You are on page 1of 6

682

Freitas CRP, Terra KL, Mercs NNA. Conhecimentos dos acadmicos sobre preveno do cncer de mama. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):682-7.

ARTIGO ORIGINAL

CONHECIMENTOS DOS ACADMICOS SOBRE PREVENO DO CNCER DE MAMAa


Catia Regina Pirhardt FREITASb, Karina Lemos TERRAc, Nen Nal Alves das MERCSd

RESUMO Estudo com o objetivo de identificar o conhecimento dos acadmicos, quanto aos fatores de preveno para o cncer de mama. De natureza quantitativa, exploratria e descritiva, desenvolvido numa instituio de ensino superior do Estado de Santa Catarina, com 50 acadmicos matriculados nos cursos de enfermagem, fisioterapia e psicologia no 1 semestre de 2008. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2008. Utilizou-se um questionrio semi-estruturado e anlise estatstica descritiva. Os resultados apontaram que os acadmicos dos cursos de enfermagem e fisioterapia demonstraram maior conhecimento sobre o tema. Os fatores de preveno mencionados foram: consumo de legumes, verduras, frutas, exerccios fsicos e amamentao. Conclui-se que o nvel de conhecimento dos estudantes sobre os fatores de preveno do cncer de mama, numa perspectiva interdisciplinar, importante para repensar a insero da educao em sade como contedo curricular imprescindvel na promoo de uma universidade saudvel. Descritores: Neoplasias da mama. Preveno de cncer de mama. Estudantes.

RESUMEN
Objetivo del estudio fue identificar el conocimiento de los estudiantes, acerca de los factores para la prevencin del cncer de mama. Un cuantitativo exploratorio y descriptivo, desarrollado en una institucin de educacin superior de Santa Catarina, Brasil, con 50 estudiantes matriculados en la enfermera, fisioterapia y psicologa en el primer semestre de 2008. Los datos fueron recolectados de febrero a abril de 2008. Se utiliz un cuestionario semi-estructurado y estadstica descriptiva. Los resultados mostraron que los estudiantes de enfermera y terapia fsica han demostrado mayor conocimiento sobre el tema que los estudiantes de psicologa. Menciona factores: el consumo de verduras, frutas, el ejercicio fsico y la lactancia. Se concluye que el nivel de conocimiento acerca de los factores que pueden prevenir el cncer de mama, una perspectiva interdisciplinaria, es importante para reconsiderar la inclusin de la educacin para la salud como los contenidos curriculares esenciales en la promocin de una universidad saludable.

Descriptores: Neoplasias de la mama. Prevencin de cncer de mama. Estudiantes. Ttulo: Conocimiento de los estudiantes sobre la prevencin del cncer de mama. ABSTRACT
This study aimed to identify what undergraduate students know of factors for breast cancer prevention. This was a quantitative, exploratory and descriptive study, developed in a University in the state of Santa Catarina, Brazil, with 50 students enrolled in nursing, physiotherapy and psychology programs in the first semester of 2008. The data were collected from February to April, 2008. A semi-structured questionnaire and descriptive statistics were used. Results showed that students of nursing and physiotherapy demonstrated greater knowledge about the issue than the psychology students. Mentioned prevention factors: consumption of vegetables, greens and fruits, physical exercises and breastfeeding. Conclusions indicate that the level of students' knowledge about factors that can prevent breast cancer, in an interdisciplinary perspective, is important to rethink the inclusion of health education as an essential curriculum content to promote a healthy university.

Descriptors: Breast cancer. Breast cancer prevention. Students. Title: Undergraduate students' knowledge about the prevention of breast cancer.

Pesquisa oriunda do Trabalho de Concluso do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade do Vale do Itaja (UNIVALI), campus Biguau, apresentado em agosto de 2008. b Ps-Graduada em Estomaterapia pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR), Curitiba, Paran, Brasil. c Enfermeira Graduada pela Universidade do Vale do Itaja (UNIVALI), Bigua, Santa Catarina, Brasil. d Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paran (UFPR), Curitiba, Paran, Brasil.
a

Freitas CRP, Terra KL, Mercs NNA. Conhecimentos dos acadmicos sobre preveno do cncer de mama. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):682-7.

