You are on page 1of 190

Programa Intel Aluno Tcnico Curso de Manuteno de Microcomputadores

Verso 1.0.0

Curso 2: Manuteno de Microcomputadores

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Viso Geral

Viso Geral 1

Seja bem-vindo!
Ol Aluno-Tcnico Intel! Seja bem-vindo de volta ao nosso Programa! Vamos continuar nossa caminhada rumo ao conhecimento que ir com certeza mudar sua vida para melhor. Agora nosso desafio consertar computadores defeituosos, montar e reparar redes de computadores. Esperamos que voc continue empenhado em aprender e se aperfeioar, afinal o sucesso desta nossa misso depende muito de voc. Preparado? Ento aperte o cinto e mos obra!

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Viso Geral 2

Viso Geral

O curso Manuteno de Microcomputadores


Este o segundo curso do Programa Intel Aluno Tcnico. Ao final deste curso, voc ser capaz de: Utilizar o raciocnio lgico para identificar problemas em computadores Aplicar procedimentos-padro para diagnstico de defeitos Solucionar os problemas mais comuns de hardware e software em microcomputadores Identificar os principais elementos fsicos de uma rede de computadores Fazer o cabeamento de rede para conexo direta entre dois microcomputadores e conexo entre microcomputadores e dispositivos concentradores de rede (hubs e switches)

Sua Apostila
Sua apostila contm cinco mdulos. Em cada mdulo voc encontrar uma introduo terica sempre seguida de exerccios prticos. Alguns destes exerccios so realizados por escrito na prpria apostila. Outros, porm, necessitaro que voc manuseie componentes de um computador que dever estar disponvel para voc durante as aulas. Acompanha a apostila um CD-ROM que contm vdeos e outros recursos que sero utilizados durante a aula. Toda vez que um recurso do CDROM for necessrio, em meio ao texto, voc ver a referncia ao recurso ao lado da seguinte figura:

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Aprendendo a Utilizar a Lgica

Mdulo 1.1

Primeiros Passos
Apesar de voc j ter se familiarizado com microcomputadores e seus componentes no primeiro curso, voc precisar de mais alguns conceitos para iniciar a manuteno de microcomputadores. Voc pode ser um bom jogador de futebol, mas no ser um bom tcnico. Um bom tcnico consegue ver onde est o problema e substituir o jogador de forma que o time volte a funcionar corretamente. Pois bem, quando falamos de manuteno de computadores a idia a mesma. E mais, se no existir critrios e procedimentos a substituio de peas pode levar a uma grande perda de tempo. Neste mdulo voc comear a entender como descobrir defeitos em microcomputadores pode ser simples desde que voc siga certos procedimentos e utilize a melhor ferramenta que um aluno tcnico pode ter: a lgica.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 1.2

Aprendendo a Utilizar a Lgica

ATIVIDADE 1

POR ONDE COMEAR QUANDO NOS DEPARAMOS COM UM DEFEITO NO COMPUTADOR?


Seu computador est com um defeito!
Antes da aula comear, um pequeno defeito foi provocado em seu computador, e voc vai ter que descobrir qual o problema e consertlo. O que voc deve fazer agora? Por onde comear? S er que melhor comear trocando as peas do computador uma por uma at descobrir o problema? Ou melhor reinstalar o Sistema Operacional, pois pode ser que algum arquivo esteja danificado? Antes de qualquer coisa, o que devemos fazer escutar o que o computador tem para nos dizer. Assim como uma pessoa doente, um computador defeituoso apresenta sintomas que nos levam a um diagnstico, ou seja, identificao de uma doena e dos possveis tratamentos. Para comear a tratar do nosso paciente, vamos ligar o computador e com bastante ateno verificar o que est acontecendo.

Mos Obra
1. 2. 3. 4. 5. Ligue seu computador. Verifique se os LEDs do painel da frente do gabinete acendem. Verifique se a sua ventoinha da fonte de alimentao est girando. Verifique se mensagens de erro so exibidas no monitor de vdeo. Diante das observaes que voc fez, tente descobrir qual dos problemas abaixo est acontecendo com seu computador:

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Aprendendo a Utilizar a Lgica

Mdulo 1.3

A placa de rede est danificada A placa-me est danificada O Processador est queimado O Drive de CD-ROM est queimado O cabo de dados do HD est desconectado O cabo de energia da placa-me est desconectado A Fonte de Alimentao est queimada Algum cabo de energia est desconectado A memria RAM est com mau contato O cabo de fora da fonte est desligado O Sistema Operacional est com arquivos danificados O computador est infectado com um vrus O boto liga/desliga est danificado

Conseguiu dar um palpite? Ser que est correto? Voc fez somente algumas verificaes e j tentou descobrir qual o defeito. Assim fica difcil. Na verdade, o que voc est tentando fazer adivinhar o problema. E tentar adivinhar qual o problema de um computador no a melhor maneira de resolv-lo. Daqui por diante, no vamos mais tentar adivinhar problemas, mas sim, determinar quais so os problemas. E para determinar os problemas devemos primeiro reduzir o nmero de possibilidades. E como se faz isso? No nosso caso, reduzir o nmero de possibilidades significa que diante de um defeito em um computador, devemos descartar todos os componentes de hardware e software que no tem nenhuma relao com o problema. Dessa forma , ao invs de trocarmos todas as peas do computador at descobrirmos a pea defeituosa, analisando os sintomas podemos chegar concluso que somente duas ou trs peas que poderiam estar causando esse ou aquele defeito. Para reduzir o nmero de possibilidades, ns usamos uma ferramenta muito antiga que surgiu h muito tempo atrs: a lgica. O mais interessante que ns usamos a lgica a todo instante em nosso dia-a-dia e nem nos damos conta disso. Duvida? Ento, vamos fazer o seguinte: vamos deixar o problema em seu computador para mais tarde e agora vamos nos dedicar a entender como funciona essa tal de lgica.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 1.4

Aprendendo a Utilizar a Lgica

ATIVIDADE 2

VALE A PENA UTILIZAR O RACIOCNIO LGICO.


O Mistrio da Bicicleta Quebrada
Imagine que um amigo liga pra voc contando que a bicicleta dele est com algum problema, pois ele pedala, pedala, mas a bicicleta no sai do lugar. Ele lhe pede ajuda para consertar a bicicleta. Porm, voc no est vendo a bicicleta e vai ter que ajudar seu amigo por telefone, indicando para ele quais peas ele deve substituir. Sem que seu amigo diga mais nada, voc consegue imaginar quais peas podem estar com problemas? D um palpite! Tenho certeza de que, mesmo sem conhecer todas as peas de uma bicicleta, voc deve ter dado um bom palpite. Agora pense: Como voc chegou a essa concluso? Sem perceber, voc eliminou todas as possibilidades de peas que no tem relao com o movimento e pensou apenas nas peas que, pela lgica, podem estar com defeito, pois esto diretamente relacionadas ao movimento. Agora, vamos refazer o caminho lgico do nosso raciocnio para entender como ele funciona. Primeiro, vamos analisar as peas de uma bicicleta. claro que uma bicicleta tem dezenas de peas, mas, para simplificar, digamos que as principais peas de uma bicicleta so as seguintes:
Quadro: Estrutura metlica que serve para dar sustentao as outras peas. onde todas as peas so encaixadas. Rodas: Composta por aros metlicos que servem para sustentar os pneus. Guido: Movimenta a roda dianteira para a direita e para a esquerda, dando direo ao movimento. Catraca: Engrenagem metlica fixa ao centro da roda traseira. Transmite o movimento da correia para a roda traseira

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Aprendendo a Utilizar a Lgica Corrente: Serve para transmitir o movimento circular das pernas roda traseira. Freios: Pea de metal e borracha que freia o movimento das rodas exercendo uma presso nos aros. Selim: o assento da bicicleta. Retrovisor: Espelho que permite visualizar o que est atrs da bicicleta. Farol: Emite um feixe de luz frente da bicicleta.

Mdulo 1.5

Retrovisor Selim Guido Quadro

Freios Farol Roda

Catraca

Corrente

Mos Obra
1. Na lista abaixo, escolha apenas as peas que esto relacionadas ao movimento da bicicleta: Quadro Rodas Guido Catraca Corrente Freios Selim Retrovisor Farol

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 1.6

Aprendendo a Utilizar a Lgica

Perceba que das 9 peas apenas 3 esto diretamente relacionadas ao movimento da bicicleta: as rodas, a catraca e a corrente . Ento, voc decide pedir para seu amigo trocar uma por uma das 3 peas at que a bicicleta volte a funcionar. Chamamos essa prtica de tentativa e erro. Caso seu amigo leve 10 minutos para substituir cada pea, no melhor caso (se ele acertar na primeira) ir levar 10 minutos. No pior caso, em 30 minutos a bicicleta estar consertada. Agora, imagine se voc decidisse dizer ao seu amigo para substituir pea por pea, at achar a pea defeituosa, a partir das 9 peas, sem raciocinar logicamente. No melhor caso, se ele tivesse muita sorte e acertasse na primeira tentativa, tambm levaria 10 minutos. Mas no pior caso levaria 90 minutos. Se para consertar uma bicicleta j compensa pensar um pouco antes de comear a trabalhar, imagine se no compensa utilizar a lgica para consertar um computador que tem muito mais peas e seu funcionamento muito mais complexo que o de uma bicicleta. Concluso: Usar a cabea (e a lgica) sempre vale a pena!

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Aprendendo a Utilizar a Lgica

Mdulo 1.7

ATIVIDADE 3

UTILIZANDO A LGICA NA PRTICA


Brincando de Lgica
Agora que voc j percebeu como a lgica pode ser til, vamos fazer algumas brincadeiras para que voc possa comprovar na prtica que ela realmente funciona.

Onde est o Pentium 4?


Para entender este jogo, vamos prestar ateno na seguinte histria: O nosso amigo Teco, ex-aluno dos cursos do Programa Intel Aluno Tcnico, arranjou um trabalho em uma loja que vende computadores. Um dia ele chegou para trabalhar e percebeu que o dono da loja no estava e que havia um bilhete sobre sua mesa de trabalho com o seguinte recado:

Teco, est vendo estes trs computadores em cima de sua mesa? Eu preciso que voc retire o processador Pentium 4 que est dentro de um deles. Apenas um deles tem o Pentium 4, mas no sei qual deles . Por favor, s abra o gabinete do computador correto, pois todos j esto selados com a etiqueta da garantia. Pra voc saber em qual computador est o Pentium 4, s tenho algumas dicas para lhe dar: 1. O computador da direita tem 256 MB de memria RAM 2. O computador com HD de 40 GB fica do lado direito do gabinete com o Pentium 3 3. O computador ao lado direito do computador com Pentium 3 tem 128 MB de memria RAM 4. O computador da esquerda o que tem um HD de 80 GB 5. O computador que tem um HD de 20 GB possui um processador Celeron Ass: O Patro

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 1.8

Aprendendo a Utilizar a Lgica

E agora? Os 3 computadores esto em cima da mesa, um ao lado do outro. Cada um possui um H D, um tipo de processador e uma quantidade de memria diferentes entre si. Ser que seguindo as dicas acima voc consegue ajudar o Teco a abrir somente o computador correto e no tomar uma bronca do patro quando ele voltar?

Mos Obra
1. Utilize as peas da lista abaixo para preencher o segundo quadro e descobrir onde est o Pentium 4. Utilize um lpis para ficar fcil de apagar e lembre-se: no pode haver peas repetidas: Lista de peas: HDs: 20 GB, 40 GB, 80 GB. Processadores: Celeron, Pentium 3 e Pentium 4. Memria RAM: 64 MB, 128 MB e 256 MB.

Preencha totalmente o quadro abaixo: Posio do Computador na mesa HD Processador Memria Esquerda Meio Direita

Relembrando as dicas do bilhete do patro : O computador da direita tem 256 MB de memria RAM O computador com um HD de 40 GB fica do lado direito do gabinete com o Pentium 3 O computador ao lado direito do computador com Pentium 3 tem 128 MB de memria RAM O computador da esquerda o que tem um HD de 80 GB O computador que tem um HD de 20 GB possui um processador Celeron

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Aprendendo a Utilizar a Lgica

Mdulo 1.9

Jogo dos Palitos


Este jogo bastante popular em nosso pas. Vamos usar este jogo para exemplificar como o raciocnio matemtico lgico pode ajudar na soluo de problemas, principalmente na sua identificao. Inicialmente vamos entender as regras do jogo de palitos: Regras Gerais Os palitos usados so palitos de fsforo. No existe limite para o nmero de jogadores. Porm, recomendase formar grupos de 3 jogadores. Cada jogador recebe 3 palitos de fsforo. Com as mos colocadas para trs, o jogador escolhe a quantidade de palitos que colocar em jogo (0, 1, 2 ou 3). Se a escolha for por dois, por exemplo, ento o terceiro palito fica escondido (na outra mo) para que nenhum outro jogador descubra a quantidade escolhida. Depois que todos escolheram a quantidade de palito, todos estendem a mo fechada com os palitos para frente. Seguindo uma seqncia previamente determinada, cada jogador d um palpite tentando adivinhar a quantidade total de palitos, somando-se os palitos de todos os participantes. Este palpite no pode no pode ser imitado por outro jogador na mesma rodada. Quem descobrir a quantidade exata de palitos ganha a rodada e perde um palito. O primeiro a perder todos os palitos ser o vencedor do jogo. O jogador que deu o seu palpite primeiro numa rodada ser o ltimo na prxima e assim por diante.

Exemplo de uma jogada Imagine trs jogadores (Joo, Pedro e Marcos) disputando uma partida deste jogo. Todos colocam suas mos e Joo, como sua vez, faz a primeira tentativa: Nenhum palito!

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 1.10

Aprendendo a Utilizar a Lgica

Comentrios:
1. 2. Joo quis dizer com isto que a soma dos palitos nas trs mos expostas zero! Vocs devem ter percebido que com esta afirmao, Joo acaba de admitir que no tem nada na mo.

Ento, Pedro observando isso, anuncia: um palito! Comentrios:


1. 2. 3. Pedro quis dizer que a soma dos palitos nas trs mos expostas um! Sendo assim, ou Pedro tem um palito e imagina que Marcos no tem nenhum como Joo ou, Pedro no tem nenhum e imagina que Marcos tenha um na mo.

Ora, agora vamos nos colocar no lugar de Marcos que tem dois palitos na mo. Possivelmente, seguiremos a seguinte linha de raciocnio:
1. 2. Joo anunciou que no tem nada. Pedro, quando disse um, poderia estar com este palito na mo e considerando que Marcos no tenha nenhum, assim como Joo. Neste caso, Marcos que tem dois palitos na mo deve dizer trs. Quando Pedro disse um, tambm poderia estar sem nenhum palito na mo e considerando que Marcos tinha um palito na mo. Neste caso, Marcos deve dizer dois.

3.

Percebam que Marcos tem a chance de acertar e os outros dois j esto fora. Agora cabe escolher entre dois e trs palitos. importante verificar que mesmo que o raciocnio esteja perfeito e a lgica bem aplicada, ainda assim, podemos errar o lance. Isto significa que quando raciocinamos nos aproximamos da resposta ou soluo, mas podemos ainda ficar na escolha de um entre dois caminhos. Qual escolher? No importa, mesmo que escolha o errado voc perdeu pouco por ter que voltar e assumir o certo. Sem raciocnio o nmero de caminhos muito maior e as tentativas podem levar a uma soluo muito demorada.

Mos Obra
1. Seguindo s regras apresentadas, jogue com seus colegas por algumas rodadas.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Aprendendo a Utilizar a Lgica

Mdulo 1.11

ATIVIDADE 4

CONCLUINDO
O que a Lgica tem a ver com Manuteno de Computadores afinal?
Pode no parecer, mas as brincadeiras que voc acabou de fazer so de grande utilidade para aprender algumas prticas essenciais para quem vai consertar um computador. Para ficar mais claro, vamos comparar o que voc aprendeu com as prticas que vamos utilizar para consertar computadores.

No mundo da Lgica
1. Diante de um problema, a primeira coisa a fazer analis-lo atentamente.

No mundo da Informtica
1. Diante de um defeito em um computador, a primeira coisa a fazer escutar o que o computador tem para nos dizer, ou seja, analisar com ateno os sintomas. 2. Descartar os componentes de hardware e software que no tem nenhuma relao com o defeito. 3. Com um grupo reduzido de peas e programas, por tentativa e erro, vamos trocando cada pea, reinstalando ou configurando o programa at encontrar aquele que elimina o defeito.

2. Descartar as possibilidades no lgicas de resolver o problema.

3. Com um grupo menor de possibilidades, por tentativa e erro, vamos experimentando cada possibilidade at resolver o problema.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.1

Antes de comear a trabalhar


Voc percebeu que para resolver o problema da bicicleta no mdulo anterior, precisvamos ter algum conhecimento sobre como funciona cada uma das principais peas? Sem conhecer o funcionamento das peas, como saber se uma ou outra pode ter relao com o defeito? Com computadores no diferente. Mas, felizmente voc que j fez o curso de montagem de microcomputadores, j conhece os principais componentes de um computador e sabe qual a funo de cada um deles. Vamos ento comear este mdulo refrescando nossa memria e revendo rapidamente alguns conceitos bsicos sobre computadores, antes de comearmos a aplicar o que aprendemos sobre lgica na resoluo de problemas de computadores.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.2

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

ATIVIDADE 1

RELEMBRANDO ALGUNS CONCEITOS


Principais componentes de hardware de um computador
Voc se lembra que no curso de Montagem de Computadores vimos que o computador composto de vrios circuitos eletrnicos cada qual com sua funo? Lembra tambm que o nome dado ao conjunto destes circuitos hardware? Apesar do hardware de um computador ser composto por diversas placas de circuitos, nem todas so essenciais ao funcionamento bsico do computador, ou seja, so circuitos que adicionam funes ao computador. Muitos destes circuitos eletrnicos so placas que podem ser encaixadas na placa-me atravs dos slots (placas off-board). Alguns destes circuitos j vem embutidos na prpria placa-me (placas on-board). Voc tambm viu que para um computador ligar e apresentar sinal de vdeo no monitor nem todos os componentes precisam estar conectados. Apenas os componentes essenciais do computador que tm que estar conectados para que o computador comece a funcionar. Vamos recordar quais so eles?

Mos Obra
1. Assinale na lista de componentes abaixo, quais so os 5 componentes essenciais de um computador: Placa de Rede Placa-me Processador Drive de CD-ROM Memria RAM Placa de Modem Placa de Vdeo Fonte de Alimentao Disco Rgido (HD) Drive de Disquete

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.3

2.

Agora escreva na coluna da esquerda o nome do dispositivo cujas funes esto descritas na coluna da direita.

Nome do dispositivo

Funes do dispositivo
o Crebro do computador. Coordena todas as operaes essenciais e processa os dados que vm e vo dos dispositivos.

Transforma a tenso que vem da rede eltrica em uma tenso menor e apropriada aos componentes internos do computador.

Organiza as imagens que sero exibidas no monitor.

Interliga todos os principais componentes internos do computador. nela que esto os barramentos e os conectores de dados.

Armazena temporariamente os dados de programas que o processador est trabalhando.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.4 3.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Por fim, relacione outros dispositivos de hardware na coluna da esquerda com a suas funes na coluna da direita

Disco Rgido

Armazena pequenas quantidades de dados. Sua capacidade mxima de 1.44 Mega Bytes por disco

Drive de Disquete
Drive de CDROM Placa de Rede

Serve para ler informaes gravadas em CDs.

utilizada geralmente para conectar o computador Internet atravs da linha telefnica.

Conecta o computador a outros computadores permitindo que eles troquem dados entre si. Tambm utilizada para conectar o computador Internet.

