando de R$ 1.200 para R$ 4.400. Juntas, as empresas detm cerca de 500 mil ha da matria-prima para a fabricao da celulose plantados em 30 cidades. As empresas tambm encontraram uma soluo para ampliar as suas presenas na Bahia e reduzir custos - o fomento, um financiamento concedido aos produtores interessados em plantar eucalipto. Veracel, Aracruz e Suzano transferem para os agricultores a responsabilidade do plantio, (FSP, 30/04/2006, Brasil, p.A10).

3.4 Eucalipto Eucalyptus urograndis O Eucalyptus um gnero da famlia das Myrtaceas, tribu das Leptospermeas, sendo uma rvore extica, ou seja, no pertence flora natural do Brasil. Ela foi trazida no incio deste sculo, proveniente da Austrlia, onde existem mais de 600 espcies nativas de eucalipto, podendo chegar at 30 (trinta) metros de altura. Cada espcie apresenta caractersticas diferentes e adequada tambm para aplicaes diferentes. Nas ltimas dcadas, a produo de mudas tem passado por profundas e significativas evolues. H pouco tempo, a formao de mudas era essencialmente realizada atravs de sementes adquiridas de extrativistas conduzidas diretamente para o plantio. Com o passar do tempo s sementes passaram por laboratrios, e atravs de pesquisas chegou-se a um alto grau de melhoramento gentico, como as geraes hbridas, tiveram suas contribuies no aumento da qualidade dos povoamentos florestais. Ainda neste perodo, o processo da propagao vegetativa, micropropagao e cultura de tecidos foram os destaques entre os fatores que mais contriburam para o incremento da produtividade. A espcie de Eucalipto urograndis como chamada vulgarmente, vem das espcies hibridas E. grandis x E. urophylla. Introduzida no Brasil, com potencial para a produo de lenha, carvo vegetal e celulose que tem a qualidade da madeira defendida com a seguinte frase dos autores, PAIVA, JACOVINE, RIBEIRO e TRINDADE: (...) combinam boas caractersticas de crescimento com excelentes caractersticas indstrias, (2001, p.15). Tabelas de Determinao dos Custos na Produo de Mudas de Eucalipto Obs: Todos os dados abaixo foram fornecidos pela empresa, para que se pudesse efetuar os clculos e elaborar as planilhas.
Tabela 01 CUSTO DO SUBSTRATO UTILIZADO NO PLANTIO Substrato para: Quantidade R$ Unitrio Total 10.000 mudas 530 Litros 0,15 1.000 mudas 53 Litros 0,15 Obs: 10.000 mudas a capacidade de cada canteiro. Fonte: Engenheiro Florestal, no revelando os componentes que so usados para sua fabricao, por alguns produtos e medidas serem formulados pela empresa. Tabela 02 CUSTO DE TUBETE DE POLIPROPILENO REDONDO DE 6 ESTRIAS CAPACIDADE 53 cm3 Quantidade R$ Unitrio 1000 0,047 1000 0,008

79,50 7,95

Total 47,00 8,00 55,00

Tubete para plantio Frete Total

Obs: % de perda insignificante. +/- 1 a cada 1.000. Carga de tubetes com 400 milheiros = frete de R$ 3.200,00/RJ Fonte: Administrador Tabela 03 CUSTO DAS SEMENTES DE EUCALIPTO UROGRANDIS Quantidade R$ Unitrio Semente 1Kg/100.000 1000 0,01 Sedex SP-MT 1000 0,0003 Total Obs: R$ 707,00 1 kg/100.000 da semente + 30,00 o kg/Sedex/ SP-MT Fonte: Administrador Tabela 04 CUSTO DE ADUBAO Cama de Frango (adubo) Quantidade R$ Unitrio Total 10.000 mudas 35 kg 0,21 7,35 1.000 mudas 3,5 kg 0,21 0,74 Obs: A adubao feita 30 (trinta) dias aps o plantio, momento em que a muda transferida da parte coberta pelo filme plstico para o sol, onde permanece at sua comercializao. Fonte: Gerente de Produo e Engenheiro Florestal. Tabela 05 CUSTO DA ENERGIA REA-RURAL Quantidade Valor KW Mdia mensal 2.580,42 0,321233 828,92/20.000 m2=0,041445803 3,9 m2 0,041445803 Dados colhidos de contas de energia. Critrio de rateio por m2. Fonte: Administrador Tabela 06 CUSTO DA ESTRUTURA FSICA ESPECFICA DO MILHEIRO DE EUCALIPTO Estrutura por canteiro/rateio 1.000 mudas Quantidade R$ Unitrio Total Filme Agrcola transparente 4,00 x 100,00 m 3,9 m2 2,42 9,44 Tela quadriculada 1x 1 3,9 m2 19,00 74,10 Madeira de Itaba (0,102 m3 canteiro) x 10% 0,0102 m3 400,00 4,08 Catracas (4) x 10% 0,40 2,33 0,93 Pregos 17 x 27 (32 por canteiro) x 10% 4 0,04 0,16 Parafusos c/ polca e arruela (4 -canteiro) x 10% 0,40 0,30 0,12 Arames (4 arames de 30 metros)= 120 m 12 0,19 2,28 Total 81,67 Obs: O clculo da estrutura cobre um canteiro que rateado para a quantidade de 1.000 Mudas. DEPRECIAO DE 5 % a.a Estrutura por canteiro/rateio 1.000 mudas Anual Mensal 4 meses Filme Agrcola transparente 4,00 x 100,00 m 0,47 0,04 0,16 Tela quadriculada 1x 1 3,71 0,31 1,24 Madeira de Itaba (0,102 m3 canteiro) 0,20 0,02 0,07 Catracas (4) 0,05 0,004 0,02 Pregos 17 x 27 (32 por canteiro) 0,01 0,001 0,003 Parafusos c/ polca e arruela (4 canteiro) 0,01 0,001 0,002 Arames (4 arames de 30 metros)= 120 m 0,11 0,01 0,04 Total 4,56 0,39 1,54 Fonte: Administrador Total 828,92 0,16/ms Total 10,00 0,01 10,01