683

INTRODUO Conhecido como uma doena crnico-degenerativa, tambm como tumor maligno, o cncer apresenta um crescimento anmalo e desordenado de clulas que invadem tecidos e rgos. O curso clnico da doena e a sobrevida variam de paciente para paciente(1). A distribuio da incidncia e da mortalidade por cncer importante para conhecer os aspectos epidemiolgicos da doena, desde a sua etiologia at os fatores prognsticos envolvidos em cada tipo de cncer. Com isso, possibilita gerar hipteses causais e avaliar os avanos cientficos em relao preveno e cura, bem como a resolutividade da ateno sade(1). O Instituto Nacional do Cncer (INCA) relata que as evidncias cientficas no sejam conclusivas, para justificar estratgias especficas na preveno primria do cncer de mama. As aes de preveno esto diludas nas aes de promoo sade direcionada ao controle das doenas e agravos crnicos no-transmissveis (DANT), o foco especialmente a obesidade e o tabagismo(2). Mas ao descobrir o cncer de mama, a maioria das mulheres no imagina como ser o tratamento e, esse um dos momentos mais difceis na sua vida(3). A mulher vivencia a doena em trs etapas diferentes: o diagnstico, a realizao de um tratamento muito longo e agressivo, e por ltimo, aceitao de um corpo marcado e a convivncia com essa nova imagem(3). O cncer de mama o segundo tipo de cncer mais freqente no mundo entre mulheres(4). A cada 200 mulheres com cncer de mama, existe um homem que desenvolve a doena. A etiologia desconhecida, mas, preconiza-se o mesmo procedimento de deteco precoce, na realizao do auto-exame das mamas. Em geral, com as mesmas caractersticas dos fatores de risco feminino, a preveno para o sexo masculino engloba os seguintes critrios: diminuir o consumo de lcool, no fumar e evitar locais com concentrao de fumaa de cigarro, evitar agentes qumicos txicos, praticar exerccios fsicos para diminuir o nvel de estresse, alimentao saudvel e minimizar exposio radiao(5). A Organizao Mundial da Sade (OMS) estima que ocorram mais de 1.050.000 casos novos de cncer de mama por ano, em todo o mundo(6).

O INCA estima 49.240 casos novos para 2010 . Em 2008 o nmero de mortes foi num total de: 11.860, sendo 11.735 mulheres e 125 homens(7). A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de cncer em mulheres so de mama. Com um risco estimado de 51 casos a cada 100 mil mulheres(4). As campanhas nacionais de preveno e deteco precoce do cncer de mama promovida pelo Ministrio da Sade procuram difundir a informao, atravs dos meios de comunicao em massa(1). O acesso a informao e o nvel de escolaridade so aspectos importantes, demonstrado em vrios estudos. O indivduo de classes sociais menos favorecidas tem um menor acesso aos servios de sade, conseqentemente com menor acesso a informao sobre a preveno do cncer de mama. No estudo realizado, buscou-se o conhecimento dos acadmicos a respeito de um problema de sade pblica em nvel nacional e mundial. ter um diagnstico da realidade de uma parcela da sociedade brasileira, que em princpio tem acesso a informao, tanto no meio acadmico, quanto em sua relao social. E, a Universidade com objetivo de formar cidados, tem a capacidade de desenvolver e reproduzir o conhecimento historicamente construdo, contribuindo para o progresso da sociedade. Participando nas estratgias de promoo a sade e preveno de doenas no meio acadmico. Desta forma delineou-se a seguinte pergunta de pesquisa: Qual o nvel de conhecimento dos acadmicos de enfermagem, fisioterapia e psicologia de uma Instituio de Ensino de Nvel Superior em relao aos fatores de preveno do cncer de mama? O objetivo traado foi o de identificar o conhecimento dos acadmicos, quanto preveno do cncer de mama.
(5)

METODOLOGIA Pesquisa oriunda do Projeto de Pesquisa do Trabalho de Concluso de Curso, intitulada Conhecimentos dos acadmicos sobre preveno do cncer de mama(8). Estudo de natureza quantitativa, de carter exploratrio e descritivo, foi desenvolvido numa Instituio de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina. Os sujeitos da pesquisa foram 50 acadmicos matriculados nos cursos de enfermagem, fisioterapia e psicologia no 1

684

Freitas CRP, Terra KL, Mercs NNA. Conhecimentos dos acadmicos sobre preveno do cncer de mama. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):682-7.