Placa de Modem

o principal dispositivo de armazenamento de um computador. Armazena grandes quantidades de dados. Geralmente o Sistema Operacional est armazenado nele.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.5

Principais componentes de software de um computador


Alm do hardware, voc viu que existe tambm o software. Basicamente, o software um conjunto de instrues (programas), que funcionam como receitas, indicando ao hardware o que ele deve fazer. O software de um computador composto por um Sistema Operacional (SO), pelos drivers e por diversos programas aplicativos que executam diversas funes. Vamos relembrar o que Sistema Operacional?

Mos Obra
1. Assinale a alternativa que descreve exatamente uma das principais funes do sistema operacional: Auxilia o usurio a criar e editar documentos de textos Controla as funes bsicas do hardware Auxilia o usurio a criar e editar imagens Auxilia o usurio a criar e enviar e-mails

O sistema operacional tambm serve como um elo entre o usurio e o computador. O SO fornece uma srie de ferramentas visuais (janelas, botes, cones) que nos permitem trabalhar com o hardware mais facilmente. J os programas aplicativos so programas que funcionam sobre o sistema operacional e nos possibilitam fazer diversas tarefas, como navegar na Internet, escrever um texto, criar imagem entre outras tantas tarefas. E os drivers? Voc se lembra para que servem?

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.6

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mos Obra
1. Assinale a alternativa que descreve exatamente o que so drivers: Conjunto de instrues que ensina o Sistema Operacional como conversar com cada um dos dispositivos de hardware. Programas que servem para fazer clculos numricos. Programas que auxiliam o usurio a criar e editar imagens. Conjunto de instrues que servem para enviar informaes do computador para o monitor de vdeo.

Lembre-se tambm que cada dispositivo de hardware, cada placa (placa de vdeo, som, rede, etc.), possui um driver produzido por seu fabricante e que deve ser instalado no Sistema Operacional para que a placa funcione corretamente. Quase todos os dispositivos so reconhecidos automaticamente pelos sistemas operacionais atuais. Isso quer dizer que estes sistemas j possuem os drivers corretos embutidos e os instala muitas vezes sem que voc perceba. Em outros casos voc deve utilizar um disquete ou CD-ROM que vem junto com o dispositivo na hora da compra ou ento procurar o driver na Internet, muitas vezes encontrado no site do fabricante. Para terminar, existem ainda trs programinhas que no citamos inicialmente como integrantes do grupo de software, porque esto intimamente ligados ao hardware. Apesar disso, no deixam de fazer parte deste grupo. Esses programas so o BIOS, o POST e o SETUP. Lembra deles?

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.7

Mos Obra
1. Relacione os softwares na coluna da esquerda com a suas funes na coluna da direita

POST

Programa que testa os componentes essenciais do computador logo que o ligamos.

BIOS

Programa de configurao que nos permite ajustar alguns parmetros da placa-me em relao aos dispositivos instalados.

SETUP

Programa responsvel por ensinar o computador como operar com os dispositivos bsicos, encontrar e carregar o sistema operacional.

Lembre-se que o nico dos trs programas ao qual temos acesso o Setup. Portanto, somente o Setup ir nos interessar, por enquanto, quando o assunto for descobrir defeitos no computador.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.8

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

ATIVIDADE 2

PROCEDIMENTOS NA RESOLUO DE PROBLEMAS


O que so procedimentos?
Cada conjunto de aes que voc realiza seguindo um processo estabelecido e que busca algum tipo de resultado pode ser chamado de procedimento. No caso de manuteno de computadores, um procedimento algo que voc faz na tentativa de resolver um problema. Por exemplo, substituir uma placa de vdeo um procedimento. Reinstalar o sistema operacional outro. Ou ainda, executar o programa antivrus, limpar os contatos internos das placas. Quando h algum problema no computador, dentre os procedimentos que voc conhece, voc ter que escolher aquele ou aqueles que podem resolver o problema, da mesma forma que inicialmente voc escolheu 3 peas das 7 disponveis para resolver o problema da bicicleta. Agora imagine quantos procedimentos de montagem de hardware e de instalao de software voc j sabe por ter feito o curso de Montagem de Computadores:

Mos Obra
1. Pense um pouco no que voc aprendeu durante o curso de montagem de computadores e complete a lista de procedimentos de hardware e software:

R: Conectar um processador placa-me Encaixar pentes de memria placa-me Instalar um Sistema Operacional _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

Mdulo 2.9

Percebeu quantos procedimentos voc j sabe realizar? Pois saiba que com estes procedimentos, e mais alguns que ir aprender neste curso, voc j poder resolver muitos problemas que acontecem com computadores. Ento, o que voc dever fazer ao se deparar com um problema escolher dentre os procedimentos que voc conhece aqueles que podero lhe ajudar a resolver o problema e descartar aqueles que no podero. Ao chegar a um grupo de procedimentos, ou a um nico procedimento, que voc considera logicamente possveis, voc dever execut-los um a um at resolver o problema. Esta fase em que partimos de um grupo menor de procedimentos, testando um aps o outro at encontrarmos o procedimento correto, ns chamamos de Tentativa e Erro. Tem esse nome porque voc tenta um procedimento e se acertar pra. Se errar, tenta o prximo at acertar.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.10

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Escolhendo os melhores procedimentos


Voc j sabe que o computador composto por hardware e software. Quando um problema acontece, o defeito pode estar tanto em um componente de hardware quanto em um componente de software. Se conseguirmos eliminar um destes dois grupos, nossas chances de descobrir o problema aumentam muito. Antes disso, importante sabermos distinguir definitivamente quando um procedimento de hardware e quando de software.

Mos Obra
1. Escreva na frente de cada procedimento a letra H se for um procedimento de Hardware e a letra S se for um procedimento de Software Substituir o processador Substituir os pentes de memria Instalar ou reinstalar um Sistema Operacional Substituir uma placa off-board Instalar um driver correto de um dispositivo de hardware Configurar opes do Setup Substituir uma placa-me Verificar se todos os cabos de energia e de dados esto bem conectados Substituir uma fonte Substituir um cooler de processador Substituir o monitor de vdeo ao computador Substituir o teclado ao computador Executar um programa antivrus Substituir o mouse ao computador Substituir um HD Reinstalar um programa aplicativo Verificar os contactos de cabos e dispositivos internos Substituir um drive de disquete Substituir um drive de CD-ROM

Quando um problema acontece no computador, uma das formas de determinar se um problema de hardware ou de software observar em que momento o problema acontece. Voc se lembra que quando um computador ligado quem comanda as operaes iniciais o BIOS? O BIOS um programa que fica armazenado em um chip na placa-me e que sua principal funo conduzir o computador at que ele encontre o Sistema Operacional armazenado em um HD, CD, ou ainda em um disquete.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.11

Quando o computador encontra o Sistema Operacional, a partir da o SO quem comanda as aes enviando as instrues ao processador sobre o que ele deve ou no realizar. Podemos concluir ento que, num primeiro momento, antes do SO ser carregado, somente o hardware estava funcionando. O software (SO, drivers e aplicativos) s comea a funcionar no momento do boot (carregamento do SO). Se o computador apresenta um problema antes do boot, ento o problema s pode estar em algum elemento de hardware, concorda? Isso nos leva a uma regra: Todo problema que acontece antes do boot s pode estar relacionado com um componente de hardware. A nica exceo a essa regra so os programas POST, BIOS e Setup. Apesar de serem programas e logicamente fazerem parte dos componentes de software, eles esto relacionados diretamente ao funcionamento do hardware e agem antes do processo de boot. Como s conseguimos trabalhar com o Setup, uma vez que o BIOS e o POST so programas que no aparecem para ns, vamos considerar apenas o Setup como um item importante na resoluo de alguns defeitos. Com isso eliminamos todo o grupo de software (menos o Setup) e j conseguimos reduzir bastante as possibilidades. Resta ento analisar melhor o problema para identificar quais itens de hardware poderiam estar com problemas, dentro da lgica dos sintomas apresentados. Mas, e se o problema acontece depois boot? Bom, neste caso, o problema pode estar tanto no hardware quanto no software e voc ter que inicialmente trabalhar com os possveis procedimentos dos dois grupos. Para lhe ajudar a entender, veja a linha do tempo a seguir, que representa, da esquerda para a direita, o momento em que o computador ligado at o carregamento completo do SO.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.12

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Hardware

Hardware + Software

O computador ligado

POST realiza testes iniciais

BIOS ativa os dispositivos bsicos de hardware seguindo as configuraes do SETUP e procura por um SO

BIOS encontra o SO e inicia o processo de boot

SO carrega os arquivos de sistema na memria RAM e ativa os drivers dos dispositivos de hardware

SO executa os programas aplicativos programados para iniciar automaticamente

O SO est pronto para ser usado

Perceba que o hardware funciona desde o momento em que o computador ligado. J o software comea a funcionar assim que o processo de boot iniciado. Vamos ento fazer um exerccio para fixar esse novo conceito que voc aprendeu?

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.13

Mos Obra

1.

Quanto um problema acontece no computador antes do boot, podemos afirmar com certeza que o problema no pode ser de: Hardware Software

2.

Quanto um problema acontece no computador depois do boot ter comeado, podemos dizer que o problema pode estar no: Hardware Software

Vamos agora voltar a analisar o problema que est acontecendo em seu computador. Ser que voc j consegue resolver o problema?

Mos Obra
1. Com base no que aprendeu voc pode afirmar que o problema no seu computador com certeza de: Hardware Software

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.14

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Percebeu o que voc acabou de fazer? Voc utilizou a lgica e eliminou todas as possibilidades dos problemas relacionados com software. Ficou muito mais fcil agora. Mas ainda preciso aprender um pouco mais sobre os problemas relacionados ao hardware para que voc consiga resolver o problema. Vamos comear pelos problemas mais comuns?

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.15

ATIVIDADE 3

RESOLVENDO OS PROBLEMAS MAIS COMUNS DE HARDWARE


Problemas de hardware evidentes
Voc j fez uma anlise lgica dos sintomas que seu computador est apresentando. Chegou concluso que o problema s pode ser de hardware. E agora? A primeira coisa a fazer procurar pelo que chamamos de problemas evidentes, ou seja, problemas que podemos encontrar apenas com uma anlise superficial do computador e com a realizao de alguns procedimentos. Vamos agora, ver alguns destes problemas.

Chave Seletora de Tenso


s vezes quando um computador chega at ns com um defeito, ficamos com tanta vontade de consert-lo que partimos logo para a ao, na busca de problemas complicados e acabamos no enxerga ndo problemas que esto evidentes nossa frente. Um desses problemas a chave seletora de tenso que existe na fonte de alimentao, nos estabilizadores, em no-breaks e, s vezes, at em impressoras e monitores de vdeo.

Chave seletora de tenso da fonte de alimentao

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.16

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

claro que quando voc vai instalar um computador novo ou um dispositivo novo, a primeira coisa a fazer sempre verificar, se houver, a chave seletora de tenso de cada um dos dispositivos est corretamente configurada para a tenso fornecida no local de instalao. Voc sabe que ligar qualquer aparelho eletrnico com a chave configurada para 110 (115) volts em uma tomada que fornece 220 volts exploso na certa! Ao consertar um computador, verificar a chave seletora de tenso tambm a primeira coisa que se deve fazer sempre. Porque se a chave estiver configurada para uma tenso menor do que a fornecida, voc j sabe que exploso, mas e se for o contrrio? Quando a chave seletora est configurada para 220 volts, mas voc liga o dispositivo em 110 volts, o dispositivo est preparado para receber o dobro de tenso que est recebendo, correto? Da pode acontecer uma srie de defeitos esquisitos. Se isso acontecer com a fonte de alimentao do computador, ele pode simplesmente no ligar, pode ficar lento, pode travar ou pode reiniciar sozinho, alm de outros defeitos. Outros dispositivos na mesma situao podem apresentar outros sintomas. Portanto, lembre-se: ao instalar ou consertar um computador, verifique sempre a chave seletora de tenso antes de qualquer coisa.

Uma chave seletora de tenso configurada em uma tenso menor do que a fornecida causar queima do dispositivo. Configurada em uma tenso maior que a fornecida, causar mau funcionamento ou nenhuma atividade do dispositivo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.17

Mos Obra
1. Verifique qual a tenso fornecida para o seu computador. Pergunte ao seu professor e anote abaixo: 110 v 220 v 2. Agora verifique qual a tenso que est configurada a chave seletora de tenso da sua fonte de alimentao: 110 v 220 v

Estava correto, no estava? Lembra do problema do seu computador? Ento, infelizmente o problema dele no esse. Vamos continuar tentando.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.18

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Fornecimento de Energia
Quando o computador no liga, depois de verificar a chave seletora de tenso da fonte, o que se deve fazer verificar se a tomada na qual est ligado o computador est fornecendo energia. Para isso, voc pode conectar um outro aparelho eltrico que estiver disposio na mesma tomada, como um rdio ou uma luminria. Ou ento ligar o computador em uma outra tomada disponvel.

Mau Contato
Voc j viu que o computador possui vrias placas de circuitos que vo encaixadas umas nas outras atravs de conectores, cabos e slots. A quantidade de conexes entre as placas to grande que muito comum acontecer o que chamamos de mau contato. s vezes os contatos metlicos entre os conectores se solta m devido movimentao do computador, ou ento devido dilatao / contrao do metal com a variao da temperatura. Pode ocorrer ainda um processo de oxidao dos contatos com o passar do tempo. Tudo isso pode fazer com que um ou mais contatos se percam e o computador comece a agir como se o componente que est com mau contato no existisse ou como se estivesse defeituoso.

Exemplo de placa off-board mal encaixada no slot

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.19

Cabo de dados do HD mal conectado

Por exemplo, se um mau contato ocorrer na placa de vdeo off-board, a imagem pode comear a apresentar falhas e distores ou o computador pode entender que a placa de vdeo no est conectada e simplesmente no ligar e apresentar sinais sonoros (bips). Por falar em bips, essa uma maneira muito prtica de descobrir um defeito no computador. como se o computador estivesse dando uma dica do que est errado. Vamos recordar dos tipos de bips que voc viu no primeiro curso?

Mos Obra
1. Relacione o nmero de bips na coluna da esquerda com o dispositivo que est com defeito, mau contato ou incompatibilidade na coluna da direita:

Bip longo e espaado.

Pente de memria R A M com defeito, incompatvel com a placa-me ou com mau contato.

Um bip curto

Placa de vdeo com defeito, incompatvel com a placa-me ou com mau contato.

Bip longo seguido de 3 bips curtos.

Testes no acusaram nenhum defeito nos componentes essenciais

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.20

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Voltando ao assunto, maus contatos tambm so causas freqente s em travamentos e reincios automticos do computador. Travamento quando o computador fica congelado em uma tela e, geralmente, no responde aos comandos do mouse e do teclado. Reincio automtico quando o computador liga e desliga sozinho rapidamente, como se voc tivesse apertado o boto Reset do gabinete. O que voc deve fazer ento abrir o gabinete e usar a lgica, verificando os cabos e placas que possam ter relao com o problema, desencaixando-os e encaixando-os novamente. Por exemplo, se o computador est acusando que o HD no est conectado, voc no precisa verificar todos os contatos de todas as placas e dispositivos, basta verificar se o cabo de energia e o cabo de dados que liga o HD placa-me esto conectados corretamente. Mas dependendo do defeito, infelizmente voc ter que verificar todos os demais contatos. Vamos verificar se o seu computador no est com mau contato ou com algum cabo solto?

Mos Obra
1. Antes de comear a verificar a conexo dos cabos e placas, vamos pensar um pouco: o Se seu computador tem uma fonte de alimentao ATX: Ao lig-lo, a sua ventoinha no gira, os leds do gabinete no acendem e o computador no funciona. ou o Se seu computador tem uma fonte de alimentao AT: Ao lig-lo, a sua ventoinha gira, os leds do gabinete acendem, mas o computador no funciona.

Seja qual for o tipo de fonte de alimentao do seu computador, parece que ele tem um problema relacionado com a alimentao, correto? Sendo assim, qual ou quais cabos ou placas voc deve verificar primeiro, ou seja, que logicamente tem mais possibilidades de estar relacionados com o problema? Cabo de dados do HD Cabo de energia do HD Cabo de dados do drive de CD-ROM Cabo de energia do CD-ROM Cabo de energia da placa-me Placas off-board Pentes de memria RAM Processador

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.21

2.

Vamos ver se voc acertou? Comece d esconectando o cabo de fora da parte detrs da fonte de alimentao.

3.

Desconecte os dispositivos externos do computador (teclado, mouse e monitor de vdeo).

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.22

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

4.

Remova a tampa do gabinete

5. 6. 7.

Verifique agora primeiramente o item ou os itens que voc marcou no exerccio anterior e veja se realmente h algum problema. Caso encontre algum mau contato ou algum cabo solto, conecte o cabo ou a placa de forma a eliminar esse problema. Conecte o cabo de fora, o teclado, o mouse e o monitor na parte detrs no gabinete novamente e ligue o computador para ver se voc resolveu o problema.

Ento? Descobriu qual era o defeito? Muito bem! Mas o mais importante que voc tenha entendido que at para um problema simples como esse, analisar os sintomas e pensar nas possibilidades de correo sempre mais vantajoso, pois economiza muito tempo de trabalho. At agora ns vimos exemplos de mau contato ocasionado por causa de cabos e placas mal encaixados. Mas e se o problema for de sujeira ou oxidao nos contatos de cabos e placas?

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.23

Se a sujeira for apenas p, basta utilizar o pincel antiesttico para remover o excesso. Mas se for preciso uma limpeza um pouco mais profunda, voc ter que utilizar uma ferramenta de ltima gerao: uma borracha!

Borracha Escolar

Isso mesmo. Uma borracha daquelas que voc utiliza na escola. E quanto mais branca e flexvel for a borracha melhor. Logicamente, que no possvel utilizar a borracha para limpar os contatos dos cabos, pois eles so muito pequenos. Alm disso, se voc est desconfiando que um cabo est com problemas, o melhor troc-lo logo por outro. Mas a borracha serve muito bem para limpar os contatos de placas off-board e de pentes de memria. Vamos ver como?

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.24

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mos Obra
1. 2. 3. Desligue o computador e desconecte o cabo de f ra da parte detrs da o fonte de alimentao. Remova um das placas off-board caso haja alguma em seu computador. Segure a placa pelas bordas firmemente com uma das mos de forma a no encostar os dedos nos contatos.

4.

Com a outra mo, esfregue a borracha nos contatos inferiores, nos dois lados da placa.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.25

5. 6. 7.

Remova os pedaos de borracha que ficaram nos contatos com uma das pontas da borracha ou com o pincel antiesttico. Encaixe novamente a placa off-board na placa-me. Repita o procedimento com os pentes de memria RAM.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.26

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Para finalizar, outra prtica que sugerimos quando ocorre um mau contato entre placas off-board e a placa-me a troca de slots. Geralmente as placas-me possuem alguns slots livres. Portanto, se a suspeita de mau contato recai sobre um placa off-board e houver slots livres na placa-me, no pense duas vezes: mova a placa para outro slot e veja se o defeito desaparece.

Maus contatos so responsveis por grande parte dos defeitos em computadores. Podem causar mau funcionamento ou perda total das funes de um dispositivo de hardware.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.27

Jumper da Bateria
Voc viu durante o primeiro curso que a pequena bateria que existe na placa-me serve para alimentar a memria CMOS, para que ela possa guardar as configuraes do Setup mesmo quando o computador est desligado. Viu tambm que existe um jumper relacionado a essa bateria e que geralmente tem duas posies: em uma posio ele guarda as configuraes da memria (NORMAL) e na outra ele limpa essas configuraes (CLEAR CMOS).

