You are on page 1of 16

26. Reunio Brasileira de Antropologia (01-04 de junho de 2008), Porto Seguro, Ba.

, Brasil GT 15: Arquivos e Histrias da Antropologia Brasileira: tradies visveis e invisveis Coordenadores: Christina de Rezende Rubim (UNESP) , Antnio Carlos Motta de Lima (UFPE)

A Antropologia nativa de um provinciano incurvel. Cmara Cascudo e os estudos da cultura no Rio Grande do Norte.1
Julie A. Cavignac, NCCEN-DAN/UFRN Luiz Antnio de Oliveira, CMRV/UFPI Nilton Xavier Bezerra, CEI/Natal
Nasci na rua das Virgens e o padre Joo Maria batizou-me no Bom Jesus das Dores, Campina da Ribeira, capela sem torre mas o sino tocava as Trindades ao anoitecer. Criei-me olhando o Potengi, o Monte, os mangues da Aldeia Velha onde vivera, menino como eu, Felipe Camaro. Havia corujas de papel no cu da tarde e passarinhos nas rvores adultas (...). Nunca pensei em deixar a minha terra.(...) Provinciano incurvel! Nada mais.

Lus da Cmara Cascudo, A Provncia, 1968

Resumo
No final da dcada de 1920, aquele que se tornar um folclorista de renome internacional, iniciado no trabalho de campo pelo amigo Mrio de Andrade, em sua incurso etnogrfica pelo Rio Grande do Norte. Tendo acompanhado os debates, nos anos de 1930, ligados a implementao de uma etnografia sistemtica no Brasil, o Mestre Cascudo sofreu notada influncia do poeta modernista em sua obra antes voltada prioritariamente para a histria e a literatura. Tal influncia se fez notar tambm em sua trajetria profissional: a partir de 1936, Cascudo escreve artigos na Revista do Arquivo Etnogrfico dirigida pelo folclorista paulista e, em 1941, cria a Sociedade Brasileira de Folclore em Natal. Quando professor da Universidade, nos anos de 1960, participa da fundao do Instituto de Antropologia, rgo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, hoje Museu Cmara Cascudo. Em sua formao inicial, destacavam-se duas linhas de pesquisa, a de Etnografia Geral dirigida por Cmara Cascudo e devotada s reas de cultura do RN, e a de Antropologia Fsica, traduzida nos estudos arqueolgicos dos sambaquis potiguares. Se, no Rio Grande do Norte, a metodologia da pesquisa folclrica desenvolvida por Mrio de Andrade no foi aplicada, no entanto, constatamos que a institucionalizao da Antropologia
1 Trabalho apresentado na 26. Reunio Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil.

est ligada ao nome de Lus da Cmara Cascudo. Sem querer analisar as obras folclricas do Mestre, investigaremos como o provinciano incurvel desenvolveu, antes da hora, uma antropologia nativa, mandando os seus ilustres admiradores baixarem em outro terreiro. Palavras-chave: Cmara Cascudo; antropologia no RN; folclore e etnografia

Introduo
Refletir a respeito da histria da antropologia no Rio Grande do Norte significa, em certa medida, retraar, ainda que de forma breve, importantes contornos da trajetria intelectual de Lus da Cmara Cascudo. Nesse percurso, o final da dcada de 1920 perodo de agitaes e significativas transformaes poltico-econmicas e intelectuais marca, de forma indelvel, o pensamento do mais renomado estudioso potiguar do folk-lore. a partir desse momento que, instado por Mrio de Andrade, Cascudo inicia sua maior incurso etnogrfica nos estudos de folclore, lanando os alicerces do que se poderia chamar, ulteriormente, de uma antropologia nativa2. Tal antropologia, praticada por um provinciano incurvel, teria, certamente, algumas particularidades ligadas ao perfil intelectual de seu fundador. Desse modo, ao mesmo tempo orientada por perspectivas tericas que remontam aos pensadores do final do sculo XIX e influenciada pelas inquietaes e questionamentos regionalistas e modernistas de seu tempo, a proposta de uma antropologia cascudiana apresenta-se de forma complexa e multifacetada. No obstante o valor indubitvel de seus escritos histricos e literrios a obra mais caracteristicamente etnogrfica de Cascudo, surgida a partir da dcada de 1930, que lhe confere maior notoriedade intelectual em crculos acadmicos nacionais e internacionais. Com efeito, com a realizao de um exaustivo inventrio dos fatos de folclore nacionais e das reas de cultura do estado que seu nome ser inscrito, definitivamente, no rol da intelligentsia local e nacional, legando o seu reconhecimento alm das fronteiras potiguares e brasileiras. Ao lado de outros intelectuais nordestinos que podem ser considerados, com justia, fundadores de uma antropologia na regio ou da regio como Slvio Romero, Nina Rodrigues e Gilberto Freyre , o Mestre Cascudo, como era tratado pelos amigos e intelecualidade potiguar, estabeleceu, localmente, uma forte tradio de estudos folclricos. Provinciano incurvel, nos dizeres de Afrnio Peixoto, Cmara Cascudo fincou razes no Rio Grande do Norte, personalizando acentuadamente a sua obra.