semestre de 2008. A amostra de 10% de um universo de 500 acadmicos, sendo: 21 acadmicos de enfermagem; 4 de fisioterapia e 25 de psicologia. A escolha de 10% seguiu ao critrio de significncia dos dados, garantindo uma amostra estatisticamente aceitvel para o objeto de estudo. A seleo dos acadmicos foi por sorteio. Foram respeitados todos os princpios ticos determinados na Resoluo 196/96, do Conselho Nacional de Sade(9). O projeto foi submetido e aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa da Instituio de Ensino Superior, com o parecer de n 552/07. A coleta de dados foi realizada no perodo de fevereiro a abril de 2008. Utilizou-se um questionrio com questes fechadas, compostas por duas sees: a seo A, de identificao do acadmico (curso, perodo, idade e gnero), e a seo B, sobre os fatores de preveno para o cncer de mama. Para a anlise dos dados foi utilizado estatstica descritiva. RESULTADOS E DISCUSSO Identificao do acadmico Quanto caracterizao dos acadmicos efetivamente matriculados: 21 acadmicos so de enfermagem, dos quais 9,5% so do 1 perodo; 9,5% do 2 perodo; 14,3% do 3 perodo; 14,3% do 4 perodo; 14,3% do 5 perodo; 14,3% da 6 perodo; 14,3% da 7 perodo e 9,5% do 8 perodo. Dos 4 acadmicos da fisioterapia, 25% so do 3 perodo; 50% do 5 perodo; 25% do 7 perodo. E, dos 35 acadmicos de psicologia, 16% do 1 perodo; 16% da 2 perodo; 8% da 3 perodo; 8% do 4 perodo; 16% do 5 perodo; 12% do 6 perodo; 4% d0 7 perodo; 12% do 8 perodo e 8% do 9 perodo. O curso de fisioterapia encontra-se em fase de extino na Instituio de Ensino, campo estudado por este motivo a amostra dos acadmicos restringiu-se a esses perodos citados. Em relao idade, observou-se um maior percentual de acadmicos na faixa etria de 18 a 26 anos nos trs cursos, sendo 47,8% do gnero feminino e 10% do masculino na enfermagem; 50% do gnero feminino e masculino na fisioterapia e 68% do gnero feminino e 12% do masculino na psicologia. No curso de psicologia h acadmicos acima dos 42 anos do sexo feminino em 8%. Em relao ao gnero, o sexo feminino foi predominante em todos os cursos, variando de 81%

na enfermagem a 84% na psicologia. Este dado reflete uma realidade em nvel nacional que h uma predominncia feminina no ensino superior(10). Na fisioterapia houve a participao masculina em 50%. Como a definio dos sujeitos da amostra foi por sorteio, os 50% podem ser explicados pelas leis da probabilidade. Fatores de preveno Consumo de legumes, verduras e frutas Quanto ao nvel de conhecimento em relao aos fatores de preveno para o cncer de mama, observou-se que 90,5% dos acadmicos de enfermagem responderam que legumes, verduras e frutas so fatores preventivos contra o cncer de mama. Sendo 100% dos acadmicos de fisioterapia e 68% de psicologia. 16% dos acadmicos de psicologia afirmam que no fator de preveno e os demais entrevistados dos acadmicos de psicologia no responderam a questo, podemos inferir, seja porque no entenderam a pergunta, no descartam a hiptese da utilizao de agrotxicos nas lavouras ou porque realmente desconhecem esses fatores. amplamente divulgado pela produo cientfica e nos meios de comunicao nos ltimos anos o papel preventivo das frutas, legumes e verduras ricos em vitaminas e fatores onco protetores, como por exemplo, beta-caroteno, cido ascrbico que evitam a converso de nitritos para nitrosaminas e protegem as clulas sadias da ao dos agentes cancergenos, reduzindo o risco de ter cncer, tornando-se fatores de proteo para o cncer de mama(11). Realizao de exerccios fsicos (no mnimo trs vezes por semana) Observamos que 95,2% dos acadmicos de enfermagem, 100% dos acadmicos de fisioterapia e 64% de psicologia responderam que exerccios fsicos regularmente fator de proteo para o cncer de mama. As atividades fsicas no mnimo trs vezes na semana, possibilitam um alvio de tenses emocionais, uma tendncia em normalizar os nveis de glicose, gorduras e diversas outras substncias, a manter os nveis pressricos mais baixos, estimula o emagrecimento, o aumento da densidade ssea,

Freitas CRP, Terra KL, Mercs NNA. Conhecimentos dos acadmicos sobre preveno do cncer de mama. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):682-7.

