You are on page 1of 34

OS CONFESSORES DE MARX: A COMPANHIA DE JESUS E O MARXISMO (1937-1982)

Professor visitante do Mestrado em Histria da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS.

Iraneidson Santos Costa

Resumo

O ensaio confronta as principais interpretaes do marxismo elaboradas pela Companhia de Jesus na Europa e no Brasil ao longo do sculo XX, de modo a acompanhar as transformaes ocorridas numa das mais influentes ordens religiosas catlicas: de tenaz aliada do antimodernismo e do anticomunismo ela se constituiria num dos segmentos mais ativos na tentativa de conciliao (terica e prtica) entre a doutrina social da Igreja e o marxismo.

Palavras-chave Abstract

marxismo Companhia de Jesus pensamento social cristo. This essay confronts the main interpretations of marxism developed by the Society of Jesus in Europe and Brazil during the twentieth century in order to monitor the changes occurring in one of the most influential catholic religious orders: from great anti-modernist and anti-comunist she will be one of the most active segments in an attempt to reconcile (theoretical and practical) the social doctrine of the church and the marxism.

Keywords

marxism Society of Jesus christian social thought.

336

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

1. Introduo
No incio de julho de 1978, um grupo de jesutas brasileiros comprometidos com a pastoral popular1 se encontrou no Rio de Janeiro para um Encontro sobre F e Marxismo. Lamentavelmente, s temos desse encontro um relato tpico, ainda que bastante instigador. como se se defrontassem, de maneira didtica, duas das mais influentes correntes de interpretao do marxismo no interior da Companhia de Jesus, quem sabe at da prpria Igreja Catlica brasileira do final daquela dcada. Dos quatro dias de trabalho, os dois primeiros estiveram sob a responsabilidade do doutor em Filosofia e assessor do Centro de Estudos e Ao Social (Ceas), Toms Cavazzuti (1937-), ento j um ex-jesuta.2 Foram seis exposies, cujo contedo podemos somente deduzir pelos ttulos: 1) As diversas interpretaes do marxismo; 2) A teoria social de Marx; 3) A crtica de Marx ao capitalismo; 4) A crtica do cristianismo enquanto ideologia; 5) A revoluo social e 6) Cristos e marxistas diante das exigncias de uma nova sociedade. Outro peso-pesado da marxologia jesuta, o padre Henrique Cludio de Lima Vaz (1921-2002) tambm foi palestrante.3 Ao descrever sua interveno, o relator (annimo) no mediu palavras: No terceiro dia, o pe. Vaz apresentou o problema do dilogo cristianismo-marxismo dentro de uma viso culturalista,

Autodenominado de Pastoral Popular (PaPo), compunha-se de cerca de cinquenta jesutas (em sua grande maioria padres, ainda que dele fizessem parte uns poucos irmos) dispersos pelo pas todo e cujo apostolado social foi muito ativo ao longo das dcadas de 1970 e 1980. Uma anlise minuciosa das origens, concepes e atuao do mesmo pode ser encontrada em Costa (2007). Toms Cavazzuti italiano, tendo ingressado na Provncia Vneta da Companhia de Jesus em 1955. Chegou Bahia como escolstico (isto , ainda estudante) em 1964, fez sua formao universitria no sul do pas e concluiu seu doutorado na Pontifcia Universidade Gregoriana (PUG), de Roma, em 1971. No ano seguinte, entraria no Conselho Editorial dos Cadernos do Ceas, do qual foi redator entre 1973 e 1985, combinando as atividades editoriais com a docncia de filosofia na UCSAL. Por volta de 1970 abandonou o sacerdcio e em 1985 deixou a revista, o Ceas e o Brasil, retornando terra natal. Nascido em Ouro Preto (MG), padre Vaz foi um dos principais filsofos brasileiros do sculo XX. Doutor em Filosofia pela PUG (1953), foi essencialmente um professor universitrio, tendo ensinado por quase 50 anos nas faculdades de Filosofia e Teologia da Companhia de Jesus (em Nova Friburgo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Simultaneamente a uma prolfica carreira acadmica, com mais de 10 livros e 150 artigos publicados, teve, especialmente na dcada de 1960, uma destacada atuao junto aos movimentos catlicos leigos, tendo sido, durante muitos anos, um dos principais assistentes da Juventude Universitria Catlica (JUC) nacional e um dos padres mais ativos e avanados do Brasil nesse momento (cf. Lwy, 2000, p. 232). Em 2003, um ano depois de sua morte, foi inaugurado o Centro de Promoo Humana Padre Vaz, em Belo Horizonte (MG). Para sua autobiografia, consultar Vaz (1976b).

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

337

bastante alienada, suscitando muita reao por parte da maioria.4 Assim, depois da participao do dominicano Carlos Alberto Libnio Christo (mais conhecido como frei Betto), que, sempre segundo o escriba no identificado, teria apresentado as convergncias profundas entre essas duas vises de mundo, quando os dois se pem em uma perspectiva, no ontolgica, e sim revolucionria, conclui-se que o encontro serviu para libertar de um certo medo frente ao marxismo, mostrando as razes disso (idem). No temos conhecimento da reao do pe. Vaz ao tempo dos acontecimentos, mas sabemos dos seus sentimentos anos depois, numa correspondncia reservada:
A reao por parte da maioria dos jesutas, sobretudo dos membros do Ceas de Salvador, tendo frente o seu idelogo, o ex-jesuta Toms Cavazzuti, foi extremamente violenta! Eles acreditam, com a f ou o fanatismo de um ayatollah, que o marxismo uma cincia e a nica cincia capaz de explicar a formao social capitalista! Compreendi que o problema ali no era o da discusso terica mas do discurso de legitimao em face dos militantes de esquerda com os quais esto engajados.5

Como entender um tratamento to pouco corts a um dos maiores filsofos brasileiros, mestre, de certa forma, de vrias geraes de jesutas pelo Brasil afora? Um parricdio intelectual? No entraremos no mrito das moes pessoais, procurando compreender esta rivalidade na perspectiva de um embate terico, com amplas derivaes prticas, entre as duas mais influentes leituras do marxismo na Companhia de Jesus do perodo. Uma arqueologia do pensamento social jesutico se faz necessria, o que nos exigir uma breve digresso aos anos 1930, ponto de partida desta marxologia jesutica. Para faz-lo, no apenas acompanharemos em largos traos o longo (e, no mais das vezes, conflituoso) percurso dos companheiros em direo ao marxismo como tambm recolheremos algumas das contribuies do antimarxismo a produzido. De fato, bom no perder de vista que a Companhia de Jesus era, no princpio do sculo XX, aliada da antimodernista, integrista e monrquica Ao Francesa, esta intransigente adversria do socialismo, do liberalismo e da democracia que, se soube resistir ao nazismo, nem sempre recusou (...) as investidas do fascismo italiano

Relatrio [Rio de Janeiro, jul. 1978]. Arquivo da Casa da Memria Popular, Ceas (Campo). Salvador, Bahia. ASJS - Arquivo do Secretariado de Justia Social. Carta do pe. Vaz ao pe. Calvez. Rio de Janeiro, 26/11/1979. Caixa Marxist analysis. Roma, Itlia, p. 11.

338

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

ou do franquismo espanhol (Lacouture, 1993, p. 510). O elo entre a Igreja Catlica e o fascismo comearia a se romper apenas a partir de 1926, quando Pio XI (1922-1939) condenou a Ao Francesa, incluindo no Index a maioria das obras de seu mais destacado representante, Charles Maurras (1868-1952).

2. A nova teologia
Ousamos dizer que tudo comeou na Frana. Foi da que brotou a Nouvelle Thologie, movimento responsvel pela renovao do pensamento cristo a partir da dcada de 1930. Desenvolvida em duas escolas, a jesuta de Fourvire (Lyon) e a dominicana de Le Saulchoir (Paris), articulou a f com a histria e desenvolveu uma verdadeira teologia da histria, redescobrindo a tradio crist, relendo a Revelao em seu dinamismo histrico e renovando integralmente a metodologia teolgica ao sair da via dedutiva e ao enveredar pela via indutiva de produo teolgica (Gonalves e Bombonatto, 2004, p. 72). E se os novos telogos, como os jesutas Henri de Lubac (1896-1991) e Jean Danilou (19051974) e os dominicanos Marie-Dominique Chenu (1895-1990) e Yves-Marie Joseph Congar (1904-1995), seriam acusados pela Encclica Humani Generis (sobre opinies falsas que ameaam a doutrina catlica), publicada em 1950 por Pio XII (1939-1958), de minar os ensinamentos tradicionais a respeito do pecado original, da graa e da liturgia, sofrendo, em razo disso, graves restries ao seu exerccio intelectual, a gerao da qual fizeram parte seria marcante.6 No campo da reflexo social, o grande nome inegavelmente foi o de Gaston Fessard (1897-1978), um dos nossos heris, como gostava de dizer pe. Vaz. Nascido em Elbeuf, no nordeste da Frana, Fessard licenciou-se em Letras e Filosofia, tendo sido professor da Faculdade de Teologia de Fourvire e secretrio de redao de Recherches de Sciences Religieuses. Por sugesto de seu amigo, Gabriel Marcel (1889-1973), escreveu a corajosa Pax Nostra: examen de conscience international (Paris: Grasset, 1936) e, logo depois, j na iminncia da invaso alem, preuve de force: rflexions sur la crise internationale (Paris:

De Lubac, por exemplo, foi afastado do ensino, com mais quatro jesutas, em 1950 (a propsito, uma obra sua lanada em 1945 pela editora parisiense Spes, Le drame de lhumanisme athe, consagrava o primeiro captulo analise do marxismo). Aps as suspeies, admoestaes e restries dos anos 1940 e 1950, o pontificado de Joo XXIII haveria de absolv-los, convocando-os para participar do Conclio Vaticano II na condio de peritos. Ironicamente, com exceo de Chenu, todos morreriam cardeais: Danilou criado por Paulo VI no consistrio de abril de 1969, De Lubac e Congar por Joo Paulo II, o jesuta em 1983, o dominicano em 1994.