Jos Reginaldo Santos Gonalves (2004), apresentando algumas categorias culinrias presentes nos textos de Cmara Cascudo, utilizou o termo para referir-se ao aspecto provinciano da sua obra, entendido como marca principal da identidade existencial e intelectual do folclorista potiguar, reconhecendo nos seus escritos a experimentao caracterstica de um etngrafo nativo.

No entanto, carecendo de uma clara proposta terico-metodolgica a ser seguida por discpulos, os estudos folk-etnogrficos de Cascudo parecem distanciar-se de modelos cientficos rgidos vigentes no mundo universitrio de sua poca. Ao contrrio de Slvio Romero, Nina Rodrigues e Gilberto Freyre que, cada um a seu tempo e modo, construram geraes e descendncias3 de alcance nacional, Cascudo manteve-se em certo isolamento, recusando-se a construir teorias gerais. Mesmo o modelo metodolgico de pesquisa folclrica proposto por Mrio de Andrade nos anos de 1930, com quem trocou fecunda correspondncia por duas dcadas, no foi seguido pelo autor do Dicionrio do Folclore Brasileiro. Ao invs de tais formalismos, Cascudo preferiu construir a sua obra numa prosa solta, desenvolvendo um mtodo prprio de pesquisa, baseado na familiaridade annima das conversas informais tecidas no cotidiano. Assim, conferiu particularidades expressivas a sua antropologia, nativizando as reflexes a partir de suas experincias de provncia. Ento, ao mesmo tempo em que funda uma tradio particular de estudos folclricos na regio, Cascudo constri a sua prpria marginalidade acadmica. O no reconhecimento nos crculos universitrios brasileiros como um cientista social no sentido estrito do termo, contraposto a sua participao em prestigiadas sociedades internacionais de folclore e pesquisa, como a Folk-lore society de Londres, a Sociedade de Folclore da Irlanda ou mesmo a Socit des Amricanistes, refletem, de maneira inequvoca, importantes aspectos, tanto do seu personalismo intelectual, quanto do contexto histrico que marca o nascimento das cincias sociais no Brasil. Dedicando-se ao estudo do material economicamente intil representado pelos diversos modos de expresso da cultura do povo, objeto tido como irrelevante pelos cientistas sociais srios e responsveis de seu momento, Cascudo e sua posio pessoal na vida intelectual brasileira expressam o lugar marginal dos estudos de folclore nos meios acadmicos nacionais (GONALVES, 2004). Desse modo, ao posicionarse margem do mundo cientfico-universitrio, exemplifica como as pesquisas folclricas tradicionais no encontraram lugar na estrutura institucional moderna das Universidades.4 Alimentada pela reflexo de folcloristas, como Slvio Romero, Gustavo Barroso, Amadeu Amaral, Edison Carneiro e Renato Almeida, alm do dilogo com os modernistas de So Paulo, como Mrio de Andrade e Menotti del Picchia, a idia de uma antropologia praticada embora no formulada e conscientemente proposta por Cmara Cascudo est ligada considerao do folclore e da etnografia como marcas principais de seu pensamento.
Expresso usada por Mariza Peirano (2000) para referenciar, a partir da implantao dos primeiros programas de ps-graduao em antropologia nas universidades federais, o momento de reproduo social dos antroplogos no Brasil na dcada de 1960, traduzindo a idia de tradio de saber proposta por Antnio Cndido em Formao da Literatura Brasileira. 4 A respeito de sugestivas reflexes sobre o movimento folclrico no contexto de consolidao das cincias sociais no Brasil, ver os estudos de VILHENA (1996, 1997) e CAVALCANTI; VILHENA (1990).
3