Jumper da Bateria

Instrues para configurao do jumper

Quando esse jumper est na posio CLEAR CMOS , a maioria dos computadores, simplesmente , no liga e no d nenhum sinal de vida. muito comum que placas-me novas venham com o jumper nesta posio. Ento voc monta o computador direitinho, com todo o cuidado, e na hora de ligar: nada acontece. Se o computador no d sinal de vida, mas novo e est sendo ligado pela primeira vez, esse pode ser o problema. Porm se o computador estava funcionando j h algum tempo e de repente parou de dar sinal, logicamente que esse no ser o problema, a no ser que algum tenha aberto o gabinete e mudado a posio do jumper.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.28

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Cabos de Dados Invertidos


J vimos no curso de montagem que os cabos de dados que ligam os dispositivos de armazenamento placa-me possuem geralmente salincias que encaixam perfeitamente nos chanfros dos conectores da placa-me, impedindo conexes invertidas ou erradas. Lembra disso?

Salincia

Salincia
Pequena salincia no conector do cabo de dados

Chanfro

Conector de dados da placa-me com chanfro.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.29

Mas, s vezes, os cabos no possuem essa salincia de forma que possvel ligar o cabo ao contrrio e o pino 1 do cabo fica na posio oposta ao pino 1 do conector. Se o cabo invertido for o que est conectado ao HD ou ao drive de CDROM o computador geralmente no d sinal de vdeo. Se o cabo invertido for do drive de disquete, o computador funciona, mas o drive de disquete no. Alm disso, a luz do drive de disquete fica acesa permanentemente nessa situao. Para resolver problemas como este, basta verificar a posio do pino 1 tanto no cabo quanto no conector do dispositivo e no conector da placame. Depois s conectar o cabo do lado correto.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.30

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Superaquecimento
Voc j sabe que algumas partes do computador esquentam muito e preciso utilizar o que chamamos de cooler para resfriar essas partes. O processador a parte que mais esquenta, seguido pelo HD e pela fonte de alimentao. O processador a mais delicada destas partes e se ele funcionar muito tempo sem a refrigerao adequada quase certo que seus circuitos internos vo acabar se queimando. As placas-me mais modernas possuem um mecanismo que mede a cada segundo a temperatura interna do gabinete e do processador (core temperature) e desliga automaticamente o computador quando essas temperaturas atingem nveis que poderiam queim-lo. Mas este mecanismo pode falhar. Alm do mais, em placas mais antigas esse mecanismo no existe. O que acontece, frequentemente, nestes casos, so os travamentos, queda de rendimento do processador e reincios automticos do computador. Portanto, a primeira coisa a fazer quando um computador est travando ou reiniciando sozinho verificar se a ventoinha dos coolers do processador e da fonte esto funcionando. Alguns HDs muito rpidos tambm esquentam muito e tambm tem coolers de refrigerao que devem ser verificados.

Cooler de processador

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.31

Ventoinha da fonte de alimentao

Mos Obra
1. 2. 3. Ligue seu computador com o gabinete aberto e verifique se as ventoinhas da fonte de alimentao e do cooler do processador esto funcionando. Caso a ventoinha da fonte no esteja funcionando, ser necessrio trocar a fonte ou pedir para um tcnico em eletrnica trocar a ventoinha para voc Caso a ventoinha do processador no esteja girando ou esteja girando muito lentamente, verifique se o cabo de energia do cooler est corretamente conectado. Na maioria dos coolers o cabo de energia ligado diretamente placa-me, mas em alguns casos o cabo de energia do cooler conectado a um cabo de energia da fonte de alimentao. Caso o cabo de energia do cooler esteja corretamente conectado e mesmo assim a ventoinha no gira, ento ser preciso trocar o cooler por outro.

4.

s vezes, mesmo com todas as ventoinhas funcionando, o computador superaquece devido ao uso indevido de gabinetes imprprios para certos tipos de processador. O Pentium 4 da Intel, por exemplo, necessita de gabinete com no mnimo 4 baias, no qual a fonte de alimentao no fica posicionada sobre o processador impedindo o fluxo de ar. Observe nas duas fotos a seguir, como no gabinete de 4 baias a fonte no fica sobre o processador e no impede o fluxo de ar. J no gabinete de 3 baias a fonte fica sobre o processador atrapalhando o fluxo de ar.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.32

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Gabinete de 4 baias com fonte que no obstrui fluxo de ar do processador

Gabinete de 3 baias com fonte sobre o processador

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.33

J para o novo Pentium 4 HT da Intel recomenda-se utilizar um gabinete com duto de ar para melhorar o fluxo de ar interno ao gabinete e consequentemente sua refrigerao. Assista ao filme Utilizando um gabinete com duto de ar Se voc est desconfiado que o problema de um computador superaquecimento, uma forma de confirmar isso observando uma opo no Setup que a maioria dos computadores mais recentes possui. Voc j sabe que os programas Setup variam de computador para computador e que uma opo pode ter um nome em um Setup e outro nome totalmente diferente em outro Setup. s vezes, no prprio Setup h a indicao se a temperatura do processador est maior do que o recomendado. Quando no h essa indicao, voc precisar consultar o manual do fabricante do processador (impresso ou no site do fabricante) para verificar qual a temperatura mxima aceita e compar-la com a temperatura medida no Setup.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.34

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mos Obra
1. 2. 3. Ligue seu computador e entre no Setup. Com a ajuda de seu professor, localize a opo que mostra a temperatura do processador (se houver). Caso haja esta opo, discuta com seu professor se estes valores so adequados ao funcionamento do tipo de processador que voc est utilizando.

Caso o Setup do computador no mostre a temperatura do processador, uma outra forma de testar (no muito eficaz) se o computador est realmente superaquecendo devido ao uso de um gabinete incorreto, remover os componentes internos do computador e mont-lo fora do gabinete (como voc fez no curso de Montagem de Microcomputadores). Deixando o computador funcionar por vrias horas fora do gabinete. Pode reduzir os problemas de ventilao dos componentes. Se o defeito parar de acontecer, voc ter descoberto o problema. H ainda mais uma coisa que voc pode fazer para melhorar o fluxo de ar dentro de um gabinete: utilizar ventoinhas de gabinete. Essas ventoinhas so geralmente fixadas na parte frontal e traseira por dentro dos gabinetes e ajudam o ar quente a sair do gabinete, melhorando muito a circulao de ar.

Ventoinha de Gabinete

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.35

Resumindo, problemas de superaquecimento esto sempre relacionados com: Mau funcionamento ou ausncia de ventoinhas. Utilizao de ventoinhas imprprias para o tipo de processador Utilizao de gabinete imprprio para o tipo de processador

O superaquecimento do computador pode causar queima do processador, alm de outros sintomas como queda no desempenho e travamentos.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.36

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

ATIVIDADE 4

GINCANA DE DEFEITOS
Brincando de coisa sria
Vamos agora realizar uma atividade que alm de divertida pode fazer com que voc aprenda um pouco mais sobre sintomas e diagnsticos de defeitos em computadores. A proposta que voc cause um problema evidente em seu computador para que os colegas de outro grupo tentem descobrir. Para fazer isso, vamos propor que voc desconecte totalmente algum cabo ou alguma pea de forma que seu computador deixe de funcionar normalmente. Mas para isso temos que tomar alguns cuidados para no danificar o computador:
1. No desconecte parcialmente o cabo ou a placa, mas sim totalmente . Um cabo ou uma placa mal encaixados podem danificar os circuitos do disposit ivo. No desconecte o cabo de energia do cooler do processador. Voc j viu que o processador pode queimar se ficar sem refrigerao, mesmo que seja s por alguns segundos. Informe corretamente ao seu professor qual foi o defeito que voc causou para que ele possa avaliar se h ou no algum risco ao computador.

2.

3.

Tomando esses cuidados a brincadeira ser s diverso.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.37

Mos Obra
1. 2. 3. Caso a tampa do gabinete no esteja removida, remova a tampa, deixando o computador aberto. Aguarde pelo comando do professor para comear. Talvez voc tenha que esperar fora da sala at chegar a sua vez. Escolha um destes defeitos abaixo para ocasionar em seu computador: 4. 5. 6. 7. Cabo de dados do HD desconectado. Cabo de energia do HD desconectado. Cabo de fora que liga a fonte de alimentao na tomada est desconectado. Cabo de energia da placa-me desconectado. Pente de memria RAM faltando (retire o pente e entregue ao professor). Placa de vdeo off-board faltando (retire a placa de vdeo e entregue ao professor). Cabo de dados do drive de disquete desconectado. Cabo de energia do drive de disquete desconectado. Cabo de dados do drive de CD-ROM desconectado. Cabo de energia do drive de CD-ROM desconectado. Cabo de dados do HD invertido (se for possvel inverter). Jumper da bateria na posio clear CMOS. Cabo de dados do drive de disquete invertido.

Aps causar o defeito, informe ao professor qual foi o defeito escolhido e verifique se o defeito causado realmente est ocasionando problemas. Espere que o professor faa uma rpida vistoria para ver se est tudo certo e feche novamente o gabinete. Agora seu professor ir indicar qual computador de qual grupo voc dever descobrir o defeito. Voc agora tem 5 minutos para ligar o computador, observar os sintomas e dar um palpite inicial. Quais dos defeitos abaixo podem estar acontecendo com o computador? Note que dependendo dos sintomas, haver mais de uma possibilidade. Cabo de dados do HD desconectado. Cabo de energia do HD desconectado. Cabo de fora que liga a fonte de alimentao na tomada est desconectado. Cabo de energia da placa-me desconectado.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.38

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores Pente de memria RAM faltando. Placa de vdeo off-board faltando. Cabo de dados do drive de disquete desconectado. Cabo de energia do drive de disquete desconectado. Cabo de dados do drive de CD-ROM desconectado. Cabo de energia do drive de CD-ROM desconectado. Cabo de dados do HD invertido (se for possvel inverter). Jumper da bateria na posio clear CMOS. Cabo de dados do drive de disquete invertido.

8. 9.

Aguarde at que o professor verifique se os palpites que voc anotou so realmente vlidos. Finalmente, abra o gabinete e verifique se seu palpite foi bom. Resolva o problema e ligue o computador para confirmar que o defeito foi resolvido.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.39

ATIVIDADE 5

RESOLVENDO OS PROBLEMAS MAIS COMUNS DE SOFTWARE


Problemas de software evidentes
Quando falamos em problemas evidentes de hardware significa defeitos que podemos detectar fazendo uma simples inspeo visual. No caso de software, no possvel fazer uma inspeo visual a no ser que voc entenda de programao e tenha acesso ao cdigo fonte do programa em questo. E mesmo que fosse possvel, um programa geralmente tem milhares ou milhes de linhas de cdigo e voc poderia levar anos para descobrir algum problema. Mesmo assim, podemos dizer que alguns problemas de software so evidentes e at simples de resolver. Vamos ver alguns destes problemas?

Vrus de Computador
Voc sabe o que um vrus de computador? Ao contrrio do que muita gente pensa, vrus de computador no um organismo vivo que invade o computador ocasionando danos em seus circuitos. Um vrus de computador nada mais do que um programa. Um programa que se comporta como um vrus, infecta um arquivo e depois outro e vai se multiplicando at tomar conta do computador. Mas como um programa pode fazer isso? Funciona mais ou menos da seguinte forma: algum que conhece muito bem programao faz um programa que ocasiona algum dano ao computador, como apagar arquivos, excluir a partio do HD, deixar o computador lento, travar o computador e assim por diante. Da esse programador mal intencionado infecta um arquivo bom com seu vrus, ou seja, abre esse arquivo e inclui as linhas de cdigo maliciosas do seu vrus no meio das linhas de cdigo do arquivo. Esse arquivo infectado pode ser qualquer arquivo, um documento, um programa aplicativo, um jogo, etc., mas geralmente so arquivos executveis, ou seja, arquivos cuja extenso EXE ou COM dentre outros.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.40

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Programa
01 Begin 02 if ok goto line 03 03 print Hello User 04 print press any key to continue 05 if ok goto line 08 06 print error 07 goto line 01 08 print this is the end of the program 09 End

Vrus
01 asdadsfdg 02 v13dfsdsdf 03 dfbcfgb 04 sfsfbef 05 adadasdqeasasd

Programa Infectado

01 Begin 02 if ok goto line 03 03 print Hello User 04 print press any key to continue 05 if ok goto line 08 06 print error 01 asdadsfdg 02 v13dfsdsdf 03 dfbcfgb 04 sfsfbef 05 adadasdqeasasd 07 goto line 01 08 print this is the end of the program 09 End

Ilustrao exemplo de como um vrus infecta um programa alterando suas linha de execuo

Depois de infectar o arquivo o criador do vrus espalha esse arquivo geralmente pela Internet. Ento outras pessoas pegam esse arquivo sem saber que est infectado e executam em seus computadores. Ao ser executado, o cdigo malicioso que estava dentro do arquivo vai para a memria RAM (para onde vai o contedo de todos os arquivos que so abertos) e l fica esperando que o usurio abra outros arquivos. Cada arquivo aberto pelo usurio infectado tambm pelo vrus. Uma vez na memria o vrus comea a agir ocasionando os danos para os quais foi programado. Ainda existem algumas variaes de vrus chamados de cavalos de tria (trojans). Esses trojans aps infectar um computador ficam analisando todos os dados que so digitados pelo usurio e manda esses dados pela Internet para seu criador que pode ento ter acesso a senhas de banco e outras informaes sigilosas. Os vrus so responsveis pelas maiores dores de cabea no mundo da informtica, causando prejuzos de milhes de dlares todos os anos. Muitos acreditam que se no existissem os vrus a informtica estaria muito mais avanada, pois o tempo e o dinheiro gastos para combater os vrus poderiam ser aplicados para realizar mais pesquisas na rea. Por isso, como um bom aluno tcnico, tambm sua misso manter os computadores livres destas pragas. E a melhor maneira de fazer isso atravs da utilizao de programas chamados de antivrus. Esses programas conhecem os cdigos maliciosos dos vrus, ou seja, a assinatura dos vrus. Dessa forma, eles agem no computador assim como as vacinas agem no corpo humano, reconhecendo os arquivos que

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.41

esto infectados e impedindo que esses arquivos cheguem at a memria RAM e espalhem o vrus pelo computador. Os antivrus possuem uma biblioteca de dados de todos os vrus que so criados. Porm, novos vrus so criados a cada dia e, portanto, voc precisa atualizar essa biblioteca pelo menos uma vez por semana, para garantir que seu antivrus v reconhecer os novos vrus. A maioria dos programas antivrus disponibiliza atualizaes automticas pela Internet. Tudo o que voc tem que fazer conectar o computador na Internet e executar uma opo no antivrus para que ele seja atualizado. Se o computador no possuir conexo com a Internet, ento voc ter que baixar (fazer o download) dos arquivos de atualizao em um computador com acesso a Internet, copiar esses arquivos para um disquete ou para um CD e passar esses arquivos para o outro computador.

Mos Obra
1. No CD que acompanha o curso existe um arquivo infectado com um vrus. Nesse caso, um vrus inofensivo que no ir causar nenhum dano ao seu computador. Ligue seu computador e uma vez que o Windows tenha sido completamente carregado coloque o CD do curso no drive de CD-ROM. O CD-ROM ir ser executado automaticamente. Caso um menu com vrias opes aparecer, ignore-o. Execute o programa Windows Explorer. Localize seu drive de CD-ROM e clique sobre ele. O contedo do CD-ROM ir aparecer na parte direita da tela. Abra a pasta Antivrus clicando duas vezes sobre ela. Dois arquivos iro aparecer dentro desta pasta: Jogo da palavra secreta.exe e vacina.exe.

2. 3. 4. 5. 6. 7.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.42

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

8.

O arquivo Jogo da palavra secreta.exe um arquivo executvel de um jogo que est infectado com o vrus. Clique duas vezes sobre ele para execut-lo. Ao executar o programa, um jogo ir aparecer e o vrus que est dentro do aplicativo ir ser carregado na memria depois de alguns segundos e comear a agir em seu computador.

9.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.43

10. Depois que o vrus aparecer, execute o programa vacina.exe na mesma pasta do CD-ROM que voc acessou para executar o programa com vrus.

11. Execute as instrues do programa vacina e observe que ele ir detectar e remover o vrus da memria limpando seu computador.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.44

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Observe que tanto o programa com vrus quanto o antivrus so fictcios e s servem para demonstrar como um vrus entra em seu computador e como possvel remov-lo. Na vida real, os vrus no so bonzinhos e voc precisar utilizar antivrus de verdade. Existem vrios antivrus gratuitos que voc pode baixar diretamente da Internet. Portanto, no h desculpas para no utilizar um antivrus. Se no seu computador existir um programa antivrus, siga estes procedimentos:

Mos Obra
1. 2. 3. 4. Com a ajuda de seu professor, localize o programa antivrus instalado em seu computador. Verifique as opes para fazer a atualizao automtica da biblioteca de vrus. Execute a opo para fazer uma varredura em seu computador em busca de vrus. Deixe o antivrus fazer a varredura por cinco minutos. Caso no termine nesse tempo, cancele a varredura, mas saiba que numa situao real, para remover o vrus de um computador voc precisaria esperar at o final.

Nem sempre o antivrus consegue remover o cdigo malicioso de dentro do arquivo infectado. Quando isso acontece o antivrus geralmente lhe avisa que a nica maneira de se livrar do tal vrus apagando o arquivo. Se o arquivo no for importante, apague-o. Se for, tente remover o vrus utilizando outros programas antivrus. Resumindo, para manter os computadores longe de vrus: Tenha sempre um antivrus instalado. Atualize a biblioteca de vrus semanalmente. Nunca abra arquivos que no tem certeza do contedo, principalmente se vierem por email, mesmo que seja de um colega. Sempre execute o antivrus sobre um arquivo que voc recebeu caso realmente precise abri-lo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.45

Nunca se sabe o que um vrus pode causar em um computador, e voc no vai querer pagar para ver, no mesmo?

Os vrus de computador so responsveis por prejuzos incalculveis de empresas e pessoas. impossvel prever os estragos que podem causar nos dados dos usurios. Um computador com vrus pode apresentar sintomas diversos e difcil identificar que um computador est com vrus apenas analisando os sintomas.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.46

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Falhas de segurana no SO
Os sistemas operacionais so construdos por pessoas e, portanto, esto sujeitos a falhas humanas de programao. Essas falhas podem deixar brechas para que vrus e pessoas mal intencionadas (hackers) consigam invadir computadores conectados Internet ou a redes locais e conseguir acesso s informaes pessoais dos usurios. De tempos em tempos, a Microsoft (fabricante dos sistemas operacionais da famlia Windows), disponibiliza em seu site atualizaes que reparam os defeitos de programao encontrados. Desta forma, as brechas encontradas pelos hackers so fechadas. Quando voc instala um sistema operacional, inicialmente ele est sem nenhuma atualizao de segurana e, portanto, vulnervel a ataques de vrus e hackers caso voc conecte o computador Internet ou a uma rede. Portanto, a primeira coisa a fazer aps instalar o sistema operacional e o antivrus, entrar no site da Microsoft e baixar todas as atualizaes de segurana, caso o computador tenha acesso Internet. Para fazer isso, basta conectar o computador Internet e acessar a opo Windows Update. No Windows XP essa opo fica no menu iniciar, como mostra a figura abaixo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.47

Ao clicar nesta opo o Windows ir abrir automaticamente o site da Microsoft j na rea de atualizaes. Pode ser que aparea inicialmente uma mensagem pedindo para voc aceitar a atualizao do prprio programa Windows Update antes de continuar. Caso aparea a mensagem, clique em SIM e aps alguns minutos a seguinte tela ir aparecer.

