You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO Campus So Mateus Centro Universitrio Norte do Esprito Santo

Refrigerao simples, Absoro refrigerada, Turbo Expanso e Expanso de Joule Thompson aplicadas aos processos que envolvem Gs Natural

Estudante: Layz Kruschewsky Orientador: Cssia Santiago

So Mateus Setembro de 2011

1. Introduo

A escolha do melhor processo a ser utilizado em uma Unidade de Processamento de Gs Natural, em termos econmicos, depende basicamente de trs fatores: composio do gs, presso disponvel e recuperao desejada. No entanto, como no existem critrios rgidos que orientem a seleo, recomendvel que se faa um estudo tcnico e uma anlise econmica para cada tipo de processo. Os quatro processos principais so Refrigerao simples, Absoro refrigerada, Turbo Expanso (TE) e Expanso de Joule Thompson (JT). Todos os processos tem em comum o princpio bsico de promover a condensao dos hidrocarbonetos mais pesados por reduo de temperatura.

2. Refrigerao simples

O processo de recuperao de hidrocarbonetos lquidos por refrigerao simples, como o prprio nome sugere, consiste meramente no resfriamento do gs de modo a promover a condensao do propano e mais pesados. Este processo encontra aplicao quando o objetivo apenas recuperar componentes a partir do propano (LGN) e no se deseja recuperaes muito elevadas ou deseja-se apenas condicionar o dew-point do gs para o transporte em gasodutos. O fluido refrigerante mais utilizado o propano puro que permite atingir temperaturas de at -40C. O gs deve estar disponvel a altas presses (>4000 kPa) afim de que haja a condensao desejada a temperaturas de operao. O liquido condensado, LGN, pode ser separado posteriormente originando GLP e C5+ (nafta leve).

3. Absoro refrigerada

O processo de absoro refrigerada se baseia na recuperao de componentes pesados do gs por uma absoro fsica promovida pelo contato

do gs com um leo de absoro. O principio desse processo a diferena entre a presso de vapor nos componentes do leo e sua presso parcial no gs. Como a 1 menor que a 2, ocorre a transferncia de massa do gs para o leo com liberao de energia e consequente aumento de temperatura. Este principio se aplica a todos os hidrocarbonetos, porem, numa segunda etapa, quando a presso reduzida, os componentes leves so liberados do leo, ficando retidos apenas os hidrocarbonetos pesados. O contato entre o leo de absoro e o gs ocorre em contra-corrente em uma torre absorvedora onde o leo admitido pelo topo e o gs pelo fundo. O leo utilizado geralmente um hidrocarboneto liquido, ou mistura de hidrocarbonetos, com massa molar na faixa de 100 a 180, dependendo da temperatura de absoro. A eficincia de absoro depende, entre outros fatores, da presso e temperatura de operao do sistema, das quantidades relativas de gs e leo de absoro e da qualidade do contato promovido entre o gs e o liquido. As condies mais comuns de operao da torre absorvedora so 2750 kPa e 6850 kPa e temperaturas que variam de ambiente ate -40C. A refrigerao obtida atravs de um fluido auxiliar, geralmente o propano. Denomina-se leo rico o leo saturado cm hidrocarbonetos, e leo pobre o leo isento desses componentes. Os hidrocarbonetos absorvidos pelo leo so posteriormente retirados, pela ao do calor, em uma torre de fracionamento (destilao). O leo pobre retorna torre absorvedora e os hidrocarbonetos so separados de modo a fornecer os produtos desejados (LGN, GLP, C5+).

4. Turbo expanso Este processo mais eficiente por gerar temperaturas mais baixas que os demais e normalmente adotado quando se deseja recuperar etano juntamente com os componentes mais pesados (GLP) ou etano liquido. indicado para gases disponveis a alta presso, embora seja vivel para presses moderadas e at mesmo baixas. A recuperao de lquidos consiste basicamente na secagem e refrigerao do gs de entrada em contra-corrente com o gs de sada (corrente fria) da prpria unidade, seguido de uma expanso no TE. O

processo de turbo-expanso devido a dois efeitos: Joule-Thompson em conjunto com a liberao de energia do gs, na forma de trabalho de compresso, o que provoca um maior abaixamento de temperatura e consequentemente uma maior condensao dos hidrocarbonetos. Algumas vezes pode ser empregada uma refrigerao adicional atravs de um fluido auxiliar, geralmente propano, e tambm uma compresso do gs de entrada. O turbo-expansor uma maquina composta por trs partes principais: uma turbina de expanso, um eixo rotativo e um compresso rotativo. O principio de funcionamento o acionamento da turbina de expanso, pela entrada do gs a alta presso, gerando energia e refrigerao. A energia gerada no expansor transferida ao compressor rotativo atravs do eixo comum. O TE usado para produzir refrigerao e recuperar energia.

5. Expanso de Joule Thompson

O processo de expanso Joule-Thompson (JT) aplicado ao gs natural quando se deseja recuperar propano e hidrocarbonetos mais pesados. Esta recuperao se deve expanso isentlpica do gs de carga. Sua aplicao tpica no condicionamento do gs natural, resfriamentos secundrios em outros processos ou em substituio ao Turbo-Expansor (TE) quando este apresenta alguma indisponibilidade.

You might also like