You are on page 1of 4

Orao ao Esprito Santo

Vinde, Esprito Santo, E enviai-nos do alto do cu Um raio da vossa luz! Vinde, Pai dos pobres Vinde, fonte de todos os dons Vinde,luz dos coraes Consolador magnfico! Doce hspede da alma! Doce refrigrio! Sois repouso para o nosso trabalho, Calmante para as nossas paixes, Lenitivo para as nossas lgrimas! luz da felicidade, Inundai plenamente os coraes dos vossos fiis! Sem o vosso auxlio nada pode o homem, nada produz de bom! Lavai as nossas manchas, banhai nossa aridez! Sarai as nossas feridas! Dobrai a nossa dureza, aquecei a nossa frieza, retificai os nossos erros. Da aos vossos fiis,que em vs confiam, os dons sagrados. Dai-nos o mrito da virtude! Dai-nos o trofu da salvao Dai-nos alegria eterna! Amm.

Vida Nova no Esprito


Certa vez perguntaram ao Papa Joo XXIII qual a maior necessidade do cristianismo dos nossos dias, ele rapidamente respondeu: Um maior conhecimento da doutrina do Esprito Santo! O homem tocado por Deus, envolvido pelo seu amor. A sagrada escritura revela que Deus procurou Abrao e lhe dirigiu a palavra: Deixa tua terra, tua famlia e a casa de teu pai, e vai para a terra que eu te mostrar. Tal efeito foi to forte na vida desse homem a ponto de ser capaz de romper com o esquema de vida que estava vivendo para seguir a ordem dada por Deus. Outro testemunho, Deus entra na vida de Moiss, o escolhido para libertar os hebreus da escravido no Egito. Outro escolhido foi Davi para ser o novo rei de Israel. com a vinda do Esprito Santo, em Pentecostes, que vemos um jorrar mais evidente da maneira sobrenatural como Deus passa a agir entre os homens. Tenha sempre presente uma verdade fundamental: ser cristo no somente conhecer todo o catecismo, nem simplesmente ter uma filosofia de vida ou ser membro de alguma Igreja. Tornar-se cristo significa viver na plenitude do Esprito, sendo capaz de testemunhar os feitos maravilhosos de Deus em nossa vida.

CAPTULO II
A condio para ser realmente cristo era estar cheio do Esprito Santo. Sem este princpio ativo, a vida espiritual no produz fruto de converso, de vitria, alegria e paz. Quando falta o vigor do Esprito, a f se transforma em uma doutrina fria, incapaz de ser o combustvel para dar ao cristo a fora para viver e ver o poder de Deus agindo em seu favor. O ANTIGO TESTAMENTO No livro de Gneses vemos o Esprito participando da obra da criao. A terra estava informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Esprito de Deus pairava sobre as guas. Ento o Senhor disse: Meu Esprito no permanecer para sempre no homem, porque ele todo carne. A ao do Esprito dom, isto presente gratuito de Deus, no depende dos mritos do homem e assim do mesmo modo como dado pode ser tirado. Dois exemplos no antigo testamento foi Sanso e Saul. Sanso permitiu que o amor por Dalila fosse mais forte do que a misso dada por Deus. Saul fora escolhido primeiro rei de Israel. Deveria governar no como os reis Pagos, mas com a conscincia de estar no poder em nome de Deus e buscar o bem de seu povo. Os profetas eram homens levantados por Deus e por Ele inspirados para realizarem a misso de anunciar as mensagens divinas ao povo escolhido. Outra descrio da obra do Esprito a que fala da mudana de corao. Na Bblia o corao fala do homem interior, dos seus sentimentos e emoes. Aqui revelado que o esprito no mudaria somente o exterior, mas o interior do homem. Trata-se da cura da mente e dos seus valores, para um novo relacionamento com Deus e com o prximo. O homem renovado pelo esprito no mais andar no desamor , no cime cego ou na desunio. Eu lhes darei um s corao e os animarei com um esprito novo, extrairei do seu corpo o corao de pedra, para substitu-lo por um corao de carne afim de que observem as minhas leis, guardem e pratiquem os meus mandamentos, sejam o meu povo e o seu Deus (Is 11,19-20). No Antigo Testamento, o Esprito Santo apresentado como um poder repousando em algumas pessoas somente em vista de determinada misso. J no Novo Testamento, revelado como o Esprito Santo agiu em Jesus e foi derramado sobre os primeiros cristos.

NOVO TESTAMENTO O nascimento de Jesus foi um fato extraordinrio, isto , no por um meio humano, e sim pela ao do Esprito Santo no ventre de Maria. No incio do seu trabalho de pregao do Reino, destacam-se trs fatos importantes: o seu batismo, a luta contra Satans no deserto e a sua apresentao na sinagoga de Nazar. No batismo, o Esprito Santo vem sobre ele em forma de pomba. Nesta uno foi levado para o deserto, onde foi tentado pelo demnio; a Vitria veio em virtude de estar revestido na fora do Alto Cheio do Esprito Santo, voltou Jesus do Jordo e foi levado pelo Esprito ao deserto. E finalmente, apresenta-se diante dos judeus dizendo: O Esprito do Senhor est sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me. Sem dvida o Esprito Santo para Jesus no foi uma mera questo de doutrina, mas a fora interior para uma f cheia de entusiasmo e vitalidade. Nas explicaes do Senhor, aprendemos como reconhecer se realmente o Esprito manifestando em nossa vida. Santo est se

Um dos primeiros esta em nos fazer reconhecer o nosso pecado, romper com o pecado para andar na luz. A outra dimenso da ao do Esprito a de ser suprimento para as nossas necessidades espirituais, emocionais e fsicas. A terceira dimenso diz respeito ao efeito exterior Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura."

