You are on page 1of 20

Nas questes a seguir, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando.

Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: CF = Constituio Federal de 1988; CNJ = Conselho Nacional de Justia; CP = Cdigo Penal; CPI = comisso parlamentar de inqurito; CPP = Cdigo de Processo Penal; CTN = Cdigo Tributrio Nacional; DF = Distrito Federal; ICMS = imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao; ITBI = imposto sobre a transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica; MP = Ministrio Pblico; PNMA = Poltica Nacional do Meio Ambiente; SISNAMA = Sistema Nacional do Meio Ambiente; SNUC = Sistema Nacional de Unidades de Conservao; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; SUS = Sistema nico de Sade; TCU = Tribunal de Contas da Unio; TJRN = Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Norte.

PROVA ESCRITA OBJETIVA


QUESTO 1 QUESTO 3

No que diz respeito ao sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, assinale a opo correta. A A ao declaratria de constitucionalidade foi inserida no direito constitucional brasileiro por meio da promulgao da CF. B A legitimidade ativa para a ao declaratria interventiva, em face de violao dos princpios constitucionais sensveis, exclusiva do procurador-geral da Repblica. C Os legitimados passivos da ao direta de inconstitucionalidade e da ao declaratria de constitucionalidade so os mesmos. D A arguio de descumprimento de preceito fundamental no se presta a controle de constitucionalidade de normas infralegais, visto que, nesse caso, se trata de ilegalidade e no de inconstitucionalidade. E A arguio de descumprimento de preceito fundamental tem precedncia sobre qualquer outro meio de controle de constitucionalidade cabvel e apto a sanar a leso a preceito fundamental.
QUESTO 2

Assinale a opo correta com relao ao que dispe a CF acerca do MP. A B C D E O MP, apesar de dotado de autonomia financeira, no obrigado a elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. Segundo a CF, o MP brasileiro compreende apenas o MP Federal e o MP dos estados e do DF. Entre as garantias concedidas aos membros do MP est a estabilidade aps trs anos de efetivo exerccio. funo institucional do MP defender judicialmente os direitos e os interesses das populaes carentes. Quando um membro do MP se aposenta, vedado a ele advogar no juzo ou tribunal em que atuava, antes de que hajam transcorrido trs anos da aposentadoria.

QUESTO 4

O Conselho Nacional do Ministrio Pblico A B C D E pode avocar processos disciplinares em curso nos MPs. no tem poderes para determinar a remoo de membro do MP. tem poderes para demitir membro do MP. composto de quatorze membros, entre os quais cinco membros dos MPs dos estados, cada um representando uma regio da Federao. deve ser presidido por seu conselheiro mais antigo.

Acerca do constitucionalismo, assinale a opo incorreta. A A origem do constitucionalismo remonta antiguidade clssica, especificamente ao povo hebreu, do qual partiram as primeiras manifestaes desse movimento constitucional em busca de uma organizao poltica fundada na limitao do poder absoluto. B O neoconstitucionalismo caracterizado por um conjunto de transformaes no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalncia do positivismo jurdico, com a clara separao entre direito e valores substantivos, como tica, moral e justia. C O constitucionalismo moderno representa uma tcnica especfica de limitao do poder com fins garantidores. D O neoconstitucionalismo caracteriza-se pela mudana de paradigma, de Estado Legislativo de Direito para Estado Constitucional de Direito, em que a Constituio passa a ocupar o centro de todo o sistema jurdico. E As constituies do ps-guerra promoveram inovaes por meio da incorporao explcita, em seus textos, de anseios polticos, como a reduo de desigualdades sociais, e de valores como a promoo da dignidade humana e dos direitos fundamentais.
UnB/CESPE MP/RN

QUESTO 5

Com relao ao CNJ, assinale a opo correta. A B C D Os membros do CNJ so julgados por crime de responsabilidade no STF. O CNJ rgo integrante do Poder Judicirio. Compete ao CNJ exercer o controle externo da atividade policial. O CNJ poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros de seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos rgos do Poder Judicirio e s administraes pblicas direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder a sua reviso ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. Cabe ao presidente do CNJ receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio, at mesmo contra seus servios auxiliares, serventias e rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos tribunais, podendo, aps aprovao da maioria dos conselheiros, promover a ao penal contra os responsveis.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 6

Texto para as questes 9 e 10 De navio petroleiro que transitava pela costa brasileira, em razo de seu pssimo estado de conservao e de negligncia de seus tripulantes, vazou grande quantidade de leo, poluindo diversas praias do litoral de determinado estado. O pssimo estado de conservao do navio j havia sido constatado pelos fiscais da autarquia responsvel pela fiscalizao ambiental. Contudo, o presidente dessa autarquia decidiu, contrariando a posio tcnica dos fiscais, que o navio estava apto a navegar. Posteriormente, apurou-se que o irmo do presidente da autarquia ambiental era um dos diretores da empresa dona do petroleiro, levantando-se a suspeita de favorecimento empresa.
QUESTO 9

A Carta outorgada em 10 de novembro de 1937 exemplo de texto constitucional colocado a servio do detentor do poder, para seu uso pessoal. a mscara do poder. uma Constituio que perde normatividade, salvo nas passagens em que confere atribuies ao titular do poder. Numerosos preceitos da Carta de 1937 permaneceram no domnio do puro nominalismo, sem qualquer aplicao e efetividade no mundo das normas jurdicas.
Raul Machado Horta. Direito constitucional. 2.a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999, p. 54-5 (com adaptaes).

Considerando a classificao ontolgica das constituies, assinale a opo que apresenta a categoria que se aplica Constituio de 1937, conforme a descrio acima. A B C D E constituio semntica constituio dogmtica constituio formal constituio outorgada constituio ortodoxa

Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta. A B C Na situao apresentada, o MP pode instaurar inqurito policial para a apurao de delitos ambientais. Ao MP compete promover privativamente a ao civil pblica para a defesa do meio ambiente. A CF conferiu ao MP o poder de expedir notificaes, requisitar diligncias investigatrias e documentos, a fim de instruir procedimento administrativo de sua competncia. Caso no haja membro do MP lotado na comarca do local do dano, o procurador-geral poder nomear bacharel em direito para que este desempenhe as funes de promotor ou procurador ad hoc. Caso o membro do MP lotado na comarca do local do dano no tenha experincia em direito ambiental, o procuradorgeral pode remov-lo e lotar, na comarca, outro membro habilitado para a conduo da apurao.

QUESTO 7

Assinale a opo correta com relao ao federalismo brasileiro. A O federalismo brasileiro, quanto sua origem, um federalismo por agregao. B Existia no Brasil um federalismo de segundo grau at a promulgao da CF, aps a qual o pas passou a ter um federalismo de terceiro grau. C Uma das caractersticas comuns federao e confederao o fato de ambas serem indissolveis. D A federao o sistema de governo cujo objetivo manter reunidas autonomias regionais. E Os territrios federais so considerados entes federativos.
QUESTO 8

QUESTO 10

Ainda com relao situao hipottica apresentada, assinale a opo correta. A Se, ao final da apurao, ficar constatado que a nica responsabilidade do presidente da entidade ambiental foi deixar de praticar indevidamente ato de ofcio, sua conduta no ter repercusso na esfera civil ou administrativa. O presidente da autarquia no pode responder por ato de improbidade administrativa por ser considerado agente poltico. Se for comprovado que o presidente da autarquia atentou contra os princpios da administrao pblica, ele estar sujeito pena de perda de funo pblica e suspenso de direitos polticos pelo prazo de oito a dez anos, entre outras. Os responsveis pelo navio no podem figurar na ao de improbidade administrativa por no exercerem cargos pblicos. A ao de improbidade administrativa pode ser ajuizada pelo estado ou municpio interessado.

Com base no que dispe a CF acerca da Unio, dos estados, do DF e dos municpios, assinale a opo correta. A competncia privativa da Unio cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia. B Compete Unio legislar privativamente acerca dos direitos tributrio e financeiro. C Cabe Unio explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei. D vedado Unio, aos estados, ao DF e aos municpios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana. E A competncia da Unio para legislar a respeito de normas gerais exclui a competncia suplementar dos estados, podendo haver delegao de competncia pela Unio.
UnB/CESPE MP/RN

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 11

QUESTO 13

No que diz respeito ao processo legislativo, assinale a opo correta. A A CF pode ser emendada por proposta de assembleia legislativa de uma ou mais unidades da Federao, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros. B A iniciativa das leis delegadas cabe a qualquer membro ou comisso da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, na forma e nos casos previstos na CF. C O parlamentar dispe de legitimao ativa para suscitar, por meio de mandado de segurana, o controle incidental de constitucionalidade pertinente observncia, pelo Parlamento, dos requisitos que condicionam a vlida elaborao das proposies normativas, enquanto essas se acharem em curso na casa legislativa a que pertena esse parlamentar; no entanto, se a proposta legislativa for transformada em lei, haver a perda do objeto da ao e a perda da legitimidade ativa do parlamentar. D As emendas constitucionais no podem ser objeto de declarao de inconstitucionalidade, visto que no existe, no sistema brasileiro, a possibilidade de normas constitucionais inconstitucionais. E A proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional em dois turnos, considerando-se aprovada, se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. A casa na qual tenha sido concluda a votao deve enviar o projeto de emenda ao presidente da Repblica, para que este, aquiescendo, o sancione.
QUESTO 12

Assinale a opo que apresenta princpio da administrao pblica que no esteja expressamente previsto na Constituio do Rio Grande do Norte. A B C D E legalidade impessoalidade moralidade publicidade eficincia

QUESTO 14

Com relao ao tratamento constitucional concedido aos direitos polticos e nacionalidade, assinale a opo correta. A So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcanada esta, optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. B Os analfabetos so inalistveis e inelegveis. C Os partidos polticos no so dotados de personalidade jurdica, porm seus estatutos devem ser registrados no Tribunal Superior Eleitoral. D O presidente da Repblica, os governadores de estado e do DF e os prefeitos, caso desejem concorrer a outros cargos, devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. E Os cargos de deputado federal e senador da Repblica so privativos de brasileiros natos.
QUESTO 15

