You are on page 1of 7

Resgatando a Qumica nas profisses, significando saberes no Ensino Mdio: Cincia, Tecnologia e Sociedade

Denise Mello Resende(FM)*, Clvia Marozzin Mistura(PQ), Everton Zafanelli (IC), Jssica Rodrigues(IC), Josemere Both(IC), Luana Carla Zanelato do Amaral(IC), Vitor Mateus Sanderson(IC) *denisemelloresende@yahoo.com.br; Universidade de Passo Fundo, BR 285, Bairro So Jos Passo Fundo/RS. Palavras-Chave: Qumica, profisses, CT&S. rea Temtica: Ensino e Aprendizagem (EAP)
PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PBLICA DE PASSO VISANDO OPORTUNIZAR OS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MDIO CONHECER A IMPORTNCIA DA QUMICA EM ALGUMAS PROFISSES, POIS ATRAVS DE UMA PESQUISA REALIZADA NA ESCOLA NO INICIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAO A DOCNCIA (PIBID) PERCEBEU-SE QUE OS MESMOS NO CONSEGUEM RELACIONAR A QUMICA COM O COTIDIANO E TAMPOUCO COM AS PROFISSES. O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ACONTECERAM ATRAVS DE SEMINRIOS ONDE OS ACADMICOS BOLSISTAS DO PIBID/CAPES/UPF/2010 INSTIGARAM A CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA QUMICA NAS PROFISSES E CONSEQUENTEMENTE NO COTIDIANO, NO SEGUNDO MOMENTO FOI OPORTUNIZADO AOS ESTUDANTES PESQUISAR, RELACIONAR E DEBATER O ASSUNTO ENTRE SEUS PARES. OS OBJETIVOS DO PROJETO FORAM ALCANADOS, OS EDUCANDOS CONSEGUIRAM AO FINAL DO PROJETO ESTABELECER RELAES ENTRE A QUMICA E AS PROFISSES, PERCEBENDO A IMPORTNCIA DA MESMA NA SOCIEDADE.

RESUMO: O FUNDO, RS,

INTRODUO A Escola Estadual de Ensino Mdio Mrio Quintana localiza-se na periferia da cidade de Passo Fundo RS. Conta com uma clientela diversificada, proveniente de vrios bairros no entorno, com condies econmicas e sociais variadas. No incio das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia PIBID foi realizada uma pesquisa de campo na escola, aplicando um questionrio scio-econmico, com o objetivo de conhecer o contexto em que a mesma est inserida. Aps a anlise dos questionrios aplicados, percebeu-se que os estudantes no conseguiam estabelecer relao entre a Qumica e o cotidiano, inclusive muitos responderam que a Cincia no tem nenhuma importncia para sua vida. Sendo assim, o projeto teve como objetivo construir junto aos estudantes a relao entre a Qumica e o cotidiano, com nfase nas profisses, desmitificando a ideia que a Qumica est distante da realidade, apresentando-se somente nos livros didticos. Perante essa observao entendeu-se como importante desenvolver junto a esse grupo de estudantes atividades que ilustrem o papel da Qumica como fundamental dentro de muitas profisses, bem como no dia-a-dia. A qumica alm da sala de aula

A cincia Qumica se mostra cada dia mais importante para que seja possvel compreender e interagir no mundo material. Entender fenmenos cientficos indispensvel para discutir, por exemplo, o desmatamento de uma rea de terra para a construo de uma hidreltrica, como esta acontecendo na Amaznia. Como aponta Santos e Schnetzler A presena de qumica no dia-a-dia das pessoas mais do que suficiente para justificar a necessidade de o cidado ser informado sobre Qumica (p. 13, 2000). Atualmente os estudantes no conseguem contextualizar a qumica com seu dia a dia, devido fragmentao dos contedos, fazendo com que os mesmos a vejam de forma limitada. Nesta perspectiva o ensino de qumica, muitas vezes, deixa a desejar, pois falta relao direta entre os contedos propostos em sala de aula e o dia a dia do educando. Isso faz com que os estudantes no tenham interesse pelas Cincias, e isso deixa lacunas na construo do conhecimento qumico dos estudantes, o que reflete em sua atuao na sociedade, demonstrando falta de conhecimento qumico bsico, e muitas vezes deixando-se levar pela mdia, se ter condies de avaliar com criticidade as informaes, so induzidas pelo marketing ou por falas que supervalorizam algumas profisses em detrimento a outras.
O desenvolvimento do pensamento qumico est relacionado com as necessidades de resolver novos problemas e atender a novas demandas surgidas a partir das novas atividades que foram surgindo. O conhecimento qumico possibilita hoje que a humanidade esteja inserida em um contexto altamente tecnolgico. Possibilita ento uma interferncia no curso das relaes sociais, econmicas, e ambientais, entre outras. (MALDANER apud MACHADO, 1999).