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

339

Bloud et Gay, 1939), dois enfticos libelos antifascistas num momento em que o mundo (e a Companhia de Jesus) ainda no haviam se dado conta da extenso do perigo. Outro de seus amigos e admiradores, o socilogo liberal Raymond Aron se referia a ele como o diretor de conscincia dos franceses.7 Coube a ele inaugurar o dilogo com os marxistas mediante a publicao de duas obras seminais: La main tendue: le dialogue catholique-communiste est-il possible? (Paris: Grasset, 1937) e Le communisme va-t-il dans le sens de lhistoire? (Paris: Psych, 1948).8 Uma de suas maiores contribuies consistiu em desmoralizar o discurso antibolchevista, apontando como ele no passava, muitas das vezes, de mscara para a defesa do perverso anti-humanismo nazi-fascista, o que se formalizou na fundao, em 1941, dos abertamente anticolaboracionistas Cahiers du Tmoignage Chrtien, cujo primeiro nmero sairia com o sugestivo ttulo de France, prends garde de perdre ton ame! [Frana, cuida para no perderes a tua alma!]. Sua ousadia no ficaria impune: Fessard foi obrigado a passar boa parte da Segunda Guerra Mundial exilado em Lyon, ento zona no-ocupada pelos nazistas, uma vez que, na Frana de Vichy, suas obras faziam parte da famigerada lista Otto (em referncia ao embaixador alemo Otto Abetz), relao de autores judeus e/ou comunistas que envenenavam a opinio pblica francesa e, portanto, estavam proibidos de ser publicados pelas editoras ou sequer discutidos por outros autores. Um dos mais criativos hegelianos franceses do ps-guerra, Fessard criticou com igual veemncia os progressistas de inspirao tomista e personalista, infundindo a dialtica histrica nas veias do humanismo social cristo. Para ele, esta era a nica via de legitimao da dimenso crist na vida moderna, em aberta oposio ao que considerava a degenerao das filosofias sociais baseadas no tomismo, ento representadas pelas obras de Emannuel Mounier (1905-1950) e do recm-convertido Jacques Maritain (1882-1973). Um pouco mais jovem que Fessard, Mounier foi mentor do personalismo cristo, que se

Gaston Fessard et lactualit historique, conferncia realizada por Raymond Aron em Roma, em 18/05/1983, cinco anos depois da morte de Fessard (cf. Lacouture, 1993, p. 374). bom no perder de vista que, desde o final do sculo XIX, os jesutas vinham criticando o marxismo. Por exemplo, La Civilt Cattolica, o primeiro peridico da Companhia de Jesus, fundado em 1850 sob os auspcios do papa Pio IX (1846-1878), publicou, entre 1897 e 1898, uma srie de artigos sobre o marxismo, dos quais merece destaque Le rivendicazione operaia e il socialismo scientifico, no qual Marx apresentado como autor de vrios sofismas e, apesar de dotado de uma vasta erudio no que diz respeito literatura econmica inglesa, haveria assumido uma dialtica hegeliana prfida e flexvel (apud Calvez, 2001).

340

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

pretendia a sntese entre o cristianismo e o socialismo. A partir de Esprit, revista que fundou, defendeu a prioridade absoluta do ser humano diante das presses materiais e das instituies desumanizantes da vida social, afirmando que, no comunismo, o sobrenatural era deturpado em simples superestrutura de maneira a evitar a cilada do idealismo, eliminando, assim, qualquer perspectiva crist, pois um suposto comunista-cristo seria um comunista total, s nominalmente cristo!.9 Entende-se a vibrante contraposio de Fessard, sobretudo porque o personalismo foi a porta de acesso de muitos catlicos ao marxismo.10 Para alm do intenso debate intelectual havia tambm a tradio francesa de envolvimento direto do laicato na poltica, ainda que num modelo paternalista e a partir de uma concepo corporativa de sociedade (classes sociais dispostas em corporaes mutuamente respeitosas), devidamente fomentada por jesutas ativos como Henri-Joseph Leroy (1847-1971), Stanilas du Lac (1835-1909), fundador do Syndicat de lAiguille11 e, sobretudo, Gustave Desbuquois (1869-1959), um filho de pedreiro, criador, em Reims, em 1903, da Ao Popular, inspirada nos ensinamentos de Leo XIII (1878-1903) e responsvel pela realizao de vrias semanas sociais em Paris e pela disseminao de centros de ao social por todo o pas. Aos olhos do Vaticano e da ala monarquista da Companhia de Jesus francesa de ento, seu projeto era quase bolchevista (cf. Lacouture, 1993, p. 384).12 Sua atuao no teve impacto apenas no continente europeu, atravessando o oceano e repercutindo no movimento operrio do Canad francs: La participation

9 10

11

12

Communistes chrtiens. Feu la Chrtient, jun. 1947, p. 141-142 (apud Calvez, 1959, vol. 2, p. 354). Uma anlise sucinta deste debate pode ser encontrada em Vaz (1977) e Santos (1989), ainda que este ltimo esteja mais preocupado em recolher a contribuio do pensamento maritainista. De qualquer modo, uma vez vencido Hitler e encerrada a guerra, Fessard publicaria, em 1945, nos mesmos Cahiers du Tmoignage Chrtien um outro manifesto, chamado Frana, cuida para no perderes a tua liberdade!, no qual volta suas baterias para o novo inimigo, a saber, o marxismo e seus agentes comunistas... Consistia numa sociedade de crdito para costureiras, em sua grande maioria adolescentes e jovens, que se espalhou pela Frana, a ponto de contar, em 1901, com mais de 2.220 integrantes, sendo que, somente em Paris, seus dois restaurantes (exclusivos para os membros) haviam servido at ento mais de um milho de refeies (cf. Drummond, 1910). Por esta mesma poca, na Alemanha, o pe. Heinrich Pesch (1854-1926) procurava fazer avanar o pensamento social catlico atravs do solidarismo. Seu esforo neste sentido ficou registrado nos cinco volumes de seu Lehrbuch der Nationalkonomie [Manual sobre a Economia Nacional], publicado originalmente em 1905 (cf. Czerny, s.d.). Em linhas gerais, o solidarismo consistia numa doutrina baseada no princpio da solidariedade real entre a pessoa e a comunidade, e de um sistema social, poltico e econmico intermedirio entre a descentralizao atomizante do individualismo e a centralizao monoltica do coletivismo, conforme definio do socilogo jesuta Fernando Bastos de vila (1978, p. 560).

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

341

des travailleurs la vie de lentreprise, livro escrito por Desbuquois em parceria com Pierre Bigo, outro jesuta da Ao Popular parisiense, converteu-se numa espcie de bblia para os padres e capeles envolvidos no trabalho social junto classe trabalhadora, estando na base das jornadas sacerdotais de estudos sociais de 1947 e da greve dos operrios do amianto ocorrida em Quebec dois anos depois. Por conta disso, ambos haveriam de sofrer uma intensa campanha movida por sindicatos patronais e grupos catlicos conservadores desejosos de obter a condenao de suas ideias e prticas socialistas por parte de Roma.13

3. A marxologia jesutica
Seria somente na dcada de 1950 que a leitura jesutica de Marx experimentaria seu primeiro grande florescimento, com a publicao de obras fundamentais: Der dialektische Materialismus: seine Geschichte und sein System in der Sowjetunion (1952), de Gustav Andreas Wetter (1911-1991); Marxisme et humanisme: introduction loeuvre conomique de Karl Marx (1953), do j citado Pierre Bigo; Le marxisme en Union Sovitique: idologie et institutions leur volution de 1917 a nos jours (1955) e De Karl Marx a Mao Ts-Tung: introduction critique au marxisme-lninisme (1959), ambos de Henri Chambre (1908-1994), e, por fim, Marxisme et libert (1956) e La pense de Karl Marx (1956), de Jean-Yves Calvez (1927-). A primeira dessas obras, o livro de Wetter, consiste num grosso volume de mais de 600 pginas baseado em documentao exaustiva e que submetia o marxismo sovitico a uma crtica cuja serenidade se alia a um rigor que no conhece desfalecimento, segundo a recenso do pe. Vaz (1959a).14 Seu autor, natural de Viena, terminou se convertendo em especialista na filosofia sovitica: cursou, nos anos 1930, o Pontifcio Colgio Russo, de Roma (do qual se tornaria reitor entre 1947 e 1954), fundou em 1947 e dirigiu por muito tempo o Centro de Estudos Marxistas da PUG e, ao longo de dcadas, lecionou Histria da Filosofia Russa

13

14

Recentemente, a historiadora Suzanne Clavette lanou um livro sobre a atuao desses padres junto ao movimento operrio canadense do perodo (Participation des travailleurs et rforme de lentreprise Qubec: PUL, 2006). possvel consultar uma sinopse da pesquisa em www.pulaval.com. Na dcada seguinte, no s este como outros estudos de Wetter sobre o materialismo alcanariam um certo sucesso editorial, com diversas edies e tradues para vrios idiomas, a exemplo de Le matrialisme dialectique. Bruges: Descle de Brouwer, 1962, Filosofia e cincias da natureza na Unio Sovitica. Porto: Livros do Brasil, 1963, Idologie sovitique contemporaine. Paris: Payot, 1965 e Hombre y mundo en la filosofa comunista. Buenos Aires: Sur, 1965.

342

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

no Pontifcio Instituto Oriental, instituio igualmente administrada pelos jesutas da Cria Romana. A propsito, seu livro inaugural resultou de uma srie de conferncias pronunciadas no vero de 1945 no Pontifcio Instituto Oriental, e rigorosa o mnimo que se pode dizer da crtica procedida:
Uma exposio breve da terminologia hegeliana do materialismo dialtico suscita no leitor a impresso de que, por trs desta formulao, se oculta algo profundo. Que esta impresso falsa se torna evidente, em primeiro lugar, na exposio detalhada das posies e argumentos do materialismo dialtico sovitico (...), [a qual] poderia aduzir um nmero suficiente de provas para justificar seu propsito de que, na filosofia sovitica de hoje, j no resta nada da dialtica real, que se trata bem mais de um evolucionismo naturalista adornado pela terminologia dialtica (Wetter, 1963, p. 11, traduo minha).

Os demais livros acima citados so de autoria de intelectuais ligados Ao Popular, cujas organizaes, alis, teriam servido de modelo aos centros sociais (Cias) fundados por jesutas na Amrica Latina dcadas mais tarde, como reconhece o prprio Bigo.15 De todo modo, estes autores j vinham publicando alguns artigos sobre o marxismo desde a dcada de 1940 em diversos peridicos franceses, sobretudo em Travaux de Action Populaire, Economie et Humanisme, Chronique Sociale de France e na jesuta tudes. Bigo, por exemplo, havia escrito em 1947 um texto em Travaux de Action Populaire chamado Dbat sur le marxisme e, antes de sua obra maior, Chambre tinha produzido pelo menos seis trabalhos analisando a relao entre o marxismo e o comunismo. Doutor em Cincias Econmicas, Bigo merece uma ateno especial de nossa parte, j que foi professor e diretor do Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento (Ilades), de Santiago do Chile (1966-1969), coordenador dos Cias latino-americanos (1968-1972), diretor da seo social do Instituto de Pastoral do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) em Medelln (1974-1978), e, por um semestre, fez parte da equipe do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades), importante centro social dos jesutas da Provncia Centro-Leste brasileira. Editado em 1953, Marxismo e humanismo foi redigido entre 1943 e 1951. Antigo padre-operrio, Bigo (1966, p. 7) conta no prefcio

15

Cf. Carta de Pierre Bigo a Jean Lacouture, 16/03/1992, apud Lacouture, 1993, p. 385 (nota). A propsito, Bigo foi diretor da Ao Popular entre 1952 e 1960.

