You are on page 1of 15

Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

Unidade I:

Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

Passar do senso comum conscincia filosfica significa passar de uma concepo fragmentria, incoerente, desarticulada, implcita, degradada, mecnica, passiva e simplista a uma concepo unitria, coerente, articulada, explcita, original, intencional, ativa e cultivada. Dermeval Saviani

Filosofia da Educao

O sujeito da educao

O carter sciohistrico da educao

A contribuio da filosofia para a educao

O agir os fins e os valores

A fora e a fraqueza da conscincia

Educao e ideologia

Conceito de educao

Este quadro ajudar a visualizar o contedo a ser estudado nesta Unidade.

1. A CONTRIBUIO DA FILOSOFIA PARA A EDUCAO1

De acordo com o contexto da histria da cultura ocidental, fcil observar que educao e filosofia sempre estiveram quando no juntas, muito prximas. Pode-se constatar, com efeito, que, desde seu surgimento na Grcia clssica, a filosofia constituiu-se unida a uma inteno pedaggica, formativa do humano. Praticamente, todos os textos fundamentais da filosofia clssica implicam, na explicitao de seus contedos, uma preocupao com a educao.
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

Antnio Joaquim Severino em http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/717/640.

A filosofia surge intrinsecamente ligada educao, autorizando-nos a considerar, sem nenhuma figurao, que o filsofo clssico sempre foi um grande educador. Desde ento, no desenvolvimento histrico-cultural da filosofia ocidental, essa relao foi se estreitando cada vez mais. A filosofia escolstica na Idade Mdia foi, literalmente, o suporte fundamental de um mtodo pedaggico responsvel pela formao cultural e religiosa das geraes europias que estavam constituindo a nova civilizao que nascia sobre os escombros do Imprio Romano. Mais tarde, esse enviesamento da tradio filosfica na

contemporaneidade ainda parcial, restando vlido para as outras tendncias igualmente significativas da filosofia atual que os esforos de reflexo filosfica esto profunda e intimamente envolvidos com a tarefa educacional.

2. O sujeito da educao

Pode-se dizer que cabe Filosofia da educao a construo de uma imagem do homem como sujeito fundamental da educao. a filosofia da educao constituda como antropologia filosfica e como tentativa de integrao dos contedos das cincias humanas, na busca de uma viso integrada do homem. Os homens envolvidos na esfera do educacional sujeitos que se educam e que buscam educar no podem ser reduzidos a modelos abstratamente concebidos de uma natureza humana, modelo universal idealizado. O projeto humano se d nas coordenadas histricas, sendo obra dos sujeitos atuando socialmente, num processo em que sua encarnao se defronta, a cada instante, com uma exigncia de superao. s nesse processo que se pode conceber uma ressignificao da "essncia humana", pois nele tambm, na frustrao desse processo, que o homem perde sua essencialidade.' A educao pode, pois, ser definida como esforo para se conferir ao social, no desdobramento do histrico, um sentido intencionalizado, como esforo para a instaurao de um projeto de efetiva humanizao, realizada pela consolidao das mediaes da existncia real dos homens.
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

3. O carter scio-histrico da educao

As cincias humanas investigam e buscam explicar mediante a aplicao de seu categorial terico os diversos aspectos da fenomenalidade humana e, graas a isso, tornam-se aptas a concretizar as coordenadas histrico-sociais da existncia real dos homens. Mas, em decorrncia de sua prpria metodologia, a viso terica que elaboram necessariamente aspectual. Justamente em funo de sua menor rigidez metodolgica, que a filosofia pode elaborar hipteses mais abrangentes, capazes de alcanarem uma viso integrada do ser humano, envolvendo, nessa compreenso, o conjunto desses aspectos, constituindo uma totalidade que no se resume na mera soma das partes, que se articulam, ento, dialeticamente entre si e com o todo, sem perderem sua especificidade, formando, ao mesmo tempo, uma unidade. O ser humano, com base na cultura, constri-se pela atividade (definida, nesse contexto, como trabalho). Tal atividade constitui toda interao de experincia homem-natureza e suas respectivas transformaes, como a de objetos naturais em objetos sociais. (Duarte, 2005).
O trabalho humano e social significa a transformao da natureza, uma vez iniciado, ele irreversvel e permanente. O homem transforma a natureza e se transforma (Brando, 2005).

