You are on page 1of 16

Proposta Pedaggica para o Ensino de Musica na Escola Regular

Ariquemes

2009 Proponente: Ana Cssia Silvestre (ana_cassia435@hotmail.com) Formao: Curso Tcnico em Msica pelo CBM (Conservatrio Brasileiro de Msica - Rio de Janeiro). Acadmica do Curso de Licenciatura em Msica pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) IV Perodo.

DISCIPLINA MUSICALIZAO INFANTIL

EMENTA:

Organizao dos grupos por srie e/ou faixa etria Falar e Escutar Roda de conversa Auto-estima Amizade e companheirismo Expresso facial Coordenao motora Musicais Msicas folclricas MPB Bandinha Rtmica Ensino da Flauta Doce Coral

INTRODUO

H alguns anos atrs, o termo musicalizao era quase desconhecido, estando quase sempre associado apenas ao processo de iniciao musical de crianas. Hoje, o conceito tornou-se mais amplo, em relao aos seus objetivos e ao mesmo tempo, perdido em meio diversidade de prticas e metodologias adotadas. De acordo com SWANWICK (2003), um dos objetivos do professor de msica trazer a conscincia musical do ltimo para o primeiro plano, isto , trazer tona a percepo da msica assim que ela tocada, bem como a sua compreenso a partir da intencionalidade de quem a faz. Dessa maneira, afirma que: o mtodo especfico de ensino no to importante quanto nossa percepo do que a msica ou do que ela faz. A partir da fica claro que a educao musical, a exemplo do que j vem ocorrendo h vrias dcadas, em vrias reas do conhecimento, passa por um amplo processo de transformaes, privilegiando o educando, ao invs da disciplina musical.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a musicalidade que h na criana, pois a msica faz parte da cultura humana; Propiciar uma aprendizagem na qual a criana alm de ouvir msica e cantar possa desenvolver sua expresso corporal e integrao junto a colegas e familiares. Experimentar e conhecer vrios instrumentos afins de que a criana se identifique com algum. Formao do coral da escola e introduo do ensino da flauta doce.

1. O PAPEL DA MUSICALIZAO NO ENSINO REGULAR

O papel da msica na educao, no apenas como experincia esttica, mas tambm como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e tambm ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a msica um bem cultural e seu conhecimento no deve ser privilgio de poucos. Sugere que a escola deve oportunizar a convivncia com os diferentes gneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma anlise reflexiva do que lhe apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crtico. O professor de msica, antes de traar as metas e objetivos das suas aulas, deve refletir sobre as necessidades de seus alunos, as dificuldades e principalmente, sobre que tipo de ser humano quer formar, afinal, educar musicalmente educar o ser humano como um todo. Feito o diagnstico inicial que nos oferece um panorama da situao atual, partiremos para os objetivos e metas, tendo em vista o que pretendemos com a educao musical, para que ensinamos msica e onde queremos chegar com o ensino de msica. O ideal que essa reflexo seja feita pelos professores em conjunto, e tambm nos mbitos da coordenao pedaggica e do setor administrativo da escola, possibilitando uma viso mais abrangente da realidade da escola, do que necessrio ser mudado. S ento se pode prosseguir com o planejamento das aes necessrias para alcanarmos os objetivos determinados a partir do diagnstico. nesse momento que se escolhe as estratgias de ensino, que envolvem a metodologia a ser utilizada e a definio do repertrio a ser trabalhado, bem como das avaliaes.

