You are on page 1of 15

Unidade

4
Monitoramento e controle de processos

Aspectos gerais da rea de instrumentao

s processos industriais exigem controle na fabricao de seus produtos. Estes processos so muito variados e abrangem diversos tipos de produtos, como, por exemplo, a fabricao dos derivados do petrleo, produtos alimentcios, a indstria de papel e celulose etc. Em todos estes processos absolutamente necessrio controlar e manter constantes algumas variveis, tais como: presso, vazo, temperatura, nvel, pH, condutividade, velocidade, umidade etc. Os instrumentos de medio e controle permitem manter constantes as variveis do processo, objetivando a melhoria em qualidade, o aumento em quantidade do produto e a segurana. No princpio da era industrial, o operrio atingia os objetivos citados atravs de controle manual destas variveis, utilizando somente instrumentos simples (manmetro, termmetro, vlvulas manuais etc.), e isto era suficiente, por serem simples os processos. Com o passar do tempo, estes foram se complicando, exigindo um aumento da automao nos processos industriais, atravs dos instrumentos de medio e controle. Enquanto isso, os operadores iam se liberando de sua atuao fsica direta no processo e, ao mesmo tempo, ocorria a centralizao das variveis em uma nica sala. Devido centralizao das variveis do processo, podemos fabricar produtos que seriam impossveis por meio do controle manual. Mas, para atingir o nvel em que estamos hoje, os sistemas de controle sofreram grandes transformaes tecnolgicas, como: controle manual, controle mecnico e hidrulico, controle pneumtico, controle eltrico, controle eletrnico e atualmente controle digital.
NT
E

OB

RAS

ABAS

IM TEC

..........
PE

17

..........

TR

Os processos industriais podem dividir-se em dois tipos: processos contnuos e descontnuos. Em ambos os tipos devem-se manter as variveis prximas aos valores desejados. O sistema de controle que permite fazer isto se define como aquele que compara o valor da varivel do processo com o valor desejado e toma uma atitude de correo de acordo com o desvio existente, sem a interveno do operador. Para que se possa realizar esta comparao e conseqentemente a correo, necessrio que se tenha uma unidade de medida, uma unidade de controle e um elemento final de controle no processo.
FIGURA 1

MALHA DE CONTROLE FECHADA

Elemento final de controle

Processo

Unidade de medida

Unidade de controle

Este conjunto de unidades forma uma malha de controle, que pode ser aberta ou fechada. Na Figura 1 vemos uma malha fechada, e na Figura 2, uma malha de controle aberta.
FIGURA 2

MALHA DE CONTROLE ABERTA

Processo

Unidade de medida

Indicao

OB

RAS

ABAS

IM TEC

NT
E

..........
PE

18

..........

TR

Terminologia
Os instrumentos de controle empregados na indstria de processos (qumica, siderrgica, papel etc.) tm sua prpria terminologia. Os termos utilizados definem as caractersticas prprias de medida e controle dos diversos instrumentos: indicadores, registradores, controladores, transmissores e vlvulas de controle. A terminologia empregada unificada entre os fabricantes, os usurios e os organismos que intervm direta ou indiretamente no campo da instrumentao industrial. (range) Conjunto de valores da varivel medida que esto compreendidos dentro do limite superior e inferior da capacidade de medida ou de transmisso do instrumento. Expressa-se determinando os valores extremos.
DE M E DI DA

4
Monitoramento e controle de processos

F AI XA

EXEMPLO 100 a 500m 3 0 a 20psi

A LCANC E (span) a diferena algbrica entre o valor superior e o inferior da faixa de medida do instrumento.
EXEMPLO Em um instrumento com range de 100 a 500m 3 , seu span de 400m 3

E R RO a diferena entre o valor lido ou transmitido pelo instrumento em relao ao valor real da varivel medida. Se tivermos o processo em regime permanente, chamaremos de erro esttico, que poder ser positivo ou negativo, dependendo da indicao do instrumento, o qual poder estar indicando a mais ou menos. Quando tivermos a varivel alterando seu valor ao longo do tempo, teremos um atraso na transferncia de energia do
NT
E

OB

RAS

ABAS

IM TEC

..........
PE

19

..........