Tavares dono de um bar em local de intensa atividade noturna. Devido ao reduzido espao na parte interna de seu estabelecimento, Tavares costuma colocar mesas na calada em frente ao bar e na rea lateral deste. Com o passar do tempo, visando proporcionar maior conforto aos seus clientes, Tavares decidiu cercar e cobrir a rea pblica, incorporando-a ao seu estabelecimento. Informados da situao, os fiscais da prefeitura autuaram Tavares por invaso de rea pblica, concedendo-lhe prazo para que sanasse a ilegalidade. Tavares, contudo, quedou-se inerte. Vencido o prazo concedido pela prefeitura para a regularizao da situao, observados os devidos procedimentos legais, os fiscais demoliram a construo em rea pblica. Tendo como referncia a situao hipottica acima, assinale a opo correta. A No caso apresentado, a administrao pblica valeu-se de seu poder hierrquico. B Os fiscais agiram acertadamente, visto que, aps juzo de discricionariedade, praticaram o ato que entenderam mais apropriado para o caso. C A prefeitura deveria ter ingressado com ao demolitria em juzo, uma vez que, em estado democrtico de direito, ningum deve ser privado de seus bens sem o devido processo legal. D A prefeitura agiu com acerto, pois a administrao pblica pode valer-se de seus poderes administrativos para impor limites ao exerccio de direitos e liberdades individuais e, assim, evitar danos coletividade, sem ter de recorrer ao Poder Judicirio. E Caso Tavares estivesse ocupando a rea por mais de cinco anos, o direito de a administrao pblica questionar a ocupao estaria prescrito, e Tavares poderia incorporar a rea pblica a seu estabelecimento.
UnB/CESPE MP/RN

Os princpios constitucionais sensveis previstos na CF no incluem o(a) A direito da pessoa humana. B autonomia municipal. C prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta. D funo social da propriedade. E aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e no desenvolvimento do ensino e nas aes e nos servios pblicos de sade.
QUESTO 16

A fase da licitao na qual se atribui ao vencedor o objeto da licitao a A B C D E adjudicao. homologao. contratao. habilitao. classificao.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 17

QUESTO 19

Assinale a opo correta com relao aos contratos administrativos e Lei de Licitaes. A Os contratos administrativos so caracterizados, via de regra, por sua imutabilidade. B Clusulas exorbitantes so aquelas que no constavam do contrato administrativo quando de sua elaborao, mas que foram posteriormente acrescentadas por meio de aditivo contratual firmado entre as partes. C Segundo a lei em tela, a subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, bem como a fuso, ciso ou incorporao, no admitidas no edital e no contrato, so motivos para a resciso do contrato. D Contratos administrativos so aqueles em que uma das partes uma pessoa jurdica de direito pblico. E Fato da administrao so medidas de ordem geral no relacionadas diretamente com o contrato, mas que nele repercutem, provocando desequilbrio econmico-financeiro em detrimento do contratado.
QUESTO 18

Assinale a opo correta a respeito da Lei n. 8.666/1993. A Esta lei define projeto bsico como sendo o conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). B A venda de bens imveis das autarquias deve ser precedida de autorizao legislativa. C Segundo a lei em apreo, vedado, em caso de empate na licitao, dar preferncia a bens produzidos por empresas brasileiras. D A tomada de preos e o concurso so tipos de licitao. E Na venda de bens imveis, a administrao deve utilizar a modalidade maior lance ou oferta.
QUESTO 20

Assinale a opo correta com relao ao decreto. A O presidente da Repblica pode, mediante decreto, extinguir cargos pblicos quando vagos. B O presidente da Repblica pode, mediante decreto, extinguir rgos e entes pblicos. C O presidente da Repblica pode dispor, por meio de decreto, sobre o aumento de salrio para os servidores pblicos. D O decreto autnomo , em regra, admitido no ordenamento jurdico brasileiro, desde que no viole direitos fundamentais. E O decreto, no ordenamento jurdico brasileiro, no pode inovar na ordem jurdica, visto que tem natureza secundria, e deve sempre regulamentar uma lei.
QUESTO 21

Desde o momento da elaborao do texto at o instante de sua aplicao, a norma determinada histrica e socialmente. Logo, quando o jurista cogita dos elementos e situaes do mundo da vida sobre os quais recai determinada norma, no se refere a um tema metajurdico. A norma composta pela histria, pela cultura e pelas demais caractersticas da sociedade no mbito da qual se aplica. O texto normativo diz Muller uma frao da norma, aquela parte absorvida pela linguagem jurdica, porm no a norma, pois a norma jurdica no se reduz linguagem jurdica. A norma congrega todos os elementos que compem o mbito normativo (elementos e situaes do mundo da vida sobre os quais recai determinada norma). Alm disso, os textos normativos so formulados tendo em vista determinado estado da realidade social (que eles pretendem reforar ou modificar); este estado da realidade social geralmente no aparece no texto da norma. O texto abstrato e geral (isto , sem referncia a motivos e contexto real). Mas o aspecto da realidade referida pela norma constitui conjuntamente seu sentido (esse sentido no pode, a partir da, ser perseguido apartado da realidade a ser regulamentada). A realidade tanto parte da norma quanto o texto; na norma, esto presentes inmeros elementos do mundo da vida.
Eros Roberto Grau. Ensaio e discurso sobre a interpretao/aplicao do direito. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, p. 74-5 (com adaptaes).

Acerca da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, no que se refere a analogia, costumes, jurisprudncia, interpretao das normas jurdicas e princpios gerais de direito, assinale a opo correta. A No absoluto o princpio que postula que ningum deve escusar-se cumprir a lei alegando que no a conhece, pois h casos em que a lei admite a existncia do erro de direito como causa determinante da invalidade de um negcio jurdico. B A funo social da posse, prevista no Cdigo Civil brasileiro Lei n.o 10.406/2002 , tipifica o princpio da eticidade, o qual proclama a compatibilizao dos valores tcnicos com os valores ticos, como mecanismo no s de imposio de limites, mas tambm de estabelecimento de deveres implcitos nas relaes jurdicas patrimoniais. C Na interpretao de normas jurdicas, ao se tomar como parmetro a sua finalidade objetivamente declarada, de modo a adapt-la continuamente s novas exigncias sociais, aplica-se exclusivamente o mtodo lgico. D A integrao extensiva da norma pressupe a ausncia de lei disciplinadora da matria, de modo que o juiz dever aplicar ao caso concreto a norma jurdica prevista para situao semelhante, dada a identidade de razes ou de finalidade. E A derrogao a revogao total da lei em vigor.

O mtodo de interpretao constitucional tratado pelo autor no trecho de texto acima o mtodo A B C D E jurdico ou hermenutico-clssico. tpico-problemtico. normativo-estruturante. hermenutico-concretizador. cientfico-espiritual.

UnB/CESPE MP/RN

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 22

QUESTO 24

A respeito da teoria geral das obrigaes, dos contratos e da posse, julgue os itens subsequentes. I Na obrigao de dar coisa certa, se a coisa se perder sem culpa do devedor antes da tradio, este fica obrigado a ressarcir ao credor as perdas e os danos, sem prejuzo da eventual restituio do preo recebido. Tratando-se de coisas determinadas pelo gnero e quantidade, antes de cientificado da concentrao, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito, salvo se o objeto da dvida for limitado. Na obrigao de prestar determinado fato, sobrevindo a morte do devedor antes do advento do termo, a obrigao transmitese aos herdeiros ou sucessores do devedor. No inadimplemento de obrigao indivisvel, se for de um s devedor a culpa, ficaro os demais codevedores exonerados do cumprimento das suas quotas na dvida, ressalvadas as perdas e os danos. A solidariedade no subsiste para os herdeiros do credor solidrio, mas conserva a vinculao em relao aos demais cocredores, salvo se a obrigao for indivisvel.

A respeito do direito das sucesses, dos direitos do consumidor e da prestao alimentcia, julgue os itens que se seguem. I O codicilo um ato de ltima vontade, institudo a ttulo singular, por meio do qual o codicilante pode instituir herdeiro, reconhecer filhos ou efetuar deserdaes, sendo admitida a sua escritura a rogo. Ante o efeito meramente declaratrio da partilha, pode-se inferir que a cesso dos direitos hereditrios por um dos herdeiros dispensa o consentimento dos demais herdeiros. A obrigao de prestar alimentos recproca entre ascendentes, descendentes e colaterais de 2. grau, de modo que o tio, na falta ou impossibilidade de parente de grau mais prximo, fica obrigado a prestar alimentos ao sobrinho. A pena de sonegao de bens da herana pode ser imputada a quem no detenha a qualidade de herdeiro. nula de pleno direito clusula contratual relativa a fornecimento de produtos e servios que possibilitem a renncia do direito de indenizao ao consumidor por benfeitorias teis ou volupturias.

II

II

III

III

IV

IV V

Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e V. III e IV. IV e V.

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.


QUESTO 25

QUESTO 23

Julgue os itens subsequentes, relativos a registros pblicos, direito das coisas, obrigaes e famlia. I Se o teor do registro do imvel no exprimir a realidade jurdica ou a verdade dos fatos, poder ser anulado por deciso administrativa a cargo do prprio oficial registrador, de ofcio ou a requerimento da parte prejudicada ou do MP. A aquisio de bem realizada em hasta pblica, instituda no bojo do processo de execuo, no exclui a responsabilidade do executado pela evico. A adoo de pessoa maior de dezoito anos pode ser realizada por escritura pblica. O reconhecimento da filiao no pode ser revogado, nem mesmo quando feito em testamento, mas no constitui obstculo declarao judicial de sua invalidade. A acesso industrial ou artificial modo originrio de aquisio da propriedade imobiliria.

