You are on page 1of 2

desenvolvimento

social

I N S T I T U T O

P L I S

IDIAS PARA A AO MUNICIPAL


N o 191 2001

GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA
H cada vez mais adolescentes tornando-se mes e pais. Para diminuir a incidncia destes casos, no basta informar sobre mtodos contraceptivos: preciso desvendar a questo para compreend-la.
elatrios, diagnsticos, jornais, revistas e programas de televiso vm destacando cada vez mais o tema da gravidez na adolescncia, buscando denunciar e dar visibilidade ao aumento do nmero de meninas grvidas em todo o Pas. Nessas matrias so citados vrios fatores que apontam os riscos fsicos e psquicos de uma gravidez nesta faixa etria, os prejuzos sociais para a jovem me, centrados principalmente no afastamento da vida escolar e no abandono de projetos futuros. Historicamente, no entanto, a idade das mulheres terem filhos est relacionada aos mecanismos gerados pela prpria sociedade. Por exemplo, no Brasil do sculo passado, a faixa etria entre 12 e 18 anos no tinha o carter de passagem da infncia para a vida adulta. E as meninas de elite entre 12 e 14 anos estavam aptas para o casamento; e no cas-las nessa idade era problemtico para os pais. Esta constatao mostra o quanto a concepo de adolescncia est atrelada no s a fatores fsicos e psicolgicos mas tambm a fatores econmicos que determinam o modelo de sociedade de cada poca. Para a psicologia, a adolescncia corresponde a um perodo entre o final da terceira infncia at a idade adulta. Este perodo marcado por intensos processos conflituosos, com esforos de autoafirmao. tambm um perodo no qual ocorre uma grande absoro de valores sociais e a elaborao de projetos que levem plena integrao. J a Organizao Mundial de Sade (OMS) define a adolescncia baseada no aparecimento inicial das caractersticas sexuais secundrias para a maturidade sexual, pelo desenvolvimento de processos psicolgicos e de padres de identificao que evoluem da fase infantil para a adulta, e pela transio de um estado de dependncia para outro de relativa autonomia. Ou seja, a transitoriedade nos aspectos fsicos e psicolgicos est presente como elemento inerente. Mas no se pode deixar de considerar que a forma de insero da adolescncia na vida so-

cial adquire formas e importncias diferenciadas ao longo da histria. Atualmente, a sociedade atribui faixa dos 12 aos 20 anos a atividade escolar e a preparao profissional, em um contexto de dependncia econmico familiar. Nas entrelinhas est dito que preciso atingir a maioridade, terminar os estudos, ter melhor trabalho e melhor salrio, para s ento estabelecer uma relao amorosa duradoura A gravidez e a maternidade na adolescncia rompem com essa trajetria tida como natural e emergem como problema e risco a ser evitado. A prpria sexualidade dos meninos e das meninas v-se contrariada pelos projetos que a sociedade lhes impe visando determinados fins. Por exemplo: a manuteno da reproduo dentro do marco da famlia; a necessidade de mo-de-obra qualificada em condies de participar da sociedade de consumo; e a inteno de conter a pobreza por meio da diminuio de nascimentos, sobretudo daqueles partos cujas mes sejam adolescentes pobres, na medida em que a pobreza exige, do Estado, assistncia, polticas pblicas de sade, de educao, de habitao. No entanto, para muitos adolescentes, no existe uma relao direta entre gravidez e fim da juventude. Muitas famlias no vm isso como uma ruptura social e, at mesmo, se solidarizam com a gravidez.

GRANDES QUESTES
eria necessrio traar um diagnstico para aprofundar as principais questes que envolvem esse tema e as mudanas, identificando o que tradicional e o que moderno na adolescncia de hoje, diferenas entre comportamentos dos e das jovens das zonas rurais e das zonas urbanas. Estudos detalhados so fundamentais para subsidiar o desenho de polticas pblicas para adolescentes.

