You are on page 1of 29

Adorao e louvor

A finalidade do culto
Qual a finalidade do culto? Quais as razes que nos levam a participar do culto? O que vamos buscar nele?
Paulo Pires

David Karnopp

ara responder essas perguntas, vamos tomar o exemplo do tronco e do galho. O galho de uma planta, para se manter vivo e saudvel, precisa do tronco e de suas razes. Por si s o galho no pode criar seu prprio sustento, nem produzir frutos. A seiva que d vida ao galho vem do tronco. Coisa semelhante acontece com as pessoas. A seiva vivificadora que precisamos para nos manter espiritualmente vivos e saudveis vem a ns atravs da Palavra e dos sacramentos Batismo e Santa Ceia. Eles so os meios da graa de Deus e so o centro do culto. Tanto a Palavra como os sacramentos visam chamar o pecador ao arrependimento, mostrar o infinito amor de Deus e fortalecer no perdo e amor de Cristo. Participar do culto aceitar a oferta do amor de Deus por ns.

O objetivo bsico do culto centralizar a nossa vida espiritual em Deus e Deus em ns e nos unir como irmos na f. Esta unio, no entanto, s possvel porque Deus se d a ns atravs da sua Palavra e dos sacramentos.
gam orar e ler a Bblia em casa, e por isso no precisam dos cultos? Quem pensa assim est perdendo. Podemos comparar isso a uma pessoa de uma famlia que no vem se sentar mesa para fazer as refeies junto com a famlia. Por que no vem? O que h de errado com ela? Ela est perdendo e a sua sade ficar debilitada. Ainda que ela esteja se alimentando por fora, est perdendo a comunho da famlia mesa. Da mesma forma, quem se ausenta dos cultos, ainda que esteja recebendo o alimento da Palavra por fora, est perdendo a comunho do povo entre si e a comunho com Deus. O culto tambm no um programa qualquer. Nele no vamos para adorar e depois voltar para casa como que aliviados de um dever cumprido. Ele tambm no quer ser um centro de terapias ou um grupo de auto-ajuda, como se fosse prprio para curar todos os tipos de males. Tambm no deveramos ir ao culto apenas para prestigiar o pregador como se o efeito da pregao fosse dele e no de Deus. Deus quem rene seu povo e age nele atravs dos meios da graa e no do ministro. Por fim, lembremos que a ordem de Cristo : fazei isto em memria de mim. Podemos ento dizer que, acima de tudo, celebramos culto para lembrarse de Cristo e de sua obra por ns, pois ele o estabeleceu ao instituir aquilo que prprio do culto: pregao da Palavra e administrao dos sacramentos. Sempre que o culto estiver firmado em cima de sentimentos humanos, corre o perigo de tirar Cristo do seu lugar.
David pastor em Vacaria, RS, e membro da Comisso de Culto da IELB

Deus acolhe o seu povo


Ao deixar de freqentar o culto regularmente, comeamos a bloquear a seiva vivificadora que Jesus quer fazer fluir dentro de ns. Sem ela no podemos permanecer espiritualmente vivos e fortes. Alm disso, quando no vamos ao culto estamos nos separando da acolhedora graa de Deus. Mas no se trata de uma simples participao como um dever cumprido. Trata-se de escutar a Palavra que de Deus, de confessar a f em conjunto, juntar-se aos demais irmos em cntico, louvor, orao, oferta e aceitar o convite mesa do Senhor. Por estar firmado na Palavra e nos sacramentos, o culto o lugar onde nos fortalecemos na f e na comunho. O culto a manifestao mais visvel do perdo de Deus. Culto o lugar onde o pecador arrependido acolhido no amor de Deus. E o que dizer das pessoas que ale-

Cristo o centro da comunho


O culto, desde o princpio, teve o sentido da comunho. Culto o momento e o lugar de encontro entre Deus e o seu povo. O objetivo bsico do culto centralizar a nossa vida espiritual em Deus e Deus em ns e nos unir como irmos na f. Esta unio, no entanto, s possvel porque Deus se d a ns atravs da sua Palavra e dos sacramentos.

12

Mensageiro Luterano | Janeiro e Fevereiro 2009 | Nos 1 e 2 | Ano 92


12 30/12/2008, 17:51

ML Jan e Fev 2009.pmd

Adorao e louvor
Arquivo Editora Concrdia

O culto agradvel
mostra um culto altamente centralizado nas aes humanas. Os luteranos, porm, ensinam e confessam que o culto est centralizado na Palavra de Deus e nos sacramentos: Batismo e Santa Ceia. Eles so os meios pelos quais Deus nos mostra a grandeza do seu amor, nos chama ao arrependimento, nos acolhe, nos perdoa e salva. Atravs deles recebemos pela f, de graa, tudo o que Cristo fez pela nossa salvao. O enfoque principal do culto, ento, sempre estar no que Deus faz por ns e no no que ns fazemos para Deus. Assim, no culto, receber mais importante do que dar; ouvir, mais importante do que falar e cantar. Pois o que Deus tem a nos dizer e dar infinitamente maior do que aquilo que ele recebe de ns. importante. O que ns fazemos um resultado do amor e da graa de Deus. A nossa parte vem sempre como resposta ao que Deus diz e faz. Primeiro vem o que Deus faz por ns. Depois o que ns fazemos para Deus.

O culto que agrada


Por que ento se diz que muitos cultos so frios, cansativos, pouco atraentes? Possivelmente por dois motivos. Primeiro, porque no conseguimos anunciar o evangelho em toda sua grandeza, nem valorizamos a Santa Ceia como deveramos. O problema, ento, pode estar no pastor quando no prepara seus sermes e o culto com profundidade. Pode tambm estar na congregao que pouco se envolve com o culto, apenas participa. Segundo, pela compreenso errada de culto. Talvez, motivados por formas de cultos no luteranos, achamos que o culto, para ser agradvel, precisa ter muita msica, muito louvor, muitos instrumentos musicais e muita emoo. Enfim, tem que ser um culto-show. Mas em cultos assim, camos no perigo de projetar a nossa ao acima da ao de Deus e tornamos a nossa atividade como sendo a parte principal do culto, onde queremos falar mais do que ouvir. O culto que agrada a Deus sempre determinado pelo que Deus revelou e faz atravs da sua Palavra e dos sacramentos. Nada mais agradvel num culto do que ouvir que os pecados esto perdoados. E a melhor maneira de adorar a Deus escutar as palavras de Jesus, guard-las no corao e receber com alegria o corpo e sangue de Cristo.
David pastor em Vacaria, RS, e membro da Comisso de Culto da IELB.

David Karnopp

oc j ouviu algum reclamando que o culto estava chato? Talvez tenha ouvido algum dizer que o culto no lhe acrescentou nada. Quem sabe voc mesmo j tenha dito que os cultos deveriam ser mais alegres e vibrantes. Afinal, o que um culto agradvel e como ele deveria ser? A quem o culto deve agradar? A Deus, aos seres humanos ou a ambos? Ser que o que agrada aos humanos o mesmo que agrada a Deus? O que determina um culto agradvel? Para responder estas perguntas, preciso primeiro fazer outra pergunta: O que relevante, necessrio e mais importante no culto?

A nossa resposta
O que se pode dizer ento sobre os hinos que cantamos, sobre as ofertas que levamos; no so importantes? Sempre sero importantes e Deus sempre quer o melhor de ns. Assim, em resposta ao grande amor de Deus, cantamos com alegria e com tudo o que somos e temos trazemos o melhor das nossas ofertas. Mas o centro e a grandeza do culto no esto nisso. Ainda que a nossa parte no culto seja importante, o que Deus tem a nos dizer atravs da sua Palavra e dar atravs dos sacramentos sempre mais

A centralidade do culto
Na compreenso de muitos evanglicos, pentecostais e carismticos, o ponto alto do culto o louvor. Alm disso, em tais cultos h um forte apelo nos dzimos e grande nfase nas curas. Isso

10

Mensageiro Luterano | Maro 2009 | N 3 | Ano 92


10 16/2/2009, 17:51

ML Mar 2009.pmd

Adorao e louvor

Culto agradvel (reao do leitor)


Marcos Timm

a edio passada do Mensageiro Luterano foi publicado o artigo O Culto Agradvel, pelo pastor David Karnopp. Creio que em razo da falta de linhas disponveis o pastor no pde responder todas as perguntas iniciais como: Afinal, o que um culto agradvel e como deveria ser? A quem o culto deve agradar? Ser que o que agrada aos humanos o mesmo que agrada a Deus?

vel que sim. E ns, lideranas da Igreja, o que temos feito para mudar esse quadro, para ajudar os membros a participar ativamente do culto, cantar com mais vontade? Ser que a substituio daquele rgo velho por um teclado ajuda? E se acrescentar violino, flauta, violo, quem sabe um instrumento de percusso? Ser que alguma alterao na liturgia tradicional, cuidando para que no se perca o contedo, ficaria melhor? Talvez. J tentaram?

Qual o enfoque central? O que est acontecendo?


O artigo diz: Se o culto est centralizado na Palavra de Deus e nos sacramentos, (...) meios pelos quais Deus nos mostra a grandeza do seu amor, nos chama ao arrependimento, nos acolhe, perdoa e salva. Atravs deles recebemos pela f, de graa, tudo o que Cristo fez pela nossa salvao. Logo, sabemos que um culto com essas caractersticas deve agradar nosso corao. Entretanto, no final do artigo, para explicar a frieza dos membros em relao ao culto, o cansao que pode causar ou sua suposta falta de atratividade, o autor desenvolve apenas duas possibilidades: na primeira hiptese a culpa do pastor mal preparado, ou a culpa dos membros que no se envolvem com o culto, apenas participam. A segunda possibilidade uma compreenso equivocada do culto, que faz pensar que ele tem que ser um culto-show. Certamente o culto deve agradar a ambos. Agradar a ns com o receber da Palavra e dos sacramentos e agradar a Deus, com a nossa resposta de louvor. Diversas passagens bblicas fazem referncia ao culto que agrada a Deus, como Romanos 12, Hebreus 10, e vrios salmos mostram como Deus se agrada dos cnticos, hinos e salmos. Mas ser que conseguimos agradar a Deus com nosso culto? Ser que por vezes ele no pensa: Poxa, bem que esses luteranos poderiam colocar um pouco mais de vontade nesse hino. possCom certeza o enfoque central do culto est no que Deus faz por ns. Em contrapartida, qual resposta oferecemos a Deus? Qualquer hino? Qualquer louvor? De qualquer jeito? No! Com certeza queremos oferecer o melhor. O melhor hino, cantado da melhor maneira possvel, com a maior alegria que temos. Por vezes, o receio de que o culto luterano seja transformado em culto-show acaba por sufocar as tentativas de torn-lo agradvel tambm a Deus, tratando-as como simples tentativas de transformar o culto em um show. No que o receio seja sem sentido. Devemos estar atentos para que as congregaes no adotem cultos que percam o verdadeiro sentido, o enfoque principal. Da mesma forma devemos identificar aquelas congregaes onde os cultos se tornaram momentos frios, cansativos e sem atratividade. Pois estas esto no mesmo grupo de risco daquelas que transformaram os seus cultos em shows, ou seja, das duas maneiras o culto no agradvel a Deus. O culto perdeu o enfoque principal, que precisa ser retomado.

da por uma liturgia que contenha palavras conhecidas e usadas no dia-a-dia e que contm o mesmo contedo da liturgia tradicional. E que, se a Palavra de Deus e os sacramentos estiverem no lugar certo em nosso culto, as ferramentas auxiliares (instrumentos e linguagem) no so o problema. Ao contrrio, vo contribuir para que tenhamos um culto muito agradvel, para ns e para Deus. Se em algumas congregaes o culto anda meio arrastado, vamos incentivlas a procurarem alternativas, uma nova maneira de celebrar o mesmo culto, agradvel a Deus e s pessoas. Talvez isso passe pela preparao, pela forma como a congregao encara seu culto, pela substituio de parte da liturgia tradicional, pela aquisio de instrumentos musicais e de mdia, seja com a contratao de um profissional da rea de msica, etc. O objetivo deve ser sempre o de responder ao amor de Deus com o melhor. Aproveito para parabenizar a equipe do Mensageiro e dizer que a revista est tima. Continuem assim.
Marcos membro da Cel. Sio, santo ngelo, RS. E-mail: marcostimm@yahoo.com.br

Comentrio:
Fico feliz com suas observaes. Elas ajudam a conhecer melhor as necessidades da IELB sobre o assunto culto. E vindas de um lder leigo, revelam que a IELB busca um caminho saudvel em termos teolgicos, e agradvel em termos prticos para seu culto. De fato, o artigo poderia ter sido mais amplo. Mas isso no aconteceu por dois motivos: 1) Falta de espao; 2) Porque planejamos publicar neste ano outros temas ligados ao culto. Assim, esse tema ter diferentes abordagens nas prximas edies que, de alguma forma, respondem s suas observaes.
Pastor David Karnopp, membro da Comisso de Culto da IELB. E-mail: dkarnopp@gmail.com

O que podemos fazer?