Acerca da pessoa, dos fatos jurdicos e das obrigaes, assinale a opo correta. A Por ser absoluta e extrapatrimonial, tambm imprescritvel a pretenso de indenizao patrimonial por violao aos direitos da personalidade. B O dano moral decorrncia de violao a direito da personalidade, caracterizado o prejuzo pelo simples atentado aos interesses jurdicos personalssimos, independentemente da dor e do sofrimento causados ao titular. C A deciso judicial que pronuncia a nulidade do negcio jurdico, que tem natureza desconstitutiva, produz efeitos ex nunc. D A morte de afianado acarreta, de pleno direito, a extino do contrato de fiana. E Dvida portvel aquela que deve ser cobrada pelo credor no domiclio do devedor.

II

III IV

Esto certos apenas os itens A B C D E I, II e III. I, III e V. I, IV e V. II, III e IV. II, IV e V.

UnB/CESPE MP/RN

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 26

QUESTO 29

Com relao ao direito das coisas, ao de famlia, ao das sucesses bem como teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, assinale a opo correta. A A usucapio modo originrio de aquisio do direito de habitao. B Conforme previsto no ordenamento jurdico brasileiro, tornam-se nbeis os homens de 18 anos de idade e as mulheres de 16 anos de idade. C Ser anulvel o casamento contrado com infringncia aos impedimentos dirimentes. D Considerada a ordem da sucesso legtima em que estejam envolvidos apenas um neto e a me do falecido, o neto ser afastado da ordem da vocao hereditria em benefcio da me do de cujus. E Para a validade e eficcia da aplicao da teoria da desconsiderao da pessoa jurdica no que concerne ao abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou confuso patrimonial, imprescindvel a demonstrao do estado de insolvncia da pessoa jurdica.
QUESTO 27

No que se refere aos negcios jurdicos, ao direito de empresa e aos direitos reais de garantia, assinale a opo correta. A Resta caracterizada a leso ainda que a desproporo entre as prestaes ocorra em momento superveniente declarao da vontade. B A existncia de impedimentos suspensivos obsta a constituio vlida da unio estvel. C A forma de realizao do negcio e a vontade do agente constituem elementos acidentais do negcio jurdico. D A enfiteuse e o usufruto so modalidades de direitos reais de garantia. E A cooperativa, independentemente de seu objeto, considerada sociedade simples.
QUESTO 30

Com relao ao direito das obrigaes, da famlia, das sucesses e da propriedade imaterial, assinale a opo correta. A Em decorrncia do direito de representao, os descendentes de herdeiro excludo sucedem no lugar deste. B Caducar o legado se o legatrio falecer depois do legante. C O fideicomisso poder abranger, no todo ou em parte, a legtima fideicomitente. D Direitos patrimoniais do autor so aqueles em que se reconhece a paternidade da obra, sendo, portanto, inseparveis de seu autor, perptuos, inalienveis, imprescritveis e impenhorveis. E O aval posterior ao vencimento do ttulo de crdito ineficaz.
QUESTO 31

No que concerne a fundaes, bens, obrigaes, casamento, direito real e sucessrio, assinale a opo correta. A Pode ser criada uma fundao por meio de testamento particular mediante dotao de bens livres, determinando-se o fim a que se destina e, facultativamente, o modo de administr-la. B Deve ter domiclio necessrio o preso ainda no condenado. C So pertenas os pneus instalados em um automvel. D As acesses artificiais so consideradas benfeitorias realizadas no bem imvel. E As servides no aparentes podem ser constitudas por meio da usucapio.
QUESTO 28

Acerca de negcios jurdicos, direitos das obrigaes e separao judicial, assinale a opo incorreta. A Existem direitos patrimoniais que podem ser adquiridos independentemente de ato do adquirente. B A promessa de recompensa sujeita ao implemento de condio suspensiva constitui exemplo de direito futuro no deferido. C Na cesso de crdito, o devedor pode opor contra o cessionrio todas defesas pessoais que detinha contra o cedente poca da cesso. D De acordo com o regime de participao final nos aquestos, poca da dissoluo da sociedade conjugal, cabe a cada cnjuge o direito metade dos bens adquiridos pelo casal, a ttulo oneroso, na constncia do casamento. E A obrigao do alienante quanto aos vcios redibitrios da coisa qualifica-se como obrigao de meio.
UnB/CESPE MP/RN

Acerca do juiz, do MP, dos rgos auxiliares da justia, do processo de execuo e cumprimento da sentena, assinale a opo correta. A vedado ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio quando receber, antes ou depois de iniciado o processo, ddivas das partes. B No processo civil, o MP no pode renunciar ao poder de recorrer nem desistir de recurso por ele interposto. C No processo civil, compete ao oficial de justia a prtica dos atos processuais de documentao e guarda dos autos. D Cabe a execuo forada da sentena declaratria se, nesta, for reconhecida a existncia de relao jurdica j violada pelo devedor. E Na execuo por quantia em face do devedor solvente, emprega-se o meio executrio denominado coero patrimonial.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 32

QUESTO 35

No que concerne s funes essenciais justia bem como ao e ao processo, assinale a opo correta. A Qualquer advogado pode ter carga dos autos, sendo dispensvel a procurao nos autos. B A concretude do direito de ao se explica por ser ele distinto do direito material disputado entre os litigantes. C Os pressupostos processuais so requisitos exigidos para se conferir eficcia jurdica relao processual. D A existncia da pretenso resistida constitui pressuposto para o exerccio do direito de ao. E A defesa de mrito ser indireta quando for dirigida contra o prprio pedido do autor e objetivar destruir-lhes os fundamentos de fato ou de direito.
QUESTO 33

No que concerne aos recursos no processo civil, assinale a opo correta. A O reexame necessrio possui natureza jurdica de recurso. B A dimenso horizontal do efeito devolutivo refere-se ao objeto do recurso. C Havendo recurso de apelao, diante do silncio da parte recorrida, as questes de ordem pblica so transferidas ao tribunal em razo do efeito devolutivo. D Admite-se a interposio do agravo de instrumento na forma de recurso adesivo. E O efeito expansivo subjetivo diz respeito dimenso do pedido recursal da parte recorrente.
QUESTO 36

Com relao a provas, capacidade, procedimentos especiais, litisconsrcio e juizado especial civil, julgue os itens subsequentes. I II Apesar de o Cdigo Civil brasileiro arrolar vrios meios de provas, vigora, na lei processual, a regra da atipicidade dos meios de provas. A proibio do insolvente civil de figurar como parte no processo regulado pela Lei n. 9.099/1995, que dispe acerca dos juizados especiais cveis e criminais, configura hiptese de excluso da capacidade de gozo ou de direito. Impe-se a nomeao de curador especial tanto aos rus incertos quanto aos rus desconhecidos citados na ao de usucapio. A petio da exceo de incompetncia pode ser protocolizada pelo excepto no juzo deprecado. O litisconsrcio unitrio nem sempre necessrio.

No que se refere a processo de conhecimento, processo de execuo, atos e fatos processuais, nulidades processuais e interveno de terceiros, julgue os itens subsequentes. I O chamamento ao processo caracteriza-se como a medida por meio da qual o devedor demandado chama para integrar o mesmo processo os demais coobrigados pela dvida. II Observa-se a incidncia da precluso consumativa quando, esgotado o prazo recursal, a parte sucumbente no interpe o recurso processual cabvel. III As nulidades processuais absolutas independem de declarao judicial a respeito de sua existncia e efeitos. IV O decurso do tempo caracteriza-se como espcie de ato processual. V provisria a execuo lastreada no ttulo executivo extrajudicial enquanto pendente de julgamento a apelao da sentena de improcedncia dos embargos execuo, quando recebidos com efeito suspensivo. Esto certos apenas os itens A I e II. B I e V. C II e III. D III e IV. E IV e V.

III

IV V

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

QUESTO 34

Acerca da ao, da legitimidade e do litisconsrcio, assinale a opo correta. A Para que um cnjuge proponha ao fundada em contrato de comodato sobre bem imvel, necessrio o consentimento do outro, devendo tal permisso ser suprida pelo juiz, sob pena de o processo se tornar invlido. B Ao vencedor da demanda judicial pode ser imputada condenao por litigncia de m-f. C Para se contestar uma ao, necessria a existncia de interesse e legitimidade. D A legitimidade de qualquer condmino para a proposio de ao de cobrana em benefcio do condomnio configura hiptese legal de sucesso processual. E Tratando-se de litisconsrcio necessrio, o juiz pode limitar o nmero de litigantes, quando este comprometer a rpida soluo do litgio ou dificultar a defesa.
UnB/CESPE MP/RN

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 37

QUESTO 39

Com relao capacidade processual, aos recursos e ao, julgue os seguintes itens. I Constitui hiptese de incapacidade processual relativa a proibio do indigno de participar da sucesso do autor da herana. No mbito do STJ, conta-se em dobro o prazo para interposio, pelo MP, do agravo regimental. cabvel a propositura de reconveno em ao declaratria cujo objetivo seja pleitear outra espcie de tutela jurisdicional. Na ao de cobrana de dvidas, sempre se aplica o princpio da demanda em relao contestao da parte r. A parte r detm legitimidade para requerer a antecipao de tutela de mrito.

No que concerne a litisconsrcio, providncias preliminares, defesa do consumidor, improbidade administrativa e, ainda, com relao ao Estatuto da Criana e do Adolescente, assinale a opo correta. A A ao proposta por acionistas que visam anular a assemblia geral de sociedade annima constitui exemplo de litisconsrcio facultativo simples. B Admite-se a propositura de ao declaratria incidental em sede de ao possessria que verse sobre posse nova (menos de ano e dia). C Na contratao de fornecimento de produtos e servios levada a efeito no estabelecimento comercial do fornecedor, o consumidor poder desistir do contrato, no prazo de sete dias, a contar da sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio. D Compete com exclusividade ao MP a propositura de ao de improbidade administrativa que inclua pedido da perda da funo pblica e suspenso dos direitos polticos do agente. E A remisso pr-processual concedida pelo MP e decorrente do cometimento de ato infracional no incompatvel com a imposio de medida socioeducativa de advertncia.
QUESTO 40

II III

IV V

Esto certos apenas os itens A I, II e III. B I, II e IV. C I, IV e V. D II, III e V. E III, IV e V.


