You are on page 1of 12

ANAXMENES SUSTENTA IDIA DE QUE H UMA MATRIA BSICA, MAS A V NA SUBSTNCIA ESPECFICA DO AR. Pg.

O Porqu da coruja
A conhecida como coruja da filosofia escolhida como smbolo de destaque no logo do jornal - possui o nome de Ave de Minerva e simboliza a sabedoria. Quando a imagem de algum deus aparecia com uma coruja ao lado, este era apresentado como um sbio. Ela considerada como smbolo da sabedoria porque possui uma alta capacidade de ver no escuro, como se a mesma conseguisse ver o que os outros no vem. Tem uma capacidade de ver uma quantidade de luz cem vezes a mais que ns seres humanos. Alm disso, ela possui uma cabea que capaz de girar at 180 graus, assim possibilitando que ela veja tudo sua volta. Ela gira a cabea quase por completo, olhando para todos os lados, e o que faz a filosofia. Dentre vrias caractersticas que podem ser consideradas semelhantes entre a coruja e a filosofia esto: A coruja v na escurido, o sbio tambm v coisas que os ignorantes no vem; ela ligada a Athena, deusa grega da sabedoria; a filosofia estuda o conhecimento, se Athena a deusa da

sabedoria, e sendo a coruja smbolo de Athena, ento, a coruja foi usada para significar a Filosofia.

BREVE HISTRIA DA FILOSOFIA filosofia tem uma histria de mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grcia Antiga que essa cincia surgiu e tomou as primeiras propores. Embora vivessem em cidades-naes distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade nica de lngua, religio e cultura, que foi responsvel pelo grande avano da cincia na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsvel pelo avano de diversas reas do conhecimento, como artes, literatura, msica e filosofia.

A filosofia grega pode ser dividida em trs fases: perodo pr-socrtico, socrtico e helenstico. No perodo prsocrtico, a filosofia foi utilizada para

Jornal abc da Filosofia

Pgina 2

explicar a origem do mundo e das coisas ao redor. Os pr-socrticos buscavam um princpio que deveria estar presente em todos os momentos da existncia de tudo. Os principais filsofos dessa fase foram: Tales de Mileto, Herclito, Anaximandro, Xenfanes e Parmnides. O perodo socrtico foi caracterizado pela mudana em relao ao objeto de estudo da filosofia, passando da metafsica para o homem em si. Esse carter antropolgico se deu atravs dos trs principais filsofos gregos: Scrates, Plato e Aristteles. O perodo helenstico compreende desde o final do Sculo III a.C at o Sc. II d.C. Essa fase foi marcada pela associao da viso crist filosofia, passando a crer mais em solues individuais que coletivas. Entre os filsofos deste perodo, podemos citar: Marco Aurlio, Sneca, Epteto, Lucano, Pirro de Elis, Antstenes, Digenes de Snope, entre outros.

e morreu, sendo geralmente apontadas dentre o sculo V a.C. Suas idias, em geral, foram mais duradouras que as dos seus antecessores. Ele sustenta que h uma matria bsica, mas a v na substncia especfica do ar. Segundo ele, o ar a substncia fundamental da natureza, uma vez que incorpreo e se encontra em toda a parte.

ANAXMENES SUSTENTA IDIA DE QUE H UMA MATRIA BSICA, MAS A V NA SUBSTNCIA ESPECFICA DO AR.
Aparentemente nada se sabe de definitivo sobre as datas em que nasceu

Considerava que medida que a densidade do ar mudava, o mesmo compunha todas as coisas, ou seja, quando rarefeito o ar se tornava fogo, quando mais denso transformava em vento e em gua, terra e pedra, sucessivamente. Assim o ar a substncia de que feita a alma, e assim como nos mantm vivos, mantm o mundo. Anaxmenes de Mileto achava que a Terra, o Sol, a Lua e os demais corpos celestes eram planos e flutuavam no ar. Alm disso, para ele, todos os corpos celestes haviam se originado da Terra e se moviam em torno dela. Infelizmente, o que se sabe desse e de outros filsofos prsocrticos muito incompleto, pois suas obras se perderam, delas restando, em alguns casos, fragmentos ou citaes.