Devido a sua qualidade social, o ser humano depende de outro sujeito para a realizao do trabalho. As aes que o compem s adquirem sentido quando realizadas atravs das interaes entre indivduos. Logo, as aes so processos individuais, mas s se constituem no coletivo.
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

As atividades (trabalho) so formas de interaes do homem com o mundo, dirigidas por objetivos ou motivos intencionais. Acabam por modificar a estrutura psicolgica do homem por meio da aprendizagem e da tomada de conscincia frente resoluo de problemas, e, a partir da, tem como consequncia, a construo da sua personalidade. A conscincia formada com base em um processo de atividades externas por intermdio de relaes sociais as quais, mediante processos de intrasubjetividade, acabam formando a subjetividade do indivduo. Para Fichtner (2006), a conscincia literalmente criada e construda. Os homens se constroem mediante as suas atividades, a sua conscincia, e de que maneira as formas de agir e perceber o mundo so internalizadas. No processo de alienao, o indivduo no somente se distancia, como tambm nega ou ignora a sociedade da qual emerge. Constri-se um abismo insupervel entre as aes individuais e os motivos sociais que representam a formao coletiva do trabalho, empobrecendo a atividade crtica. Desde sempre houve pessoas na sociedade com caractersticas mais individualistas e outras mais coletivas. A construo desses indivduos e a tomada de conscincia frente resoluo de problemas sociais o que provoca sentido na existncia humana, j que o ser humano foi e constitudo por suas aes que somente numa atividade com objetivo social acabam por provocar sentido vida. O trabalho popular baseado na troca de experincias, por intermdio de conhecimentos, saberes e sensibilidades, criando comunidades de aprendizagem. Na participao ocorre o empoderamento das pessoas pelo saber, dever e o poder sobre os problemas sociais na soma das interaes humanas.
preciso assumir-se quanto um ser histrico e social, como um ser transformador e criador de uma nova realidade enquanto um ser crtico-reflexivo, que tem raiva das injustias porque capaz de amar (Freire, 1996). Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

Na educao como prtica histrica e poltico-social, a ao educativa s se torna compreensvel e eficaz se os sujeitos nela envolvidos tiverem clara e segura a percepo de que ela se desenrola como uma prtica polticosocial.

Toda prtica educativa um exerccio de sociabilidade, quer acontea na sala de aula, quer na administrao do sistema de ensino.

Na educao no estabelecemos apenas relaes simtricas entre indivduos, mas relaes propriamente sociais, ou seja, relaes humanas atravessadas por coeficientes de poder que hierarquizam os indivduos que delas participam (SEVERINO, 1994:109).

A explicao, descrio e anlise dessas relaes marcadas por esse carter poltico so tarefas especficas das Cincias Sociais que fornecem Filosofia da Educao e aos educadores subsdios para a compreenso mais abrangente da educao como um todo. Assim, nessa abordagem, h, atualmente, uma grande preocupao na construo do ser humano no sentido de mud-lo a partir de sua constituio como ser pensante e reflexivo. O modelo de vida que corresponde s nossas aes cotidianas a busca de sentido que somente pode ser encontrado pelo trabalho coletivo e o bem comum, sempre em busca da melhoria da qualidade de vida de todos e todas.

4. O agir, os fins e os valores

Considerando que a educao fundamentalmente uma prtica social, a filosofia vai ainda contribuir significativamente para sua efetivao mediante uma reflexo voltada para os fins que a norteiam. A questo diretriz dessa perspectiva aquela dos fins da educao, a questo do para que educar.
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

No h dvida, entretanto, que, tambm nesse sentido, a tradio filosfica no campo educacional, o mais das vezes, deixou-se levar pela tendncia a estipular valores, fins e normas, fundando-os apressadamente numa determinao arbitrria de uma natureza ideal do indivduo ou da sociedade. Foi o que ocorreu com a orientao metafsica da filosofia ocidental que fazia decorrer, quase que por um procedimento dedutivo, as normas do agir humano da essncia do homem, concebida como um modelo ideal, delineado com base numa ontologia abstrata. Assim, os valores do agir humano

fundariam-se na prpria essncia humana, concebida de modo ideal, abstrato e universal. A tica se tornava, ento, uma tica essencialista, desvinculada de qualquer referncia scio-histrica. O agir deve, assim, seguir critrios ticos que se refeririam to somente essncia ontolgica dos homens. E a tica transformava-se num sistema de critrios e normas puramente deduzidos dessa essncia.
1

Mas, por outro lado, ao tentar superar essa viso essencialista, a tradio cientfica ocidental vai ainda vincular o agir a valores agora relacionados apenas com a determinao natural do existir do homem. O homem um prolongamento da natureza fsica, um organismo vivo, cuja perfeio maior no , obviamente, a realizao de uma essncia, mas, sim, o desenvolvimento pleno de sua vida. O objetivo maior da vida, por sinal, sempre viver mais e viver bem! E essa finalidade fundamental passa a ser o critrio bsico na delimitao de todos os valores que presidem o agir. Devem ser buscados aqueles objetivos que assegurem ao homem sua melhor vida natural.

