You are on page 1of 11

1 - INTRODUO

Atualmente a olericultura realizada em propriedades de diversos tamanhos, localizadas tanto nas proximidades dos grandes centros urbanos quanto no interior. Entretanto, estima-se que, em mdia, 60% das propriedades possuem reas menores de 20 ha, com exploraes tpicas de agricultura familiar (80%) (MORGADO, 2009). No Brasil, dados relatam que a olericultura vem crescendo gradativamente, estima-se que a produo atual de hortalias no Brasil seja superior a 11 milhes de toneladas com um valor aproximado de 2,5 bilhes de dlares (NASCIMENTO, 2009). Segundo LOPES et al., (2007), um dos componentes mais importantes para o desenvolvimento da agricultura, principalmente no que diz respeito produtividade agrcola, sem esquecer os outros fatores de produo, foi pesquisa em fertilidade do solo e as inovaes na agricultura brasileira. Segundo dados da FAO, cada tonelada de fertilizante mineral aplicado em um hectare, equivale produo de quatro novos hectares sem adubao. , portanto, indissocivel a estreita relao entre fertilidade do solo e produtividade agrcola, porm de acordo com Souza et al., (2006), o processo de modernizao da agricultura, ocorrido principalmente a partir do anos 50, desvalorizou os processos naturais e biolgicos e priorizou a auto-mecnica, os adubos minerais e os agrotxicos. Este pacote tecnolgico elevou sobremaneira a produtividade das culturas, porem, gerou incontveis problemas ambientais. Tomate, alface, cenoura, cebola, pimentes, pepinos, abboras e tantas outras hortalias compem o prato dos brasileiros. Mesmo assim, o consumo ainda muito baixo: estima-se 30 kg por pessoa por ano contra mais de 100 kg por pessoa por ano na Europa e sia. O baixo consumo tem reflexos na sade. Muitas doenas poderiam ser evitadas consumindo as diferentes vitaminas, sais minerais e outros nutrientes expressos por meio das suas mais variadas cores (SENTIR BEM, 2009). Atualmente, o mercado est cada vez mais exigente quanto qualidade das hortalias, tanto no aspecto visual, sabor, fitossanitrio, como no aspecto nutracutico (qualquer substncia considerada alimento ou parte de alimento que propicie benefcios mdicos ou para a sade, incluindo a preveno ou tratamento de doenas (EMBRAPA, 2007)). O cultivo orgnico associado ao cultivo protegido com tecnologias que permitam a padronizao da produo uma alternativa vivel e em expanso no segmento. Alm do cultivo orgnico, o produtor pode agregar valor ao seu produto atravs do uso de marca prpria, do processamento das hortalias (hortalias minimamente processadas, em conserva, entre 1

outras) e atravs de embalagens atrativas que mantenham, por mais tempo, a vida de prateleira das hortalias (MELLO, 2010). O estgio supervisionado realizado no perodo de 11 de janeiro a 05 de fevereiro de 2010 no Instituto Federal Goiano-Campus Ceres. Com objetivo de aprimorar os conhecimentos prticos e tericos, sobre o cultivo de olercolas. Assim, pode-se acompanhar, analisar e executar vrias atividades tais como: semeadura, transplante de mudas, adubao de cobertura, capina manual, arranquio, irrigao, reparo do viveiro e de mangueiras. O Instituto conta com um sistema de produo para fins didticos com horta escolar ou institucional, alm de utilizar as hortalias para consumo interno.

2 CARACTERIZAO DO SISTEMA OPERACIONAL DA EMPRESA

O estgio foi realizado no setor de olericultura do Instituto Federal Goiano-Campus Ceres, caixa postal 51, localizado na rodovia GO 154 km 03, zona rural, Ceres-GO. O Instituto conta com um funcionrio que trabalha diariamente no setor, o Sr Edmilson A. de Almeida, que foi tambm o supervisor do estgio. E possui uma rea de 2 hectares com objetivo de produo de hortalias para fins didticos e para serem fornecidas no refeitrio do Instituto. O Instituto com um sistema de nvel elevado de tecnologia, servindo como referncia para os produtores da regio. Conta ainda com todas as ferramentas necessria para a realizao das prticas exigidas dentro do setor. Foram fornecidas timas condies de trabalho, porm com exigncia de eficincia, sendo de cargas de 8 h dirias, com intervalos para as refeies, e um tratamento de respeito e confiana com o prximo.