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

343

edio brasileira que, antes de encontrar o marxismo como padre, ao trabalhar numa fbrica, busquei-o na prpria fonte, em O capital. Trata-se de uma reinterpretao de O capital atravs de categorias filosficas. Ele explica que havia inicialmente tentado proceder a uma anlise econmica de Marx mas, diante da impossibilidade de encontrar uma coerncia nos primeiros captulos do referido livro, empreendeu uma leitura filosfica, o que teria lhe desnudado pouco a pouco a substncia da obra de Marx. Ao destacar as razes para rejeitar o sistema marxista, Bigo apresenta a ideia que permitiria reconstru-lo, conduzindo-o a propor futuramente uma doutrina social, fundada sobre uma teoria do valor e do capital, que rejeite os grandes erros do marxismo, mas faa justia sua verdade (idem, p. 47). Seu estudo visava, portanto, restituir, em sua pureza, o verdadeiro humanismo de Marx, que de tal modo essencial economia poltica marxista que no se pode arranc-lo sem destruir o contexto. (...) impossvel interpretar, num sentido estreitamente econmico, o hino ao trabalho que constitui a sntese marxista. No a produo em si que glorificada, o homem no trabalho (ibidem, p. 185). O argumento central o seguinte: apesar de Marx no recorrer ideia de uma natureza espiritual e moral do homem, nem a categorias ticas, metafsicas ou religiosas, censuradas por conta de sua posio materialista e por coerncia a todo o desenvolvimento anterior de seu pensamento, por qualquer ngulo que se aborde sua economia poltica, se forado a concluir que uma afirmao de ordem metafsica a do sujeito humano a atravessa, ou seja, toda uma afirmao autntica do homem em sua dignidade essencial. Perdoem-nos a citao longa, mas necessria para a compreenso precisa da abordagem de Bigo:
Um ato de f implcito no primado do homem sobre as coisas, do esprito sobre a matria. (...) No seria preciso estender muito a reflexo marxista para lhe descobrir um sentido religioso. O proletrio est no centro da histria, como Cristo entre o Comeo e o Fim dos Tempos. H, em Marx, uma Gnese: o ato criador, que o trabalho, est estreitamente ligado ao ato da alienao do homem no trabalho. O pecado est nas prprias origens da humanidade. H tambm um Apocalipse. O homem deve reencontrar, atravs de uma catstrofe, o paraso perdido. (...) Marx no pode, pois, evitar de colocar o homem no absoluto. A ideia de uma transcendncia est no fundo de todas as suas teses. por vezes surpreendente, e frequentemente trgico, seguir os passos de mgica que permitiram a Marx exprimir um pensamento to fundamentalmente metafsico, e mesmo religioso, recalcando a ideia de transcendncia que nele se encontrava implicada (ibidem, p. 193-195).

344

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

Poderamos prosseguir longamente aqui com as analogias de Bigo: O capital como a Bblia marxista, Marx como o judeu das Escrituras que transpassado por um sopro proftico etc. O que temos, contudo, parece suficiente para entender a irritao que tais posies causaram nos comunistas franceses: um padre jesuta se pondo de psicanalista (ou seria confessor?) de Marx! Deve ter sido por passagens assim que um destes intelectuais, Georges Cogniot, desprezou o livro, acusado de se constituir numa trapaa intelectual... De qualquer maneira, Bigo est disposto, na sua anlise, a imputar grandeza ao pensamento marxista, por sua recusa da dominao e por seu projeto de uma economia nas mos do homem. Mas tambm aponta sua fraqueza, na negao do que para-alm do homem. Da porque levanta a suspeita sobre a ambiguidade do projeto marxista: O marxismo um humanismo ou , simplesmente, uma tcnica superior de produo, um capitalismo mais eficaz? (ibidem, p. 275). Sua obra conclui-se com a esperana de que o marxismo pudesse abrir-se ideia de que as transformaes estruturais da sociedade no seriam obtidas apenas atravs das msticas temporais como tambm por meio das foras espirituais que mudam o prprio homem, numa promissora convergncia entre duas das maiores foras existentes no mundo: a corrente social, no plano temporal, e a corrente crist, no plano espiritual. Todavia, Companhia de Jesus no interessava unicamente o estudo sistemtico do marxismo, como tambm suas possveis aplicaes e desdobramentos concretos. O padre geral Wladimir Ledochowski (1866-1942), polons austero que governou a Ordem nas difceis conjunturas das duas grandes guerras mundiais, dirigiu em 1934 a todos os jesutas do mundo uma Carta sobre a necessidade e o meio de opor-se eficientemente ao atesmo moderno e, no ano seguinte, criou na Cria um Secretariado Geral encarregado de coordenar este esforo, nomeando para sua direo o jesuta canadense Joseph Ledit (alis, seu futuro bigrafo). Este Secretariado publicou, at a Segunda Guerra Mundial, Lettres de Rome, um peridico amplamente difundido cuja misso consistia em informar aos sacerdotes e leigos da Ao Catlica sobre a ao religiosa dos ateus militantes do mundo (Calvez, 2001). Um dos membros deste Secretariado, o economista Henri Chambre, editor do Instituto de Ao Popular e antigo resistente (mais tarde chegaria a ser professor da Sorbonne), estudou o russo durante trs anos para tal empreitada. O marxismo na Unio Sovitica, lanado em 1955 pelas edies Le Seuil, parte da anlise do problema da ideologia em Marx, acompanhando sua evoluo atravs dos escritos de Lnin at o momento em que, pela vitria da Revoluo de 1917, a ideologia marxista passou a exprimir a superestrutura de um Estado socialista.

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

345

Sua concluso, na linha de interpretao proposta anos antes por Wetter, que, dada a importncia atribuda ao Estado e ao Partido, o problema da ideologia encontrava-se em ntida oposio com a concepo original de Marx. Melhor, ela assinala uma contradio que minava j a prpria concepo marxista da Dialtica (apud Vaz, 1959a, p. 83).16 Escutemos o prprio Chambre:
Do exame da prpria evoluo da ideologia sovitica desde 1917 a nossos dias se desprende, efetivamente, uma (...) concluso. A fidelidade s teses centrais de Karl Marx foram postas prova: tanto a fidelidade Crtica do programa de Gotha como a fidelidade s teses da Ideologia alem, do prefcio Contribuio crtica da economia poltica e de O capital. A primeira fidelidade desapareceu j que a ideologia que propugna no corresponde em nada realidade do regime que instituiu a Nova Poltica Econmica (NEP) e os comeos da socializao da economia. Enquanto a segunda, ao desenvolver-se e manter-se graas ao apoio de um partido nico poderoso, manifesta a contradio subjacente obra do mesmo Marx. A morte da dialtica inscrita na obra de Karl Marx se perfila no horizonte do desenvolvimento da ideologia sovitica (1960, p. 437-438, traduo minha).

Quando, no entanto, Chambre quis verificar suas hipteses in loco viu recusarem-lhe por trs vezes a autorizao de partir para o Leste... (Lacouture, 1993, p. 371). Por fim, fechando esta magnum opus, o projeto mais ousado de todos foi indubitavelmente o livro de Jean-Yves Calvez, provavelmente o mais prximo (e influente) colaborador do pe. Pedro Arrupe (1907-1983), que o fez um de seus assistentes gerais (eram quatro), nomeou-o provincial da Frana logo em maro de 1967 (dois anos depois de eleito) e a quem delegou misses importantssimas para a definio dos rumos da Companhia de Jesus naquele decisivo generalato (1965-1981).17 Mas isso s ocorreria na dcada seguinte.

16

17

Outro livro de Chambre (1961, p. 13), publicado no incio da dcada seguinte, seguiria esta mesma linha, considerando que as oposies do cristianismo ao comunismo manifestam a oposio de duas concepes de homem inconciliveis (traduo minha). Por outro lado, como prova da significativa influncia exercida por este autor sobre o pensamento do pe. Vaz, ele no apenas resenharia a obra inaugural de Chambre como traduziria e prefaciaria anos depois outra obra do mesmo, De Marx a Mao-Ts Tung, quando procura esclarecer seu foco de interesse: O debate sobre o marxismo um grande debate humano e cristo. Cumpre elev-lo, ao menos nas suas formas mais srias, acima do nvel de uma subliteratura que hoje nos invade e que parece deferir a ltima instncia a uma concepo policial e irracional da histria. Para citar apenas uma delas, em 1971, Calvez foi nomeado para presidir a comisso responsvel pela ampla consulta que confirmaria a vocao social e a democratizao da Companhia de Jesus.

346

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

Por enquanto, somente o filsofo, professor de sociologia e diretor do Instituto Catlico de Paris quem efetua, em dois alentados volumes, uma meticulosa exposio do humanismo marxista. Seu ponto de partida a continuidade entre a concepo dialtica expressa nos escritos da juventude de Marx, sobremaneira nos Manuscritos econmico-filosficos de 1844, e a que aplicada nas obras de maturidade. Com base nisso, ele retoma as concluses de Chambre, afirmando que a filosofia oficial da Unio Sovitica, a concepo engelsiana-leninista da dialtica da natureza, seria incompatvel com o fato dialtico fundamental segundo Marx, que a unidade dialtica homem-natureza. Calvez (1959, vol. 1, p. 13) no poupa, porm, o velho pensador alemo das distores das revolues que ele inspirou: Todos os acontecimentos do comunismo se devem, de algum modo, referir s ideias de Marx e ao mtodo que delas logicamente deriva. (...) Se constituem desvios, se parecem contraditrios, simplesmente porque tambm a doutrina a que se referem tem desvios e contraditria. Ou seja, as antinomias perceptveis nos sucessores (Engels, Lnin, Stlin e Kruschev, assim arrolados) decorreriam dos conceitos que Marx s imperfeitamente conseguiu conciliar, de maneira que as contradies tericas do marxismo vieram naturalmente a surgir na evoluo da ideologia (idem, vol. 1, p. 15, nota 3). A questo de fundo, porm, estava na qualificao de um humanismo marxista, tema da obra de Bigo. Conforme diz Calvez, residiria a uma das insanveis contradies do pensamento marxista, precisamente entre o atesmo prtico e o atesmo crtico, terminando por invalidar a ambos. Ele no tem dvida de que precisamente por ser humanismo que o comunismo tambm atesmo, de que a concepo marxista do homem e da sua realizao inseparvel da supresso prtica da religio e da negao terica de Deus, mas insiste na contradio: o homem marxista prova o atesmo (prtico) na sua prpria experincia de homem socialista, mas esta experincia apenas se tornou possvel a partir de um atesmo (terico) que se exprimia pela crtica da alienao religiosa. Chega-se, ento, a um paradoxo: o atesmo simplesmente o avesso de tal humanismo (ibidem, vol. 2, p. 304). Como se percebe, Calvez no to otimista quanto Bigo no tocante s possibilidades deste humanismo. De acordo com ele, apesar de interessante, a estratgia seguida por seu companheiro de Ao Popular de transportar categorias filosficas da anlise econmica de Marx para categorias de significao diretamente tica seria bastante discutvel, e o teria impedido de alcanar seu objetivo, a saber, a verdadeira crtica imanente da filosofia marxista, alm de confundir o humanismo naturalista do marxismo com