A primeira providncia seria afastar o preconceito de que o uso de uma banda com diversos instrumentos musicais (alm do rgo), ou o uso de projetores de imagens, por si s, um show. Podemos reconhecer que um culto com msicas bem tocadas agradvel, sim. Que a liturgia tradicional pode ser substitu-

14

Mensageiro Luterano | Abril 2009 | N 4 | Ano 92

Adorao e louvor

Leitores do Culto
David Karnopp

leitura da Palavra de Deus no culto, junto com a Santa Ceia, o momento de maior dignidade, pois nada mais importante do que aqui- Dicas para ler melhor 1. Que leia de forma clara, audvel e lo que Deus tem a nos dizer e oferecer. nas leituras que Deus fala de si mesmo e sem tropeos e gaguejos, pronunciando de como quer que nos relacionemos com as palavras com preciso, porque a ele e com o prximo. Quais os princpi- Palavra de Deus que est sendo lida. O os que deveriam nortear a leitura bbli- leitor deve ter em vista que, atravs da ca do culto? Quem deve fazer as leituras Palavra, o ouvinte conhea melhor a Deus e seus propsitos. e como deveria ler? 2. Ningum deveria ser pego de surNo culto geralmente so lidos trs texpresa para fazer uma leitutos. O salmo, ainra no culto. aconselhda que seja uma vel que o leitor saiba, com leitura da Bblia, antecedncia, que vai ler no no chamada de Ler em pblico no culto. Assim deveria fazer leitura bblica, simplesmente uma leitura prvia em casa, pois ela usada transmitir o texto que se possvel em voz alta para como um louvor est no papel. quebrar os tropeos. Medo povo graa lhor ainda se puder faz-lo que Deus oferece. preciso dar nfase na diante de um espeGeralmente o salentonao. Imagine lho. mo lido de forque voc esteja 3. Ler em pblima responsiva expondo para algum co no simplesentre oficiante e um assunto que julga mente transmitir o congregao. As texto que est no outras leituras da maior importncia. papel. preciso dar abordam trs asnfase na entonapectos diferentes: o. Imagine que os profetas, os apstolos e o Senhor Jesus. A leitura se- voc esteja expondo para algum guinte , ento, chamada de primeira um assunto que julga da maior leitura. Esta geralmente do Antigo Tes- importncia. Voc percebe que tamento, mas h ocasies em que tam- muda o tom de voz, gesticula. bm se l o livro de Atos. A leitura se- Em algumas palavras fala com guinte chamada de segunda leitura maior nfase, aumenta o tom de que geralmente uma epstola, mas h voz noutras. Lembre que a Palaocasies em que se l o livro de Atos ou vra de Deus mais importante de Apocalipse. Na sequncia vem a lei- do que isso. Precisa ser lida com tura do Evangelho. Por ser a leitura mais nfases para torn-la uma leituimportante e, geralmente, ser o texto da ra agradvel. O texto do evanpregao, o Evangelho deveria ser lido gelho onde Jesus fala com Nicodemos, por exemplo, um dipelo pregador. As leituras devem ser feitas, de prefe- logo. preciso que ele seja lido rncia, do plpito de leituras de frente num tom de dilogo. 4. preciso observar a ponpara a congregao, para que todos possam ouvir. Para quem vai ao plpito de tuao das frases, como tambm

leituras, bom que antes faa uma inclinao da cabea diante do altar. um gesto de respeito ao lugar mais sagrado do culto.

o lugar certo de respirar. Vrgula, ponto e vrgula, ponto de interrogao e exclamao so necessrios e podem mudar totalmente o sentido da frase se no forem observados. Isso acontece com frequncia com um ponto de interrogao. Se ele no for observado, a frase pode perder todo o sentido. 5. Se houver microfone, certifique-se de que ele esteja prximo da boca, no encostado na boca. 6. Anuncie com clareza qual o texto a ser lido. D um tempo para assegurar que os ouvintes encontraram o texto nas suas bblias. 7. aconselhvel ter uma equipe de leitores na congregao e que estes recebam orientaes sobre como ler em pblico. A arte de ler em pblico requer treinamento.
David pastor em Vacaria, RS, membro da Comisso de Culto da IELB.

10

Mensageiro Luterano | Junho 2009 | N 6 | Ano 92


10 15/5/2009, 17:29

ML Jun 2009.pmd

Rodrigo Abreu

Caros irmos em Cristo:


Acompanho a coluna Adorao e Louvor do Mensageiro Luterano, e as ltimas publicaes referentes ao tema Culto Agradvel ( mensageiro de n3 de abril/09) me fizeram refletir e consequentemente me impulsionaram a compartilhar com os irmos algumas colocaes. Sempre que leio ou reflito sobre adorao, trago mente e ao corao o versculo de Joo 4.23: Mas vem a hora e j chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque so estes que o Pai procura para seus adoradores. Isso porque o versculo me traz duas verdades consoladoras. A primeira que somos filhos queridos e amados do Pai Celestial (...). A outra que Deus no definiu uma forma exata, um padro certo e outro errado de adorao. Deus Pai definiu o contedo de como deve ser a nossa adorao: em esprito e em verdade. Pra mim um grande consolo saber que posso adorar meu Senhor em culto pblico com letras e melodias do hinrio luterano ao som de rgo, como posso adorar a Deus em ritmo de pop-rock, ao som de bateria e guitarra, ou ao ritmo de MPB, com voz e violo. Ficaria extremamente feliz ao participar de um culto luterano na Bahia e adorar ao Senhor com o berimbau, ou em um culto na Paraba adorar ao Senhor com a sanfona (gaita). A nossa cultura, tradio e nosso preconceito s vezes nos levam a pensar que existem instrumentos certos e errados, instrumentos consagrados e profanos, ritmos divinos e ritmos mundanos, mas na verdade todos os instrumentos e todos os ritmos podem sim ser consagrados ao Senhor. Porque ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contm, o mundo e os que nele habitam (Salmo 24.1). Vejamos por exemplo o que diz o Salmo 150. L o salmista nos cita diversas formas de louvarmos a Deus. Esta mais uma prova de que podemos usar vrios instrumentos e ritmos para adorar ao Senhor, desde que o faamos em esprito e em verdade porque so estes que o Pai procura para seus adoradores. O irmo Marcos Timm escreve ... por vezes, o receio que o culto luterano seja transformado em cultoshow acaba por sufocar as tentativas de torn-lo agradvel tambm a Deus (ML de abril/2009). Isso revela um problema que pode estar acontecendo, onde o tradicionalismo est sufocando o verdadeiro contedo. Fico entristecida ao saber que em algumas congregaes h ainda restries ao uso de violo nos cultos. Quando Martinho Lutero comps os hinos que hoje constam em nosso hinrio luterano, ele usou melodias populares da poca. Se ele estivesse aqui nos dias atuais, talvez usasse ritmos como forr, pagode e vanero. Outra preocupao do irmo Marcos Timm: Ns, lideranas da Igreja o que temos feito para mudar esse quadro, para ajudar os membros a participar ativamente do culto, cantar com mais vontade? A primeira: colocar-nos diante de Deus em orao, para que ele nos ilumine e nos dirija no caminho da sua santa vontade. A segunda: incentivar e envolver os jovens nesse trabalho. Aqui foi montado um grupo de adorao que se rene duas vezes por semana para meditao da Palavra e ensaios - o grupo responsvel por dirigir os louvores do culto. Os instrumentos da congregao foram consagrados em culto (bateria, violo e teclado). Tambm na juventude fazemos estudos mensais especificamente sobre o tema Adorao. Os jovens sero os lderes da nossa amada igreja no futuro e possuem maior necessidade de movimento (pular, danar, bater palmas) e de uma linguagem descontrada. O culto tradicional foi esquecido? De forma nenhuma; uma vez por ms feito o culto com liturgia tradicional e hinos do hinrio luterano. Nosso desejo ter uma congregao que canta com vontade! Em esprito e em verdade! Agnes Souza da Rosa, lder de Adorao e tesoureira da Congregao Evanglica Luterana Cristo Redentor de Palmas,TO

Mensageiro Luterano | Junho 2009 | N 6 | Ano 92


ML Jun 2009.pmd 11 15/5/2009, 17:29

11

Adorao e louvor

A msica do Culto
David Karnopp

m dos elementos mais presentes no culto divino certamente a msica. Desde os tempos bblicos ela teve papel importante na vida do povo de Deus, como meio de conduzir a Palavra de Deus e como forma de expressar a alegria na adorao. Ainda hoje ela pode ser uma forma maravilhosa de a igreja propagar sua doutrina e sua f, e de os filhos de Deus expressarem seu louvor ao Criador. Mas tambm atravs da msica que as doutrinas falsas podem encontrar um campo frtil para se propagar.

o uso de variados instrumentos musicais, o uso de outros ritmos, de bater palmas e danas est errado, leia os salmos. Eles falam muito destes recursos. Por outro lado, h reclamaes de que muitos dos nossos hinos so pesados e cansativos de cantar. Clama-se, ento, por uma msica mais alegre e dinmica, inclusive com ritmos variados e que mexam com os sentimentos. Cresce tambm o coro daqueles que reclamam dos conjuntos musicais nas igrejas, principalmente dos que tm bateria, pois o volume elevado para ambientes pequenos.

Os nossos hinos precisam ter contedo escriturstico e linguagem clara. A igreja necessita ter uma autocrtica e avaliar a sua hindia para que continue sendo um meio de propagar o claro ensino da Palavra de Deus.
David pastor em Vacaria, RS, membro da Comisso de Culto da IELB. dkarnopp@gmail.com

Os dois lados da inovao


Vivemos numa poca em que o mundo produz uma grande variedade de ritmos musicais. Muitos dos sucessos musicais tm ascenso e queda em questo de poucos dias e logo do lugar a outros ritmos. Boa parte das msicas torna-se produto descartvel. Isso impe uma acelerada busca pelo que novo. A igreja acaba sendo contagiada por este embalo alucinante e entra na onda da inovao na sua forma de adorar. Pergunta-se: isso bom ou ruim? O perigo da avalanche inovadora que ela pode banalizar a qualidade musical e empobrecer o contedo teolgico dos hinos. Ou seja, a vasta musicalidade, em lugar de promover a Palavra, pode sufoc-la e restar apenas ritmos. Pode tambm levar a igreja a descartar a hindia histrica herdada do passado, que por sculos serviu de referncia para milhes de cristos. Com o passar do tempo, a onda inovadora pode gerar mais confuso do que crescimento. Mas h tambm o lado bom. A busca pelo novo pode despertar novos msicos e novos estilos musicais na igreja. A igreja tem a oportunidade de sair da sua velha forma de cantar, pois no a nica forma de adorar ao Senhor. Se algum acha que

Qual a finalidade da msica no culto?


Primeiro. Neste mundo que produz milhes de ritmos diferentes a cada dia, difcil, seno impossvel, encontrar ritmos que agradem a todos. Segundo. Nossos sentimentos e nossas emoes tambm so obra divina. Somos emotivos e temos necessidade de extravasar nossas emoes. Assim, no est errado, ao ouvir uma msica ou cantar um hino, romper em alegria ou desabar em lgrimas. Isso pode acontecer naturalmente. Mas bom lembrar que esta no deveria ser a primeira finalidade de uma msica na igreja. O culto tem sempre o propsito de fortalecer nossa f em Jesus pela Palavra e pelos sacramentos. Os sentimentos deveriam vir como resposta ao amor de Deus. Terceiro. A finalidade maior de qualquer recurso musical no culto deveria ser o de conduzir a Palavra de Deus, sua vontade e seu ensino. Da mesma forma, um conjunto musical no deveria servir de atrao no culto, mas ter a inteno de conduzir o louvor da congregao. Volumes elevados prejudicam o canto. Quarto. Aquilo que cantamos precisa ser Palavra do Senhor e precisa estar em harmonia com a nossa teologia. No possvel pregar uma coisa de cima do plpito e cantar outra nos hinrios e cancioneiros.

Mensageiro Luterano | Agosto 2009 | N 8 | Ano 92


17/7/2009 15:22:13

ML Agosto 2009.indd 8

Arquivo Editora Concrdia

Adorao e louvor

Dez motivos pelos quais usamos a liturgia


A
l iturgia a ordem de culto que passamos por esses temas. Assim, reguusamos, incluindo as leituras fixas larmente nos ensinado todo o plano de ou assinaladas para cada domingo Deus (Atos 20.27). ou dia festivo. H pelo menos dez motivos 5. A liturgia transcultural, ou seja, ela pelos quais usamos a liturgia: tem a mesma estrutura bsica e o mesmo 1. Nossa liturgia histrica. Algumas contedo em vrias lnguas e culturas. partes da liturgia so do tempo dos aps6. Ela repetitiva, num bom sentido. tolos. O Prefcio da Santa Ceia, aquela A repetio , como se diz, a me do parte do Levantai os vossos coraes, j ensino. Textos fixos e ciclos anuais de era conhecida no ano 200 d.C. Portanto, leitura permitem o aprofundamento da a liturgia tradicional: ela nos vem como aprendizagem. Claro, repetir por repetir, tradio e pode ser passada adiante como sem que se pense no que est acontecental. do ou sendo dito, no faz sentido algum. 2. A liturgia um smbolo, algo que, Mas o mesmo vale tambm para uma assim como um distintivo, nos identifica. mudana constante ou uma variedade O que ns cremos determina a maneira que no tem fim. como fazemos nosso culto, e nosso culto 7. A liturgia comunitria. Nos Saluma confisso daquilo que cremos ou em mos encontramos aquele vamos casa que acreditamos. do Senhor (Salmo 122.1). A liturgia faz 3. A liturgia est centrada em Deus com que deixemos de nos voltar apenas e Cristo. Desde a invocao do nome para ns mesmos, pois ela nos liga a do Deus Trino, em Cristo, pela f, e ao que lembramos o Baprximo, em amor. tismo, at a bno No culto, estamos A liturgia nos d uma trplice, ao final, a lijuntos. No se trata base concreta, externa, turgia d destaque ao simplesmente do objetiva, centrada na morte que Deus fez, ainda que eu posso tirar faz, e far. No centro do culto, pois ese ressurreio de Jesus do culto se encontra tou ali tambm por Cristo, cujos benefcios a pessoa e a obra de causa dos outros. vm a ns atravs dos Jesus Cristo. Assim, Juntos, queremos meios da graa (Palavra, o culto no est cenreceber os dons de Batismo e Santa Ceia). trado em mim ou Cristo e nos animar em ns, mas no que uns aos outros (HeDeus fez em Cristo, breus 10.25). reconciliando consi8. A liturgia nos go o mundo. Nisto ns fomos includos livra da tirania do aqui e agora. Nela, atravs do Batismo. quem determina o que vamos falar e ouvir 4. A liturgia ensina. Ela ensina o que a Palavra de Deus. ela que define quais Deus quer que a gente saiba, incluindo so as nossas necessidades e formula as criao, salvao (a encarnao, paixo, perguntas que precisamos fazer. Somos ressurreio e exaltao de Cristo) e tentados a transformar pedras em pes, santificao (a vinda do Esprito e a nova satisfazendo necessidades imediatas ou vida da f). A cada novo ano litrgico coceiras espirituais que ns temos, mas a liturgia nos ensina a viver de toda a palavra que procede da boca de Deus. 9. A liturgia exterior a ns e objetiva. No se tem em vista que cada pessoa se sinta desta ou daquela maneira ou que todos tenham a mesma experincia espiritual. Os sentimentos variam, quase na mesma velocidade com que vm e vo. A liturgia nos d uma base concreta, externa, objetiva, centrada na morte e ressurreio de Jesus Cristo, cujos benefcios vm a ns atravs dos meios da graa (Palavra, Batismo e Santa Ceia). A f vem pelo ouvir da Palavra de Cristo, que objetiva e vem de fora de ns. 10. A liturgia a Palavra de Deus. Muitos crticos da liturgia esquecem este fato. A maior parte das frases e dos cnticos da liturgia foi tirada da Bblia. Em certos trechos, temos uma referncia indireta ou a citao direta de um texto (por exemplo, o glria a Deus nas alturas, que vem de Lucas 2.14). Outras partes, como os Credos, so um resumo da mensagem central da Bblia. Assim sendo, a liturgia , ela prpria, a Palavra de Deus, e no apenas uma embalagem ou moldura para essa Palavra. (Muitos talvez enxerguem a liturgia como uma simples maneira de emoldurar o sermo.) No so poucas as vezes em que a liturgia socorre o pregador, providenciando aquilo que o sermo no consegue transmitir ou que ele deixa de transmitir. Muitas vezes somos consolados mais pela estrofe de um hino do que pela pregao em si. Em muitos lugares, a Igreja Crist sobreviveu graas liturgia. Muitos cristos, no leito da morte, so consolados e animados na esperana com base num texto da liturgia que sabem de cor. Adaptado pelo Prof. Wilson Scholz, em abril de 2009, de um texto escrito pelo pastor William Cwirla, postado no site www.higherthings.org

Mensageiro Luterano | Setembro 2009 | N 9 | Ano 92


19/8/2009 10:11:25

ML Setembro 2009.indd 8

Adorao e louvor

A IELB e a prtica da comunho restrita


David Karnopp

I ELB tem sido desafiada a dar explicaes sobre sua prtica de comunho restrita. a prtica que restringe a Santa Ceia aos membros luteranos. Por essa prtica, a IELB j foi acusada de ser uma Igreja fechada, radical, e de ser incompreensvel para com os no-luteranos. Tem sido afirmado que ela deveria ser mais aberta para, atravs da Santa Ceia, trazer mais pessoas para o seu meio. O que deve nortear a nossa prtica de comunho? Quem pode participar dela?

amor de Deus, e que, firmados neste amor, deem testemunho da verdade. Depois, preciso lembrar que a Santa Ceia no foi dada para gerar a f. Para isso, foram dados o Evangelho e o Batismo. A Santa Ceia visa fortalecer a f que j existe. O Evangelho pode ser pregado sem que haja f. O mesmo no acontece com a Santa Ceia. Para algum poder receb-la necessria a verdadeira f em Jesus Cristo. Ela poderia, ento, ser dada a qualquer pessoa que se diz crer em Jesus? No. A, precisamos compreender outro aspecto.