QUESTO 38

Com relao a recursos, procedimentos de jurisdio voluntria, sentena e coisa julgada, julgue os itens a seguir. I Reconhecida pelo STF a existncia da repercusso geral, cabe ao rgo de origem apreciar os recursos extraordinrios sobrestados, para julg-los prejudicados, exercer o juzo de retrao, admitir, ou no, o recurso. Reconhecida pelo STJ a existncia de causas repetitivas, cabe ao tribunal de segunda instncia apreciar os recursos especiais sobrestados, para julg-los prejudicados, exercer o juzo de retratao, admitir, ou no, o recurso. No procedimento de jurisdio voluntria, a sentena, ainda que transitada em julgado, pode ser modificada caso ocorram motivos supervenientes. Caracteriza-se como extra petita a sentena em que se determina ao ru, em relao ao pedido mediato, condenao superior ao que foi postulado pelo autor. Na ao de anulao de casamento, a sentena que rejeita o pedido do autor com base na insuficincia de provas no faz coisa julgada material.

A respeito de petio inicial, citao, uniformizao de jurisprudncia, fraude de execuo e execuo de tutela especfica das obrigaes de fazer e no fazer, julgue os itens que se seguem. I Segundo o princpio da individualizao da causa de pedir, indispensvel para o exerccio do direito de ao que o autor insira, na petio inicial, a exposio do fato e dos fundamentos jurdicos do pedido. A induo da litispendncia constitui efeito material da citao vlida. irrecorrvel a deciso proferida pelo tribunal em sede de incidente de uniformizao de jurisprudncia. Considera-se negcio jurdico nulo a alienao ou onerao de bens em fraude de execuo. No cabe imposio de multa diria, ou astreinte, nas obrigaes de fazer materialmente infungveis.

II

II III IV V

III

IV

Esto certos apenas os itens A I e II. B I e IV. C II e III. D III e V. E IV e V.


UnB/CESPE MP/RN

Esto certos apenas os itens A B C D E I, II e III. I, II e IV. I, III e V. II, IV e V. III, IV e V.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 41

QUESTO 43

Acerca das teorias que regem o direito penal e os seus institutos, assinale a opo correta. A A teoria final da ao foi elaborada por Von Liszt no final do sculo XIX, tendo sido desenvolvida tambm por Beling e Radbruch, resultando na estrutura mundialmente conhecida como sistema Liszt-Beling-Radbruch. B A teoria causal da ao teve por mrito superar a taxativa separao dos aspectos objetivos e subjetivos da ao e do prprio injusto, transformando, assim, o injusto naturalstico em injusto pessoal. C Para a teoria constitucional do direito penal, a verificao da ocorrncia do fato tpico doloso no se resume ao aspecto formal-objetivo, dependendo, ainda, da ocorrncia de outros elementos de ndole material-normativa e subjetiva. D Para a teoria social da ao, um fato considerado normal, correto, justo e adequado pela coletividade, ainda que formalmente enquadrvel em um tipo incriminador, pode ser considerado tpico pelo ordenamento jurdico, devendo, no entanto, ser excluda a culpabilidade do agente. E A teoria funcional da conduta est estruturada em duas vertentes: para a primeira, que tem Claus Roxin como principal defensor, a funo da norma a reafirmao da autoridade do direito; a segunda, cujo principal representante Gnther Jakobs, sustenta que um moderno direito penal deve estar estruturado teleologicamente, isto , atendendo a finalidades valorativas.
QUESTO 42

Considerando que um microempresrio, durante procedimento de recuperao judicial, tenha sido inabilitado, por deciso do juzo da 1. Vara de Falncias e Recuperaes Judiciais de Natal, ao exerccio de atividade profissional, assinale a opo correta em relao s disposies penais previstas na Lei n. 11.101/2005. A Caso descumpra a ordem da autoridade judicial, o microempresrio cometer o delito de desobedincia deciso judicial previsto no CP. B A habilitao ilegal de crdito, na falncia, no conduta criminosa, mas implica a alterao da ordem de preferncia do infrator no concurso de credores para o ltimo lugar. C A sentena que decreta a falncia, concede a recuperao judicial ou concede a recuperao extrajudicial no condio objetiva de punibilidade das infraes penais descritas na referida lei. D Constitui efeito automtico da condenao pela prtica de crime previsto nessa lei o impedimento para o exerccio de cargo ou funo em conselho de administrao, diretoria ou gerncia das sociedades sujeitas quela norma. E Caso o microempresrio pratique o delito de fraude a credores, aps a decretao da falncia de sua empresa, e no seja provado que ele habitualmente exerce condutas criminosas, pode ter a pena de recluso substituda por prestao de servios comunidade.
QUESTO 44

Em relao s normas penais especiais, assinale a opo correta. A Resoluo de tribunal de justia que atribui aos juizados especiais criminais a competncia para as causas decorrentes de violncia domstica contra a mulher ilegal. B O Estatuto do Desarmamento trouxe a previso de regra que operou a abolitio criminis temporria para o delito de porte de arma de fogo, durante o prazo nele previsto. C Considerando que a nova lei de drogas aumentou a pena para o delito de trfico, no se admite a aplicao de causa de diminuio de pena nela prevista a fatos praticados anteriormente, pois, assim procedendo, o julgador estaria combinando duas normas e criando uma terceira sem autorizao legal. D A clonagem humana, apesar de ser uma conduta considerada antitica por alguns segmentos da sociedade, no tipificada criminalmente no ordenamento jurdico brasileiro. E Constitui conduta criminosa, e no mera infrao administrativa, o simples registro de compromisso de compra e venda de loteamento no registrado regularmente perante os rgos competentes da administrao.
UnB/CESPE MP/RN

Acerca dos crimes contra a ordem tributria e econmica, o consumidor e as relaes de consumo e o meio ambiente, assinale opo incorreta. A Nos crimes previstos na Lei n. 8.137/1990, materiais ou formais, a deciso definitiva do processo administrativo consubstancia uma condio objetiva de punibilidade. B Constitui crime contra a ordem econmica a formao de acordo entre ofertantes, visando ao controle, em detrimento da concorrncia, de rede de fornecedores. C A execuo de servio de alto grau de periculosidade, que contraria determinao de autoridade competente, constitui crime contra as relaes de consumo e no mera infrao administrativa. D No crime o desmatamento de floresta nativa em terras de domnio pblico, sem autorizao do rgo competente, quando a conduta for necessria subsistncia imediata e pessoal do agente. E Em relao responsabilidade penal da pessoa jurdica pela prtica de delitos contra o meio ambiente, adotou a Lei n. 9.605/1998 a teoria da realidade ou da personalidade real.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

QUESTO 45

QUESTO 48

O agente que induz ou instiga dolosamente a prtica de esterilizao cirrgica pratica crime A B C D E contra a organizao do trabalho, previsto no CP. contra o planejamento familiar. definido na lei de transplantes. contra a sade pblica, previsto no CP. contra os costumes, previsto no CP.

A respeito dos institutos de direito penal, assinale a opo correta. A Conforme jurisprudncia unnime do STF, para a caracterizao da majorante no delito de roubo exercido com o emprego de arma, exige-se a apreenso da arma para que seja periciada, a fim de se constatar a sua potencialidade lesiva. B Os critrios de progresso de regime estabelecidos em lei nova, ainda que mais gravosos, aplicam-se s penas com execuo em curso na data de sua publicao, pois se trata de norma de carter processual, logo de aplicao imediata. C O indivduo que, de uma s vez, introduzir no Brasil unidades de CDs musicais, pirateados de artistas brasileiros, e CDs virgens, sem o recolhimento dos tributos devidos, pelo princpio da consuno, dever responder apenas pelo crime de descaminho. D No tipo de homicdio qualificado pelo fato de o delito ter sido praticado mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe, h espao para a interpretao analgica. E No delito de furto, so incompatveis a qualificadora do concurso de pessoas e o privilgio relativo primariedade do agente e ao pequeno valor da coisa furtada.
QUESTO 49

QUESTO 46

Abel pretendia tirar a vida do seu desafeto Bruno, que se encontrava caminhando em um parque ao lado da namorada. Mesmo ciente de que tambm poderia acertar a garota, Abel continuou sua empreitada criminosa, efetuou um nico disparo e acertou letalmente Bruno, ferindo levemente sua namorada. A partir dessa situao hipottica e em relao ao instituto do erro, assinale a opo correta. A Na situao de delito putativo por erro de tipo, o agente no sabe que est cometendo um crime, mas acaba por pratic-lo. B O erro de tipo essencial escusvel exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. C O caso hipottico acima caracteriza o que a doutrina denomina de aberratio ictus, devendo Abel responder apenas pelo homicdio. D Abel deve responder pelos delitos de homicdio e leso corporal leve em concurso formal imperfeito. E Abel deve responder pelos delitos de homicdio e leso corporal leve em concurso ideal.
QUESTO 47

Quanto s excludentes de ilicitude e de culpabilidade, assinale a opo correta. A Considerando que A, para defender-se de injusta agresso armada de B, desfira tiros em relao ao agressor, mas, por erro, atinja letalmente C, terceiro inocente, nessa situao, a legtima defesa desnaturar-se-, devendo A responder pelo delito de homicdio culposo pela morte de C. B No ordenamento jurdico brasileiro, no se admite a hiptese de legtima defesa da honra, uma vez que o princpio da dignidade da pessoa humana sobrepe-se ao sentimento de vingana por parte do agressor. C Para que haja estrito cumprimento do dever legal, a obrigao deve decorrer diretamente de lei stricto sensu, no se reconhecendo essa excludente de ilicitude quando a obrigao estiver prevista em decreto, regulamento ou qualquer ato administrativo infralegal. D A coao fsica, quando elimina totalmente a vontade do agente, exclui a conduta; na hiptese de coao moral irresistvel, h fato tpico e ilcito, mas a culpabilidade do agente excluda; a coao moral resistvel atua como circunstncia atenuante genrica. E Verifica-se a situao de obedincia hierrquica tanto nas relaes de direito pblico quanto nas de direito privado, uma vez que, nas duas hipteses, possvel se identificar o nexo entre o subordinado e o seu superior.
UnB/CESPE MP/RN

