You are on page 1of 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.

Liliana Collina Aula 00

AULA 00: Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro. Vigncia da lei, aplicao da lei no tempo e no espao, integrao e interpretao.
SUMRIO PGINA 1. Apresentao 01 2. Cronograma 02 3. Desenvolvimento 03 3.1. Noes Gerais 03 3.2. Validade, vigncia, vigor e eficcia das normas jurdicas 06 3.2.1.Aplicao das normas jurdicas 06 3.2.2.Interpretao das normas 07 3.2.3. Integrao das normas 08 3.2.4. Aplicao temporal de normas jurdicas 10 4. Questes comentadas 12 5. Lista das questes comentadas 20 6. Gabaritos das questes 22 7. Concluso 22 1. Apresentao Ol, pessoal! Meu nome Liliana Collina Maia. Sou professora de Direito Civil e estou aqui para apresentar o meu curso para Analista Judicirio do TRE/CE. Alm de tornar o estudo do direito Civil mais prazeroso, o meu objetivo ensinar a matria de forma clara e objetiva. E, para isso, vamos nos direcionar de acordo com o edital!!! O nosso curso ser composto de explanaes tericas seguida de questes comentadas, tendo como base o edital Analista Judicirio do TRT/CE ponto a ponto. Didaticamente as aulas sero estruturadas em introduo, desenvolvimento com a parte terica e em seguida as questes comentadas (todas as questes da aula sero comentadas). Aps, ser apresentada lista com as questes, gabaritos e concluso. Com relao ao estudo do Direito Civil, vai uma dica importante: no estudem essa matria apenas por obrigao, e sim com prazer. isso que tentarei incentivar vocs ao longo de nossas aulas. O prazer, o bom humor e a vontade de chegar l so muito importantes, nos incentivam a no desistir. .
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 Dessa maneira, no estudem essas matrias de modo vago, abstrato. O importante aqui ajudar a vocs a entender melhor a matria e depois auxili-los fixando o contedo com exerccios. Mas, no se esqueam: a leitura do Cdigo Civil atualizado importante aps as nossas aulas, ein?! NO SE ESQUEAM DISSO, A NOSSA BANCA FIEL LEGISLAO. Esse curso foi direcionado para que estudemos a fundo o conhecimento que exigido em provas; no ficaremos nos aprofundando no que nunca caiu em concurso, pois precisamos jogar a nosso favor, sem perdermos tempo com o que pouco importante, no mesmo? (ESSA A GRANDE DICA)! 2. Cronograma O Cronograma das nossas aulas ser o seguinte: AULA DEMONSTRATIVA AULA 1 Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei n. 4.657/1942): vigncia da lei, aplicao da lei no tempo e no espao, integrao e interpretao. Das Pessoas (Naturais e Jurdicas e do Domiclio), dos Bens, dos Fatos Jurdicos (Negcio Jurdico, Atos Jurdicos Lcitos, Atos Ilcitos, Prescrio e Decadncia). Do Direito das Obrigaes (Modalidades, Transmisso, do Adimplemento e da Extino, do Inadimplemento, dos Contratos em Geral, das Espcies de Contrato e da Responsabilidade Civil). Direito das Coisas (Posse, Direitos Reais e Propriedade). Do Direito de Famlia (das Relaes de Parentesco, da Unio Estvel, da Tutela e da Curatela).

AULA 2

AULA 3 AULA 4 3. Desenvolvimento

Foi publicada no D.O.U do dia 31/12 a Lei n 12.376, de 30 de dezembro de 2010, que altera a ementa da Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC) para denomin-la Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro. Veremos na Aula Demonstrativa o estudo terico e a resoluo de questes envolvendo apenas trechos da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro.(LINDB).
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00

3.1 Noes gerais Antes da LINDB j havia posicionamento no sentido da LICC ser chamada de LEI DE INTRODUO S LEIS (produo, interpretao e aplicao das leis), j que juma regra de superdireito (E. ZITELMANN utiliza o termo que assimilado pelo direito hermenutico). o Estatuto do Direito Internacional Privado (conjunto de normas internas de um pas, institudas especialmente para definir se a determinado caso se aplicar a lei local ou a lei de um Estado estrangeiro). Antes tnhamos o Decreto-Lei 4657/42, que substituiu uma lei anterior que foi publicada junto com o CC/16. Hoje temos a Lei n 12.376, de 30 de dezembro de 2010. Decorre a Lei 12376/10 do PL 6303/2005, apresentado pelo Deputado Celso Russomano sob a seguinte justificativa: reconhecido pela doutrina e pela jurisprudncia que a Lei de Introduo ao Cdigo Civil possui mbito de aplicao mais amplo do que o mencionado em sua ementa. Para aperfeioar a legislao ptria, fazendo-a coincidir a letra da lei com sua interpretao, que apresentamos o presente projeto de lei, contando com o apoios dos ilustres Pares.

Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 2) Crticas Lei 12376/2010 2.1) Desnecessidade e Inutilidade

Aprovao da Lei 12376/10 na CCJ da Cmara dos Deputados.

Nenhuma controvrsia havia, registre-se, na doutrina e na jurisprudncia, a respeito de o mbito de incidncia da LICC no coincidir com o previsto em sua ementa primitiva[1], ora revogada. Da a primeira ordem de crticas edio da lei 12.376/10, acoimada de ridcula por Jacob Dolinger: Aprovar em 2010 uma lei para modificar a ementa da lei de 1942, para reiterar o que sempre foi aceito como pacfico, um desperdcio legislativo, uma medida sem significado, uma legislao sem sentido, um desrespeito a como esta lei foi invariavelmente estudada e interpretada pelos mestres e aplicada pelos tribunais em dcadas. () ()o Poder Legislativo caiu no ridculo de criar uma "lei" totalmente desnecessria, absolutamente sem sentido e sem objetivo e, acima de tudo, desrespeitadora da cincia jurdica nacional. Fonte: http://www.viddler.com/explore/DireitoIntegral/videos/112/
** DICA DA LILI ** A FCC COBRA ISSO!

3.2 Validade, vigncia, vigor e eficcia das normas jurdicas A noo de VALIDADE aspecto dogmtico fundamental, pois significa a sua identificao como compatvel ao sistema jurdico que integra, sendo um critrio puramente lgico-formal (critrio de pertinncia da norma ao ordenamento jurdico). O descumprimento das regras de validade importar no reconhecimento da inconstitucionalidade ou ilegalidade (a depender do mbito em que foi prefixada a premissa validante) da norma estabelecida, considerando-a no pertinente ao sistema. A validade pode ser: a) formal (observncia das normas referentes ao processo de criao da lei, exemplo: artigo 60, 1o. e 2o., CF); ou
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 b) material (verificao da matria passvel da codificao est sendo observada, exemplos: artigos 21 a 24, CF/88, artigos que estabelecem as matrias que podem ser objeto de regulao e por quem). A validade sempre um conceito relacional, porque ser verificada a validade da norma diante de outras normas. A vigncia critrio puramente temporal da norma, vai desde o incio da validade da norma at a perda de sua validade. Nesse aspecto, no h que fazer qualquer relao com outra norma.

** DICA DA LILI ** A FCC COBRA ISSO!

A eficcia refere-se possibilidade de produo concreta de efeitos pela norma, a eficcia pode ser classificada pela ineficcia. Por sua vez, pode ser: a) social (no se confunde com sua efetiva observncia,) e b) tcnica (a possibilidade de produo de efeitos em concreto, EXEMPLO: artigo 7o., I, CF/88, proteo contra a despedida arbitrria que deve ser regulada por Lei Complementar, a eficcia tcnica est comprometida) Trcio Sampaio afirma que a eficcia possui graus e esses graus podem ser verificados de acordo com as funes da eficcia no plano da realizao normativa. So as funes eficaciais das normas: a) Funo de bloqueio normas punitivas e proibitivas. b) Funo de programa normas que visam realizao de um objetivo do legislador (artigo 218, CF/88). c) Funo de resguardo normas que visam a assegurar uma conduta desejada (artigo 5o., XXVII, CF/88). As normas em relao eficcia podem ser ainda (classificao de Jos Afonso Da Silva), de acordo com a dependncia de outras normas: a) Normas de eficcia plena funo eficacial IMEDIATAMENTE concretizada. b) Normas de eficcia limitada a funo eficacial depende de uma outra norma. c) Normas de eficcia contida a funo eficacial ser restringida por outra norma (artigo 5o., XIII, CF/88).

Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 O vigor est relacionado a uma realizao efetiva concreta da norma, est relacionado com o conceito da ULTRATIVIDADE, ou seja, uma norma que no est mais vigente, mas continua a reger todas as relaes jurdicas consolidadas em sua vigncia. EXEMPLO: alguns artigos do CC/16.
** DICA DA LILI ** A FCC COBRA ISSO!

A norma pode ser invlida e no vigente mas, ainda assim, produzir efeitos jurdicos, ou seja, ser eficaz e vigorar, o caso das normas que tenham ultratividade. 3.2.1 Aplicao das normas jurdicas Quando ocorre a subsuno do fato norma, nem sempre o aplicador encontra facilmente a norma aplicvel ao caso concreto, da surge a chamada INTEGRAO DAS NORMAS. Para aplicao das normas so fundamentais: a INTERPRETAO e a INTEGRAO.
** DICA DA LILI ** A FCC COBRA ISSO!