A finalidade da Santa Ceia

A Santa Ceia comunho de f, ensino e testemunho

Antes de tudo preciso compreender A Santa Ceia tem o sentido corporativo que a Santa Ceia, bem como o culto todo, tanto de forma horizontal, como de forma no tem a finalidade primeira de ser evan- vertical. gelstica. verdade que toda a vida do No sentido horizontal significa que cristo deve ser um testemunho da f em quando vamos Santa Ceia, estamos coJesus. Sob este prisma, o culto tambm o . mungando com os irmos na f. Podemos Mas, acima disso, o culto tem a finalidade chamar isso de vestir a mesma camisa. de receber os fiis para fortalec-los na f, Isto significa que temos a mesma f e atravs da palavra e confisso, estamos sacramentos, e renoem paz com eles e v-los no perdo, no que no h nada A Santa Ceia tem a finalidade amor e na graa de que nos separa deDeus, e na deciso de les. No contexto de fortalecer os fiis no servir ao Senhor com da IELB, a Santa amor de Deus, e que, alegria. A evangeliCeia sempre teve firmados neste amor, dem zao decorrente um forte carter testemunho da verdade. do culto e no exaconfessional. Firtamente direcionada mada nas palavras ao culto. a partir do prprio Senhor: do culto que os filhos isto o meu corpo, de Deus manifestam a sua confisso de f isto o meu sangue, a IELB sempre creu e o seu ensino cristo ao mundo. Como na presena real de Cristo na Santa Ceia. exemplo, podemos dizer que quando nos A IELB tambm ensina que a Santa Ceia sentamos mesa, para fazer uma refeio, um instrumento da graa de Deus. Em no estamos ali, realizando o trabalho do outras Igrejas, ensina-se que ela um dia-a-dia, mas sendo fortalecidos para o mero smbolo da presena de Deus ou trabalho que vem a seguir. A Santa Ceia que Cristo est apenas espiritualmente tem a finalidade de fortalecer os fiis no presente. Ao admitirmos outros Santa

Ceia, ou ao comungarmos em outra Igreja, estamos misturando nossas convices e at concordando com doutrinas contrrias ao que a Bblia ensina. Como no possvel ter, ao mesmo tempo, duas ou mais confisses diferentes; no possvel comungar em Igrejas de confisses diferentes. Assim, na Santa Ceia o vestir a mesma camisa tem o seu lugar mais apropriado. Depois, ela tem o sentido vertical. Ao participarmos da Santa Ceia, estamos corporativamente unidos com Deus e reconciliados com ele. Isto significa estar debaixo da ordem, Palavra e obra dele. Como Deus veste uma camisa s, que a sua Palavra, no possvel comungar com aqueles que tm uma confisso diferente do que ensina a Palavra. A Santa Ceia o melhor lugar para reafirmarmos aquilo que cremos e confessamos a partir da Palavra. Ao admitirmos somente membros da IELB na Santa Ceia, no estamos dizendo que apenas luteranos sejam cristos. Em muitas Igrejas, prega-se a palavra de Deus de forma suficiente para que pessoas possam chegar f em Cristo. Assim, pela f em Cristo, so nossos irmos. Mas preciso lembrar que Santa Ceia requer unidade de doutrina e confisso. Por fim, a Santa Ceia tem restrio tambm para os de dentro. No quer dizer que todo comungante luterano, s porque luterano, seja digno da Ceia do Senhor. Um luterano que no est arrependido dos seus pecados, e no tem a menor compreenso de Santa Ceia, deveria primeiro corrigir a sua vida e ser instrudo na f. Essa uma responsabilidade do pastor, que deve estar ciente do estado espiritual do comungante.
David pastor e membro da Comisso de Culto da IELB dkarnopp@gmail.com

Mensageiro Luterano | Outubro 2009 | N 10 | Ano 92

Adorao e louvor

As leituras do Culto
A leitura da Palavra de Deus, no culto, um momento de grande dignidade, pois nada mais importante do que aquilo que Deus tem a nos dizer e oferecer. nas leituras que Deus fala de si mesmo e de como quer que nos relacionemos com ele e com o prximo. Nem sempre, porm, as leituras so bem aproveitadas. Falta de ateno, leituras mal feitas, barulhos podem desviar a nossa concentrao. do culto tambm faz bem e ajuda muito. Mas como se concentrar se h conversas antes do culto e quando muitos chegam atrasados e perturbam a concentrao? Neste ponto, algum poder perguntar: E as crianas, quando brincam e choram no culto, no nos distraem? Sinceramente falando, as crianas fazem parte da nossa vida. A atitude delas deveria muito mais ser encarada como msica para nossos ouvidos do que motivo de perturbao. Terceiro - Os textos para o culto podem ser previamente divulgados, atravs do informativo da congregao. Assim os membros so incentivados a lerem os textos em casa antes do culto. Comeando pela leitura do Evangelho, onde tero oportunidade de descobrir qual a relao entre os textos, o que eles tm em comum e qual poderia ser a nfase do dia. Isso ajuda, em muito, na compreenso do tema do culto. Algumas pessoas tm o hbito de ler textos j na igreja, antes de iniciar o culto. Ainda que esta seja uma boa atitude , porm, uma leitura muito corrida. Quarto - As leituras tambm podero ser usadas como parte devocional em reunies de diretoria, de comisses ou de departamentos. Os participantes podero ser desafiados a descobrir os temas em comum que os textos abordam. Isso ajudar o pastor a estabelecer o tema do culto. Quinto - As leituras tambm so indicadas para as visitas pastorais, onde o pastor apontar para o tema do culto. Sexto - Sempre que possvel, o pastor poder fazer breves comentrios aps as leituras, explicando aspectos que no foram compreendidos e destacando aspectos de ligao entre as leituras. A tua palavra lmpada para guiar os meus passos, luz que ilumina o meu caminho. (Salmo 119.105)
Karnopp, pastor em Vacaria, RS, membro da Comisso de Culto da IELB.

Como aproveitar ao mximo as leituras do culto?


Primeiro - A pessoa que vai fazer a leitura deve faz-la de forma clara, sem tropeos e gaguejos, de maneira que possa ser ouvida e compreendida, pois a palavra de Deus que est sendo lida. Uma leitura mal feita pode comprometer todo o sentido da leitura. No Mensageiro Luterano, junho de 2009 - pg.10, publicamos um artigo onde temos vrias dicas para os leitores do culto. Segundo - Jogadores de futebol, quando esto diante de um jogo importante, se concentram em um lugar isolado. Quanto mais importante for o jogo, mais necessidade h de concentrao. Quando vamos ao culto, estamos indo a um momento muito importante, o encontro com Deus. L, Deus vai nos falar por meio da sua palavra. O culto o momento e o lugar de prestar ateno. Concentrao antes

David Karnopp

uando participamos de um culto, percebemos que nele so lidos alguns textos bblicos, geralmente quatro: um salmo, uma leitura do Antigo Testamento ou de Atos dos Apstolos, uma leitura de uma epstola, que s vezes substituda por Atos dos Apstolos ou Apocalipse, e, por fim, a leitura do Evangelho. No o pastor que os escolhe ao seu bel prazer. Eles fazem parte de um conjunto de leituras escolhidas para os diferentes cultos da igreja, durante o ano. Esse conjunto leva o nome de lecionrio, do latim: lectio que significa leitura. A IELB adota um lecionrio elaborado para um perodo de trs anos, que permite abranger uma viso panormica da Escritura.

10

Mensageiro Luterano | Novembro 2009 | N 11 | Ano 92

Adorao e louvor

A pregao do culto
David Karnopp

m dos pontos altos do culto, sem dvida, o sermo. No o momento mais importante, porque este pertence a leitura da palavra e aos sacramentos, que so os meios com os quais Deus vem a ns no culto, pois, nada mais relevante do que aquilo que Deus tem a nos dar e dizer. Mas, na compreenso do povo, o sermo sempre ocupou um lugar importante, ao ponto de despertar comentrios, tipo: hoje o sermo estava bom ou hoje o sermo estava montono. Considerando que ningum gosta de ouvir um sermo ruim, pergunta-se o que deveria nortear um bom sermo? No tenho a pretenso de dar todas as respostas. Quero apenas destacar alguns problemas que envolvem a pregao e suas possveis solues.

desde que atinja os outros. Tambm h sermes que pregam aquilo que o povo quer ouvir e no o que o povo precisa ouvir. Assim, fica no esquecimento umas das mximas dos profetas do Antigo Testamento: Assim diz o Senhor.

Clareza
Alguns sermes carecem de clareza. Neles, o ouvinte no consegue compreender o que o pregador de fato quer dizer. Relatam fatos bblicos, mas no os aplicam para a vida das pessoas. H tambm os casos em que o pregador quer acrescentar, de ltima hora, algo que acha importante, tornando assim o sermo longo e cansativo. Uma boa recomendao o pastor sempre escrever o sermo e pregar aquilo que foi preparado e escrito.

o pregador deve lembrar que os ouvintes precisam ouvir o que o SENHOR tem a lhes dizer em termos de Lei e Evangelho. Ao mesmo tempo, o pregador deve se colocar na dependncia do Esprito Santo, para que este o use na correta interpretao e aplicao da Palavra que de Deus. O pecado e a Lei no deveriam ser a grande nfase do sermo. O amor e a graa de Deus, Cristo e a sua obra que deveriam brilhar no sermo. verdade que a Lei precisa ser pregada com toda clareza e firmeza, para levar os ouvintes ao arrependimento. Mas muito mais do que isso, os ouvintes precisam saber que Deus os ama. No o nosso arrependimento que desperta a graa de Deus, mas a graa de Deus que nos chama ao arrependimento.

Sermo montono
Geralmente, um sermo profundo, porm desprovido de vida e dinmica. o caso em que o pregador domina a teologia e o conhecimento da doutrina, mas no domina a arte da pregao. Tambm pode-se perceber, nestes casos, o problema da voz de plpito. uma voz que o pregador usa somente na pregao, diferente da que usa no dia a dia, e, no raro, desagradvel aos ouvidos. Nesse caso, uma boa soluo seria a congregao presentear o seu pastor com um curso de oratria.

O texto usado diz uma coisa e o sermo outra


o caso onde, por exemplo, o pastor prega sobre evangelismo, mas o texto usado no aborda este tema. O sermo at pode ser um bom sermo, mas, neste caso, o pregador deveria buscar o texto que fundamenta aquilo que ele quer pregar. A outra possibilidade, pregar um sermo temtico, no qual o pastor prega sobre um tema e se beneficia de versculos bblicos. Por exemplo: Oferta Crist. Mas este recurso no deveria ser usado em todos os cultos. sempre melhor pregar a partir de um dos textos do dia.

David Karnopp, pastor da IELB em Vacaria, RS


Foto: Rodrigo Saldanha Abreu

Tempo para preparo


As congregaes exigem que o pastor esteja envolvido nas diversas atividades, mas no do tempo suficiente para preparar uma boa mensagem. Um sermo de qualidade sempre ser um fator motivador para as pessoas irem ao culto. Mas, para isso, necessrio que o pastor tenha tempo de preparo. Sermes mal preparados, cedo ou tarde, trazem prejuzos.