Tabela 07 CUSTO DA IRRIGAO Equipamentos Motor Bomba - 2 CV Weg Motor Bomba - 15 CV Weg Total 40.000,00 342,00 2.200,00 22.542,00

DEPRECIAO DA IRRIGAO ( - ) Depreciao 10% a.a R$/Anual R$ /Mensal R$/4 meses Equipamentos 4.000,00 333,33 1.333,33 Motor Bomba - 2 CV Weg 34,20 2,85 11,40 Motor Bomba - 15 CV Weg 220,00 18,33 73,33 Total Geral 4.254,20 1.418,06 354,51 DEPRECIAO DA IRRIGAO ESPECFICA COM O EUCALIPTO rea/1.000 mudas Depreciao da rea Total 354,51/20.000 m2 = 0,0177255 3,9 m2 0,0177255 0,07 2 Critrio de rateio da energia de m /por valor mensal. O critrio de rateio utilizado feito com base por m2 ocupado pelo Eucalipto em relao rea total irrigada. Fonte: Administrador Tabela 08 CUSTOS COM MANUTENO DA IRRIGAO Gastos com manuteno da irrigao Mensal Anual 4 meses Total Geral 0,0047 0,016 0,004 O critrio de rateio utilizado feito com base por m2 ocupado pelo Eucalipto em relao rea total irrigada. 20,00 / 20.000 m2 = R$ 0,001 x 3,9 m2 = R$ 0,004 (valor estimado) Fonte: Administrador Tabela 09 CUSTOS COM MANUTENO DE CANTEIRO Gastos com manuteno do canteiro Mensal Anual 4 meses Total Geral 0,02 0,09 0,002 O critrio de rateio utilizado feito com base por m2 ocupado pelo Eucalipto em relao rea total irrigada. 10,00 / 20.000 m2 = R$ 0,0005 x 3,9 m2 = R$ 0,00195 (valor estimado) Fonte: Administrador Tabela 10 CUSTOS COM MANUTENO DE FILME AGRCOLA TRANSPARENTE Gastos com manuteno de Filme Mensal Anual 4 meses Total Geral 0,002 0,001 0,004 O critrio de rateio utilizado feito com base por m2 ocupado pelo Eucalipto em relao rea total irrigada. 20,00 / 20.000 m2 = 0,001 x 3,9 m2 = 0,004 Fonte: Administrador Tabela 11 CUSTO COM ALUGUEL Aluguel Mensal Anual 4 meses rea total = R$ 1.000,00 2,34 0,80 0,20 O critrio de rateio utilizado feito com base por m2 ocupado pelo Eucalipto em relao rea total do plantio. 1.000,00 / 20.000 m2 = R$ 0,05 x 3,9 m2 = R$ 0,195 Fonte: Administrador Tabela 12 CUSTOS DA MO-DE-OBRA DIRETA DA PRODUO

Quantidade R$ Salrio/Mensal R$/Total/Mensal R$/ Total para 1.000 mudas Funcionrios 12 559,45 6.713,40 3,36 Salrio mensal + encargos s/ salrio + (frias + 1/3) + encargos s/ frias + 13 salrio + encargos s/ 13, soma-se. 405,00 + 63,38 + 33,75 + 11,25 + 7,04 + 33,05 + 5,28 = 559,45 mdia salarial de 12 funcionrios 559,45 x 12 = 6.713,40 / 200 canteiros / 10.000 mudas = 0,003 x 1.000 = 3,36 Fonte:Gerente de Produo e Contador. Tabela 13 CUSTOS INDIRETOS DE PRODUO/MENSAL Funcionrios Administrao Computador Telefone Internet Combustvel Energia Eltrica escritrio 8,00 m x 9,00 m = 72,00 m2 Aluguel escritrio 8,00 m x 9,00 m = 72,00 m2 Gastos com manuteno G. com material de escritrio e de limpeza Total RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS DE PRODUO 2 2.065,43 / 20.000 m = R$ 0,10 x 3,9 m2 = Fonte: Administrador Tabela 14 PERDAS DO PERODO DE PRODUO Quantidade de mudas relacionadas para custeio Perda Total Fonte: Engenheiro Florestal Tabela 15 CLCULO DO CUSTO UNITRIO PELO CUSTEIO POR ABSORO Total de gastos / pela quantidade produzida R$ 92,11 / 950 mudas Fonte: Marieta Langer 1.000 5% 50 mudas 1.250,00 80,00 265,00 65,00 300,00 1,83 3,60 40,00 60,00 2.065,43 R$ 0,40

