You are on page 1of 6

ANO XXII - N.

1326 (cor branca ou dourada) - A NO B - 15/04/2012

2 DOMINGO DA PSCOA
A COMUNIDADE DE AMOR BROTA DA F EM JESUS CRISTO RESSUSCITADO
Festa da Misericrdia Divina

Preparar de forma festiva o ambiente, dando destaque ao Crio Pascal e a pia batismal, com flores brancas ou amareladas. Crianas com vestes brancas e /ou douradas acolhem alegremente as pessoas que chegam, entregando um cartozinho com a mensagem: A paz de Cristo Ressuscitado esteja com voc e sua famlia. Antes de iniciar a celebrao, cantar de forma orante o refro meditativo.

1 - Jesus Cristo, nossa Pscoa ressuscitou e hoje vive. Celebremos, pois, a sua festa, na alegria da fraternidade. Jesus Cristo est vivo entre ns, aleluia, aleluia! (bis) 01. ACOLHIDA Animador(a) - Aleluia! Aleluia! Irmos e irms! Sejam todos bem-vindos! Hoje o Domingo da Divina Misericrdia institudo por Joo Paulo II. Damos graas ao Pai por seu eterno amor por ns sempre disposto a nos perdoar, quando o nosso corao arrependido volta-se para Ele como fez Tom, proclamando sua f: Meu Senhor e meu Deus. Animador(a) - Nesta celebrao, estamos em comunho com todos os romeiros de nossa diocese que participam da Romaria ao Convento da Penha, prestando homenagens padroeira do nosso Estado. Felizes por pertencermos famlia dos que creem na ressurreio do Senhor Jesus, cantemos.
Procisso de entrada: crucifixo, Crio Pascal, Lecionrio (ou Bblia), leitores, ministros e presidente.

02. CANTO INICIAL Na verdade, o Cristo ressuscitou, aleluia! A Ele o poder e a glria pelos sculos eternos! 1 - Senhor, vs me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto. 2 - Percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos so todos conhecidos. 3 - Esta verdade por demais maravilhosa, to sublime que no posso compreend-la. Presidente - Cheios de alegria pascal, reunidos como os primeiros discpulos do Mestre, faamos o sinal que nos identifica como cristos. Em nome do Pai...

Presidente - A graa e a paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, nosso Salvador, e a fora do Esprito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus... 03. DEUS NOS PERDOA Presidente - Pela f recebida no nosso batismo podemos acolher o dom que Deus nos d por meio de Jesus: a vida eterna. Para acolhermos esse dom, preciso nos reconciliar com Deus e com os irmos. (pausa) Arrependidos, peamos perdo, cantando. 1 - Perdo, Senhor, tantos erros cometi. Perdo Senhor, tantas vezes me omiti. Perdo Senhor, pelos males que causei, pelas coisas que falei, pelo irmo que eu julguei. (bis) Piedade, Senhor, tem piedade Senhor. Meu pecado vem lavar com teu amor. Piedade, Senhor, tem piedade Senhor. E liberta minha alma para o amor. 2 - Perdo Senhor, porque sou to pecador. Perdo Senhor, sou pequeno e sem valor. Mas mesmo assim Tu me amas, quero ento, te entregar meu corao, suplicar o teu perdo. (bis) Presidente - Deus, Pai amoroso, tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna. Amm. - Senhor, tende piedade de ns. Senhor... - Cristo, tende piedade de ns. Cristo... - Senhor, tende piedade de ns. Senhor... 04. ORAO Presidente - Deus de bondade, que nas celebraes pascais reanimais o vosso povo, fazei crescer em ns a f que nos destes, para que possamos viver plenamente o batismo que nos purificou e o Esprito que nos fez renascer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Amm.

Enquanto a assembleia senta-se, sem nenhum comentrio faz-se um momento de silncio e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.

05. LEITURA DOS ATOS DOS APSTOLOS (4, 32-35) 06. SALMO RESPONSORIAL (117)
Ateno: o Salmo Responsorial deve ser cantado ou proclamado do Lecionrio Dominical.

Dai graas ao Senhor, porque ele bom; eterna a sua misericrdia! (bis) 07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SO JOO (5, 1-6) 08. CANTO DE ACLAMAO Aleluia! Alegria minha gente! Aleluia, aleluia! (bis) 1 - O Senhor ressuscitou, minha gente! Ele est vivo em nosso meio, aleluia! 09. PROCLAMAO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SO JOO (20, 19-31) 10. PARTILHA DA PALAVRA