Algo para melhorar


Atravs do sermo, Deus quer atingir o corao dos ouvintes, levando-os ao arrependimento, fortalecendo-os na f, firmando-os na sua misericrdia e mostrando como caminhar para frente. Assim,

Contedo
Para algumas pessoas, o destaque do sermo tem que ser a pregao da lei, mas

Mensageiro Luterano | Maro 2010 | N 3 | Ano 93

ML Jan Fev 2010.indd 8

10/2/2010 19:13:04

Adorao e Louvor Ano Novo

Os gestos do culto
O culto divino a adorao viva e visvel do povo de Deus. Nele, o corpo inteiro se manifesta atravs de gestos e voz. Sem eles, nossa adorao no teria vida nem alegria. O que significam os gestos que usamos no culto?
David Karnopp

nclinao: a inclinao da cabea sinal de respeito e reverncia de quem se aproxima do lugar mais sagrado, o altar e o santurio. um ato de aquietar-se, para ouvir Deus falar. A inclinao tambm indicada para as oraes, para receber a Santa Ceia e para receber a bno final. O sinal da cruz: no culto, vemos o pastor fazendo o sinal da cruz sobre os elementos da Santa Ceia e tambm na bno final. O sinal da cruz de origem apostlica e era aplicado no Batismo, na Santa Ceia e na vida diria do cristo. Alm disso, Lutero recomenda faz-lo no incio de nossas oraes dirias. E como se faz o sinal da cruz? Quando o ministro fazendo sobre a congregao o trao de cima para baixo e da esquerda para a direita. Quando cada um fazendo sobre si mesmo da testa ao peito, depois do lado direito para o esquerdo. O levantar-se: o estar em p exprime respeito e honra a Deus, que se faz presente entre ns por meio de sua Palavra e Sacramentos. Este ato expressa tambm prontido para ouvir a Deus e disposio para obedec-lo. Esta a posio prpria para ouvir o Evangelho e para orar. Quando o pastor se coloca diante do altar para iniciar o culto, a congregao pode se colocar de p, para mostrar respeito e dignidade ao culto que vai comear. O assentar-se: a posio de ensino, que expressa acolhimento e meditao. Sentamos para ouvir a pregao, para acolh-la no corao. O juntar as mos: um gesto de recolhimento, reverncia, confiana e entrega da vida. Ele prprio para as oraes,

pois ajuda na concentrao e lembra o desprendimento das coisas do mundo. Mas no a nica forma de orao. As mos erguidas: a Bblia menciona este gesto como forma de splica e entrega a Deus (Sl 141.2, Sl 143.6; 1 Tm 2,8). Ele expressa nosso agradecimento a Deus e o reconhecimento de que as bnos vem do alto, ou seja, de Deus. um gesto apropriado para as oraes. E o fato de o Pai-Nosso ter uma forte nfase nas peties, uma boa sugesto or-lo de mos erguidas. A imposio das mos: usado no Batismo, Confirmao, casamento, instalao e ordenao de ministros, e na bno final do culto. sinal de bno e transmisso do dom do Esprito Santo. Jesus imps sua mo sobre as pessoas para abeno-las e cur-las. A genuflexo: o ato de flexionar ligeiramente os joelhos. um gesto de reverncia recomendado quando nos aproximamos do altar, para o Batismo e para a Santa Ceia. O silncio: o silncio uma bela forma de demonstrao de respeito. Ele ajuda na concentrao e prprio para a meditao. fundamental que, para iniciar o culto, haja um momento de silncio. O andar do culto pode ter pequenos momentos de silncio, como por exemplo depois das leituras para meditar no que o

Senhor disse. Outro momento de silncio pode ser durante a distribuio da Santa Ceia, quando, por exemplo, no h acompanhamento musical para a congregao cantar um hino. O ajoelhar-se: um gesto que expressa humildade, arrependimento, respeito, adorao, entrega e consagrao. Pela dificuldade que se tem em fazer toda a congregao se ajoelhar, pouco usado. recomendado para a confisso de pecados, para as cerimnias de ordenao e instalao de pastores, para bnos e votos especiais como casamento e Confirmao. Em algumas congregaes, se recebe a Santa Ceia de joelhos. recomendada tambm para as oraes individuais. fundamental que estes ou outros gestos estejam permeados pela reverncia e respeito ao culto divino e a casa de Deus.
Karnopp pastor em Vacaria, RS. Membro da Comisso de Culto da IELB.

Fotos: Arquivo Editora Concrdia

Mensageiro Luterano | Maio 2010 | N 5 | Ano 93

ML Mai 2010a.indd 8

15/4/2010 17:51:52

Adorao e louvor Ano Novo

Fotos: Arquivo Editora Concrdia

As oraes do culto
Em nossos cultos, vrias vezes somos convidados a orar. De quantas oraes o culto luterano se compe? Qual a finalidade delas? Se orar falar com Deus, ento no h um nmero limitado de oraes, pois alguns hinos, salmos e textos bblicos tambm so em forma de orao. No pretendo falar sobre todas as oraes, apenas me limito a falar sobre o significado e a importncia de quatro delas. Cada uma tem uma funo diferente.

David Karnopp

gerais. Assuntos esses que so abordados na orao geral.

Confisso de pecados
a orao que acontece no incio do culto, logo aps o primeiro hino. Nela, reconhecemos nossa natureza pecaminosa, nos confessamos culpados de todos os pecados e merecedores da condenao divina. Tambm confessamos que, como pecadores, no temos foras prprias para voltar a Deus, mas que confiamos no seu amor inesgotvel para nos amar, acolher e perdoar. Esta uma orao de preparao para o esprito do culto. A nfase dela no deveria estar em uma longa enumerao de pecados, mas na certeza de que, por amor a Cristo, Deus nos perdoa completamente.

Orao Geral da Igreja


a orao que vem aps o sermo, antes da Santa Ceia. a mais longa das oraes do culto. O propsito dela no repetir o que foi dito no sermo, mas orar por tudo e por todos, pela Igreja, pelas congregaes e pelo mundo e suas crises. Para compreender melhor sua finalidade e funo, seguem algumas consideraes: 1. No aconselhvel o uso de oraes livres, o melhor escrev-las. As oraes escritas evitam a repetio de ideias e palavras. Considerando tambm que as necessidades das congregaes, Igreja e do mundo variam, bom que, para cada culto, seja preparada uma orao. 2. A nfase da orao geral no deveria estar na Lei e nem na confisso dos pecados. O lugar para pregar a Lei at o sermo; e o lugar para confessar os pecados, como vimos, na orao do incio do culto. O teor da orao geral deveria estar firmado no Evangelho e no consolo que ele oferece. Ela deveria nos lembrar do cuidado amoroso de Deus e que ele est sempre conosco. 3. bom e saudvel que a orao geral tenha sempre, como pano de fundo, a lembrana da ao de Deus em favor do

pecador. E tudo o que nos chama para o servio a Deus deveria ter como base a ao de Deus em Cristo Jesus. 4. Muitas oraes gerais do um forte destaque nos doentes, nos que sofrem e nas bnos materiais. No errado incluir esses assuntos na orao geral, mas, s vezes, a nfase neles to forte que se esquece de agradecer pelos que foram curados e de orar pelas necessidades espirituais. 5. A orao geral o momento adequado para agradecimentos, como aniversrio, sade, alimento, famlia e progressos na Igreja.

O Pai-Nosso
Por ser a orao que o Senhor nos ensinou, o Pai-Nosso a melhor orao dos filhos de Deus e serve de modelo para todas as outras oraes crists. Nesta orao, Jesus reuniu e sintetizou perfeitamente todas as nossas necessidades materiais e espirituais. Da se compreende o porqu dela fazer parte de todos os cultos. E sendo a orao do Senhor, com ela que nos apresentamos mesa do Senhor. Ela pode ser cantada ou falada, desde que seja com clareza, reverncia e dignidade.
David Karnopp, pastor em Vacaria, RS. Membro da Comisso de Culto da IELB

A Orao do Dia
a orao quem vem aps o Salmo, antes das leituras bblicas. uma orao breve, concisa e prpria para o dia. Ela tem a funo de preparar coraes e mentes para as leituras e o tema do dia. tambm chamada de coleta, pois ela rene as principais necessidades da congregao em torno da temtica do dia e as entrega a Deus, para que ele as acolha em nome de Jesus. Este no o momento para uma orao longa que abrange assuntos

Mensageiro Luterano | Junho 2010 | N 6 | Ano 93

ML Jun 2010 - Leandro.indd 8

25/5/2010 10:28:55

Adorao e louvor

Os ornamentos do culto
David Karnopp

casa de Deus o lugar do culto divino. E o culto o momento onde o Senhor e a sua igreja se encontram. natural que este encontro seja realado pela beleza, dignidade e reverncia. Vrios fatores podem contribuir para isso. Um deles a limpeza e a ornamentao da casa de Deus. desconfortante participar de um culto onde o altar est mal arrumado, as flores esto murchas, os bancos e o piso esto sujos de poeira. Por outro lado, casa bem arrumada gera alegria e gosto de entrar. No h regras absolutas, nem grandes limitaes para a ornamentao do culto. Da mesma forma, a Bblia no estabelece regras para essa finalidade. Isso depende muito dos dons e recursos

disponveis na congregao. Sendo feito de forma discreta e sem extravagncias, poder enriquecer o nosso local de culto e ser tambm um convite para permanecer e retornar quele lugar.

As velas
No culto, so usadas velas acesas. Elas nos lembram que a luz um smbolo de Deus. Deus luz e nele no h trevas (Jo 1.5). Cristo a Luz do mundo, como ele mesmo disse (Jo 8.12). Ele a verdadeira luz que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem (Jo 1.9). A primeira palavra que veio da boca de Deus durante a criao foi: haja luz. Alm disso, as velas se consomem pelo fogo. Isso nos lembra de que o Senhor se desfez de tudo e sacrificou-se por amor a ns, a fim de nos redimir do pecado. Velas no custam caro. Portanto, use velas de boa qualidade, pois velas de m qualidade derretem facilmente, e tocos de velas no causam boa impresso. Devem ser verdadeiras, nunca lmpadas eltricas que imitam velas. No meu livro Dinmica do Culto Cristo, Editora Concrdia, p. 56 e 57, h vrias orientaes sobre o uso de velas e castiais.

As flores

Flores e folhagens so objetos de decorao. Elas so uma expresso da beleza criadora e bondade divina. Servem para embelezar e tornar a casa de Deus agradvel e gloriosa. Assim como levar flores a uma sepultura simboliza respeito, levar flores casa de Deus demonstra a nossa alegria e reverncia a Deus e a sua obra. importante que sejam naturais e no artificiais; discretas e no chamativas. tambm saudvel que suas cores no destoem da cor litrgica da poca. bom cuidar para no transformar o altar em uma tenda de flores ao ponto de desviar Quando colocamos um arranjo de flores sobre a ateno ou a viso uma mesa, a inteno que o arranjo enfeite a dele. Em casamentos mesa e no o contrrio. O lugar adequado para e cultos de confiras flores no exatamente no altar, mas em um mao, costumam acontecer exageros. suporte ao seu lado. Quando colocamos um arranjo de flores sobre uma mesa, a inteno que o arranjo enfeite a mesa e no o contrrio. O lugar adequado para as flores no exatamente no altar, mas em um suporte ao seu lado. O altar a mesa do Senhor, onde servida a Santa Ceia estando bem preparado, ele tambm convidativo para a comunho. Aps o culto, aconselhvel no deixar as flores no altar. Uma boa sugesto envi-las a uma pesFoto: Leandro R. Camaratta soa aniversariante.
Mensageiro Luterano | Julho 2010 | N 7 | Ano 93

Os paramentos
Paramentos so todos os tecidos que usamos no altar, entre eles, a toalha que cobre toda a mesa, os guardanapos e os antepndios. A palavra paramento vem do latim, paramentu, que significa adorno, enfeite, preparo. O altar da casa de Deus adornado e preparado para mostrar que a mesa est pronta para a ceia. Os antepndios so os panos coloridos que usamos no altar, no plpito da pregao e no plpito de leitura, que, na verdade, so conhecidos pelo nome geral, paramentos. Eles simbolizam a nossa alegria pelo perdo que recebemos na Ceia e na Palavra. Eles so um alegre convite para a mesa que est pronta. Os desenhos, cores, smbolos e decoraes usados nos altar e nos panos e tambm em banners e quadros, de alguma forma, querem enfatizar a boa nova da salvao. Vale a pena dispor dos nossos dons e recursos para, da melhor forma, ornamentar a casa de Deus e o seu culto.
David Karnopp pastor em Vacaria, RS. Membro da Comisso de Culto da IELB

ML Julho 2010.indd 8

17/6/2010 17:43:33

Adorao e louvor

A bno do culto
David Karnopp

m cada final de culto, voc v o pastor levantar as mos e pronunciar a bno: O Senhor te abenoe e te guarde. O Senhor faa resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericrdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te d a paz. Desde a infncia conhecemos esta bno. Apesar disso, e muitas vezes pela pressa do culto terminar logo, a grandeza e profundidade dela nos passam despercebidas. Qual a importncia desta bno para a vida da Igreja? Primeiro, no so palavras humanas; tampouco so palavras para simplesmente sinalizar que o culto est terminando. So palavras que Deus mandou o sacerdote Arao dizer ao povo de Israel, quando este peregrinava pelo deserto (Nm 6.22-27). Por isso, chamada de bno aranica. Para o povo de Israel, esta bno era a certeza da companhia de Deus na dura caminhada pelo deserto. E na nossa dura caminhada de hoje, as palavras desta bno, so de grande valor. Alm dela, outras formas de bnos tambm so usadas no culto. Segundo, estas palavras so uma prova da bondade e misericrdia de Deus. Esta bno formada por trs frases, e, em cada uma delas, o nome do Senhor repetido trs vezes. Isso lembra que as bnos vm do Pai, do Filho e do Esprito Santo. A repetio tambm uma nfase de que o Senhor a fonte de todas as bnos. Cada uma das trs frases tem o Senhor como sujeito e sempre seguido por dois verbos: O Senhor abenoe e guarde; o Senhor resplandea e

O Senhor te abenoe e te guarde. O Senhor faa resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericrdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te d a paz.
tenha misericrdia; o Senhor levante o rosto e d a paz. A primeira parte de cada frase invoca o nome de Deus, e a segunda a sua ao sobre o seu povo e em favor dele. Vejam que elas no so palavras quaisquer. Alm disso, a palavra bno tem o sentido de dar algo bom, de dar o melhor, de fazer feliz, de suprir nossas necessidades, tanto materiais quanto espirituais. E s Deus pode nos dar o melhor e nos fazer feliz, pois os que esto sob a bno de Deus esto bem guardados e protegidos, inclusive do poder do diabo. Deus no somente nos d coisas boas, mas afasta de ns tudo o que causa mal, tanto para o corpo como para a alma. Lembrando que a bno de Deus no pode ser retirada ou modificada por ningum, mas, infelizmente, ns (por descrena) podemos nos desviar dela. A expresso resplandecer o rosto traz a ideia de rosto sorridente, e o sorriso um si-

nal de concordncia, de aprovao. Quando os filhos pedem alguma coisa para os pais, nem sempre os pais precisam responder com palavras. s vezes, por um simples sorriso, os filhos j sabem que a resposta afirmativa. E o sorriso de Deus para o seu povo a certeza da sua misericrdia. Vale lembrar que ele no quer ser imaginado como um juiz severo, mas, sim, como um Deus gracioso. E a misericrdia de Deus tem a dimenso da obra de Cristo em favor de ns. Ele veio ao mundo, se colocou em nosso lugar, deu a vida por ns, para que ns, pela f nele, pudssemos receber, de graa, a salvao. Levantar o rosto tem o sentido de estar atento. Aquele que est cabisbaixo, geralmente, est desatento ao que se passa ao seu redor. Porm, Deus est atento a tudo o que acontece com seu povo, e o seu olhar olhar da paz. Esta paz de Deus tudo o que Deus tem de bom para os seus filhos, principalmente o perdo obtido por Cristo na cruz. Alis, s atravs de Cristo que podemos ver o rosto gracioso de Deus. Ouvir a bno ao final de cada culto maravilhoso, pois ela a certeza de que Deus est conosco. Assim, fortalecidos pela Palavra e pelos Sacramentos, podemos voltar aos nossos lares e trabalhos com a certeza de que no estamos ss. Em tudo, a bno de Deus nos acompanha. Alm de que sob a bno de Deus podemos repartir a paz com o nosso prximo, dando alegre testemunho da misericrdia divina. Que Deus, em bondade, nos mantenha M debaixo dela!