Diante das novas tecnologias, muitas profisses vm surgindo e outras foram extintas, como coloca Chassot (2008)
...significativas modificaes no lcus do trabalho, onde este drago chamado de mundializao faz desaparecer, cada vez mais, o emprego e at profisses. H pessoas cujo trabalho subitamente modificado. Assim tipgrafos, bancrios, aeronautas, telegrafistas so bruscamente transformados pela revoluo tecnolgica, tornando obsoleto o que esses profissionais sabem fazer. Hoje vemos nascer e desaparecer profisses com cada vez mais velocidade. H muitos que viram surgir, por exemplo, a profisso de perfurador de carto que j no mais existe. H, todavia, outras profisses sapateiros [Hobsbawm (1998) tem um excelente texto que envolve os saberes dos sapateiros], alfaiate, costureira que ainda existem, mas que tm seus fazeres to transformados, fazendo com que saberes tradicionais sejam perdidos.

Para entender o mundo tecnolgico fundamental entender a qumica, assim como em vrias profisses a Cincia qumica importante. Como seria possvel um mdico entender como um medicamento atuar no paciente se ele no compreender de qual forma este medicamento ser absorvido e

como ir interagir com o organismo, isto demanda conhecimentos interdisciplinares, dentre eles vrios do escopo da qumica. Da mesma maneira um engenheiro civil entender melhor os resultados de uma anlise da composio de um material se tiver conhecimento qumico (CHASSOT, 1995), e tambm poder obter melhores rendimentos ou durabilidade em uma massa de concreto se souber analisar as influncias da qumica nas matrias-primas de produo e nas interaes entre os compostos. Na mesma direo, um agrnomo quando for utilizar um agrotxico, se souber a concentrao necessria, poder fazer uso do conhecimento qumico (diluio, solvente adequado, etc.) e assim economizar no pesticida e diminuir os danos ambientais. Para avaliar a qualidade e o manejo do solo tambm indispensvel a qumica. Quando uma nutricionista prescreve uma dieta, precisa conhecer as necessidades energticas do paciente, seu gasto calrico dirio, etc., e tambm conhecer o valor energtico dos alimentos, os nutrientes contidos nos diversos tipos de composio dos alimentos e qual sua ao no organismo, e para isso preciso conhecer fenmenos qumicos. Uma enfermeira para aplicar um medicamento injetvel, na maioria das vezes, precisa diluir este medicamento, e para fazer esta atividade o conhecimento qumico necessrio. Para aplicar o soro fisiolgico com concentrao adequada para determinado paciente indispensvel ter conhecimento a respeito de solues. Na esttica a qumica esta inserida na composio dos produtos e ainda fundamental o conhecimento qumico na preparao das frmulas e sua interao com o ser humano. Assim como necessitamos de qumica em diversas profisses importantes no nosso mundo moderno, cada vez mais presente nas discusses de Cincia, Tecnologia e Sociedade. Compreender a qumica indispensvel em nosso cotidiano, e tambm est inserida em muitas das profisses, mas os estudantes no esto percebendo a importncia das cincias, e pensam que o conhecimento cientfico estanque e se limita aos livros didticos em sala de aula e a provas de vestibular. Desenvolvimento do projeto O projeto foi aplicado ao grupo de estudantes do 3 ano do Ensino Mdio, com cerca de 30 educandos que formam a nica turma de 3 ano da escola no turno da manh, conforme a Figura 01. Est turma foi selecionada devido a estarem concluindo a educao bsica, logo estaro escolhendo uma profisso e se especializando e muitos objetivam ingressar no ensino superior, entende-se assim necessrio que os mesmos tenham uma maior compreenso da qumica nas profisses.