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

347

um suposto (ou desejado) humanismo personalista. As concluses da derivadas tornam mais distante qualquer dilogo, uma vez que Calvez avalia como correta a forma pela qual a Igreja vinha tratando o marxismo, que conhece bem, isto , como um sistema que irredutivelmente a contradiz e nega totalmente (vol. 2, p. 380). No que, alis, no fazia mais do que confirmar o magistrio oficial da Igreja Catlica, quando, no Decreto do Santo Ofcio, baixado por Pio XII anos antes, em 1949, rejeitava o marxismo por anticristo, no apenas antirreligioso. A sensao a que se levado que, simplesmente, toda a obra de Marx se tornou inteiramente intil (vol. 2, p. 435). Mas s uma sensao. Aps ter comprovado (ou, pelo menos, julgado faz-lo) a incoerncia desse sistema filosfico, Calvez prepara o seu resgate, justamente a partir da filiao hegeliana de Marx. essa herana que lhe far identificar no marxismo um manancial de virtudes crists enlouquecidas, na medida em que o prprio hegelianismo a mais exitosa transmutao das verdades crists em verdades filosficas. Com isso, a verdade do marxismo se situaria na admisso de um fundamento religioso de toda a existncia humana. Calvez no tem pejo de anunciar a Igreja como a sociedade perfeita pretendida pelo comunismo, a f (no mais a revoluo) como a forma de atingi-la e a sociedade eclesial como a realizao plena da sntese do fim da histria numa histria continuada, de maneira mais plena que qualquer sociedade comunista, pois que sem contradio, graas s excepcionais condies de mediao social, que o Corpo mstico de Cristo (vol. 2, p. 392). O remate chega a ser risvel: O esforo de Marx pouco adiantou, mas vale a pena recome-lo, com mais amplas perspectivas (vol. 2, p. 447). Malgrado as distines anunciadas, a obra de Calvez finaliza de um jeito que lembra muito o estilo de Bigo. E os jesutas, cuja fama de confessores de papas e monarcas proverbial, definitivamente ampliaram sua lista de clientes. Outro pargrafo de flego se impe:
S Cristo pode ser o verdadeiro mediador que Marx procurava. S Cristo pode operar a revoluo salvadora, que Marx em vo esperava do proletariado. Assim como a revoluo, segundo Marx, deve ser o ato essencial do proletariado, assim a morte de Cristo Vencedor da Morte o ato essencial da sua vida humana. (...) Esta sociedade, realidade sempre presente da mediao de Cristo, a Igreja, corpo mstico de Cristo. esta uma sociedade sem classes, onde o fermento de diviso social radicalmente eliminado. Se o proletariado marxista se devia tornar no homem total, Cristo tornou-se, efetivamente, toda a humanidade (ibidem, vol. 2, p. 391).

348

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

Diante dessa massa crtica jesutica, o Partido Comunista Francs (PCF) sentiu-se obrigado a reagir, organizando em abril de 1957 uma conferncia contraditria pblica, na qual intelectuais marxistas franceses (como Henri Denis e Roger Garaudy, entre outros) responderiam a seus crticos catlicos.18 No entanto, Bigo, Chambre e Calvez recusaram o convite por conta da suspeita de que o debate declinaria certamente da serenidade objetiva que convm pesquisa cientfica, (...) numa reunio onde a propaganda tinha todas as possibilidades de ficar com a ltima palavra (ibidem, vol. 2, p. 85). As impresses de um dos envolvidos, Pierre Bigo, ajuda a entender a (quase) impossibilidade de um dilogo efetivo. No prlogo 3 edio de Marxismo e humanismo, publicada em 1961, ele comenta o episdio:
Tnhamos esperado que o retorno ao verdadeiro Marx permitisse um dilogo frutuoso com os prprios marxistas. Foi deste lado que as reaes foram as mais decepcionantes. (...) Para os militantes do Partido [Comunista Francs], a obra devia ser pura e simplesmente desacreditada. (...) [Assim], o julgamento foi feito revelia, os autores catlicos ausentes, desencorajados pela fraqueza das respostas at ento dadas pelos comunistas a suas srias questes (Bigo, 1966, p. 37).

Realmente, no poderia prosperar um dilogo no qual pelo menos uma das partes (provavelmente, ambas) presume deter o verdadeiro Marx e, o que pior, recusa um confronto por saber de antemo o que ir acontecer... Alis, contagiado por esse estado de esprito, o tradutor do livro de Calvez, o padre (e tambm jesuta) Agostinho Veloso, numa atitude que rompia com uma estabelecida tradio de discrio, aps percorrer silenciosamente as quase mil pginas da obra do seu companheiro de Jesus, no resistiu tentao da autoria, aduzindo cinco pargrafos de sua prpria lavra depois de ter colocado o ponto final. Na verdade, trata-se de um comentrio coletnea organizada pelo PCF. Demos voz ao tradutor, ao menos uma vez:
Esta obra de Calvez saiu luz em 1956. Os comunistas assustaram-se com ela e em vo tentaram responder-lhe. (...) Os marxistas, incapazes de ultrapassar o primarismo desta negao absurda [de Deus], no hesitam em preferir os caminhos do desespero aos caminhos da esperana. Cristianismo e marxismo so duas

18

A coletnea, com artigos de Denis, Garaudy, Cogniot e Guy Besse, foi publicada como Les marxistes rpondent leurs critiques catholiques (Paris: Editions Sociales, 1957).

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

349

mundividncias opostas, com duas linguagens diferentes, sem possibilidade de passagem de um lado para o outro. Tanto o comunista que abraa o catolicismo, como o catlico que passa ao marxismo, fazem-no no em virtude de um dilogo entre duas mundividncias, com as suas respectivas linguagens, mas sim trocando uma mundividncia pela outra e uma linguagem pela outra. Entre o SIM catlico e o NO comunista, no h meio termo, nem lugar para qualquer compromisso (apud Calvez, 1959, vol. 2, p. 448, nota a).

Diante de tal nvel de rudo na comunicao, com to entranhadas incompreenses de lado a lado (at do tradutor), pareceria s restar a alternativa de encerrar o dilogo, mal iniciado, e decretar: fim de papo! Muito pelo contrrio. O livro de Calvez, por exemplo, ter um impacto enorme em toda uma gerao de religiosos e leigos cristos brasileiros, muitos dos quais sero iniciados na literatura marxista justamente a partir desta obra. Todavia, mesmo tendo sido bastante lida e discutida nos seminrios e casas de formao de algumas ordens religiosas mais progressistas (como dominicanos e jesutas, por exemplo), no se trata, evidentemente, de uma recepo linear (e qual ?), j que, segundo o testemunho de um destes leitores, o ex-frade dominicano Ivo do Amaral Lesbaupin, muitas vezes lia-se essa obra pulando as sees crticas para estudar apenas a exposio notvel do pensamento marxiano (apud Lwy, 2000, p. 244). Por sua vez, j nos referimos grande influncia exercida pelos escritos do pe. Vaz no apenas no mbito dos movimentos estudantis da Ao Catlica mas sobre toda [uma] gerao (Kadt, 2003, p. 111). Um excelente exemplo disso o lugar ocupado por suas concepes de ideal histrico e conscincia histrica nos intensos debates promovidos nas dcadas de 1950 e 1960 tanto pela JUC e pela Juventude Estudantil Catlica (JEC) quanto pela prpria Unio Nacional dos Estudantes (UNE), a ponto de ser saudado por Herbert Jos de Souza, o Betinho (1962, p. 9), um dos mais proeminentes dirigentes destes movimentos, como o filsofo em cujo pensamento procuram, os novos, os rumos de uma reflexo sria. Assim, no deixa de causar espanto a acusao de culturalista alienado que o mesmo Vaz sofrer no final da dcada de 1970 entre os agentes da pastoral popular.

4. Um assunto quente
Est mais do que na hora de retornar aos companheiros reunidos em 1978. J expusemos o estado das artes do pensamento social jesutico no que tange

350

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

interpretao de Marx. Vamos ver como tal debate repercutia nas costas brasileiras. Para comear esse levantamento, uma pergunta se coloca: como se inseria o marxismo na formao filosfica de ento? Uma excelente crtica do obscurantismo da Companhia de Jesus (no Brasil, pelo menos), nos anos 1940, -nos oferecida pelo padre Fernando Bastos de vila (2005). Do ponto de vista terico, ele a resume como uma m escolstica; na dimenso psicolgicoafetiva, um campo de concentrao espiritual. A formao filosfica, por exemplo, era feita com base no livro de Historia da filosofia do padre Leonel Franca, um dos jesutas mais respeitados do Brasil na primeira metade do sculo passado, doutor em Filosofia e Teologia pela PUG e fundador e primeiro reitor da PUC do Rio de Janeiro, em 1940. No entanto, nas mais de 300 pginas de seu manual, um texto modesto (nas palavras elegantes de vila) lanado em 1918, pouco o que se consegue aprender a respeito de Marx: as datas de nascimento e morte, que ele se inspirou no idealismo hegeliano para desenvolver o seu materialismo histrico e o seu sistema de socialismo e que, com seu socialismo coletivista, errou caminho pretendendo resolver a questo social, politicamente, em nome do interesse (Franca, 1921, p. 157; 264).19 Em suma: condenao sem direito de defesa. O percurso at o marxismo se dava, no mais das vezes, por atalhos, sobretudo atravs do personalismo de Mounier. Falando de sua formao entre 1943-1945, feita ainda no Brasil, pe. Vaz lembra da apologtica antimarxista da poca, expressa nos Cahiers des Archives de Philosophie sobre la philosophie du communisme. E confessaria, muito mais tarde: Li muito Marx, nessa poca. Procurei l-lo honestamente, mas devo reconhecer que o li sempre luz de Hegel, pois o marxismo nunca passou, a meus olhos, de uma provncia do hegelianismo em permanente estado de revolta (Vaz, 1976a). De todo modo, at o final dos anos 1950, antes, portanto, do golpe de 1964, quando Vaz colaborava intensamente com a JUC e a AP, predominou a atitude crtica e apologtica em face do marxismo, sustentada na tradio do ensinamento social da Igreja e na sntese filosfico-teolgica neoescolstica (escolstica num sentido amplo). Com a aproximao crescente entre os militantes da Ao Catlica, em cuja orientao inicial predominava o humanismo cristo, e as organizaes de esquerda (no

19

Nem todos os pensadores receberam o mesmo tratamento: um contemporneo de Marx, Herbert Spencer, por exemplo, mereceu cinco pginas de exposio, crtica e condenao, ou seja, bem mais que as cinco linhas dedicadas ao terico comunista.

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

351

meio estudantil, nos sindicatos rurais e, em menor grau, na classe operria), ao longo da segunda metade dos anos 1960 e, especialmente, na dcada de 1970, tal postura seria infinitamente mais difcil, comenta o filsofo, na medida em que ela haveria de ceder lugar a uma atitude no apenas de simpatia como de adeso e utilizao acrtica.20 No Brasil, o pe. Lima Vaz ir desempenhar um papel de destaque nesse debate atravs da categoria de conscincia histrica, na tentativa de oferecer uma leitura crist da histria. As obras que marcam esse perodo, Cristianismo e conscincia histrica (1963) e Ontologia e histria (1968), visavam apresentar a conscincia crist como conscincia histrica e servir de guia para a comunidade crist. A primeira, apesar de no muito extensa, exerceu uma grande influncia na formao de toda uma gerao de militantes cristos, sobretudo os jucistas. Sua formulao explicitamente progressista por certo que contribuiu para isso:
Pensamos poder mostrar que a edificao da imagem moderna do mundo, na forma do universo cientfico, (...) vai ao encontro no plano das significaes profundas da viso crist. (...) A viso crist do mundo define para o homem cristo uma forma original de conscincia histrica, (...) que nos permite descobrir as exigncias autnticas de realizao humana dos homens de uma determinada poca ou cultura e situar as opes concretas desses homens na linha de tais exigncias (Vaz, 1963, p. 5; 61, grifos no original).

