You are on page 1of 1

Ressurreio de Jesus,Tudo a partir da pscoa de Jesus

Como ouvimos nos evangelhos , Jesus e seus discpulos atravessam o mar da Galilia, mas Jesus no queria que ningum soubesse, pois Ele estava ensinando os seus discpulos, era uma formao particular, somente para os seus discpulos. Jesus queria deixar bem claro, para os que estavam seguindo que Ele iria manifestar o reino de Deus de uma forma sublime no mistrio da sua paixo, morte e ressurreio. Ao falar disso, os discpulos no entenderam, enquanto eles percorriam o caminho e Jesus ia falava de sua pscoa, eles discutiam entre si, quem era o maior entre eles, estavam preocupados com os ttulos, com a boa posio, por isso que Jesus precisou insistir, deixar bem claro no corao de seus discpulos, que sua misso se realizaria, por meio de sua pscoa. A Palavra , quer deixar bem claro que na vida do cristo, o centro deve ser a pscoa de Jesus, sua paixo, morte e ressurreio.A vida do cristo, deve ser uma vida toda ela vivida em comunho com o mistrio pascal de Cristo. Comunho que cultivada, pela participao na igreja, principalmente na eucaristia. Pelo mistrio pascal Jesus nos ensina, que ele no veio para ser servido, mas para servir, para a salvao de todos. Reinar servir, fazer de sua vida um dom, um sacrifcio em funo da salvao dos irmos.
A Ressurreio de Jesus ponto fundamental da f crist, a ponto que So Paulo pode dizer: Se Cristo no ressuscitou, vazia a nossa pregao; vazia tambm a vossa f... Se Cristo no ressuscitou, vazia a vossa f; ainda estais nos vossos pecados (1Cor 15, 14.17).

A ressurreio de Jesus um fato histrico inegvel. O primeiro acontecimento da manh do Domingo de Pscoa foi a descoberta do sepulcro vazio (cf. Mc 16, 1-8). Ele foi a base de toda a ao e pregao dos Apstolos e foi muito bem registrada por eles. So Joo afirma: O que vimos, ouvimos e as nossas mos apalparam isto atestamos (1 Jo 1,1-2). Jesus ressuscitado apareceu a Madalena (Jo 20, 19-23); aos discpulos de Emas (Lc 24,13-25), aos Apstolos no Cenculo, com Tom ausente (Jo 20,19-23); e depois, com Tom presente (Jo 20,24-29); no Lago de Genezar (Jo 21,1-24); no Monte na Galilia (Mt 28,16-20); segundo So Paulo apareceu a mais de 500 pessoas (1 Cor 15,6) e a Tiago (1 Cor 15,7). Nada disto foi uma alucinao, nem miragem, nem delrio, nem mentira, e nem fraude dos Apstolos, pois se tratava de pessoas muitos realistas que, inclusive, duvidaram a princpio da Ressurreio do Mestre. A custo se convenceram. O prprio Cristo teve que falar a Tom: Apalpai e vede: os fantasmas no tm carne e osso como me vedes possuir (Lc 24,39). Os discpulos de Emas estavam decepcionados porque ns espervamos que fosse Ele quem restaurasse Israel (Lc 24, 21). Texto de Felipe Aquino

You might also like