Jornal abc da Filosofia

Pgina 3

TALES E A QUESTO DA GUA


Tales considerado o primeiro filsofo e que para ele a arch (princpio originador de todas as coisas) seria a gua. Tales observou que os campos ficavam fecundos aps serem inundados pelo Nilo. Tales ento viu que o calor necessita de gua, que o morto resseca, que a natureza mida, que os germens so midos, que os alimentos contm seiva, e concluiu que o princpio de tudo era a gua. preciso observar que Tales no considerava a arch gua como nosso pensamento de gua lquida, e sim, na gua em todos os seus estados fsicos. Tudo, ento, seria a alterao dos diferentes graus desta.

Os sofistas sistematizaram e transmitiram uma srie de conhecimentos estudas at os dias de hoje, dominavam tcnicas avanadas de discurso e atraiam muitos aprendizes. Eles no ensinavam em um determinado local, eram conferencistas itinerantes, viajando constantemente. Os sofistas ensinavam por meio de uma designao geral de filosofia que compreendia uma srie de conhecimentos no abordados pela escola regular, como: fsica, geometria, medicina, astronomia, retrica, artes e a filosofia em si.

SOFISTAS

a histria do pensamento grego houve uma fase muito particular que foi extremamente importante, mas de durao relativamente curta: o perodo dos sofistas. Esse perodo compreendeu os sculos IV e V a.C. e envolveu poucos, porm grandes intelectuais, pensadores e cientistas, dentre eles: Demcrito, Protgoras, Grgias e Hipas.

Antes de mais nada, os sofistas se preocupavam em manejar minuciosamente as tcnicas de discurso, a tal ponto que o interlocutor se convencesse rapidamente daquilo que estavam discursando. Para eles no

Jornal abc da Filosofia

Pgina 4

interessava se o que estavam falando era verdadeiro, pois o essencial era conquistar a adeso do pblico ouvinte. Contrapondo-se maiutica de Scrates, a retrica dos sofistas no se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos, dos princpios ticos ou dos sentimentos, ao contrrio, a retrica busca inculcar no ouvinte ideologias que sejam aproveitveis para manipulao do povo. Entre as maiores divergncias entre o pensamento dos sofistas e o de Scrates destaca-se o fato de os sofistas cobrarem por suas lies preos bastante elevados, enquanto Scrates lecionava muito mais por paixo do que por uma compensao financeira. Porm cabe ressaltar que naquela poca os sofistas eram os nicos capazes de desenvolver uma cultura geral aprofundada e ao mesmo tempo formar oradores eficazes. A filosofia de vida dos sofistas adotava uma viso de mundo extremamente egosta e utilitria diante dos problemas da atividade prtica, por isso foi que Scrates se levantou fortemente contra esta doutrina. Em resumo, os sofistas eram considerados mestres da oratria, que cobravam um alto preo dos cidado para aplicao e ensino de suas habilidades de discurso, que para os gregos eram fundamentais para a poltica. Os sofistas defendiam que a verdade surgia por meio do consenso entre os homens.

Jornal abc da Filosofia

Pgina 5

OS QUATRO ELEMENTOS
Nos primrdios da filosofia os gregos se dedicavam a anlises da natureza e dos processos naturais, por este motivo, so conhecidos como filsofos da natureza. Duvida antiga do ser humano, expressada pela mxima de onde viemos, para onde vamos?. Qual de ns nunca se indagou sobre isso? Seja atravs da religio, seitas, a humanidade independente de raa ou etnia, sempre foi uma ulucubrao perene do homem. O conceito, muito popular hoje, que o universo surgiu do nada, no compartilhado pelos gregos antigos. A sociedade grega sempre concebeu a idia de existiu algo primordial. Os gregos antigos observavam as transformaes na natureza e analisavam como estas transformaes eram possveis. Os principais filsofos tinham uma coisa em comum: eles acreditavam que determinada substancia bsica estava por traz de todas essas transformaes. Cada filsofo tinha uma maneira diferente de pensar, ou seja, eles tinham opinies diferentes sobre qual seria to primordial substancia base de todas as coisas. Em Mileto uma antiga cidade da sia Menor, no sul da Jnia, situada junto foz do rio Meandro, haviam trs filsofos que sustentavam essa idia, claro que cada um com sua teoria.