Na segunda, que rene dez artigos publicados ao longo da dcada anterior, Vaz se situa numa filosofia da prxis, preocupada com o concreto, a ao, o destino do homem na histria e o sentido coletivo da dimenso temporal, tudo isso atravs de um mtodo dialtico ortodoxamente tomista, que no cede nem ao hegelianismo, nem ao materialismo dialtico (Villaa, 1975, p. 184).21 Seu prprio autor no esconde a inteno de assegurar uma atitude permanentemente crtica em face do marxismo na sua interpretao do sentido

20 21

Cf. ASJS. Carta do pe. Vaz ao pe. Calvez, Rio de Janeiro, 26/11/1979. Caixa Marxist analysis, p. 3. De fato, Villaa reputa o pe. Vaz como o mais profundo tomista do Brasil contemporneo, no que refora o vaticnio feito anos antes por Fernando Arruda Campos (1968, p. 144): A obra de Henrique Vaz , entre ns, segundo julgamos, a mais bem sucedida tentativa de repensamento da filosofia do Anglico dentro do contexto em que se coloca a problemtica no pensamento filosfico moderno e atual. Por fim, numa crtica recente, Marcelo Perine (2006, p. 9) destaca em Vaz a rigorosa formao escolstica e a fecunda apropriao dos elementos da filosofia moderna e contempornea.

352

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

da histria (Vaz, 1986, p. 294). Sem dvida, na dcada que antecedeu ao evento de Medelln, a utilizao da algumas categorias bsicas da teoria marxista da histria e da sociedade de classes passou a predominar na expresso conceitual daqueles militantes cristos. O influente filsofo reagiu a isso numa srie de artigos publicados em Sntese. Intitulados Marxismo e filosofia e divididos em trs partes, saram nas primeiras edies da revista, ao longo de 1959. Neles, Vaz efetua um balano do marxismo como filosofia, pondo em questo sua validade terica e chegando a concluses surpreendentes. Uma ideia-fora serve de fio condutor para toda a argumentao: sem ter se dado nunca conta disso, Marx havia se comprometido em demasia com Hegel e esta matriz hegeliana, incrustada no seio do projeto marxista, a responsvel pela irremedivel, insupervel e invencvel contradio entre materialismo e dialtica (os adjetivos so todos do filsofo mineiro), por conta da impossibilidade lgica de um materialismo que fosse ao mesmo tempo histrico e dialtico. Um autntico dilogo de irmos inimigos, diz Vaz (1959c, p. 47). Por outro lado, dessa mesma obra, sobremaneira no terceiro dos Manuscritos econmico-filosficos de 1844, que trata da propriedade privada e do comunismo, emerge a elaborao mais vigorosa da unidade homem-natureza na qual se exprime o sentido mais profundo do seu humanismo (ibidem, p. 54). Mas um humanismo naturalista, cuja contraface o atesmo, j que qualquer abertura para a transcendncia contradiz suas bases tericas. Precisamente a residiria o ncleo da contradio, de acordo com o pe. Vaz, na medida em que Marx elevou o processo histrico categoria de absoluto e exterior conscincia. Esta se viu, por definio, relegada a um momento deste processo total, unicamente o ser consciente, nele imanente e condicionada por ele. Todavia, esta mesma conscincia que, num momento dado, deve adequar-se totalidade da histria para pronunciar-se sobre a significao total e absoluta do seu processo, ou seja, de imanente e condicionado o sujeito transmuta-se naquele que afirma o processo histrico como tal, sendo-lhe, portanto, transcendente. Estaramos, dessa forma, diante do dualismo entre um processo dialtico como totalidade absoluta e um processo histrico como contingncia. E tambm a conscincia revolucionria seria atravessada por este dualismo contraditrio, o que a lanaria no terreno da fabulao mtica. Eis, ento, que surge mais um confessor do ateu alemo, disposto a descobrir no mais ntimo do pensamento de Marx (melhor dizendo, no seu esprito) a exigncia inelutvel de uma opo mstica de uma mstica transtornada que pesar

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

353

decisivamente no seu prodigioso destino histrico (Vaz, 1959b, p. 31-32). A converso do ateu positivo em santo cristo deve ter trazido uma significativa abertura no horizonte de ao para a legio de leitores militantes do pe. Vaz:
O ato de f ao reverso o incio de uma ascenso mtica, e sua coroa um ato de puro amor, a entrega desinteressada ao sentido da Histria no advento da sociedade comunista. Trata-se de um empenho tipicamente religioso. (...) Se o ateu positivo chega a um estado de puro amor, de unio mstica com a Histria, e traz consigo, desfigurada e transtornada, a fora criadora do dom de si, s um tipo se lhe ope eficazmente: o santo cristo. (...) Apresentar, assim, o apelo santidade crist no termo de uma longa meditao sobre o marxismo no , a nosso ver, projetar um ideal abstrato num futuro utpico. voltar nossas esperanas para as energias espirituais do mundo cristo que tendem a uma realizao mais perfeita do Evangelho (1959d, p. 65-68).

Seu companheiro de formao, vila (2005, p. 358) no tem dvida de que foi o pe. Vaz, com seus primeiros estudos sobre cristianismo e marxismo, sobre a conscincia histrica, que despertou a Igreja do Brasil e da Amrica Latina de sua piedosa hibernao devocional. Em apoio a esta opinio, sempre bom recordar a atitude da maioria do episcopado brasileiro na crise que redundaria na ditadura militar. Em julho de 1962, diante da grave situao nacional, a Comisso Central da CNBB divulgou um documento no qual se mostrava angustiada com a ordem capitalista, mas condenava igualmente as solues marxistas, no menos desumanizantes, pois atentam contra os direitos fundamentais da pessoa.22 Dois meses aps o golpe, a mesma Comisso Central se reuniu no Rio de Janeiro para pronunciar-se sobre aquela situao nacional, agradecendo aos militares pelo xito incruento de uma revoluo armada (se soubessem quanto sangue haveria de correr...) e rendendo graas a Deus, que atendeu s oraes de milhes de brasileiros e nos livrou do perigo comunista.23 Apesar de ausente naquele Encontro sobre F e Marxismo, j que jamais fez parte do PaPo, o padre vila era, no entanto, uma presena intelectual significativa. A essa altura do nosso estudo, sua pessoa dispensa maiores apresentaes. Conhecemos algumas passagens decisivas de sua vida, vamos

22 23

CNBB. A Comisso Central da CNBB nao brasileira, 14/07/1962 (apud Beozzo, 1993, p. 67). Comisso Central da CNBB. Declarao da CNBB sobre a situao nacional. Rio de Janeiro, 2/07/1964 (apud Lima, 1979, p. 147).

354

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

aprofundar um pouco mais seu pensamento, sobretudo no que diz respeito s ideias de esquerda. Por conta da formao deficiente e pouco permevel aos ventos da modernidade, ele prprio confessa que conhecia muito pouco de Marx at 1945 (isso depois dos trs anos de Filosofia...), quando viajou para a Europa a fim de iniciar os estudos de Teologia e fazer seu doutorado. Sua opo antissocialista, porm, antecede o prprio contato com a obra marxista. E se cristalizar na medida em que sua formao se robustea. De volta ao Brasil e j doutor em Cincias Polticas e Sociais, vila (2005, p. 249-250) no se contentar em lecionar em diversos cursos da PUC, fundando, em 1957, a Escola de Sociologia e Poltica com uma orientao mais aberta e mais voltada para a realidade brasileira, como forma de contrapor-se influncia do marxismo, como narra em suas memrias. a partir desta escola e da revista Sntese, criada tambm por ele dois anos depois, que vila expor suas concepes acerca do socialismo e do marxismo. J mencionamos, alis, duas obras nas quais ele fez isso: Neocapitalismo, socialismo, solidarismo, de 1963,24 e Pensamento social cristo Antes de Marx, de 1972. Esta ltima tem um interesse mais arqueolgico, de modo que nos concentraremos no livreto dos anos 1960, cuja influncia se espraiou pela juventude democrata crist da poca, gente da estirpe de Franco Montoro, Jos Richa e Afonso Camargo, e pela Associao de Dirigentes Cristos de Empresa (ADCE), igualmente inventada por vila. O livro abre com o Manifesto Solidarista:
O solidarismo uma doutrina, portadora de uma dinmica tendente a projetlo em um movimento e a encarn-lo em um sistema. (...) A comunidade a grande descoberta e a grande fora do Solidarismo. (...) O Solidarismo no se constitui de negaes, de antemas. Sua essncia no ser anticapitalista ou anticomunista. (...) Ele personalista e comunitrio. (...) O Solidarismo o ideal a que confusa e inconscientemente aspiram todos aqueles que anseiam por um Brasil realmente democrtico e cristo (vila, 1963, p. 9-13, grifos no original).

Como reza o Manifesto em sua primeira frase, estamos diante de uma doutrina. E menos como professor de Sociologia e mais como doutrinador que vila vai expondo os principais fundamentos do solidarismo, apresentado como

24

O livro seria reeditado mais duas vezes: como Solidarismo, em 1965, pela mesma editora Agir, numa edio revista, e com o ttulo ampliado (e modernizado) para Solidarismo. Alternativa para a globalizao, em 1997, pela Santurio, de Aparecida (SP).

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

355

a alternativa mais adequada para um Brasil realmente democrtico e cristo. As duas outras esto enunciadas no ttulo do opsculo, Neocapitalismo e socialismo, j que o capitalismo enquanto tal est liquidado, e s um romantismo nostlgico pode ainda sonhar numa volta s suas formas puras (idem, p. 17). Antes, porm, que se imagine estarmos diante de mais uma proposta de terceira via, h que alertar para o fato de que o Manifesto elege dois inimigos, mas estes no so o neocapitalismo e o socialismo e sim o socialismo e o comunismo. Assim, para afastar qualquer suposio de anticapitalismo, vila (ibidem, p. 39-40) se apressa em esclarecer que
no se pode dizer que a Igreja condene o neocapitalismo. Ela no poderia condenar um conjunto de medidas sociais e econmicas que representam um incontestvel progresso sobre a situao histrica anterior. (...) No podia conden-lo como sistema uma vez que, enfim, ele funciona bem, satisfazendo s exigncias de justia social em muitos pases do mundo, por exemplo, nos Estados Unidos, na Alemanha Ocidental e em outros. certo que ele ainda atribui uma supremacia ao capital. Contudo, desde que ele se funde num direito de propriedade de bens produtivos justamente adquiridos e desde que ele se exera segundo as exigncias do bem-comum, no vemos que seja intrinsecamente condenvel.

Quanto ao socialismo, alm de consider-lo essencialmente um sistema totalitrio, deixa bem clara a finalidade do Manifesto ao anunciar o solidarismo como a nica opo realista capaz de superar nossa fase de subdesenvolvimento e de nos preservar da seduo do socialismo (ibidem, p. 20; 25). Mas no iremos detalhar agora esta concepo de socialismo. a lio sobre o materialismo histrico e dialtico que desejamos ouvir dele:
O nico princpio vlido para o comunista que o fim justifica os meios. (...) Para um comunista, a violncia, a mentira, a calnia, a traio, so moralmente bons, desde que sirvam ao fim que almejam: a conquista do poder. Da a dificuldade de dilogo com o comunista. Rigorosamente falando, nunca se pode saber se ele sincero, ou se apenas simula sinceridade para cumprir ordens do partido. O materialismo dialtico no apenas inaceitvel para um cristo. inaceitvel por qualquer pessoa que repudia uma interpretao absurda e incoerente do mundo e da histria. (...) Da se segue que um catlico no pode ser comunista e, se entra no partido comunista, excludo da comunho catlica, isto , no pode participar dos sacramentos da Igreja (ibidem, p. 72-73; 80).