David Karnopp, pastor em Vacaria, RS. Membro da Comisso de Culto da IELB

MENSAGEIRO LUTERANO | SETEMBRO 2010 | N 9 | ANO 93

Foto: Rodrigo Abreu/ Arquivo


16/8/2010 18:19:00

ML Set 2010.indd 8

Adorao e louvor

As cruzes do templo
O que importante saber sobre o uso da cruz na igreja?
David Karnopp

cruz o smbolo que mais identifica a presena do cristianismo em todo mundo. Desde o incio da Igreja Crist, ela foi usada para identificar templos, instituies e cemitrios. tambm costume antigo us-la como adorno pessoal, pendurada ao pescoo. Hoje, ela continua sendo uma das melhores formas de identificar a presena da f crist. Ao longo da histria, foram desenvolvidos diversos estilos de cruzes. No meu livro A dinmica do culto cristo (Editora Concrdia), mais precisamente no ltimo captulo, tem uma parte que fala sobre estilos de cruzes. Neste espao, vou falar apenas sobre as formas de cruzes mais usadas na IELB. Alguns evanglicos e pentecostais no admitem qualquer forma de cruz. Alegam que o uso dela uma adorao a um objeto, o que seria idolatria. H pessoas que usam a cruz como espcie de amuleto, que serve para proteger contra perigos e at mau olhado. A falta de conhecimento sobre o significado e importncia da cruz pode levar a distores.

o uso da cruz, mas apenas a cruz vazia e no o crucifixo. Dizem que o importante anunciar o Cristo ressurreto. Ns pregamos o Cristo crucificado, diz o apstolo Paulo (1 Co 1.23). Ao dizer isso, Paulo lembra que a obra salvadora de Cristo culminou com o seu sacrifcio na cruz e que, sem ele, no haveria vitria. No templo, o melhor lugar para o crucifixo em cima do altar, um pouco frente da cruz vazia, pois o altar sempre lembra o sacrifcio dos animais no Antigo Testamento. Como Cristo o perfeito Cordeiro sacrificado por ns, estes sacrifcios no so mais necessrios. Lembrando o sacrifcio de Jesus por ns, o crucifixo o ornamento mais importante do altar.

Dentro da igreja, a cruz vazia deve ficar por trs do altar e sobressaindo acima dele, dando a ideia de que, aps a ressurreio, Jesus subiu ao cu. Na frente dela est o crucifixo, geralmente menor. Assim, quem olha de frente para o altar, visualiza o crucifixo e lembra que sua caminhada ainda est sob a cruz, mas j pode levantar os olhos e, ao visualizar a cruz vazia, pode estar certo da sua ressurreio e vida eterna com Jesus no cu.

A Cruz da Procisso
Em festividades especiais, por ocasio da entrada dos ministros e dos oficiantes, pode-se usar uma cruz processional. Ela composta de uma cruz pequena, inserida numa haste de metal. Na procisso de entrada, ela deve ir frente e sobressair a tudo e a todos, para mostrar que por causa de Cristo que podemos prestar culto a Deus. conveniente que o portador da cruz cubra-se com uma sobrepeliz.

A Cruz Vazia
Lembra a ressurreio e a vitria de Jesus sobre o pecado e a morte. Seu maior propsito dizer que Cristo vive e que ns, pela f, viveremos com ele. Ela sempre serve de consolo para o povo de Deus, pois tem nela um smbolo da esperana pela ressurreio.

A Cruz da IELB

O Crucifixo
a cruz com o corpo de Cristo esculpido. Ele enfatiza a natureza humana de Cristo e o seu sacrifcio por ns. Um crucifixo sempre nos lembra que Cristo morreu por ns, para que tivssemos perdo e salvao. Porm, ele tambm lembra que a nossa vida aqui na terra ainda est sob a cruz. Muitos entendem que, aps a ressurreio de Jesus, o cristo no tem sofrimentos e que sua vida sempre alegre, mas a Palavra de Deus condena esta interpretao. Jesus diz que, para ser discpulo dele, preciso tomar a cruz e carreg-la. Algumas igrejas at admitem

A cruz que identifica a IELB bastante conhecida em todo Brasil. Ela um Foto: Marcelo Kortz logotipo de uma instituio e no de toda a Igreja Crist. Sua funo identificar a IELB e no a Igreja Crist num todo. Assim, bom que ela esteja em lugares visveis, como nas fachadas de templos, nas torres, portas e placas das igrejas e em adesivos. Em alguns templos da IELB, ela est afixada atrs do altar, que no o melhor lugar para ela. L, deveria estar a cruz vazia e o crucifixo, que so smbolos litrgicos universais, os quais pertencem Igreja Crist de todos os tempos. O altar e seus ornamentos devem lembrar a obra de Cristo em favor do pecador, enquanto que a cruz da IELB quer apenas identificar uma instituio. M
David Karnopp, pastor em Vacaria, RS Membro da Comisso de Culto da IELB
MENSAGEIRO LUTERANO | OUTUBRO 2010 | N 10 | ANO 93

| ADORAO E LOUVOR |

Os elementos da Santa Ceia


FOTO: ARQUIVO EDITORA CONCRDIA

DAVID KARNOPP Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

o Catecismo Menor, aprendemos que a Santa Ceia o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, para ser comido e bebido, sob o po e o vinho.... Po e vinho so os elementos visveis da Santa Ceia. Porm, as igrejas que probem qualquer bebida alcolica usam vrios motivos para justificar o uso do suco em vez do vinho. H tambm os que justificam outros elementos em lugar do po. A seguir, vamos conhecer os principais argumentos.

FRUTO DA VIDEIRA
Quando o Senhor Jesus instituiu a Santa Ceia, usou a expresso: deste fruto da videira (Mt 26.29). Esta era uma expresso usada pelos judeus para designar o vinho usado em festas solenes e casamentos. Muitos alegam que esta uma expresso genrica que se refere a todos os derivados da uva, como o suco e at mesmo o refrigerante a base de uva.

guardavam em recipientes lacrados e depois o colocavam submersos em poos de gua em temperatura abaixo de 10C, que o conservava por vrios meses. Esta seria mais uma comprovao de que Jesus teria usado o suco. No entanto, ainda que o mosto fosse consumido, o vinho velho, chamado de vinho bom, sempre era preferido (Lc 2.1-10).

POR QUE USAMOS PO E VINHO?


Quanto ao uso do po Est claro nas palavras da instituio: tomou o po (Mt 26.26). Portanto no possvel usar outro elemento em lugar do po. Jesus usou pes que estavam disposio, ou seja, o po sem fermento, pois era festa dos pes asmos (Lc 22.7). O po com fermento era proibido s na Pscoa; em outras pocas, ele era usado. E os discpulos continuaram celebrando a Santa Ceia com os pes que tinham disposio, entre eles, o po fermentado. Assim, no est errado usar po com fermento, mas, por coerncia, bom usar sempre a hstia que um po sem fermento. Quanto ao uso do vinho Nas festas sagradas e nos casamentos, os judeus usavam vinho fermentado. A Bblia o cita como bebida forte (Lv 10.9; Lc 1.15), ou seja, vinho mesmo, no suco. A Bblia condena a embriaguez, mas no o uso do vinho. Alm disso, em Corntio, os cristos usaram vinho na Santa Ceia com teor alcolico, o que at gerou casos de embriaguez (1Co 11.21). Assim, pela tradio da Igreja e crena luterana, na Santa Ceia, usamos o po e o vinho, de M preferncia um vinho de boa qualidade.
MENSAGEIRO | DEZEMBRO 2010

A FERMENTAO
Jesus instituiu a Ceia durante a Pscoa. A lei da Pscoa (Ex 12.14-20; 13.7) proibia o uso do fermento durante o evento. A fermentao era smbolo da corrupo pecaminosa (Mt 16.6,12; 1Co 5.7,8). Apenas o po asmo, ou seja, o po sem fermento, era permitido. Muitos alegam que o vinho, sendo bebida fermentada, tambm era proibido. Porm, o fermento citado o do po acrescentado farinha, e no o do vinho que natural dele.

SUCO DE UVA
H os que alegam que a palavra grega para vinho, oinos, teria o significado tanto de vinho, como de suco de uva, este tambm chamado de mosto ou vinho novo. Com isso, querem dizer que Jesus teria usado suco e no vinho. Porm, em Israel, a colheita da uva acontece por volta de setembro e outubro, e a Pscoa em maro e abril. Assim, no havia como impedir a fermentao do vinho durante esse espao de tempo. Alm disso, o mosto era armazenado em odres feitos de couro de cabrito, ou em vazilhas de barro, onde naturalmente fermentava. O sacolejo do transporte e a alta temperatura no evitava o processo de fermentao.

CULTURA JUDAICA
H tambm os que alegam que o po e o vinho eram ingredientes da cultura judaica. Logo, Jesus teria usado elementos ligados a uma cultura, mas no teria atrelado a Santa Ceia a elementos daquela cultura. Os adeptos desta interpretao dizem que pode-se usar elementos de qualquer cultura. Assim, numa regio produtora de cana de acar, poderia ento se usar cachaa e rapadura na Santa Ceia os mineiros poderiam usar leite e pozinho de queijo.

A CONSERVAO
Outros alegam que os judeus tinham tcnicas de conservao do suco de uva. Eles o

| ADORAO E LOUVOR |

Os plpitos da igreja
eles deveriam nos servir de fonte de alegria e consolo
DaviD Karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

maioria das igrejas crists utiliza um plpito para leituras, pregaes e prelees. O significado dele, porm, no o mesmo em todas as igrejas. Em igrejas pentecostais e algumas evanglicas, ele mais importante do que o altar em muitas delas, nem existe altar. No lugar do altar, bem frente, encontra-se o plpito. Assim, tem-se a conotao de que o culto est centralizado na pregao. Como em tais igrejas a Santa Ceia considerada um mero smbolo e no um meio da graa de Deus, o altar no recebe a mesma importncia que em nosso meio. Entre os luteranos, o plpito tambm adquiriu significados diferentes ao longo da histria. Houve pocas em que a pregao foi considerada a parte mais importante do culto, onde a Santa Ceia perdeu muito do seu valor e chegou a ser celebrada apenas quatro vezes ao ano. Em funo disso, foram construdas muitas igrejas cujo plpito estava colocado bem acima do nvel do altar e com vrios degraus. Alguns, para favorecer a acstica, mas muitos deles com o objetivo

de mostrar que o culto estava centralizado na pregao. Isso levou a uma certa desvalorizao do altar como Mesa do Senhor. Tambm houve tempos em que o plpito causava mais medo do que consolo, pois de cima dele pregava-se mais Lei do que Evangelho.

Qual O SIgnIFIcadO E a IMpOrtncIa dO plpItO na IElB?


Normalmente, usamos dois plpitos no templo, o de leituras e o de pregao. Ambos esto geralmente localizados na linha que divide o presbitrio da nave, um de cada lado do templo. O presbitrio a parte do templo onde fica o altar, geralmente um ou dois degraus mais alto. A nave o local onde est a congregao. O plpito da pregao deveria estar um pouco para dentro da nave e um pouco frente do altar, indicando que pela Palavra que temos acesso a Cristo, presente na Santa Ceia. O ideal que ele esteja colocado no mesmo nvel do altar, para mostrar que o culto est igualmente centralizado na Palavra e nos sacramentos. A pregao deve estar em equilbrio com o restante do culto para preparar e conduzir a congregao Santa Ceia. O plpito de pregao deve ser utilizado somente pelo pregador, e a sua finalidade deveria ser to somente de pregao da Palavra. Alm disso, ele deveria estar fixo ao piso para demonstrar a firmeza da pregao. O plpito de leituras, tambm chamado de ambo, prprio para as leituras da Palavra. Ele pode ser no mesmo estilo do plpito da pregao, porm, um pouco menor. Por essa razo, ele deveria ser fixo ao piso para denotar a firmeza da Palavra. Ele pode ser utilizado tanto pelo pastor como por leigos para leituras os leigos tambm podem utiliz-lo para cultos de leitura. s vezes, ele usado como recurso para profe-

rir palestras e estudos, e at como estante para o maestro dirigir o coral, mas, para estas finalidades, existem estantes prprias, inclusive desmontveis. Em capelas mais antigas, alguns plpitos foram construdos de forma circular, muito fechados e at estreitos, dificultando a expresso corporal do pregador e, como consequncia, a comunicao. A esttica deles tambm nem sempre condizente com a grandeza da pregao e a beleza do templo. Por isso, quando ocorrem reformas de capelas e novas construes, bom ter em mente os plpitos mais abertos, que favoream a comunicao verbal e a expresso corporal. Uma consulta a um profissional da rea pode unir beleza com praticidade. verdade que de cima dos nossos plpitos tem que ser pregada a Lei em toda sua dureza. No entanto, de forma especial, eles deveriam nos servir de fonte de alegria e consolo. Pois deles deveria nos ser anunciado, com toda clareza e profundidade, a grandeza do amor de Deus, que em Cristo Jesus amou m o pecador e deu a vida por ele.
FOTO: leAnDrO r. CAMArATTA

FOTO: ArquivO eDiTOrA COnCrDiA

Mensageiro | Maro 2011

| adorao e louVor |
Foto: LeaNdro r. camaratta

Os credos da Igreja
david karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

m dos aspectos do culto que tem se mostrado resistente ao tempo o uso dos credos ecumnicos. Em forma recitada ou cantada, eles se mantm semanalmente nos cultos. H trs credos em uso na Igreja Crist: Apostlico, Niceno e Atanasiano. Como eles surgiram e qual o propsito deles?

CrEDO A DEfESA DA f
Houve pocas em que as heresias se tornavam um perigo para a Igreja. Foi a que a Igreja se viu desafiada a defender sua f e a mostrar sua identidade. Os credos foram a maneira de a Igreja dizer quem ela era e qual era a bandeira que segurava. O propsito deles defender a verdade que a Escritura ensina a respeito de Deus e falar do que fundamental para a f crist. Seu contedo est centralizado na doutrina da Trindade e da obra salvadora de Deus. Por isso, eles so, ainda hoje, uma bandeira para a Igreja erguer. Os credos tambm so uma resposta da f ao amor de Deus, a sua Palavra e a sua obra.

