You are on page 1of 3

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP

Docente: Fernando Protti Discente: Jos Flavio Rosa Junior 3 termo

PIRES, Paulo dos Santos. Turismo e meio ambiente: relao de interdependncia. In: RUSCHMANN, D.; PHILIPPI JR., A. (Org.). Gesto ambiental e sustentabilidade no turismo. Barueri: Manole, 2010 p. 3-29 A partir da da, a abordagem passa a ser estruturada em duas vertentes bsicas que buscam revelar o carter de interdependncia na relao entro turismo, como agente responsvel pelo desencadeamento de atividades impactantes sobre o meio ambiente, e este em seu estado de qualidade para a vida humana, com as inevitveis repercusses tambm no turismo. (p. 4) Dessa forma, a utilizao isolada ou conjunta das duas palavras (...) no altera o significado essencial daquilo que representam diante da sua aplicao nos estudos do turismo. (p. 5) [...]A noo de meio ambiente inclui o mio natural, as tecnoestruturas criadas pelo homem e o meio social. Inclui, portanto, as interaes entre os elementos naturais e a sociedade humana, ou seja, os domnios ecolgico, econmico e poltico (Sachs, 1986)[...]. (p. 5) Dessa forma, pretende s e abordar aqui o estado do meio ambiente e, para tanto, os processos ou fenmenos que mais repercutem atualmente na qualidade ambiental e na condio de vida da humanidade sero apresentados em sua abrangncia, significncia e repercusso para o turismo (...). (p. 7) Portanto, se estas reas forem alteradas ou destrudas, as resectivas populaes e governos locais, bem como todo o trade turstico envolvido, podero sofrer prejuzos significativos.(p.9) Acontecimentos ambientais dessa ordem, relacionados s mudanas climticas, alm de causarem misria e sofrimento em larga escala, aumentaro os riscos nos negcios relacionados ao turismo, dificultando a obteno de emprstimos e a cobertura de seguros a muitas regies e sues empreendedores. (p. 9) As cidades mais poludas do mundo so tambm importantes centros tursticos, bem como destinos de final de semana com oportunidades de lazer de curta durao para distintos segmentos da populao. (p. 11) Portanto, essas ocorrncias se constituem em fatores de risco para a estabilidade turstica de muitas localidades, cujos atrativos preferenciais so exatamente os recursos histricos materiais atingidos pala acidificao. Por fim, elevadas taxas de enxofre inaladas por turistas e populao residente podem causar doenas respiratrias e prejudicar a sade. (p. 12) O uso da gua pela humanidade inclui o seu armazenamento, tratamento e fornecimento para a indstria, irrigao agrcola, uso domstico, sendo tambm