356

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

O confessor d lugar ao inquisidor. E ao poltico que no se furta em clarificar de que lado est: a revista Sntese era apoiada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), o qual, por sua vez, era mantido por setores importantes do empresariado nacional, trabalhando em ntima colaborao com a Agncia Central de Inteligncia (CIA) e a Embaixada norte-americanas. Nestes primeiros anos da dcada de 1960, o Ipes financiou uma rede de entidades de defesa da democracia e da livre-iniciativa, como o Instituto Brasileiro de Ao Democrtica (Ibad), patrocinando a desestabilizao do governo de Joo Goulart (cf. Beozzo, 1993, p. 49).

5. Ad majorem Marx scientiam


Outro jesuta que viu Cavazzuti e Vaz se enfrentarem em 1978 foi o pe. Manuel Andrs Mato (mais conhecido como pe. Andrs). Mas no podemos consider-lo simples assistncia, j que tambm ele fizera uma leitura minuciosa do marxismo. Em sua tese de Doutorado em Filosofia, defendida na PUG em 1969, Andrs, ento no Ibrades, se prope a analisar a concepo de homem na obra de Karl Marx (mais especificamente nos Manuscritos econmico-filosficos) e no materialismo dialtico sovitico de ento, isto , a Unio Sovitica ps-Stalin. Dividida a obra rigorosamente em duas partes, ele dedicar as ltimas pginas para proceder a uma sntese final do material compulsado. Cumpre registrar que o trabalho, apesar de escrito em castelhano, traz cerca de 90% de sua bibliografia em russo, com autores que vo de Antonov a Tugarinov, o que d uma boa dica de quem lia as edies do Pravda entregues na rua Bambina, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Na primeira parte, publicada em 1968, sob a forma de artigo, numa revista dos jesutas espanhis, Andrs disseca a obra de juventude de Marx decidido a (1) precisar o humanismo que dela se depreende e (2) demonstrar sua conexo com o socialismo. De acordo com ele, trata-se de um humanismo que coincide com o atesmo socialista mas no com o atesmo filosfico, justamente porque Marx rejeitara o atesmo como base do seu humanismo. Entretanto, pondera o jesuta espanhol, ao definir o homem por sua identidade dialtica com a realidade total, da qual deve distinguir-se afirmando-se, produz to-somente uma crtica negativa, evitando cair num reducionismo materialista ou idealista, sem dot-la, porm, de uma fundamentao positiva (cf. Andrs Mato, 1969, p. 54).

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

357

Seguindo os passos de Chambre, Andrs mergulha nas profundidades do marxismo na Unio Sovitica.25 Neste, o humanismo de Marx se converte em humanismos, j que o materialismo dialtico, disposto a expurgar qualquer vestgio de antropologismo, considera que os Manuscritos, encharcados de um humanismo ideal por conta da influncia ainda fresca de Hegel, no representam o marxismo genuno, este, sim, marcado pelo humanismo real. Ingressando em sua sntese final, Andrs conclui que as reflexes do materialismo dialtico sovitico so inconciliveis com o pensamento marxista da dcada de 1840. E, mais que isso, ao se embasarem na dialtica da natureza, terminam por enredar-se numa contradio insolvel: ou a subjetividade tida como algo real, numa formulao idealista, ou se torna mera sombra da matria, na concepo materialista vulgar (ibidem, p. 161). Sua tese inconclusiva (algo inusual nestes estudos), como a sugerir que a superao deste dualismo talvez no fosse possvel seno no plano da ao histrica concreta. Mas qual interpretao de Marx desenvolveu Cavazzuti naqueles dias? No dispomos de apontamentos de suas intervenes, mas podemos inferi-la de sua tese de Doutorado em Filosofia, igualmente defendida na universidade romana da Companhia, em 1971. Versando sobre a clssica relao entre o marxismo e o humanismo, introduzia a novidade de discutir os fundamentos tericos da antropologia marxista a partir do estruturalismo. Filiando-se proposta althusseriana da cesura epistemolgica, Cavazzuti considera que, no Marx da maturidade, a necessidade da histria no ser mais fundada sobre uma ideologia humanista, o que recoloca a pergunta fundamental: at que ponto o marxismo pode ser aceito por um cristo? No entanto, Cavazzuti no um althusseriano plenamente convertido: enquanto, para o filsofo francs, a teoria cientfica de Marx demonstrou-lhe a inconsistncia e a natureza ideolgica de todo humanismo, no que ele denominava de um anti-humanismo terico, Cavazzuti (1977, p. 36) continua achando que Marx no abandona completamente sua filosofia humanista. inevitvel que ele continue a ter uma concepo do homem e do universo e, portanto, uma viso ideolgica da realidade. O jesuta procura fugir desta contradio, alegando que, ainda que presente, tal viso perdeu seu status explicativo da histria real dos homens. Somente no final ele explicita para

25

Curiosamente, no consta da bibliografia de Andrs o livro de Chambre sobre o marxismo na Unio Sovitica. Alis, daquela tetralogia marxiana da Companhia de Jesus dos anos 1950, consta apenas os livros de Wetter, Der dialektische Materialismus, edio de 1958, e de Calvez, La pense de Karl Marx, em sua 1 edio.

358

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

quem se orientava sua reflexo, sugerindo uma operao de desideologizao das posies contrapostas (crist e marxista). Sua preocupao, pois, se refere quele atribulado dilogo que temos acompanhado:
necessrio que os cristos, por exemplo, purifiquem sua f de toda sedimentao ideolgica. E, de outro lado, indispensvel que os marxistas se perguntem at que ponto sua viso da realidade cientfica e no pr-formada. (...) Querendo ser realmente cientfico, o marxismo deve renunciar a definir a essncia mais profunda do homem e do mundo, sua destinao e seu fim ltimo (Cavazzuti, 1977, p. 75-76).

Em resumo, Cavazzuti v na interpretao do marxismo defendida por Althusser uma abertura de perspectivas no dilogo entre cristos e marxistas, na medida em que dissocia o socialismo cientfico da filosofia materialista. E, bem ao contrrio da tradio inaugurada nos anos 1940, no se consome em surpreender o inconsciente religioso recalcado no judeu Marx, mas definir uma plataforma comum a partir da qual marxistas e cristos pudessem bater um papo, sabedores de suas profundas diferenas e das efetivas possibilidades de acordo e ao conjunta.26 Outro ausente em corpo mas no em esprito naqueles dias agitados foi o pe. Pedro Dalle Nogare. Um dos fundadores do Ceas baiano, o pe. Pedro pertencia Provncia Vneto-Milanesa, da qual foi provincial nos anos 1950, antes de vir para o Brasil. Tambm doutor em Filosofia pela PUG e pela Universidade de Gnova, elaborou sua obra mais divulgada a partir das aulas de Filosofia ministradas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Ucsal. Trata-se de um sucesso editorial, tendo chegado 13 edio. Publicada originalmente em 1973, tem o estilo de seu autor: direto, sem falsas erudies nem meias palavras. No gasta muita tinta para afirmar que o marxismo tradicional (isto , de Marx) uma doutrina humanista, embora de um humanismo mutilado. Mas o marxismo como praxe, regime poltico, sempre se mostrou anti-humano (Dalle Nogare, 1985, p. 102). Ele tambm analisa os outros marxismos, nos quais se revela sua face antihumanista. Refere-se especificamente a Louis Althusser, para quem seria cair em flagrante contradio falar de um humanismo marxista ou socialista, j que

26

A tese de Cavazzuti pode ser consultada tambm atravs da srie de artigos (citados nas Referncias bibliogrficas) que ele publicou na Revista de Cultura Vozes, o que refora a larga circulao de suas ideias.

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

359

o socialismo seria um conceito cientfico, enquanto o humanismo estaria na esfera ideolgica. Considera que Althusser sustenta a tese escandalosa do antihumanismo terico de Marx (idem, p. 109). Neste aspecto, Dalle Nogare filia-se formulao de Calvez, numa aberta discordncia com Cavazzuti e os demais intrpretes humanistas do marxismo que propem uma cesura epistemolgica, at mesmo uma ruptura radical, entre o Marx jovem e o Marx adulto. No seu entendimento, haveria simplesmente uma mudana de perspectiva, motivada exatamente pelas reflexes filosficas de Marx jovem. (...) Bem longe de significar ruptura ou descontinuidade: h continuidade e at causalidade. Ousaramos at afirmar que se Marx no houvesse passado pela experincia dos Manuscritos econmico-filosficos de 1844 no se teria orientado para os estudos de economia, porque lhe teriam faltado motivao e impulso (ibidem, p. 113-114). Num artigo posterior s primeiras edies de seu livro (e estranhamente no incorporado a ele), Dalle Nogare voltaria ao debate empolgante em torno do humanismo cristo versus o humanismo marxista. E, apesar de ratificar a tese da continuidade entre o Marx da juventude e da maturidade, atenua sua postura, defendendo que, mesmo em se admitindo a procedncia de um corte epistemolgico, ainda assim isso no autorizaria falar em anti-humanismo, muito pelo contrrio. Ao abandonar um humanismo meramente terico por um outro, terico-prtico, Marx se tornaria num certo sentido mais humanista que antes. O antema aos regimes nascidos desta inspirao terica, contudo, so ampliados. O episdio da invaso do Afeganisto pela Unio Sovitica, em 1979, seria apenas mais uma confirmao de uma doutrina humanista que se torna desumana e opressiva quando transposta para a prtica. O professor de Antropologia faz questo de frisar que este anti-humanismo da prxis marxista no decorreria da aplicao da genuna doutrina mas de um flagrante desvio, cuja causa identificada na supervalorizao do partido nos regimes comunistas, supervalorizao introduzida por Lnin (Dalle Nogare, 1981, p. 62).27 No acidental o volume e a densidade da reflexo sobre o marxismo por parte dos padres do Ceas, fossem ou no integrantes do PaPo. O pe. Vaz sinalizava isso quando se contrapunha viso dos membros do Ceas de Salvador. O artigo que abriu esta leitura marxiana da entidade baiana pouco pretensioso, no era mais que notas para uma releitura de um artigo de Nell-Breuning foi

27

Como se v, Dalle Nogare no segue Calvez inteiramente, ao dissociar a doutrina marxista de sua concretizao histrica.

360

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

elaborado em 1970 pela equipe editorial dos Cadernos do Ceas em coautoria com o pe. Andrs (1970, p. 12-18), em seus derradeiros momentos no Ibrades.28 A presena de Marx nos Cadernos foi irregular at a Anistia, em 1979, quando teve incio um verdadeiro boom do alemo: entre os nmeros 64 (de novembro/ dezembro de 1979) e 100 (de novembro/dezembro de 1985) quase no h edio que no o traga de modo explcito, atravs de textos originais ou tradues. A revista publicou uma elucidativa exposio de motivos a esse respeito:
A nossa revista, ao publicar textos dos ou sobre os clssicos do marxismo, no tem apenas um interesse terico, mas tem sobretudo uma preocupao prtica. Eles interessam pelo fato de conterem ideias que, entre outras, concorrem a definir a orientao e os instrumentos de luta do movimento popular. Tambm porque nascem de uma preocupao que nos comum: no tanto a de conhecer a verdade da histria e da sociedade, mas a de transformar a realidade para que se torne mais humana. (...) Para que o pensamento de Marx possa ser compreendido corretamente e possa oferecer ensinamentos teis nas lutas do movimento popular, necessrio que cada escrito dele seja lido luz das experincias assimiladas pelo autor e, por fim, luz das particularidades da luta ou da polmica que o inspiraram (Ceas, 1982, p. 57, grifos nossos).