Atento observador de diferentes manifestaes culturais do povo, da literatura oral aos gestos, ele pode ser tido ainda como precursor de uma antropologia histrica ao etnografar, com grande erudio, a vida nos engenhos coloniais, velhos costumes sertanejos, lendas e mitologias populares, certas nobiliarquias do serto etc. Em vrias de suas obras, ento, emerge a figura de um etngrafo autodidata que, segundo o fotgrafo potiguar Carlos Lyra, da provncia projetou-se no mundo. 5 Por fim, semelhante s obras de outros intelectuais de provncia ou regionais (VILHENA, 1996), os estudos etnogrfico-folclricos de Cascudo, caracterizados por uma espcie de experimentao nativa, apresentam a sua profunda identificao com a cultura tradicional local. Esse aspecto, ligado ao diletantismo presente nos estudos de folclore no Brasil j denunciado por Amadeu Amaral e retomado nas crticas de Florestan Fernandes pretenso cientfica do conhecimento folclrico (CAVALCANTI;VILHENA, 1990, p.86), marca a trajetria pessoal e intelectual de Cmara Cascudo. Desse modo, na considerao do lugar ocupado por sua obra no pensamento social brasileiro, ele classificado, na maioria das vezes, apenas como um escritor folclorista. No entanto, acreditamos que a proposta de uma antropologia cascudiana se desenvolve no contexto em que os intelectuais de provncia, promovendo dilogos entre o folclore, a sociologia e a antropologia, como os debates metodolgicos acerca dos aportes etnogrficos para a pesquisa folclrica, construram um campo de conhecimentos e forma de abordagem pluridisciplinares.

Formao etnogrfica: os estudos do folk-lore


A dcada de 1920, poca em que se inicia a carreira intelectual de Cmara Cascudo, marcada, na histria do pensamento social brasileiro, por importantes debates a respeito da problemtica nacional. Nesse momento so gestadas tradies intelectuais que iro exercer notada influncia na obra daquele que mais tarde ser consagrado, nacional e internacionalmente, como um dos principais nomes no estudo do folclore brasileiro. O modernismo paulista, representado pela marcante presena de Mrio de Andrade na vida e obra de Cascudo, e o movimento regionalista, proposto por Gilberto Freyre em Pernambuco, so dois exemplos dessas tradies de saber que ajudaram a formar uma antropologia cascudiana. Nesta ainda se faz notar a presena das preocupaes folcloristas que caracterizaram os escritos dos tericos nacionais da segunda metade do sculo XIX, como aquela que teria Slvio Romero ao escrever o primeiro documentrio da literatura oral brasileira (CASCUDO, 1985, p.17).

Relato presente no programa Depoimento TV Cultura Cascudo, da Secretaria de Cultura, Cincia e Tecnologia do Governo do Estado de So Paulo, produzido em 1978.

Podemos dizer, ento, que a obra de Lus da Cmara Cascudo pertence cena intelectual brasileira do final do sculo XIX at os anos 1940, perodo em que se destacam os trabalhos de Gilberto Freyre (1900-1987), Arthur Ramos (1903-1949), Jos Rodrigues de Carvalho (1867-1935), Euclides da Cunha (1866-1909), Ascenso Ferreira (1895-1965), Srgio Buarque de Holanda (1902-1982), Villa Lobos (1887-1959), Guimares Rosa (19081967), Josu de Castro (1908-1973) e, sobretudo, Mrio de Andrade (1893-1945), precursor das pesquisas etnogrficas no Brasil. Nestes e em outros autores do perodo o problema da nacionalidade era buscado, fundamentalmente, em certas tradies locais e expresses culturais populares. imbudo de vrios dos questionamentos levantados pelos pensadores nacionais e estrangeiros do perodo que Cascudo inicia a construo de sua extensa obra folclrico-etnogrfica. A dedicao aos estudos do folk-lore, iniciados nesse momento e que marcar de modo principal a sua obra a partir da dcada de 40, far surgir um monumento a etnografia brasileira e nordestina (ANDRADE, 1997, p.150). Leitor de diversos autores estrangeiros classicamente dedicados aos estudos do folclore, como Stith Tompson, Archer Taylor, Ralph Boggs, Arnold Van Gennep, Andr Varagnac, Tefilo Braga, Ermano Stradelli, Saint Yves, dentre outros, Cascudo recebe, logo na fase inicial de sua formao intelectual, grande influncia dos incentivos de Henrique Castriciano e Mrio de Andrade, alm dos estudos de Slvio Romero, Gustavo Barroso, Renato Almeida, Monteiro Lobato etc. Assim, o folclorismo a que adere logo nos primeiros anos de sua carreira, est ligado ao papel que esses intelectuais desempenharam no despertar de sua ateno para as tradies, conhecimentos e crenas do povo expressos nas lendas, canes e costumes. Henrique Castriciano, por exemplo, o poeta potiguar que o iniciou no exerccio da pesquisa letrada, nos dizeres de Cascudo homem que viajara, lera e vivera, ensinando-lhe a acreditar na perpetuidade da sabedoria popular, anterior e bsica aos dogmas da Cincia importante, foi o responsvel, juntamente com seu irmo Eloy de Souza, pela divulgao nos sales de Natal dos cantadores sertanejos, consagrando Fabio das Queimadas, ex-escravo, tocador de rabeca e entoador fanhoso do Redondo Sinh! (CASCUDO, 1965, p.29-30). Nesse momento de sua carreira destaca-se a amizade com Mrio de Andrade, iniciada nos primeiros anos da dcada de 1920 durando at a morte do escritor paulista. Na troca de correspondncias, parcialmente publicadas apenas em 19916, Mrio e Cascudo realizaram um valioso intercmbio de idias, evidenciando, simultaneamente, o legado
A publicao das cartas de Mrio de Andrade a Cascudo s foi autorizada aps a morte do folclorista-etngrafo potiguar que, em vida, teria expresso esse desejo. Coube a seu discpulo Verssimo de Melo a organizao e anotao da correspondncia para a publicao. As cartas de Cascudo endereadas a Mrio, por sua vez, guardadas por mais de cinqenta anos no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de So Paulo, encontram-se ainda em vias de publicao. Sobre o assunto, ver BYINGTON (2000).
6