Uma gravidez na adolescncia sem dvida desencadeia fatores que representam um comprometimento individual com questes de diferentes ordens. Medo, insegurana, desespero, desorientao, solido so reaes muito comuns, principalmente no momento da descoberta da gravidez. No entanto, no se pode ter uma falsa idia de que toda gravidez na adolescncia seja inconseqente e desastrosa. Tanto a gravidez pode ser fruto da vontade quanto da falta de informao sobre sexualidade, sade reprodutiva e mtodos contraceptivos. Pode estar relacionada com aspectos comportamentais, como a inabilidade (s vezes inibio) da jovem para negociar o uso do preservativo com o seu parceiro, ou ainda com a falta de preocupao do rapaz em praticar sexo seguro evitando uma possvel gravidez. Muitos homens se esquecem que a contracepo e a preveno das DST/Aids no so questes que pertencem exclusivamente ao universo feminino: em um relacionamento, as decises e a responsabilidade sobre a sade sexual e reprodutiva so de ambos. importante conhecer mais de perto a realidade da gravidez na adolescncia. H questes muito complexas que merecem ateno especial para serem compreendidas: por exemplo, que associao existe entre violncia domstica, violncia de gnero, desinformao, baixa escolaridade, situao de pobreza, baixa auto-estima e gravidez em idade precoce? De que informaes e de que ateno sexualidade e sade reprodutiva dispem as meninas que engravidam? E os meninos, que lugar ocupam nessa histria ? Que possibilidade tem os e as adolescentes de disporem de mtodos contraceptivos de baixo custo? So estas e outras questes de diferentes ordens que ampliam a possibilidade de conhecimento e permitem desenhar propostas efetivas e adequadas de interveno. No se pode esquecer que os motivos que levam a jovem a engravidar devem ser ouvidos e

discutidos. Cada caso um caso, e o desenlace depende da capacidade de se lidar com a questo, da maneira como se foi educado, dos valores de cada poca, e principalmente, do apoio familiar e dos profissionais. Apoiar a adolescente que engravida e seu parceiro no significa estimular a gravidez entre adolescentes, mas criar condies para que esse processo no resulte em problemas fsicos e psicossociais.

POSSIBILIDADE DE INTERVENO
A primeira coisa que um educador ou um profissional de sade deve fazer fornecer aos jovens informaes claras e honestas sobre sexualidade e sade reprodutiva. Muitos programas limitam-se a focalizar somente questes reprodutivas. No entanto, para se estabelecer sintonia com os anseios dos jovens necessrio desenvolver atividades que abordem tambm os aspectos sociais e psicolgicos da sexualidade. Alguns programas que vem obtendo xito ajudam os jovens a desenvolver habilidades para lidar com sua sexualidade, tais como poder de deciso, assertividade, capacidade de negociao, etc. O desenvolvimento destas habilidades pode ser trabalhado, observando-se os seguintes itens: a) garantir que o aprendizado e a discusso sobre sexualidade, contracepo e preveno das DST/Aids ocorra antes de os adolescentes ou jovens iniciarem a vida sexual ativa;

b) incluir e garantir a participao dos adolescentes em todos os estgios do processo educacional; c) levantar os temas de interesse sobre sexualidade, discuti-los por ordem de prioridade e levlos a refletir sobre a necessidade de usar contraceptivos para evitar a gravidez e prevenir as DST/Aids; d) refletir e discutir as relaes de gnero, valores, sentimentos e emoes; e) responsabilizar tambm os meninos quanto anticoncepo e conscientiz-los da importncia do uso do preservativo; f) estimular os meninos e as meninas a adquirirem novas habilidades e atitudes desenvolvendo atividades como dramatizaes e exerccios de dinmica de grupo. Alm disso, uma abordagem com um carter menos coercitivo, possibilita formular programas mais adequados s necessidades enfrentadas pelos adolescentes, sem pr-conceituar a paternidade e a maternidade nessa fase como pura e simplesmente negativa. Muitas vezes, mesmo quando um rapaz quer assumir um papel ativo como pai de seu filho, a maioria das instituies sociais ainda parecem recusar-lhe essa possibilidade. Do ponto de vista do educador, importante criar espaos, mostrar alternativas e despertar o prazer pelo conhecimento.