Trindade. Antigamente, ele era usado nos cultos onde havia Santa Ceia. Como hoje a maioria das congregaes celebra Santa Ceia em todos os cultos, ele mais ligado s datas relacionadas ao Senhor Jesus, por exemplo, Natal e Pscoa.

CrEDO AtAnASIAnO
O Credo Atanasiano o mais longo. A princpio, ele foi atribudo a um grande estudioso da Bblia e defensor da divindade de Cristo, Atansio, mas o certo que no se sabe sua autoria e nem em que poca foi escrito. Seu propsito defender a doutrina da Santssima Trindade e as duas naturezas de Cristo: verdadeiro Deus e verdadeiro homem. O Atanasiano usado como opo para o dia da Santssima Trindade.

CrEDO APOStlICO
O Credo mais usado o Apostlico. tambm o mais breve e o mais antigo. Ele contm os ensinamentos bsicos da f crist: Deus Pai o Criador, Deus Filho o Salvador e Deus Esprito Santo o Santificador. Ele no foi escrito pelos apstolos, como muitas vezes se pensa; chamado assim por refletir a doutrina dos apstolos. Ele uma confisso de f mais pessoal, um credo mais ligado ao Batismo e instruo de crianas.

OS CrEDOS trAnSCEnDEM POCAS E CulturAS


Ainda que amplamente usados entre luteranos e outras igrejas crists, os credos no escapam de algumas crticas. Dizem que eles foram moldados dentro de uma cultura totalmente fora das razes e padres brasileiros; por serem escritos numa poca to distante, no seriam interessantes para os nossos dias. Porm, se isso fosse to relevante e verdadeiro, a Bblia tambm no poderia ser usada hoje, pois ela foi escrita em outras culturas e em tempos muito distantes de ns. Na verdade, a Palavra de Deus e os credos transcendem culturas e pocas. Alm disso, alega-se que muitas das heresias combatidas pelos credos, hoje, nem sequer so lembradas e que problemas teolgicos

CrEDO nICEnO
O Credo Niceno, mais encorpado que o Apostlico, surgiu no ano de 325. Ele uma resposta do Conclio de Nicia para defender a doutrina da divindade de Cristo contra aqueles que negavam a f na Santa

atuais no so abordados neles; logo, seria desnecessrio a Igreja os defender ainda nos dias atuais. Com base nisso, alega-se que a Igreja deveria formular credos contextualizados com a nossa poca. Poderamos, ento, ter algo parecido como Credo Luterano Brasileiro que inclusive abordasse temas atuais? Que fosse uma defesa contra as heresias de hoje? Errado no estaria, mas preciso considerar alguns pontos. Temas polmicos e heresias sempre existiro. Alguns recebem grande nfase hoje, mas, daqui uns anos, talvez no despertem interesse. Assim, este Credo estaria logo desatualizado. Alm disso, os credos querem afirmar a verdade sobre Deus e sua obra, e no exatamente combater todas as heresias. O melhor lugar para se afirmar a Palavra de Deus frente s heresias no sermo, nos grupos de estudo, na instruo de confirmandos e nos departamentos. Logo, um estudo sequencial do Credo pode ser uma grande oportunidade para se aprender sobre Deus e sua obra. Conhecendo bem o seu contedo, certamente, com mais alegria m vamos erguer esta bandeira.
Mensageiro | Julho 2011

| ADORAO E LOUVOR |

um recurso auxiliar no culto


DAVID KARNOPP Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

m dos recursos cada vez mais usado na comunicao o datashow. A exemplo do computador e do celular, este recurso veio para ficar. Ele tem sido uma bno na conduo dos cultos, palestras, estudos bblicos e reunies. Apesar de ser um instrumento valioso para a igreja, ele pode trazer problemas se for mal usado. O desafio ento us-lo corretamente. As vantagens dele so conhecidas e no necessrio descrevlas. Porm, quais seriam os perigos do uso inadequado do datashow? Recursos audiovisuais sempre so bemvindos no culto. No entanto, quando eles se tornam o centro das atenes, o culto perde o foco. O foco do culto no devia estar no recurso, mas na mensagem para a qual o recurso transmite. O senhor Jesus tambm se utilizou de recursos para ensinar. Certa vez, ele subiu a um monte para falar melhor (Mt 5.1); noutra ocasio, ele utilizou um barco para ensinar a multido na praia (Lc 5.3). Em ambas as situaes, o foco no estava nos recursos, mas na sua Palavra. Quando um datashow responsvel por encher a igreja, preciso perguntar se ele no est sendo mais valorizado do que a prpria Palavra. Em alguns lugares, todo o culto projetado no datashow, inclusive hinos e leituras bblicas. Isso faz com que as pessoas deixem de folhear a Bblia e o hinrio. O nico contato com a Bblia passa a ser o visual. Com o tempo, elas no sabero mais localizar passagens ou livros da Bblia. Mesmo que, no futuro, a Bblia deixe de ser impressa em papel preciso saber folhe-la eletronicamente. H casos em que so projetados excesso de imagens, cores e texto. Isso faz com que

U
1

o culto vire uma poluio visual. O excesso de informao e ilustrao, ao invs de ajudar, perturba. Em alguns casos, tambm acontece uma projeo indiscriminada de imagens. Muitas delas so catadas na internet sem a menor reflexo sobre sua origem. Algumas imagens beiram ao chocante. A impresso que se tem, que, o texto projetado no suficientemente forte, por isso, precisa ter uma imagem de impacto para que fale mais que o texto. sempre melhor que as imagens sejam discretas para que a ateno no esteja nelas, mas no texto. O uso do datashow pode tambm afetar o sistema litrgico tradicional. Ele tem sido usado para se investir excessivamente na variedade litrgica. Mesmo que se mantenha o esqueleto da liturgia, o que dita o tom a variedade. Isso oferece o perigo de descartar a histrica liturgia e seu rico contedo. Com o tempo, tambm se corre o risco de perder a identidade cultual. O datashow tem a vantagem de oferecer novidades, mas nisso tambm mora um perigo, pois o que novo hoje, amanh no mais. Com isso, necessrio buscar sempre mais novidades, para, de alguma maneira, continuar agradando. O perigo fazer das novidades o centro do culto. E o bom uso do datashow tambm passa pela escolha mais adequada da fonte, isto , o formato da letra. Evite as serifadas como a Times New Roman e semelhantes. Prefira letras como Arial, Tahoma, Verdana. E quanto ao tamanho da letra, use aquele em que a pessoa mais distante da tela possa ler, sem nenhuma dificuldade. Assim, o valor do culto no pode depender do projetor. O culto depende da Palavra e dos sacramentos, pelos quais Deus age. A ausncia

FOTOS: LEANDRO DA ROSA CAMARATTA

Datashow,

5 6

O valor do culto no pode depender do projetor. O culto depende da Palavra e dos sacramentos, pelos quais Deus age. A ausncia do datashow e de outros recursos no deveria desmerecer o culto, pois o centro das atenes o altar, onde esto a Palavra e os sacramentos.
do datashow e de outros recursos no deveria desmerecer o culto, pois o centro das atenes o altar, onde esto a Palavra e os sacramentos. O datashow deve ser usado como uma ferramenta no culto, para ajudar as pessoas a entenderem melhor o que Deus est dizendo. Ele no deveria substituir nem Bblia, nem hinrio, nem pastor. A imagem que ele transmite deve sublinhar a mensagem, e no dispersar o pensamento com ilustraes muito diversificadas. Ele deve ser um recurso para memorizar, para fixar ideias, para mostrar grficos e mapas, para mostrar a grandeza do amor de Deus por ns. Tambm deveria ser usado como recurso da nossa resposta ao M amor de Deus.
MENSAGEIRO | JANEIRO E FEVEREIRO 2011

| adorao e loUVor |

A etiqueta no culto
david karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

FOTOs: ArquivO eDiTOrA COnCrDiA

Para o culto na casa de Deus, existe alguma regra de etiqueta? Ou cada um participa como bem quer? Posso ir de chinelo e bermuda para a Santa Ceia? O que determina a etiqueta no culto?

sociedade sempre exigiu que nossas vestes e calados fossem adequadas para cada ambiente. Uma determinada empresa pode exigir que seus funcionrios usem uniformes. Dos nossos parlamentares, exige-se o uso de terno e gravata. Em algumas reparties pblicas, no se permite entrar de bermuda e chinelo. Tambm no se aceita que se ande de roupa de banho no centro da cidade, como tambm no se usa terno e gravata na praia. E quando algum vai falar com o prefeito ou outra autoridade, veste-se de acordo. O uso de vestes e calados inapropriados pode ser considerado, pela sociedade, como falta de respeito a ambientes e pessoas. So regras de etiqueta prprias para cada lugar. Para o culto na casa de Deus, existe alguma regra de etiqueta? Ou cada um participa como bem quer? Posso ir de chinelo e bermuda para a Santa Ceia? O que determina a etiqueta no culto? No h regras de etiqueta para o culto, mas h convenincias. E onde h ausncia de regras no quer dizer que tudo valido. Assim, preciso perguntar se, sendo lcito, conveniente e adequado o que estou vestindo e usando? Em uma cidade pequena onde h rivalidade poltica, conveniente ir ao culto com a camiseta de um partido poltico? Em outro lugar, onde o futebol desperta desavenas, um bom testemunho ir ao culto vestindo camiseta de um time de futebol?

AlguMAS dicAS PArA noS AjudAr


A primeira constatao que os aspectos culturais mudam de lugar para lugar. Em comunidades carentes, nas grandes cidades e em comunidades do interior do pas, o jeito simples de se vestir faz parte da cultura. E a at uma camiseta de um time ou com propaganda de uma empresa pode ser considerada roupa nova. E no

poucas vezes, esta pode ser a melhor roupa que possuem. Quando vo com ela para o culto, o sentimento que est por trs justamente que aquela a melhor roupa que eles tm por isso, prpria para o culto. J em uma cidade grande, a simplicidade pode ser vista como inadequada ao ambiente. A vestimenta adequada seria aquela que no chama ateno pela gritante diferena aos demais. Respeitar esses hbitos faz parte da convenincia. Depois existe o aspecto etrio que deve ser levado em conta. A sociedade considera normal que jovens e idosos se vistam de forma diferente. Porm, s vezes, as diferenas so to marcantes que causam conflitos entre eles: roupas chamativas de um lado e modelos ultrapassados de outro. O equilbrio e o bom senso na hora de se vestir so o melhor para ambos os lados. Por fim e o mais importante, a igreja a casa do Pai. O culto o encontro entre Deus e seu povo. Deus se faz presente com o melhor: Palavra e sacramentos. Por meio deles, Deus nos oferece perdo e vida eterna. Em cada culto, ele nos fala da grandeza do seu amor, pelo qual enviou seu Filho para morrer pelos nossos pecados. Nada mais importante do que este encontro semanal com Deus. Como devo me vestir para um encontro to importante? Ser discreto a melhor resposta. Ir a cada culto com roupa da moda pode ser visto como fulana t se achando. Ir com roupa muito desgastada e at suja pode ser visto como fulano se veste mal. Ser discreto no pecar pelo excesso de cor nem pela extravagncia da moda, nem pelo desleixo; procurar se adequar ao ambiente cultural e local. Estar vestido para o culto de forma discreta e com o melhor que temos, junto com uma boa higiene, mostra o valor que damos a este ambiente, o nosso respeito a Deus, igreja e aos mais velhos, e um bom m testemunho aos de fora.

Mensageiro | Maio 2011

| ADoRAo e LoUVoR |

Variedade litrgica

novos tempos?
dAvId KARNOpp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

os ltimos anos, nossas congregaes introduziram novos recursos audiovisuais e instrumentos musicais para conduzirem seus cultos. Passou o tempo em que o velho harmnio, movido a pedaladas, era o nico instrumento usado na IELB. O Hinrio Luterano, em algumas congregaes, j deu lugar aos hinos projetados pelo datashow; textos bblicos e oraes tambm so lidos direto da tela. A liturgia tradicional vem dando lugar a liturgias diferentes para cada culto. Ainda que se mantenha o esqueleto da liturgia tradicional, muda-se a roupagem dela com variao de contedos litrgicos, insero de novas canes, vdeos e imagens. Estamos vivendo um tempo onde a variedade parece ditar o tom. Pergunta-se: Isso bom ou ruim? Reformas e inovaes na Igreja e mudanas litrgicas podem nos aproximar da linha de perigo, mas no precisam necessariamente nos colocar no terreno do inimigo. Novas ordens litrgicas e novos recursos podem nos levar a jogar fora o que tradicional e jogar no lixo nossa rica herana litrgica. Por outro lado, a variedade pode ser um fator enriquecedor no culto. A criatividade e a alegria expressadas em forma de gestos no esto erradas. Novos recursos tambm so bem-vindos os salmos

inclusive mostram isso. O problema surge quando a eficcia do culto medida pelos recursos e pelas inovaes. Quais cuidados so precisos tomar para no avanar sobre a linha de perigo? O perigo so os extremos. De um lado, o ritualismo formal engessado pela mesmice, que no admite inovaes e mudanas (sempre a mesma liturgia, os mesmos hinos e a mesma forma de tocar); o jeito de falar e conduzir o culto tambm no muda. De outro

Entre o limite do proibido e do ordenado, est o espao da liberdade crist. Ele est aberto para inovar na linguagem, no ritmo dos cnticos, nos gestos e posturas, nas oraes, na forma de apresentar o sermo. Porm, a liberdade sempre deve ser regida pelo princpio do amor.