andradiano para a antropologia de Cascudo e os claros indcios da contribuio etnogrfica do mestre potiguar na obra de Mrio. Tal relao espitolar, segundo Verssimo de Melo (1991, p.16) comprova amplamente o que j prevamos em vrias oportunidades, mesmo antes de conhec-la: a influncia decisiva que ela exerceu na orientao dos estudos folclricos de Lus da Cmara Cascudo. Seu discpulo norte-rio-grandense avana ainda a tese do modernismo nos escritos e pensamento cascudiano, tema ao qual voltaremos quando abordarmos demais influncias intelectuais presentes em sua formao etnogrfico-folclrica. Vale registrar ainda, no que se refere a importncia de Mrio de Andrade na orientao intelectual de Cascudo, a sua viagem feita ao Rio Grande do Norte ainda no final da dcada de 1920. Em dezembro de 1928, chega de trem em Natal Mrio de Andrade que, juntamente com Cascudo e Antonio Bento de Arajo Lima crtico de arte e agitador cultural de tradicional famlia do agreste potiguar , ir percorrer mais de mil quilmetros em cinco dias pelos sertes e outras regies do estado. Sendo apresentado tanto sociedade natalense donos de engenho, ricos comerciantes, homens polticos, jornalistas etc. , quanto aos cantadores, mestres de boi, grupos de caboclinhos, entre outros, Mrio seguiu um intensa agenda de visitas. Nesse desbravamento etnogrfico do interior do Rio Grande do Norte, passou pelas salinas de Macau, pelo Vale do Assu, Serra de Martins e, na regio do Serid, Campo Grande, Carabas e Umarizal, alm do agreste do estado com a visita s runas da capela do Cunha no municpio de Canguaretama e ao engenho Bom Jardim de propriedade da famlia de Antonio Bento em Goianinha. Ora maravilhado pelas suas descobertas, ora irritado, por exemplo, pela vida provinciana da capital potiguar, o escritor paulista descobre em sua viagem ao Nordeste um Brasil verdadeiro, registrado em suas crnicas publicadas no jornal paulista Dirio Nacional entre dezembro de 1928 e maro de 1929, na srie O turista aprendiz. A expresso, que d ttulo ao livro pstumo organizado por Tel Porto Ancona Lopes, publicado em 1976, teria sido criada por Mrio com o objetivo de evocar as memrias de um antiviajante, estabelecendo uma subjetividade que sofre e sente (CAVALCANTI, 2004, p.62). Desse modo, o conjunto de crnicas de viagem, concebidas por uma sensibilidade la Tristes Tropiques, que rene sob o mesmo ttulo dois projetos distintos, embora interligados7, traz a descrio no apenas das diferentes manifestaes folclricas observadas, mas tambm o encantamento de Mrio pelos cocos cantados por Chico Antnio, ritmados na pancada do ganz.

O primeiro diz respeito ao registro esttico-etnogrfico da viagem realizada ao Norte do pas em 1927 e o segundo a coleta e estudo planejados em estreito contato com Cmara Cascudo entre 1928 e 1929 com vistas a sua publicao no Dirio Nacional (CAVALCANTI, 2004, p.63).