685

aumento a massa muscular, proporcionando uma preveno para o cncer de mama, bem como para diversas outras doenas(12). O INCA na parceria da Word Cancer de Research Fundation e American Institute for Cancer Research, na publicao do Resumo: Alimentos, Nutrio, Atividade Fsica e Preveno do Cncer: uma perspectiva global ressalta que a maioria das populaes e indivduos que vivem em ambientes urbanos e industrializados tem nveis de atividades abaixo dos nveis necessrios para a preveno do cncer(13). Os institutos de pesquisas e organizaes de combate ao cncer, tais como: a International Agency for Research on Cancer, a International Unior Against Cancer, o Health and Human Services, o World Cancer Research Fundation, juntamente com os servios de sade pblica de vrios pases, ressaltam que, para reduzir as taxas de desenvolvimento do cncer na populao em geral, recomenda atividade fsica, sugerindo de dois a cinco dias na semana de atividade, com intensidade moderada a vigorosa, no perodo de 30 minutos uma hora ou at mais, no esquecendo que as atividades podem tanto ser exerccios regulares, como atividades esportivas ou atividades dirias tais como trabalhos domsticos(12). Amamentao Constatamos que 85,7% dos acadmicos de enfermagem, 100% de fisioterapia, 60% de psicologia associam a amamentao com a preveno do cncer de mama. Para 9,5% de enfermagem e 16% de psicologia respondem que no um fator de proteo. Os benefcios que a amamentao oferece sade da mulher so muito importantes, alm do menor risco de cncer de mama e ovrio, oferece tambm menor ndice de fraturas de quadril por osteoporose e contribuio para o maior espaamento entre gestaes. A deficincia de ocitocina que liberado durante a lactao favorece o estresse, a obesidade e comportamentos psicticos, diminui as funes cognitivas e eleva o risco de cncer de mama(14). Acreditvamos que teramos um percentual maior de acadmicos de enfermagem com conhecimento neste aspecto da amamentao, por ser um contedo trabalhado na rea da sade da mulher e na sade do adulto nesta universidade.

Manuteno do peso ideal, evitando obesidade e sobre peso, dentro do IMC (ndice de Massa Corprea: peso/altura) Observou-se que 85,7% dos acadmicos de enfermagem, 100% de fisioterapia e 56% de psicologia respondem que a manuteno do peso ideal essencial para a preveno do cncer de mama. Enquanto 14,3% dos acadmicos de enfermagem e 24% de psicologia, respondem que a manuteno do peso ideal no uma medida de preveno do cncer de mama. O excesso de peso (ou de massa gorda) gera alteraes de mecanismos fisiolgicos como a formao de radicais livres e danos oxidativos, reduo da capacidade de reparo do DNA, modificao das atividades de enzimas carcingenas, aumento do refluxo gstrico e do trnsito gastrintestinal, resultando numa maior exposio da mucosa a cidos, aumentando a possibilidade de desenvolvimento de resistncia insulina e alteraes no equilbrio hormonal endgeno(14). A manuteno de um peso saudvel ao longo da vida refere o INCA, pode ser uma das formas mais importantes de se proteger contra o cncer, alm de tambm proteger contra diversas outras doenas crnicas comuns(2). Uso de anticoncepcional oral O uso de anticoncepcional oral no um fator de preveno do cncer de mama e percebe-se que, 80,9% dos acadmicos de enfermagem, 100% de fisioterapia e 64% de psicologia demonstram conhecimento. Mas, 24% do curso de psicologia e 9,5% do curso de enfermagem no responderam questo. Percebe-se que o percentual demonstrando o nvel de conhecimento favorvel. Os fatores hormonais podem estar associados ao aumento de risco do cncer de mama. A utilizao tanto de anticoncepcionais orais, como da terapia de reposio hormonal devem ser bem avaliada. No entanto, 9,5% dos acadmicos de enfermagem e 12% dos acadmicos de psicologia respondem que o uso do anticoncepcional uma forma de preveno, supomos que este resultado devido s controvrsias sobre o uso de anticoncepcional e o cncer de mama. Com o propsito de evitar uma concepo indesejada e de tratar problemas e doenas, o anticoncepcional oral tem seus benefcios, tais como:

686

Freitas CRP, Terra KL, Mercs NNA. Conhecimentos dos acadmicos sobre preveno do cncer de mama. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):682-7.

