You are on page 1of 10

Lngua Portuguesa: Texto e contexto

Mdulo 5
Planejamento da produo escrita

O portugus so dois; o outro, mistrio. Carlos Drummond de Andrade

Prof. Mrcio Jos Pereira de Camargo

Este mdulo trata de como organizar nossas ideias na montagem e produo de textos. Tomaremos o pargrafo dissertativo como referncia bsica para aplicarmos as operaes que estruturam a atividade de escrever.

Vamos comear pelo conceito de pargrafo:

"O pargrafo uma unidade de composio constituda por um ou mais de um perodo, em que se desenvolve determinada idia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundrias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. [GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. 22.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002, p. 219.]

Primeiramente, importante entender o que um pargrafo. De maneira simplificada podemos dizer que um pargrafo apresenta uma frasencleo seguida de uma ou mais frases secundrias que desenvolvem a ideia central de um assunto. As ideias apresentadas no pargrafo devem estar intimamente relacionadas pelo sentido atravs da observncia dos princpios de coerncia e coeso textual.

A produo textual, usando a modalidade discursiva dissertativa, pode ser encontrada numa redao acadmica ou um artigo de revista. Esse texto pode se constituir de apenas um pargrafo ou de vrios pargrafos. Mas, qualquer que seja o nmero de pargrafos, a produo textual segue os mesmos passos que sero trabalhados neste mdulo.

Assim, para escrevermos um pargrafo, passamos pelos seguintes passos:

a) Delimitao do assunto - O primeiro passo para se escrever um pargrafo escolher uma dentre as vrias possibilidades de se abordar um assunto. Delimitar restringir. o mesmo que fazer com que as ideias passem por um funil. Por exemplo, do assunto Desemprego que bastante genrico, poderamos chegar s delimitaes: O problema do desemprego nos centros urbanos, O desemprego em crescimento ou muitos outros...

b) Fixao do objetivo - Delimitado o assunto, torna-se fcil fixar o objetivo que deve orientar o que ser escrito. Esse passo facilita a seleo de ideias e sua ordenao. Determinar para qu se vai escrever determinado assunto, com que finalidade e quais objetivos se pretende atingir, um passo indispensvel no planejamento do ato de escrever. O objetivo deve orientar a linha de pensamento que estar presente em todo o texto. Por exemplo, sobre o assunto anteriormente delimitado O problema do desemprego nos centros urbanos, poderamos fixar como objetivo: Apontar as causas do desemprego nos centros urbanos ou Indicar as consequncias do desemprego nos centros urbanos ou outros...

Traduo do objetivo em forma de frase-ncleo ou introduo Depois que o assunto foi delimitado e o objetivo do pargrafo foi estabelecido, pode-se comear a escrever. importante redigir, em primeiro lugar, uma ou mais frases que traduzam o objetivo escolhido. Formulao da Frase-ncleo - A frase ou frases iniciais do pargrafo que traduzem o objetivo fixado so o que se pode chamar de frase-ncleo ou introduo. Por exemplo, para traduzir o objetivo: Apontar as consequncias do desemprego nos centros urbanos, poderamos elaborar a seguinte frase-ncleo: No so poucas as consequncias do desemprego nos centros urbanos.

Desenvolvimento do Pargrafo 3

desenvolvimento das ideias indicadas na frase-ncleo ou introduo. O desdobramento da frase-ncleo constitui o desenvolvimento do pargrafo. Agora hora de desenvolver a ideia anunciada na frase-ncleo ou introduo do pargrafo. O desenvolvimento pressupe a seleo dos aspectos que explicaro a frase-ncleo e a ordenao desses aspectos num plano. O importante selecionar os aspectos ou detalhes particulares para esse desenvolvimento, de acordo com o objetivo. Veja o exemplo: No so poucas as consequncias do desemprego nos centros urbanos. Dentre as mais comuns, podemos apontar o surgimento de favelas, o aumento de roubos e o crescente nmero de menores desamparados.

Uma boa dica usar um mapa mental para organizar as ideias a serem usadas no desenvolvimento do pargrafo.

e) Formulao da concluso - A concluso uma frase que retoma o objetivo expresso na frase-ncleo e resume os aspectos apresentados no desenvolvimento. Normalmente, inicia-se por expresses como: desta forma, portanto, de acordo com, consequentemente, em sntese, em decorrncia, concluindo...

Seguindo esses passos, poderemos estruturar no apenas um pargrafo, mas o prprio texto constitudo de vrios pargrafos. Respeitando a organizao de cada gnero textual, podemos escrever textos adequados a cada um deles, seguindo cada passo estudado.