Autor

Pedro Nunes

Maria Helena Diniz

Interpretao Mtodo Pelo Qual O Hermeneuta Procura Apreender O Pensamento Do Legislador, Expresso Na Norma Que Examina, E Em Seguida Explica A Sua Verdadeira Inteligncia, O Seu Justo E Conveniente Sentido Tcnico-Jurdico. Um Momento De Intersubjetividade No Sentido De Se Apoderar De Um Significado Objetivamente Verdadeiro Da Norma

Hermenutica Cincia Da Interpretao Dos Textos De Lei. Conjunto Sistemtico De Regras Que Ensinam A Conhecer E Esclarecer O Sentido E O Alcance Das Normas Jurdicas, Ou A Sua Inteligncia, E Adapt-Las Aos Fatos Sociais.

A Teoria Cientfica Da Arte De Interpretar.

** DICA DA LILI ** A FCC COBRA ISSO!

Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 Em CERTAME realizado em 2011, a FCC considerou que as disposies transitrias em uma lei nova, em face da ab-rogao da lei anterior, constituem o que se denomina de SEGUNDO REGIME LEGISTATIVO (Tj/AM). A afirmativa foi considerada como errada. No localizei nada falando sobre o que esse regime. Por outro lado, a LC 95/98 (artigo 3o.) estabelece que as disposies transitrias esto na parte da lei denominada de PARTE FINAL. Art. 3 A lei ser estruturada em trs partes bsicas: I - parte preliminar, compreendendo a epgrafe, a ementa, o prembulo, o enunciado do objeto e a indicao do mbito de aplicao das disposies normativas; II - parte normativa, compreendendo o texto das normas de contedo substantivo relacionadas com a matria regulada; III - parte final, compreendendo as disposies pertinentes s medidas necessrias implementao das normas de contedo substantivo, s disposies transitrias, se for o caso, a clusula de vigncia e a clusula de revogao, quando couber. 3.2.2 Interpretao A finalidade interpretativa da norma : a) revelar o sentido da norma e b) fixar o seu alcance. So mtodos de interpretao (no so excludentes e nem exclusivas entre si) das normas (Caio Mrio fala em interpretao quanto aos elementos das normas jurdicas): 1. Literal ou gramatical exame de cada termo isolada e sintaticamente, na maioria das vezes, no o melhor mtodo, mas isoladamente nunca satisfaz. 2. Lgico utilizao de raciocnios lgicos indutivos ou dedutivos. 3. Sistemtico anlise a partir do ordenamento jurdico no qual a norma se insere, a norma no ser verificada isoladamente, ser relacionada com o ordenamento jurdico. 4. Histrico verificao dos antecedentes histricos, verificando as circunstncias fticas e jurdicas, at mesmo o processo legislativo. Caio Mrio afirma que esse mtodo no existe, o que h o elemento histrico invocado para coadjuvar o trabalho do intrprete. 5. Finalstico ou teleolgico anlise da norma tomando como parmetro a sua finalidade declarada, adaptando-a s novas exigncias sociais, no se analisam somente os aspectos histricos, mas tambm a prpria finalidade.

Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 Quanto mais mtodos forem aplicados, no exerccio da interpretao, melhor resultado ser obtido pelo intrprete. Quanto origem ou quanto ao intrprete: Doutrinria Jurisprudencial resulta do exerccio da funo jurisdicional Autntica ou pblica a lei interpretativa considerada como a prpria lei interpretada, estando assim, tambm sujeita a processo interpretativo (CAIO MRIO). A lei interpretativa tem que ter a mesma hierarquia da lei interpetrada. Quanto aos resultados do alcance eficacial: Declarativa Extensiva Restritiva Ab-rogante