Em uma festividade natalina que ocorria em determinado restaurante, o garom, ao estourar um champanhe, afastou-se do dever de cuidado objetivo a todos imposto e lesionou levemente o olho de uma cliente, embora no tivesse a inteno de machucla. Levada ao hospital para tratar a leso, a moa sofreu um acidente automobilstico no trajeto, vindo a falecer em consequncia exclusiva dos ferimentos provocados pelo infortnio de trnsito. Com referncia a essa situao hipottica e ao instituto do nexo causal no ordenamento jurdico brasileiro, assinale a opo correta. A O garom dever responder pelo delito de homicdio culposo. B O garom poder responder apenas pelo delito de leso corporal culposa. C O garom no dever responder por nenhum delito. D Em regra, o CP adotou a teoria da causalidade adequada para identificar o nexo causal entre a conduta e o resultado. E Segundo a teoria da imputao objetiva, o garom, por ter criado um risco absolutamente proibido pela sociedade, deveria responder pelo delito de homicdio doloso.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

10

QUESTO 50

QUESTO 53

Acerca dos crimes contra os costumes, os idosos e as pessoas portadoras de deficincia, assinale a opo correta. A A mulher no pode ser coautora do delito de estupro. B O delito de atentado violento ao pudor, ao contrrio do estupro, no considerado hediondo. C Todos os crimes definidos no Estatuto do Idoso so de ao penal pblica incondicionada. D Impedir ato fiscalizatrio de representante do MP em defesa de interesses de pessoas idosas no constitui crime, mas mera infrao administrativa sujeita pena de multa por parte do infrator. E Constitui crime a conduta de negar emprego a algum, ainda que justificadamente, por motivos derivados de sua deficincia.
QUESTO 51

A pedido do MP do Estado da Bahia, foi determinada pelo juzo da 1. vara criminal da justia estadual da capital baiana a quebra do sigilo telefnico de diversos suspeitos da prtica de crimes contra a administrao pblica. Diante do carter interestadual dos fatos apurados, a investigao, iniciada naquela unidade da Federao, foi desmembrada e todas as informaes repassadas Seo Judiciria de Natal RN. O mencionado juzo baiano, aps proceder remessa de todo o conjunto probatrio justia potiguar, arquivou, em seguida, o procedimento original. Nesse passo, aps analisar a documentao recebida, o MP do Rio Grande do Norte ofereceu denncia contra todos os envolvidos, sendo certo que a ao penal respectiva foi instaurada perante a 2. vara criminal estadual de Natal. Nessa situao hipottica, a competncia para julgar habeas corpus, impetrado com a finalidade de anulao da referida interceptao telefnica, cuja irregularidade reste comprovada, ser do A TJRN. B Tribunal de Justia do Estado da Bahia. C STJ. D juzo da 1. vara criminal da justia estadual da capital baiana. E juzo da 2. vara criminal da justia estadual da capital potiguar.
QUESTO 54

Acerca do instituto da prova no processo penal, assinale a opo correta. A Segundo entendimento doutrinrio, quando a norma afrontada tiver natureza processual, a prova vedada deve ser chamada de ilcita; afrontando normas de direito material, deve ser chamada de ilegtima. B Para apurar dano provocado ao errio, admite-se a quebra do sigilo bancrio e fiscal dos envolvidos diretamente pelo MP, sem necessidade de autorizao judicial. C Em respeito vedao constitucional de provas obtidas por meios ilegais, esse tipo de prova no admitido no processo penal brasileiro, ainda que em favor da defesa. D CPI tem o poder jurdico de requisitar s operadoras de telefonia cpias de deciso ou de mandado judicial de interceptao telefnica, para quebrar o sigilo imposto a processo sujeito a segredo de justia. E Ainda que o faa em ato adequadamente fundamentado, CPI no est autorizada a proceder quebra de sigilo telefnico no ordenamento jurdico brasileiro.
QUESTO 52

Em relao competncia no mbito do direito processual penal, assinale a opo correta. A A competncia para julgar conflito negativo de atribuies entre rgos do MP de estados-membros diversos do STJ. B Caso determinada autoridade do estado do Rio Grande do Norte, detentora de foro especial por prerrogativa de funo no TJRN, cuja previso encontra-se apenas na respectiva constituio estadual, cometa crime doloso contra a vida, a competncia para process-la e julg-la deve ser do tribunal do jri. C Por se tratar de hiptese de competncia criminal absoluta, verificada a ocorrncia de conexo entre delitos diversos, deve ser determinada a reunio dos processos, ainda que um deles j tenha sido julgado, sob pena de nulidade, que pode ser alegada a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio. D Tratando-se de competncia territorial pelo lugar da infrao, em regra, o CPP adotou a teoria da atividade. E Em regra, observa-se a teoria do resultado para se firmar a competncia no mbito dos juizados especiais criminais estaduais.

Em relao aos institutos do direito processual penal, assinale a opo correta. A Compete justia federal o processo e o julgamento do delito de interceptao telefnica sem autorizao judicial, pois resta evidenciado interesse especfico da Unio em manter a integridade do sistema de comunicao nacional. B Compete ao STJ conhecer e decidir conflito de atribuies entre membros do MP federal e de MP estadual. C imprescindvel a certeza da imparcialidade dos jurados para decretar-se o desaforamento dos processos submetidos ao procedimento do tribunal do jri. D Na hiptese de deslocamento de competncia, admite-se a ratificao dos atos decisrios praticados por rgo jurisdicional absolutamente incompetente. E Em medida cautelar de arresto de bens do investigado, tendente a garantir a reparao do dano provocado pelo crime, a meao do cnjuge deve responder ainda que no haja prova de que se tenha beneficiado do produto da infrao por atos ilcitos praticados pelo cnjuge.
UnB/CESPE MP/RN

Cargo: Promotor de Justia Substituto

11

QUESTO 55

QUESTO 57

Acerca dos juizados especiais criminais, assinale a opo correta. A Na hiptese de concurso formal perfeito de infraes penais de menor potencial ofensivo, afasta-se a competncia do juizado especial criminal, ainda que a pena mxima cominada ao crime mais grave acrescida de eventual exasperao mxima decorrente do concurso resulte em pena privativa de liberdade no-superior a dois anos. B A transao penal cabvel exclusivamente na fase prprocessual e colocada disposio tanto da parte acusatria, que pode prop-la, quanto da defesa, a quem cabe reclam-la. O silncio do rgo acusador em ofertar a transao e a inrcia da defesa em requer-la no momento oportuno acarretam a precluso. C A citao do autor do fato deve ser pessoal, no entanto, caso no seja encontrado, deve ser expedido edital para tanto, por aplicao subsidiria das normas do CPP ao procedimento dos juizados especiais criminais. D Da deciso de rejeio da denncia ou queixa cabe recurso em sentido estrito, que deve ser julgado por turma composta por trs juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do juizado. E Cabem embargos de declarao contra sentena obscura, contraditria, omissa ou duvidosa, no prazo mximo de dois dias, interrompendo-se a contagem do prazo para a interposio de outros recursos.
QUESTO 56

Jnior cumpria pena em regime semiaberto quando se evadiu, sendo capturado posteriormente. Entretanto, durante o tempo em que esteve foragido, Jnior cometeu outro crime, cujo processo correlato transitou em julgado, vindo o juzo das execues criminais a unificar as penas impostas, o que no implicou a aplicao de regime de cumprimento de pena mais gravoso. Acerca dessa situao hipottica e da execuo penal, assinale a opo correta. A Na hiptese narrada, a data-base para a recontagem do prazo para a concesso de nova progresso de regime o dia da recaptura, e no o da unificao das penas. B Para o fim de concesso de progresso de regime prisional, descabida a exigncia de que Jnior se submeta a exame criminolgico, uma vez que no h amparo legal para tanto. C A frequncia a curso de ensino formal somente causa de remio de parte do tempo de execuo de pena se esta estiver sendo cumprida em regime fechado. D Exceto na pendncia de recurso da acusao, destinado ao aumento da pena imposta, admite-se a progresso do regime de cumprimento de pena, antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. E Cabe apenas ao juzo das execues conceder permisso de sada a condenado que cumpre pena em regime fechado ou semiaberto, sendo certo que tal benefcio no pode ser concedido ao que est preso provisoriamente.
QUESTO 58

Quanto aos procedimentos especiais, assinale a opo incorreta. A No procedimento penal para os crimes previstos na lei antidrogas, no se admite a imposio de priso em flagrante ao mero usurio, devendo o autor do fato ser imediatamente encaminhado ao juzo competente ou, na falta deste, assumir o compromisso de a ele comparecer, lavrando-se termo circunstanciado e providenciando-se as requisies dos exames e das percias indispensveis. B No procedimento dos crimes de trnsito, se o agente estiver transitando em velocidade superior mxima permitida para a via em 50 km/h e provocar leso corporal culposa vtima inocente, no cabe a ele a possibilidade de composio dos danos civis nem a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multa. C No procedimento dos crimes falimentares, todos os delitos so, em regra, de ao penal pblica incondicionada, sendo competente para tais aes o juiz criminal da jurisdio onde tenha sido decretada a falncia, concedida a recuperao judicial ou homologado o plano de recuperao extrajudicial. D Nas hipteses de violncia domstica e familiar, a leso corporal praticada contra a mulher qualificada, sendo a ao penal pblica incondicionada, no se exigindo, assim, representao por parte da vtima. E Segundo o Estatuto do Idoso, constitui crime punvel com recluso de dois a cinco anos coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procurao. Nesse caso, no se aplica o procedimento da Lei dos Juizados Especiais Criminais.
UnB/CESPE MP/RN

Com relao s nulidades e aos recursos no mbito do processo penal, assinale a opo correta. A No processo penal, a falta e a deficincia da defesa tcnica constituem nulidade absoluta. B nula a citao por edital que indica o dispositivo da lei penal, mas no transcreve a denncia ou a queixa. C O prazo para a interposio de agravo contra deciso do juiz da execuo penal de cinco dias. D Ao MP concedido prazo em dobro para a interposio dos recursos criminais. E Quando no for unnime a deciso de segunda instncia, desfavorvel acusao, admitem-se embargos infringentes e de nulidade a serem interpostos pelo MP.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