Se quisessem ser eruditos, os editores dos Cadernos poderiam ter adaptado a frmula inaciana Ad majorem Dei gloriam [Para a maior glria de Deus] ao contexto do capitalismo do sculo XX: Ad majorem Marx scientiam [Para o maior conhecimento de Marx]. Seu esforo de compreenso do marxismo partia da necessidade de no se separar a teoria da prxis, nem fazer dos clssicos um dogma, um texto sagrado, mas um ponto de referncia terico vlido na medida em que pode trazer luz sobre a prtica atual do movimento popular (Ceas, 1982, p. 58). Num encontro do PaPo do Nordeste, realizado em Joo Pessoa na mesma poca desta tomada de posio, pe. Cludio Perani,29 outro dos presentes ao acalorado debate de 1978, esboa um rpido

28

29

Com menos de 20 pginas, essa edio tem um valor histrico por marcar a estreia de Andrs no Ceas, ele que seu atual decano, com mais de 25 anos de compromisso com as classes populares... Oriundo da Provncia Vneta, o bergamasco Perani chegou Bahia como escolstico em 1962 e se ordenou dois anos depois. A partir de 1967, junto com outros jesutas, leigos e leigas, ajudou a fundar e consolidar o Ceas baiano, onde trabalhou at 1995, quando foi transferido para Manaus. L, criou e dirigiu por alguns anos o Servio de Ao, Reflexo e Educao Social (Sares), at a sua morte, em 8/08/2008. Para uma breve reflexo em torno da contribuio de Perani na caminhada da Igreja progressista brasileira, cf. Costa (2008).

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

361

histrico da assessoria do Ceas em quatro etapas, a saber: 1) cursos sobre a problemtica do desenvolvimento para intelectuais de nvel universitrio; 2) cursos com agentes de trabalho social popular (da cidade e do campo) sobre a realidade socioeconmica; 3) cursos e seminrios locais com agentes de pastoral e animadores e 4) visitas e acompanhamento de prticas locais (CEBs, movimentos, grupos de trabalhadores, associaes, oposies sindicais etc.). Ressaltando que, quela altura, o Ceas se encontrava nas duas ltimas fases, Perani (1982, p. 4) identifica os mestres dessa caminhada: o povo, com sua conscincia, viso poltica, resistncia e luta, sua f. E os leigos, tambm de orientao marxista, por sua viso mais concreta e cientfica. Com relao a essa contribuio cientfica da teoria marxista, Perani faz questo de explicitar que trata-se de considerar os elementos fundamentais de uma sociedade, isto , aqueles que, em grandes traos, caracterizam uma formao social e determinam em grande parte o seu funcionamento: os elementos estruturais (idem, p. 5, grifos no original). verdade que este fenmeno no foi exclusivo do Cias baiano, tendo ocorrido (em perspectivas e graus variados, evidentemente) em diversos outros centros de reflexo implantados pelos jesutas latino-americanos desde o final dos anos 1950. Suas publicaes so um excelente termmetro disso. Alm disso, seu impacto ultrapassou o crculo eclesistico (ainda que tenham cumprido a um papel notvel de divulgao de certo pensamento de esquerda), atingindo uma parcela considervel da intelectualidade acadmica e de setores de esquerda, que encontravam nelas um canal de interlocuo: Sntese foi na sua origem um projeto editorial da PUC-Rio, enquanto os Cadernos gozavam de ampla circulao, tendo alcanado, nos anos 1980, a cifra de quatro mil assinantes espalhados pelo Brasil e outros pases. H, contudo, que fazer uma diferenciao entre o Cias do centro (o Ibrades) e o nordestino (o Ceas), j que, neste ltimo, a aproximao entre o cristianismo e o marxismo no se circunscrevia ao plano da teoria, mas envolvia as relaes pessoais: o dilogo no era apenas com o marxismo mas, sobretudo, com os marxistas. Naquele ano-chave de 1979, os jesutas do Ceas destacavam a importncia dos leigos (e, dentre eles, os marxistas) na opo por uma prtica mais concreta e questionadora da ordem estabelecida: O critrio da indiferena, que coloca o absoluto somente em Deus, nos ajuda a descobrir a necessidade de reconhecer os condicionamentos ideolgicos da nossa f e da nossa prtica. Freud e, sobretudo, Marx podem ajudar como mestres da suspeita para descobrirmos isso. Praticamente, foram os leigos do Ceas que colaboraram para ns

362

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

fazermos essa caminhada.30 O depoimento concedido por Perani (2000, p. 89) anos depois lapidar:
Devo reconhecer a grande contribuio dos amigos marxistas que, introduzindo-me no campo da anlise marxista, me permitiram no somente aprimorar o conhecimento da realidade em que vivemos e o caminho da histria, mas tambm aprofundar minha interpretao do Evangelho e da prtica de Jesus, inspiradora da minha prtica hoje.

No Ibrades, por sua vez, apesar de tambm ocorrer este contato direto (seria praticamente impossvel evit-lo), o interesse maior estava na exegese do marxismo. Na ocasio da sua invaso, em 1970, havia inclusive uma grande divergncia, entre os generais envolvidos na operao, se o que havia ali era estudo do marxismo ou subverso real. Reflexivo ou subversivo, o certo que o Ceas, originalmente formado por um primeiro grupo de Jesutas que, aprofundando a Doutrina Social da Igreja, trabalhassem na pesquisa social e no processo de transformao da mentalidade predominante (burguesa e capitalista) num sentir, pensar e, consequentemente, agir, mais de acordo com tal Doutrina (Cueto, 2002), interpretou essa doutrina segundo parmetros nem sempre condizentes com o magistrio oficial. Sua caminhada pelas sendas do marxismo no foi, por conseguinte, isenta de percalos. Como era de se esperar, tal postura criou atritos com a hierarquia eclesistica. Apenas como ilustrao das tenses vivenciadas nestes tempos iniciais, vale a pena citar a carta que o arcebispo dom Avelar Brando Vilela enviou entidade em 1972 sobre os pontos a serem examinados e reexaminados no trabalho ento realizado:
4) O aproveitamento da anlise cientfica dos fatos caracterizada por uma ideologia no crist pode trazer muitos equvocos, sobretudo quando se quer fazer trabalho de base; 5) Estou pessoalmente convencido que o Padre Geral no ouviria bem a afirmao de que o CEAS no aceita a orientao oficial da Igreja.31

Diante da insinuao de que os jesutas baianos estariam descumprindo seu quarto voto (o de fidelidade especial ao papa), Cludio Perani, ento coordenador do Ceas, em correspondncia datada do mesmo dia, responde que no

30 31

Ceas Salvador (Encontro SJ). Campo, Salvador, mai. 1979, p. 4, grifo no original. Carta de dom Avelar Brando cardeal Vilela ao pe. Cludio Perani. Campo. Salvador, 29/10/1972.

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

363

inteno do Ceas no aceitar a orientao oficial da Igreja, apenas Toms [Cavazzuti] queria referir-se quela liberdade crtica afirmada na Octogesima Adveniens. A verdade que as opes tericas concretas amadureciam tanto atravs da reflexo individual, a partir dos Cias ou num ciclo de debates especfico dos membros do PaPo. Respondendo convocatria dirigida a todos os jesutas pelo p. geral, um grupo de trinta jesutas dos Cias latino-americanos reuniu-se em So Miguel (Argentina) em 1974 para refletir sobre a realidade do continente, os instrumentos cientficos mais adequados para seu entendimento e a funo da teologia no ordenamento da ao pastoral. Concludo o encontro, remetem aos provinciais e demais delegados Congregao Geral XXXII, que seria inaugurada no final daquele ano, uma srie de consideraes, na inteno de contribuir para uma melhor percepo dos problemas especficos do nosso continente que no so de fcil compreenso segundo a tica dos pases desenvolvidos.32 Vejamos como os padres latino-americanos encaram a utilizao do marxismo: Reivindicamos a necessidade de uma orientao das cincias sociais que permita, tambm com a ajuda da teoria e da metodologia marxista, uma crtica da ideologia dominante pela qual se mascara, ao povo, sua prpria situao de opresso, e se impede todo processo que conduza a sua autntica libertao (idem). Num Encontro Nacional do PaPo realizado anos depois na ilha de Itaparica, na Bahia de Todos os Santos, foram fixados os critrios e orientaes gerais para a vitalizao da dimenso social da Companhia de Jesus no Brasil. Vejamos as mais contundentes:
1.1. Que faamos uma opo de solidariedade com os oprimidos, pois, apesar da nossa boa vontade, estamos com os nossos Colgios e Universidades necessariamente mais ligados aos opressores, burguesia (...); 1.2. Que os nossos trabalhos e a nossa presena sejam com grupos que representam uma fora maior na luta por uma verdadeira mudana das estruturas (...); 1.5. Que o prprio Provincial seja uma pessoa comprometida com o social. E que o ecnomo no seja comprometido com uma viso capitalista do mundo; 1.6. Formao: a) Que haja, para todos os escolsticos, um estudo srio e positivo do marxismo, segundo as normas da Congregao dos Seminrios; b) Que as casas de formao se situem em bairros populares, porque deixar as nossas casas em ambiente social de alta classe prejudica qualquer engajamento com os operrios (...); 1.7. Que se possibilite,

32

A los PP. Provinciales y Delegados a la Congregacin General, de Latinoamerica. Campo. So Miguel, jul. 1974, p. 1, traduo minha.