** DICA DA LILI ** A FCC COBRA ISSO!

No h hierarquia em relao aos critrios acima, e um no exclui o outro, h inclusive quem afirme que no existem vrias espcies de interpretao, mas, na verdade, uma INTERPRETAO NICA, que combina vrios meios de interpretao (FERRARA). Mas a regra de ouro da interpretao das normas jurdicas (BASE DE APLICAO DO MTODO, que sempre deve tomar por norte essa regra), consta do artigo 5o. da LINB: Artigo 5o. Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. A interpretao judicial, sempre com fundamento no dispositivo acima, busca tambm atualizar o entendimento da lei, dando-lhe uma interpretao atual que atenda aos reclamos das necessidades do momento histrico em que est sendo aplicada. Exemplo: a presuno de violncia no estupro e no atentado violento ao pudor, sempre foi uma presuno absoluta, mas, atualmente, o STF relativizou essa presuno. Cndido Rangel Dinamarco: a regra de ouro em toda a interpretao jurdica consiste na ateno ao BEM-COMUM, ou seja, s projees da lei sobre a vida das pessoas, dos grupos e da prpria sociedade, com a responsabilidade de
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 causar-lhes sensaes felizes segundo critrios de justia (os fins sociais da lei, artigo 5o., LINB). 3.2.3 Integrao Quando inexiste lei a ser aplicada diretamente ao caso, deve o magistrado se valer de outras fontes do Direito para encontrar a regra que efetivamente deve disciplinar a relao jurdica submetida sua apreciao, ou seja, para aplicar o Direito (grande desafio do operador do direito). A LINB permite a integrao na hiptese de lacunas (falta de previso legal sobre uma matria). Nos termos do artigo 4o. (REGRA DE OURO para a integrao das leis): Artigo 4o. Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Essas so as fontes supletivas do direito, juntamente, com a DOUTRINA, a JURISPRUDNCIA e a EQIDADE, que so tambm mtodos de integrao da norma jurdica. A interpretao pode ocorrer sempre, mesmo que a lei seja clara (isso um dogma). J a integrao depende da existncia de lacunas, que, por sua vez, podem ser: a. AUTNTICAS (PRPRIAS) ocorrem quando o legislador no identificou uma hiptese b. NO-AUTNTICAS (IMPRPRIAS) o legislador previu, mas preferiu no tratar sobre o assunto. EXEMPLO: cabimento de embargos de declarao contra deciso interlocutria.

** DICA DA LILI ** A FCC COBRA ISSO!

Silncio Eloqente o legislador quis excluir a possibilidade, a possibilidade de se restringir a aplicao da lei com base na LACUNA NO-AUTNCIA. Exemplo: competncia constitucional da Justia Federal, no pode ser ampliada pelo legislador, sob a alegao de tratar-se de lacuna. Trata-se de rol taxativo (numerus clausus). Para alguns autores so duas figuras distintas, cabendo a integrao na lacuna no-autntica. A integrao da lacuna deve ser aceita em razo do princpio que determina que o juiz no pode se eximir de julgar sob alegao de lacuna (Princpio do
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 nom liquet que, no Direito Romano, permitia ao pretor eximir-se de julgar alegando que o caso no est suficientemente claro). Analogia pode ser dividida em: a. analogia legal a relao da semelhana toma por base a lei; b. analogia iuris a relao de semelhana estabelecida com base em um caso concreto julgado pelo Judicirio. A analogia no pode ser confundida com a INTEPRETAO EXTENSIVA. Exemplo: poligamia sendo enquadrada no crime de bigamia, ou seja, o legislador disse menos do que queria e o intrprete amplia a interpretao. H dificuldade de aplicao dos costumes, j que nosso direito no costumeiro; a fonte primria, no Brasil, a lei. Costume pode ser: a. secundum legem quando sua eficcia obrigatria reconhecida pela lei, como nos casos dos arts. 1297, 1, 596 e 615 do CC b. praeter legem o costume tem um carter supletivo, complementar da lei. Ex.: ps-datado, como garantia de pagamento. c. contra legem costume que tem carter abrogativo, ou seja, revogao total. isso complicado, j que costume fonte secundria do direito e no pode revogar a lei. Mas existem alguns exemplos que demonstram a aplicao do princpio contra lei. Ex.: reconhecimento jurisprudencial da possibilidade de comprovao de contrato por testemunha no caso de venda de gado. Trata-se no mximo de perda da eficcia da lei e no da perda da sua validade (DESUSO) 3.2.4 Aplicao temporal de normas jurdicas A vigncia da norma surge com a sua publicao no Dirio Oficial, em tese, todos tomam conhecimento. Por fico jurdica do artigo 3o. ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece. O artigo 1o. trata o incio de vigncia temporal das leis. Artigo 1o. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas 45 dias depois de oficialmente publicada. 1o. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 3 meses depois de oficialmente publicada. 2o. A vigncia das leis, que os governos estaduais elaborem por autorizao do Governo Federal, depende a aprovao deste e comear no prazo que a legislao estadual fixar. (ISSO NO EXISTE MAIS, DESDE A CF/37).

Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 3o. Se antes de entrar em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores comear a correr da nova publicao. 4o. As correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. Questo surge sobre a possvel revogao pela LC 95/98 da hiptese de vacatio legis tcita prevista no artigo 1o., da LINB: Artigo 8o. A vigncia da lei ser indicada de forma expressa e de modo a contemplar PRAZO RAZOVEL PARA QUE DELA SE TENHA AMPLO CONHECIMENTO, reservada a clusula entra em vigor na data de sua publicao para as leis de pequena repercusso. 1o. A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral. 2o. As leis que estabeleam perodo de vacncia devero utilizar a clusula esta lei entra em vigor aps decorridos (o nmero de) dias de sua publicao oficial. Artigo 9o. A clusula de revogao dever enumerar, expressamente, as leis ou disposies legais revogadas. Existem trs hipteses de vacatio legis: a) ter sido fixada data posterior para momento de incio de efeitos; b) dever entrar em vigor 45 aps publicada, em face de omisso de norma explcita; c) estar pendente de regulamento, explcita ou implicitamente (normas de eficcia limitada). Normalmente a norma vige para o futuro, entretanto, como exceo pode existir o fenmeno da ULTRATIVIDADE, ou seja, por meio do qual uma norma, no mais vigente, continua a vincular os fatos anteriores sua sada do sistema. CAIO MRIO: essa questo relevante na medida em que posto o conflito existente entre o PROGRESSO SOCIAL x PRINCPIO DA SEGURANA E DA ESTABILIDADE SOCIAL. Existem vrias teorias que analisam o direito intertemporal:
** DICA DA LILI ** A FCC COBRA ISSO!

