You are on page 1of 4

Delicadeza

A falta de compostura e as liberdades de linguagem tomaram o lugar da correco e da delicadeza, que ainda prevaleciam h algum tempo atrs. A mentalidade permissiva que tem vindo a instalar-se, a par de um falso conceito de liberdade, tem criado situaes de grave confuso, das quais os mais jovens so as principais vtimas.

As palavras cor-de-rosa e as palavras cinzentas


Um dia, sem se saber muito bem porqu, tudo aconteceu de repente: as palavras cor-de-rosa desapareceram do planeta. O que so palavras cor-de-rosa? So palavras delicadas, como Obrigado, Faa favor, Se no se importa, s to importante para mim. Palavras to doces que so como mel no corao. Seria obra do Mago Cinzento, que s gostava do salgado, do picante e do amargo? No Eram os homens que, v l saber-se porqu, preferiam as palavras picantes, amargas e salgadas. Naquela poca, existiam na Terra lojas de palavras cor-de-rosa e lojas de palavras cinzentas. Os vendedores de palavras cor-de-rosa vendiam Amo-te, Penso em ti, Muito Obrigado, Se faz favor Os vendedores de palavras cinzentas vendiam sobretudo Cabea de alho chocho, No me chateies, Cala o bico A princpio, comprava-se muito mais palavras cor-de-rosa do que palavras cinzentas. Os vendedores de palavras cor-de-rosa faziam bons negcios, e um perfume doce envolvia a Terra. Os vendedores de palavras cinzentas passavam os dias espera, porque s tinham clientes uma ou duas vezes por ano, por alturas de grandes zangas. No entanto, um dia, os homens puseram-se estranhamente a comprar palavras cinzentas. Havia uma crise de emprego, uma greve de coraes. Os patres compravam muitos V pregar a outra freguesia, Est bem arranjado, homem, Obrigado pelos seus servios mas est despedido. Havia guerras entre famlias, divrcios, casais que j no se entendiam. Invejas entre irmos, zangas Comprava-se vrios J no gosto de ti, Acabou tudo. Nas lojas de palavras cor-derosa, muitos Obrigado, Por favor, Gosto de ti, ficavam por vender. Para o diabo com as palavras doces diziam os homens. So caras e no trazem nenhum benefcio. Os vendedores de palavras cor-de-rosa, desolados, j no sabiam onde as armazenar. As lojas cor-de-rosa fechavam umas atrs das outras. Passa-se, Fechado por morte do proprietrio, Liquidao total, Quinze palavras cor-de-rosa pelo preo de uma. Mas, mesmo a preos mdicos, elas no atraam ningum. As lojas de

palavras cinzentas, essas sim, prosperavam. Porque, e isso bem conhecido, as palavras feias so contagiosas. Se no recreio te lembrares de lanar uma, recebers dez em troca! Abriram-se mesmo lojas especializadas em palavras feias, risos grosseiros, insultos horrveis. E os vendedores cinzentos trabalhavam dia e noite para descobrirem jias raras, as palavras mais horrveis e mais maldosas! Como receavam ficar sem provises, como costuma acontecer em tempo de guerra, as pessoas comearam a fazer conservas de palavras cinzentas. Congelaram-nas s dzias, empilharam-nas nos armrios da cozinha, nos guardafatos, debaixo das camas. E, upa, ao menor atrito, ao mais pequeno gracejo, mais insignificante discusso, ia-se reserva: Cala o bico, Vai ver se chove, s um atraso de vida, gordefas, e assim por adiante! Os aniversrios tinham lugar no meio dos piores insultos. Cantarolava-se Infeliz aniversrio, infeliz aniversrio, lanando-se uma bomba de palavras feias no meio da festa. Entre os adultos, para se festejar a passagem do ano, comia-se as passas e bebia-se sumo de pegas pretas, no meio de gracejos do gnero: Desejo-te um ano pssimo e, principalmente, muito pouca sade! E, quando se abriam as prendas, era um concerto de gemidos: Que feio! Como que tiveste uma ideia to m? , de facto, o presente que eu menos queria receber! Antes das aulas, as crianas corriam para as lojas cinzentas e enchiam os bolsos de palavras feias para a hora do recreio. Antes das frias, os adultos tambm l iam, para encherem as malas de palavras cinzentas, de piadas estpidas, que atiravam pela janela na auto- estrada, entre as sandes e o caf, durante os engarrafamentos: aselha, vai mas plantar batatas! face da Terra, a atmosfera era glacial. O Sol, que tem medo das grosserias e dos arraiais de pancada, recusava-se agora a brilhar. Lembrava-se de outros tempos, em que era acolhido de braos abertos: Est bom tempo! Que maravilha! Obrigado, amigo Sol Oh, meu Deus, como gosto do Sol Em vez disso, ouvia-se agora: Que calor horrvel! Bolas! Kkalr! Ento as nuvens invadiram o cu, e a terra mergulhou num perodo glacial. Toda a gente tinha frio. As pessoas recusavam-se a despir-se, j no faziam festas umas s outras, j no nasciam bebs. A Terra estava to triste, sem flores nem palavras cor-de-rosa!