Para Cascudo, essa viagem de redescoberta das tradies populares potiguares, ciceroneando o folclorista modernista na busca e coleta de dados etnogrficos, isto , no assuntar (...) cocos e bumbas-meu-boi... (ANDRADE, 1991, p.77), representa uma reaproximao com certas manifestaes culturais praticadas e celebradas pelo povo, distanciadas pelo labor intelectual do historiador, crtico literrio, jornalista, memorialista etc. O claro intento de posicionar-se frente ao mundo intelectual de ento o fez dedicar-se, inicialmente, aos estudos literrios, histricos e nobilirquicos, secundarizando o que Mrio de Andrade chamou, em carta escrita em 1937, a riqueza folclrica a passando na rua a qualquer hora (ANDRADE, 1991, p.149)8. Assim, tecendo duras crticas aos primeiros ensaios de Cascudo9, o folclorista-etngrafo paulista exerce notada influncia em sua orientao intelectual, despertando o seu interesse pela descrio da realidade em que vive. desse modo que, ao redescobrir sua prpria cultura, Cascudo passar, cada vez mais, a retratar a vida do povo em sua obra. A constante presena de Mrio no pensamento de Cascudo, representada pelas correspondncias trocadas de 1924 a 1944, pela iniciao etnogrfica do folclorista potiguar na pesquisa de campo ou pela participao de Cascudo no debate etnogrfico instaurado no Brasil na dcada de 1930, demonstra o papel desempenhado pelo autor de Macunama numa orientao decisiva para a antropologia cascudiana. A partir de 1936, ano de criao da Sociedade de Etnografia e Folclore em So Paulo por iniciativa de Mrio de Andrade, ento diretor do Departamento de Cultura da capital paulista, o mestre potiguar inicia a publicao de artigos na seo da Revista do Arquivo Municipal intitulada Arquivo Etnogrfico. Fundada para representar o Brasil no Congresso Internacional de Folclore de Paris de 1937, tal sociedade, surgida a partir da contribuio de Din Lvi-Strauss ao ministrar um Curso de Etnografia com vistas a preparao de folcloristas para o trabalho de campo, extinta j em 1939, assim como a proposta de criao de uma Sociedade Demolgica em 1925 por Amadeu Amaral e Monteiro Lobato, devem ter se constitudo em fontes de inspirao para Cascudo criar em 1941 a Sociedade Brasileira de Folclore.10 Nesse mesmo ano fundada por Arthur Ramos no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnografia. A Sociedade liderada por Cascudo, com sede em sua residncia em Natal, como lembra dison Carneiro (1965, p.170Cascudo funda em 1936 a Academia Norte-Riograndense de Letras como exemplo de seu prestgio intelectual no estado. 9 Os primeiros livros de Cmara Cascudo so Alma Patrcia, crtica literria a respeito de poetas natalenses, publicada em 1921; Histrias que o tempo leva, prefaciado pelo historiador Rocha Pombo e editado por Monteiro Lobato em 1924; Joio: crtica e literatura, tambm lanado em 1924 e Lopes do Paraguay, obra memorialstica publicada em 1927. 10 Vale lembrar que nas dcadas de 40 e 50, ideologicamente marcadas por um forte discurso nacionalista, h uma preocupao recorrente na institucionalizao de sociedades e aparelhos estatais de proteo aos estudos de folclore, como atestam a criao da Comisso Nacional de Folclore em 1947 e da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro em 1958.
8

171), teve como grande fora o intercmbio internacional mantido pelo folclorista potiguar com pesquisadores da Europa, Estados Unidos, Mxico, Portugal, Argentina e Uruguai. No percurso que remonta ao incio da formao intelectual de Cascudo, tambm assume destacada importncia a sua sada da provncia, em 1918, para estudar medicina, primeiro em Salvador, e, logo em seguida no Rio de Janeiro, para desistir de tudo na seqncia, voltar para Natal e seguir para Recife com o intuito de cursar direito na prestigiosa Faculdade de Direito pernambucana, bero da intelligentsia nordestina desde finais do sculo XIX. Desse modo, entre 1924 e 1928, perodo de sua formao acadmica em Recife, Cascudo respirou os ares da instituio que celebrava, ainda nos anos de 1920, a figura de Slvio Romero como polemista e aglutinador de uma gerao de intelectuais que se autoproclamava revolucionria, trazendo para o cenrio intelectual brasileiro um bando de idias novas. Principal representante dos homens de sciencia do final do sculo XIX dispostos a adaptar as novas idias e pensar uma sada cientfica para a nao, concebida como estando ainda em formao (SCHWARCZ, 1993, p.153), Slvio Romero e sua expressiva produo folclrica constituem-se numa importante referncia na obra de Cascudo. Precursor no estudo da cincia social atravs do folclore, forma de conhecimento considerada apenas uma curiosidade e uma pilhria para a inteligncia da poca (CASCUDO, 1985, p.21), Romero fixa, a partir de 1870, as bases de uma nascente antropologia nordestina (ANDRADE, 1997, p.145). Em continuidade a essa perspectiva, afirmava Cascudo em 1950, prefaciando a obra de Romero, que a matria real e expressiva para o estudo do Social estava situada na normalidade popular que expressa pelo Folclore, literatura oral e Etnografia (CASCUDO, 1985, p.23). Acreditamos que a escolha da dimenso tradicional ou folclrica da cultura popular como objeto de reflexo, aspecto que caracteriza, de um modo geral, os estudos dos fundadores de uma antropologia no Nordeste, est tambm relacionada situao marginal desses pensadores e suas obras num determinado momento de suas trajetrias profissionais. Assim, a ocorrncia da perspectiva folclrica nas regies perifricas do pas apontaria para a formao de diferentes tradies intelectuais entre, de um lado, os filhos de um poder econmico e poltico decadente e, de outro, os arautos do progresso e da modernizao poltico-cultural da nao. Nesse sentido, ganha destaque a proposta de um movimento regional-tradicionalista vindo do Nordeste, liderado por Gilberto Freyre, que contar com o apoio de Cmara Cascudo. A realizao do Primeiro Congresso de Regionalistas do Nordeste em Recife no ano de 1926 contou com a participao do estudioso potiguar, ocasio em que o autor de Casa Grande e Senzala teria lido o seu famoso Manifesto Regionalista, exortando os intelectuais do Nordeste a sarem em defesa das tradies culturais da regio. Desde 1924, Freyre presidia as 8