a) TEORIAS SUBJETIVISTAS (SAVIGNY, LASSALE) muitas crticas, uma teoria insuficiente, o seu conceito para o direito adquirido vicioso. Apesar disso, tem grande aplicao, mas vem perdendo terreno para as teorias objetivistas.
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 b) TEORIAS OBJETIVISTAS (DE PAGE, COLIN E CAPITAN) falam das situaes jurdicas definitivamente constitudas. Ocorre a intertemporalidade conflitual de normas jurdicas quando duas normas - a lei revogada e a lei revogadora - parecem se colocar em posio potencial de regular um mesmo fato da realidade. Cabe ao direito intertemporal dar soluo a este conflito, fixando o alcance das normas que se sucedem. O princpio bsico dessa matria o princpio da no-retroatividade das leis (Lex prospicit, non respicit) (Tempus regit actum), ou seja, a idia de que a lei nova no atinge os fatos anteriores ao incio de sua vigncia. Em consequncia, os atos anteriores vigncia da lei nova regulam-se no por ela, mas pela lei do tempo em que foram praticados.. Porm, podem existir casos que se afastem dessa regra, impondo a retroatividade da lei nova. Entretanto, algumas leis afastam-se excepcionalmente desta regra e retrocedem no tempo, alcanando fatos pretritos ou os seus efeitos. Para disciplinar essas hipteses a doutrina efetuou uma clssica distino entre retroatividade mxima, mdia e mnima (MATOS PEIXOTO), porque a fora retroativa da lei no tem sempre a mesma intensidade. RETROATIVIDADE MXIMA OU RESTITUTRIA OU RESTITUTIVA a lei nova abrange a coisa julgada (sentena irrecorrvel) ou os fatos jurdicos consumados EXEMPLO 01: lei cannica que aboliu a usura e obrigava o credor solvel a restituir ao devedor, aos seus herdeiros ou, na falta destes, aos pobres os juros j recebidos EXEMPLO 02: a lei francesa de 12 brumrio do ano II (3 nov. 1793), que admitiu os filhos naturais sucesso paterna e materna, em
Profa. Liliana Collina

MDIA a lei nova atinge os direitos exigveis mas no realizados antes de sua vigncia EXEMPLO: uma lei que diminusse a taxa de juros e se aplicasse aos j vencidos mas no pagos

MNIMA ou TEMPERADA ou MITIGADA a lei nova atinge apenas os efeitos dos fatos anteriores, verificados aps a data em que ela entra em vigor EXEMPLO 01: constituio de Justiniano que limitou a 6% em geral, aps a sua vigncia, taxas de juros dos contratos anteriores EXEMPLO 02: o Dec. n 22.626, de 7 de abril de 1933 (lei de usura), que reduziu a 12% em geral as taxas dos juros vencidos aps a
12 de 22

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 igualdade de condies com os filhos legtimos, desde 14 de julho de 1789. A retroatividade operava radicalmente no passado at a data referida, refazendo mesmo as partilhas definitivamente julgadas data da obrigatoriedade sua

Vrias so as doutrinas que procuram fundamentar a idia da irretroatividade das leis e dar conta dessa noo de possvel retroatividade na aplicao da lei nova. Podemos agrup-las fundamentalmente em trs tipos de teorias distintas: as objetivas, as subjetivas e as eclticas. TEORIAS OBJETIVAS englobam as doutrinas fundadas preponderantemente sobre critrios do direito objetivo, tais como o objetivo da lei, a distino entre direito absoluto e relativo, a estrutura da norma jurdica TEORIAS SUBJETIVAS TEORIAS ECLTICAS a irretroatividade da lei est ligada definio de direito adquirido, entendido este como o que pertence a algum em visam conciliar esses carter definitivo e dois pontos extremos no mais pode lhe ser tirado. Sua principal caracterstica o liame entre o direito e seu titular ROUBIER: concepo francesa de "situao jurdica". a base fundamental da cincia do conflito das fundam-se na leis no tempo a concepo de direito distino entre efeitos adquirido, entendidos retroativos e estes como sendo imediatos da lei. Uma aqueles que entram lei apenas poderia ser em nosso domnio, reputada retroativa dele constituindo quando viesse a parte integrante possuir a pretenso de ser aplicada a fatos passados (facta praeteria) . Quando se aplicasse aos fatos presentes haveria
13 de 22

Planiol defende a tese de que a lei retroativa somente quando alcana o que j ocorreu no passado. No caso da chamada retroatividade mnima no ocorreria retroatividade mas to-somente aplicao imediata da lei.

Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 apenas efeito imediato da lei e no retroatividade princpio do efeito imediato da lei comporta, contudo, uma importante exceo: trata-se dos contratos sucessivos ou de execuo continuada. Neste caso deve sobreviver a lei pretrita que o regeu originariamente

teorias dos realizados

Gabba: perfeitamente justa a aplicao da lei nova a relaes constitudas anteriormente, desde fatos que se respeitem todos aqueles direitos adquiridos por qualquer das partes que nestas estejam envolvidas

Dessa natureza constitucional do princpio da irretroatividade das leis no direito brasileiro surgem importantes conseqncias como a aplicao deste a toda e qualquer lei infraconstitucional, sem qualquer distino entre lei de direito pblico e lei de direito privado ou entre lei de ordem pblica e lei dispositiva. princpio assente tambm, com base na natureza constitucional da irretroatividade que a lei nova no alcana os efeitos futuros dos contratos celebrados anteriormente a ela e que s atingir os facta pendentia no que no contrariar direito adquirido. Deste modo, fica claro que as Constituies brasileiras a partir de 1934, com exceo da de 1937, adotaram em matria de direito intertemporal, a teoria subjetiva dos direitos adquiridos e no a teoria de Roubier, a teoria objetiva da situao jurdica, com o que se firmou o primado absoluto da idia de intangibilidade do direito adquirido, do ato jurdico perfeito e da coisa julgada em nosso ordenamento jurdico. Caio Mrio: no h distino prtica entre ambas, os efeitos so os mesmos, mas a segunda tem mais rigor cientfico. A Corte Suprema de h muito afastou a doutrina que restringia o conceito de direito adquirido apenas aos fatos consumados, bem como, aquela que emprestava s leis de direito pblico efeito imediato, incompatvel com o princpio do art. 5, XXXVI da CF. De fato, na Adin n 493-0-DF, Tribunal Pleno, de que foi Relator o Min. Moreira Alves (Lex JSTF, 168, p. 70) ficou assentada a tese de que haver: a) retroatividade mxima, tambm, denominada restitutiva, quando a lei nova ataca a coisa julgada e os fatos consumados; b) retroatividade mdia, quando a lei nova atinge os efeitos pendentes de ato jurdico, verificados antes dela;
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 c) retroatividade mnima, tambm, conhecida como temperada ou mitigada, quando a lei nova atinge apenas os efeitos dos atos anteriores, produzidos aps a data em que ela entra em vigor. Se a lei alcanar os efeitos futuros de contratos celebrados anteriormente a ela, ser essa lei retroativa (retroatividade mnima) porque vai interferir na causa, que um ato ou fato ocorrido no passado. D-se a retroatividade mxima (tambm chamada restitutiva, porque em geral restitui as partes ao statu quo ante) quando a lei nova ataca a coisa julgada e os fatos consumados. A retroatividade mdia quando a lei nova atinge os efeitos pendentes de ato jurdico, verificados antes dela...Enfim, a retroatividade mnima (tambm chamada temperada ou mitigada) quando a lei nova atinge apenas os efeitos dos atos anteriores, produzidos aps a data em que ela entra em vigor (Matos Peixoto, citado, p. 94). POSIO JURISPRUDENCIAL ACERCA DO TEMA: STF considera que o contrato, sendo ato jurdico perfeito, no pode ter seus efeitos futuros regidos por lei superveniente. Assim, se as clusulas contratuais de aplicao para o futuro no deixam de ser a causa do prprio contrato, sendo elas, tambm, parte integrante do ato jurdico perfeito, so alcanadas, portanto, pela irretroatividade. O STJ tem decidido ma linha do STF. Questo fundamental REVOGAO: sobre a aplicao temporal das leis reside na