Figura 01. Acadmicos bolsistas, professora supervisora e estudantes participantes do projeto.

As atividades realizadas ocorreram durante o perodo de 12 de maio a 02 de junho de 2011, nas dependncias da escola no perodo de aula cedido pela professora de qumica. No primeiro encontro foi realizada uma sondagem oral sobre o que os estudantes pensavam sobre qumica e onde percebiam a insero da mesma, com o objetivo de diagnosticar o entendimento que os mesmos trazem respeito da presena da qumica na sua vida. Os mesmos tinham uma viso da cincia qumica como existente e importante somente em laboratrios ou utilizada pelos cientistas, e no a percebiam como parte da sua vida. Aps este momento inicial, foram apresentadas pelos acadmicos-bolsistas situaes das vivncias comuns a todos, em que a qumica se faz presente, demonstrando a fundamental importncia da mesma para compreender e interagir no mundo. Este momento teve como objetivo instigar e direcionar os estudantes a perceberem a Cincia presente no dia-a-dia. A atividade teve sequncia com uma apresentao relacionando a qumica com as seguintes profisses esttica, engenharia agronmica, farmcia, nutrio, engenharia civil, medicina e odontologia, estas foram escolhidas pois fazem parte das respostas obtidas quanto a futura profisso dos educandos quando do diagnstico realizado na comunidade escolar. Logo aps, os estudantes foram divididos em grupos conforme afinidades entre os mesmos, onde cada grupo recebeu uma figura em que estava presente uma das profisses relacionadas acima. Os educandos foram desafiados a descrever situaes, conforme as ilustraes, este momento est representado nas Figuras 02 e 03. Diante do desafio de fazer um olhar sobre as futuras profisses e encontrar onde a qumica estava presente nas mesmas, buscou-se, neste momento, tambm como objetivo, analisar o conhecimento prvio dos estudantes, bem como realizar a avaliao do quanto o projeto agregou aos educandos pela comparao entre as suas concepes da importncia da qumica nas profisses no incio da atividade ao trmino da mesma.

Figura 02 e 03. Estudantes realizando os trabalhos em grupos.

Observou-se nas respostas dos estudantes, que a concepo da qumica nas profisses era bastante vaga, e no estabeleciam-se as relaes concretas entre as mesmas. Tambm se percebeu a dificuldade dos estudantes em expressar suas ideias pela escrita e compartilh-las oralmente com os colegas. Foi proposto aos grupos que realizassem uma pesquisa escolar sobre as respectivas profisses visualizadas nas figuras que receberam, atravs de um roteiro que solicitava aos mesmos identificassem a figura relacionando com o conhecimento prvio do estudante sobre a profisso, onde a qumica est inserida e as falhas que poderiam ocorrer nesta profisso devido falta de conhecimento qumico. Para esta pesquisa o tempo foi de trs semanas, e ento foi realizado o segundo encontro com os estudantes. Neste segundo seminrio os estudantes apresentaram suas pesquisas para os colegas, a professora e os acadmicosbolsistas. Os estudantes se empenharam na pesquisa, trazendo para o seminrio questes do cotidiano de profissionais da rea e relacionando com o conhecimento qumico, realizando entrevistas com profissionais das reas, fato que enriqueceu muito o trabalho. Percebeu-se o empenho dos educandos na atividade, assim como no decorrer das apresentaes dos grupos pela ateno e interao dos mesmos. O projeto teve encerramento com a distribuio das mesmas figuras sobre as profisses, apresentadas no primeiro seminrio, porm para outros grupos, e os estudantes puderam escrever qual o entendimento que tiveram a respeito das profisses aps a interao realizada. O objetivo desta etapa foi avaliar o crescimento dos estudantes no decorrer das atividades, considerando suas avaliaes anteriores as pesquisas e a apresentao antes e aps este processo. Foi solicitada uma memria escrita sobre as atividades. Resultados e Discusses No primeiro momento em que a discusso qumica cotidiano - profisses foi proposta os estudantes demonstraram-se confusos, no tendo compreenso do tema proposto. Desta forma identificou-se uma deficincia no processo ensino-aprendizagem, pois os contedos no so contextualizados o que induz os estudantes a associarem a qumica somente a contedos estanques, sem relao com o cotidiano ou a rea cientfica.