2.1 Adaptaes a Empresa

No primeiro dia o supervisor explicou sobre algumas caractersticas e mtodos bsicos para uma boa execuo das tarefas, os quais eram fundamentais para realizao do estgio. Foi mostrada boa parte das ferramentas existentes dentro do setor e as suas respectivas finalidades e tambm indicou os cuidados que se deveriam ter com as mesmas para evitar possveis acidentes, apontou ainda toda a rea e como funcionava o sistema de realizao de atividades dentro do setor. Esse detalhe foi muito importante, pois assim quando solicita-se pelo supervisor a execuo uma certa tarefa, seria possvel ter total confiana quanto o que fazer.

2.2 Anlise do Ambiente de Trabalho

O Instituto proporcionou timas condies para que se tivesse um bom grau de aproveitamento tanto terico quanto prtico. Alguns problemas eventuais foram resolvidos de maneira calma e pacfica, sem muitos transtornos. Sendo ainda que relacionamento dirio com o supervisor e estagirios resultou em um ambiente de trabalho de qualidade admirvel.

3 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1 Culturas

O numero de culturas cultivadas foi relativamente pequeno, priorizando o cultivo das culturas da alface, cebolinha e repolho. No foi possvel acompanhar todo ciclo das culturas devido ao tempo de durao do estgio.

3.1.1 Alface

A alface ( Lactuca sativa L) pertence famlia Asteraceae. uma das hortalias folhosas de maior importncia comercial e maior consumo em todo o mundo, sendo consumida na forma de saladas. A especializao crescente do cultivo de alface tem determinado a ampliao da escala de produo. Com o consumo tambm crescente, decorrente da modernizao do setor de distribuio e da grande opo de cultivares, exigi-se do produtor qualidade, diversidade de tipos e, principalmente, regularidade de produo, particularmente no vero, quando a demanda maior (SEDIYAMA et al, 2007). A cultivar utilizada foi Lucy Brown, que do tipo americana ( repolhuda), possuindo colorao da folha verde escura.

3.1.2 Cebolinha

A cebolinha (Allium fistulosum) uma planta de consistncia herbcea, aparentada com a cebola (Allium cepa). A cebolinha largamente utilizada na cozinha oriental, agregando sabor em legumes fritos, saladas e sopas. Multiplica-se por sementes e por diviso das touceiras (JARDINEIRO. net, 2007). Aps o arranquio das mudas as plantas me tiveram seus bulbilhos, divididos para que se tivesse um nmero grande de mudas.

3.1.3 Repolho

Quando o estgio se iniciou j havia no setor algumas mudas de repolho em fase do transplante, porm essas mudas no desenvolveram, devido intensidade de chuvas o que acarretou em uma maior incidncia de pragas e doenas, impedindo o seu completo desenvolvimento. Posteriormente, efetivou-se a semeadura de novas bandejas, porm no houve germinao satisfatria, devido a idade das sementes.

3.2 Semeadura

A semeadura basicamente a prtica de distribuir as sementes em um local onde elas possam germinar e iniciar seu crescimento vegetativo em condies propcias. Foram utilizadas bandejas de polietileno expandido. O modelo de bandejas ( n de clulas) foi escolhido de acordo com a cultura. As primeiras bandejas que foram semeadas tiveram um ndice baixssimo de germinao cerca de 20% apenas conseguiram alcanar o objetivo. Deparamo-nos com problema que deveria ser resolvido rpido. A situao foi analisada com cautela ate que chegou a concluso, de que o problema estava nas sementes que haviam sido utilizadas, pois possuam grande tempo de armazenamento. Realizou-se ento, o pedido de novas sementes que germinaram normalmente em semeaduras posteriores. Na semeadura da alface foram utilizadas bandejas com 240 clulas, j para outras culturas como couve, repolho e couve chinesa semeavam se em bandejas de 144 clulas. Foram colocadas cerca de duas a trs sementes em cada clula, desta forma reduzindo em grande porcentagem o numero de falhas nas bandejas, que foram preenchidas com subistrato sendo ele suporte para as razes e fonte de nutrientes. O substrato serve como suporte onde as plantas fixaro suas razes; o mesmo retm o lquido que disponibilizar os nutrientes s plantas. Um substrato, para ser considerado ideal deve apresentar caractersticas como: elevada capacidade de reteno de gua, tornando-a facilmente disponvel; distribuio das partculas de tal modo que, ao mesmo tempo em que retenha gua, mantenha a aerao para que as razes no sejam submetidas a baixos nveis de

oxignio, o que compromete o desenvolvimento da cultura e decomposio lenta (BORTOLOZO, et al , 2006).