Acesse a opo Express Install para que o Windows analise automaticamente as atualizaes que seu SO precisa.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.48

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Uma lista com vrias atualizaes para download ir aparecer. Selecione as opes recomendadas e clique em Go to Install updates

Depois s aguardar o Windows baixar e instalar as atualizaes. Pode ser que ao final o Windows pea para voc reiniciar o computador. Fazendo estas atualizaes mensalmente voc estar diminuindo muito as chances de seu computador ser invadido por hackers. Mas ainda h uma outra configurao do Sistema Operacional que voc deve fazer para ficar ainda mais seguro.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.49

Drivers Errados ou Defeituosos


Voc se lembra que driver um programa que ensina o SO a enviar e receber informaes para os dispositivos? Lembra tambm que todo o fabricante de dispositivos fornece juntamente um disquete ou um CDROM contendo os drivers corretos para os sistemas operacionais mais utilizados? Seria timo que voc tivesse os drivers corretos dos dispositivos em mos quando fosse instal-los. Mas muitas vezes, o dono do computador perdeu o disquete que continha os drivers e a que comea o problema. Um dispositivo de hardware sem o driver correto instalado pode funcionar parcialmente, apresentando falhas em suas funes, ou simplesmente no funcionar. Quando voc instala um dispositivo novo em um computador que j tem o SO instalado e funcionando, ou quando voc reinstala o Windows em um computador que j tinha todos os dispositivos fisicamente instalados, duas coisas podem acontecer:
1. 2. O SO reconhece o dispositivo e instala automaticamente um driver para este dispositivo que o SO j tinha disponvel em sua prpria biblioteca de drivers. O SO no encontra um driver para o dispositivo e pede para que voc fornea um disquete ou um CD com o o driver correto.

O primeiro caso mais comum de acontecer com dispositivos como memrias, HDs, drives de disquete e de CD-ROM. Esses dispositivos, mesmo que de fabricantes diferentes, funcionam num mesmo padro, de forma que fcil para o SO ter em sua biblioteca de drivers, um driver genrico que sirva para todas ou quase todas as marcas e modelos de HD, por exemplo. Mesmo assim, pode acontecer de o SO instalar um driver genrico que at funciona, mas no habilita todas as funes que o dispositivo tem para oferecer. Isso muito comum de acontecer com placas de vdeo. s vezes voc instala uma placa de vdeo e o SO reconhece a placa e automaticamente instala os drivers genricos de vdeo. E o que acontece? Voc consegue ver as imagens, porm o SO no consegue conversar direito com a placa e no consegue exibir todas as cores e toda a resoluo de vdeo, deixando a imagem pobre.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.50

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Quando isso acontece, o certo fornecer o driver correto do dispositivo para o SO e pedir para que ele utilize o driver que voc forneceu e no o genrico. Voc j viu no curso de Montagem de Microcomputadores como instalar um driver. Vamos recordar?

Mos Obra
1. 2. 3. 4. Ligue seu computador espere o SO ser totalmente carregado. Nos exemplos abaixo, utilizamos o Windows XP. Caso seu SO seja outro, pea a ajuda do professor para identificar as mesmas opes em seu SO. Clique em Iniciar Configuraes Painel de Controle Clique duas vezes em Sistema.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.51

5.

Na Janela que ser exibida, clique na aba Hardware e depois em Gerenciador de Dispositivos

6.

Observe a janela que se abriu com a lista de todos os dispositivos de hardware que existem em seu computador.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.52

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

7. 8. 9.

Vamos acessar as informaes da placa de vdeo. Clique no + ao lado dos Adaptadores de Vdeo e observe a marca e o modelo de sua placa de vdeo. Clique com o boto direito sobre seu modelo de placa de vdeo e escolha a opo Propriedades.

10. Clique na aba Driver. Observe que h uma opo Atualizar Driver. Clique sobre este boto.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores 11. O Windows ir exibir uma srie de opes para que voc fornea o driver correto para esse dispositivo. No caso do Windows XP, inicialmente existem duas opes: deixar que o Windows procure automaticamente pelo driver ou deixar que voc mesmo informe onde esto os arquivos que contm o driver para o dispositivo.

Mdulo 2.53

12. Se voc tiver certeza de onde esto os drivers escolha a segunda opo. Caso contrrio escolha a primeira opo. Vamos agora, escolher a segunda opo e clicar em Avanar. 13. O Windows ir exibir mais uma janela com mais opes.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.54

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

14. Nesta etapa devemos escolher o local onde se encontra o driver que desejamos instalar. Encontramos as seguintes opes: Procurar o melhor driver nestes locais: a. Pesquisar mdias removveis (disquete, CD-ROM): Devemos selecionar essa opo quando desejamos instalar o driver que vem no CD ou disquete do fabricante. b. Incluir este local na pesquisa: devemos escolher essa opo quando realizamos o download do driver do site do fabricante e gravamos numa pasta em nosso computador. Depois de selecionar essa opo, necessrio indicar qual a pasta clicando no boto Procurar. No pesquisar. Escolherei o driver a ser instalado: Podemos escolher essa opo quando desejamos selecionar um driver do banco de drivers do SO.

15. Se voc forneceu os drivers corretos, o Windows ir instal-los e o dispositivo ir funcionar perfeitamente e com toda a sua capacidade.

Acabamos de rever como atualizar um driver de um dispositivo, instalando um driver mais apropriado. Mas e se o dispositivo no tiver nenhum driver instalado? Nesse caso, o procedimento o mesmo. Porm, quando voc for consultar a lista de dispositivos, o dispositivo que estiver sem os drivers corretos aparecer com um smbolo de exclamao ao seu lado. Este smbolo indica que o dispositivo no est funcionando corretamente por falta de um driver.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.55

Erros em Programas Aplicativos


Voc sabe o que incompatibilidade? Esta palavra significa que alguma coisa no compatvel com outra, ou seja, que no podem funcionar perfeitamente juntas. Isso pode acontecer entre dispositivos, como por exemplo, um pente de memria RAM ser incompatvel com uma placa-me. Pode acontecer de um determinado dispositivo de hardware no ser compatvel com o sistema operacional, pois no h nenhum driver que faa a ligao entre o SO e o dispositivo. E no pra por a. A incompatibilidade tambm pode acontecer entre programas e sistemas operacionais, entre programas e dispositivos de hardware e entre dois programas. Por exemplo, um programa desenvolvido para rodar no Windows 98 no roda em Windows XP e vice-versa. Ou ento, um programa roda num tipo de processador, mas no roda em outro ( mais raro acontecer, mas possvel). Ou ainda, o programa incompatvel com outro programa que est instalado e rodando no mesmo computador. Alm de incompatibilidade, problemas com programas podem acontecer quando esto rodando em uma configurao de hardware abaixo da mnima necessria. Por exemplo, um programa que precisa de 128 MB de memria RAM para funcionar, mas o computador s tem 64 MB.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.56

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Problemas com programas tambm podem acontecer quando os arquivos que compe m um programa esto danificados ou infectados por vrus. Quando uma destas situaes acontece, o programa pode apresentar falhas em suas funes, travamentos e reincios do computador. Mas como saber se um determinado programa que est travando o computador? Ora, voc j sabe que uma das coisas que deve observar para descobrir um defeito quando um problema ocorre. Se o computador funciona normalmente com todos os programas, menos quando apenas um deles executado, pode-se desconfiar que o problema est relacionado com este programa. Resumindo, problemas podem acontecer quando um programa: incompatvel com o SO ou com o hardware, ou incompatvel com outro programa (antivrus, por exemplo), ou Est rodando em uma configurao de hardware abaixo da mnima exigida pelo fabricante do programa, ou Os arquivos deste programa esto danificados ou infectados por vrus.

Quando voc estiver desconfiado que o problema est relacionado com um programa especfico, o que voc pode fazer : Verificar se o programa compatvel com o hardware e o SO utilizados. Na prpria caixa aonde vieram os discos de instalao do programa ou no site do fabricante voc pode encontrar essas informaes. Verificar se o hardware utilizado o mnimo exigido pelo fabricante do programa. Essa informao tambm se encontra geralmente na caixa do produto ou no site do fabricante do programa. Fazer uma verificao nos arquivos em busca de vrus. Desinstalar e instalar novamente o programa, a fim de recuperar arquivos danificados.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Mdulo 2.57

Mos Obra
1. 2. Voc sabe como desinstalar um programa? Nos sistemas operacionais da famlia Windows muito simples. Abra o Painel de Controle e escolha a opo Adicionar ou Remover Programas

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 2.58 3.

Utilizando a Lgica para Resolver Problemas em Computadores

Aparecer uma lista de programas instalados. Selecione nesta lista o programa desejado e clique no boto remover.

4.

s vezes o programa instalado no aparece nesta lista. Quando isso acontecer, voc ter que procurar por um desinstalador do programa na pasta onde o programa est instalado. Geralmente o desinstalador um arquivo executvel com o nome de uninstall.exe.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.1

Esquentando a cabea
No mdulo anterior voc viu os defeitos mais comuns em hardware e software. Alguns deles muito evidentes e outros nem tanto. Neste mdulo ns veremos mais alguns problemas e aprender a detect-los e resolvelos. Comeamos agrupando os defeitos por dispositivo, ou seja, veremos os defeitos mais comuns em HDs, depois em memrias, processadores, etc. Depois vamos nos divertir com o simulador de defeitos. Um programa no qual voc poder testar os conhecimentos adquiridos at ento. Bom trabalho e boa diverso!

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.2

Resolvendo Mais Problemas

ATIVIDADE 1

OS DISPOSITIVOS E SEUS DEFEITOS


Analisando os defeitos por dispositivo
Veremos agora os defeitos mais comuns nos dispositivos mais importantes do computador. Isso no quer dizer que apresentaremos todos os defeitos possveis. Longe disso. O que voc ir aprender deve servir de base para iniciar sua busca na soluo de um defeito. Portanto, na hora que voc estiver trabalhando, abra sua mente para novos conhecimentos (e novos defeitos).

O HD e seus defeitos
Voc j viu que o HD composto basicamente por : Um ou mais discos de metal; Um motor que faz o disco girar; Uma cabea magntica que l e grava os dados no disco; Uma placa de circuitos responsvel por controlar a leitura e a gravao dos dados e a comunicao do HD com a placa-me.

Por ser um dispositivo composto por peas eletrnicas e mecnicas, o HD no s sensvel a descargas eletrostticas, mas tambm a choques mecnicos. Isto faz do HD um dos dispositivos de hardware que mais apresentam problemas. Um defeito em qualquer um dos seus componentes internos pode comprometer os dados que esto armazenados em forma de campos magnticos no disco de metal. Quando o defeito acontece em um dos componentes internos como o motor, a cabea ou o disco, nada podemos fazer alm de tentar salvar os dados importantes do usurio e trocar o HD por outro. Isso porque estes componentes internos so montados com tamanha preciso que nossas mos no conseguiriam trocar um componente por outro de forma correta. Existem empresas especializadas em consertos no HD, mas estas empresas possuem aparelhos especiais para tanto. Dessa forma, nunca
Intel Aluno Tcnico 2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.3

retire a tampa do HD a fim de tentar consertar um de seus componentes internos. Ao invs disso, caso haja dados importantes do usurio que precisam ser resgatados e voc no tenha conseguido salv-los, recomende ao usurio que leve o HD em uma destas empresas especializadas. Se voc tentar abrir o HD, certamente agravar o problema.

Sintomas mais comuns


Um HD com caractersticos: defeito normalmente apresenta alguns sintomas

Estalos como se fossem dois pedaos de metal batendo: Quando a cabea de leitura est com dificuldades de leitura ou quando o disco apresenta algum dano, o eixo que prende a cabea ao motor pode perder a referncia das trilhas e fazer a cabea movimentar-se rapidamente de um lado para outro se chocando contra as protees internas do HD. Esses choques so os responsveis pelo barulho. Lentido e travamentos por alguns segundos na leitura e escrita de arquivos: Ao tentar ler ou gravar arquivos em um HD defeituoso, s vezes o computador pode travar por alguns segundos e parar de responder aos comandos do teclado e do mouse. Porm estes travamentos geralmente so curtos e no exigem que o usurio reinicie o computador, pois o sistema volta ao normal depois de alguns segundos. Isso acontece porque, provavelmente, o HD est tentando acessar um setor defeituoso no disco. Ao encontrar um erro em um setor o HD tenta acess-lo por vrias vezes e demora para dar a resposta ao SO que est esperando a confirmao da leitura ou gravao. Isso faz com que todo o sistema fique esperando, causando estes pequenos travamentos.

Arquivos corrompidos: Muitas vezes o disco do HD danificado devido a movimentos bruscos no computador. Quando isso acontece, a cabea pode no conseguir ler perfeitamente os arquivos que esto em um determinado setor danificado do disco, ocasionando muitas vezes a mensagem Arquivo Corrompido exibida pelo SO. Quando o setor danificado exatamente o setor onde esto os arquivos do SO responsveis pelo boot, pode acontecer do SO simplesmente no ser carregado e apresentar a mensagem Disco sem Sistema ou Defeituoso.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.4

Resolvendo Mais Problemas

Quando voc detectar um destes sintomas no HD, na maioria das vezes ainda possvel salvar os dados do usurio para um lugar seguro, como outro HD, por exemplo. Porm, algumas vezes, infelizmente tarde demais. De qualquer forma, em caso de suspeita de defeito no HD, recomende ao usurio a troca imediata do HD e salve os dados o mais rpido possvel em outro local. Essa cpia conhecida como cpia de segurana ou ainda backup. Uma prtica recomendada instalar o HD defeituoso como SLAVE em outro computador que esteja funcionando e com espao suficiente no HD (que ser o MASTER) para salvar os dados importantes do usurio. Vamos praticar?

Mos Obra
1. 2. 3. Junte-se a outra dupla, de forma que todos juntos possam trabalhar com dois computadores. Imagine que o HD de um dos computadores est com defeito e voc dever salvar os dados que conseguir da pasta Meus Documentos do usurio. A primeira coisa a fazer verificar o espao total utilizado pelos arquivos que voc quer copiar e compar-lo com o espao disponvel no disco para onde vo estes arquivos para saber se haver condies de fazer esta cpia. Ligue os dois computadores e espere o carregamento total do SO nos dois computadores

4.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.5

5.

Verifique o espao em disco disponvel no HD que ir receber a cpia de segurana. Para isso, abra o Windows Explorer, clique com o boto direito sobre o HD (Disco Local C:) e escolha a opo Propriedades.

6.

Verifique a opo Espao Livre.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.6

Resolvendo Mais Problemas

7.

Anote abaixo o espao livre em disco. Espao livre em disco: ___________________

8.

Agora v at o computador cujo HD est supostamente com problemas, abra o Windows Explorer e verifique o espao ocupado pela pasta Meus Documentos. Caso o SO seja Windows XP ou 2000, esta pasta fica geralmente dentro da pasta C: \Documentes and Settings\[Nome do usurio]. Anote abaixo o espao utilizado pela pasta. Para isso clique com o boto direito sobre a pasta e escolha a opo Proprie dades.

9.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.7

10. Verifique a opo Tamanho em Disco.

11. Anote abaixo o espao ocupado pela pasta. Espao utilizado pela pasta: ___________________ 12. Compare os dois valores e certifique-se que h espao suficiente para fazer o backup. Obviamente, o tamanho da pasta Meus Documentos do HD supostamente defeituoso deve ser menor do que o espao livre do outro HD. 13. Se houver espao suficiente, vamos continuar. 14. Desligue e remova o cabo de fora da fonte de alimentao dos dois computadores. 15. Remova a tampa dos gabinetes dos dois computadores.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.8

Resolvendo Mais Problemas

16. Desconecte o cabo de dados e o cabo de energia do HD defeituoso.

17. Retire o HD defeituoso do computador.

18. Configure este HD como SLAVE atravs dos jumpers na parte traseira do HD.

Jumpers de configurao do HD

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas 19. Verifique e configure se necessrio o HD do outro computador como MASTER. Se for preciso, remova tambm o outro HD para facilitar a manipulao dos jumpers. 20. Instale os dois HDs dentro do gabinete e se possvel utilize o mesmo cabo de dados para os dois. Se no for possvel, utilize um cabo de dados para cada HD. Se em seu computador houver um drive de CD-ROM que esteja utilizando um cabo de dados s para ele, voc pode emprestar o cabo de dados dele.

Mdulo 3.9

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.10

Resolvendo Mais Problemas

21. Ligue o computador e entre no Setup 22. Verifique se os dois HDs foram detectados.

23. Se no foram detectados, revise as conexes e as configuraes dos jumpers. Caso tenham sido detectados, salve e saia do Setup. 24. Aguarde o SO ser carregado. 25. Aps o carregamento do SO, abra o Windows Explorer. 26. Verifique se o SO detectou os dois HDs. Provavelmente eles aparecero como os drives C: e D:.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.11

27. O HD com defeito foi configurado como SLAVE. Portanto ele detectado como drive D: ou E: ou a prxima letra livre no sistema. O drive C: reservado para o HD configurado como MASTER. 28. Acesse o drive C: e crie uma pasta chamada Backup na raiz do HD, ou seja, em C:\.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.12

Resolvendo Mais Problemas

29. Acesse o drive com defeito e procure pela pasta de usurio Meus Documentos. Caso o SO se ja Windows XP ou 2000, esta pasta fica dentro da pasta C:\Documentes and Setings\Nome do usurio. 30. Copie a pasta Meus Documentos para dentro da pasta Backup que voc criou no outro HD. 31. Verifique se a pasta realmente foi copiada e se todos os arquivos e pastas que esto dentro dela tambm foram copiados. 32. Se estiver tudo certo, desligue o computador e volte o HD defeituoso ao seu antigo computador, deixando os dois computadores configurados corretamente da mesma forma que os encontrou antes deste experimento.

Uma coisa importante a ser considerada o Sistema Operacional em que est instalado o HD para onde os dados sero copiados e o tipo de sistema de arquivos utilizado no HD com defeito. Como vimos rapidamente no primeiro curso, os dois sistemas de arquivos utilizados por sistemas operacionais Windows so o NTFS e o FAT. Acontece que alguns sistemas operacionais como o Windows 95 e o Windows 98 s reconhecem sistemas de arquivos do tipo FAT. Portanto, se o HD com problemas utilizar o sistema de arquivos NTFS, ele s poder ser configurado como SLAVE em um outro computador com o sistema operacional Windows XP, 2000 ou 2003 que reconhecem os dois tipos de partio para poder copiar os dados do HD com defeito para o HD bom. Por fim, ao realizar o backup dos dados do usurio nunca se esquea de perguntar a ele quais pastas e arquivos so realmente importantes. A cpia da pasta Meus Documentos do exerccio anterior apenas um exemplo. Muitas vezes o usurio possui arquivos importantes em outras pastas espalhadas pelo HD. E lembre-se: copiando os dados do usurio para um outro local, voc poder tranquilamente trocar o HD por um novo sem nenhum receio. Afinal, o que existe de mais preciso em um computador j estar a salvo: os dados do usurio.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.13

Sintomas no evidentes
s vezes o HD est com problemas, mas no apresenta sintomas to evidentes. Neste caso, somente uma verificao mais aprofundada pode nos dizer se o HD est ou no com problemas. Existem programas que verificam a existncia de setores defeituosos no disco e problemas com a cabea de leitura e gravao. Muitos destes programas so pagos, mas alguns podem ser baixados pela Internet atravs de diversos sites nacionais e internacionais.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.14

Resolvendo Mais Problemas

Defeitos em Memrias RAM


Voc j viu que a memria RAM composta de uma ou mais placas de circuitos chamadas de pentes. Estes pentes vo encaixados na placame. Voc tambm viu que quando utilizamos dois ou mais pentes de memria, eles podem no ser do mesmo fabricante, mas tm que ser do mesmo tipo e ter a mesma velocidade de acesso. Colocar pentes de velocidade de acesso diferentes travamento na certa.