Artigo 2o. No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. 1o. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. (REVOGAO TCITA). 2o. A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. 3o. Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. A revogao pode ser: Expressa Tcita o artigo 9o. da LC 95/98 no acabou com a hiptese de revogao tcita, isso porque, mesmo que a nova lei no mencione
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 expressamente a revogao dos dispositivos, o ordenamento jurdico no comporta a existncia de duas leis que fossem antagnicas. PAMPLONA: no possvel esse entendimento, porque significaria a revogao da prpria LINDB, e a LC 95/98 (mesmo com a redao dada pela LC 107) no revogou a LICC, at porque tambm no foi expressa na revogao, assim, tambm no vlida nesse aspecto, porque desobedeceu a sua prpria regra. Artigo 9o. A clusula de revogao dever expressamente, as leis ou disposies legais revogadas. Total = Ab-Rogao Parcial = Derrogao A repristinao a revogao da norma ou a restaurao da norma revogada pela revogao da norma revogadora. Vedao de sua existncia no ordenamento, por fora do 2o. do artigo 2o., LINDB. A lei revogada NO se restaura pela revogao da lei revogadora, SALVO se a nova lei revogadora disser que ocorre ( 3o., do artigo 2o.). 2o. A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. 3o. Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. O dispositivo abaixo demonstra que a lei IRRETROATIVA. Artigo 6o. A Lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. 1o. Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. 2o. Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio preestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. 3o. Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso. Note-se que diante da coisa julgada inconstitucional, esses conceitos devem ser relativizados. a. Disposies Transitrias adequao da ordem jurdica a uma nova prescrio legal, protegendo e preservando situaes que demandam proteo no perodo de transio de uma ordem para outra. EXEMPLO: ADCT enumerar,

Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 estabilidade. So provisrias, tm limitao temporal na amplitude da norma jurdica. TRF1: esse regime legislativo tem um nome prprio. b. Retroatividade a vigncia (momento em que a norma posta no mundo jurdico) no pode retroagir. A eficcia pode retroagir. A regra a IRRETROATIVIDADE (LEGAL E CONSTITUCIONAL = TRF1). A exceo a RETROATIVIDADE que para ser admitida algumas situaes de maior relevncia so preservadas. EXEMPLO: direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. importante destacar as hipteses de relativizao da coisa julgada, que pode ocorrer nos casos de: inconstitucionalidade da sentena ou de exame de DNA. Nessa ltima hiptese, quando foi declarado pai e no o era (cabe a relativizao); se, espontaneamente, declarou-se pai, mas no o era (no cabe a relativizao). RETROATIVIDADE IRRETROATIVIDADE Norma que atinge os efeitos de atos jurdicos j praticados sob o imprio da norma revogada. RETROATIVIDADE MNIMA (TEMPERADA OU MITIGADA) Norma que no se Norma que atinge os efeitos aplica a qualquer futuros de atos anteriores situao jurdica sua vigncia (TRF1). constituda No propriamente uma anteriormente. retroatividade, mais uma aplicao imediata da lei. Os fatos e as relaes jurdicas so sempre regidos pela lei sob cujo imprio nasceram, mesmo quando esta lei ab-rogada e substituda por outra. Entretanto a lei nova pode, em certas circunstncias excluir a aplicao da lei anterior, o que ocorre quando o sentimento jurdico ou a razo do legislador so por tal forma contrariados pela lei antiga, que seu efeito material se torna a partir da insuportvel