reunies do Centro Regionalista do Recife onde eram discutidas novas formas de pensar o pas, buscando por em evidncia o papel da regio como elemento constitutivo da nao. Alm disso, o Nordeste, segundo o grupo de regionalistas, estaria perdendo a conscincia de seus valores histricos e de sua importncia para o Brasil dada a crescente influncia dos valores de um industrialismo difundidos a partir do Sudeste (GOUVEIA, 1983; OLIVEN, 1986)11. Identificado com essa proposta, Cascudo, apesar de sua postura independente em relao a diferentes escolas sociolgicas ou antropolgicas de sua poca, como aquela criada por Gilberto Freyre inspirada no culturalismo boasiano, alinha-se na defesa de um tradicionalismo regionalista como expresso de nacionalidade. Sendo assim, surgido em meados dos anos 20, o Movimento Regionalista, ao levantar a bandeira da conservao dos valores regionais e tradicionais do Nordeste, posicionava-se, em alguns aspectos, de modo contrrio ao Modernismo oriundo de So Paulo. O Movimento Modernista paulista, por sua vez, enfatizando a elaborao de uma cultura nacional como forma de atualizao artstico-cultural do Brasil, assume, ao menos em sua fase inicial, postura contrria ao do regionalismo. No entanto, em comunho na busca de expresses artsticas e culturais autenticamente brasileiras, o regionalismo freyriano e a ala modernista liderada por Mrio de Andrade, sobretudo aps 1924, encontram na cultura do povo exemplos dessa autenticidade, traduzindo o popular como nacional. Evidenciando uma constante na histria do pensamento social brasileiro, a equao entre nacional e popular, encontrada desde o tempo das manifestaes (CANDIDO, 1959) dos fundadores das cincias sociais no Brasil, caracteriza de forma marcante a antropologia cascudiana. Como vimos, Cascudo considera Slvio Romero, ao buscar na cultura popular os elementos que em princpio constituiriam o homem brasileiro (ORTIZ, 2006, p.127), o fundador da tradio dos estudos folclricos, inaugurando uma srie de investigaes sobre o carter nacional12. Preocupao ainda presente nos escritos de Gilberto Freyre, a procura de tal carter nas expresses culturais tradicionais do povo, reflexo de uma ideologia nacionalista recorrente entre a nossa intelectualidade desde finais do sculo XIX, encontraria eco nos estudos de redefinio ou redescoberta nacional surgidos a partir dos anos de 193013. Pensando a identidade de um estado que vivenciava, j a partir da dcada de 20, um acelerado
Freyre acredita que o fim da sociedade patriarcal aucareira, clula original da civilizao brasileira, deu incio ao processo de desequilbrio entre as regies do pas, potencializando a degradao scio-ecolgica do Nordeste (ALBUQUERQUE Jr., 1999, p.98-99). 12 Alm de Silvio Romero, podem ser considerados como representantes dessa perspectiva os estudos de Alberto Torres, Oliveira Vianna, Afonso Celso, Manuel Bonfim, Paulo Prado, Cassiano Ricardo e Srgio Buarque de Hollanda, dentre outros. Para uma periodizao dos estudos sobre o carter nacional, ver LEITE (1983). 13 Datam desse perodo importantes interpretaes acerca do pas, como aquela sugerida por Srgio Buarque de Holanda, em Razes do Brasil, publicado em 1936; Caio Prado Jnior em Formao do Brasil do Contemporneo, publicado em 1942 e, dentre outros, Gilberto Freyre com Nordeste, em 1937, e Interpretao do Brasil, em 1947.
11