TR

meio para o medidor. O valor medido estar geralmente atrasado em relao ao valor real da varivel. Esta diferena entre o valor real e o valor medido chamada de erro dinmico. E X ATI DO Podemos definir como a aptido de um instrumento de medio para dar respostas prximas a um valor verdadeiro. A exatido pode ser descrita de trs maneiras: Percentual do Fundo de Escala (% do FE) Percentual do Span (% do span) Percentual do Valor Lido (% do VL)
EXEMPLO Para um sensor de temperatura com range de 50 a 250 o C e valor medindo 100 o C, determine o intervalo provvel do valor real para as seguintes condies :

Exatido 1% do Fundo de Escala


Valor real = 100C (0,01 x 250) = 100C 2,5C

Exatido 1% do Span
Valor real = 100C (0,01 x 200) = 100C 2,0C

Exatido 1% do Valor Lido (Instantneo)


Valor real = 100C (0,01 x 100) = 100C 1,0C

R AN G EAB I LI DAD E (largura de faixa) a relao entre o valor mximo e o valor mnimo, lidos com a mesma exatido na escala de um instrumento.
EXEMPLO Para um sensor de vazo cuja escala 0 a 300gpm (gales por minuto) , com exatido de 1% do span e rangeabilidade 10:1, a exatido ser respeitada entre 30 e 300gpm

OB

RAS

ABAS

IM TEC

NT
E

..........
PE

20

..........

TR

Z ONA MORTA a mxima variao que a varivel pode ter sem que provoque alterao na indicao ou sinal de sada de um instrumento.
EXEMPLO Um instrumento com range de 0 a 200C e uma zona morta de:
0,01% = 0,1 x 200 = 0,2C 100

4
Monitoramento e controle de processos

S E N SI B I LI DAD E a mnima variao que a varivel pode ter, provocando alterao na indicao ou sinal de sada de um instrumento.
EXEMPLO Um instrumento com range de 0 a 500C e com uma sensibilidade de 0,05% ter valor de:
0,05% = 500 = 0,25C 100

H I STE R E S E o erro mximo apresentado por um instrumento para um mesmo valor em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a varivel percorre toda a escala nos sentidos ascendente e descendente. Expressa-se em percentagem do span do instrumento. Deve-se destacar que a expresso zona morta est includa na histerese.
EXEMPLO Num instrumento com range de 50C a 100C, sendo sua histerese de 0,3%, o erro ser 0,3% de 150C = 0,45C

OB

RAS

ABAS

IM TEC

NT
E

..........
PE

21

..........

TR

R E PETI B I LI DADE a mxima diferena entre diversas medidas de um mesmo valor da varivel, adotando sempre o mesmo sentido de variao. Expressa-se em percentagem do span do instrumento. O termo repetibilidade no inclui a histerese. F U NE S DE I N STR U M E NTOS Podemos denominar os instrumentos e dispositivos utilizados em instrumentao de acordo com a funo que desempenham no processo.
INDICADOR
FIGURA 3

INDICADOR

Instrumento que dispe de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da varivel. Existem tambm indicadores digitais que mostram a varivel em forma numrica com dgitos ou barras grficas, como podemos observar na Figura 3.

REGISTRADOR

FIGURA 4

REGISTRADOR

Instrumento que registra a varivel atravs de um trao contnuo ou pontos em um grfico, como podemos observar na Figura 4.

TRANSMISSOR

A Figura 5 apresenta um instrumento que determina o valor de uma varivel no processo atravs de um elemento primrio, tendo o mesmo sinal de sada (pneumtico ou eletrnico), cujo valor varia apenas em funo da varivel do processo.
NT
E

OB

RAS

ABAS

IM TEC

..........
PE

22

..........

TR

FIGURA 5

TRANSMISSOR

FIGURA 6

TRANSDUTOR

4
Monitoramento e controle de processos

TRANSDUTOR

Temos na Figura 6 um instrumento que recebe informaes na forma de uma ou mais quantidades fsicas, modifica, caso necessrio, estas informaes e fornece um sinal de sada resultante. Dependendo da aplicao, o transdutor pode ser um elemento primrio, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e sada padronizados.

CONTROLADOR

FIGURA 7

CONTROLADOR

A Figura 7 mostra um instrumento que compara a varivel controlada com um valor desejado e fornece um sinal de sada a fim de manter a varivel controlada em um valor especfico ou entre valores determinados. A varivel pode ser medida diretamente pelo controlador ou indiretamente atravs do sinal de um transmissor ou transdutor.
NT
E

OB

RAS

ABAS

IM TEC

..........
PE

23

..........

TR

ELEMENTO FINAL DE CONTROLE

FIGURA 8

ELEMENTO FINAL DE CONTROLE

Observe na Figura 8 esse instrumento. Ele modifica diretamente o valor da varivel manipulada de uma malha de controle. Alm dessas denominaes, os instrumentos podem ser classificados em instrumentos de painel, campo, prova de exploso, poeira, lquido etc. Combinaes dessas classificaes so efetuadas formando instrumentos de acordo com as necessidades.