3.3 Transplante

a prtica que consiste em retirar as mudas completamente desenvolvidas do local onde foram produzidas e coloc-las em local definitivo. Geralmente, as olercolas so transplantadas quando apresentam porte de 10 a 15 cm de altura ou de 4 a 6 folhas (podendo variar de espcie e condies ambientais) (MORGADO, 2009). Para realizar o transplante das mudas o primeiro passo era verificar se as mudas j se encontravam em porte apropriado para tal tarefa, normalmente quando as mudas atingiam em torno de 40 dias de idade ou 10 cm de altura. A bandeja de mudas era levada para uma bancada onde nos furos inferiores das clulas das bandejas se introduzia um prego para que o sistema radicular se desprendesse das paredes das clulas, sendo as mudas em seguida levadas para os canteiros, local onde permaneciam at atingirem o ponto de colheita. Logo aps o transplante das mudas era feita uma irrigao leve, minimizando o impacto da operao sobre a muda.

3.4 Manejo das Culturas

Aps as mudas serem levadas para o campo, estas recebiam constantemente alguns tipos de manejo, para que boas condies fossem fornecidas as elas, podendo ento expressar as suas caractersticas genticas ao mximo.

3.4.1 Controles de Invasoras

Os canteiros devem estar totalmente limpos por ocasio do transplante. As capinas manuais ou mecnicas devem ser feitas superficialmente, para evitar danos s razes das plantas (SEDIYAMA, 2007). As reas se encontravam com uma infestao muito grande de plantas invasoras, estas que competem com as culturas de interesse por nutrientes, luminosidade e gua. Assim, no se 6

tem interesse em deixar que estas permaneam na rea, apesar do fato de que estas invasoras podem fornecer nutrientes as camadas superficiais do solo em maior quantidade quando atingem maior porte e ento so eliminadas, o correto a se fazer combat-las o mais rpido possvel estas plantas devido a tal concorrncia. Aps a capina normalmente, a rea era rastelada para evitar que as invasoras pudessem enraizar e ter de ser posteriormente novamente capinadas. Na rea foram detectadas vrios tipos de plantas invasoras e entre elas as mais comuns de acordo com ARANHA et al., (1988): Tiririca ( Cyperus sesquiflorus), Amendoim bravo (Euphorbia heterophylla L), corda de viola (Ipomoea aristolochiaefolia Don).

3.4.2 Irrigao

A irrigao o fornecimento artificial de gua ao solo, em quantidades essenciais, visando proporcionar o grau de umidade adequado ao desenvolvimento normal das plantas cultivadas, a fim de suprir a falta, a insuficincia ou a m distribuio das precipitaes atmosfricas (VALE, 2010). A irrigao nos canteiros foi realizada duas vezes ao dia, sendo uma no perodo matutino e outra no perodo vespertino, foram feitas at o ponto em que o solo apresentasse bem mido (encharcado). O sistema de irrigao funcionava em torno de 10 a 30 minutos por cada rega, variando de acordo com a quantidade de gua existente no solo. Para as mudas dentro do viveiro se utilizava um regador de jardim, aplicando a gua vagarosamente para amenizar o impacto das gotas de gua com as mudas, j no campo foi utilizado um sistema de asperso. A irrigao na estufa exigia de uma freqncia bem mais intensa, por se tratar de mudas. Neste perodo a planta apresenta uma maior sensibilidade e necessita de maiores cuidados. O nmero de regas variava de 6 a 10, por dia.

3.4.3 Adubao

Em todos os canteiros cerca de trs dias antes do plantio, foi realizada uma adubao orgnica, utilizando esterco bovino curtido, produzido dentro do prprio Instituto. O esterco foi distribudo de forma mais homognea possvel, para beneficiar todas as plantas do 7

canteiro. A matria orgnica exerce mltiplos efeitos sobre as propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do solo, alterando-lhe, para melhor o nvel de fertilidade e produtividade. A maioria dos olericultores brasileiros sempre valoriza o uso de adubos orgnicos, especialmente o esterco de curral (BARROS, 2008). A adubao de cobertura na alface foi aplicada cerca de 15 dias aps o transplante, tendo como fonte adubo, um NPK ( Nitrognio, Fsforo e Potssio), com a formulao 20-020. A aplicao do fertilizante em cobertura deve ser feita quando a cultura tem necessidade desse nutriente e quando possui razes bem desenvolvidas. Outro cuidado que o solo no deve estar muito seco nem muito encharcado. Se a adubao for feita em uma planta que ainda no tem muitas razes, a primeira chuva que cair, ir provocar a perda de nutrientes. Porm se a aplicao for feita com a planta bem enraizada, os nutrientes sero absorvidos, evitando assim a sua perda. Devido a sua solubilidade os nitratos no devem ser aplicados quando o solo estiver muito seco ou muito molhado. No primeiro caso, eles podero queimar as plantas. Por outro lado, se a terra estiver muito encharcada, haver perdas de nitrognio na forma gasosa ( EMATER, 2008).