2. A IMPORTNCIA DA MSICA E DO MOVIMENTO NO

DESENVOLVIMENTO INFANTIL Quanto mais nova a criana, mais ela se encontra em sincretismo com o meio em que vive, pois depende do adulto para atender e satisfazer as suas necessidades de sobrevivncia. Ao nascer, os movimentos da criana encontram-se indissociados e descoordenados, aos poucos os movimentos reflexos de preenso e suco vo dando lugar a movimentos cada vez mais intencionais. Essa interao da criana com o meio externo, gradativamente, construir um campo de comunicao recproca, onde o adulto, respondendo s manifestaes e reaes do beb, passa a compreend-lo. Da mesma forma, a criana tem uma resposta afetivo-motora para a msica. Muitas vezes, basta colocar uma msica suave para que a criana pare de chorar, provocando sensao de bem-estar, da mesma maneira que o embalar ao som de cantigas de ninar. Ao manipular objetos como chocalhos e outros brinquedos sonoros, ou ao encantar-se com os movimentos do corpo recm descoberto, a criana tentar reproduzir os gestos que provocaram as sensaes na tentativa de obter o mesmo efeito. A repetio do movimento possibilita um ajustamento do gesto ao seu efeito, uma espcie de treino, que leva ao refinamento da preenso, da percepo e da linguagem, permitindo criana descobrir a qualidade dos objetos, aguando a sua sensibilidade e organizando seus gestos, tornando sua atividade cada vez mais planejada e organizada voluntariamente. Cantigas acompanhadas por gestos exercem grande fascnio nessa fase. Bem como canes que permitam o seu deslocamento pelo espao. Brincar de saltar, de correr, de rodar, bem como canes que explorem o esquema corporal, tambm so atividades bem vindas, assim como a explorao de brinquedos sonoros e instrumentos musicais diversos. Tudo isso movimento. Assim como a criana que at os quatro anos nunca segurou um lpis e nunca viu um livro provavelmente ter mais dificuldades para aprender a ler e a escrever, uma criana precisa de um ambiente que oferea uma variedade de experincias musicais para que ela desenvolva essa atitude musical positiva. Portanto, cabe aos adultos proporcionarem oportunidades diversas para que a criana possa tomar contato com a msica, atravs de gravaes de boa qualidade, de bons instrumentos musicais, oferecendo livros que contenham partituras, danando, tocando e

cantando com ela e principalmente, buscando juntos a sensao de bem-estar, atravs do amplo movimento que compem o todo chamado: Msica. 2.1 Desenvolvimentos da manifestao artstica e expressiva da criana A educao musical pretende desenvolver na criana uma atitude positiva para este tipo de manifestao artstica, capacitando-a para expressar seus sentimentos de beleza e captar outros sentimentos, inerentes a toda criao artstica. Assim como se utiliza da palavra ou gestos para manifestar suas idias, ter como meio de expresso mais uma forte ferramenta na construo de seus argumentos - a msica. As crianas tendem a pensar na msica como sendo sobre "coisas", isto , como contando histrias, expressando idias, vivendo situaes. 2.2 Desenvolvimentos do sentido esttico e tico As campanhas de mdia pelas quais passamos nestes dias, trabalham muito fortemente sobre nosso poder de julgamento e deciso. Muitas vezes, esquecemos se algo realmente bom, ou bonito ou dispensvel. Simplesmente aceitamos. A criana tem sido um grande alvo da mdia e tambm sofre esta influncia. Atravs da msica, com seus valores estticos intrnsecos, e de atividades voltadas especialmente para o desenvolvimento do valor esttico, pretende-se resgatar o sentido do belo e do justo em relao s coisas que nos rodeiam e tambm s nossas atitudes. O poder de escolha intermeda a busca da esttica, e esta exteriorizao so base da tica. 2.3 Desenvolvimentos da conscincia social e coletivo-tica Quando a criana canta, ou est envolvida com papis de interpretao sonora em coletividade, sente-se integrada em um grupo e adquire a conscincia de que seus componentes so igualmente importantes. Quando estuda msica em conjunto, torna-se mais comunicativa e convive o tempo inteiro com regras de socializao. Existe a possibilidade de respeitar o tempo e a vontade do outro, criticar de forma construtiva, ter disciplina, ouvir e interagir com o grupo.

2.4 Desenvolvimentos da aptido inventiva e criadora

A educao atravs das artes proporciona criana a descoberta das linguagens sensitivas e do seu prprio potencial criativo, tornando-a mais capaz de criar, inventar e reinventar o mundo que a circunda. A criana se envolve integralmente com a msica e a modifica constantemente, exercitando sua criatividade, e transformando-a pouco a pouco numa resposta estruturada de acordo com seus objetivos.