requerida para a gerao de energia, transporte, saneamento, turismo e recreao. (p. 12) Se a gua um dos mais importantes recursos do turismo, enquanto elemento bsico de inmeros atrativos, como insumo indispensvel (p. 13) A qualidade da gua ainda particularmente importante para os destinos tursticos preferenciais, como os balnerios em praias, rios e lagos, e poluio nesses locais resultar automaticamente na decadncia do turismo e dos complexos recreativos neles implantados. (p. 13) Nesses casos, a degradao dos solos produtivos aumenta a marginalizao social, compromete a segurana alimentar e a permanncia de recursos humanos capacitados para servir ao turismo, desqualificando essas regies e afastando-as dos principais fluxos tursticos. Com isso, ao mesmo tempo em que o turismo se priva de atrativos potenciais, regies e pases perdem uma via de desenvolvimento pelo turismo. (p. 14) [...]A biodiversidade , portanto, um recurso bsico que atua como um sistema de suporte da vida no planeta. Estima-se que 40% da economia global esteja baseada em produtos e processos biolgicos (Christ ET al., 2003)[...], porm o valor da biodiversidade para a humanidade incalculvel(...) (p. 14) O turismo e a recreao encontram na natureza e nos componentes da sua biodiversidade- a diversidade de espcies (da fauna e flora) e a diversidade de ecossistemas (terrestres e aquticos)-, uma fonte de recursos cada vez mais valorizados para o seu desenvolvimento. (p. 17) Os chamados desastres naturais, ou calamidades ( que ocorrem devido a processos de natureza geolgica, atmosfrica, e biolgica), alm de causarem danos materiais e vtimas em grandes propores, podem apresentar srios efeitos ao turismo, quando afetam regies ou destinaes preferenciais, tanto do turismo internacional quanto di domstico. (p. 17) De qualquer forma, os impactos ambientais devem der avaliados, considerando: a especificao do perodo e da rea ( espao, territrio) sujeitos a uma determinada atividade humana, e os efeitos diretos e indiretos dos impactos. (p. 19) Os impactos ambientais que o turismo pode causar so reconhecidamente amplos e multifacetados. Eles podem ser considerados pelos efeitos adversos (negativos) ou pelos efeitos benficos (positivos) que desencadeiam a partir da implantao e do funcionamento da infra-estrutura ( das facilidades e dos equipamentos tursticos e recreativos) e, com eles, dos fluxos e da permanncia dos visitantes nas localidades e destinos tursticos. Sero abordados aqui essas duas facetas, todavia de uma forma mais comedida em relao aos impactos potenciais negativos do turismo. (p. 19) Como o turismo baseia-se no aproveitamento e na fruio do patrimnio natural e cultural, tem-se uma condio privilegiada para que haja um interesse na sua proteo por parte dos protagonistas dessa atividade. (p. 19) O turismo pode tambm assumir um importante papel no aumento da conscincia ambiental e na educao para o consumo sustentvel por meio de sua vasta distribuio de servios (...). (p.19)

Isso pode acarretar na promoo de modelos de gesto ambiental e qualificao de destinos diversos como praias, montanhas e o meio rural, por exemplo, pela reduo de conflitos relacionados ao uso do solo, pela racionalizao do consumo de energia e pelo tratamento de efluentes e resduos. (p. 20) A exemplo da indstria e de outras atividades humanas, o turismo exerce impactos sobre o ambiente por ser um grande consumidor de combustveis, eletricidade, alimentos e outros recursos da gua e da terra, gerando significativas quantidades de lixo e emisses de poluentes. Ao mesmo tempo, possui interesse na manuteno da sua qualidade ambiental, por ser o ambiente biofsico a sua principal fonte de recursos. (p. 21) [...]Os impactos ambientais negativos do turismo podem ocorrer sobre o ambiente natural e seus componentes bsicos (...) bem como sobre o ambiente construdo pelo homem, especialmente sobre o seu patrimnio material (...). Podem ser de natureza direta, ou seja, causados pela presena de turistas, suas atividades e comportamentos, ou indireta, decorrentes da implantao de infra-estrutura para servir ao turismo (Ceballos-Lascurin, 1996; Unep, 2002)[...] (p. 21) (...) os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente so classificados em relao ao componente do ambiente biofsico afetado, tanto em decorrncia da implantao de infra-estrutura e facilidades tursticas, quanto em decorrncia do uso e ocupao pelos turistas (...). (p. 23) O turismo na sua forma mais intensiva, o turismo de massa, no qual se verifica a concentrao excessiva de turistas, equipamentos e infra-estruturas, tem deixado uma marca indelvel e irreversvel em destinaes pelo mundo todo; vrias delas experimentando uma decadncia(...). (p. 25) Mesmo o turismo alternativo, cujas principais vertentes so o turismo na natureza, o turismo de aventura e o turismo em reas rurais, ao descobrir e passar a explorar de forma descontrolada novos destinos, encontrar ecossistemas naturais e suas paisagens com elevado nvel de fragilidade, fazendo com que os possveis impactos decorrentes sejam qualitativamente muito nocivos, levando a uma rpida degradao. O mesmo poder ocorrer em relao herana cultural das comunidades que vivem no entorno desses ambientes. (p. 26) No entanto, tais reas so justamente as que veem recebendo esse aumento de visitantes por possurem os principais recursos dos quais depende o tipo de turismo que por elas demanda, tornando a sua conservao fundamental tambm por esse motivo. (p. 26)

You might also like