oferece menor incidncia de Doena Inflamatria Plvica (DIP), salpingite, cncer de endomtrio e de ovrio, gestaes ectpicas, doenas benignas de mama, cistos ovarianos, miomas, endometriose, artrite reumatide, maior regularidade menstrual com menor fluxo, menos dismenorria e anemia e maior proteo contra aterosclerose(15). Menopausa tardia (depois dos 50 anos) Vale destacar que a menopausa tardia no um fator de preveno do cncer de mama e 76,2% dos acadmicos de enfermagem, 100% de fisioterapia e 68% de psicologia demonstram conhecimento. Sendo que 14,3% dos acadmicos de enfermagem respondem que um fator de proteo e 28% da psicologia no respondem questo. Ressaltamos que, menopausa tardia considerada fator de risco devido exposio prolongada ao estrognio. O aumento do risco de cncer de mama associado com o tratamento para menopausa base de estrognio, bem como com a progesterona eleva esse risco, sendo que com a suspenso das duas drogas h uma diminuio do risco em desenvolver o cncer de mama(16). Realizao de terapia de reposio hormonal (hormnios usados para combater os sintomas da menopausa). A realizao de terapia de reposio hormonal no um fator de preveno do cncer de mama, sendo que 61,9% dos acadmicos de enfermagem, 75% de fisioterapia e 56% de psicologia demonstram conhecimento, apesar de 23,8% do curso de enfermagem, 25% de fisioterapia e 16% da psicologia acreditam ser fator de proteo. Observa-se tambm que 14,3% da enfermagem e 28% da psicologia no respondem questo. O uso de reposio hormonal para menopausa pode estar associado com um aumento de risco significativo para o cncer de mama. Deve-se avaliar o real benefcio, necessitando de acompanhamento clnico e radiolgico em pacientes de risco para o cncer de mama, pois o estrognio no induz o aparecimento do tumor, mas pode propiciar a sua proliferao(17). Observou-se que nos fatores de consumo de legumes, verduras e frutas; realizao de exerccios fsicos (no mnimo 3 vezes por semana); amamentao; manuteno do peso ideal, evitando obesidade e sobre peso, dentro do IMC; uso de anti-

concepcional oral; e, menopausa tardia teve 100% das respostas afirmativas dos acadmicos de fisioterapia. Este dado aponta que estes acadmicos esto apreendendo a informao tanto em nvel acadmico e social com uma maior efetividade. Para repensar entre os acadmicos de enfermagem e psicologia a necessidade de reforar a educao em sade em nvel de universidade, bem como a avaliao de como estes contedos esto sendo abordados na graduao, principalmente da enfermagem. CONCLUSES Conclumos que, em relao aos fatores de preveno do cncer de mama, os acadmicos dos cursos de enfermagem e fisioterapia demonstraram ter maior conhecimento do que os acadmicos de psicologia. Houve um percentual maior entre os acadmicos de psicologia, que no responderam as questes. O objetivo de identificar o conhecimento dos acadmicos foi alcanado no grupo estudado. Identificamos no estudo que compreender a relao existente entre o nvel de conhecimento e os fatores de preveno contra o cncer de mama numa perspectiva inter e pluridisciplinar, importante para repensarmos a insero da educao em sade, como contedo curricular imprescindvel na promoo de uma universidade saudvel. Por outro lado, sendo o cncer de mama um agravo crnico e no transmissvel, a educao, tendo em vista a sua preveno e deteco precoce, no deve se constituir na simples transmisso de informao, mas ter por base o contexto sociocultural dos acadmicos, seus valores, crenas e conhecimento. A questo est em como os cursos podem inserir essa prtica em seus currculos e no cotidiano universitrio, enfatizando o valor da educao em sade junto comunidade universitria, para democratizar o acesso informao e a promoo de estilo de vida saudvel. Portanto, a necessidade de ampliar a investigao em novos estudos para direcionar aes efetivas de orientao, de preveno para o cncer de mama no meio universitrio. REFERNCIAS
1 Instituto Nacional do Cncer. Controle do cncer de mama: documento de consenso [Internet]. Rio de Janeiro; 2004 [citado 2011 fev 02]. Disponvel em:

Freitas CRP, Terra KL, Mercs NNA. Conhecimentos dos acadmicos sobre preveno do cncer de mama. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):682-7.