3.5 Reparos na Infra-estrutura do Setor

O viveiro coberto por um plstico transparente que se apresenta em certa degradao devido ao efeito dos raios solares e das chuvas. Como conseqncia de uma chuva com ventania, boa parte este plstico rasgou e necessitou ser trocado. Com o auxilio de uma faca, martelo, pregos, rolo do plstico e uma carreta de trator para servir de escada foi possvel realizar a troca deste plstico sem grandes dificuldades. Como transporte da caixa d gua grande para a pequena (em que coletava-se gua com o regador) foi utilizada uma mangueira que com passar do tempo, devido a fatores climticos apresentava rachaduras que prejudicava a conduo da gua, pois boa parte da perdia-se pelas fendas. Com o auxilio de fitas cortadas de cmaras de ar, foi possvel a vedao desses vazamentos.

4 - CONSIDERAES FINAIS
Com este estgio conclui-se que o ramo da horticultura uma tima rea, na qual se o produtor se esforar, pode-se alcanar resultados de alta produtividade, satisfatrios tanto para o mercado quanto para a empresa. Conclui-se tambm que o manejo, a ambincia, as instalaes, a nutrio e o gerenciamento devem caminhar lado a lado, para que a empresa possa ter retornos satisfatrios. Alm disso, essa experincia bastante oportuna, pois por mais que se aprenda em salas de aula e em aulas prticas, no o suficiente para que se fixe bem um determinado contedo, isso acontece de fato com um perodo de estgio. Para que o estagio se torne um ambiente mais produtivo seria necessrio um aumento no nmero de culturas trabalhadas principalmente no inicio do ano.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARANHA, C; Identifcao de Plantas Invasoras. Sistemtica de plantas invasoras, 1a Edio. Instituto Campineiro Agrcola, 1988. p 175.

BARROS, R.G. Agricultura Geral. Ceres: IFGoiano, 2008. 51 p. (Apostila Didtica).

BORTOLOZO, A. R; MELO, G. W. B; VARGAS, L; Produo de Morangos no Sistema Semi-Hidroponico. Net, Dez.2006. Disponvel em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Morango/MorangoSemiHidroponi co/substratos.htm Acesso em: 29 fev. 2010.

EMATER; Quando fazer a adubao de cobertura. Net, Belo Horizonte-MG, 2008. Disponvel em: http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=site_pgn_radio_emater_acao_resumo&uplo ad=2015 Acesso em: 02 mai. 2010.

EMBRAPA; Berinjela (Solanum melongena L). Net, 2007. Disponvel em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Beringela/Beringela_Solanum_me longena_L/glossario.html#N Acesso em: 02 mai. 2010.

JARDINEIRO.NET; Cebolinha - Allium fistulosum. Net, 2007. Disponvel em: http://www.jardineiro.net/br/banco/allium_fistulosum.php. Acesso em: 05 mar. 2010.

LOPES, A.S; GUILHERME, L.R.G Fertilidade do Solo. Viosa-MG: Sociedade Brasileira de Cincia do Solo, 2007. p 02.

MELLO, S.C; Portal do Agronegcio: Diversificao de Plantio e o Mercado Consumidor de Olercolas. Net, Viosa-MG, 2010. Disponvel em: http://www.portaldoagronegocio.com.br/entrevista.php?id=48 Acesso em: 05 mar. 2010.

MORGADO, H.S. Cultivo de Olericulturas e Plantas Medicinais. Ceres: IFGoiano, 2009. p. 13. (Apostila Didtica).

10

NASCIMENTO, W. M. Novos rumos na produo de hortalias. Embrapa Hortalias Textos tcnicos. http://www.cnph.embrapa.br/public/textos/texto1.html. Acesso em: 10 ago.2010.

SEDIYAMA, M.A.N; RIBEIRO, J.M.O; PEDROSA, M.W; 101 Culturas: Manual de Tecnologias Agricolas. Belo Horizonte: EPAMIG, 2007. p. 53.

SENTIR BEM; Como ETA o consumo de hotalias?. Net, 2009. Disponvel em: http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=497&tipo=1. Acesso em: 05 mar. 2010.

SOUZA, J.L; RESENDE, P; Manual de Horticultura Orgnica. 2 edio. Viosa-MG: Aprenda Fcil. 2006. p 23.

VALE, L.S.R. Gesto dos Recursos Hdricos, Irrigao e Drenagem. Ceres: IFGoiano, 2010. 2 p. (Apostila Didtica).

11

You might also like