12

QUESTO 59

QUESTO 62

A respeito do mandado de segurana criminal, assinale a opo correta. A O MP no tem legitimidade para impetrar mandado de segurana criminal, uma vez que se trata de prerrogativa exclusiva da defesa. B Nos casos urgentes, segundo jurisprudncia sumulada do STF, cabvel mandado de segurana contra ato judicial passvel de recurso ou correio. C A competncia para processar e julgar mandado de segurana contra decises emanadas dos juizados especiais criminais estaduais dos respectivos tribunais de justia. D inadmissvel a interposio de mandado de segurana criminal nas hipteses em que haja controvrsia acerca da matria de direito. E O mandado de segurana em matria penal deve ser julgado por autoridade judicial com competncia criminal.
QUESTO 60

Com relao ao papel do Ministrio Pblico Eleitoral nos processos relativos a crimes eleitorais, assinale a opo correta. A Ocorrendo infrao penal, o MP deve agir de acordo com o delito, e sua ao depende de representao do ofendido. B No so admitidas denncias verbais, devendo a comunicao do delito ser subscrita por eleitor da mesma circunscrio em que ocorre a eleio. C As infraes penais tipificadas no Cdigo Eleitoral so de ao pblica. D Verificada infrao penal, o MP conduz investigao reservada e prope a ao caso o candidato acusado seja eleito. E A inao do MP, quando provocado, punida com o imediato afastamento do promotor responsvel das lides eleitorais.
QUESTO 63

Considerando as disposies do CPP relativas s excees e s questes prejudiciais, assinale a opo correta. A As excees de suspeio do juiz e do membro do MP devem ser julgadas pelo tribunal recursal competente. B As excees sero processadas e julgadas em autos apartados e, em regra, suspendem o andamento da ao penal. C Autoridades policiais exercem atividade meramente administrativa, razo pela qual no podem declarar-se suspeitas. D Quanto ao efeito, a questo prejudicial pode ser obrigatria, quando necessariamente se acarreta a suspenso do processo, ou facultativa, quando o juiz criminal tiver a faculdade de suspender ou no a ao. As duas situaes so previstas pelo CPP. E Existindo questo prejudicial ao deslinde da ao penal, deve o juiz suspender o processo pelo prazo improrrogvel de seis meses. Expirado tal prazo sem que o juiz cvel tenha proferido deciso, o juiz criminal deve fazer prosseguir o processo, decidindo todas as teses de acusao e defesa.
QUESTO 61

Pedro, com nove anos de servio, militar alistvel e teve o seu nome aprovado em conveno partidria para ser candidato a deputado estadual. Nessa situao hipottica, Pedro A deve ser afastado do servio militar. B deve ser agregado, podendo retornar ao servio militar aps a eleio. C perder o cargo apenas se for eleito e empossado. D deve ser afastado temporariamente, podendo retornar ao cargo aps o fim do mandato. E pode permanecer no servio militar com todos os direitos.
QUESTO 64

No Brasil, o alistamento e o voto so obrigatrios nos termos constitucionais. No que se refere a esse assunto, assinale a opo correta. A O eleitor que no votar em duas eleies consecutivas ter cancelada a sua inscrio. B O bito do eleitor deve ser comunicado justia eleitoral pelos herdeiros necessrios. C A pluralidade de inscries eleitorais resolvida mediante o cancelamento de ofcio das inscries mais antigas. D Qualquer eleitor tem legitimidade para requerer da justia eleitoral a excluso de eleitor que tiver suspensos os direitos polticos. E Eleitor objeto de processo por alistamento fraudulento tem a sua inscrio suspensa cautelarmente.

A CF e as leis eleitorais brasileiras estabelecem a disciplina da nacionalidade do candidato, que pode ter particularidades conforme o cargo pretendido. A esse respeito, assinale a opo correta. A Um cidado portugus que goze do estatuto da reciprocidade pode ser candidato a presidente da Repblica. B Em qualquer caso, a dupla nacionalidade de um cidado brasileiro impe a inelegibilidade. C Brasileiro que se naturalizar alemo em virtude de imposio legal da Alemanha perde a capacidade eleitoral passiva. D Estrangeiro nacionalizado brasileiro somente pode ser candidato a cargos legislativos. E Cidado brasileiro nascido no exterior e registrado no consulado do Brasil pode ser candidato a presidente da Repblica.
UnB/CESPE MP/RN

Cargo: Promotor de Justia Substituto

13

QUESTO 65

QUESTO 68

Um processo eleitoral marcado pela alta ocorrncia de votos nulos ou anulados pode ser objeto de questionamento judicial. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A Eleio para prefeito em que 30% dos votos sejam anulados por fraude e 21% dos eleitores votem nulo ser considerada nula. B Eleio para prefeito da qual se abstenham mais da metade dos eleitores nula. C Eleio para prefeito deve ser repetida caso mais da metade dos votos seja declarada nula pela justia eleitoral. D Caso 25% dos eleitores votem nulo e 26% se abstenham de votar, a eleio ser considerada nula pela justia eleitoral. E Somente a anulao da maioria dos votos por abuso de poder econmico importa nova eleio.
QUESTO 66

Com relao s disposies legais inscritas no Cdigo Eleitoral e aos crimes eleitorais, assinale a opo correta. A Juiz de direito, ainda que no seja juiz eleitoral, pode ser considerado, para efeitos penais, membro da justia eleitoral, caso colabore com as eleies. B A liberdade de expresso assegurada aos candidatos exclui os crimes contra a honra do processo eleitoral. C Cidados estrangeiros podem participar do processo eleitoral brasileiro, desde que autorizados por partido poltico regularmente registrado. D O abandono do servio eleitoral por mesrio implica a prtica de mera infrao administrativa. E admitida a prova da verdade na hiptese de crime de calnia contra chefe de Estado estrangeiro.
QUESTO 69

Os partidos polticos, no sistema constitucional brasileiro e nos termos da Lei dos Partidos Polticos (Lei n. 9.096/1995) e da Lei Eleitoral (Lei n. 9.504/1997), constituem pessoa jurdica de direito privado e so elementos fundamentais da democracia brasileira. Com relao disciplina do funcionamento dessas organizaes, assinale a opo correta. A Conforme imposio da Lei dos Partidos, o diretrio nacional de partido poltico composto por 101 pessoas. B No se permitem coligaes partidrias na eleio majoritria para senador. C Na mesma eleio, pode um partido fazer coligaes distintas para governador e para deputado estadual. D A verticalizao imposta pela lei partidria e se aplica, no que couber, s eleies municipais. E Compete aos partidos polticos organizar estrutura paramilitar para a proteo de seus candidatos.
QUESTO 67

Com relao aos recursos apresentados em processos eleitorais contra decises da justia eleitoral, assinale a opo correta. A Os recursos so, em regra, preclusivos. B O conhecimento do recurso pelo tribunal tem efeito suspensivo. C Em caso de inelegibilidade, no deve ser conhecido recurso contra expedio de diploma. D Recurso somente submetido ao plenrio do tribunal aps manifestao escrita do MP, sob pena de nulidade da deciso. E Recurso contra deciso que denega habeas corpus de competncia exclusiva do STF.
QUESTO 70

O Brasil adota, com pioneirismo, o sistema eletrnico de votao. A respeito da disciplina legal de exerccio do sufrgio e suas circunstncias, assinale a opo correta. A A urna eletrnica apresenta ao eleitor, para o primeiro voto, os painis relativos s eleies majoritrias. B O voto em trnsito admitido, desde que justificada sua necessidade. C Parente de candidato no pode ser indicado como fiscal de partido poltico. D Servidores de uma mesma repartio pblica so proibidos de integrar uma mesa receptora como presidente e mesrio. E Cada fiscal partidrio somente pode atuar perante uma nica seo eleitoral.
UnB/CESPE MP/RN

O sistema eleitoral brasileiro, proporcional de listas abertas, contempla o quociente eleitoral e o partidrio. Com relao a esse assunto, assinale a opo correta. A O quociente partidrio definido pela diviso do nmero total de votos vlidos pelo nmero de lugares a preencher. B Somente partido ou coligao que alcanar o quociente eleitoral participa do rateio das sobras, se houver. C So realizadas novas eleies caso nenhum partido ou coligao alcance o quociente eleitoral. D Os votos de legenda conferidos aos partidos so contados apenas para o clculo do quociente partidrio, mas descartados para o clculo do quociente eleitoral. E No h distino entre quociente eleitoral e quociente partidrio, em termos prticos.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

14

QUESTO 71

QUESTO 74

Considerando que, em 20 de outubro de determinado ano, tenha sido publicada lei que revogou a iseno concedida em carter geral, cujas condies vinham sendo cumpridas, e que no constou na lei a data de vigncia da referida norma, correto afirmar que A a lei passa a viger na data de sua publicao, uma vez que nela no constou a referida data. B a revogao da iseno ocorre no mesmo exerccio em que a lei foi publicada. C a revogao da iseno em carter geral deve atender ao princpio da anterioridade. D a lei que est revogando o benefcio fiscal tem sua aplicao a partir do trigsimo dia da sua publicao. E a eficcia da lei, em se tratando de revogao de iseno, ocorre no mesmo momento de sua vigncia.
QUESTO 72

Com base na CF e considerando que lei ordinria estadual tenha criado contribuio previdenciria e estabelecido em 10 anos o prazo prescricional do crdito tributrio, assinale a opo correta. A A lei estadual pode alterar o prazo de prescrio, tendo em vista a competncia tributria. B inconstitucional a alterao do prazo prescricional, que deveria ser realizada por lei complementar estadual. C inconstitucional a alterao do prazo prescricional, pois a alterao deveria ser feita apenas por lei complementar federal. D O prazo de prescrio em matria tributria no tem previso constitucional e, por isso, pode ser alterado por lei ordinria. E A prescrio matria de lei complementar estadual, pois regulamentada no CTN.
QUESTO 75

O fisco local constatou que determinada empresa estava fraudando a fiscalizao tributria e a autuou em valor correspondente ao tributo e a uma penalidade pecuniria. Aps a reviso administrativa do referido auto de infrao, a penalidade pecuniria foi majorada. Nessa situao, A a obrigao acessria no pode ser revista administrativamente. B a obrigao tributria no se altera com a alterao do crdito tributrio. C o auto de infrao fiscal constituiu o crdito tributrio e, por isso, a reviso no poderia alterar o valor da penalidade para major-lo. D o valor do auto de infrao acabou constitudo pelo tributo e penalidade pecuniria, que se referem obrigao acessria. E a obrigao acessria no pode ser convertida em obrigao principal.
QUESTO 73

A instituio de tributo com alquotas progressivas sem ser exageradamente oneroso, no podendo, portanto, ser considerado confisco, faz transparecer, no direito tributrio, na instituio do referido tributo, o cuidado com o princpio da A B C D E seletividade. no-diferenciao tributria. legalidade estrita. capacidade contributiva. igualdade tributria, em sentido jurdico.