687

http://www.inca.gov.br/publicacoes/Consensointe gra.pdf. 2 Instituto Nacional do Cncer. Programa Nacional de Controle do Cncer do Colo do tero e de Mama: Viva Mulher [Internet]. Rio de Janeiro; 2007 [citado 2011 fev 02]. Disponvel em: http://www.inca.gov.br/ enfermagem/docs/cap5.pdf. 3 Corbellini V. Cncer de mama: encontro solitrio com o temor do desconhecido. Rev Gacha Enferm [Internet]. 2001 [citado 2010 jul 04];22(1):42-68. Disponvel em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ RevistaGauchadeEnfermagem/ojs/login.php. 4 Sociedade Brasileira de Climatrio. Consenso brasileiro multidisciplinar de assistncia sade da mulher climatrica [Internet]. So Paulo; 2008 [citado 2011 jan 31]. Disponvel em: http://p.download. uol. com.br/menospausa/Consenso%20-%2Menopausa.pdf. 5 Sociedade Brasileira de Mastologia. Cncer de mama masculino: uma doena diferente? Rev Bras Mastol [Internet]. 2008 [citado 2011 fev 02];18(4):165-70. Disponvel em: http://www.sbmastologia.com.br/ revista%202009/18-04/pag%20165.pdf. 6 Ferreira PC, Neves NM, Dias RD. Educao e assistncia fisioteraputica s pacientes ps-cirrgicas do cncer de mama. In: Anais do 8 Encontro de Extenso da UFMG; 2005 out 3-8; Belo Horizonte, Brasil. Belo Horizonte: UFMG; 2005. 7 Instituto Nacional do Cncer. Tipos de cncer: mama [Internet]. Rio de Janeiro; 2010 [citado 2010 mar 13]. Disponvel em: http://www.inca.gov.br/wps/ wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama. 8 Pirhardt CR, Terra KL, Mercs NNA. Preveno e deteco precoce do cncer de mama: nvel de conhecimento dos acadmicos de uma universidade [monografia]. Biguau: Universidade do Vale do Itaja; 2008. 9 Ministrio da Sade (BR), Conselho Nacional de Sade. Resoluo 196, de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Braslia (DF); 1996.

10 Guimares AL. Por que hoje no Brasil mais mulheres buscam o ensino superior? [Internet]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2003 [citado 2011 jan 31]. Disponvel em: http://www. bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/1773/1/ tese.pdf. 11 Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (BR). Promoo do consumo de frutas, legumes e verduras no ambiente de trabalho: diagnstico inicial [Internet]. Rio de Janeiro; 2008 [citado 2011 nov 29]. Disponvel em: http://www.ctaa.embrapa. br/publicacao/upload/pub-117.pdf. 12 Pedroso W, Arajo MB, Stevanato E. Atividade fsica na preveno e na reabilitao do cncer. Motriz [Internet]. 2005 [citado 2011 fev 02];11(3):155-60. Disponvel em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica. 13 Instituto Nacional do Cncer. Resumo alimentos, nutrio, atividade fsica e preveno do cncer: uma perspectiva global [Internet]. Rio de Janeiro; 2007 [citado 2011 fev 02]. Disponvel em: http://bvsms. saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_atividade_ prevencao_cancer.pdf. 14 Rea MF. Os benefcios da amamentao para a sade da mulher. J Pediatr (Rio J) [Internet]. 2004 [citado 2008 jun 10];80(5):142-6. Disponvel em: http:// www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a05 .pdf. 15 Rivoire WA, Rocha ML, Heleusa JG. Neoplasias do corpo uterino. In: Freitas F, Menke CH, Rivoire WA. Rotinas de ginecologia. 4 ed. Porto Alegre: Artmed; 2001. p. 231-50. 16 Halbe HW, Fonseca AM, Bagnoli VR, Borato MG, Ramos LO, Lopes CMC. Epidemiologia do climatrio. Sinopse Ginecol Obstet [Internet]. 2002 [citado 2011 jan 31];(2):36-9. Disponvel em: http://www. moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2092& fase=imprime. 17 Magalhes JA, Mller AL. Ultra-sonografia em ginecologia. In: Freitas F, Menke CH, Rivoire WA. Rotinas de ginecologia. 4 ed. Porto Alegre: Artmed; 2001. p. 413-21.

Endereo da autora / Direccin del autor / Authors address: Catia Regina Pirhardt Freitas Rua Douglas Seabra Levier, 163, ap. 201, bl. E 88040-410, Florianpolis, SC E-mail: pirhardt132@hotmail.com

Recebido em: 07/09/2010 Aprovado em: 27/10/2011

You might also like