You are on page 1of 7

Supremo Tribunal Federal Assessoria de Cerimonial

CARTA-CIRCULAR Braslia, agosto de 2011.

Prezado (a) Senhor (a),


um grande prazer receb-los em visita ao Supremo Tribunal Federal.

A Assessoria de Cerimonial agenda grupos de visitantes com um mnimo de 10 (dez) e um mximo de 50 (cinquenta) componentes. O objetivo do agendamento para nos programarmos e melhor nos organizarmos. Marcar visitas conosco no pressupe reservas de assentos. As sesses so pblicas e o acesso dar-se- por ordem de chegada.

Este Tribunal rene-se em Sesses Plenrias e Sesses de Turma, ocorrendo as primeiras ordinariamente s quartas-feiras e extraordinariamente em grande parte das quintas-feiras, das 14 s 18 horas, e as segundas em Sesses Ordinrias todas as teras-feiras, no mesmo horrio, razo pela qual aconselhamos os grupos de visitantes a planejarem sua vinda a esta Corte para os dias de sesso, chegando pontualmente s 13h30.

No h impedimento quanto as visitas que sejam feitas em outros dias ou horrios, sendo que, nesta hiptese, ficam excludos do programa a possibilidade de assistirem a uma Sesso de Julgamento (Plenria ou Turmas) e a outras partes do Supremo nas quais uma grande concentrao de pessoas possa atrapalhar o bom andamento dos servios internos da Corte.

Seja qual for sua opo, basta preencher o formulrio anexo, no se esquecendo de agendar sua visita com uma antecedncia mnima de 15 dias e de enviar-nos a lista dos participantes com o nmero de RG com rgo Expedidor/Estado e CPF. A lista deve

obedecer ao formato original e em hiptese alguma dever ser acrescentado o logo da instituio em visita Corte. Ao envi-la, o nome do arquivo no formato .doc dever ser modificado para o nome da instituio e a data da visita. O campo em branco das assinaturas dever ser preenchido somente ao final da visita ao Supremo.

Estaremos sempre prontos a atend-los pelos telefones (61) 3217-4023 / 4062 ou pelo correio eletrnico visitacao@stf.jus.br.

Solicitamos que, em caso de cancelamento da visita, informe-se a este Cerimonial, com antecedncia mnima de cinco dias, pelos telefones acima citados, pelo fax (61)3217-4064/4067 ou pelo correio eletrnico visitacao@stf.jus.br. O no cancelamento implicar em restries a novos agendamentos.

Solicitamos tambm que os integrantes do grupo sejam plenamente informados das normas quanto ao acesso a este Tribunal, que se encontram no item CDIGO DE CONDUTA listado abaixo neste texto, sendo, as principais restries, relativas s vestimentas no recinto da Sala de Sesses Plenrias e nas Salas de Sesses de Turmas e, tambm, quanto a no utilizao de aparelhos de telefonia celular nos referidos locais.

Fornecemos um certificado nominal e datado, que pode ser utilizado pelos estudantes do Curso de Direito como comprovante de crdito para matrias prticas, Assistir Sesses Plenrias ou Turmas. O prazo para emisso desses certificados de aproximadamente 45 dias a partir da data da visita.

Solicitamos que aps a visita, em um prazo mximo de uma semana, o coordenador do grupo nos envie comentrios sobre visita, ressaltando seus pontos positivos, indicando nossas falhas, se houverem, e apresentando sugestes visando a otimizao dos servios.