Como a cincia d conta das condies naturais da existncia humana, ao mesmo tempo em que domina e manipula o mundo, ela tende a fazer o mesmo com relao ao homem. Tende no s a conhec-lo, mas a manipullo, a control-lo e a domin-lo, transpondo para seu mbito a tcnica decorrente desses conhecimentos. A "naturalizao do homem acaba transformando-o num objeto facilmente manipulvel e a prtica humana
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

considerada adequada, acaba sendo aquela dirigida por critrios puramente tcnicos; e seja no plano individual, seja no plano social, essa tica naturalista apia-se apenas nos valores de uma funcionalidade tcnica. Em consequncia desses rumos que a reflexo filosfica tomou na tradio da cultura ocidental, a filosofia da educao no se afastou da mesma orientao. De um lado, tende a ver, como fim ltimo da educao, a realizao de uma perfeio dos indivduos enquanto plena atualizao de uma essncia modelar; de outro, entendeu-se essa perfeio como plenitude de expanso e desenvolvimento de sua natureza biolgica. Agora, a filosofia da educao

busca desenvolver sua reflexo, levando em conta os fundamentos antropolgicos da existncia humana, tais como se manifestam em mediaes histrico-sociais, dimenso que qualifica e especifica a condio humana.

5. A fora e a fraqueza da conscincia

A filosofia da educao tem ainda outra tarefa: a epistemolgica. Cabendo-lhe instaurar uma discusso sobre questes envolvidas pelo processo de produo, de sistematizao e de transmisso do conhecimento presentes no processo especfico da educao. Tambm desse ponto de vista significativa a contribuio da filosofia para a educao. Fundamentalmente, essa questo se coloca porque a educao tambm pressupe mediaes subjetivas, ou seja, ela pressupe a interveno da subjetividade de todos aqueles que se encontram envolvidos por ela. Em cada um dos momentos da atividade educativa, est, necessariamente presente, uma ineludvel dimenso de subjetividade, que impregna, assim, o conjunto do processo como um todo. Dessa forma, tanto no plano de suas expresses tericas, quanto naquele de suas realizaes prticas, a educao envolve a prpria subjetividade e suas produes, impondo ao educador uma ateno especfica para tal situao. A atividade da conscincia , assim, a mediao necessria das atividades da educao.

por isso que a reflexo sobre a existncia histrica e social dos homens como elaborao de uma antropologia filosfica fundante s se torna possvel, na sua radicalidade, em decorrncia da prpria condio de ser o homem capaz de experimentar a vivncia subjetiva da conscincia. A questo do sentido de existir do homem e do mundo s se coloca graas a essa experincia. A grande dificuldade que surge que tal experincia da conscincia tambm uma riqussima experincia de iluses. A conscincia o lugar privilegiado das iluses, dos erros e do falseamento da realidade, ameaando, constantemente, comprometer sua prpria atividade.
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

Diante de tal situao, cabe filosofia da educao desenvolver uma reflexo propriamente epistemolgica sobre a natureza dessa experincia na sua manifestao na rea educacional. Cabe-lhe, tanto de uma perspectiva de totalidade, quanto da perspectiva da particularidade das vrias cincias, descrever e debater a construo, pelo sujeito humano, do objeto "educao". nesse momento que a filosofia da educao, por assim dizer, tem de se justificar, ao mesmo tempo em que rearticula os esforos da prpria cincia, para tambm se justificar, avaliando e legitimando a atividade do conhecimento como processo tecido no texto/contexto da realidade histrico-social da humanidade. Com efeito, e coerentemente com o que j se viu acima, a anlise do conhecimento no pode ser separada da anlise dos demais componentes dessa realidade. No seu momento epistemolgico, a filosofia da educao investe, pois, no esclarecimento das relaes entre a produo do conhecimento e o processo da educao. assim que muitas questes vo se colocando necessria considerao por parte dos que se envolvem com a educao, tambm nesse plano da produo do saber, desde aquelas relacionadas com a natureza da prpria subjetividade at aquelas que se encontram implicadas no mais modesto ato de ensino ou de aprendizagem, passando pela questo da possibilidade e da efetividade das cincias da educao. O campo educacional, do ponto de vista epistemolgico,

extremamente complexo. No possvel proceder com ele da mesma maneira que se procedeu no mbito das demais cincias humanas. Para se aproximar do fenmeno educacional, foi preciso uma abordagem multidisciplinar, j que no se dispunha de um nico acervo categorial para a construo/apreenso desse objeto; alm disso, a abordagem exigia ainda uma perspectiva transdisciplinar, na medida em que o conjunto categorial de cada disciplina lanava esse objeto para alm de seus prprios limites, enganchando-o em outros conjuntos, indo alm de uma mera soma de elementos: no final das contas, viuse ainda que se trata de um trabalho necessariamente interdisciplinar, as categorias de todos os conjuntos entrando numa relao recproca para a constituio desse corpo epistmico.
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