lado, a informalidade e inovao sem freios em cada culto, a novidade que parece ser o relevante. So introduzidas msicas novas sem quaisquer critrios de avaliao. bom lembrar que a liturgia tradicional tem histria, contedo e didtica. Ela tambm tem uma linha de pensamento progressiva. Modific-la constantemente e trocar suas partes de lugar gera mais confuso do que soluo, e a Igreja perde muito da sua identidade cultural-litrgica. Alm disso, h elementos que so proibidos para o culto, como adorar imagens; e h elementos que so ordenados para o culto, como a Santa Ceia e a pregao da Palavra. Entre o limite do proibido e do ordenado, est o espao da liberdade crist. Ele est aberto para inovar na linguagem, no ritmo dos cnticos, nos gestos e posturas, nas oraes, na forma de apresentar o sermo. Porm, a liberdade sempre deve ser regida pelo princpio do amor. Se as constantes mudanas e inovaes litrgicas esto mais confundindo do que edificando, preciso ter equilbrio e voltar s origens. Outro campo perigoso quando tudo no culto feito como mero atrativo humano, bem no estilo do marketing e do consumo. um estilo que tende a enxergar os participantes do culto mais como clientes do que pecadores necessitados da graa e do amor de Deus. Tudo feito para agrad-los. Na nsia de atrair e entreter as pessoas, oferece-se o que elas querem e no exatamente o que precisam, mesmo que para isso tenham de usar estratgias que comprometam a identidade cultual e confessional. necessrio que a Igreja cuide da sua unidade litrgica e confessional. Unidade no o mesmo que uniformidade. Unidade pregar e ensinar a mesma doutrina e ter o culto fundamentado na mesma base: Cristo e sua obra na Palavra, Batismo e Santa Ceia. Em qualquer lugar e em qualquer poca, o centro, a base e a direo do culto cristo so Cristo e o seu Evangelho. m

Fotos: arquIvo edItora concrdIa

10 M

ensageiro

| Junho 2011

| aDoRao e loUVoR |

Emoes no culto
david karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

m aspecto marcante em muitos cultos religiosos a emoo. As emoes funcionam como espcie de medidor da aceitao do culto e tambm como energia para culto. E no poucas vezes, cria-se um clima emocional como forma de elevao do culto e de manter as pessoas satisfeitas. A emoo um sentimento que se manifesta pelo tom de voz, atravs de gestos e de expresses faciais; talvez, o jeito mais forte de ela se manifestar seja quando as lgrimas brotam dos olhos. As emoes mostram nosso jeito de ser. A tradio luterana no tem sido muito favorvel a manifestaes emotivas no culto. Inclusive j houve tempo em que se pensou que elas eram totalmente pecaminosas. Da o mximo que se admitia era o cantar, o orar e as leituras em forma de responsos ao ministro oficiante. De resto, as pessoas deviam permanecer em silncio e seriedade. Se, porm, olharmos os salmos, textos e contextos bblicos, veremos que eles tocam na questo das emoes, por exemplo, da alegria e do choro. Jesus chorou e se alegrou; Jesus se enfureceu com os vendedores do templo. Isso nos leva a perguntar: at que ponto os sentimentos emotivos so possveis no culto?

haja manifestaes emotivas. A obra de Cristo pela nossa salvao grandiosa demais no possvel ficar esttico diante dela. No est errado, ao ouvir uma msica ou cantar um hino, romper em alegria ou marejar os olhos. Manifestaes emotivas tambm podem vir atravs de palmas, sorrisos, abraos, aperto de mo, coreografias e at lgrimas, mas nenhuma dessas manifestaes deveria ser forjada; elas podem fluir naturalmente.

AS emoeS no So SInAl de Culto AgrAdvel


Um dos perigos por traz das emoes quando se compreende que elas so um sinal de que Deus est aceitando o culto. Muitos compreendem que o culto agradvel a Deus aquele que carregado por emoes. O culto depende da ao de Deus, da sua promessa, do seu perdo e do que a Palavra de Deus determina. Alm disso, quando o culto realizado para atender a determinados gostos e sentimentos, Cristo corre o risco de perder o seu lugar ali, porque o ser humano no se satisfaz com o que recebe. Ele precisa de novidades para ser atrado. uma isca perigosa. Esta uma forma de pensar que o Esprito Santo deve agir de acordo com os gostos e interesses humanos. Contudo, bom lembrar que nossas emoes e sentimentos no motivam nem

bloqueiam a ao de Deus. Deus age dentro dos seus propsitos, e o que ele recebe de ns est firmado na obra de Cristo por ns. Na certeza do grande amor de Deus por ns, nossos sentimentos emotivos no culto poderiam ser mais visveis. Por exemplo, dizendo um Amm quando o pastor o diz; ouvindo o sermo como uma reao mais positiva; recebendo a Santa Ceia com um sorriso no semblante, em vez de um rosto fechado como m se o pecado ainda pesasse sobre ns.

o Centro do Culto CrISto e A SuA PAlAvrA


Primeiro, preciso compreender que o centro, a base e a direo do culto cristo, Cristo e o seu Evangelho, e no o sentimento humano. O que estabelece a relevncia do culto a Palavra de Deus. O culto tem sempre o propsito de fortalecer nossa f em Jesus pela Palavra e pelos sacramentos. As emoes, porm, so parte da nossa vida. Deus nos criou com elas at como forma de podermos nos expressar melhor. Amamos a Deus, com todo o corao, toda a alma, toda a mente e todas as foras (Mc 12.30). Nisso esto includas as emoes, e temos necessidade de extravas-las. Assim, tambm natural que no culto

preciso compreender que o centro, a base e a direo do culto cristo, Cristo e o seu Evangelho, e no o sentimento humano. O que estabelece a relevncia do culto a Palavra de Deus. O culto tem sempre o propsito de fortalecer nossa f em Jesus pela Palavra e sacramentos.

FOTO: arquivO ediTOra cOncrdia

Mensageiro | agosto 2011

| ADORAO E LOUVOR |

Reverncia no culto
david karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

uando relembro minha infncia (mais de 40 anos atrs), visualizo algumas imagens dos cultos na Comunidade Paz no interior de Canguu, RS, onde fui batizado. Com meia hora de antecedncia, todos estavam l na igreja. Antes de entrar no templo, os homens tiravam o chapu e, em cultos de Santa Ceia, vinham de terno escuro, gravata e de sapatos impecavelmente lustrados; as mulheres vinham de vestido escuro. As crianas no podiam se levantar no culto, nem fazer barulho. Ser que havia nisso um rigor exagerado ou era um conceito elevado de reverncia ao que sagrado? Muitos cultos de hoje so perturbados por aqueles que chegam atrasados, por toques de celulares, crianas chorando ou correndo e por aqueles que habitualmente, na hora do sermo, precisam ir ao banheiro. H tambm os que se distraem por gracejos de alguma criana ou por algo que visto atravs das janelas, aqueles que cochicham e riem nos cultos. Outros conferem o relgio para saber quanto tempo ainda falta para o culto terminar. E ainda h aqueles que se vestem de forma inadequada para o culto. Estaramos hoje mais livres em relao ao rigor do passado ou estes seriam sinais de falta de respeito ao que sagrado?

o Senhor Todo-Poderoso (Is 6.3). Na Bblia, so mencionadas atitudes que demonstram reverncia, entre elas: a saudao, o inclinar-se e o ajoelhar-se em sinal de respeito (Gn 18.2; Sl 95.6; At 10.25). Moiss inclinou-se ao cho para adorar o Senhor (Ex 34.8). O apstolo Joo viu este gesto at mesmo no Cu (Ap.7.14). Os magos do Oriente se ajoelharam diante do menino Jesus e o adoraram (Mt 2.11). O fato de o culto ser um encontro entre o Senhor e a sua Igreja faz com que seja natural que seu ambiente se revista de reverncia e respeito. A reverncia, porm, no deveria vir por obrigao ou por medo; deveria estar embasada pelo respeito natural e com boa pitada de alegria.

textos bblicos do dia. Isso ajuda na localizao deles e na compreenso da temtica do culto. Ao nos aproximarmos do altar, podemos fazer uma inclinao de cabea. Esses so bonitos gestos de respeito. Os celulares, por exemplo, se no podem ficar em casa, deveriam ficar desligados durante o culto. O livro de Eclesiastes resume tudo isso de forma simples: Tenha cuidado quando for ao templo [...] V pronto para ouvir e obedecer a Deus (Ec 5.1). Uma situao mais difcil quando os nens choram ou as crianas querem correr dentro do culto. O que fazer? Bem, este j assunto para a prxima edio. Aguardem! m

CoMo PoDEMos DEMoNstR-lA No Culto hojE?


A reverncia comea pela nossa dedicao ao culto. Primeiro, habituar-se a chegar casa de Deus com antecedncia. Este um momento para guardar silncio para concentrao ao culto. Pode tambm ser um momento para uma breve orao, pedindo que Deus d a compreenso do culto e o crescimento na f a partir dele. Pode-se tambm orar pelo pastor, pedindo que Deus o abenoe na conduo do culto. Um preldio musical poder favorecer o ambiente de concentrao. Este tambm pode ser um momento para uma rpida leitura dos

AfiNAl, o quE REvERNCiA?


De forma geral, o respeito por aquilo que consideramos importante. De forma especfica, a reverncia designa o respeito s coisas sagradas. Ela demonstra nosso conhecimento e valor sobre Deus, do que ele fez por ns em Cristo e tambm daquilo que compreendemos sobre o culto. No h regras na Bblia para a reverncia no culto. O Novo Testamento se limita a dizer que tudo seja feito com decncia e ordem (1 Co 14.40). H, porm, exemplos que inspiram o respeito ao que sagrado, a comear pelos anjos do Cu que dizem Santo, Santo, Santo,

Quando vamos casa de Deus, vamos especialmente para ouvir aquele que tem as palavras que do vida eterna (Jo 6.68) e receber na Santa Ceia aquele que a fonte da gua que dar vida eterna (Jo 4.14) faz bem ouvir com ateno e receber com alegria. Esta reverncia pode se estender fazendo um sinal da cruz ao entrar na casa de Deus.

Mensageiro | seteMbro 2011

FOTO: leandrO r. camaraTTa

| adorao e louvor |

As crianas no culto
Se o culto corporativo e quer acolher a famlia, tirar a criana para fora do local de culto no algo contraditrio? E como a criana interpreta esta situao? Culto coisa para gente grande? O que fazer com as nossas crianas no culto?
david karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS
FOTO: arquivO ediTOra cOncrdia

ma situao com a qual a Igreja tem tido certa dificuldade em encontrar soluo a questo da participao das crianas no culto. O problema comea pelos bebs que choram por algum desconforto ou para avisar que hora de mamar. No sendo atendidos de imediato, no se intimidam em abrir o berreiro. Depois, tem a fase das crianas que aprenderam a correr, que no fazem a menor cerimnia para se divertirem no culto. Outra fase aquela em que as crianas at ficam juntas com seus pais, mas, a cada momento, pedem alguma coisa, atrapalhando a concentrao destes. H aquela fase em que as crianas j dominam boa parte dos recursos da computao; para estes, o culto parece no fazer muito sentido, pois est distante do seu universo. De outro lado, est a congregao para a qual as crianas, muitas vezes, so invisveis. A presena delas s percebida quando aprontam. No sempre que os cultos so preparados visando a participao dos pequenos. A linguagem e a forma do culto geralmente so incompreensveis e at chatas para as crianas: os hinos cantados so de adultos, o sermo dito numa linguagem adulta e sobre tema de adultos.

apelos. Esta tambm no uma boa escolha. preciso estabelecer um controle. - A outra soluo o culto infantil que acontece em paralelo ao culto, em uma sala parte. Em algum momento antes do sermo, as crianas saem do culto. Esta a opo preferida pela maioria. Em parte porque representa uma soluo que vai ao encontro das necessidades das crianas, mas tambm pelo sossego que o momento propicia, pois a igreja se livra do incmodo das crianas. Se o culto corporativo e quer acolher a famlia, tirar a criana para fora do local de culto no algo contraditrio? E como a criana interpreta esta situao? Culto coisa para gente grande?

O quE fazEr COm aS nOSSaS CrianaS nO CulTO?

dianTE diSSO, Criaram-SE algumaS SOluES


- Primeiro, pelos pais que se revezam para ir ao culto. Em um culto vai a me; no outro, o pai. A criana, neste caso, fica em casa porque ela incomoda no culto. Esta uma pssima opo. - Depois, h o caso das crianas que exigem que os pais, a todo o momento, as levem para fora. Os pais, com medo que as crianas perturbem, atendem aos seus

No tem jeito e no adianta fugir: as crianas sempre vo aprontar. melhor pensar pelo outro lado: que maravilha quando podemos ver crianas avisando que esto no culto. um forte sinal de que a Igreja est em crescimento e tem futuro. O choro e a correria delas, antes de incmodo, devia ser msica para os nossos ouvidos e colrio para os nossos olhos. Afinal, a Igreja de agora e do futuro est se manifestando. Por outro lado, se os pais veem que a criana est perturbando, melhor acalm-la fora do ambiente cultual. A Igreja precisa se colocar no nvel das crianas, mas no demais. Toda

criana quer ser adulta. E criana gosta de ficar atenta s conversas de gente grande, basta apenas que o papo seja interessante. s vezes, elas captam mais do que os grandes imaginam. No culto no diferente. Infantilizar demais a linguagem e a forma do culto podar a oportunidade de aprendizado das coisas sagradas. O desafio tornar a linguagem interessante aos seus ouvidos. Se a melhor soluo tirar as crianas do culto para um programa parte, no deveria ser em todos os cultos. importante que elas participem de alguns cultos por inteiro. E neste dia pode-se fazer um empenho para que o culto esteja o mais prximo possvel delas. Tambm importante integr-las no culto. Alm de apresentar cnticos e dizer versinhos, elas podem realizar pequenas tarefas: podem recolher as ofertas ou lev-las ao altar, podem distribuir algum material quando for preciso. As crianas maiores podem ler pequenas mensagens, fazer encenaes em alguns lugares h grupos de coreografia. Em algumas congregaes, h um berrio com parede de vidro, que permite a me ver e acompanhar o culto, enquanto tenta acalmar o nenm irritado. As palavras de Jesus: Deixem quer as crianas venham a mim e no probam que elas faam isso (Mc 10.14) resume o compromisso que temos de acolher nossas m crianas na casa de Deus.

Mensageiro | outubro 2011

| ADORAO E LOUVOR |

Tem crescido o uso de danas nos cultos de vrias igrejas. Comeou como uma coreografia simples, executada ao som de hinos tradicionais. Com o passar do tempo, evoluiu para apresentaes com ritmos mais complexos como jazz, bal, valsa, que antes eram proibidos nas igrejas. Muitos tm se perguntado: pode isso acontecer no culto?

FOTO: JacKeLiNi KiL

david karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

m um passado no muito distante, em meios luteranos, as danas tambm no eram bem vistas. No culto, ento, nem pensar! Hoje, j temos cultos contemplados com as chamadas danas litrgicas. Algumas denominaes ainda probem qualquer coreografia nos cultos. Em outras so at incentivados com o slogan: louve ao Senhor danando. Quem as probe alega que elas so prticas mundanas e que no acrescentam nada ao culto. Dizem tambm que nada das coreografias leva as mentes dos crentes a glorificar a Cristo; pelo contrrio, dizem que as distraem e desviam dos propsitos do culto. Os que as incentivam veem as palavras dos Salmos 149 e 150 Louvem a Deus com danas como mandamento bblico para a dana na igreja.

