You are on page 1of 2

DIREITO CONSTITUCIONAL

AES CONSTITUCIONAIS: AO POPULAR

RICARDO S. TORQUES

AO POPULAR

Conforme art. 5, LXXIII, qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. Est ao constitucional destina-se concretizao do princpio republicano, podendo ser utilizada de modo preventivo ou repressivo. Somente o detentor de capacidade eleitoral ativa, ou seja, o cidado poder ser titular da ao popular. Desta forma, impossvel ao popular proposta por pessoa jurdica, Ministrio Pblico, inalistados, inalistveis e estrangeiros. Segundo Paulo e Alexandrino, o Ministrio Pblico atuar na ao popular como parte pblica autnoma incumbindo-lhe, nesse papel, velar pela regularidade do processo e correta aplicao da lei, podendo opinar pela procedncia ou improcedncia da ao. Alm disso, poder atuar como substituto processual e sucessor do autor, na hiptese de este se omitir ou abandonar a ao, caso repute de interesse pblico o seu prosseguimento, at o julgamento. Ainda, caber ao Ministrio Pblico promover a responsabilizao dos rus, se for o caso, na esfera civil ou criminal (p. 228: 2010). O mbito de proteo da ao popular, na vigente Constituio, bastante amplo: abrange tanto o patrimnio material quanto o patrimnio moral, o esttico, o histrico, o ambiental (p. 228: 2010). Nesse aspecto, entende o STF no ser necessrio a prova do efetivo dano material ou pecunirio, sendo a mera ilegalidade passvel de represso via ao popular. Alm disso, entende a doutrina ser a ao popular meio idneo para a fiscalizao, na via incidental, da constitucionalidade das leis (p. 230: 2010). Entretanto, de acordo com o STF, o mesmo entendimento NO prospera em termos de Ao Direta e Inconstitucionalidade. Alm disso, NO ser possvel utilizar de ao popular em substituio ao mandado de segurana. Conforme entendimento do STF, NO possvel a utilizao da ao popular para atacar ato de contedo jurisdicional, praticado por membro do Poder Judicirio no desempenho de sua funo tpica (AO n 672/DF), sendo possvel a utilizao da ao popular apenas relativamente a atos de natureza administrativa, em qualquer dos Poderes do Estado. Conforme Paulo e Alexandrino (p. 232: 2010) a competncia para processar e julgar a ao popular definida pela origem do ato a ser impugnado: se o ato impugnado foi praticado, aprovado ou ratificado por autoridade, funcionrio ou administrador de rgo da Unio e de suas entidades, ou entidades por ela
1

DIREITO CONSTITUCIONAL

AES CONSTITUCIONAIS: AO POPULAR

RICARDO S. TORQUES

subvencionadas, a competncia ser do juiz federal da seo judiciria em que se consumou o ato; se o ato impugnado foi produzido por rgo, repartio, servio ou entidades de estadomembro, ou entidade por ele subvencionada, a competncia ser do juiz estadual que a organizao judicirio do estado indicar; se o ato impugnado foi produzido por rgo, repartio, servio ou entidades de municpio, ou entidade por ele subvencionada, a competncia ser do juiz estadual da comarca a que o municpio interessado pertencer de acordo com a organizao judiciria do respectivo estado e se a ao interessar simultaneamente Unio e qualquer outra pessoa ou entidade, ser competente a justia federal.

Alm disso, entende-se que o juzo da ao popular universal, no sentido de que impe a reunio de todas as aes conexas, com fundamento jurdico semelhante. De acordo com jurisprudncia do STF, o foro especial por prerrogativa de funo NO alcana as aes populares ajuizadas contra as autoridades com tal prerrogativa, no havendo que se falar em deslocamento da competncia para os tribunais especiais em razo da prerrogativa funcional. Finalmente, ressalte-se que caso a ao popular, num caso concreto, criar conflito entre estados-membros conflito confederativo a competncia ser do STF, por fora do art. 102, I, f, da CRFB.

You might also like