O sentido essencial do processo da educao, a sua verdade completa, no decorre dos produtos de uma cincia isolada e nem dos produtos somados de vrias cincias: ele s se constitui mediante o esforo de uma concorrncia solidria e qualitativa de vrias disciplinas. Essa malha de interdisciplinaridade na construo do sentido

educacional tecida fundamentalmente pela reflexo filosfica. A filosofia da educao no substitui os contedos significadores elaborados pelas cincias: ela, por assim dizer, os articula, instaurando uma comunidade construtiva de sentido, gerando uma atitude de abertura e de predisposio

intersubjetividade. Portanto, tanto no plano terico, quanto no plano prtico, referindo-se seja aos processos de conhecimento, seja aos critrios da ao, e seja ainda ao prprio modo de existir dos sujeitos envolvidos na educao, a filosofia est necessariamente presente, sendo mesmo indispensvel. E, nesse primeiro momento, como contnua gestora da interdisciplinaridade.

6. Conceito de educao

Educao um conceito genrico, amplo, que supe o processo de desenvolvimento integral do homem, isto , de sua capacidade fsica, intelectual e moral, visando no s formao de habilidades, como tambm do carter e da personalidade social. Entendemos por "educao" o processo por meio do qual indivduos adquirem domnio e compreenso de certos contedos considerados valiosos.
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

O ensino consiste na transmisso e conhecimentos, enquanto que a doutrinao uma pseudo-educao que no respeita a liberdade do educando, impondo-lhe conhecimentos e valores. Nesse processo, todos so submetidos a uma s maneira de pensar e agir, destruindo-se o pensamento divergente e mantendo-se a tutela e a hierarquia. Quanto aos conceitos de educao e ensino, no h como separar nitidamente esses dois plos que se completam. a partir da conscincia, da sua prpria experincia e da experincia da humanidade que o homem tem condies de se formar como um ser moral e poltico (ARANHA, 1996:51).

7. Educao e ideologia

A educao, como prtica que lida com instrumentos simblicos, tambm atua nas dimenses individual e coletiva, correndo um duplo risco de se envolver nesse processo ideologizador. Com efeito, pela educao, mesmo quando informal, que o indivduo se apropria dos contedos culturais de seu grupo. Ela desenvolve seu trabalho utilizando basicamente esses conceitos e valores presentes na cultura em que se processa. Por outro lado, para conservar sua ideologia, uma sociedade precisa reproduzi-la, e a educao geralmente considerada como uma das mais adequadas mediaes para assegurar essa reproduo. No sem razo que alguns tericos contemporneos que estudaram a educao em nossa sociedade chegaram concluso de que as instituies educacionais constituem perfeitos aparelhos ideolgicos do Estado. que os grupos dominantes de uma determinada sociedade, que a controlam atravs do Estado, interessados em conservar as coisas do jeito que esto, porque lhe so favorveis, cuidam de garantir que as relaes sociais vigentes sejam mantidas. Para tanto, precisam manter coesa a ideologia, reproduzindo-a de gerao a gerao. Na opinio desses tericos, os grupos dominantes utilizamse da escola para reproduzir a ideologia, reproduzindo tambm as relaes sociais (SEVERINO, 1994:115).

8. Filosofia da educao
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

filosofia da educao deve, portanto, seguir uma teoria da educao que tenha como principal tarefa o exame dos princpios bsicos, objetivos, valores etc., que prevalecem em nossa cultura e que norteiam, atualmente, a educao em nosso pas, a reflexo crtica sobre eles e sobre a realidade social, econmica e cultural que envolve o processo educacional, e, se necessrio for (e quase sempre o ), a proposta de novos princpios bsicos, objetivos e valores para a nossa cultura e para a nossa educao.