11. PROFISSO DE F Presidente - Bem-aventurados os que creram sem terem visto. Confirmemos nossa f, rezando. Creio em Deus Pai... 12. PRECES DA COMUNIDADE Presidente - Unidos em um s corao e em uma s alma, apresentemos a Deus nossos pedidos, dizendo: Meu Senhor e meu Deus, atendei-nos! - Senhor, iluminai vossa Igreja para que seja sinal visvel do Ressuscitado na vivncia do perdo, da partilha, da unio, da luta pela justia e pela paz. Ns vos pedimos. - Senhor, fortalecei nossas famlias para que, encorajadas pelo vosso Esprito Santo, possam crer na Boa Notcia do Evangelho e dar testemunho da ressurreio do vosso Filho Jesus. Ns vos pedimos. - Senhor, olhai todas as pessoas que esto participando da 21 Romaria Diocesana ao Convento da Penha, a Parquia de Honrio Fraga e todas as comunidades que celebram sua padroeira, para que, como Maria, sejam servos fiis do vosso projeto de amor. Ns vos pedimos. Presidente - Rezemos juntos a orao em preparao a 8 Assembleia Diocesana. Divino Esprito Santo, Jesus em unio com o Pai nos garantiu vossa presena renovadora no meio de ns. Vinde e aquecei nossos coraes com o fogo do vosso Amor, a fim de que nos empenhemos com renovado ardor nos trabalhos da 8 Assembleia Diocesana de Pastoral. Ajudai-nos com vossa luz a encontrar caminhos que motivem crianas, jovens e adultos a empenharem suas vidas na construo do Reino querido e manifestado em Jesus. Queremos ser uma Igreja de braos abertos, acolhedora, proftica, corajosa e comprometida com os mais pobres. Maria, que invocamos como Nossa Senhora da Sade, smbolo maior de abertura vossa ao criadora, nos ensine a deixar-nos plasmar pela ao de Deus tornando nossa Igreja Particular de Colatina um sinal luminoso de esperana, justia e paz. Amm.
Dom Dcio Sossai Zandonade Bispo Diocesano de Colatina

13. APRESENTAO DOS DONS Animador(a) - Jesus se apresenta aos discpulos e deseja que a paz esteja com eles e os envia em misso. Da mesma forma, quando nos reunimos em comunidade, Ele se manifesta em nosso meio e tambm nos envia a testemunhar o seu amor. Apresentemos ao altar do Senhor a nossa disposio de assim como Tom e sua comunidade reunida num s corao, testemunharmos nossa f na ressurreio de Cristo, pela unidade, vivendo o amor, a partilha e a fidelidade Palavra de Deus.
A equipe de celebrao prepara com antecedncia um cartaz com fotos ampliadas da comunidade reunida ou outros grupos que promovem o bem comum. Uma pessoa ergue-o diante do altar enquanto se canta.

Pai somos ns o povo eleito, que Cristo veio reunir (bis). 1 - Pr construir um mundo novo, aleluia! O Senhor no enviou, aleluia! 14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebrao da Palavra)

1 - Bendito sejas, Rei da glria! Ressuscitado Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas. V com bons olhos nossas humildes ofertas, tudo que temos, seja pra Ti, Senhor! 2 - Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas! 3 - Irmos da terra, irmos do cu, juntos cantemos glria ao Senhor. Aqui trazemos as nossas ofertas.

(Onde houver Celebrao Eucarstica)

1 - Em procisso vo o po e o vinho acompanhados de nossa devoo pois simbolizam aquilo que ofertamos: nossa vida e o nosso corao. Ao celebrar nossa Pscoa e a vos trazer nossa oferta, fazei de ns, Deus de amor, imitadores do Redentor! 2 - A nossa Igreja, que Me, deseja que a conscincia do gesto de ofertar se atualize durante toda a vida, como o Cristo se imola sobre o altar. 3 - O po e o vinho sero em breve o Corpo e Sangue do Cristo Salvador. Tal alimento nos une num s corpo, para a glria de Deus e seu louvor. 15. MOMENTO DE LOUVOR
Este canto para onde houver Celebrao da Palavra.

Presidente - A comunidade assdua na escuta da Palavra e na orao, consciente das maravilhas realizadas pelo Pai, eleva hinos de ao de graas, pois o Senhor, bom, eterna a sua misericrdia. Glria ao Pai e glria ao Filho, ao Esprito que vem agora e para sempre, pelos sculos. Amm. (bis) 1 - Louvor ao Pai que nos amou na eternidade e nos chamou para vivermos como irmos. O seu Esprito nos fez comuni-dade, uniu a todos numa santa comunho. 2 - Louvor ao Pai que deu ao mundo o Filho amado para trazer a todos ns a salvao. O seu Esprito arrancou nosso pe-cado, nos envolveu em sua santificao. 3 - Louvor ao Pai que nos mandou o Esprito Santo com sua luz nosso caminho iluminar. Sua energia que nos cobre qual um manto consegue sempre nossas vidas transformar.