Identificao de instrumentos

As normas de instrumentao estabelecem smbolos, grficos e codificao para identificao alfanumrica de instrumentos ou funes programadas, que devero ser utilizadas nos diagramas e malhas de controle de projetos de instrumentao. De acordo com a norma ISA-S5, cada instrumento ou funo programada ser identificado por um conjunto de letras que o classifica funcionalmente e um conjunto de algarismos que indica a malha qual o instrumento ou funo programada pertence. Eventualmente, para completar a identificao, poder ser acrescido um sufixo. O Quadro 1 mostra um exemplo de instrumento identificado de acordo com a norma preestabelecida.
QUADRO 1

IDENTIFICAO DE INSTRUMENTOS
De acordo com a Norma ISA-S5
P RC
Funo

001
rea da atividade

02
N seqencial da malha

A
Sufixo

Varivel

Identificao funcional

Identificao da malha

Identificao do instrumento P = Varivel medida Presso R = Funo passiva ou de informao Registrador C = Funo ativa ou de sada Controlador 001 = rea de atividade onde o instrumento atua 02 = Nmero seqencial da malha A = Sufixo

OB

RAS

ABAS

IM TEC

NT
E

..........
PE

24

..........

TR

As simbologias apresentadas nas Figuras 9 e 10 so utilizadas em fluxogramas de processo e engenharia e seguem a Norma ANSI/ISA-S5.1.
FIGURA 9

4
Monitoramento e controle de processos

SINAIS UTILIZADOS NOS FLUXOGRAMAS DE PROCESSO

Suprimento ou impulso

Sinal no-definido

Sinal pneumtico

Sinal eltrico

Sinal hidrulico

Tubo capilar

Sinal eletromagntico ou snico guiado

Sinal eletromagntico ou snico no-guiado

Ligao por software

Ligao mecnica

Sinal binrio pneumtico

Sinal binrio eltrico

FIGURA 10

SMBOLOS DE INSTRUMENTOS
Utilizados nos fluxogramas de processo

Instrumentos

Painel principal acessvel ao operador

Montado no campo

Painel auxiliar acessvel ao operador

Painel auxiliar no-acessvel ao operador

Instrumentos discretos

Instrumentos compartilhados

Computador de processo

Controlador lgico programvel

OB

RAS

ABAS

IM TEC

NT
E

..........
PE

25

..........

TR

QUADRO 2

IDENTIFICAO FUNCIONAL DOS INSTRUMENTOS


PRIMEIRA LETRA
Varivel medida Letra de modificao Alarme Funo de leitura passiva Alarme

LETRAS SUCESSIVAS
Funo de sada Letra de modificao

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W

Analisador

Queimador (chama) Boto de presso Condutibilidade eltrica Densidade ou peso especfico Tenso (Fem) Vazo Medida dimensional Comando manual Corrente eltrica Potncia Tempo ou programa Nvel Umidade Vazo molar Orifcio ou restrio Presso Quantidade Remoto Velocidade ou freqncia Temperatura Multivarivel Vibrao Peso ou fora Poo Solenide / Rel ou Conversor de sinal computador El. final de controle Clculo feito por computador Velocidade/ Chave de segurana Percentual Integrao Registrador Interruptor ou chave Transmisso Transmissor Multifuno Vlvula Multifuno Tomada de impulso Varredura Clculos em sistema digital Lmpada piloto Mdia Baixo Mdio ou intermedirio Entrada manual Indicao ou Indicador Relao Visor Alto Diferencial Elemento primrio Controlador

X ou Y Escolha do usurio Z Posio / Deslocamento

Como se nota no Quadro 2, pode-se obter combinaes possveis de acordo com o funcionamento dos dispositivos automticos.
EXEMPLO T = Temperatura F = Vazo R = Registrador V = Vlvula P = Presso L = Nvel I = Indicador G = Visor

OB

RAS

ABAS

IM TEC

NT
E

..........
PE

26

..........