Como observe este dissertativo:

exemplo, pargrafo

A TV, apesar de nos trazer uma imagem concreta, no fornece uma 4

reproduo fiel da realidade. Uma reportagem de TV, com transmisso direta, o resultado de vrios pontos de vista: 1) do realizador, que controla e seleciona as imagens num monitor; 2) do produtor, que poder efetuar cortes arbitrrios; 3) do cameraman, que seleciona os ngulos de filmagem; finalmente, de todos aqueles capazes de intervir no processo da transmisso. Por outro lado, alternando sempre os closes (apenas o rosto de um personagem no vdeo, por exemplo) com cenas reduzidas (a vista geral de uma multido), a televiso no d ao espectador a liberdade de escolher o essencial ou o acidental, ou seja, aquilo que ele deseja ver em grandes ou pequenos planos. Dessa forma, o veculo impe ao receptor a sua maneira especialssima de ver o real. (Muniz Sodr, A comunicao do grotesco) Analisando o pargrafo em questo: Podemos dizer que a partir da delimitao do tema (reproduo da realidade pela TV), se estabelece o objetivo do pargrafo: mostrar que a TV no reproduz com fidelidade a realidade. Tal objetivo traduzido na frasencleo, que se constitui na introduo do pargrafo: A TV, apesar de nos trazer uma imagem concreta, no fornece uma reproduo fiel da realidade. Feito isto, desenvolve-se a ideia contida na frase-ncleo; no caso em questo, buscar-se- comprovar a ideia trazida na introduo. Assim, tem-se o desenvolvimento: Uma reportagem de TV, com transmisso direta, o resultado de vrios pontos de vista: 1) do realizador, que controla e seleciona as imagens num monitor; 2) do produtor, que poder efetuar cortes arbitrrios; 3) do cameraman, que seleciona os ngulos de filmagem; finalmente, de todos aqueles capazes de intervir no processo da transmisso. Por outro lado, alternando sempre os closes (apenas o rosto de um personagem no vdeo, 5

por exemplo) com cenas reduzidas (a vista geral de uma multido), a televiso no d ao espectador a liberdade de escolher o essencial ou o acidental, ou seja, aquilo que ele deseja ver em grandes ou pequenos planos. Por fim, refora-se a ideia central, como uma sntese do que foi desenvolvido no pargrafo. Trata-se da concluso: Dessa forma, o veculo impe ao receptor a sua maneira especialssima de ver o real.

Modalidades discursivas Em complemento ao que acabamos de estudar, podemos distinguir trs tipos de pargrafos, devido s suas caractersticas predominantes de modalidade discursiva: pargrafo dissertativo pargrafo narrativo pargrafo descritivo. Veja, a seguir, a definio de cada tipo:

Pargrafo Dissertativo Nas dissertaes, os pargrafos so estruturados a partir de uma ideia que normalmente apresentada em sua introduo, desenvolvida e reforada por uma concluso. As dissertaes escolares, normalmente, costumam ser estruturadas em quatro ou cinco pargrafos (um pargrafo para a introduo, dois ou trs para o desenvolvimento e um para a concluso).

claro que essa diviso no absoluta. Dependendo do tema proposto e da abordagem que se d a ele, ela poder sofrer variaes. Mas fundamental que voc perceba o seguinte: a diviso de um texto em pargrafos (cada um correspondendo a uma determinada ideia que nele se desenvolve) tem a funo de facilitar, para quem escreve, a estruturao coerente do texto e de possibilitar, a quem l, uma melhor compreenso do texto em sua totalidade.
Pargrafo Narrativo

Nas narraes, a ideia central do pargrafo um incidente, isto , um episdio curto. Nos pargrafos narrativos, h o predomnio dos verbos de ao que se referem a personagens, alm de indicaes de circunstncias relativas ao fato: onde ele ocorreu, quando ocorreu, por que ocorreu, etc. O que falamos acima se aplica ao pargrafo narrativo propriamente dito, ou seja, aquele que relata um fato (lembrando que podemos ter, em um texto narrativo, pargrafos descritivos e dissertativos). Nas narraes existem tambm pargrafos que servem para reproduzir as falas dos personagens. No caso do discurso direto (em geral antecedido por dois-pontos e introduzido por travesso), cada fala de um personagem deve corresponder a um pargrafo para que essa fala no se confunda com a do narrador ou com a de outro personagem.

Pargrafo Descritivo

A ideia central do pargrafo descritivo um quadro, ou seja, um fragmento daquilo que est sendo descrito (uma pessoa, uma paisagem, um ambiente, etc.), visto 7

sob determinada perspectiva, num determinado momento. Alterado esse quadro, teremos novo pargrafo. O pargrafo descritivo vai apresentar as mesmas caractersticas da descrio: predomnio de verbos de ligao, emprego de adjetivos que caracterizam o que est sendo descrito, ocorrncia de oraes justapostas ou coordenadas.