10

teoria da educao compete, portanto, a tarefa normativa a que fizemos referncia, e para se desincumbir dessa tarefa a teoria da educao deve recorrer no s filosofia da educao, mas tambm sociologia da educao, psicologia da educao, economia da educao, medicina preventiva e social etc. - ou, para resumir, a qualquer ramo do saber que possa contribuir com alguma coisa, nunca se esquecendo de incluir uma boa dose de bom senso. Para muitos, o que acabamos de caracterizar como a tarefa da teoria da educao nada mais do que a real tarefa da filosofia da educao. No temos o menor interesse em discutir rtulos, pois a discusso seria meramente acadmica. Quer nos parecer, porm, que a bem da clareza, seja recomendvel e de bom alvitre estabelecer uma distino entre a filosofia da educao e a teoria educacional, pelas seguintes razes:

(a) A filosofia da educao, como aqui caracterizada, uma atividade reflexiva de segunda ordem, que tem como objeto as reflexes de primeira ordem feitas sobre os vrios aspectos do processo educacional; a teoria educacional uma atividade reflexiva de primeira ordem, no nosso entender, que tem por objeto bsico a realidade educacional e no reflexes que tenham sido feitas sobre esta realidade; estas reflexes serviro de subsdios ao terico da educao para que este elabore suas prprias concluses, mas ele tem, basicamente, que "debruar-se sobre a realidade educacional", para entend-la, explic-la, critic-la e propor sua reformulao.

(b) Na medida em que a teoria educacional tem que se valer das contribuies das vrias cincias que estudam a educao, ela extrapola os domnios da filosofia e, conseqentemente, da filosofia da educao. A filosofia da educao, como aqui concebida, deveria ser vista, como observamos, como um prembulo teoria educacional, cuja tarefa principal seria fornecer ao terico da educao os instrumentos conceituais bsicos para a sua teoria.
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

(c) A teoria educacional, embora possa (e talvez deva) ser considerada cientfica, tem uma finalidade que vai alm da mera explicao e interpretao da realidade educacional: ela procura orientar e guiar a prtica educacional.

11

por isso que a teoria da educao, alm de estudar e examinar a realidade educacional, tem a funo de criticar esta realidade e de propor novas direes a seguir. A teoria da educao, para usar uma expresso que se torna comum, no tem como tarefa simplesmente constatar qual a realidade educacional: ela vai alm e contesta esta realidade, no em funo de um esprito puramente negativista, mas em funo de uma proposta de realidade diferente. E esta proposta envolve, inevitavelmente, valores diferentes. Portanto, a teoria educacional, em sua tarefa de orientar e guiar a prtica educacional, envolve, necessariamente, um ingrediente de valores.

Tendo sempre presente o questionamento sobre o que a educao, a filosofia no permite que a pedagogia se torne dogmtica nem que a educao se transforme em adestramento ou qualquer outro tipo de pseudo-educao. Concluindo, necessrio que a formao do pedagogo esteja voltada no s para o preparo tcnico-cientfico, mas tambm para a politizao e a fundamentao filosfica de sua atividade.

Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

12

Referncias
ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educao. So Paulo: Moderna, 1996. BRANDO, Carlos Rodrigues. Aqui onde eu moro, aqui ns vivemos: Escritos para conhecer, pensar e praticar o Municpio Educador Sustentvel. 2. ed. Braslia : MMA, Programa Nacional de Educao Ambiental, 2005. DUARTE, Newton. crebro. O significado e o sentido. Revista viver: mente e

Lev Semenovich Vygotsky : Uma educao dialtica. Coleo

memria da Pedagogia. So Paulo, n. 2, p. 30-37, 2005. FICHTNER, Bernd. Contribuies de Vygotski na educao e na pesquisa. Apostila. 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo : Paz e Terra, 1996. FURTER, P. Educao e reflexo. Rio de Janeiro: Vozes, 1972. MARQUES, M. O. Conhecimento e educao. Iju: Uniju, 1988. MORAIS, R. de, org. Filosofia, educao e sociedade. Campinas: Papirus, 1989. REZENDE, A. M , org. lniciao terica e prtica s cincias da educao. Rio de Janeiro: Vozes, 1979. SAVIANI, D. Escola e democracia. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985. SEVERINO, A. J. Educao, ideologia e contra-ideologia. So Paulo: EPU, 1986. _______ Educao e despersonalizao na realidade social brasileira, ln: MORAIS, R. de, org. Construo social da enfermidade. So Paulo: Cortez &
Unidade: FILOSOFIA DA EDUCAO

Moraes, 1978. p. 99-105. _______ Filosofia da Educao: Construindo a cidadania. So Paulo: FTD, 1994. SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosficas. Lisboa: Livros Horizontes, 972. http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/PHILOS/filed77-2.htm http://www.artigos.com/artigos/educacao/historia-da-educacao-310/artigo/

13

www.cruzeirodosul.edu.br Campus Liberdade Rua Galvo Bueno, 868 01506-000 So Paulo SP Brasil Tel: (55 11) 3385-3000

14

You might also like