CAPTULO III
Ele mostra com maior clareza a efuso do Esprito: Um liberar do Esprito Santo recebido na graa dos sacramentos de iniciao (batismo, eucaristia e crisma). ENTENDENDO O BATISMO NO ESPRITO Eu (Joo Batista) voz batizo com gua, em sinal de penitncia, mas aquele que vir depois de mim mais poderoso do que eu... ele voz batizar no Esprito Santo e em fogo. Jesus ao submeter-se a esse batismo, deu o testemunho de ser Aquele que tira o pecado do mundo: No dia seguinte, Joo viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. No somos primeiro batizados no batismo de Joo para depois receber o batismo no Esprito, como se existissem duas bnos separadas. A partir do nosso batismo, que o batismo ordenado por Jesus, o Esprito Santo passa a habitar em ns. Todo batizado uma morada do Esprito Santo. um privilgio e uma responsabilidade diante de Deus. Trata-se de um privilgio por ser um dom gratuito de Deus, no depende de ns ou da santidade do ministro do batismo, pois quem batiza Jesus Cristo. At esse momento a festa era celebrada para agradecer a Deus os frutos das colheitas, na qual os agricultores apresentavam e ofereciam a Deus os primeiros frutos. Era um dia de alegria e ao de graas. O senhor escolhe essa ocasio para enviar o Esprito Santo. A igreja se transforma no novo eleito, em que estaro recolhidos os novos frutos da colheita divina, isto , os homens e mulheres renovados pela uno do Esprito. importante entender que a vinda do Esprito Santo est unida a trs ingredientes indispensveis: Obedincia a Jesus, orao incessante e unidade. Para entendermos, unidade significa: se quisermos a vinda do Esprito Santo e no somente isso, mas que permanea, necessrio superar as diferenas de pensamentos e interesses para viver a comunho. Uma das provas da presena do Esprito Santo este atitude nova na convivncia com as pessoas, mesmo aquelas que no so de nossa religio, condio social ou cultural. O fogo um dos smbolos da manifestao forte da presena de Deus. Nessa imagem revelada a forma como Esprito Santo deseja agir. Ele serve para purificar e santificar, iluminar, aquecer o corao de vibra de entusiasmo por ele.

O fogo do Esprito gerou novas criaturas, no esprito, na alma e no corpo. Deixaram de ser escravas do pecado, das fraquezas, insegurana, sem capacitadas a viver com uma nova alegria e coragem.

CAPTULO IV
A EVIDNCIA DA EFUSO DO ESPRITO SANTO Como testemunhar: no se trata de uma mera mudana da aparncia exterior, mas uma f testemunhal por uma condita nova. Brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem vosso Pai que est no cu." ORAO PARA RECEBER UMA VIDA MELHOR Pai de amor, eu reconheo que sou pecador, e arrependo-me de ter ofendido a ti, desejo comear uma vida nova com teu auxlio. Em nome de Jesus, que morreu por mim na cruz, purifica-me das minhas faltas e enche-me com o teu santo Esprito. Amm. ORAO PARA AJUDAR NOSSO PRXIMO Pai querido, sei que (pessoa) j recebeu o Esprito Santo na graa do seu batismo,por isso eu ti peo que da ponta dos cabelos ponta dos ps ela seja mergulhada nesta uno para que possa manter a deciso de seguir a Jesus e assim ser feliz.

CAPTULO V
ATITUDES QUE DIZEM RESPEITO AO NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS. CARIDADE (AMOR): o solo de onde brotam todas as outras atitudes e a prova da verdade de nossa espiritualidade. Este amor comea em Deus que vem at ns para nos capacitar a amar o prximo como Ele nos ama. ALEGRIA: Trata-se da disposio interior de satisfao diante da vida fruto da confiana nos cuidados divinos. Ela no depende de circunstncia ou de pessoas, e sim da certeza de que Deus a nossa fora para todas as situaes. PAZ: Para um bom nmero de pessoa a paz confundida com ausncia de conflitos. A paz com Deus e diferente: O verdadeiro cristo, mesmo estando no meio de uma batalha, no se preocupa porque sabe que est cercado pela proteo do Senhor. ATITUDES EM RELAO AOS NOSSOS SEMELHANTES PACINCIA: Significa suportar as fraquezas ou provocaes alheias do mesmo modo como fez Deus conosco. Suportar as tribulaes sem reclamaes. AFABILIDADE: atitude gentil para com todos. O nosso modelo o prprio Jesus, que pela sua gentileza cativava a todos e levava, principalmente os pecadores converso. BONDADE: Sem dvida alguma a virtude mais importante e difcil de exercitar. ATITUDES DO NOSSO HOMEM INTERIOR FIDELIDADE: Trata-se da firmeza dos nossos propsitos para com o Senhor. Ela uma das condies bsicas para que as bnos de Deus frutifiquem em nossa vida. BRANDURA (mansido): Significa sincera falta de maldade e aspereza, estando unidas pacincia e gentileza com o prximo. TEPERANA (autodomnio): a atitude de disciplina pessoal para no se deixar dominar pelas obras da carne.

You might also like