Observe a inscrio - 5 sobre os chips da memria. Isso significa que esse pente de memria tem tempo de acesso igual a 50 ns (nano segundos)

Alm do tempo de acesso diferente nos pentes, outro problema que pode acontecer uma configurao errada no Setup deste mesmo tempo de acesso. As placas-me mais recentes configuram-se automaticamente para trabalhar com o tempo de acesso dos pentes. Mas em placas mais antigas essa configurao manual e feita no Setup ou por jumpers. Tambm pode acontecer de um ou mais chips de memria dos pentes queimarem. Voc sabe que o computador testa a memria atravs do POST quando ele ligado. Quando a memria no passa no teste, o computador pode apresentar os bips caractersticos que voc tambm j

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.15

conhece ou uma mensagem na tela, como Memory Error. Porm, nem sempre um defeito como este detectado pelo teste que o POST realiza ao ligar o computador. Portanto, se a memria passar no teste inicial no significa que esteja totalmente boa. Quando h uma queima em um dos chips, o sintoma mais comum o travamento do computador em qualquer momento, antes ou depois do carregamento do SO. Neste caso, s nos resta trocar o pente defeituoso por outro compatvel. Assim como para o HD, existem programas que testam a memria em busca de problemas. Se voc no tiver outro pente de memria compatvel para trocar e verificar se realmente o problema est no pente de memria, a nica maneira de determinar o defeito utilizar programas de teste .

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.16

Resolvendo Mais Problemas

Mos Obra
1. Se voc precisar trocar um pente de memria RAM por outro e no encontrar a mesma marca e modelo do pente com defeito, quais caractersticas do novo pente voc deve considerar para que ele funcione em sua placa-me e seja compatvel com seu outro pente existente?

R: ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.17

Defeitos em Processadores
Apesar de ser uma pea delicada e que exige muitos cuidados principalmente quanto eletricidade esttica e temperatura, o processador um componente que, se bem cuidado, dificilmente apresenta defeitos, principalmente os processadores de geraes mais novas. Quando um defeito no processador acontece, geralmente dois sintomas so mais comuns: O computador no liga e no d sinal de vida. A ventoinha da fonte gira e os leds do gabinete acendem indicando que o fornecimento de energia parece estar bom. Porm nenhuma imagem aparece no monitor e o computador no apresenta nenhum bip de alerta. O computador trava ou reinicia sozinho constantemente em qualquer ponto de execuo, antes, durante ou depois do boot.

Para certificar-se que o problema mesmo no processador, somente substituindo-o por outro compatvel e colocando o computador para funcionar por um bom tempo. Existem programas gratuitos que testam o funcionamento do processador, mas dificilmente estes programas indicam o defeito. Entretanto, no se pode esquecer de verificar a temperatura em que o processador est trabalhando antes de troc-lo por outro, pois mais comum um problema de superaquecimento do que um defeito, propriamente dito, no processador.

Mos Obra
1. Se voc precisar trocar o processador por outro, quais caractersticas do novo processador voc deve considerar para que ele funcione em sua placame? R: ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.18

Resolvendo Mais Problemas

A Placa-Me e seus Defeitos


Assim como o processador a placa-me importantssima, pois responsvel pela conexo interna de todos os dispositivos. Todos os bits que entram e saem do computador passam necessariamente pelos barramentos e circuitos da placa-me. Voc j sabe que a placa-me tem interfaces (conectores e slots) para interligar os dispositivos. As interfaces so controladas por circuitos que so compostos de milhares de componentes eletrnicos, alguns microscpicos que se concentram dentro de chips como o Chipset que voc j viu no curso anterior. Dessa forma, teoricamente, qualquer defeito pode ter relao com a placa-me, pois seus circuitos esto presente s em todas as atividades. Por exemplo, se acontece uma distoro na imagem, nem sempre o problema pode estar na placa de vdeo. Ao invs disso, o problema pode estar na interface (slot) da placa-me onde a placa de vdeo encaixada. Se um problema acontece na leitura e escrita de arquivos, apesar do responsvel por armazenar os dados ser o HD, o problema pode estar na interface IDE da placa-me que recebe e transmite os dados para o HD. Sendo assim, a placa-me pode ser considerada suspeita por praticamente todos os defeitos que acontecem em um computador. Apesar disso, a placa-me no uma das peas que mais apresentam problemas, muito pelo contrrio. No se pode dizer que so raros os defeitos em placas-me, mas tambm no se pode apont-la como culpada por um defeito logo na primeira impresso. Voltando aos exemplos que demos a pouco, se est acontecendo um problema de distoro de imagens, mais comum que o problema seja na placa de vdeo, ou num simples mau contato do que num slot defeituoso da placa-me. Em resumo, nunca descarte a placa-me como suspeita de causar um defeito, mas tambm no a coloque como primeira em sua lista de possibilidades.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.19

Mos Obra
1. Se voc precisar trocar a placa-me por outra, mas no encontrar exatamente a mesma marca e modelo da placa antiga para substitu-la, quais caractersticas da nova placa-me voc deve considerar para que voc possa aproveitar todos os outros componentes que esto bons (processador, memria, placas off-board, etc)? Cite pelo menos 3 caractersticas: R: ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.20

Resolvendo Mais Problemas

Defeitos Comuns em Placas e Monitores de Vdeo


A placa de vdeo responsvel por montar as imagens e envi-las para o monitor de vdeo. J o monitor de vdeo somente recebe os dados da placa e os exibe da tela. Portanto, a placa de vdeo e monitor so os principais suspeitos por defeitos relacionados com a gerao de imagens como: Distores; Faixas verticais e horizontais (como uma TV fora de sintonia); Falta de luminosidade; Perda total do sinal de vdeo (tela preta).

Como geralmente mais fcil trocar um monitor de vdeo por outro, em casos de defeitos como esses, antes de trocar a placa de vdeo, troque o monitor para ver se o defeito resolvido. Alm destes defeitos, uma placa de vdeo com problemas pode causar travamento e reincios aleatrios do computador, alm de impedir o computador de ligar. Neste ltimo caso, geralmente o computador emite os bips caractersticos de placas de vdeo com problemas: 1 bip longo seguido de 3 curtos ou 8 bips curtos em computadores bem mais antigos. Mas pode acontecer do computador no emitir os bips e, mesmo assim, a placa de vdeo que est com defeito. E se a placa de vdeo on-board apresentar problemas? Significa que voc precisar trocar a placa-me? No. Voc pode simplesmente instalar uma placa de vdeo off-board em um slot livre da placa-me e desabilitar a placa de vdeo off-board. Dependendo da placa-me, isso feito por uma opo no Setup, ou atravs de jumpers em placas mais antigas.

Mos Obra
1. Pense um pouco e responda: Por que a placa de vdeo pode causar travamentos no computador e o monitor de vdeo no?

R: __________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Se voc precisar substituir sua placa de vdeo off-board por outra, quais caractersticas da nova placa voc deve considerar para que ela funcione em sua placa-me.

R: ________________________________________________________________

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.21

Configurao da Freqncia do Monitor de Vdeo


Existe um defeito muito comum em monitores que na verdade no chega a ser um defeito, mas um erro de configurao do sistema operacional. Esse defeito acontece quando um computador est funcionando normalmente com um monitor de um determinado tamanho e freqncia e voc troca o monitor por outro, geralmente de um tamanho menor e que no suporta a freqncia de atualizao configurada para o monitor anterior. Quando isso acontece, a imagem fica distorcida como se fosse uma TV com um canal mal sintonizado, com barras horizontais e diagonais que impedem a visualizao da imagem. E agora? O que fazer? Voc no tem outro monitor disponvel e para ajustar as configuraes de freqncia do sistema operacional, voc precisaria estar enxergando a tela. Existe um truque que voc pode fazer para entrar em sistemas operacionais da famlia Windows de forma que voc consiga enxergar a tela e fazer as configuraes necessrias. Esse truque ativar o Modo de Segurana do Windows. No Modo de Segurana o Windows no carrega os drivers da maioria dos dispositivos e carrega o driver padro para a placa de vdeo. Assim, a freqncia ajustada para um nvel que a maioria dos monitores consegue suportar. O que voc pode fazer ento excluir o driver da placa de vdeo e reiniciar o computador. Ao fazer isso, o Windows ser iniciado normalmente com o driver padro e pedir novamente os drivers corretos da placa de vdeo. Voc deve ento instalar os drivers correto. Porm, como agora voc j est com o monitor novo, o Windows ajustar automaticamente a freqncia para esse monitor. Vamos experimentar esse truque?

Mos Obra
1. 2. Ligue seu computador e fique atento. No momento em que o processo de boot for iniciado, mantenha pressionada a tecla F8.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.22

Resolvendo Mais Problemas

3.

Um menu com vrias opes ir aparecer, dentre elas: Modo Seguro (ou Modo de Segurana) Modo Seguro com rede Modo Seguro com prompt de comando Iniciar Normalmente

4. 5. 6. 7.

O nome das opes pode variar um pouco dependendo da verso do Windows. Escolha a opo Modo Seguro. Ao entrar no Windows, abra o Gerenciador de Dispositivos. Procure pelo driver da placa de vdeo e desinstale-o. Mas s faa isso se voc tiver em mos os drivers da placa de vdeo para poder reinstal-los.

8.

Reinicie o computador e reinstale os drivers corretos.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.23

ATIVIDADE 2

ALGUMAS PRTICAS PARA SOLUO DE DEFEITOS


Qual o defeito mais difcil de resolver?
A dificuldade em resolver um problema est diretamente relacionada com a experincia e conhecimento da pessoa que ir tentar resolv-lo. Por isso no podemos eleger um defeito como o mais complicado ou mais difcil. S podemos descrever alguns defeitos que podem nos levar a um ponto em que parece que no h soluo. Um destes defeitos, com certeza, o travamento. Na verdade o travamento do computador um sintoma que pode indicar um defeito em qualquer dispositivo de hardware e software do computador, salvo algumas excees. Mas por que um defeito pode causar travamento? O computador uma mquina que trabalha com exatido matemtica. Se em algum ponto do fluxo de dados algum dispositivo recebe algum dado impreciso ou em um formato que no estava esperando, este dispositivo pode parar de funcionar simplesmente por no saber o que fazer. Computadores no so como pessoas que, ao enfrentar um evento inesperado, rapidamente se adaptam e acham um caminho alternativo. Se o computador se depara com uma situao que no estava preparado e no existe uma regra para dizer a ele o que fazer ele pode simplesmente parar todas as suas atividades, ou seja, travar. Isso serve para qualquer dispositivo de hardware, bem como para programas e o prprio sistema operacional. Lembre-se que o software um conjunto de instrues, ou seja, um conjunto de regras estabelecidas e rgidas. Se alguma coisa inesperada para a qual no existe uma regra acontece, um programa tambm pode fazer o computador travar. Vamos dar um exemplo para ficar mais claro. Digamos que um pente de memria est defeituoso. Voc sabe que a funo da memria armazenar os dados enquanto o processador trabalha com eles, correto? Agora imagine que por algum motivo, a memria no est armazenando os bits que chegam a ela de maneira correta. O processador grava um conjunto de bits nessa memria para trabalhar mais tarde e quando ele

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.24

Resolvendo Mais Problemas

volta para busc-los eles no esto mais l, ou esto alterados, ou ainda a memria no responde s requisies do computador. Neste momento, o processador pode entrar num processo infinito de tentativa de ler esses dados porque ele no estava preparado para o fato de que a memria no iria fazer a sua parte. Resultado: travamento. Esta apenas uma dentre vrias situaes que podem causar travamento. Mas ento, se praticamente tudo dentro de um computador pode causar travamentos, por onde comear? Para responder esta pergunta, voltamos novamente questo do quando. Quando, ou seja, o momento em que o computador trava muito importante para ajudar a determinar quem o causador do problema. Lembra-se que existem dois grandes grupos dentro do computador: hardware e software? Lembra que o software s comea a entrar em ao a partir do momento que o carregamento do SO iniciado (boot). Esta uma maneira de eliminar de pronto um dos dois grupos. Se o travamento acontece antes do boot, o problema s pode ser de hardware ou de uma configurao errada no Setup. Se o travamento acontece depois do boot, pode ser tanto hardware quanto software. E a voc precisar observar mais atentamente outras circunstncias: o computador trava sempre quando estamos executando o mesmo programa ou em qualquer programa? O computador est realmente livre de vrus? s vezes fica difcil determinar qual o causador. Nestes casos, o ideal tentar novamente eliminar um dos grandes grupos para reduzir o nmero de possibilidades. Para resolver problemas com grande nmero de possibilidades, como o travamento, podemos utilizar algumas prticas para nos ajudar. Vamos ver algumas a seguir.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.25

Sistema Operacional Limpo


Quando o computador est apresentando um problema, como o travamento em qualquer momento, no qual difcil determinar se o problema est no hardware ou no software, est tcnica pode ser muito til. Esta tcnica consiste em retirar o HD do computador e guard-lo em local seguro. Utilizar um outro HD que estiver disponvel, format-lo e instalar o SO do incio. No se instala mais nada, nenhum programa, nem antivrus. Se o computador estiver conectado em uma rede, desconectlo da rede tambm fundamental antes de instalar o SO. Se o travamento parar de ocorrer, com certeza o problema de software. Se no parar, com certeza o problema de hardware porque um sistema operacional novo no pode estar com arquivos corrompidos causando o travamento. Como no h programas instalados, tambm no h como um programa estar causando problemas. E como nada foi executado no computador a no ser o SO limpo, nenhum vrus pode ter infectado o computador. Reduzidas as possibilidades, a partir da na tentativa e erro, trocando os componentes de hardware que estiverem a disposio at o problema parar ou reinstalando os programas um a um.

Dois Computadores
Na hora de partir para a tentativa e erro, se for possvel contar com um computador que voc tenha certeza que est funcionando perfeitamente e com peas compatveis com o computador defeituoso, a coisa fica muito mais fcil. A idia simples: emprestar peas do computador sadio e instalar no computador defeituoso at o defeito parar de acontecer. Por que pea comear? Utilize sua experincia para lembrar de problemas parecidos que voc j tenha resolvido anteriormente. Se nunca tiver se deparado com tal problema, escolha uma das peas possveis e Mos Obra.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.26

Resolvendo Mais Problemas

Componentes Essenciais
Quando um problema est complicado de resolver, experimente desconectar todos os dispositivos, como placas off-board, que no so essenciais ao funcionamento bsico do computador. Trabalhar com menos componentes pode no resolver o problema, mas diminui o nmero de possibilidades e ajudar a focar no que realmente importante.

Peas Fora do Gabinete


Existem momentos em que voc sentir a necessidade de trocar constantemente os dispositivos na tentativa de descobrir um defeito. Ou ainda, os sintomas apontam para um mau contato, mas est difcil de encontr-lo. Nestas situaes, o melhor desmontar o computador por inteiro e mont-lo fora do gabinete, como voc aprendeu a fazer no primeiro curso.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Resolvendo Mais Problemas

Mdulo 3.27

ATIVIDADE 3

SIMULADOR DE DEFEITOS
O que faz o simulador?
Simular significa imitar, ou fazer parecer real. O Simulador de Defeitos um programa, includo no CD-ROM do curso, que simula defeitos em computadores para que voc possa praticar o que aprendeu. Mas por que simular? Por que no ver os defeitos realmente acontecendo? Porque muitos defeitos no podem ser ocasionados de verdade no computador que voc utiliza no curso, pois estaramos realmente danificando o computador. O Simulador de Defeitos tem um ambiente com os principais elementos de uma oficina de manuteno de computadores: Peas para reposio, softwares para instalao, a descrio dos sintomas dada pelo usurio do computador e o computador defeituoso, claro.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 3.28

Resolvendo Mais Problemas

So 20 defeitos em seqncia e voc dever determinar qual a causa de cada um deles. Assim como na vida real, o defeito pode estar em um item de hardware ou de software. A parte interessante do jogo que voc comea com um determinado nmero de pontos e medida que vai errando, vai perdendo pontos. Voc dever se basear nos sintomas, nas informaes adicionais e nas informaes que poder conseguir clicando sobre o gabinete e sobre o monitor de vdeo. Quanto mais ilgico for o palpite, mais pontos perder. medida que for acertando a causa dos defeitos, voc ser premiado com peas de um computador virtual. Se conseguir terminar o jogo com um bom desempenho, ter uma boa surpresa no final. Para saber como jogar, coloque o CD-ROM do curso e execute o Tutorial do Simulador. Siga as instrues atentamente no tutorial para no errar na hora do jogo, afinal, cada erro custar pontos. Execute o Tutorial do Simulador. Execute o Simulador de Defeitos.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.1

Por que aprender Redes de Computadores?


O que u mdulo sobre Redes de Computadores est fazendo num m curso de manuteno de computadores? Nos dias atuais, impossvel falar de computadores sem falar das redes, pois elas se tornaram to populares que esto praticamente em todos os lugares, no comrcio, nas indstrias e cada vez mais nas casas das pessoas. Sua utilizao se tornou to comum que hoje seu conhecimento requisito bsico para qualquer profissional que queira atuar na rea da informtica. Porm, Redes de Computadores um assunto amplo e requer conhecimentos especficos o que demanda tempo para o seu estudo completo. O que vamos fazer uma apresentao do assunto modelada as necessidades que voc ter para realizar determinados servios nesta rea. Nossa inteno no torn-lo um perito em redes, pois para isso, necessrio um longo tempo de estudo e dedicao. Mas voc ir aprender a identificar os principais componentes fsicos das redes, montar cabos de comunicao e at configurar o SO para que um computador consiga conversar com outro.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.2

Entendendo e Montando Redes de Computadores

ATIVIDADE 1

DESCOBRINDO AS REDES DE COMPUTADORES


O que so redes de computadores?
Uma rede de computadores nada mais do que dois ou mais computadores conectados entre si com o objetivo de trocarem dados e compartilharem recursos. Troca de dados voc j deve imaginar o que : basicamente mandar mensagens e arquivos de um computador para outro. Mas, e compartilhar recursos? Digamos que em uma empresa existam cinco computadores, mas s uma impressora conectada a um deles. Se os computadores no estiverem conectados em rede apenas um funcionrio por vez poder utilizar a impressora. Quando um outro funcionrio quiser utiliz-la ter que pegar a impressora e conect-la diretamente a seu computador. Imaginou o desperdcio de tempo cada vez que algum quiser utilizar a impressora? Se estes computadores estivessem conectados em rede, bastaria enviar os dados que vo ser impressos pela rede de um computador para aquele que estiver conectado a impressora e este se encarregar de cuidar da impresso. O compartilhamento de recursos e a possibilidade de troca de dados entre os computadores so as maiores vantagens de se utilizar redes de computadores.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.3

Quais so os tipos de redes de computadores?


Existem vrios tipos de classificaes de redes que variam muito de acordo com a viso pessoal do autor. Por esse motivo, no h um consenso muito grande nesse sentido na literatura de redes. Neste curso, iremos classificar as redes de computadores segundo seu alcance geogrfico, sua topologia e, por fim, segundo a distribuio dos recursos.