364

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

para todos os jesutas, uma reciclagem que comportaria um estudo aprofundado do marxismo numa abordagem das cincias humanas (...); 1.9. Que as Provncias deem um apoio maior aos centros de reflexo e pesquisa (Ceas, Cedope, Ibrades), para que estes possam colaborar eficazmente com os trabalhos de base; (...) 2.5. Insistir para que todas as casas registrem os seus funcionrios e empregados, como Lei, e que se generalize a praxe, j adotada por diversas casas, de pagar o justo salrio e no s o mnimo (...); 3.6. Que, no perodo de formao, se ofeream possibilidades de ter experincias no mundo operrio. 3.6.1. No Noviciado, por exemplo, seja colocada uma experincia de vida operria, como trabalho direto por alguns meses (...). 3.6.2. No Magistrio, no se oferea s a experincia dos Colgios mas tambm a possibilidade de participar diretamente da vida operria com trabalho em fbrica ou em trabalhos com operrios.33

Por mais radical que parea tal programa, no se trata de sonhos de uma noite de vero de jesutas isolados numa aprazvel ilha do litoral baiano (as ilhas s vezes causam reaes desse tipo...), antes reflete um certo estado de esprito que se amplia para toda a Amrica Latina, pelo menos. De fato, dois anos depois, os representantes da Pastoral Popular de diversos pases do continente reunidos nas cercanias da capital peruana recomendavam aos seus respectivos provinciais, tendo como fonte inspiradora os recm-aprovados documentos de Puebla, que faam realizar periodicamente uma anlise das propriedades de nossas Provncias, de seu emprego de capital, das relaes de trabalho de nossas obras, para eliminar delas todo compromisso com qualquer forma de injustia. Os jesutas administradores de nossos bens demonstrem seu sentido de justia e sua carncia de esprito capitalista.34 No Encontro de Huachipa (Lima, Peru), de junho de 1979, cerca de trinta jesutas da Pastoral Popular de diversos pases de Amrica Latina propunham aos provinciais do continente que fomentem um estudo srio da possibilidade de utilizar elementos do mtodo de anlise marxista enquanto contradistintos da prxis poltica e da ideologia global marxista. Em especial: a) sua relao com a utopia e a ideologia marxista; b) sua relao com a opo preferencial pelos pobres e com a teologia e c) sua relao com as exigncias que se vo dando na

33

34

Comisso Nacional do Setor Social (CNAS). Encontro de Mar Grande. Campo. Salvador, 2122 fev. 1977, p. 1-3, grifo no original. Presente em diversas ordens religiosas com esta mesma denominao, cabe ao ecnomo a administrao financeira de uma Provncia. Propostas aos provinciais da Companhia de Jesus na Amrica Latina a partir dos Documentos de Puebla. Campo. Huachipa, 23/06/1979, p. 6.

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

365

prtica dos diversos grupos. E acresciam: Enquanto se obtm os resultados do estudo, se prope que no se proba o uso desta anlise; mais ainda, aproveite-se para verificar se a prtica crist dele contribui para esclarecer o problema que se estuda (idem, p. 9). Em relatrio elaborado sobre o seminrio promovido pela Companhia de Jesus mundial acerca do apostolado social (Roma, junho de 1980), um dos representantes brasileiros, o pe. Martinho Lenz, revelava que um assunto quente na Companhia hoje tambm o uso da anlise marxista, sobretudo no contexto latino-americano. No passara um ano ainda da vitria da Revoluo Sandinista na Nicargua, em julho de 1979, da qual os jesutas participavam ativamente (ocupando, inclusive, cargos ministeriais), da porque o p. geral mandou realizar um estudo exaustivo sobre o assunto, encarregando o pe. Calvez (1979) de elaborar o dossi-sntese de uma enquete respondida por mais de 60 jesutas especialistas a partir da seguinte questo: Um cristo pode ou no pode usar o mtodo de anlise marxista?. O corpo da Companhia teria que se posicionar...
Referncias bibliogrficas ANDRS MATO, Manuel. El hombre en Karl Marx y en el actual materialismo dialctico. Tese de Doutorado, Filosofia, Pontifcia Universidade Gregoriana, 1969. ______ et al. Notas para uma releitura do artigo de Nell-Breuning em contexto latinoamericano. Cadernos do Ceas. Salvador: Ceas, n. 7, jun. 1970, p. 12-18. VILA, Fernando Bastos de. Neocapitalismo, socialismo, solidarismo. 2 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1963. ______. Pequena enciclopedia de moral e civismo. 3 ed. Rio de Janeiro: Fename, 1978. ______. A alma de um padre: testemunho de uma vida. Bauru: Edusc; Rio de Janeiro: ABL, 2005. BEOZZO, Jos Oscar. A Igreja do Brasil: de Joo XXIII a Joo Paulo II, de Medelln a Santo Domingo. Petrpolis: Vozes, 1993. BIGO, Pierre. Marxismo e humanismo: introduo obra econmica de Karl Marx. Trad. de Ubiratan de Macedo. So Paulo: Herder, 1966. CALVEZ, Jean-Yves. O pensamento de Karl Marx. 2 volumes. Trad. de Agostinho Veloso. Porto: Tavares Martins, 1959. ______ (coord.). Consultatio de analisi marxistica. ASJS. Caixa Marxist analysis. Roma: Secretariado de Justia Social, 1979. ______. Marxismo. In: ONEILL, Charles E. e DOMINGUEZ, Joaqun M. (org.). Diccionario histrico de la Compaa de Jess. Tomo II. Roma: IHSI; Madri: UPC, 2001, p. 1457-9.

366

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

CAMPOS, Fernando Arruda. Tomismo e neotomismo no Brasil. So Paulo: Grijalbo, 1968. CAVAZZUTI, Toms. Marxismo, estruturalismo e humanismo: a antropologia marxista e os fundamentos tericos do marxismo na controvrsia suscitada por Louis Althusser. Tese de Doutorado, Filosofia, Pontifcia Universidade Gregoriana, 1977a. ______. A epistemologia de Louis Althusser. Revista de Cultura Vozes (separata). Petrpolis: Vozes, vol. 71, n. 5, jun.-jul. 1977b, p. 403-413. ______. O pensamento cientfico de Marx. Revista de Cultura Vozes (separata). Petrpolis: Vozes, vol. 71, n. 6, ago. 1977c p. 481-492. ______. Uma desideologizao do marxismo? Revista de Cultura Vozes (separata). Petrpolis: Vozes, vol. 71, n. 7, set. 1977d, p. 589-596. CEAS. A teoria e as exigncias da prtica (introduo). Cadernos do Ceas. Salvador: Ceas, n. 77, jan.-fev. 1982, p. 57. CHAMBRE, Henri. El marxismo en la Unin Sovietica: ideologa e instituciones su evolucin desde 1917 a nuestros dias. Trad. de Gonzalez Casanova. Madri: Tecnos, 1960. ______. Cristianismo y comunismo. Andorra: Casal i Vall, 1961. ______. De Marx a Mao-Ts Tung: introduo crtica ao marxismo-leninismo. So Paulo: Duas Cidades, 1963. COSTA, Iraneidson Santos. Que PaPo esse? Intelectuais religiosos e classes exploradas no Brasil (1974-1985). Tese de Doutorado, Histria, Universidade Federal da Bahia, 2007. ______. As classes populares, mestres da caminhada do padre Cludio Perani. Cadernos IHU. So Leopoldo: IHU/Unisinos, 2008, p. 1-5. CUETO, Jos Manuel Ruiz y Snchez de. Razes de uma misso: dados para uma histria da Provncia da Bahia da Companhia de Jesus. Salvador: Provncia da Bahia, 2002. CZERNY, Michael. El apostolado social en el siglo XX. Rio de Janeiro: CPAL, s.d. Disponvel em: www.cpalsj.org.br. Acesso em: 2/12/2002. DALLE NOGARE, Pedro. O marxismo um humanismo? Sntese Poltica, Econmica e Social Nova fase. Rio de Janeiro: Cias Joo XXIII, n. 23, set.-dez. 1981, p. 62. ______. Humanismos e anti-humanismos: introduo antropologia filosfica. 10 ed. Petrpolis: Vozes, 1985. DRUMMOND, Lewis. Stanislas Du Lac: jesuit educationist and social worker (1835-1909). In: The catholic encyclopedia. Nova York: Robert Appleton, vol. 8, 1910. Disponvel em: www.newadvent.org. Acesso em: 30/08/2008.

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

367

FRANCA, Leonel. Noes de histria da philosophia. 2 ed. Rio de Janeiro: Drummond, 1921. GONALVES, Paulo Srgio L. e BOMBONATTO, V. I. (org.). Conclio Vaticano II: anlise e prospectivas. So Paulo: Paulinas, 2004. KADT, Emanuel de. Catlicos radicais no Brasil. Trad. de Maria Valentina Rezende e Maria Valria Rezende. Joo Pessoa: UFPB; Braslia: Inep, 2003. LACOUTURE, Jean. Os jesutas, volume II: O regresso. Trad. de Ana Moura. Lisboa: Estampa, 1993. LIMA, Luiz Gonzaga de Souza. Evoluo poltica dos catlicos e da Igreja no Brasil: hipteses para uma interpretao. Petrpolis: Vozes, 1979. LWY, Michael. A guerra dos deuses: religio e poltica na Amrica Latina. Trad. de Vera Joscelyne. Petrpolis: Vozes; Rio de Janeiro: LPP/UERJ; Buenos Aires: Clacso, 2000. ONEILL, Charles E. e DOMINGUEZ, Joaqun M. (org.). Diccionario histrico de la Compaa de Jess. 4 tomos. Roma: Institutum Historicum Societatis Iesu; Madri: Universidad Pontificia Comillas, 2001. PERANI, Cludio. A prtica intelectual e social dos nossos centros sociais a partir da tica dos pobres (Decreto 4) (apontamentos). Campo, Joo Pessoa, fev. 1982, p. 4. ______. CEAS: saudoso e saudvel. Cadernos do Ceas. Salvador: Ceas, n. 185, jan.-fev. 2000, p. 89. PERINE, Marcelo. Pe. Vaz e o dilogo com a modernidade (entrevista). IHU on line. So Leopoldo: IHU/Unisinos, n. 197, set. 2006, p. 9. SANTOS, Francisco de Arajo. Por que Maritain? Veritas. Porto Alegre: Pontifcia Universidade Catlica, n. 133, mar. 1989, p. 23-45. SCHLESINGER, Hugo e PORTO, Humberto. Lderes religiosos da humanidade. 2 tomos. So Paulo: Paulinas, 1986. SOUZA, Herbert Jos de (org.). Cristianismo hoje. Rio de Janeiro: UNE, 1962. VAZ, Henrique Cludio de Lima. Anlise. Sntese Poltica, Econmica e Social. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Polticos e Sociais (Ieps), n. 1, jan.-mar. 1959a, p. 80-88. ______. Marxismo e filosofia. Partes I e II. Sntese Poltica, Econmica e Social. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Polticos e Sociais (Ieps), n. 1, jan.-mar. 1959b, p. 29-44. ______. Marxismo e filosofia. Parte III. Sntese Poltica, Econmica e Social. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Polticos e Sociais (Ieps), n. 2, abr.-jun. 1959c, p. 46-64.

368

Iraneidson Santos Costa / Revista de Histria 162 (1 semestre de 2010), 335-368

______. Marxismo e filosofia. Partes IV e V. Sntese Poltica, Econmica e Social. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Polticos e Sociais (Ieps), n. 3, jul.-set. 1959d, p. 48-68. ______. Cristianismo e conscincia histrica. So Paulo: Escolas Salesianas, 1963. ______. Depoimento, 1976a. Disponvel em: www.padrevaz.hpg.ig.com.br. Acesso em: 28/03/2006. ______. Meu depoimento. In: LADUSNS, Stanislaus (org.). Rumos da filosofia atual no Brasil em autorretratos. So Paulo: Loyola, 1976b, p. 297-311. ______. Humanismo e anti-humanismo em face do ensinamento social da Igreja. So Lus: Cadernos de Formao e Cultura. So Paulo: FESL; FFNSM, n. 22, jun. 1977, p. 13-25. ______. Cristianismo e utopia (Anexo V). In: Idem. Escritos de filosofia: problemas de fronteira. So Paulo: Loyola, 1986, p. 291-302. VILLAA,Antnio Carlos. O pensamento catlico no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. WETTER, Gustav Andreas. El materialismo dialectico: su historia y su sistema en la Union Sovietica. Trad. de Eloy Terrn. 5 ed. Madri: Tauris, 1963. Recebido: abril/2009 Aprovado: setembro/2009.

You might also like