Atenciosamente,

Clia Regina de Oliveira Gonalves Assessora-Chefe do Cerimonial

PROGRAMA DE VISITAS
Obs.: Este procedimento deve ser considerado um ilustrador do tempo necessrio para execuo de uma visita de aproximadamente 50 alunos. As turmas agendadas em outros horrios devero considerar todo este procedimento como modelo para contabilizar o tempo. Logo, a execuo destes passos descritos abaixo, s ser plenamente aplicada s visitas marcadas para 13h30. 1 PASSO - 13h30 (horrio de abertura das portas da sesso) Recepo dos alunos/grupo de visitantes marcados para s 13h30, na portaria do edifcio sede em dias de sesso plenria, e recepo no Ed. Anexo 2B em dias de sesso de turma. A Assessoria de Cerimonial da Presidncia ser a responsvel pelas honras da casa. Obs.:Ser admitida uma tolerncia por atraso de at 30 minutos, quando ento os procedimentos sero suspensos, ficando a visita cancelada. 2 PASSO 13h30 14h Os visitantes seguiro para o cadastramento de todos os integrantes do grupo. Em seguida, se for de interesse de todos, haver uma visita guiada pelo trreo e 2 andar do Edifcio Sede. Obs.: Essa visita ser feita em dias de Sesses Plenrias realizadas s quartas e quintas. E poder ser feita as teras caso seja agendado uma visita ao Ed. Sede para um tour histrico. Obs.: Em dias de processos polmicos, quando possivelmente haver manifestaes no lado externo do edifcio, o tour ser cancelado por motivo de barulho, ou ameaa a segurana das pessoas qus esto dentro do Edifcio. 3 PASSO 14h 14h30 Organizao para entrada dos alunos aos plenrios ( pleno ou turma) e ltimos avisos. 4 PASSO - Horrio combinado com o orientador do grupo Os alunos podem deixar a sesso em qualquer momento durante seu transcorrer, porm devero seguir procedimentos protocolares para tal finalidade. O professor responsvel dever organizar o seu grupo para que os alunos saiam de dois em dois a partir do momento que a dupla anterior tiver passado a porta de vidro da sesso. JAMAIS devero sair todos ao mesmo tempo. O bom andamento da sesso depende, tambm, do bom comportamento do pblico.

CDIGO DE CONDUTA
Este cdigo dever ser seguido a fim de garantir sua entrada no plenrio e evitar constrangimentos posteriores. Todos os itens apresentados abaixo visam o bom andamento da sesso.

1 * TRAJES HOMENS Para os homens muito fcil. Todos devero trajar PASSEIO COMPLETO, ou seja, palet ou blazer, gravata e sapato social. Todos os itens citados aqui so obrigatrios e indispensveis. MULHERES Aqui, os vestidos ou saias devem ser usados at a altura do joelho, ou pode-se usar a cala social feminina. Decotes, fendas e transparncias devem ser todos devidamente moderados. O blazer social feminino pea OBRIGATRIA e deve sobrepor qualquer traje que estiver usando e as mangas devem ser longas at os pulsos ou 3/4 . permitido o uso de sapatilhas, porm no autorizado o uso de chinelos, rasteirinhas e tnis . Tailleurs se encaixam muito bem no perfil. IMPORTANTE: NO PERMITIDA NENHUMA PEA JEANS OU COURO PARA COMPOR O FIGURINO SOCIAL 2 EQUIPAMENTOS ELETRNICOS Celulares No permitido atender ou fazer ligaes no interior do plenrio. Todos os aparelhos devero estar no modo silencioso ou desligados, Mquinas Fotogrficas/ Filmadoras As fotos e as filmagens devero ser feitas antes do incio da sesso. Com a chegada dos ministros ao plenrio, todos devero desligar o aparelho de filmagem ou foto. LapTops/Tablets Podero ser usados dentro do plenrio no modo silencioso. Os laptops sero previamente cadastrados no ato da identificao na portaria dos edifcios.

3 CONSUMO DE BEBIDAS E COMIDAS No permitido o consumo de bebidas ou comidas no interior do plenrio. Os visitantes que estiverem portando garrafas de gua devero deix-las na portaria aps identificao do item. Haver um bebedouro no lado de fora do recinto. 4 MANIFESTAES No permitido ao visitante qualquer tipo de manifestao no interior ou no exterior do plenrio. Aplausos, gritos, assovios, vaias, gargalhadas ou quaisquer perturbaes que atrapalhem o bom andamento da sesso so considerados inadequados. 5 INCIO DA SESSO Ao toque do sino que inicia a sesso plenria e das turmas, todos devem tomar atitude de respeito, de p e em silncio durante a entrada dos Ministros. Mapas de acesso:
Dias normais Estacionamento de veculos Acesso ao Ed. Sede

Em dias normais o acesso se dar DIRETAMENTE pela entrada principal do PAPA I(portal virado para a Praa dos Trs Poderes).

Acesso ao Anexo 2-B (Sesses de Turmas)

Dias de Manifestao Estacionamento Entrada pelo posto de Segurana instalado na Praa Alambrado

Em dias de manifestaes so colocados alambrados para delimitar a rea de segurana do Supremo. Nestes dias haver um posto de Segurana fazendo uma triagem das pessoas que entram para assistir a sesso plenria. Como indicado pela seta verde, nestes dias a entrada dever ser feita pela lateral. Logo aps os alunos devero se dirigir a entrada principal, como no primeiro mapa. Informamos que para maior segurana, a entrada dever ser feita com maior distncia dos aglomerados de manifestantes espalhados pela praa. Uma vez dentro do permetro de segurana deve-se evitar andar perto das grades delimitadoras.

* Consulta para trajes sociais femininos e masculinos HOMENS

MULHERES Traje Social Tailleur

You might also like