A diferena entre o ato jurdico perfeito e o direito adquirido muito difcil de ser estabelecida. Conceito bsico de: Ato Jurdico Perfeito ato que j se consuma segundo a lei de seu tempo Direito Adquirido direito incorporado ao patrimnio do particular
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 O tempo de aposentadoria no direito adquirido, mas mera expectativa de direito. A norma jurdica (sentena, ato administrativo) deve respeitar o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Mas o Poder Constituinte Originrio NO tem limites, podendo afast-los, mas o Poder Constituinte Derivado no pode, porque eles so direitos fundamentais protegidos como clusulas ptreas. Entretanto, o STF afirma que o direito adquirido no poderia ser levado aos extremos, j que se fosse assim no poderia ter havido a abolio da escravatura, j que os senhores teriam direito adquirido aos seus escravos. A aprovao em concurso pblico mera expectativa de direito, j que Administrao caber discricionariamente decidir a contratao, mas o STF entende que se a administrao contratar outros, passa a ser direito adquirido, durante o prazo de validade do concurso. 3.4. Aplicao espacial de normas jurdicas Pela LINDB, sero solucionados os conflitos decorrentes da aplicao espacial de normas, que esto relacionadas noo de soberania dos Estados, por isso, que a LINDB considerada o Estatuto de Direito Internacional Privado brasileiro. Deve ser estudada no DIPr, mas vale registrar que o Brasil adota o princpio da territorialidade moderada, ou seja, lei brasileira adotada, mas admite-se a aplicao, em certos casos, de lei estrangeira. O critrio da extraterritorialidade admisso de aplicao no territrio nacional de lei de outro Estado de acordo com os tratados internacionais. ESTATUTO PESSOAL quando as normas de um Estado acompanham o seu nacional para regular seus interesses em outro pas, o Brasil admite isso em algumas relaes. A deciso proferida em pas estrangeiro ser homologada desde que no contrarie a soberania nacional e os princpios basilares do ordenamento jurdico ptrio (exequatur = autorizao para cumprimento, no Brasil, da sentena estrangeira). 4. Questes Comentadas 1.(TRE/RN-2011-Analista Judicirio- FCC) A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 nome, a capacidade e os direitos de famlia. No caso de casamento, tendo os nubentes domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei do: a) primeiro domiclio conjugal. b) ltimo domiclio conjugal. c) qualquer domiclio conjugal estabelecido por mais de um ano.d) domiclio da mulher anterior ao casamento e) qualquer domiclio conjugal estabelecido por mais de trs anos. Resposta: letra A 4 do art. 7 da LINB. 2. ( TJ/PE-2011- juiz de direito- FCC)No Direito brasileiro vigora a seguinte regra sobre a repristinao da lei: a)no se destinando a vigncia temporria, a lei vigorar at que outra a modifique ou revogue. b) se, antes de entrar em vigor, ocorrer nova publicao da lei, destinada a correo, o prazo para entrar em vigor comear a correr da nova publicao. c) as correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. d) salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. e) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. Resposta: letra D 2 do art 2 LINB. 3. (TCE/RR-2011- procurador do tribunal de contas no MP- FCC)Em relao aplicao da lei no tempo, correto afirmar: a) Salvo disposio em contrrio, a vigncia da lei inicia- se a partir de sua publicao oficial. b) Salvo disposio em contrrio, a vigncia da lei inicia- se no pas quarenta e cinco dias depois de publicada oficialmente. c) Exceto disposio contrria, a lei revogada restaura- se ao ter a lei revogadora perdido a vigncia. d) A vigncia da lei comea a partir da sano presidencial, ou da promulgao da Medida Provisria. e) Lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, poder eventualmente revogar ou alterar a lei anterior. Resposta: letra B art. 1 LINB 4. ( TJ/AM-2011- titular de serventias de notas-FCC)Quanto s leis correto afirmar: a) Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada.
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 b) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada. c) Se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo de incio de sua vigncia comear a correr da data da primeira publicao. d) No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou a revogue, ou venha a cair em desuso devidamente reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em ao especfica. e) A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a anterior. Resposta: letra E 2 art. 2 LINB 5. Lista das questes comentadas 1.(TRE/RN-2011-Analista Judicirio- FCC) A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. No caso de casamento, tendo os nubentes domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei do: a) primeiro domiclio conjugal. b) ltimo domiclio conjugal. c) qualquer domiclio conjugal estabelecido por mais de um ano. d) domiclio da mulher anterior ao casamento e) qualquer domiclio conjugal estabelecido por mais de trs anos. Resposta: letra A 4 do art. 7 da LINB. 2. ( TJ/PE-2011- juiz de direito- FCC)No Direito brasileiro vigora a seguinte regra sobre a repristinao da lei: a)no se destinando a vigncia temporria, a lei vigorar at que outra a modifique ou revogue. b) se, antes de entrar em vigor, ocorrer nova publicao da lei, destinada a correo, o prazo para entrar em vigor comear a correr da nova publicao. c) as correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. d) salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. e) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. 3. (TCE/RR-2011- procurador do tribunal de contas no MP- FCC)Em relao aplicao da lei no tempo, correto afirmar: a) Salvo disposio em contrrio, a vigncia da lei inicia- se a partir de sua
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00 publicao oficial. b) Salvo disposio em contrrio, a vigncia da lei inicia- se no pas quarenta e cinco dias depois de publicada oficialmente. c) Exceto disposio contrria, a lei revogada restaura- se ao ter a lei revogadora perdido a vigncia. d) A vigncia da lei comea a partir da sano presidencial, ou da promulgao da Medida Provisria. e) Lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, poder eventualmente revogar ou alterar a lei anterior. 4. ( TJ/AM-2011- titular de serventias de notas-FCC)Quanto s leis correto afirmar: a) Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada. b) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada. c) Se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo de incio de sua vigncia comear a correr da data da primeira publicao. d) No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou a revogue, ou venha a cair em desuso devidamente reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em ao especfica. e) A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a anterior. 6. Gabarito 1.A 2.D 3.B 4.E 7. Concluso Gente, por hoje s! Lembre-se a DICA : lei a minha aula de teoria primeira, depois leia a lei seca, procurando memoriz-la com a REALIDADE! Garanto que na hora da prova, no se esquecero de NADA! No se esqueam de ler a minha explicao sobre a matria (teoria); muito importante para que a FCC no te surpreenda com questo de teoria! Agora com vocs!!!! Bons estudos!!! Estarei nessa juntos!!!! Rumo ao sucesso SEMPRE! Abraos, Lili.
Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 22

Direito Civil p/ Analista Judicirio do TRE/CE Teoria e Questes Comentadas da FCC Profa.Liliana Collina Aula 00

Profa. Liliana Collina

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 22

You might also like