________________________
Para saber mais... Veja texto completo em: http://www.brasilescola.com/redacao/paragrafo.htm Para aprofundar as noes sobre pargrafo, busque mais informao no endereo: http://www1.fapa.com.br/folder/biblioteca/dicastextosdissertativos.pdf Um bom curso de redao on-line gratuito encontra-se em: http://www.mailxmail.com/curso/idiomas/redaportugues/capitulo1.htm Fontes consultadas: GALLI, Glria. Texto dissertativo ou argumentativo. Disponvel em:
http://www.lpeu.com.br/a/Produ%C3%A7%C3%A3o-de-textos-apoio-disserta%C3%A7%C3%A3o.html

Acesso em: 20 out. 2010. GARCIA, O. M. Comunicao em prosa moderna. 22 ed. Rio de Janeiro: Fundao Getulio Vargas, 2002. LEME, Helena. Lngua Portuguesa. 2008. SOARES, M. B.; CAMPOS, E. N. Tcnica de redao as articulaes lingsticas como tcnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1978.

Texto dissertativo ou argumentativo1


Prof. Glria Galli Caracterstica principal do texto dissertativo: nfase defesa do ponto de vista, da linha argumentativa. Procedimentos antes de iniciar um texto dissertativo: posicionese diante do tema como se ele fosse uma pergunta. Como fazer:

concorda com ele?(em parte ou totalmente) discordncia? (em parte ou totalmente) vai tomar um posicionamento para anlise? ELABORANDO O PONTO DE VISTA reafirme o ponto de vista adotado e reescreva a frase. Esse o tpico do texto. enumere os argumentos que sustentaro sua tese. (os porqus da sua escolha, o seu conhecimento sobre o assunto) cada argumento tem um ponto alto (idia ncleo). E cada argumento ser um pargrafo.

O texto inicia-se com uma idia forte o tpico frasal. No meio do texto desenvolvem-se os argumentos e no final, conclui-se o assunto, ou concordando ou apresentando novas perspectivas. O pargrafo na verdade, um microtexto. Ele tambm tem um tpico (idia ncleo), em seguida, os argumentos e fecha com a concluso. uma idia exposta e acabada, isto , uma informao argumentada. Se preferir pode-se resumir as concluses das vrias idias no final do texto. ELABORANDO O TEXTO Comeando o texto Escolha dentro do conhecimento da abordagem do tema, o item que mais domina e afirme sua tese. Construa uma frase de introduo sobre a qual sero desenvolvidos os argumentos. Desenvolvimento dos argumentos Desenvolva a redao buscando dentro do universo conhecido, argumentos de fontes como: mdia, fatos do cotidiano, dos fatos histricos, atitude das pessoas etc. Considere cada pargrafo como um aspecto argumentativo, lembrando sempre: a cada idia, uma explicao. Trs ou quatro pargrafos so suficientes. Concluso 1 Fonte: http://www.lpeu.com.br/a/Produ%C3%A7%C3%A3o-de-textos-apoio-disserta%C3%A7%C3%A3o.html 9

Conclua o texto, mantendo a coerncia com o seu ponto de vista, feche o assunto ou se discordar, apresente uma nova perspectiva. O que precisa haver em cada pargrafo? Lembre-se de que o pargrafo pode ser considerado um microtexto. Nele tambm deve haver uma ideia central, isto , um argumento e a explicao dele. O fechamento dos argumentos poder estar nos prprios pargrafos ou resumidos na concluso do texto. Um modelo para anlise Observe um pargrafo de um texto jornalstico: Batman nos fascina h dcadas porque o super-rico que defende os homens comuns. Uma espcie de Rockefeller com asas, um bilionrio a favor do povo. Onde esto esses bilionrios do bem? Salvando a frica, abrindo concesses em Doha? H!H!(Jornal A Cidade. C.3. 05/08/2008. Arnaldo Jabor) Tpico frasal: Batman nos fascina h dcadas porque o super-rico que defende os homens comuns. Frase de desenvolvimento: "Um espcie de Rockefeller com asas, um bilionrio a favor do povo. Onde esto esses bilionrios do bem? Salvando a frica, abrindo concesses em Doha?" Frase de concluso: "H! H! Outro exemplo: Na verdade, nada disso tem importncia. apenas um filme; mas um claro sintoma da inquietante sociedade que o produziu. (Jornal A Cidade. C.3. 05/08/2008. Arnaldo Jabor) Tpico frasal: Na verdade, nada disso tem importncia". Frase de desenvolvimento: " apenas um filme;" Frase de concluso: "mas um claro sintoma da inquietante sociedade que o produziu. Pode-se afirmar, portanto, que a organizao de um texto dissertativo assemelha-se estrutura de um pargrafo dissertativo, com as seguintes partes: 1. Introduo apresentao do tpico frasal; 2. Desenvolvimento dos argumentos - fundamentao da idia ncleo; 3. Concluso - reafirmao da idia ncleo.

10

You might also like