Um era Tales de Mileto (622-547 a.C.), que foi o primeiro filosofo ocidental que se tem noticia. Em sua obra Metafsica, Aristteles nos conta: Tales diz que o princpio de todas as coisas a gua, sendo talvez levado a formar essa opinio por ter observado que o alimento de todas as coisas mido e que o prprio calor gerado e alimentado pela umidade. Ora, aquilo de que se originam todas as coisas o princpio delas. Da lhe veio essa opinio, e tambm a de que as sementes de todas as coisas so naturalmente midas e de ter origem na gua a natureza das coisas midas. O que ele queria dizer que Tales acreditava que tudo provinha da gua, ou seja, a gua era essa to primordial substancia base de tudo. Outro filsofo era Anaximandro. Ele dizia que no s o nosso mundo, mas muitos os outros teriam vindo de alguma coisa e se dissolveriam nessa alguma coisa, que ele afirmava ser o infinito. Ao contrario de Tales, Anaximandro no imaginou uma substancia determinada. Ele dizia que aquilo do qual todo surge deveria ser algo completamente diferente do que fosse criado. E com tudo que criado tambm finito, o que est antes e depois desse finito tem de ser infinito. claro que, nesse sentido, a substancia bsica no podia ser algo to trivial quanto a gua. Um terceiro filsofo foi Anaxmenes (588-524 a.C.). Para ele, o ar era essa tal substancia primordial que deu origem a

Jornal abc da Filosofia

Pgina 6

todas as coisas. claro que Anaxmenes conhecia a teoria de Tales sobre a gua. Para Anaxmenes, a gua era o ar comprimido. Podemos observar que, quando chove, o ar se comprime ate virar gua. Anaxmenes achava que se a gua fosse ainda mais comprimida ela se transformaria em terra e a areia. Para ele, fogo era o ar rarefeito. Na viso de Anaxmenes, portanto, gua, terra e fogo surgiam do ar. Aps algum tempo da vivencia desses filsofos, por volta do ano de 492 a. C., na cidade de Agrigento, nasceu Empdocles, um homem que certamente possua muitas virtudes: foi mdico, dramaturgo, poltico, poeta e filsofo. Com uma escrita que visava encantar e convencer emocionalmente, Empdocles expressou em belos versos o seu modo de pensar bem como seu conhecimento sobre a natureza e sobre religio. Retomando as discusses dos primeiros filsofos, Empdocles concordava que a Natureza possua uma s origem, mas inovou ao pensar essa origem no apenas derivada de um princpio nico, mas sim composta de quatro razes fundamentais: terra, fogo, ar e gua. Segundo Empdocles, era a partir da reunio e separao desses elementos que todas as coisas surgiam. O DEVIR ou movimento e transformao, gerao e corrupo das coisas,

surgimento e desaparecimento delas, devem-se mistura desses elementos distribudos em vrias propores. O que caracterizava cada ser era a predominncia de um ou outro destes elementos, sendo que um nunca se transforma no outro, mas somente se distribuem diferentemente nos seres. No entanto, mesmo considerando os quatro elementos fundamentais que sempre permanecem em todas as transformaes, a causa que provocava a reunio ou separao destes elementos era extrnseca a eles: conforme Empdocles, o Amor e o dio so os dois elementos universais que proporcionam o
movimento de reunio e separao das substncias. Empdocles deve ter percebido que amor e dio aproximam e afastam os seres humanos e por isso elevou-os categoria de foras antagnicas csmicas capazes de realizar o processo de atrao e repulso. Para nosso filsofo, os opostos no se atraem, mas pelo contrrio, o semelhante atrai o semelhante e o dessemelhante repulsa. E esse movimento considerado

Jornal abc da Filosofia

Pgina 7

eterno, um ciclo constante no qual quando prevalece a harmonia porque o Amor est atuando. Quando a desarmonia ou desequilbrio que prevalece (seja na poltica, na sade, no emocional etc.) porque o dio est atuando. Com essa viso, Empdocles inaugura a forma pluralista de pensar a Natureza. Isso quer dizer que vrios elementos so os constituintes da realidade, no apenas um, como pensavam os primeiros filsofos. At ai, como podemos ver, cada filosofo tinha uma maneira de pensar a respeito dessa substancia bsica da qual tudo foi criado. Isso logico muda com Democrito e a teoria atmica. Mas isso historia pra outra reportagem.