Alcance Geogrfico das Redes


Parece complicado, mas alcance geogrfico significa a distncia entre os computadores conectados em uma mesma rede. Se os computadores esto a no mximo algumas dezenas de metros distantes um do outro, podemos dizer que essa rede se trata de uma LAN (Local Area Network), que em portugus chamamos de rede local. esse tipo de rede que encontramos geralmente em escolas e em empresas. Uma LAN geralmente conecta os computadores que est o fisicamente no mesmo edifcio ou casa. Se os computadores de uma rede estiverem muito distantes, em regies ou cidades diferentes, dizemos que se essa rede uma WAN (Wide Area Network). A famosa Internet, por exemplo, pode ser considerada uma rede WAN de alcance mundial.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.4

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Topologia de Redes
Mais um nome complicado cuja explicao simples. Topologia significa a maneira como os computadores esto conectados entre si atravs do meio fsico. Existem vrias topologias de rede, mas as mais comuns so as topologias em barramento e em estrela. Na topologia em barramento os computadores esto todos conectados a uma mesma linha de comunicao.

Topologia em Barramento

A grande desvantagem dessa topologia que se houver um problema no cabo em um dos pontos da rede, toda a rede fica sem comunicao. Essa topologia de rede no muito utilizada hoje em dia e foi substituda pela topologia em estrela. Na topologia em estrela todos os computadores esto conectados a um ponto central. Dessa forma, as informaes so concentradas neste ponto e enviadas aos seus destinos finais.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.5

Concentrador

Topologia em Estrela

Distribuio dos recursos na rede


Quando falamos em distribuio de recursos nos referimos a maneira como as informaes e os recursos esto organizados entre os computadores. Numa rede os computadores podem se comportar como servidores de informaes e recursos ou como clientes destes mesmos recursos e informaes. Quando existe um ou mais computadores da rede que concentram informaes e recursos de forma que se comportem somente como servidores dos outros computadores, podemos chamar esta rede de cliente-servidor. Geralmente os servidores so computadores que ficam dedicados a um tipo de servio, ou seja, ficam conectados rede, mas ficam isolados e no so utilizados diretamente por nenhum usurio.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.6

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Servidor

Rede cliente-servidor

Quando os computadores trocam dados e compartilham recursos mutuamente, de forma que as informaes no ficam concentradas, mas sim espalhadas pelos computadores dos usurios da rede, podemos dizer que essa se trata de uma rede ponto-a-ponto.

Rede ponto-a-ponto

Muito embora em algum momento um computador assuma o papel de servidor e outro de cliente deste servidor, no podemos considerar essa rede como do tipo cliente-servidor, porque nesse tipo de rede, hora o computador assume o papel de servidor fornecendo informaes ou servios aos outros computadores e hora ele assume o papel de cliente, acessando recursos compartilhados por outros computadores. Voc encontrar com certeza esses dois tipos de rede em empresas, escolas e organizaes em geral.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.7

Mos Obra
1. Observando as redes abaixo, classifique cada uma delas quanto ao alcance geogrfico, topologia e hierarquia.

a)

R: Alcance Geogrfico: ________________ Topologia: ________________ Distribuio dos recursos: ________________

b) So Paulo

Rio de Janeiro

R: Alcance Geogrfico: ________________ Topologia: ________________ Distribuio dos recursos: ____________

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.8

Entendendo e Montando Redes de Computadores

c)

Servidor

R: Alcance Geogrfico: ________________ Topologia: ________________ Distribuio dos recursos: ________________

d)

Servidor

R: Alcance Geogrfico: ________________ Topologia: ________________ Distribuio dos recursos: __________________

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.9

Como j foi dito as redes locais (LAN) do tipo estrela so as mais utilizadas em organizaes de pequeno, mdio e grande porte, sendo que redes ponto-a-ponto so mais comuns em pequenas empresas e escolas e as redes cliente-servidor so mais comuns em organizaes de mdio e grande porte. Por esse motivo, continuaremos nosso estudo de rede analisando os componentes fsicos e lgicos de redes de computadores locais e do tipo estrela.

Do que formada uma rede de computadores?


Como voc j sabe, na informtica temos dois grandes grupos: Hardware, que compreende as partes fsicas de um computador, e Software, que est ligado aos componentes lgicos como programas, SO, entre outros. Quando falamos em redes de computadores tambm podemos fazer esta diviso, pois uma rede tambm possui suas particularidades fsicas e lgicas. So vrios os elementos de hardware e software que podemos encontrar em redes de computadores. A seguir, veremos aqueles que voc ter mais contato.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.10

Entendendo e Montando Redes de Computadores

ATIVIDADE 2

COMPONENTES FSICOS DE UMA REDE


Conhecendo os componentes fsicos da rede
Uma rede de computadores trabalha basicamente com a comunicao entre dois ou mais computadores, correto? Quando h comunicao, h troca de informaes, e para que informaes sejam trocadas trs elementos est o sempre presentes: O meio: por onde a informao trafega. O interlocutor: aquele que fornece a informao. O ouvinte: aquele que recebe a informao do interlocutor.

Quando estamos falando com uma outra pessoa, esses trs elementos esto presentes da seguinte forma:

E quando se trata de redes de computadores? Quem representa cada um dos trs elementos?

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.11

Interlocutor e Ouvinte
Quem faz o papel de Interlocutor e ao mesmo tempo de ouvinte em uma rede so os prprios computadores, pois a informao sempre sair de um computador com destino a outro. Como h sempre uma troca de informaes, hora um o interlocutor e o outro o ouvinte e vice-versa. Dentro de um computador, quem cuida exclusivamente da comunicao do computador com outro a placa de rede. Existem basicamente dois tipos de placas de rede utilizadas em redes locais: placas para redes com fio e para redes sem fio (wireless).

Placa para redes com fio

Placa para redes sem fio (notebooks)

As mais comuns so as placas para redes com fio, onde a comunicao entre os computadores feita atravs de cabos. Veremos a seguir mais detalhes sobre os meios de comunicao das redes de computadores.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.12

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Meios de Comunicao
Em uma rede local de computadores a informao pode trafegar basicamente de duas maneiras: por cabo ou pelo ar (atravs de ondas de rdio). Ainda mais comum encontrarmos redes locais que utilizam comunicao exclusivamente por cabo, mas as redes sem fio (wireless) vem se popularizando rapidamente e prometem em alguns anos substituir os cabos. Em redes tipo estrela, vimos que todos os computadores esto conectados a um ponto central. Este ponto central, fisicamente falando representado por um componente de hardware que chamamos genericamente de concentrador . Dessa forma, o meio de comunicao de redes tipo estrela composto por concentradores e cabos. Vamos ver cada um destes componentes com mais detalhes?

Concentradores
Como o prprio nome diz, os concentradores tm por funo concentrar, em sua estrutura fsica, todo o trfego de dados de uma rede. atravs dele que os dados trafegam de um computador a outro da rede permitindo, deste modo, a comunicao. Existem tipos diferentes de concentradores, cada um adequado a uma situao particular:

Hub: o concentrador mais comum e o mais utilizado em pequenas redes de computadores. Sua caracterstica principal receber uma informao de um computador e distribuir para todos os outros da rede simultaneamente, mesmo que a informao se dirija a apenas um dos computadores da rede. Dessa forma, quando um computador quer passar uma informao para outro, essa informao chega at o hub que a repassa para todos os outros. Porm, apenas um dos computadores receber a informao e saber que a informao para ele. Os outros computadores recebero a informao mas a descartaro logo em seguida.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.13

Para facilitar o entendimento, imaginemos que uma pessoa (computador) pedisse a um policial (hub) que passasse uma informao pelo megafone para outra pessoa em um prdio. Todas as pessoas do prdio (rede) escutariam o policial, mas somente a pessoa certa iria utilizar essa informao.

Switch: Pode-se dizer que um Switch um Hub mais inteligente. O princpio de funcionamento o mesmo: todos os dados que trafegam na rede passam pelo Switch, entretanto, sua vantage m sobre o Hub que ele capaz de identificar o destinatrio e enviar a mensagem diretamente para este. como se o policial do exemplo anterior utiliza-se, agora, o interfone do prdio ao invs de gritar no megafone para todos ouvirem.

Vamos ver se voc entendeu mesmo a diferena entre o hub e o switch?

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.14

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mos Obra
1. Nas figuras abaixo, existe uma representao de uma informao I que sai do computador de origem e chega no computador destino, passando pelos concentradores. Identifique, observando o caminho que faz a informao, se o concentrador se trata de um hub ou um switch.

a)

I I I

Computador de Origem

Concentrador

Computador Destino

R: O concentrador da figura acima um: __________________

b)

I I

I I

Computador de Origem

Concentrador

Computador Destino

R: O concentrador da figura acima um: _________________

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.15

Cabos
Em uma rede local tipo estrela o cabo mais utilizado o par tranado. Tem esse nome porque o cabo composto por quatro pares de fios, sendo que os fios de cada par so tranados. Estes fios so protegidos por uma capa plstica externa.

Os fios do cabo par tranado so tranados no por acaso, mas para diminuir a interferncia eletromagntica causada por equipamentos e fiaes eltricas. O cabo par tranado permite conexes de at 1Gbps (1 bilho de bits por segundo). H dois tipos de cabos de par tranado, o UTP (Unshielded Twisted Pair) e o STP (Shielded Twisted Pair). A diferena entre eles que o STP possui uma malha de blindagem que ajuda a diminuir as interferncias externas (eletromagnticas).

UTP

STP

Apesar desta vantagem sobre o cabo UTP, o cabo STP no o mais utilizado, por ser tambm mais caro e de menor flexibilidade.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.16

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Em cada uma das pontas do cabo devem ser instalados conectores que permitem a conexo com a placa de rede e com o concentrador. O nome do padro industrial destes conectores RJ-45. So muito semelhante s aos utilizado pelos telefones comuns de residncia (chamados RJ-11).

Conector RJ-45 visto por 3 lados diferentes

Como possvel observar atravs da foto, os conectores RJ-45 possuem exatamente o nmero de entradas para os oito fios do cabo de par tranado. Os conectores RJ-45 possuem uma lmina na ponta de cada um dos 8 contatos metlicos que corta a proteo externa de plstico do fio fazendo com que haja contato entre cada fio e a parte externa dos contatos metlicos do conector.

Contato metlico do RJ-45

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.17

Existem dois tipos de cabo par tranado quanto forma de conexo do RJ-45: o cabo direto (patch cable) e o cabo cross over. O cabo direto utilizado nas redes de computadores para ligar um computador ao concentrador da rede (Hub ou Switch).

Cabo direto conectando um computador a um concentrador

Neste tipo de cabo a configurao de cores a mesma para as duas extremidades do cabo. Voc pode utilizar a seqncia de cores que desejar, contanto que utilize a mesma seqncia dos dois lados do cabo. Porm existem padres para facilitar a identificao do tipo do cabo pelos profissionais da rea. Dessa forma, sempre recomendado utilizar o padro 568-A. Padro 568-A direita): (da esq uerda para a

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Listrado Branco com Verde (ou verde claro) Verde escuro Listrado Branco com Laranja (ou laranja claro) Azul escuro Listrado Branco com Azul (ou azul claro) Laranja escuro Listrado Branco com Marrom (ou marrom claro) Marrom escuro

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.18

Entendendo e Montando Redes de Computadores

J o cabo cross over utilizado para ligarmos diretamente um computador a outro, formando uma pequena rede de apenas dois computadores, sem a necessidade de concentradores.

Cabo Cross Over conectando um computador a outro

O cabo cross over tambm utilizado para conectar um concentrador outro, caso os concentradores no tenham portas especiais para esse tipo de conexo. Para fazer um cabo cross over, uma das pontas deve seguir o padro 568-A, como no cabo direto e a outra ponta deve seguir o padro 568-A cross over, descrito abaixo:

Padro 568-A Cross Over (da esquerda para a direita):


Listrado Branco com Laranja (ou laranja claro) Laranja escuro Listrado Branco com Verde (ou verde claro) Azul escuro Listrado Branco com Azul (ou azul claro) Verde escuro Listrado Branco com Marrom (ou marrom claro) Marrom escuro

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.19

Vamos partir para a prtica? Vamos confeccionar cabos de rede, ou seja, vamos colocar o conector RJ-45 aos cabos para que este s possam se conectar s placas e concentradores nas redes de computadores.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.20

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Confeccionando um cabo de rede


Para realizar a tarefa de pressionar a lmina dos 8 contatos de forma que elas cortem e atinjam a parte metlica dos fios, utilizamos um tipo especial de alicate chamado de alicate de crimpagem.

Alicate de Crimpagem

O alicate de crimpagem tem lminas que nos auxiliam a cortar e desencapar os fios do cabo par tranado e um mecanismo composto de dentes (um para cada conector) que empurram os contatos metlicos do RJ-45 para dentro, provocando o contato com a parte metlica de cada fio.

Dentes metlicos do alicate de crimapagem

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.21

Mos Obra
Fazendo um cabo direto (patch cable).
1. Corte o cabo com o tamanho que voc vai precisar. Voc pode usar o alicate de crimpagem para realizar o corte, pois a maioria deles possui uma lmina bem afiada para fazer isso.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.22

Entendendo e Montando Redes de Computadores

2.

Desencape de 1,5 a 2 centmetros de uma extremidade do cabo. Voc tambm poder utilizar para este corte o alicate de crimpagem que geralmente possui um espao para que o fio seja inserido de forma que a lmina corte apenas a capa sem atingir os fios.

Espao para introduzir o cabo

Ao apertar o alicate a lmina s corta a capa plstica sem atingir os fios

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.23

Removendo apenas a capa plstica

3.

Aps remover a capa plstica verifique se realmente a lmina no atingiu os fios. Caso voc perceba que um ou mais fios de alguma forma sofreram algum corte em suas protees de plstico, volte ao incio dos procedimentos e quando for desencapar o fio novamente, aplique menos fora no alicate.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.24 4.

Entendendo e Montando Redes de Computadores Retirando a capa externa aparecem 4 pares tranados e coloridos. Desfaa, ento, as tranas e deixe os fios lado a lado.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.25

5.

Organize os fios pelas cores, da esquerda para a direita no padro 568-A.

6.

Para que o encaixe com o conector RJ-45 seja perfeito, os fios devem ter o comprimento igual entre si e por volta de um centmetro e meio para fora da proteo externa de plstico. Portanto, faa um novo corte de ajuste para que os fios fiquem com o mesmo comprimento.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.26

Entendendo e Montando Redes de Computadores

7.

Insira os fios com cuidado no conector RJ-45 e certifique-se que os fios atingiram o fundo do conector. Note que o conector deve estar com os contatos para cima e o fio listrado branco com verde (ou verde claro) o primeiro da esquerda para a direita.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.27

8.

Logo que os fios atinjam o fundo do conector, force a capa plstica tambm para dentro do RJ-45, at que atinja o ponto visto na figura abaixo. No mova o cabo para os lados, pois isso poder fazer com que eles saiam do fundo do conector, perdendo a localizao ideal para o contato.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.28 9.

Entendendo e Montando Redes de Computadores Verifique se os fios continuam tocando o fundo do conector e insira o conector no encaixe do alicate de crimpagem (que possui o formato do conector) de forma que ele encoste no fundo do encaixe e os contatos de metal fiquem alinhados com os dentes de presso do alicate.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.29

10. Aperte com fora o alicate para que os dentes do alicate pressionem os contatos metlicos do RJ-45 e cortem a capa plstica de cada fio ganhando contato com cada um deles.

11. Repita o procedimento para a outra ponta. Lembre-se que neste tipo de cabo a configurao de cores a mesma para as duas extremidades.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.30

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mos Obra
Fazendo um cabo Cross Over
1. Como voc j sabe, um cabo cross over diferencia-se do cabo direto apenas na seqncia de cores dos fios de uma das extremidades. Logo, para fazer seu cabo cross over siga os mesmos passos do Mos Obra anterior, apenas lembrando-se de que uma das pontas deve seguir o padro 568-A e a outra o padro 568-A cross over .

Testando os cabos de rede


Existem duas formas de se testar cabos de rede. A primeira atravs de aparelhos especficos para isso, porm eles custam muito caro. A segunda conectando o cabo em sua rede e verificando alguns itens em seu sistema operacional. No caso do cabo direto, voc precisaria de um concentrador para ligar uma das pontas. Se houver um concentrador em seu laboratrio, utilize-o para testar seu cabo direto. J o cabo cross over deve ser ligado em dois computadores para ser testado.

Mos Obra
1. 2. 3. Inicialmente, o professor ir agrupar dois grupos de alunos para que forme um grupo com dois computadores disponveis. Ligue os computadores e aguarde o sistema operacional ser carregado. O Windows possui um cone de verificao da rede que fica aparece perto do relgio, na rea inferior direita da tela. Esse cone s aparece quando o computador possui uma placa de rede. Alm disso, preciso configurar o Windows para que ele mostre esse cone. Verifique se o cone est aparecendo com um X na cor vermelha da mesma forma como aparece na figura abaixo.

4. 5.

Esse smbolo significa que no h conexo fsica da rede. Conecte agora os dois computadores atravs do cabo cross over.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores 6. Assim que o cabo for conectado, s tudo estiver correto o Windows XP e deve apresentar o cone abaixo e por alguns instantes exibir a velocidade em que a rede est trabalhando.

Mdulo 4.31

7.

Caso esteja aparecendo um cone com uma exclamao na cor amarela, isto significa que a conexo fsica est correta, porm faltam algumas configuraes lgicas na rede.

8.

Caso nenhum cone da rede esteja aparecendo na rea de notificao, duas coisas podem estar acontecendo:

A placa de rede no est instalada corretamente. O Windows XP no est configurado para mostrar este cone.

9.

Para configurar essa opo no Windows XP, abra o Painel de Controle e em seguida a opo Conexes de Rede.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.32

Entendendo e Montando Redes de Computadores 10. Se o cone estiver com status de Ativado ento a rede foi conhecida e voc s precisa habilitar a opo para ele mostrar o cone na rea de notificao. Para isso, clique com o direito do mouse sobre o cone da conexo e escolha Propriedades.

11. Na janela de configurao de rede veja se a opo Mostrar este cone na rea de notificao est marcada. Caso no esteja marque esta opo.

Uma vez que o cabo cross over que voc fez esteja funcionando perfeitamente, o que falta fazer configurar a parte lgica da rede (software) para que enfim os computadores comecem a conversar.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.33

Outro Meio de Comunicao - Wireless


Outro meio para transmisso de dados que surgiu a pouco tempo no mercado utiliza freqncias de rdio e infravermelho. Essa tecnologia conhecida como sem fio (ou Wireless, em ingls) e promete ser a tecnologia do futuro para a transmisso de dados. Os meios sem fio j so empregados nas redes de computadores, principalmente para atender a notebooks e PDAs, mas em menor escala que os meios que utilizam cabos.

Para que a comunicao wireless seja possvel, os computadores precisam de placas de rede com essa tecnologia. Quando o nmero de computadores sem fio comea a ficar muito grande, ento necessrio utilizar um concentrador que funciona da mesma forma que um switch, s que a comunicao entre ele e os computadores feita atravs de ondas de rdio. Para a comunicao entre somente dois computadores tambm temos meios como o infravermelho que permitem a comunicao entre dois computadores bastando que os sensores infravermelhos de cada um deles estejam posicionados corretamente.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.34

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Questes sobre a velocidade na troca de dados


A velocidade est ligada diretamente a todos os dispositivos de sua rede. No adianta, por exemplo, ter um cabo de par tranado e uma placa de rede que podem operar a 100 Mbps (100 mega bits por segundo) se o concentrador no consegue transmitir mais que 10 Mbps. Neste caso, por exemplo, a placa de rede baixar automaticamente sua velocidade para funcionar na velocidade do concentrador. Resumindo, quando em uma rede um dos dois pontos trabalha em uma velocidade m enor, o outro ponto funcionar tambm nesta velocidade menor.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.35

ATIVIDADE 3

COMPONENTES LGICOS DE UMA REDE


Conhecendo os componentes lgicos da rede
At agora conhecemos os dispositivos de hardware que compe m nossa rede de computadores. A partir de agora vamos estudar como estas redes se comunicam, como os computadores so capazes de enviar mensagens uns aos outros e descobrir como configurar nossa rede para que elas possam funcionar corretamente. Voltando ao exemplo da comunicao, voc viu os elementos fsicos que so o interlocutor, o ouvinte e o meio de comunicao. Mas, para a comunicao acontecer tambm necessrio um componente no fsico que a linguagem utilizada pelos dois pontos envolvidos. Se duas pessoas no falam a mesma lngua, elas no podem se comunicar. A linguagem nada mais do que um conjunto de regras (protocolo) que as duas partes conhecem de forma que quando um lado fala o outro entende perfeitamente.

