You are on page 1of 2

A origem da oliveira

A origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta Era Terciria - antes do nascimento do homem - e situa-se na sia Menor, talvez na Sria ou Palestina tendo sido encontrados em todo o Mediterrneo folhas de oliveira fossilizadas, datadas do Paleoltico e do Neoltico. Pensase que a Olea Europaea resultou de um cruzamento de vrias espcies. trs mil anos antes de Cristo j a oliveira era cultivada em todo o crescente frtil. Tero sido os Gregos os responsveis pela sua disperso na Europa mediterrnica. Mais tarde, nas expedies martimas, os portugueses e os espanhis transportaram a oliveira para a Amrica.

E a dieta mediterrnica

O Azeite

O azeite e a sade
Para alm dos seus benefcios na rea da beleza, o azeite possui caractersticas que ajudam diminuir o risco de enfarte do msculo cardaco, ajuda a combater os diabetes, auxilia a digesto, evita a formao de clculos (pedras) e tem efeito preventivo nalguns tipos de cancro.

O que o azeite?
O Azeite uma gordura essencialmente monoinsaturada, rica em vitamina E e outros antioxidantes naturais, sintetizada naturalmente nas azeitonas como substncia de reserva, contribuindo para assegurar a multiplicao da espcie. extrado da azeitona unicamente por processos mecnicos e fsicos que em condies, essencialmente trmicas, que no produzem a sua alterao.

O azeite na cozinha
O azeite d sabor, aroma e cor, integra os alimentos, personaliza e identifica um prato. Suporta muito bem temperaturas elevadas, no se alterando ao contrario de outras gorduras, o que permite todas as formas de cozinhar. Forma uma crosta na superfcie dos alimentos fritos, impedindo a penetrao do azeite no interior dos mesmos. Com azeite obtm-se fritos mais secos e apetecveis. Os azeites virgem extra tm sabor mais suave e por isso so ideais para temperar, usar em doarias e sobremesas. Os azeites de sabor intenso so mais apropriados para intensificar o sabor dos pratos de bacalhau, caldeiradas, escabeches, aordas, etc,

Como se produz o azeite?


O mtodo de fabrico do azeite inclui uma srie de etapas que vo desde a apanha das azeitonas ate ao seu armazenamento, passando por uma srie de processos que permitem a sua obteno e asseguram a sua qualidade.

Caractersticas da oliveira
A Oliveira uma rvore de porte mdio, muito resistente, com razes que atingem os 6 metros, sendo conhecidas cerca de 400 espcies. Tem crescimento lento e normalmente s entra em produo a partir do quinto ano

A qualidade do azeite
A Qualidade do Azeite vai ser determinada pela regio, a variedade e o grau de maturao das azeitonas, o estado sanitrio dos frutos, o processo de extraco, o modo de conservao e a idade do azeite.

O azeite e a actualidade
Utilizado desde tempos imemoriais como ingrediente culinrio, o Azeite foi actualmente "redescoberto", tendo-se convertido num dos pilares da cozinha moderna e saudvel.

O azeite biolgico
O azeite pode tambm ser produzido por processos biolgicos, embora em menores quantidades e a preos mais elevados.

Classificao dos azeites


Consoante as caractersticas apresentadas pelo azeite (pontuao organolptica, acidez livre e aplicao), pode ser classificado em diversos tipos de azeite: azeite virgem extra que pode ser classificado em azeite virgem, azeite corrente e azeite lampante; e ainda azeite refinado e apenas e s azeite, quando refinado e enriquecido com azeite virgem.

O azeite em Portugal
O Azeite sempre esteve presente nos recantos da vida diria dos portugueses: na candeia do pobre e no candelabro do rico, na mesa frugal do campons e nos solenes templos de velhos cultos.

Como conservar o azeite


O Azeite deve guardar-se em recipientes de vidro, de preferncia escuros, ou em recipientes de folha de flandres ou de ao inox. Deve manter-se em local fresco, sem luz e longe de produtos com cheiros intensos para evitar que os absorva.

Conserve bem o seu azeite!

You might also like