processo de modernizao, alguns estudiosos do perodo tambm encontraram na cultura popular as expresses privilegiadas da nacionalidade. Situado no interior desse debate a respeito do nacional-popular, Cascudo inicia, nesse momento, a sua produo folclricoetnogrfica, se tomarmos como exemplo a publicao, em 1934, de Viajando o Serto, crnica de uma longa viagem de 1.307 Km empreendida pelo serto do Rio Grande do Norte, e Vaqueiros e Cantadores, publicada em 1939, descrevendo importantes aspectos dos costumes sertanejos. Na observao do processo de formao da antropologia cascudiana, destaca-se ainda o estreito dilogo entre o mestre do folclore potiguar e os criadores do movimento modernista em So Paulo. Divulgador das idias do modernismo no Rio Grande do Norte, Cascudo estabelece, no final dos anos 20, a ponte entre artistas potiguares e o movimento paulista. por seu intermdio, por exemplo, que Jorge Fernandes, um dos principais representantes da esttica modernista na poesia potiguar, trava contato com Mrio de Andrade e Manuel Bandeira. Aproximando os escritores potiguares, como Otoniel Menezes, Luiz Torres, Joaquim Wanderley, alm do prprio Jorge Fernandes, do movimento paulista de vanguarda literria, por meio de suas relaes epistolares, Cascudo termina por alinhar-se tambm esteticamente a ele. Desse modo, na troca de correspondncias com os principais representantes do movimento, como Mrio de Andrade e Menotti del Picchia, o Mestre Cascudo acompanha os debates a respeito da atualizao artstico-cultural no Brasil da poca. Um dos principais discpulos do mestre potiguar do folclore, Verssimo de Melo (1989), aposta nessa idia, chamando a ateno para o carter modernista dos seus estudos folclricos. Vale lembrar, a esse respeito, que o modernismo brasileiro, segundo sugestes de Santiago (1997, p.125-7), no se afasta do discurso da tradio, uma vez que a preocupao histrica no modernismo, visando a valorizao do nacional em poltica e do primitivismo em arte, se d dentro do quadro de novidade e originalidade que eles procuravam. Assim, o interesse folclrico e etnogrfico de Mrio de Andrade pelas manifestaes da cultura popular tradicional reflete a preocupao dos modernistas com as expresses artsticoculturais autnticas de uma identidade cultural brasileira.14 Surgem, ento, os projetos conservacionistas na dcada de 30, ligados ao Ministrio da Educao e Sade, tendo Mrio de Andrade frente. Ele prope, em 1936, um projeto de preservao do Patrimnio Artstico Nacional destacando o que ele chamava de arte popular que servir de base para a
14 Lembra-nos Albuquerque Jr. (1999, p.105) que Oswald de Andrade, em A Utopia Antropofgica, entrando numa contradio com seu cosmopolitismo cultural, praticamente reproduz o enunciado dos tradicionalistas nordestinos de que o Nordeste era a nica rea do pas em que a mquina capitalista ainda no picotou a renda, o crivo, o pano de costa, o que tnhamos de sagrado em autenticidade e beleza.

10

criao, no ano seguinte, do Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (SPHAN) pelo ministro Gustavo Capanema. Em sua proposta, o Patrimnio Artstico Nacional, agrupado em oito categorias (artes arqueolgica, amerndia, popular, histrica, erudita nacional, erudita estrangeira, aplicadas nacionais e aplicadas estrangeiras), transcendia o conceito material de pedra e cal, tratando, sobretudo, dos fatos de folclore, objetos principais de seu interesse etnogrfico. Alm disso, a preocupao com o desenvolvimento de uma metodologia da pesquisa folclrica levou Mrio a se especializar na questo, culminando com a criao da Misso folclrica no Nordeste em 1938, expedio cientfica realizada por uma equipe de pesquisadores treinados que percorre vrios estados da regio evitando o Rio Grande do Norte, j desbravado pelo prprio Mrio no final da dcada de 20. Realizando estudos de cartografia folclrica, o precursor da antropologia das expresses culturais no Brasil sistematiza a coleta etnogrfica de objetos e o registro de manifestaes culturais populares. Para tanto, conta com recursos tcnicos de ponta para poca, associando s entrevistas, o uso de fotografias e gravaes audiovisuais. Entre 1935 e 1938, a Sociedade de Etnografia e Folclore, como vimos, conta com a colaborao de pesquisadores franceses, como Claude Lvi-Strauss e sua ento esposa Din que secretariou a sociedade organizada por Mrio entre 1937 e 193815. Na poca, Lvi-Strauss publica vrios artigos na Revista do Arquivo Municipal e no Boletim da SEF, rgos oficiais do Departamento de Cultura de So Paulo, ento dirigido por Mrio de Andrade16. Assim, observamos que a coleta etnogrfica e o registro das manifestaes culturais surgidos no perodo estavam integrados a um projeto poltico mais amplo cuja proposta principal era encontrar os elementos da identidade nacional. Podemos dizer ento que, graas aos esforos de Mrio de Andrade, o folclore brasileiro, a partir da dcada de 30, torna-se objeto de investigaes sistemticas, no obstante o carter tangencial do interesse acadmico sobre o tema. Cmara Cascudo, por sua vez, ao definir o folclore como uma cincia do povo, de certo modo, retoma e adapta o ambicioso projeto do seu amigo escritor. No entanto, criador de uma antropologia nativa e amante de literatura, Cascudo, em seus estudos sobre as expresses culturais do povo, mesclava dados armazenados na sua memria com uma erudio de historiador clssico, produzindo uma obra extensa e original tornada referncia nos estudos nacionais de folclore.

