You are on page 1of 4

EMPRESRIO - De acordo com o cdigo civil brasileiro, empresrio todo aquele que exerce profissionalmente atividade econmica organizada

a para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Comerciante - necessria a presena de trs fatores para tal caracterizao: 1. Intermediao 2. Habitualidade (fazendo isto frequentemente) 3. Vontade de obter lucro (tendo ou no, isto no desnatura a sua atividade) Proibio de se tornarem Comerciantes Individuais os militares; os magistrados; os mdicos, atravs das farmcias, drogarias e laboratrios farmacuticos; os funcionrios pblicos; os falidos, enquanto no forem legalmente reabilitados; os auxiliares do comrcio os proibidos legalmente absolutamente incapazes loucos de todo o gnero, surdos e mudos que no conseguem se expressar, os ausentes declarados judicialmente e os menores de 16 anos relativamente incapazes prdigos, maiores de 16 e menores de 21 anos e os silvcolas EMPRESA a atividade econmica explorada pelo empresrio, constituda pela produo e circulao de bens e servios para o mercado. O termo empresa concebido na acepo de exerccio de atividade. Atividade nada mais que o complexo de atos que compem a vida empresarial. A empresa pode ser exercida pelo empresrio Individual (pessoal natural) ou pela sociedade empresarial (pessoa jurdica). ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL a representao patrimonial do empresrio ou da sociedade empresria, englobando apenas elementos do sue ativo, incluindo bens materiais e imateriais. Art. 1.142 CCB/2002.

REGISTRO DAS EMPRESAS - regulado pela Lei 8.934/94 e pelo Decreto 1.800/96 NO OBRIGATRIO Registro de empresas compreende o SINREM (Sistema Nacional de Registro de Empresas mercantis),o qual composto dos seguintes rgos: a. O DNRC - Departamento Nacional de Registro de Comrcio subordinado ao MICT, com funo de supervisionar, fiscalizar e corrigir as Juntas Comerciais; b. Juntas Comerciais, rgos da administrao estadual com funo executiva que inscrevem e registram os comerciantes, nomeiam tradutores pblicos e intrpretes comerciais.

Atos compreendidos pelas Juntas compreende:

8934/94, o registro

a) A MATRCULA E SEU CANCELAMENTO: dos leiloeiros, tradutores pblicos, intrpretes comerciais, trapicheiros e administradores; de armazns gerais. b) O ARQUIVAMENTO: Dos documentos relativos constituio, alterao, dissoluo e extino de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas; De atos ou documentos que, por determinao legal, sejam atribudos ao registro pblico de empresas mercantis e atividades afins ou daqueles que possam interessar ao empresrio e s empresas mercantis. c) A AUTENTICAO: dos instrumentos de escriturao das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comrcio, na forma da lei.

Escriturao Mercantil e Suas Funes LIVROS DE ESCRITURAO: Os livros podem ser OBRIGATRIOS (Livro Dirio; Registro de Duplicatas, se o comerciante as emitir; Registro de Empregados; Livro de Registro de Inventrio; Registro de Compras ou Entradas de Mercadorias) ou FACULTATIVOS (Livro copiador de Cartas; Razo) REQUISITOS: Requisitos intrnsecos (relativos tcnica contbil: contnua, cronolgica e exata; expressos no idioma e moeda nacional e corrente; ausncia de borres ou rasuras, bem como, de espaos em branco ou entrelinhas). Extrnsecos (segurana: Termo abertura/encerramento; Pginas numeradas, seladas e rubricadas por membros da Junta Comercial; Autenticao na junta comercial e Encadernao). Exibio dos livros Fora probante dos livros fiscais: Os livros fazem plena prova, quando revestidos das formalidades legais intrnsecas e extrnsecas e em harmonia uns com os outros. A exibio pode ser: TOTAL (no a regra a exibio total dos livros) e Parcial (o livro submetido a um escrivo para que ele transcreva o teor do livro em especfico) A Irregularidade dos Livros: Como conseqncias da irregularidade dos livros temos: - na rbita civil: a) impedimento de promoo de ao para verificao de contas e pedido de falncia do devedor; b) proibio do uso dos livros como prova a seu favor; c) impedimento de pedir concordata e d) presuno de verdade dos fatos alegados pelo requerente sobre circunstncias que os livros fariam provas na rbita penal: Fraudulenta a Falncia -> crime falimentar.

Tipos de Balano Balano Ordinrio: um dever obrigatrio. Balano Especial: um balano atualizador, vai ser extrado to somente para atualizar o anterior feito, geralmente intermedeia o ordinrio at a data que se deseja. Balano por determinao: Balano feito para atender circunstncias da vida de um scio verificando haveres. (Ex.: Em casos de morte ou sada de um scio aconselhvel tambm na entrada de um novo scio)

You might also like