R$ 0,10 por muda

4. CONSIDERAES FINAIS

Na luta por condies competitivas, a reduo de custos considerada fundamental, para isso o produtor de mudas de Eucalipto para reflorestamento de reas degradadas busca preo acessvel ao consumidor, sendo necessrio adequar seus custos ainda no apurados ao poder aquisitivo do comprador. Diante desta situao de vital necessidade se calcular tais custos, porque o produtor est inserido em um mercado extremamente competitivo, e desconhece seus valores reais tornando essencial a implantao de um mtodo de custeio na empresa, porm para que este se torne eficiente, deve ser embasada em situaes concretas, pois cada empresa melhor se adaptar a um mtodo de custeio de acordo com suas caractersticas, no podendo ser padronizada em um s tipo. Devido a isso, nos preocupamos em evidenciar os produtos e servios pertinentes produo da muda de Eucalipto, que foi o objeto do nosso estudo. Determinando e fixando o mtodo de custeio por absoro para a muda citada, atravs da evidenciao dos valores inerentes a produo, separando-os de forma

prtica, na elaborao de planilhas de custos, para que pudesse comprovar o real custo na produo da muda de Eucalipto, trazendo para o produtor o conhecimento de seus custos de produo, tendo acesso s informaes que lhe propem a liberdade de direcionar e praticar seu prprio preo de venda. Identificamos os valores inerentes produo de muda de espcie Eucalyptus urograndis, separando-os de forma prtica, na elaborao de planilha de custos. Demonstrando a indispensabilidade do gerenciamento de Custos, com a implantao e adequao do mtodo de Custeio por Absoro. Com o referido estudo apurou-se o custo total da muda de R$ 0,10, possibilitando ao produtor conhecer a indispensabilidade do gerenciamento de custos, para tomada de deciso conveniente. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARJA, Paulo Roxo: http://www.ifi.unicamp.br/tesesoline/teses/if1232.pdf. Acesso em: 08/05/2006. Bolsa Central de Compras. http://www.bolsacentraldecompras.com.br/ofertas/reflo1008.asp?lid=0&id_oferta=311., Acesso em: 18/05/2006. COGAN, Samuel. Custos e Preos: Formao e Anlise. So Paulo: Pioneira, 1999. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2002. DUTRA, Ren Gomes. Custos. Uma Abordagem Prtica. 5 ed. So Paulo: 2003. EMPRESA MEC PREC. Mecnica de Preciso Industrial e Comrcio Ltda: http://www.mecprec.com.br/mp_br.htm. Acesso em: 17/05/2006. FAVERO, Hamilton Luiz, LONARDONI, Mrio, SOUZA, Clovis de, TAKAKURA, Massakazu. Contabilidade Teoria e Prtica. So Paulo: Atlas, 1997. FILHO, Amrico G. Parada, reas de Atuao do Profissional de Contabilidade. http:www.cosif.com.br/imprime.asp?pg=mostra&arquivo=especializ2. Acesso em: 09/05/2006. FOLHA DE SO PAULO: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc3004200611.htm. Acesso em: 30/04/2006. FOLHA DE SO PAULO: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/inde30042006.htm. Acesso em: 30/04/2006. GATTI, Ivan Carlos Presidente. Resoluo CFC n 750/93. http://www.crcsp.org.br/serie_millenium/resolucoes/Res750. Acesso em: 14/05/2006. GUIMARES, Durval Gazeta Mercantil. Finananas & Mercados: http://www.herbario.com.br/atual2005_4/eucalipto.htm. Acesso em: 24/04/2006. Informativo Carol, http://www.carol.com.br/estilo/info.jsp?edi=290&pag=6. Acesso em: 18/05/2006. JUNIOR, Jos Hernadez Perez, OLIVEIRA, Luiz Martins, COSTA, Rogrio Guedes. Gesto Estratgica de Custos. 1.ed. So Paulo: Atlas, 1999. LEONE, George Sebastio Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. So Paulo: Atlas, 2000. LOPES DE S, Antonio. Teoria da Contabilidade. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1997. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9 ed. So Paulo: Atlas, 2003. NAGATSUKA, Divane Alves da Silva, TELES, Egberto Lucena. Manual de Contabilidade Introdutria. So Paulo: Thomson, 2002.

SANTOS, Joel J..Anlise de Custos: Remodelado com nfase para Custo Marginal, Relatrios e Estudos de Casos. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2000.

You might also like