RECOMENDAES
Alm das aes educativas, preciso constituir polticas de sade reprodutiva para os jovens de

forma mais ampla, com carter intersetorial levando em conta a participao dos jovens, considerando a heterogeneidade existente, inclusive dentro da faixa etria, e propor estratgias diferenciadas que privilegiem os grupos de maior vulnerabilidade. Implementar polticas que aumentem o acesso a servios de promoo geral da sade reprodutiva e a mtodos que promovam o sexo seguro e a dupla proteo. E, alm disso, implementar polticas que abram oportunidades para atividades produtivas, educativas e recreativas visando a ocupao do tempo livre e mudanas de estilo de vida, decorrentes da maternidade e da paternidade. importante tambm garantir: a) incluso de temticas relativas sade e sexualidade na adolescncia em todos os projetos voltados para adolescentes; b) articular projetos de educao sexual nas escolas com retaguarda nos servios de sade; c) garantir acesso e disponibilizar mtodos contraceptivos para os e as jovens, inclusive a contracepo de emergncia; d) garantir orientao sobre sexualidade e sade reprodutiva para o pai e a me adolescente aps o parto; e) criar abrigos para gestantes adolescentes favorecendo seu acesso a projetos de reforo escolar, profissionalizao, etc.; f) garantir os cuidados da criana (creches, parentes, etc.) para que as mes possam continuar na escola; e g) implementar projetos comunitrios que ofeream ateno integrada aos adolescentes (sade, reforo escolar, esportes, profissionalizao, etc.).

O PAI ADOLESCENTE
A gravidez na adolescncia tem sido vista e tratada como uma questo exclusiva do universo feminino. So poucas as agendas que relatam experincias de pais adolescentes. Segundo constataes verificadas pelo Programa PAPAI de Recife em seus trabalhos sobre paternidade adolescente, a gravidez na adolescncia se confunde na literatura e nas aes sociais com maternidade na adolescncia, ou seja, fala-se muito sobre gravidez na adolescncia, mas, na verdade, fala-se mesmo sobre a adolescente grvida. Basta reparar que o filho em geral percebido como sendo da me; o homem jovem quase sempre percebido como naturalmente inconseqente, aventureiro e impulsivo; o jovem pai visto, sempre e por princpio, como ausente e irresponsvel. Um dos problemas centrais dos estudos sobre gravidez na adolescncia, inclusive comprometendo parte dos resultados obtidos, a escassez ou ausncia total de informaes sobre os pais. Essas pesquisas tendem a focalizar a experincia da me e pouco (ou nada!) falam sobre o pai. Alm disso, esses estudos: no perguntam sobre o que pensam os homens a respeito da reproduo ou fertilidade; as informaes sobre o pai so obtidas de forma indireta, muitas vezes a partir do que as mes dizem; quando existem pais nas pesquisas, o nmero geralmente muito pequeno e no se focaliza a experincia de ser adolescente e estar passando pela experincia da paternidade; os resultados so pouco precisos para medir transformaes psicolgicas e culturais; nem todo parceiro da grvida adolescente tambm um adolescente. Em geral ele um jovem ou adulto; as informaes disponveis, geralmente, restringem-se aos que moram efetivamente com seus filhos.

Mais Informaes: Seminrio Gravidez na Adolescncia. So Paulo: Associao Sade da Famlia, 1998 Caderno Paternidade e Cuidado/PAPAI. Projeto H: srie Trabalhando com Homens Jovens. So Paulo: PROMUNDO/ECOS/PAPAI/ Salud y Gnero, 2001.
Elaborao de texto: ECOS Comunicao em Sexualidade Sexualidade. Apoio: Fundao MacAr thur. MacArthur thur. Instituto Plis- Rua Cnego Eugnio Leite, 433 - So Paulo - SP - Brasil CEP 05414-010 - Telefone: (011) 3085-6877 - Fax: (011) 3063-1098 http://www.polis.org.br - e-mail: dicas@polis.org.br

You might also like