16. PAI NOSSO Presidente - Numa profunda e viva adeso a Cristo, vamos dar as mos e rezar como Ele nos ensinou. Pai Nosso... 17. ABRAO DA PAZ Animador(a) - Jesus se apresenta comunidade dos discpulos reunida e deseja que a paz esteja com eles. A exemplo de Jesus, saudemo-nos na paz do Cristo Ressuscitado. (canto escolha) 18. CANTO DE COMUNHO (se houver) 1 - Na comunho recebemos teu Corpo e Sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. So nossa fora na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glria ao Deus imortal. Senhor Jesus, Senhor Jesus, Deus vivo e vencedor! 2 - Entre as angstias da vida no cairemos jamais, pois tua fora nos leva a caminhar sempre mais. Na comunho nos deixastes fora e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar. 3 - Ao comungar caminhamos para o altar com o irmo. O teu amor nos atrai, centro da nossa unio. Em cada esforo que pedes, vamos sentir tua mo, vamos sentir que nos ds fora de ressurreio. 19. ORAO Presidente - Deus Santo e glorioso, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunho) e animados pela profisso de f de Tom, queremos caminhar na fidelidade ao Cristo Ressuscitado, para que possamos construir a paz e merecer as alegrias da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amm.

20. NOTCIAS E AVISOS 21. BNO Presidente - O Deus que, pela ressurreio do seu Filho nico, vos deu a graa da redeno e vos adotou como filhos e filhas vos conceda a alegria de sua bno. Amm. - Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graa, a herana eterna. Amm. - E, vivendo agora retamente, possais no cu unir-vos a Deus, para o qual, pela f, j ressuscitastes no batismo. Amm. -Abenoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Esprito Santo. Amm. - Cheios de alegria pascal, ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Graas a Deus. 22. CANTO FINAL O ressuscitado vive entre ns. Amm, aleluia. 1 - No temais, irmos, eu estive morto, mas agora vivo, vivo para sempre! 2 - No temais, irmos, paz convosco seja, vs sereis felizes, crendo sem ter visto.

PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA A experincia de amor da comunidade de f no Senhor Ressuscitado manifesta-se no esprito de comunho fraterna e na partilha dos bens. Ningum considerava propriedade particular as coisas que possua, mas tudo era posto em comum. Alm disso, entre eles ningum passava necessidade. O encontro com o Ressuscitado requer acabar com as prticas egostas e concentradoras, que geram a excluso, a fome e todo tipo de necessidades. A comunidade, alicerada no amor fraterno e na partilha dos bens, constitui-se em testemunho palpvel da presena do Ressuscitado entre os seus discpulos ao longo dos tempos. Joo sublinha que, pela f em Cristo, os batizados tornam-se filhos de Deus e, portanto, irmos uns dos outros. No se pode querer amar a Deus, sem amar aqueles de quem Ele Pai. O sinal que atesta a caridade fraterna (o amor aos irmos) a observncia dos mandamentos de Deus. Na comunidade de f, o amor que perdura e vence toda provao aquele de quem est unido a Deus. A quem cumpre a vontade de Deus, o Esprito o levar ao conhecimento de toda a verdade sobre Jesus, morto e ressuscitado. Neste segundo domingo da Pscoa temos bem caracterizada a espiritualidade pascal: Jesus d-se a conhecer. Ele aparece ressuscitado na comunidade reunida, mostra os sinais de seu amor e transmite sua paz e a fora do seu Esprito. Como o Pai o enviou, agora Ele envia os seus discpulos para serem ministros da paz e do perdo. junto comunidade reunida que Jesus se manifesta. O encontro ao qual Joo se refere aquele que acontece a cada oito dias, no dia do Senhor, em que a comunidade crist convocada para fazer memria do ressuscitado. Tom no se encontrava na comunidade quando Jesus apareceu, por isso no o reconheceu. Como Tom, todas as pessoas necessitam de sinais do amor de Deus para que possam acreditar. Estes sinais realizam-se na vida da comunidade que partilha seus bens e os pe em comum. Quem, como Tom, no est presente nos encontros da comunidade, no pode fazer a experincia do Ressuscitado, no pode ouvir a sua saudao e a sua Palavra, no pode receber a sua paz, o seu perdo e o seu Esprito. Quando participamos da comunidade, porm, nos fortalecemos com a presena de Jesus Ressuscitado e nos tornamos missionrios do Reino que Ele veio nos trazer. Este Reino de vida que Cristo nos trouxe incompatvel com as situaes desumanas de muitos de nossos irmos, que vivem na misria e dor. Se pretendemos fechar os olhos diante dessas realidades, no somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte. Estamos vivenciando nossa f em nosso meio? De que maneira?

LEITURAS DA SEMANA 2 feira: At 4,23-31; Sl 2; Jo 3,1-8 3 feira: At 4,32-37; Sl 92; Jo 3,7b-15 4 feira: At 5,17-26; Sl 33; Jo 3,16-21 5 feira: At 5,27-33; Sl 33; Jo 3,31-36 6 feira: At 5,34-42; Sl 26; Jo 6,1-15 Sbado: At 6,1-7; Sl 32; Jo 6,16-21 Domingo: At 3,13-15.17-19; Sl 4; 1Jo 2,1-5a; Lc 24,35-48

You might also like