TR

Principais sistemas de medidas


Os sistemas podem ser classificados quanto natureza de suas unidades fundamentais, quanto ao valor dessas unidades e tambm quanto s relaes escolhidas na determinao dos derivados. Os principais sistemas so:
SISTEMA MTRICO DECIMAL SISTEMA FSICO OU CEGESIMAL

4
Monitoramento e controle de processos

Tem como unidades fundamentais o metro, o quilograma e o segundo (MKS)

Tem como unidades fundamentais o centmetro, o grama e o segundo (CGS)

SISTEMA INDUSTRIAL FRANCS

SISTEMA INGLS

Tem como unidades fundamentais o metro, a tonelada e o segundo (MTS), definidas em funo do sistema mtrico decimal

Tem como unidades fundamentais o p (foot), a libra (pound) e o segundo (second)

Telemetria
Chamamos de telemetria a tcnica de transportar medies obtidas no processo a distncia, em funo de um instrumento transmissor. A transmisso a distncia dos valores medidos est to intimamente relacionada com os processos VANTAGENS DA TELEMETRIA contnuos, que a necessidade e as vantagens da aplicao da Os instrumentos agrupados podem ser telemetria e do processamenconsultados mais fcil e rapidamente, possibilitando operao uma viso to contnuo se entrelaam. conjunta do desempenho da unidade Um dos fatores que se desPodemos reduzir o nmero de operadores com tacam na utilizao da telemesimultneo aumento da eficincia do trabalho tria a possibilidade de cenCresce, consideravelmente, a utilidade e a tralizar instrumentos e controeficincia dos instrumentos em face das possibilidades de pronta consulta, manuteno les de um determinado procese inspeo, em situao mais acessvel, so em painis de controle ou mais protegida e mais confortvel em uma sala de controle.

OB

RAS

ABAS

IM TEC

NT
E

..........
PE

27

..........

TR

Transmissores

Os transmissores so instrumentos que medem uma varivel do processo e a transmitem, a distncia, a um instrumento receptor, indicador, registrador, controlador ou a uma combinao destes. Existem vrios tipos de sinais de transmisso: pneumticos, eltricos, hidrulicos e eletrnicos. T R AN S M I S SO PN E U MTICA Em geral, os transmissores pneumticos geram um sinal pneumtico varivel, linear, de 3 a 15psi (libras fora por polegada ao quadrado) para uma faixa de medidas de 0 a 100% da varivel. Esta faixa de transmisso foi adotada pela SAMA (Scientific Apparatur Makers Association), Associao de Fabricantes de Instrumentos, e pela maioria dos fabricantes de transmissores e controladores dos Estados Unidos. Podemos, entretanto, encontrar transmissores com outras faixas de sinais de transmisso. Por exemplo: de 20 a 100kPa. Nos pases que utilizam o sistema mtrico decimal, adotam-se as faixas de 0,2 a 1kgf/cm2 que equivalem, aproximadamente, de 3 a 15psi. O alcance do sinal no sistema mtrico cerca de 5% menor que o sinal de 3 a 15psi. Este um dos motivos pelos quais devemos calibrar os instrumentos de uma malha (transmissor, controlador, elemento final de controle etc.), sempre utilizando uma mesma norma. Note-se que o valor mnimo do sinal pneumtico tambm no zero, e sim 3psi ou 0,2kgf/cm2. Deste modo, conseguimos calibrar corretamente o instrumento, comprovando sua correta calibrao e detectando vazamentos de ar nas linhas de transmisso. Percebe-se que, se tivssemos um transmissor pneumtico de temperatura de range de 0 a 2000C e o mesmo mantivesse o bulbo a 00C e um sinal de sada de 1psi, este estaria descalibrado. Se o valor mnimo de sada fosse 0psi, no seria possvel fazermos esta comparao rapidamente. Para que pudssemos detect-lo, teramos de esperar um aumento de temperatura para que tivssemos um sinal de sada maior que 0 (o qual seria incorreto). T R AN S M I S SO E LETRN ICA Os transmissores eletrnicos geram vrios tipos de sinais em painis, sendo os mais utilizados: 4 a 20 mA, 10 a 50 mA e 1 a 5 V. Temos estas discrepncias nos sinais de sada entre diferentes fabricantes, porque tais insNT
E

OB

RAS

ABAS

IM TEC

..........
PE

28

..........

TR

P ROTO COLO H ART (Highway Adress Remote Transducer) Consiste num sistema VANTAGENS DO PROTOCOLO HART que combina o padro 4 a 20 mA com a comuUsa o mesmo par de cabos para o 4 a 20 mA e nicao digital. um para a comunicao digital sistema a dois fios com Usa o mesmo tipo de cabo empregado na taxa de comunicao de instrumentao analgica 1.200 bits/s (BPS) e moDispe de equipamentos de vrios fabricantes dulao FSK (Frequency Shift Keying). O Hart baseado no sistema mestre/escravo, permitindo a existncia de dois mestres na rede simultaneamente. As desvantagens so que existe uma limitao quanto velocidade de transmisso das informaes e a falta de economia de cabeamento (precisa-se de um par de fios para cada instrumento).