No entanto, algures no mundo, um rapazinho no queria habituar-se s palavras cinzentas. Talvez por, no seu bolso, ter ficado uma palavra cor-de-rosa meio gelada. Eu, dizia Pedro, no quero um mundo onde mais ningum canta; onde no se diz bom dia, nem obrigado, onde h sempre tanto frio. Vou ver se encontro o Sol. O rapazinho caminhou durante muito tempo, escalou colinas geladas, pequenas e grandes montanhas, vulces extintos. Por fim, ao cabo de meses e meses de rdua caminhada, chegou exausto e transido casa das nuvens. Toc, toc bateu. Venho procura do Sol. Oh, oh! exclamou a nuvem-chefe, que se tinha apoderado do cu cinzento. Olhem s para isto Um fedelho ridculo que vem procura do senhor Sol! O Sol no aparece a ningum! Desde que as palavras cinzentas tomaram o poder, somos ns, as nuvens pardacentas, que somos os chefes. Dito isto, virou as costas e fechou-lhe a porta na cara. O rapazinho sentou-se, confuso. Como responder? No trazia no bolso uma nica palavra cinzenta. Ento, comeou a chorar. A nuvem olhou para ele surpreendida: j h muito tempo que no via ningum chorar! Naquele universo glacial, todos os olhos estavam gelados, todos os coraes estavam frios. Pra com isso imediatamente! gemeu a nuvem. Se no, vou fazer cair um aguaceiro. (Porque as nuvens tm habitualmente a lgrima ao canto do olho.) Finalmente comovida, tomou, l no ntimo, a deciso de o ajudar. Olha disse-lhe. Aquela bolinha amarela ali em baixo o Sol. Pedro abriu os olhos e viu de facto uma bola de bilhar perdida na imensido do azul: era o Sol, que estava a desaparecer por causa dos maus-tratos. J no limite das foras, o rapazinho caminhou em direco da pequena bola amarela. Bom dia cumprimentou. Vim buscar-te. Tudo se tornou cinzento na Terra. Temos frio, sentimo-nos mal. Nunca nos rimos, nunca dizemos palavras delicadas. Tens de voltar. E o Sol e o rapazinho comearam ambos a suspirar, pensando naquela poca cor-de-rosa. Tens de voltar insistiu Pedro. Vou, a ttulo de experincia resmungou o Sol. Mas atira primeiro para a Terra estas palavras cor-de-rosa. Assim, o meu regresso ser mais agradvel.

O Sol deu ao menino um conjunto de palavras cor-de-rosa: Por favor, simptico da tua parte, Muito obrigado, Gosto muito de ti, Amor da minha vida, Se no se importa, etc. O rapazinho meteu-as nos bolsos, na boca, no bon, nas meias, em todo o lado. Todas as que ele conseguisse levar. Regressou Terra e distribuiu-as ao acaso. De repente, nos engarrafamentos, as pessoas comearam a desdobrar os papelinhos cor-de-rosa: Faz favor de passar, Que tempo to bonito, no acha?, Pode ir minha frente, no tenho pressa nenhuma Nos recreios, comearam a ouvir-se novamente risos simpticos e palavras como s o meu melhor amigo, Claro que podes entrar no jogo Em casa, as crianas voltaram a usar palavras cor-de-rosa: Obrigada, mam, Por favor, Desculpa, no fiz de propsito Nos aniversrios, cantava-se alegremente e, nas festas da passagem do ano, formulava-se votos de felicidade e de sade. O Sol voltou a brilhar e a deitar-se todas as noites na sua nuvem cor-de-rosa. E, juro-te, os vendedores de palavras cor-de-rosa comearam a fazer fortuna! Abriram-se mesmo outras lojas especializadas em sorrisos, em suspiros de satisfao, em delicadeza, em cortesia, em civismo Foi como mel no corao. Quanto s palavras cinzentas, decidiram, diante de tanta felicidade, desarvorar com quantas patas cinzentas e peludas tinham. E, quando alguma se lembrava de vir meter o nariz, garanto-vos que no ficava por muito tempo.

Sophie Carquain Petites histoires pour devenir grand

You might also like