Protocolo
As redes de computadores se comunicam atravs de protocolos, algo que no novidade para ns, seres humanos, que utilizamos protocolos todos os dias. Ns, no nosso dia-a-dia, utilizamos o portugus para nos comunicar e esse tambm um protocolo. Podemos concluir ento que protocolo um conjunto de regras que devem ser seguidas pelas partes envolvidas na comunicao de forma que todos se entendam. No mundo dos protocolos de redes, h um protocolo em especial que se sobressai sobre os demais devido sua importncia e larga utilizao: o protocolo TCP/IP.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.36

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Nascido no comeo dos anos 70 o protocolo TCP/IP (Transmition Control Protocol Internet Protocol) foi um dos responsveis pela popularizao da Internet no mundo, pois foi projetado para trabalhar em grandes redes de computadores. Para facilitar seu entendimento, imagine que o protocolo TCP/IP um conjunto de regras que os computadores da mesma rede utilizam. Essas regras definem como os dados que saem de um computador devem ser apresentados ao outro computador de forma que ele entenda o que est recebendo. Alm desse conjunto de regras, o protocolo TCP/IP trabalha com uma forma de endereamento nica. Isso significa que cada computador da rede recebe um endereo de forma que possa ser localizado. A parte de endereamento da rede coordenada pela parte do protocolo TCP/IP chamada de IP (Internet Protocol). Um endereo IP composto por quatro campos com um a algarismos nmeros cada um, exemplo: 198.175.96.33. Cada um dos campos numricos pode variar de 0 a 255. Assim como as residncias possuem seus endereos na cidade (bairro, rua e nmero da casa) os computadores tambm possuem endereos em uma rede. O endereamento IP cuida para que a rede e o nmero dos computadores sejam identificados de forma nica e assim possam receber e enviar dados. Agora vem a pergunta: Existem dois endereos IP iguais em uma mesma rede?. A resposta outra pergunta: Voc j viu duas casas diferentes com exatamente o mesmo endereo?. Imagine a dor de cabea do carteiro se existissem duas casas com o mesmo endereo. Ele no saberia onde entregar a correspondncia e entraria em conflito! Numa rede local de at 255 computadores, os endereos IP devem ser iguais nos trs primeiros campos variando apenas o ltimo nmero. Por exemplo, se tivermos cinco computadores numa rede local, seus endereos IP poderiam ser:

Computador Computador Computador Computador Computador

1 2 3 4 5

192.168.1.1 192.168.1.2 192.168.1.3 192.168.1.4 192.168.1.5

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.37

Mas por que s o ltimo campo varia enquanto os outros permanecem iguais? Comparando novamente o endereo IP com o endereo de uma casa, imagine que os computadores de uma rede local na verdade so casas de uma mesma rua. Essas casas esto na mesma cidade (192), no mesmo bairro (168), na mesma rua (1), mas os nmeros de cada casa so diferentes (1, 2, 3, 4 e 5). O protocolo TCP/IP serve tanto para computadores isolados em uma rede local quanto para computadores conectados Internet. Quando um computador est conectado Internet ele recebe um endereo IP que nico no mundo inteiro. Numa rede local isolada, no entanto, os endereos usados dentro desta rede no precisam ser nicos no mundo, pois estando isolada no haver problema de se usar endereos que j esto sendo usados em outras redes. Por padro, os endereos mais usados em redes locais so os que comeam com os trs primeiros campos: 192.168.1, variando-se apenas o ltimo campo, mas voc pode utilizar outros nmeros entre 0 e 255 se quiser.

Mos Obra
1. Analise os endereos IP dos computadores abaixo e reescreva estes endereos nas 3 redes de forma que os computadores faam parte da mesma rede local.

IP: 192.168.1.1

IP: 193.168.1.100

IP: 200.205.0.10

IP: 192.168.1.3

IP: 192.168.1.2

IP: 193.168.1.150

IP: 200.205.0.11

IP: 200.205.0.12

IP: 193.168.1.200

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.38

Entendendo e Montando Redes de Computadores

R:

Existem duas formas de atribuir endereos IP aos computadores de uma rede. Vamos ver quais so?

IP Fixo:

Quando atribumos manualmente um endereo IP a um computador, dizemos que este se trata de um IP fixo, pois este ser sempre o endereo do computador na rede at que algum resolva alterar o endereo novamente. Vamos ver agora como atribuir um endereo IP fixo a um computador utilizando o Windows XP.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.39

Mos Obra
1. 2. 3. Clique em Iniciar e depois em Configuraes. Em seguida clique em Painel de Controle. Clique, ento, duas vezes no cone Conexes de rede que est presente no painel de controle.

4.

Em seguida aparecer uma janela com um cone que representa sua conexo. Clique com o boto direito sobre ele e escolha a opo Propriedades.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.40 5.

Entendendo e Montando Redes de Computadores Na janela que se abre clique Protocolo TCP/IP e depois no boto Propriedades (Clicar duas vezes sobre o Protocolo TCP/IP tambm abre a janela)

6.

Aparecer, ento, a janela para a configurao do endereo IP. Veja se a opo Usar o seguinte endereo IP est marcada. Caso no esteja, marque-a para que possamos atribuir nosso endereo IP ao computador.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores 7. Em seguida coloque o endereo IP no campo correspondente como mostra a figura. O professor ir informar qual endereo IP cada computador dever utilizar para que no haja IPs duplicados na mesma rede.

Mdulo 4.41

8.

Agora voc deve estar se perguntando: O que so estes campos seguintes Mscara de sub -rede, Gateway padro e DNS?, no verdade ? Veja ento uma breve explicao sobre eles:

Mscara de sub-rede: Em algumas redes locais de computadores, devido ao grande nmero de computadores na rede, comum o administrador dividi-la em redes menores. Estas redes menores so chamadas sub-redes, pois esto dentro de uma mesma rede maior. O que diferencia, ento, uma sub-rede da outra a mscara. Em uma rede onde no existe sub-redes, como o nosso caso, o endereo de sub-rede o mesmo para todos, e por padro esse nmero 255.255.255.0. Perceba que o Windows preenche esse campo automaticamente aps inserimos o endereo IP. Gateway padro: Gateway, em portugus, significa passagem. Em redes que possuem acesso Internet ou a outras redes de computadores um gateway um computador que prov acesso a estas outras redes. Para nossa atividade, como no temos outras redes e, por enquanto, nem acesso a Internet, vamos deixar esse campo vazio. DNS Domain Name Server: o computador que traduz nomes simples como www.intel.com.br ou \\computador01 em

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.42

Entendendo e Montando Redes de Computadores

nmeros IP para serem encontrados na rede. Com um servidor DSN no precisamos recordar nmeros IP, que so difceis de decorar. Basta sabermos o endereo do site, como www.receita.fazenda.gov.br para que o DNS o encontre e retorne para voc a pgina correta. Como no estamos preocupados no momento com resoluo de domnios, deixaremos esse campo tambm em branco.

IP Dinmico: O IP dinmico, ao contrrio do IP fixo que acabamos


de configurar, no configurado manualmente, mas atravs de um servidor DHCP. O servidor DHCP um computador que est conectado rede e que foi configurado para distribui endereos IP automaticamente aos outros computadores da rede. Quando um computador est configurado para obter um IP automaticamente, assim que o SO carregado o computador manda uma mensagem para toda a rede perguntando se existe um servidor DHCP e pedindo para este servidor um endereo que ele possa utilizar. O servidor ento responde a este cliente com as configuraes de IP necessrias (como nmero IP, DNS, Mscara, Gateway padro) para este cliente se conectar logicamente rede. Logicamente, o servidor DHCP responsvel por controlar quais IPs j foram atribudos a cada computador, evitando, deste modo, conflitos na rede. Esta opo utilizada quando o nmero de computadores na rede muito grande tornando o IP fixo difcil de ser implantado. Ao estar em redes com servidor DHCP as propriedades do protocolo TCP/IP precisam estar configuradas para rever um IP automaticamente. Logo, marque a opo na janela de propriedades do protoc olo TCP/IP: Obter um endereo IP automaticamente.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.43

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.44

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Organizao lgica dos computadores


Agora que temos nossos computadores conectados fsica e logicamente, podemos passar a uma parte mais administrativa das redes que organiz-la em grupos de trabalho ou em domnios. Voc j deve ter escutado falar sobre grupos de trabalho e domnios quando realizou a instalao do Windows XP na apostila de Montagem de Computadores, lembra-se?

Grupos de trabalho:

o conceito de grupos de trabalho refere-se somente a organizao lgica dos computadores. Voc pode organizar os computadores de sua rede em grupos diferentes de forma que, embora fisicamente todos estejam conectados, logicamente voc os organizou de forma que fica mais fcil administrar a rede. Por exemplo, digamos que em uma empresa existam vrios departamentos: financeiro, administrativo, vendas e atendimento ao cliente. Em cada departamento trabalham vrias pessoas, cada qual com seu computador. Apesar de a rede ser uma s, para as pessoas que utilizam a rede talvez fique mais fcil encontrar os computadores que desejam se logicamente a rede for dividida por departamentos. Apesar dessa diviso lgica existir, os computadores conseguem se comunicar normalmente uns com os outros, independente do grupo de trabalho em que estejam.

Grupos de Trabalho

Computadores

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.45

Em redes organizadas em grupos de trabalho, as configuraes de segurana, como a determinao de um login (nome do usurio) e senha para cada computador devem ser feitas um por um. Cada computador guarda estas informaes em seu prprio sistema. Dessa forma, se um computador quiser acessar informaes que esto em outro, dever conhecer o nome e a senha de usurio do outro computador. Redes desse tipo geralmente so redes ponto-a-ponto onde no existe a figura do servidor dedicado. Como o gerenciamento da rede feito computador a computador, grupos de trabalho so mais utilizados em pequenas organizaes. Por padro todo o computador est em um grupo de trabalho ou em um domnio. Na instalao do sistema operacional o Windows j sugere um nome para seu grupo de trabalho (geralmente chamado GRUPO ou WORKGROUP) o qual voc pode modificar livremente. Aprenderemos ento a modificar este nome, j que nosso sistema operacional j est instalado.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.46

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mos Obra
1. Clique com o boto d ireito do mouse sobre o cone Meu Computador e escolha a opo Propriedades. (voc tambm pode ir ao painel de controle e abrir o cone Sistema)

2.

Na janela que se abre escolha a aba Nome do computador.

3.

Clique, ento, sobre o boto Alterar. Ele nos p ermite alterar o nome do computador na rede, assim como o grupo de trabalho ou o domnio.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.47

4.

Observe que o primeiro campo o nome do computador na rede. Ele existe para que seja mais fcil para os usurios da rede encontrarem os computadores sem precisar decorar seus IPs. Assim como no se pode ter dois computadores com o mesmo IP, no podemos ter computadores como mesmo nome na rede. Portanto, verifique se o computador que est conectado ao seu tem o mesmo nome e modifique os nomes dos computadores para que fiquem diferentes, caso necessrio. Se o campo Grupo de trabalho estiver desabilitado habilite-o marcando esta opo. Digite o nome do grupo de trabalho no qual quer inserir o computador. Vamos utilizar neste exemplo: Grupo

5. 6.

7.

Confira os dados do computador. Veja se o nome est digitado corretamente e se o grupo de trabalho tambm foi digitado corretamente. Caso haja algo errado essa a hora de mudar. Clique em OK quando terminar.

8.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.48

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Domnio: Quando uma rede est organizada em domnios ao invs de


grupos de trabalho, necessariamente existe um computador na rede, chamado de Controlador de Domnio que armazena todas as informaes de login e senha de todos os computadores. Dessa forma as informaes de segurana ficam concentradas em um computador o que torna a rede mais segura e seu gerenciamento muito mais rpido Como a figura do servidor essencial em redes com domnio, logicamente que essas redes so do tipo cliente-servidor. Apesar de o gerenciamento ser mais rpido, redes com domnio exigem muito estudo e prtica para que o administrador da rede possa dominar seus conceitos. Por este motivo, em nosso curso no haver tempo suficiente para trabalharmos com redes deste tipo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.49

Testando a nossa rede de computadores


Bem, se tudo aconteceu como o planejado nossa rede j deve estar funcionando e pronta para testes. No teste a seguir estaremos compartilhando uma pasta em uma rede onde os computadores esto configurados em um grupo de trabalho.

Mos Obra
1. Vamos criar uma pasta em Meus Documentos chamada Compartilhamento . Para isso abra a pasta Meus Documentos e clique com o boto direito do mouse sobre uma rea vazia dos Meus Documentos e selecione Novo .

2. 3.

Nas opes que aparecem clique em Pasta. Uma pasta ser criada nos Meus Documentos e voc j poder nome-la. D a ela o nome de Compartilhamento e pressione Enter para o nome ser atribudo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.50

Entendendo e Montando Redes de Computadores

4.

Agora vamos compartilhar a pasta. Clique com o boto direito do mouse sobre a pasta e escolha a opo Compartilhamento e segurana....

5.

Na janela que se abre clique em Compartilhar esta pasta.

6.

Atribua um nome ao compartilhamento. Este nome pode ser o mesmo nome da pasta ou outro de sua preferncia que represente o contedo que

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores est pasta ir conter. Vamos deixar o nome padro que o mesmo nome da pasta: Compartilhamento . 7. No campo Comentrio possvel digitar alguns detalhes sobre a pasta.

Mdulo 4.51

8.

No campo Limite de usurios mantenha a opo Maximo permitido. Esta opo assegura que sua pasta poder receber at 10 conexes simultneas.

9.

Clique, agora, no boto Permisses. Uma janela ir se abrir para que voc possa atribuir permisses aos usurios ou computadores de sua rede.

10. No campo Nomes de grupo ou de usurio selecione Todos.

11. No campo abaixo, Permisses para Todos selecione, na coluna Permitir, a opo Controle Total.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.52

Entendendo e Montando Redes de Computadores

12. Clique em OK 13. Clique em Aplicar para efetivar o compartilhamento e depois em OK. 14. Se foi configurada corretamente, sua pasta Compartilhamento dever aparecer agora com a figura de uma mo segurando-a, como mostra o exemplo:

15. Vamos agora ao outro computador de nossa rede para de l acessar a pasta que acabamos de compartilhar. 16. Vamos abrir o Ambiente de rede para encontrar o computador no qual est a pasta compartilhada. O Ambiente de rede nada mais que um local em nosso computador onde podemos ver todos os computadores que esto conectados na rede e que podem compartilhar pastas uns com os outros. 17. Para abrir o Ambiente de rede, ento, clique duas vezes no cone Meus locais de rede no desktop do computador. Se este cone no estiver aparecendo no desktop voc pode encontr-lo no menu Iniciar.

18. Aparecer ento um cone chamado Toda a rede. D um duplo clique sobre ele para que ento voc possa ver o seu grupo de trabalho.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.53

19. D tambm um duplo clique sobre o cone que representa seu grupo de trabalho. Voc ver o nome do outro computador que est conectado ao seu.

20. De um duplo clique sobre o nome do outro computador e voc ver a(s) pasta(s) compartilhada(s) neste computador.

21. Se voc estiver vendo a p asta Compartilhamento porque nosso teste j foi um sucesso. Caso contrrio voc pode rever alguns dos passos de compartilhamento ou ver os prximos tpicos deste mdulo que falaro sobre os principais problemas que podem ocorrer nas redes de computadores. 22. Copie um arquivo qualquer do seu computador para a pasta compartilhada no computador do outro grupo. 23. Verifique se na pasta que voc compartilhou em seu computador apareceu um novo arquivo que foi copiado pelos alunos do outro grupo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.54

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Percebeu que utilizando a rede possvel trocar arquivos entre os computadores? Voc pode utilizar essa funcionalidade da rede tanto para compartilhar informaes que esto dentro de arquivos quanto para fazer uma cpia de segurana dos arquivos que desejar. Lembra que no Mdulo 3 voc utilizou dois HDs para fazer um backup de um para o outro? Pois voc pode fazer a mesma coisa atravs da rede, sem precisar tirar o HD de um computador e instal-lo em outro. Da mesma forma que voc compartilhou uma pasta, possvel compartilhar uma impressora que esteja conectada ao seu computador para que outros usurios da rede possam utiliz-la. O que voc acabou de aprender so apenas os primeiros passos para conectar computadores em rede. Portanto, continue estudando. Vamos agora ver alguns problemas comuns que podem acontecer em redes e que impedem a comunicao perfeita entre os computadores.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.55

ATIVIDADE 5

MANUTENO DE REDES
Lgica na identificao do problema
Voc acompanhou nos primeiros mdulos dessa apostila que existe uma lgica para a soluo de problemas nos computadores, lembra-se? Pois bem, essa mesma lgica pode ser empregada no mundo das redes quando queremos solucionar um problema. Quando um problema acontece na rede a causa pode estar tanto em um cabo desconectado ou danificado quanto em uma configurao errada do protocolo TCP/IP. Sendo assim, podemos dividir os problemas da rede em problemas fsicos (hardware) e lgicos (software) da mesma forma que fizemos para descobrir problemas em computadores,

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.56

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Problemas Fsicos em Redes de Computadores


Geralmente, quando h um problema fsico em um ponto da rede h perda total de conexo. Voc j viu quais so os elementos fsicos que compe uma rede de computadores. Mas quais so os defeitos mais comuns nestes comp onentes?

Componentes Internos
Na verdade, o nico componente interno do computador que est diretamente relacionado com a rede a prpria placa de rede. Quando uma placa de rede est com problemas, geralmente o computador acusa falha de conexo, ou ento o computador nem detecta a placa, como se ela no existisse. Em qualquer caso, se o defeito est na placa, nada se pode fazer a no ser troc-la. muito comum hoje em dia as placas-me trazerem placas de rede onboard. Se um defeito acontece na placa de rede on-board ento significa que devemos trocar a placa-me? No necessariamente. Se a placa-me continua desempenhando todas as outras funes normalmente, voc pode desligar a placa de rede on-board (geralmente atravs de uma opo no setup) e instalar uma outra placa de rede off-board em algum slot livre de sua placa-me.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.57

Componentes Externos
Existem vrios componentes externos da rede que podem apresentar defeitos. Para descobrir qual deles est com problema, sugerimos que voc siga a seguinte ordem de verificao: 1. Conectores Verifique se os conectores (RJ-45, por exemplo) esto bem encaixados. Para um bom funcionamento os conectores devem estar bem conectados aos: a. Conectores das placas de rede b. Conectores dos concentradores c. s extremidades do cabo Se um conector estiver mal encaixado a soluo mais fcil: Basta conecta-lo corretamente. Entretanto, o problema pode ser de mau contato entre os fios do cabo e o conector devido a uma confeco inadequada do cabo. Neste caso, voc ter que crimpar o cabo novamente.