F I ELDBU S um sistema de comunicao digital bidirecional, que interliga equipamentos inteligentes de campo com o sistema de controle ou com equipamentos localizados na sala de controle, como mostra a Figura 11. Este padro permite comunicao entre uma variedade de equipamentos, tais como: transmissores, vlvulas, controladores, CLP etc. Eles podem ser de fabricantes diferentes (interoperabilidade) e ter controle distribudo (cada instrumento tem a capacidade de processar um sinal recebido e enviar informaes a outros instrumentos para correo de uma varivel presso, vazo, temperatura etc.). Uma grande vantagem a reduo do nmero de cabos do controlador aos instrumentos de campo. Apenas um par de fios o suficiente para a interligao de uma rede fieldbus, como se pode observar na Figura 11.
NT

OB

RAS

ABAS

IM TEC

..........
PE

29

..........

Monitoramento e controle de processos

trumentos esto preparados para uma fcil mudana do seu sinal de sada. A relao de 4 a 20 mA, 1 a 5 V est na mesma relao de um sinal de 3 a 15psi de um sinal pneumtico. O zero vivo utilizado, quando adotamos o valor mnimo de 4 mA, oferece a vantagem tambm de podermos detectar uma avaria (rompimento dos fios), que provoca a queda do sinal, quando ele est em seu valor mnimo.

TR

FIGURA 11

SISTEMA FIELDBUS
ESTAO DE OPERAO ESTAO DE MANUTENO

ALARME

FEEDBACK

DADOS DE DIAGNSTICO

FEEDBACK

SADA

Na Tabela 1, voc encontrar alguns sistemas de unidades geomtricas e mecnicas que o ajudaro na aplicao de alguns conceitos bsicos.
TABELA 1

SISTEMA DE UNIDADES GEOMTRICAS E MECNICAS


DIMENSO
L

GRANDEZAS DEFINIO
Comprimento L

FSICO (CGS)
centmetro (cm)

DECIMAL (MKS)
metro (m) mcron () = 106m angstrom(A) = 1010m quilograma (kg) segundo (seg) m2 m3 m/seg m/seg3 Giorgi Newton (n) (m = 1kg; y = 1m/seg2) = 105 d Joule (j) (F = 1n; e = 1m) = 102 ergs Watt (w) ( = 1j; 1 = 1seg) = 102 ergs/seg = 44,8 ft. pd/min Pascal F = 1n; S2 = 1m2) = 10 brias

GRAVITATRIO (MKFS) PRTICO INGLS


metro (m) foot (ft) = 1/3 Yd = 12 in = 30,48 cm (32,174 pd) second (sec) square-foot = 929cm2 square-inch = 6,45cm2 cubic-foot = 28.317cm3 cubic-inch = 16,39cm3 foot per second (ft/sec) ft/min = 0,5076 cm/s ft/sec 2 pound (pd) (m = 1pd; y = 32,174 ft/sec2) = 0,4536kgf = 444981d = 7000 grains foot-pound (ft.pd) (f = 1 pd; e = 1 ft) = 0,1383kgm = 1,3563 j foot pound per second Horse Power (HP) = 76kgm/seg (75) = 33000 ft.pd/min pd/in2 = 70.308 gf/cm2 pd/ft 2 atm = 11.692 pd/in2

Massa Tempo Superfcie Volume Velocidade Acelerao Fora

M t S2 V3 v=e t y=v t F=my

M t S2 V3 LT1 LT2 M L T2

grama (g) segundo (seg) cm2 cm3 cm/seg cm/seg2 dina (d) (m = 1g:y = 1cm/ss) Megadina (M) = 10g dinas erg (F = 1 d; e = 1cm) erg/seg ( = 1 erg; t = 1seg)

(9,81 kg) segundo (seg) m2 m3 m/seg 1m/seg = 197 ft/min m/seg2 quilograma-fora(kgf) (m = 1kg; y = 9,81m/ seg2) x 103 x 981 = dinas x 10-3 x 9,81 = sth quilogrmetro (kgm) (F = 1kgf; e = 1m) = 9,81 joules kgm/seg Cavalo-vapor (C.V.) = 75 kgm/seg = 736 watts kgf/cm2 = 1000 gf/cm2 kgf/m2 atm = 1033 gf/cm2 (em Hg = 76cm)

Trabalho

=Fxe

M S2 T3

Potncia

w=

M S2 T3

Presso

P= F A

M L1 T2

bria (F = 1 d; S2 = 1 cm2) Bar = 109 brias (F = 1M; s2 = 1cm2)

OB

RAS

ABAS

IM TEC

NT
E

..........
PE

30

..........

TR

You might also like