QUESTO 76

Considerando que uma lei estadual tenha implantado programa de recuperao fiscal e estabelecido que o contribuinte devedor que pagar vista o seu dbito ter um desconto de 100% sobre o valor da penalidade pecuniria, aplicada em virtude de infraes cometidas, assinale a opo correta. A O programa institudo concede um benefcio denominado iseno em carter pessoal. B O instituto tributrio concedido por meio da lei estadual denomina-se anistia. C A lei concedeu apenas um desconto que no implica, nem indiretamente, perdo de parte da dvida. D A lei no poderia conceder esse benefcio, pois apenas a Unio poderia faz-lo. E O benefcio concedido constitui uma moratria, j que um programa que tenta fazer com que os inadimplentes se regularizem perante a fazenda pblica.
UnB/CESPE MP/RN

Lei complementar estadual, de forma autnoma e sem outro fundamento anterior, instituiu benefcio fiscal para os contribuintes do ICMS, em virtude da necessidade de se aumentar as receitas desse estado, o que ocasionou a reduo da alquota abaixo da alquota mnima j estabelecida e cobrada nas operaes geradoras do referido tributo e a diminuio da arrecadao de ICMS nos estados vizinhos. Com relao a essa lei, assinale a opo correta. A A lei inconstitucional, pois no pode o estado legislar a respeito de nenhum aspecto do ICMS. B O ICMS um tributo que tem importncia nacional e, por isso, deve seguir regulamentao estabelecida na CF, o que no ocorreu no referido caso. C Lei estadual poderia ter institudo o benefcio fiscal descrito na hiptese, caso se tratasse de lei ordinria estadual. D O ICMS um imposto de competncia estadual e, portanto, pode o estado instituir benefcio fiscal na sua cobrana, independentemente de acordo feito com os estados e o DF. E A lei constitucional e vlida, pois a diminuio da arrecadao de estados vizinhos com a concesso de benefcio fiscal ao ICMS no gera a chamada guerra fiscal.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

15

QUESTO 77

QUESTO 80

Acerca do ICMS, segundo a CF e o CTN, assinale a opo correta. A O tributo de competncia estadual e municipal. B O tributo pode ser cobrado considerando a essencialidade das mercadorias objeto da operao comercial. C O tributo classificado como direto, pois pago pelo consumidor final. D Benefcio fiscal poder ser concedido em relao sua cobrana, por meio de lei ordinria estadual, independentemente de acordo no Conselho Nacional de Poltica Fazendria. E A alquota interna do ICMS, via de regra, ser inferior s alquotas interestaduais.
QUESTO 78

Acerca do lanamento na constituio do crdito tributrio, assinale a opo correta. A O lanamento se torna eficaz, via de regra, com a notificao do sujeito passivo da obrigao tributria. B O lanamento atividade administrativa vinculada e discricionria. C O lanamento regido por lei vigente na data da ocorrncia do fato gerador da obrigao, mesmo que outra lei posterior imponha penalidade menos severa ao fato. D A alterao de critrio jurdico adotado pelo fisco autoriza a reviso de lanamento j realizado. E A modalidade , via de regra, a do lanamento direto, no caso dos contribuintes do ICMS.
QUESTO 81

Uma lei nova interpretou lei anterior, na qual havia previso de aplicao de penalidades. Nesse caso, correto afirmar que A a lei anterior no poderia ter sido aplicada at a vigncia da lei nova. B as penalidades somente podem ser aplicadas a partir da nova interpretao dada lei anterior. C lei nova tem seu efeito apenas para interpretar a norma anterior, sem que se apliquem as penalidades. D a lei nova, em qualquer caso, no pode retroagir para ser aplicada a fatos pretritos. E o caso em questo denomina-se repristinao legal.
QUESTO 79

A lei oramentria anual exige que se aglutinem os oramentos fiscal, de investimentos das empresas e da seguridade social em busca da incluso de todas as rendas e despesas dos poderes, fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta. A respeito desse princpio, assinale a opo correta. A B C D O princpio enunciado na hiptese o da exclusividade. Trata-se do princpio do equilbrio oramentrio. Cuida-se, no caso, do princpio da legalidade estrita. O princpio enunciado, analisado exclusivamente, o da unidade. E Trata-se do princpio da universalidade.
QUESTO 82

O fisco, ao exercer o seu poder de polcia, encontrou empresa que sonegava tributos, o que propiciou a lavratura de auto de infrao contra a empresa e a cobrana dos tributos devidos e das penalidades relativas aos fatos constatados, sendo o auto entregue imediatamente na empresa. Com relao a essa situao, assinale a opo correta. A A lavratura de auto de infrao apenas cria a obrigao de pagar o tributo por parte do contribuinte infrator e no a penalidade nele imposta. B A circunstncia descrita constituiu o crdito tributrio. C O fato descrito no considerado lanamento tributrio. D Esse fato caso de lanamento por homologao. E Comea a contagem da prescrio a partir da lavratura do auto de infrao, no se suspendendo com a impugnao do referido auto por parte do contribuinte infrator.
UnB/CESPE MP/RN

Comprador adquiriu imvel residencial urbano em construo por contrato de compromisso de compra e venda registrado no cartrio de ttulos e documentos e o vendeu para terceira pessoa, mediante cesso de direitos sobre o contrato de compromisso de compra e venda, o qual foi registrado no cartrio de registro de imveis. Acerca dessa situao e de acordo com a jurisprudncia dominante do STJ, assinale a opo correta. A O ITBI incide tanto no registro feito no cartrio de ttulos e documentos quanto no cartrio de registro de imveis. B O fato gerador do ITBI a transmisso da posse feita no cartrio de ttulos e documentos. C No h fato gerador do ITBI no caso em tela. D O fato gerador do ITBI a transmisso da propriedade, o que no ocorreu quando o contrato de compromisso de compra e venda foi registrado no cartrio de ttulos e documentos. E Qualquer ato jurdico que manifeste a transmisso da propriedade hbil para servir de fato gerador do ITBI, at mesmo uma procurao em causa prpria devidamente registrada no cartrio de ttulos e documentos.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

16

QUESTO 83

QUESTO 86

Considerando que o Poder Legislativo de um estado da Federao discuta projeto de lei que conceda perdo s infraes tributrias cometidas por contribuinte que tenham praticado fraude perante a fiscalizao tributria, assinale a opo correta. A A concesso desse benefcio seria legal, uma vez que se trata de anistia, a qual se aplica apenas aos casos de perdo s infraes tributrias. B Seria ilegal a concesso desse benefcio, uma vez que se trata de remisso. C Seria ilegal a concesso desse benefcio, uma vez que a concesso de anistia no pode abranger atos praticados com fraude. D O Poder Legislativo estadual tem competncia privativa para legislar a respeito de anistia, mesmo alterando o CTN. E O benefcio que se pretende conceder causa extino do crdito tributrio.
QUESTO 84

Acerca do gerenciamento costeiro, assinale a opo correta luz da Lei n. 7.661/1988. A Os municpios podem instituir, por meio de decreto, os respectivos planos municipais de gerenciamento costeiro, observadas as normas e as diretrizes do Plano Nacional. B A falta ou o descumprimento, mesmo que parcial, das condies de licenciamento para remembramento do solo, com alteraes das caractersticas naturais da zona costeira, pode ser sancionada com interdio, embargo ou demolio. C Entende-se por praia apenas a rea coberta e descoberta periodicamente pelas guas. D As praias so bens de uso especial do povo. E De acordo com a lei, o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro no pode criar unidades de conservao permanente na zona costeira.
QUESTO 87

A lei pode atribuir a terceiro responsabilidade tributria originria pelo cumprimento da obrigao tributria como sujeito passivo direto, a fim de facilitar a fiscalizao e o recolhimento do tributo devido. A respeito desse assunto, correto afirmar que A B C D o enunciado corresponde a responsabilidade por sucesso. o enunciado cuida de responsabilidade por solidariedade. a lei no pode impor a terceiro a referida responsabilidade. o enunciado trata de responsabilidade por substituio, cujas modalidades so de substituio para frente e substituio para trs. E a atribuio de responsabilidade a terceiro, pelo pagamento de obrigao tributria, pode ser instituda por ato administrativo, desde que haja previso de todos os fatos que a geraram.
QUESTO 85

Quanto Lei n. 6.398/1981, que dispe acerca da PNMA, assinale a opo correta. A O zoneamento ambiental considerado instrumento da PNMA. B O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que tem a atribuio de propor ao Conselho de Governo diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente, o rgo central do SISNAMA. C Mediante anuncia do rgo ambiental competente, o proprietrio rural pode instituir servido ambiental em reas de preservao permanente e de reserva legal. D Entende-se por poluio a degradao da qualidade ambiental resultante apenas de atividades que afetem diretamente de forma desfavorvel a biota. E O SISNAMA est constitudo de rgos da Unio e dos estados, dele no fazendo parte as fundaes institudas pelo poder pblico responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental.
QUESTO 88