2. Cabo com mau contato Se o problema no est nas extremidades, ento ele pode estar no meio do cabo, e para encontr-lo fica mais difcil. Logo, verifique em sua rede se os cabos esto dobrados ou sofrendo a presso de algum objeto (moblia; equipamentos; etc.). Ao dobrar muito o cabo ou ao exercer muita presso sobre o mesmo, os fios internos podem se romper impossibilitando a conexo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.58

Entendendo e Montando Redes de Computadores

3. Porta do concentrador queimada O problema de nossa rede pode estar ainda no concentrador. Quando o problema est no concentrador, pode estar em apenas uma das portas ou pode ser um problema generalizado. Se apenas um computador da rede apresenta problemas de conexo, experimente conectar o cabo deste computador em outra porta do concentrador e verifique se a conexo restabelecida. Se todos os computadores apresentam problemas de conexo, provavelmente o concentrador est totalmente queimado. De qualquer forma, seja uma porta ou vrias com problemas, recomenda-se encaminhar o concentrador assistncia tcnica ou ento substitu-lo por um outro.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.59

Problemas Lgicos em Redes de Computadores


Depois de descartarmos as possibilidades de um problema fsico, nosso foco agora ser a parte lgica da rede.

Configuraes de rede
As configuraes da rede resumem-se basicamente nas configuraes do protocolo TCP/IP. Logo, muitas dessas configuraes sero encontradas na janela de Propriedades da conexo local. Vamos ver agora os problemas mais comuns de configurao: 1. Configuraes erradas do protocolo TCP/IP Antes de vermos como mudar as configuraes de rede, veja uma dica muito interessante: Voc pode ver algumas configuraes como: endereo IP, DNS, Gateway, Mscara atravs do prompt de comando.

Mos Obra

1.

Para abrir o prompt de comando clique em Iniciar e depois em Executar. Na janela do executar digite cmd e pressione Enter.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.60

Entendendo e Montando Redes de Computadores

2.

Uma janela dever aparecer. Nela digite o comando ipconfig /all e pressione Enter. Sero listadas, ento, suas configuraes atuais de rede. Confira-as antes de qualquer coisa.

Quando falamos de configuraes de rede estamos nos referindo, exclusivamente, s configuraes do protocolo TCP/IP. Para acessar, ento, as propriedades de nossa conexo local e mudarmos as configuraes TCP/IP abriremos a janela Propriedades da conexo local. Para isso siga os passos: Iniciar Painel de controle Conexes de rede. Na janela de conexes de rede clique com o boto direito do mouse sobre sua conexo local e escolha Propriedades. A Janela de Propriedades de Conexo local aparecer.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.61

Na aba geral desta janela encontre o item Protocolo TCP/IP e d um duplo clique sobre ele. Outra janela aparecer com suas configuraes TCP/IP. Antes de qualquer coisa verifique:

Se voc utiliza uma rede com um servidor DHCP


Se voc possui na rede um computador que atribui configuraes TCP/IP rede automaticamente, verifique se na janela Propriedades do protocolo TCP/IP o item Obter um endereo IP automaticamente est marcada. Caso no esteja marque-a para que seu computador possa receber as corretas configuraes TCP/IP.

Se voc est em uma rede sem um servidor DHCP (o tipo de rede mais comum e que utilizamos em nossos exemplos)
Voc precisar ter um IP configurado manualmente. Por isso, marque o item Usar o seguinte endereo IP. Antes de checar seu endereo IP confira se as outras configuraes esto de acordo com as necessidades da rede: Mscara de rede; Gateway padro (caso sua rede utilize); DNS.

Se tudo estiver correto confira, ento, o endereo IP e pergunte-se: Este o padro de endereamento que utilizo na minha rede? caso no seja, corrija-o e teste a rede novamente. Se necessrio reinicie o computador. Outra coisa na qual devemos prestar ateno se no h endereos iguais em dois ou mais computadores. Caso isso acontea estes

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.62

Entendendo e Montando Redes de Computadores

computadores com endereos iguais no tero acesso rede quando estiverem ligados simultaneamente.

2. Computadores no se vem na rede. No se ver na rede uma gria que utilizamos quando um computador no consegue acessar um outro na rede. Quando isso acontece no conseguimos ver tambm o cone deste computador em nosso ambiente de rede. Uma das causas para isso acontecer quando no habilitamos o Compartilhamento de arquivos e impressoras para rede em nossas propriedades de conexo local. Para habilit-lo, ento, ainda na janela Propriedades de conexo local encontre o item Compartilhamento de arquivos e impressoras para rede e habilite-o caso no esteja habilitado.

3. Problemas de acesso s pastas Se voc acessou seu Ambiente de rede e conseguiu acessar os computadores, isso j um bom sinal. O nico problema que pode acontecer agora voc no ter acesso s pastas nos computadores da rede. Isso acontece geralmente porque quem compartilhou a pasta esqueceu de liberar o controle dela para os usurios. Veja na figura abaixo a mensagem que pode aparecer ao tentar acessar uma pasta para a qual voc no tem acesso.

Logo, basta configurarmos as permisses do compartilhamento para que voc consiga acessar a pasta e seus arquivos normalmente.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.63

Mos Obra
No computador onde est localizada a pasta compartilhada:
1. 2. Encontre a pasta compartilhada. Clique com o boto direito do mouse sobre a pasta compartilhada e escolha Compartilhamento e segurana...

3. 4.

Clique no boto Permisses Na janela que se abre veja o tipo de permisso (Controle Total, Alterao ou Leitura) que est atribuda aos usurios. O usurio Todos representa todos os usurios que tem acesso rede. Logo, as permisses concedidas a este usurio (Todos) sero estendidas a qualquer usurio deste computador.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.64

Entendendo e Montando Redes de Computadores

5. 6.

Aps escolher a permisso necessria ao usurio clique em Aplicar. Teste novamente, em outro computador, se possvel acessar a pasta agora.

Outro tipo de permisso (presente em sistemas onde a partio possui sistema de arquivo NTFS) a de Segurana.

Mos Obra
1. Na mesma janela de propriedades da pasta, clique na guia Segurana.

2.

Em seguida voc ver a janela onde mostra um quadro com os usurios e abaixo outro quadro com as permisses para cada um destes usurios. (Clique sobre cada usurio para ver as permisses). Verifique se o usurio Todos est presente, caso contrrio clique no boto Adicionar e procure-o na rede.

3.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Entendendo e Montando Redes de Computadores

Mdulo 4.65

4.

Em seguida, atribua ao usurio as permisses necessrias e clique em Aplicar.

5.

Em seguida clique em OK.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 4.66

Entendendo e Montando Redes de Computadores

4. As opes no esto habilitadas. O Windows XP prov uma tima gerencia de usurios. Logo, algumas configuraes como: alterar nome do computador, alterar o grupo de trabalho ou domnio, compartilhar uma pasta, entre outros, podem estar desabilitados para sua conta. Isso pode significar que voc no possui os privilgios necessrios para executar tal ao. Quando isso acontecer voc ter duas opes: Pedir para que um usurio que tenha privilgios execute a ao para voc. Pedir ao administrador da rede atribuir privilgios sua conta de usurio.

Muitas vezes administradores da rede preferem deixar usurios sem privilgios para que estes no configurem algo desnecessrio causando possveis problemas na rede. Logo, pea que eles prprios realizem as tarefas necessrias.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mdulo 5.1

O curso acabou! E agora?


Chegamos ao final da nossa misso. Em breve voc estar montado computadores, descobrindo e resolvendo defeitos na prtica, pra valer mesmo, e no mais como parte de exerccios de um curso. Como voc pde observar nos cursos do Programa Intel Aluno Tcnico, no existem receitas de bolo para serem seguidas, apenas prticas e conceitos teis para que voc possa caminhar sozinho daqui por diante. Mas voc no estar realmente sozinho no comeo dessa caminhada. Voc poder contar com o apoio de profissionais da rea de informtica. Foi pensando exatamente nisso que o Site de Apoio ao Aluno Tcnico ATIntel foi criado. Atravs deste site voc poder se comunicar com professores para tirar suas dvidas e com seus colegas de trabalho para compartilhar informaes. Neste mdulo voc conhecer tudo o que possvel fazer neste site e aprender a utiliz-lo. Bom trabalho e boa sorte!

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 5.2

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

ATIVIDADE 1

Conhecendo o site ATIntel


Conceitos Importantes
Antes de comearmos a navegar no site, preciso entender alguns conceitos que sero importantes para que voc possa tirar o mximo proveito dessa poderosa ferramenta de comunicao.

Turma Presencial X Turma Virtual


As turmas presenciais so formadas por um grupo de alunos professor, reunidos em um laboratrio. Para saber qual a sua presencial, basta olhar ao seu redor! Todos os alunos que realizando o curso com voc e seu professor forma m a sua presencial. e um turma esto turma

J as turmas virtuais so formadas por um grupo de aproximadamente 100 alunos e mais um professor, porm reunidos em um grupo virtual que s existe dentro do site. A sua turma virtual ser maior que sua turma presencial e ter alunos de vrias outras turmas presenciais. Mas, no se preocupe. Alunos de uma mesma turma presencial no ficaro em turmas virtuais separadas. Voc encontrar em sua turma virtual todos os seus colegas de curso!

Professor Presencial X Professor Virtual


Da mesma forma que voc tem um professor para sua turma presencial, voc tambm ter um professor para a sua turmas virtual. importante ressaltar, no entanto, que provavelmente seu professor presencial no ser seu professor virtual. Voc conhecer seu professor virtual aps este curso, quando estiver utilizando o site ATIntel .

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mdulo 5.3

Entrando no site
Vamos ver agora como acessar o site e comear a utiliz-lo. Caso no tenha acesso Internet, execute o Tutorial do Site: Entrando no site. Se tiver acesso a Internet, Mos Obra:

Mos a obra
1. Para utilizar sites da Internet, voc precisa abrir um programa chamado navegador web. O navegador web padro dos Sistemas Operacionais da famlia Windows o Internet Explorer. Por isso, clique duas vezes no cone do Internet Explorer localizado na rea de trabalho ou acesse o programa Internet Explorer atravs do Menu Iniciar.

2.

Digite o endereo http://www.alunotecnico.com.br no local indicado na figura. Em seguida, clique no boto Ir ou pressione a tecla <ENTER>. Em poucos instantes, o site ser mostrado:

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 5.4

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

3.

Se voc digitou corretamente o endereo do site ATIntel, voc dever visualizar a seguinte tela:

4.

Como voc pode observar, a primeira pgina (tambm chamada de homepage) do site pede um endereo de e-mail e uma senha. Isso significa que apenas usurios cadastrados podero entrar e utilizar o site ATIntel.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mdulo 5.5

5.

No incio do curso seu professor pediu seu endereo de e-mail para que voc pudesse ser cadastrado no site ATIntel. Todos os alunos foram cadastrados no site com o e-mail informado e com a senha atintel. Por isso, digite o seu e-mail e a senha atintel e clique no boto Entrar.

6.

Se voc digitou corretamente o e-mail e a senha, uma nova janela semelhante figura abaixo se abrir:

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 5.6

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

7.

Se voc no conseguiu visualizar a nova janela, pode ser devido s configuraes do bloqueador de janelas pop-up do seu navegador web. Quando isso acontecer, basta clicar sobre a opo Permitir pop-ups para este Site na parte superior do navegador como mostra a figura abaixo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mdulo 5.7

Conhecendo as reas do site


Mos a obra
Viso Geral

Ferramentas Pessoais rea do site que est sendo acessada. Menu de Navegao

Ferramentas de Turma

Dicas Rpidas

Menu de Navegao
1. O menu de navegao fica localizado no canto esquerdo da tela e permite que voc visualize seu Estado e todas as turmas virtuais que foram criadas dentro dele. Porm, voc apenas consegue acessar sua turma virtual. Para acessar uma turma virtual basta clicar sobre o nome da turma. o o Clique sobre os links + e - do Menu de Navegao; Depois clique sobre o nome de sua turma no menu de navegao;

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 5.8

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Ferramentas da Turma
2. O menu das ferramentas da turma aparece apenas quando alguma turma acessada.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mdulo 5.9

Importante: como o prprio nome diz, as Ferramentas da Turma so ferramentas especficas para cada turma virtual. Isso significa que se voc utilizar a ferramenta Arquivo para compartilhar um arquivo com seus colegas, esse arquivo estar visvel apenas para os alunos de sua turma virtual e no poder ser acessado pelos alunos das outras turmas virtuais. 3. As ferramentas de turma so: o Dvidas: ferramenta que permite que voc tire suas dvidas com os demais participantes da sua turma. possvel enviar suas dvidas, bem como visualizar as dvidas de seus colegas e at mesmo respond-las se voc souber. muito importante que voc fique atento s respostas dadas por seu professor virtual, elas aparecero em uma cor diferente das respostas dada pelos demais participantes. Avisos: ferramenta que permite o envio de avisos para todos os participantes da turma. importante que voc fique atento a essa ferramenta, pois, atravs dessa ferramenta, seu professor virtual poder colocar avisos para toda a turma. Arquivos: ferramenta que permite o compartilhamento de arquivos. O professor virtual poder utilizar essa rea para compartilhar arquivos com todos os alunos assim como os alunos podero compartilhar arquivos entre si. Links: ferramenta que permite o compartilhamento de links da Internet. O professor virtual poder utilizar essa rea para cadastrar links interessantes que ele tenha visitado assim como todos os alunos podero compartilhar links entre si. Bate-Papo: ferramenta que permite que voc converse com seus colegas de turma e com seu professor como se fosse um batepapo presencial. Como nem todas as pessoas estaro acessando o ambiente e essa ferramenta ao mesmo tempo, importante marcar horrios para que a maioria dos seus colegas de turma possam participar do mesmo bate-papo. ltimos Eventos: ferramenta que mostra os acontecimentos do site desde seu ltimo login, ou seja, mostra todos os arquivos inseridos, todas as dvidas postadas, todos os avisos cadastrados desde seu ltimo acesso ao site.

4.

Para acessar uma ferramenta de turma, basta clicar na aba Ferramentas e no menu que se abrir, clicar sobre o nome da ferramenta desejada. Para exercitar um pouco, acesse a ferramenta Dvidas. Voc visualizar uma tela semelhante figura abaixo.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 5.10

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Como voc pode observar, no topo da tela possvel identificar a ferramenta acessada e o nome de sua turma virtual. Alm disso, a cor do topo a mesma cor do nome da sua turma no menu de navegao. Tudo isso foi feito para facilitar sua navegao e localizao dentro do site ATIntel.

rea Pessoal
5. As ferramentas pessoais ficam disponveis o tempo todo e no apenas quando uma turma acessada. Isso acontece porque as ferramentas pessoais independem de turma.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mdulo 5.11

6.

As ferramentas pessoais so: o o Seus Dados: atravs dessa rea voc pode manter seus dados atualizados dentro do site. Cadastro de Horas: Alguns alunos do programa Intel Aluno Tcnico, podero receber bolsa e realizar estgio em escolas ou em plos de recuperao de micro. Esses alunos podem ter que registrar diariamente as atividades exercidas em seu estgio. Utilizando essa ferramenta, possvel cadastrar para cada dia, a quantidade de horas e as atividades realizadas. Questionrio: ferramenta criada para que voc possa responder aos questionrios do Programa Intel Aluno Tcnico. muito importante responder todos os questionrios requisitados para que voc possa nos ajudar a melhorar cada vez mais os cursos, os materiais e todo o Programa Intel Aluno Tcnico. Usurios onLine: ferramenta que permite visualizar os usurios que esto on-line no momento e conversar de forma instantnea com eles. Como essa ferramenta no depende de turma, voc poder conversar com participantes de qualquer turma e Estado.

7.

Para acessar uma ferramenta pessoal, basta clicar sobre a aba rea Pessoal e, no menu que se abrir, clicar sobre o nome da ferramenta desejada. Para exercitar um pouco, acesse a ferramenta Seus Dados e altere sua senha. Para isso, basta digitar a senha, confirm-la e clicar sobre o boto Alterar.

importante no esquecer a senha digitada, voc precisar dela todas as vezes que for entrar no site ATIntel.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 5.12

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mapa do estado
8. Essa rea do site foi construda especialmente para que voc possa visualizar a participao do seu Estado dentro do Programa Intel Aluno Tcnico. Atravs dela possvel visualizar todas as turmas, conhecer seus professores e alunos. Para exercitar um pouco, vamos acessar a aba Mapas e clicar sobre o link Mapa do Estado. Depois disso, vamos acessar uma das turmas listadas, clicando sobre o seu nome.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mdulo 5.13

ATIVIDADE 2

Utilizando as ferramentas de turma


Agora que voc entendeu todos os conceitos do site ATIntel e j conhece todas as suas reas, ns vamos aprender a utilizar cada uma de suas ferramentas.

Mos a obra
1. 2. Execute o Tutorial do Site: Utilizando as Ferramentas de Turma. Agora que voc j sabe como funciona cada ferramenta de turma, ns vamos realizar as principais atividades vistas na simulao diretamente no site ATIntel. Para isso: o o o Entre novamente no site Entre em sua turma virtual Acesse a ferramenta de turma Dvidas e: o o o Crie a sua prpria dvida Responda a dvida de algum colega Verifique se existem respostas para a sua dvida Visualize as dvidas de seus colegas

Acesse a ferramenta de turma Avisos e verifique se existe algum aviso para a turma. Entre agora na ferramenta ltimos Eventos e verifique os ltimos acontecimentos do site. Acesse a ferramenta de turma Bate-Papo e converse por cinco minutos com todos os seus colegas.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Mdulo 5.14

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

ATIVIDADE 3

Utilizando as ferramentas pessoais


Agora que voc j sabe utilizar as ferramentas de turma, vamos aprender como funcionam as ferramentas pessoais?

Mos a obra
1. 2. Execute o Tutorial do Site: Utilizando as Ferramentas Pessoais. Agora que voc j sabe como funciona cada ferramenta pessoal, ns vamos realizar as principais atividades vistas na simulao diretamente no site ATIntel. Para isso: o o o Entre novamente no site Entre agora na ferramenta pessoal Seus Dados e informe todos os dados que ainda no esto preenchidos em seu formulrio. Entre agora na ferramenta pessoal Cadastro de Horas e insira para a data de hoje, o horrio em que voc est fazendo o curso e no campo Atividades Realizadas digite Participao no Curso 2 Manuteno de microcomputadores. Acesse a ferramenta pessoal Usurios onLine e converse por cinco minutos com todos os seus colegas.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Utilizando o Site de Apoio ao Aluno Tcnico

Mdulo 5.15

ATIVIDADE 4

Utilizando a ferramenta Questionrio


Voc deve estar se perguntando: Por que ser que o questionrio no foi mostrado na atividade anterior se ele uma ferramenta pessoal tambm?. O questionrio uma ferramenta to importante que preferimos trabalhar com ela de forma separada. Utilizando essa ferramenta, voc poder nos dizer o que achou dos cursos, dos cds de recursos e da experincia de participar do Programa Intel Aluno Tcnico, tambm conseguiremos saber o que voc absorveu do contedo dado em cada um dos cursos. Atravs da ferramenta questionrio voc nos ajudar a estar sempre melhorando o Programa Intel Aluno Tcnico! Vamos saber como ela funciona?

Mos a obra
1. 2. Execute Questionrio. o Tutorial do Site: Utilizando a Ferramenta

Agora que voc j sabe como funciona a ferramenta questionrio, vamos utiliz-la pra valer: o o Entre novamente no site Acesse a ferramenta pessoal Questionrio e responda a todos os questionrios. Lembre-se que voc s poder responder uma nica vez cada questionrio, por isso, confira todas a suas respostas s antes de envi-las.

No esquea: Sua participao muito importante!

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Espao para suas anotaes:

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Intel Aluno Tcnico

2005 Intel Corporation. Todos os Direitos Reservados.

You might also like