Conforme o tema foi desenvolvido com os educandos os mesmos passaram a relacionar a qumica com momentos, lugares e situaes de suas vivncias, e desta forma se sentiram mais seguros em expor suas opinies e at mesmo dvidas sobre os assuntos. Observou-se que os estudantes participantes do projeto conseguiram relacionar com clareza algumas situaes do conhecimento qumico com as profisses, como pode ser percebido em trechos das memrias escritas dos educados em relao medicina. No primeiro encontro A. escreve:
- Principalmente em relao a continuidade, no que diz respeito a evoluo. Sem conhecimento amplo em qumica impossvel ser um mdico competente, alis, impossvel ser um mdico.

No segundo encontro A. amplia seus conhecimentos, como pode ser percebido na memria:
- A aplicao de qumica na medicina, nos vrios processos utilizados do organismo, encontramos o uso da qumica, no desenvolvimento das diversas tcnicas medicinais.

Outros estudantes relatam nas memrias:


- A aplicao qumica na descoberta de remdios, tratamentos ou no prprio aprimoramento dos conhecimentos estruturais do nosso organismo, confirma a importante ligao presente entre o estudo qumico e as diversas atividades necessrias ao nosso metabolismo. - de vital importncia para a avaliao correta indispensvel para um diagnstico do paciente. - O mdico bem especializado tem que ter um bom conhecimento na sua rea, como por exemplo: num parto, se algo der errado ele dever saber no momento o que fazer para salvar a vida da me e da criana se ter nenhuma consequncia.

Atravs destes textos pode-se perceber que houve uma mudana de percepo dos estudantes em relao a qumica, os mesmos conseguiram transpor os conhecimentos discutidos na atividade para as suas vivncias.

Consideraes Finais Os estudantes se mostraram interessados na atividade, sendo este um resultado positivo, pois demonstra que o ensino de qumica, quando contextualizado pode ter resultados bastante satisfatrios. A construo do conhecimento qumico interligado ao cotidiano do educando pode melhorar a percepo e participao na comunidade em que est inserido, pois atravs deste conhecimento o estudante pode interagir melhor com o mundo,

posicionar-se criticamente exercendo uma cidadania consciente, melhorando e contribuindo com a sociedade. O projeto acrescentou a contextualizao da Cincia Qumica, fato que fez os educandos irem buscando espaos e demonstrando nas falas uma melhora na articulao verbal e de ideias, gostarem e sentirem prazer nas atividades, indicando que isto foi devido ao mtodo utilizado, partindo de suas vivncias. Os estudantes demonstraram, atravs de suas falas durante o seminrio e suas memrias escritas, terem agregado conhecimentos no decorrer da atividade. Pode-se perceber que esta situao ampliou seus saberes sobre a qumica. Devidos aos estudantes terem pesquisado e discutido sobre as aplicaes da qumica dentro das profisses, assim conseguiram relacionar de maneira mais clara e objetiva os contedos ministrados em sala de aula com o mundo (Cincia, Tecnologia e Sociedade). No decorrer do projeto percebeu-se que os estudantes conseguiram perceber a relao entre a qumica, as profisses e o cotidiano. REFERNCIAS
BRASIL. Lei n 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio oficial da Repblica Federativa do Brasil, Brasil, DF, v. 134, n 248. Dez 1996. BRASIL. Parecer CNE/CP n 5/2006. Aprecia Indicao CNE/CP n 2/2002 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Formao de Professores para a Educao Bsica. Ministrio da Educao, Conselho Nacional de Educao. Abril 2006. CHASSOT, Attico Incio. Alfabetizao Cientfica: questes e desafios para a educao. 2. ed. Iju: Ed. UNIJU, 2001. ________, Attico Incio. Fazendo Educao em Cincias em um Curso de Pedagogia com Incluso de Saberes Populares no Currculo. Qumica Nova na Escola. n 27, p. 9 11, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. PIMENTA, Selma Garrido. O Estgio na Formao de Professores. 7ed. So Paulo: Cortez, 2006. ________, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estgio e Docncia. So Paulo: Cortez, 2004. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educao qumica: compromisso com a cidadania. 2 Ed. Iju: Uniju, 2000.

You might also like