You are on page 1of 5

Dicas para o professor lidar com hiperativos - Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberao do som

maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela; - Faa com que a rotina na classe seja clara e previsvel, crianas com TDAH tm dificuldade de se ajustar a mudanas de rotina; - Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outro estmulos; - Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem; - No fale de costas, mantenha sempre o contato visual; - Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um s perodo; - Repita ordens e instrues; faa frases curtas e pea ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu; - Procure dar superviso adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reunies; - Permita movimento na sala de aula. Pea criana para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle; - Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes dirios ou semanais e pea aos responsveis que leiam as anotaes; - O aluno deve ter reforos positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso; - Crianas hiperativas produzem melhor em salas de aula pequenas. Um professor para cada oito alunos indicado; - Coloque a criana perto de colegas que no o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo; - Proporcione um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato fsico de maneira equilibrada e, se possvel, fazer os colegas tambm terem a mesma atitude; - Nunca provoque constrangimento ou menospreze o aluno; - Proporcione trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favorea oportunidades sociais. Grande parte das crianas com TDAH consegue melhores resultados acadmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos; - Adapte suas expectativas quanto criana, levando em considerao as deficincias e inabilidades decorrentes do TDAH. Por exemplo: se o aluno tem um tempo de ateno muito curto, no espere que se concentre em apenas uma tarefa durante todo o perodo da aula; - Proporcione exerccios de conscincia e treinamento dos hbitos

sociais da comunidade. Avaliao freqente sobre o impacto do comportamento da criana sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante. - Coloque limites claros e objetivos; tenha uma atitude disciplinar equilibrada e proporcione avaliao freqente, com sugestes concretas e que ajudem a desenvolver um comportamento adequado; - Desenvolva um repertrio de atividades fsicas para a turma toda, como exerccios de alongamento ou isomtricos; - Repare se a criana se isola durante situaes recreativas barulhentas. Isso pode ser um sinal de dificuldades: de coordenao ou audio, que exigem uma interveno adicional. - Desenvolva mtodos variados utilizando apelos sensoriais diferentes (som, viso, tato) para ser bem sucedido ao ensinar uma criana com TDAH. No entanto, quando as novas experincias envolvem uma mirade de sensaes (sons mltiplos, movimentos, emoes ou cores), esse aluno provavelmente precisar de tempo extra para completar sua tarefa. - No seja mrtir! Reconhea os limites da sua tolerncia e modifique o programa da criana com TDAH at o ponto de se sentir confortvel. O fato de fazer mais do que realmente quer fazer, traz ressentimento e frustrao. - Permanea em comunicao constante com o psiclogo ou orientador da escola. Ele a melhor ligao entre a escola, os pais e o mdico. DISCALCULIA De acordo com Johnson e Myklebust a criana com discalculia incapaz de: Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior; Conservar a quantidade: no compreendem que 1 quilo igual a quatro pacotes de 250 gramas. Seqenciar nmeros: o que vem antes do 11 e depois do 15 antecessor e sucessor. Classificar nmeros. Compreender os sinais +, - , , . Montar operaes. Entender os princpios de medida. Lembrar as seqncias dos passos para realizar as operaes matemticas. Estabelecer correspondncia um a um: no relaciona o nmero de alunos de uma sala quantidade de carteiras. Contar atravs dos cardinais e ordinais.

Os processos cognitivos envolvidos na discalculia so: 1. Dificuldade na memria de trabalho; 2. Dificuldade de memria em tarefas no-verbais; 3. Dificuldade na soletrao de no-palavras (tarefas de escrita); 4. No h problemas fonolgicos; 5. Dificuldade na memria de trabalho que implica contagem; 6. Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais; 7. Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-tteis.

Ajuda do professor: O aluno deve ter um atendimento individualizado por parte do professor que deve evitar: Ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais; Mostrar impacincia com a dificuldade expressada pela criana ou interromp-la vrias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala; Corrigir o aluno freqentemente diante da turma, para no o expor; Ignorar a criana em sua dificuldade.