Empregado de uma empresa mercantil emitiu nota fiscal de uma operao comercial, destacando o valor do tributo devido em patamar inferior ao que seria correto, em virtude da aplicao equivocada de percentual inferior ao estabelecido pelo fisco. Em funo disso, foi lavrado auto de infrao contra a empresa e se imps o pagamento do valor do tributo somado multa e penalidades cabveis para o caso. Tal fato foi notificado ao sciogerente responsvel pela administrao da empresa, que se dirigiu para o fisco, declarou e pagou apenas o tributo devido, sem incluir os valores da multa e das penalidades que foram aplicadas. Com base nessa situao, assinale a opo correta. A A autuao no poderia ter ocorrido em virtude da existncia de equvoco praticado pelo empregado da empresa e, no, pelo scio-gerente. B A autuao poderia ter ocorrido, mas perdeu a validade e a eficcia quando o responsvel pela empresa fez a denncia de forma espontnea. C No h que se falar em denncia espontnea, uma vez que j iniciado o procedimento administrativo. D A autuao fiscal est correta, pois a responsabilidade tributria por infraes ocorre, desde que comprovado o dolo na prtica do ato. E A responsabilidade por infraes administrativas sempre pessoal e do agente que a praticou, independentemente da situao.
UnB/CESPE MP/RN

Acerca das diretrizes gerais da poltica urbana, assinale a opo correta luz do Estatuto da Cidade Lei n. 10.257/2001. A A desapropriao instrumento de poltica urbana. B O tombamento de imveis no considerado instrumento de poltica urbana. C O plano diretor parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo suas diretrizes e prioridades estar incorporadas no plano plurianual e nas diretrizes oramentrias, com exceo do oramento anual. D A lei que institui o plano diretor, aprovado por lei municipal, deve ser revista, pelo menos, a cada dois anos. E O plano diretor obrigatrio para cidades com mais de dez mil habitantes.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

17

QUESTO 89

QUESTO 92

No que diz respeito Poltica Nacional de Recursos Hdricos (Lei n. 9.433/1997), assinale a opo correta. A Os planos de recursos hdricos so planos de curto prazo. B Depende de outorga do poder pblico o uso de recursos hdricos para a satisfao de necessidades de pequenos ncleos populacionais distribudos no meio rural. C A competncia para conceder outorga de direito de uso de recurso hdrico de domnio da Unio do Poder Executivo federal, no podendo ser delegada. D A Poltica Nacional de Recursos Hdricos baseia-se, entre outros fundamentos, no de que a bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao dessa poltica e para atuao do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. E A centralizao da obteno e produo de dados e informaes um dos princpios bsicos para o funcionamento do Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos.
QUESTO 90

No que concerne ao SUS, assinale a opo correta. A iniciativa privada vedado participar do SUS, ainda que em carter complementar. B As aes e os servios pblicos de sade so desenvolvidos, obedecendo-se, entre outros, ao princpio da centralizao poltico-administrativa, com direo nica em cada esfera de governo. C vedada aos municpios a constituio de consrcios para desenvolverem em conjunto as aes e os servios de sade que lhes correspondam. D No mbito do SUS, o atendimento e a internao domiciliares no incluem procedimentos fisioteraputicos. E No campo de atuao do SUS, est a execuo de aes de assistncia teraputica integral, inclusive a farmacutica.
QUESTO 93

A respeito do Estatuto do Torcedor (Lei n. 10.671/2003), assinale a opo correta. A A entidade responsvel por organizar competio no obrigada a disponibilizar mdico e ambulncia para os torcedores presentes a partidas. B Os ingressos para partida integrante de competio profissional devem estar venda para o torcedor partcipe at 48 horas antes do incio da respectiva partida. C O torcedor tem direito divulgao, durante a realizao da partida, da renda obtida pelo pagamento de ingresso e do nmero de espectadores pagantes e no-pagantes. D Os estdios com capacidade superior a cinco mil pessoas devem manter central tcnica de informaes, com infraestrutura suficiente para viabilizar o monitoramento do pblico presente por imagem. E No direito do torcedor ter os rbitros de cada partida escolhidos mediante sorteio.
QUESTO 94

Considerando a Lei n. 9.985/2000, assinale a opo correta acerca do SNUC. A O Ministrio do Meio Ambiente o rgo consultivo e deliberativo do SNUC. B O Conselho Nacional do Meio Ambiente o rgo central do SNUC. C O refgio de vida silvestre unidade de conservao de uso sustentvel. D A floresta nacional unidade de conservao de proteo integral. E O objetivo bsico das unidades de proteo integral preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais, com exceo dos casos previstos em lei.
QUESTO 91

Acerca de rea de preservao permanente e reserva legal, assinale a opo correta. A Inexiste rgo ambiental que seja competente para autorizar supresso eventual e de baixo impacto ambiental de vegetao em rea de preservao permanente. B Reserva legal a rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural excetuada a rea de preservao permanente , necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas. C Nas terras de propriedade privada onde seja necessrio o florestamento ou o reflorestamento de preservao permanente, se no o fizer o proprietrio, o poder pblico federal poder faz-lo, desapropriando-as. D A rea de preservao permanente deve ser averbada margem da inscrio de matrcula do imvel, podendo ser alterada a sua destinao nos casos de transmisso onerosa. E gratuita a averbao de reserva legal margem da inscrio de matrcula de imvel de pequena e mdia propriedade ou posse rural familiar.
UnB/CESPE MP/RN

Com relao aos planos e seguros privados, dispostos na Lei n. 9.656/1998, assinale a opo correta. A As pessoas jurdicas domiciliadas no exterior no podem constituir capital de pessoas jurdicas de direito privado constitudas sob as leis brasileiras para operar planos privados de assistncia sade. B As operadoras de planos privados de assistncia sade podem realizar quaisquer operaes financeiras com seus diretores. C As operadoras de planos privados de assistncia sade podem excluir, sem limite de tempo, a cobertura s doenas e s leses preexistentes na data da contratao do plano. D vedada s pessoas fsicas a operao de plano ou seguro privado de assistncia sade. E As operadoras de planos privados de assistncia sade podem realizar quaisquer operaes financeiras com membros de seus conselhos administrativos.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

18

QUESTO 95

QUESTO 98

Com relao aos direitos dos idosos segundo a Lei n. 10.741/2003, assinale a opo correta. A As transaes relativas prestao de alimentos a idosos, na forma da lei civil, podem ser celebradas perante o promotor de justia ou defensor pblico, que as referendam, passando a ter efeito de ttulo executivo judicial nos termos da lei processual civil. B O poder pblico deve garantir ao idoso prioridade no recebimento da restituio do imposto de renda. C Incumbe ao poder pblico fornecer medicamentos aos idosos gratuitamente, com exceo dos de uso continuado. D Aos maiores de 60 anos de idade fica assegurada a gratuidade nos transportes coletivos pblicos urbanos, nacionais e internacionais. E dever do poder pblico criar varas especializadas e exclusivas do idoso.
QUESTO 96

Quanto improbidade administrativa, assinale a opo correta luz da Lei n. 8.429/1992. A crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia tem conhecimento de que este inocente. B Ao culposa de terceiro no dar ensejo ao integral ressarcimento de dano, quando ocorrer leso ao patrimnio pblico. C No caso de enriquecimento ilcito, o terceiro beneficirio no perde os valores acrescidos ao seu patrimnio. D Qualquer pessoa que tome conhecimento de prtica de ato de improbidade administrativa deve representar ao MP estadual. E As aes de improbidade administrativa de atos que atentem contra os princpios da administrao pblica podem ser propostas at dez anos aps o trmino da funo de confiana de quem as tenha praticado.
QUESTO 99

Com relao a licitaes e contratos, assinale a opo correta luz da Lei n. 8.666/1993 e suas alteraes. A Concorrncia a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que tenham atendido a todas as condies exigidas para cadastramento at o segundo dia anterior data do recebimento de propostas. B Exige-se a licitao para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. C As compras da administrao pblica, sempre que possvel, devem ser processadas por meio de sistema de registro de preo. D Para obras e servios de engenharia acima de R$ 1.500.000,00, a modalidade de licitao indicada deve ser a tomada de preos. E dispensvel a licitao quando h inviabilidade de competio para contratao de profissional de qualquer setor artstico.
QUESTO 97

Com relao proteo do consumidor, assinale a opo correta com base na Lei n. 8.078/1990. A Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, com exceo dos entes despersonalizados, que desenvolva atividades de comercializao de produtos. B Pessoa jurdica no pode ser considerada consumidor. C Coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo equipara-se a consumidor. D Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, independentemente de remunerao, com exceo da atividade de natureza securitria, salvo se for decorrente de relao de carter trabalhista. E Bem imaterial no pode ser considerado produto.
QUESTO 100

Acerca da proteo e dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, assinale a opo correta com base na Lei n. 10.216/2001. A A internao psiquitrica involuntria de pessoa portadora de transtorno mental deve ser comunicada autoridade judiciria local, no prazo de 48 horas a partir do momento em que tenha acontecido, pelo responsvel tcnico do estabelecimento onde tenha ocorrido, devendo esse procedimento ser adotado quando da respectiva alta. B De acordo com a legislao vigente, a internao compulsria de pessoa portadora de transtorno mental determinada pelo MP estadual, que considera, quanto salvaguarda do paciente, as condies de segurana do estabelecimento, dos demais internados e dos funcionrios. C Internao involuntria a determinada pela justia. D Internao compulsria aquela que se d sem o consentimento do usurio e a pedido de terceiro. E direito da pessoa portadora de transtorno mental ter a presena de mdico, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou no de sua hospitalizao involuntria.
UnB/CESPE MP/RN

Acerca de ao civil pblica, assinale a opo correta. A O foro competente para processar e julgar ao civil pblica deve ser o do domiclio do autor da infrao. B Ao civil pblica no pode ter por objeto a condenao em dinheiro. C Sociedade de economia mista no tem legitimidade para propor ao civil pblica. D cabvel ao civil pblica de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados por infrao da economia popular. E Em ao civil pblica, o poder pblico no pode habilitar-se como litisconsorte em aes propostas por associao legitimada.

Cargo: Promotor de Justia Substituto

19

You might also like