2.5 Busca do equilbrio emocional Para os gregos, a educao musical aprimorava o carter e tornava teis os homens em palavras e aes, e os estudos de msica comeavam na infncia e se estendia por toda a vida. Tambm o jogo musical, que no se liga a interesses materiais ou competitivos, mas absorve a criana, estabelece limites prprios de tempo e espao, cria a ordem e equilibra ritmo com harmonia. 2.6 Reconhecimentos dos valores afetivos Para Piaget, o afeto o principal impulso motivador dos processos de desenvolvimento mental da criana e, para Celso Antunes, a afetividade pode ser construda atravs de estmulos adequados e medidos. Atravs da msica e de seu processo de criao, torna-se aqui a criana o criador, o gerador, formando um eterno vnculo com sua produo ou autoria . "Fui eu quem fiz!" eles dizem com satisfao. Este fator positivo para o desenvolvimento de sua auto-estima e identificao de suas motivaes. 2.7 Desenvolvimento cognitivo/ lingstico As experincias rtmicas musicais que expomos as crianas, permitem uma participao ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianas. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou danar ela est trabalhando a coordenao motora e a ateno; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relaes com o ambiente em que vive. 2.8 Desenvolvimento psicomotor

As atividades musicais oferecem inmeras oportunidades para que a criana aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus msculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formao e equilbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expresso musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reao motora e aliviando as tenses. Qualquer movimento adaptado a um ritmo resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, danar, bater palmas, ps, so experincias importantes para a criana, pois elas permitem que se desenvolva o senso rtmico, a coordenao motora, fatores importantes tambm para o processo de aquisio da leitura e da escrita. Snyders (1992) comenta que a funo mais evidente da escola preparar os jovens para o futuro, para a vida adulta e suas responsabilidades. Mas ela pode parecer aos alunos como um remdio amargo que eles precisam engolir para assegurar, num futuro bastante indeterminado, uma felicidade bastante incerta. A msica pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorvel aprendizagem, afinal propiciar uma alegria que seja vivida no presente a dimenso essencial da pedagogia, e preciso que os esforos dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente (SNYDERS, 1992, p. 14). Gainza (1988) afirma que as atividades musicais na escola podem ter objetivos profilticos, nos seguintes aspectos: Fsico: oferecendo atividades capazes de promover o alvio de tenses devidas instabilidade emocional e fadiga; Psquico: promovendo processos de expresso, comunicao e descarga emocional atravs do estmulo musical e sonoro; Mental: proporcionando situaes que possam contribuir para estimular e desenvolver o sentido da ordem, harmonia, organizao e compreenso. Para Brscia (2003, p. 81) [...] o aprendizado de msica, alm de favorecer o desenvolvimento afetivo da criana, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivduo. Alguns motivos para se estudar msica:

Conhecer msica importante. A msica transmite nossa herana cultural. to importante conhecer Beethoven e Louis Armstrong quanto conhecer Newton e Einstein. A msica uma aptido inerente a todas as pessoas e merece ser desenvolvida. A msica criativa e auto-expressiva, permitindo a expresso de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres. A msica ensina os alunos sobre seus relacionamentos com os outros, tanto em sua prpria cultura quanto em culturas estrangeiras. A msica oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem no encontrar em parte alguma do currculo. A msica melhora a aprendizagem de todas as matrias. A msica ajuda os alunos a aprenderem que nem tudo na vida quantificvel. A msica exalta o esprito humano.

3. Pressupostos Didtico-Metodolgicos

Cabe ao professor manter uma relao de afetividade com as crianas. Ser acolhedor, comprometido, criativo, flexvel e desafiador. A ao do professor ir variar de acordo com o momento e o clima da turma: ora provocando situaes novas, ora atuando como catalisador dos interesses emergentes ou dispersos, mas que possam ser aproveitados para levar a criana a se expressar musicalmente. Nesse sentido, o resultado esperado :

Evitar preocupaes com resultados ideais. O importante que a criana viva a experincia rtmica e musical com desembarao e segurana, mesmo que o resultado do trabalho fique diferente do esperado

Toda criana possui expressividade rtmica e musical em maior ou menor grau, que ser desenvolvida e aprimorada pela continuidade do trabalho O ritmo de desenvolvimento varia de criana para criana. Assim, observar cada uma delas e adaptar as atividades sua compreenso Evitar uma postura diretiva, favorecer um clima de descontrao e espontaneidade Demonstrar por seu rosto e gestos a vida da msica. Isto quer dizer cantar com entusiasmo e movimentao, a fim de despertar o interesse da criana para a msica