Parmnides e o ser
Parmnides afirmava que tudo era um, que no havia nenhuma transformao verdadeira no mundo, nenhuma mudana, logo no havia movimento e nem liberdade. Para ele a verdadeira realidade era eterna, una e imutvel. isso nos soa estranho, absurdo at. Pois vemos inmeras mudanas na realidade e uma enorme multiplicidade. Como Parmnides poderia afirmar que ela era uma e imutvel? Se Parmnides era um grande pensador, por que afirmou tais coisas? Ele pensava assim por que: os gregos tinham uma viso de mundo um pouco diferente da nossa. Para eles o mundo sempre existiu. No foi criado. Muito

menos criado do nada como crem os cristos. E tambm Parmnides viveu na poca em que a filosofia estava comeando a se desenvolver. O otimismo era grande e a crena na razo quase absurda. A matemtica tinha recebido contribuies importantes de Tales e Pitgoras e a matemtica fascinava, colocava-se um problema e ele tinha uma nica soluo correta, vlida universalmente. Agora podemos entender o que Parmnides queria nos dizer. Os filsofos da natureza procuravam um elemento que fosse a origem de todas as coisas. Um elemento a partir do qual tudo havia se transformado. Mas como poderia uma substncia transformar-se de repente e tornar-se uma coisa completamente diferente? Plato e Aristteles vo tentar resolver esse problema tambm. As teses de Parmnides podem ser resumidas nessas duas teses: 1) O que , , e no pode no ser; o que no , no , e no pode ser. 2) O que , pode ser pensado ou conhecido, expresso ou realmente nomeado; o que no , no o pode. Da extramos suas concluses cobre o um: Se o ser , ento ele uno, porque se no fosse haveria outro ser, mas alm do ser s h o no ser e o no ser no e no pode ser conhecido. O ser tambm imutvel, porque se

Jornal abc da Filosofia

Pgina 8

no fosse ele poderia mudar e a nica coisa para a qual ele poderia mudar seria o no ser, mas o no ser no e no pode ser conhecido. O ser tambm eterno porque o tempo tambm um tipo de mudana e j vimos que ele imutvel.

A realidade dos sentidos mltipla, mutvel e temporal, mas somente o pensamento nos revela a verdadeira realidade que una, eterna e imutvel. Temos aqui se no o primeiro, um dos primeiros sistemas metafsicos (uma teoria sobre a estrutura da realidade, sobre o todo, sobre o ser). Se ela soa estranha ou absurda para alguns me permita lembrar que Einstein, tido como um dos maiores gnios de todos os tempos defende uma idia de universo semelhante de Parmnides. Popper, filsofo da cincia britnico, o chamou de Parmnides certa vez durante uma discusso e Einstein disse que o universo que concebia era semelhante ao de Parmnides mesmo.

UMA BREVE PESQUISA SOBRE A VIDA E OBRA DE PITGORAS. "Prestem ateno: num tringulo retngulo, o quadrado da hipotenusa igual soma dos quadrados dos catetos. Ou seja: a2=b2+c2. Est claro?" O professor larga o giz e se volta para a classe: "pois este o enunciado do teorema de Pitgoras. Vamos passar agora demonstrao". Enquanto o professor se vira de novo para o quadro negro, alguns alunos se entreolham: "E quem foi esse Pitgoras?" Um grego - o nome no engana ningum. Um matemtico - bvio, caso contrrio no faria teoremas. Um gnio - claro, seno quem no se preocuparia com ele e seus teoremas 25 sculos aps sua morte? Um astrnomo - bem, v l, astronomia e matemtica sempre andaram juntas. Mas Pitgoras foi mais que isso: conhecia tambm msica, moral, filosofia, geografia e medicina. Pitgoras viveu h 2500 anos e no deixou obras escritas. O que se sabe de sua biografia e de suas idias uma mistura de lenda e histria real. A lenda comea antes mesmo de Pitgoras nascer: por volta de 580 a.C., a sacerdotisa do deus Apolo disse a um casal que vivia na ilha de Samos, no mar Egeu: "Tereis um filho de grande beleza e extraordinria inteligncia; ser um dos homens mais sbios de todos os tempos." No mesmo ano, o casal teve um filho. Era Pitgoras.