E NA IELB, PODE DANAr NO CULTO?


Antes de responder essa pergunta preciso fazer outras perguntas. Com qual finalidade as coreografias so usadas no culto? Louvar ao Senhor? Apresentar uma

arte atravs do corpo? O que os movimentos do corpo pretendem comunicar? O que elas acrescentam ao culto? preciso cuidado para no cair nos extremos. Bblicamente falando, as danas no culto no so mandamento nem proibio. Elas fazem parte do princpio da liberdade crist. O desafio saber us-las dentro desse princpio. Proibi-las seria abortar dons que podem ser ricas formas de expresso de louvor. Por outro lado, ao us-las sem critrios, corre-se o risco de transformar o altar em mero teatro. Os extremos sempre representam perigo. Esse risco no corremos s pelas coreografias. Em outras apresentaes, como corais, grupos musicais, encenaes por crianas e jovens, tambm corremos o risco de promover mero atrativo humano. Dessa forma, as coreografias no culto no deviam ser vistas como mais pecaminosas nem mais gloriosas do que outras apresentaes. Em todas elas, devemos tomar cuidados.

Ceia. No entanto, ela tambm pode brilhar da nossa parte para o lado de Deus, atravs do louvor, das oraes, das ofertas e dos gestos. Esses gestos podem se manifestar de muitas maneiras, entre elas esto as coreografias.

1 2

ALgUNS CUIDADOS PODEM SEr TOMADOS

O brilho de um culto cristo sempre deve ser Jesus Cristo e sua obra por ns. Nada no culto pode roubar esse brilho. A obra de Cristo

brilha para o nosso lado atravs da Palavra e dos santos sacramentos: Batismo e Santa

Compreender aqueles que no gostam de coreografias. A soluo no impor nem desistir. A soluo explicar os motivos. Evitar estravagncias nas vestes, nos ritmos, no volume da msica. Moderao um bom termo para isso. As coreografias que o mundo considera normais podem ser escandalosas para a igreja e ser um empecilho para o brilho de Cristo. Um bom modelo para ser aplicado aqui o de Joo Batista ao referir-se a Cristo: Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante (Jo 3.30). Muitas pessoas no entendem nada de coreografia. Nas suas mentes, tudo no passa de apresentao, alm de que o mundo faz melhor. Assim, quando for possvel, deve-se explicar a simbologia dos seus movimentos, proporcionando, dessa m maneira, uma comunicao maior.

Mensageiro | DezeMbro 2011

| adorao e loUVor |
foto: arquivo editora concrdia

O culto no futuro
david karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

m aspecto importante para a vida da Igreja quando ela direciona seus olhos para o futuro e procura visualizar possveis desafios que ter de enfrentar. verdade que o futuro pertence a Deus, mas, a exemplo da previso do tempo, possvel se preparar para um tempo bom, muita chuva, muito frio, muito calor e at tempestades. Dessa forma, possvel visualizar as tendncias que o mundo seguir, bem como se preparar naquilo que elas podero afetar a Igreja. Nesse sentido, bom a Igreja se perguntar: Como ser o culto no futuro? Esta pergunta relevante, pelo menos, por dois motivos.

AS tEcNologIAS DA comUNIcAo
Primeiro, por causa das novas tecnologias de informao e comunicao que evoluem de forma impressionante. Elas faro parte da vida cultual e vo promover mudanas. Certamente traro benefcios, mas tambm vo oferecer desafios. Por enquanto, temos mais dvidas do que respostas; contudo, possvel imaginar algumas hipteses. Num futuro breve talvez no tenhamos mais datashow no culto. possvel que tambm no tenhamos hinrios e Bblias impressos em papel. Tudo poder estar em forma eletrnica. Talvez, em breve, o pastor inicie o culto dizendo: peguem seus tablets e acessem.... Outra possibilidade o envio

do culto via internet. A ordem do culto com as leituras bblicas, as letras dos hinos talvez sejam enviados em tempo real para os dispositivos eletrnicos como celulares, i-Pads, i-Phones, e tablets de cada participante. Independente do que vier a acontecer, certo que nem todos sabero usar os recursos da tecnologia. possvel ento que, no futuro, tenhamos cultos tradicionais no domingo de manh e, no sbado noite, os tecno-cultos. Sabendo us-las, as novas tecnologias da informao oferecem muitas vantagens para a Igreja. Porm, como diz um velho ditado: nem tudo que brilha ouro. Assim, elas tambm podem servir de armadilhas. Uma delas o excesso de novidade. Quando se usa a novidade tecnolgica para atrair pessoas para a igreja, corre-se o perigo de ela receber mais valor do que a prpria Palavra de Deus. A tecnologia deve ser usada para facilitar a comunicao do Evangelho, e no para lhe servir de concorrente. H tambm o temor de que as novas tecnologias favoream a criao de igrejas virtuais. Elas no tero templos e seus cultos sero online. As pessoas tero apenas contatos virtuais. Fala-se tambm do pastor em projees hologrficas, ou seja, ele pode estar do outro lado mundo e ser projetado para outro ambiente. Resta perguntar se a consagrao da Santa Ceia tambm se dar distncia, via TV ou internet? Ainda que

nisso tudo possa ter aspectos positivos, mas a perspectiva do culto relatado no livro de Atos dos Apstolos de estar juntos (At 2.42) ficar seriamente afetada.

A DIVErSIDADE rElIgIoSA
O segundo motivo da pergunta sobre o culto no futuro est no conturbado mundo religioso que se avizinha. Sem muito esforo, possvel perceber que o futuro religioso ser catico. Muitas pessoas tero andado de religio em religio, desiludidas por causa das falsas promessas e confusas pelas doutrinas humanas. Alm disso, a concorrncia entre as religies de linha progressista tende a crescer. D para imaginar um clima de disputa entre algumas igrejas. A forma de conquistar adeptos e de arrecadar dinheiro tambm ser cada vez mais distante do que ensina a Palavra de Deus. Isso pode gerar vrias tendncias. Uma delas de as pessoas se isolarem no cristianismo annimo ou no fanatismo religioso ou ainda no atesmo. Todas elas traro prejuzos. Por outro lado, no meio da confuso religiosa, muitas pessoas procuraro igrejas contextualizadas, mas tambm biblicamente bem fundamentadas (no fundamentalistas) na Palavra de Deus e teologicamente fiis herana histrica da Igreja Primitiva e da Reforma do sculo 16. E a, com certeza, m a IELB tem muito a contribuir!
Mensageiro | Jan e Fev 2012

| ADORAO E LOUVOR |

DAVID KARNOPP Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

os cultos da Igreja Luterana, no so muitos os que fazem o sinal da cruz; uns porque no tm o hbito, outros porque acham errado. H tambm os que acham que isso coisa de catlico. Partem do princpio de que tudo que se parece com catlico errado. Na verdade, certas prticas, como o sinal da cruz, o uso do crucifixo e as vestes coloridas, so de propriedade do cristianismo, e no exatamente do catolicismo. H ainda os que, por influncia de grupos evanglicos e pentecostais, alegam que a cruz matou a Jesus; que o que deve ser lembrado a ressurreio de Cristo. Entendem que tudo o que lembra a cruz maldio e deve ser eliminado. Estes esquecem que o apstolo Paulo diz que ns pregamos o Cristo crucificado (1 Co 1.23).

AFINAL, ERRADO FAZER O SINAL DA CRUZ NO CULTO LUTERANO?


Primeiro, vamos entender o que o sinal da cruz, como e por que feito. O sinal da cruz geralmente feito com a mo direita desenhando as pontas da cruz. feito pelo pastor ao pronunciar a absolvio dos pecados; na consagrao dos elementos da Santa Ceia; e na bno final. Tambm pode ser feito individualmente, sobre si mesmo. O gesto individual chamado de persignao. Este feito com a mo direita, levando-a da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, pronunciando-se, ao mesmo tempo: Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O sinal da cruz vem desde a Igreja Primitiva e era aplicado no Batismo, na Santa Ceia e na vida diria do cristo. Lutero, no Catecismo Menor, recomenda faz-lo no incio de nossas oraes dirias. O formato do sinal um lembrete da cruz de Cristo,

que tambm lembra a trindade: Pai, Filho e Esprito Santo. Portanto, fazer o sinal da cruz no culto pode ser uma bela forma de demonstrar a nossa f na Santssima Trindade. Ao mesmo tempo, o gesto quer lembrar que a cruz foi o meio de Jesus dar a vida pelos nossos pecados; tambm oportunidade de darmos testemunho da nossa f no Salvador Jesus. Por esse lado, o gesto pode ser incentivado em nossos cultos. Todavia, bom lembrar que ningum obrigado a faz-lo, at por que ele no institudo pela Palavra de Deus. Este um gesto espontneo, e no pode ser condenado quem o faz. Quem quer faz-lo sinta-se livre para isso. verdade que muitos fazem o sinal da cruz por motivos equivocados. Uns por um ato supersticioso, como se o gesto tivesse uma mgica em si. Por exemplo, o jogador que entra em campo e faz o sinal vrias vezes como se o sinal da cruz lhe desse poderes de marcar gols. Outros usam para se protegerem contra o mal e afugentar Satans ou demnios; acham que o sinal da cruz traz proteo e segurana. H os que fazem o sinal quando passam em frente de igrejas e cemitrios uma atitude que muitas vezes mais demonstra medo do que reverncia. H ainda os que fazem o sinal sem saber por que o fazem. Corremos o risco de cair nesses equvocos ou de ser mal interpretados? Certamente, e no s pelo sinal da cruz, mas em outras prticas litrgicas tambm, como o uso de velas, vestes, altar, crucifixos, paramentos, etc. Mas a hora de sermos orientados para o uso correto. Uma boa orientao sempre m traz bons resultados.

Fazer o sinal da cruz no culto pode ser uma bela forma de demonstrar a nossa f na Santssima Trindade. Ao mesmo tempo, o gesto quer lembrar que a cruz foi o meio de Jesus dar a vida pelos nossos pecados; tambm oportunidade de darmos testemunho da nossa f no Salvador Jesus.
FOTO: LEANDRO R. CAMARATTA

Mensageiro | abril 2012

| AdOrAO E LOuVOr |

david karnopp Membro da Comisso de Culto da IELB Pastor em Vacaria, RS

foto: dieter j. jagnow/ arQUiVo editora concrdia

uitos luteranos, quando vo ao culto, passam em frente de outras igrejas e se impressionam com a quantidade de pessoas que veem nos seus templos. Ao chegarem em nossa igreja, sentem certa decepo ao verem pouca gente ocupando seus bancos. Esta uma situao que leva a vrias indagaes: Por que muitos dos nossos cultos tm participao to baixa? Por que nosso crescimento quase anulado por aqueles que abandonam a Igreja? Ser falta de interesse das pessoas ou a Igreja que no est sabendo atrair? Alm disso, para atrair mais pessoas, no poderamos usar as estratgias que outras igrejas usam, como promessas de cura, libertao e prosperidade? Nossos cultos no poderiam se acercar de mais louvor, de emoes, de msicas mais vibrantes? H os que alegam que a nossa forma de culto e a maneira de conduzi-lo no so atrativas para os dias de hoje. Dizem que deveramos oferecer aquilo que as pessoas esperam de uma Igreja, nem que com isso tenhamos de mudar toda nossa estrutura de culto. Afinal, o que deve atrair as pessoas ao culto? Se olhada do lado humano, impossvel responder esta pergunta, porque no possvel agradar a todos os gostos. Alm disso, o ser humano, impulsionado pela onda consumista, sempre quer mais novidades. Felizmente, a resposta certa vem de Deus. ele quem nos atrai ao culto. E os meios que ele usa so sempre os mesmos: Palavra, Batismo e Santa Ceia. Talvez no seja exatamente o que as pessoas querem, mas aquilo que elas precisam. a que entra outra pergunta: E a IELB, por acaso, no oferece a Palavra, o Batismo e a Santa Ceia em seus cultos? O que falta, ento, para nossa Igreja

encher os seus bancos? Vamos responder isso usando o exemplo do diamante bruto do garimpo, que ainda no foi lapidado. Quem no o conhece pensar que uma pedra comum; inclusive, por desconhec-la, poder rejeitar uma pedra de grande valor. Somente depois de lapidado que o brilho, a beleza e o valor dele se destacam e o tornam inconfundvel. Na verdade, em cada culto, oferecido a riqueza do amor de Deus em Palavra e sacramentos. E Deus no deixa por menos; ele oferece o que tem de melhor. Em Jesus Cristo, tomou sobre si nosso pecado, cumpriu a Lei por ns e providenciou nossa salvao. Mas por que ento muitos dos nossos cultos atraem to poucos? Repostas no faltam. Pelo menos duas podem ser destacadas. Primeiro, porque talvez pastor e congregao tenham apresentado os meios de Deus de forma bruta, ou seja, no deram o melhor de si: muitos dons ficaram escondidos, a casa foi mal arrumada, os sermes foram mal preparados, o culto foi superficial. No dizer do profeta Jeremias: Maldito aquele que relaxado no servio de Deus (Jr 48.10). Depois, talvez porque as pessoas no estejam valorizando o tesouro que tem no culto. Recusam a oferta de perdo e salvao, cujo valor inestimvel. Tem ainda outra pergunta. As igrejas que crescem de forma impressionante es-

pleta de gente no significa que o evangelho esteja sendo anunciado em toda sua pureza. Muitas igrejas lotam suas poltronas porque fazem de tudo para oferecer o que as pessoas querem. assim, a base de seus cultos a soluo de problemas, curas e prosperidades. Suas msicas tambm so mais para exaltar a emoo humana do que o louvor a deus e o anncio do evangelho. esquecem que o culto essencialmente divino.
No errado ir ao encontro dos sofrimentos humanos Jesus tambm se mostrou compassivo para com os sofredores. O problema comea quando esses aspectos se tornam o centro do culto, a Cristo perde o seu lugar. Alm disso, um culto pode ser alegre e dinmico, ter oraes vibrantes e pregaes contundentes, e ter comunho bonita de irmos. Mas nada disso ter valor se no estiver fundamentado em Cristo e no seu sacrifcio por ns. Para atrair pessoas aos nossos cultos, Deus tem seus meios. Eles so perfeitos por si s. O empenho do pastor e da congregao far com eles sejam apresentados de m forma brilhante.

tariam, ento, apresentando os meios de Deus assim como ele os instituiu? Engana-se quem pensa assim. uma igreja re-

Mensageiro | Maro 2012

You might also like