Dicas para o professor: No force o aluno a fazer as lies quando estiver nervoso por no ter conseguido; Explique a ele suas dificuldades e diga que est ali para ajud-lo sempre que precisar; Proponha jogos na sala; No corrija as lies com canetas vermelhas ou lpis; Procure usar situaes concretas, nos problemas. Dislexia Caractersticas: - Confuso de letras, slabas ou palavras que se parecem graficamente: a-o, e-c, f-t, m-n, v-u. - Inverso de letras com grafia similar: b/p, d/p, d/q, b/q, b/d, n/u, a/e. - Inverses de slabas: em/me, sol/los, las/sal, par/pra. - Adies ou omisses de sons: casa L casaco, prato l pato.

- Ao ler pula linha ou volta para a anterior. - Soletrao defeituosa: l palavra por palavra, slaba por slaba, ou reconhece letras isoladamente sem poder ler. - Leitura lenta para a idade. - Ao ler, movem os lbios murmurando. - Freqentemente no conseguem orientar-se no espao sendo incapazes de distinguir direita de esquerda. Isso traz dificuldades para se orientarem com mapas, globos e o prprio ambiente. - Usa dedos para contar. - Possui dificuldades em lembrar se seqncias: letras do alfabeto, dias da semana, meses do ano, l as horas. - No consegue lembrar-se de fatos passados como horrios, datas, dirio escolar. - Alguns possuem dificuldades de lembrar objetos, nomes, sons, palavras ou mesmo letras. - Muitos conseguem copiar, mas na escrita espontnea como ditado e ou redaes mostra severas complicaes. - Afeta mais meninos que meninas. O tratamento deve ser realizado por um especialista ou algum que tenha noes de ajuda ao dislexo. Deve ser individual e freqente. Durante o tratamento deve-se usar material estimulante e interessante. - Ao usar jogos e brinquedos empregar preferencialmente os que contenham letras e palavras. - Reforar a aprendizagem visual com o uso de letras em alto relevo, com diferentes texturas e cores. interessante que ele percorra o contorno das letras com os dedos para que aprenda a diferenciar a forma da letra. - Deve-se iniciar por leituras muito simples com livros atrativos, aumentando gradativamente conforme seu ritmo. - No exigir que faa avaliao de outra lngua. Deve-se dar mais importncia na superao de sua dificuldade do que na aprendizagem de outra lngua. - O tratamento psicolgico no recomendado a no ser nos casos de graves complicaes emocionais. - Substituir o ensino atravs do mtodo global (j que no consegue perceber o todo), por um sistema mais fontico. - No estimule a competio com colegas nem exija que ele responda no mesmo tempo que os demais. - Oriente o aluno para que escreva em linhas alternadas, para que tanto ele quanto o professor possa entender o que escreveu e poder corrigilos.

- Quando a criana no estiver disposta a fazer a lio em um dia ou outro no a force. Procure outras alternativas mais atrativas para que ele se sinta estimulado. - Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou, porque errou e como evit-los. Mas ateno: no exagere nas inmeras correes, isso pode desmotiv-lo. Procure mostrar os erros mais relevantes. - Pea que os pais releiam o dirio de classe sem critic-los por no conseguir faz-lo, pois a criana pode esquecer o que foi pedido e/ou no conseguir ler as instrues. Disgrafia Carcatersticas: - Lentido na escrita. - Letra ilegvel. - Escrita desorganizada. - Traos irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves. - Desorganizao geral na folha por no possuir orientao espacial. - Desorganizao do texto, pois no observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este ltimo acontece, tende a amontoar letras na borda da folha. - Desorganizao das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omisso de letras, palavras, nmeros, formas distorcidas, movimentos contrrios escrita (um S ao invs do 5 por exemplo). - Desorganizao das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida. - O espao que d entre as linhas, palavras e letras so irregulares. - Liga as letras de forma inadequada e com espaamento irregular. O disgrfico no apresenta caractersticas isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.

You might also like