Provocar situaes novas ou aproveitar o interesse e entusiasmo da criana, prolongando ou diversificando a experincia Favorecer atitudes de iniciativa, explorao, descoberta e inveno durante as experincias musicais:

Variando as propostas Ativando a fantasia e a imaginao da criana. ; Acompanhando o seu desempenho com interesse; Evitar estabelecer limites rgidos de tempo. importante a capacidade de abandonar um planejamento para aproveitar as sugestes da criana, incluindo estas sugestes no trabalho que est sendo desenvolvido; Incentivar o desempenho do grupo, sem corrigir a criana ou demonstrar que no gostou de seu desempenho; Tratar com naturalidade a criana de melhor expressividade rtmica e /ou musical, evitando fazer elogios individuais, comparaes com os colegas ou pedir constantemente que participe sozinha;

Realizar avaliaes aps as atividades musicais, perguntando a cada criana se gostou, o que sentiu e se gostaria de modificar alguma coisa na brincadeira; Ligar e integrar a msica s outras formas de expresso, tais como: a dramatizao, o desenho, a literatura, etc. por exemplo, estimular:

as crianas a desenharem a histria do que cantaram ; a cantarem uma cantiga sobre algum desenho feito antes ; a dramatizarem a histria da msica que acabaram de cantar ; a fazer todos os sons da histria que acabaram de ouvir, etc...

4. PLANEJAMENTO DA EDUCAO MUSICAL

Com a volta da msica aos currculos de educao bsica, atravs da obrigatoriedade do ensino de arte nas escolas, surge tambm a necessidade de se rever sua prtica. O planejamento das aulas de msica se d atravs de um processo dinmico, que pode e deve ser mudado e transformado conforme a necessidade, buscando-se equilbrio entre meios (estratgias) e fins (objetivos), levando-se sempre em considerao o objetivo maior do ensino que a aprendizagem. Planejando elaborao por etapas, de planos e programas com objetivos definidos para serem

alcanados com sucesso no final de cada ano letivo. O esquema bsico de um planejamento de ensino envolve: Objetivo geral - determinado em funo do contexto social e cultural em que se encontra inserida a escola em questo, o que se pretende mudar, que pessoa queremos formar; Objetivos especficos so as aes propostas em funo da proposta pedaggica da escola, a partir do objetivo geral, isto , o que se pretende ensinar, desenvolver, melhorar, estimular, incentivar, compartilhar; Metas a quantificao dos objetivos, o que se quer atingir, implantar, realizar, podendo-se determinar local e prazo para o seu cumprimento; Contedo o conjunto de conhecimentos, habilidades, hbitos e atitudes, construdos e acumulados historicamente e socialmente; Metodologia o procedimento, a direo do processo de ensino, o como fazer para se atingir os objetivos propostos; Estratgias ou aes so as atividades a serem realizadas para que os objetivos e metas sejam alcanados, diz respeito ao o que fazer, determinado pela metodologia adotada;

Avaliao inicia-se com o diagnstico (avaliao inicial), o acompanhamento feito para saber se as metas e objetivos esto sendo atingidos, isto , acompanhamento do processo, no sentido de detectar a modificao e melhora contnua (avaliao reguladora), e os procedimentos que demonstram os resultados obtidos e conhecimentos adquiridos (avaliao final).

CONCLUSO "A msica para a criana algo que ela encontra dentro dela mesma e expressa atravs dos movimentos que consegue realizar." Esta proposta mostra a relevncia do fazer musical no ensino formal. Buscou-se, atravs de pesquisas atividades com os elementos musicais, vivenciando a integrao da msica com crianas das sries iniciais. O objetivo desejado o de desenvolver nos sujeitos

o prazer de descobrir os elementos musicais, ao mesmo tempo em que se descubram outras artes. A proposta, ldica e criativa, em que a msica parte integral da vivncia artstica (a vivncia musical da forma, da cor e da imaginao), levam as crianas construo do seu processo artstico musical. Os dados coletados apresentaram resultados significativos. Concluiu-se, a partir desses resultados, que h relevncia do fazer musical, na arteeducao, no desempenho infantil, na escola formal, atravs da musicalizao infantil, coral, bandinha rtmica e flauta doce.

You might also like