Jornal abc da Filosofia

Pgina 9

Lenda ou no lenda, a inteligncia do jovem Pitgoras assombrava os doutos das melhores escolas de Samos: no conseguiam responder as perguntas do moo de 16 anos. Nessas condies, s havia uma coisa a fazer: despach-lo a Mileto, para que estudasse com Tales o maior sbio da poca, provavelmente o primeiro grego a se dedicar cientificamente aos nmeros. Adulto, Pitgoras resolveu ampliar seus interesses. E comeou a somar, alm dos nmeros, idias sobre a cincia e a religio de outros povos. Acreditando que era preciso ver para crer, arrumou as malas e disse "at logo" a seus patrcios: foi Sria, depois Arbia, Caldia, Prsia, ndia e, como ltima escala, ao Egito, onde passou mais de 20 anos e se fez at sacerdote para melhor conhecer os mistrios da religio egpcia. Dizem que quando Cambises conquistou o Egito, Pitgoras foi levado em cativeiro para a Babilnia. Curioso como era, o grego aproveitou a chance para descobrir em que p andavam as cincias naquele pas. Muito tempo tinha passado e Pitgoras j dobrava a curva dos 50. Seu desejo era voltar a Samos e abrir uma escola. Mas Samos tinha mudado e o ditador Polcrates, que governava a ilha, no queria saber nem de escolas nem de templos. A Pitgoras seguiu adiante, a Crotona, no sul da Itlia, onde as melhores famlias da cidade lhe confiaram prazerosamente a educao de seus filhos. E Pitgoras pde, por fim, fundar sua escola, onde passou a

ensinar aritmtica, geometria, msica e astronomia. E, permeando essas disciplinas, aulas de religio e moral. Mais que uma escola, Pitgoras conseguira criar uma comunidade religiosa, filosfica e poltica. Os alunos que formava saam para ocupar altos cargos do governo local; cientes de sua sabedoria torciam o nariz antes as massas ignorantes e apoiavam o partido aristocrtico. Resultado: as massas retrucaram pela violncia e - segundo dizem uns - incendiaram a escola, prenderam o professor e o mataram. Outros so mais otimistas: contam que Pitgoras foi s exilado para Metaponto, mais ao norte, na Lucnia, onde morreu, esquecido mas em paz, com mais de 80 anos de idade. "Tudo so nmeros" Pitgoras imaginava os nmeros como pontos, que determinam formas. E o Universo, o que , seno um conjunto de tomos, cuja disposio d forma matria? De qualquer modo, Pitgoras no se contentava em dizer frases; demonstrou que era necessrio provar e verificar geometricamente um enunciado matemtico, ou seja, express-lo como teorema. E formulou vrios, alm daquele mais conhecido. Por exemplo: a soma dos ngulos internos de um tringulo igual a soma de dois ngulos retos (a+b+c=180); a superfcie de um quadrado igual a multiplicao de um lado por si mesmo. Donde a expresso "elevar ao quadrado": 2x2=22; o volume de um

Jornal abc da Filosofia

Pgina 10

cubo igual sua aresta multiplicada trs vezes por si mesma: 2x2x2=23, o que originou a expresso "elevar ao cubo". Pitgoras tambm mostrou que msica e matemtica so parentes: o comprimento e a tenso das cordas de uma lira, por exemplo, podem ser convertidos em expresses matemticas. O gnio de Samos era um homem religioso, acreditava na transmigrao da alma: quando um homem morre, sua alma passa para outro ou para um animal. S pela vida "pura" a alma poderia libertar-se do corpo e viver no cu. E vida pura significava, para Pitgoras, austeridade, coragem, piedade, obedincia, lealdade. Dizia a seus alunos: "Honra os deuses sobre todas as coisas. Honra teu pai e tua me. Acostuma-te a dominar a fome, o sono, a preguia e a clera". Mas acreditava igualmente numa srie de supersties: no comer carne por causa da reencarnao, no comer favas, no atiar o fogo com ferro, no erguer algo cado do cho.

Melhor meio de purificar a alma, ensinava Pitgoras, era a msica. O Universo - afirmava - era uma escala, ou um nmero musical, cuja prpria existncia se devia sua harmonia. Como astrnomo, seu principal mrito foi conceber o Universo em movimento. Como terico de medicina, achava que o corpo humano era constitudo basicamente por uma harmonia: homem doente era sinal de harmonia rompida. Como filsofo, deu origem a uma corrente que se desenvolveu durante os sculos seguintes, inspirando - entre os principais pensadores gregos - inclusive o famoso Plato.

Jornal abc da Filosofia

Pgina 11

S sei que nada sei


Para Scrates, sbio aquele que reconhece os limites da prpria ignorncia. Por isso, raramente encontramos pessoas sbias, pois vivemos em um mundo que todos pensam que sabem tudo e enxergam a ignorncia como burrice. Mas burrice quando estamos fechados e cegos a um determinado conhecimento, assim no o questionamos e logo nos encontramos presos a algo que "achamos" saber.

You might also like