Faziam parte da Misso francesa em So Paulo na dcada de 30, momento de fundao da USP, Roger Bastide, Fernand Braudel, Paul Arbousse-Bastide e Pierre Monbeig. 16 Mario de Andrade organizou ainda o I Congresso da Lngua Nacional Cantada; foi diretor do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal, em 1938; foi diretor do Instituto do Livro, em 1939, e scio fundador da Sociedade dos Escritores Brasileiros.

15

11

Mas, Cascudo no seguiu risca as sugestes metodolgicas dos estudos de cartografia folclrica propostos por Mrio, preferindo recorrer a um mtodo prprio, elaborado a partir da familiaridade com seus sujeitos de pesquisa - geralmente no citados -, fundada na introspeco, na convivncia e nas relaes tecidas no cotidiano (NEVES, 2000). Nesse sentido, os estudos folclricos de Cascudo parecem estar mais prximos do modelo clssico de pesquisa etnogrfica de campo proposto na antropologia, uma vez que baseado na convivncia e observao atenta dos costumes e tradies locais. No entanto, as experimentaes nativas do etngrafo provinciano, identificando-o profundamente com o universo pesquisado, fazem com que ele escreva no sobre a, mas a partir da prpria cultura popular, observando os costumes tradicionais do Brasil do ponto de vista de suas experincias de provncia (GONALVES, 2004). Assim, descrevendo a realidade local e retratando a vida do povo, Cascudo construa a sua antropologia nativa no momento em que se esboavam experincias pioneiras de uma etnografia sistemtica no Brasil. Observamos ainda que o iniciador de Cascudo na pesquisa de campo, conforme indicaes de Cavalcanti (2004, p.63), era um autodidata nos assuntos de folclore e antropologia, ocupando um espao exterior ao do iniciante mundo acadmico das cincias sociais que, entre as dcadas de 1930 e 1940, desenhava-se com frouxas fronteiras em So Paulo. Sabemos que nesse perodo que so implantados os primeiros cursos superiores na rea no sudeste do pas, num contexto de fronteiras ainda porosas entre a sociologia, a antropologia e o folclore. No Nordeste, apenas na dcada de 50 que se inicia a institucionalizao das cincias sociais com a criao do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais por Gilberto Freyre, momento ainda de franca expanso dos estudos de folclore na regio. Cascudo publica, no perodo, as principais de suas obras folclricas, como o prestigiado Dicionrio do Folclore Brasileiro em 1954, Anbis e outros ensaios e Meleagro, ambos de 1951, Cinco Livros do Povo em 1953, Literatura Oral em 1952, Jangada em 1957, Rede de Dormir em 1959, dentre outros. criada tambm, no final da dcada de 50, a Universidade no Rio Grande do Norte, local em que ir se institucionalizar, a partir dos anos de 1960, os estudos de etnografia e folclore, ento identificados com a antropologia. Importante personagem do perodo, Cascudo participa ativamente do processo de institucionalizao da antropologia na academia, embora a Universidade no representasse, para ele, o campo principal no desenvolvimento de seus estudos sobre a cultura do povo. No entanto, com a criao desse ambiente no momento ainda intelectualmente ligado a antigas instituies culturais que abrigavam a intelligentsia local, como o Instituto Histrico e Geogrfico do Rio Grande do Norte que sero empreendidas as primeiras experincias 12

sistemticas de pesquisas etnogrficas de campo no estado. Assim, com a criao do Instituto de Antropologia no comeo da dcada de 1960 so iniciados os trabalhos de cartografia cultural, contribuindo, decisivamente, para o alargamento dos conhecimentos etnogrficofolclricos na regio. Estes, alis, como veremos, constituam, originalmente, a principal linha de pesquisa do Instituto, mudando, gradativamente, para pesquisas nos stios paleoarqueolgicos existentes no interior do estado.

Consideraes finais
Agitador cultural da cena intelectual local em constante contato com estudiosos brasileiros e estrangeiros, Cascudo constri, por meio de seus estudos folclrico-etnogrficos e tambm histricos , uma antropologia nativa, caracterizada no apenas pela provincianidade de suas observaes e experimentaes, mas por uma sensibilidade romntica e grande erudio associadas capacidade etnogrfica de um pesquisador nativo. Com uma produo bibliogrfica que ultrapassa os 160 livros, alm de textos inditos, o estudioso potiguar nos lega uma importante contribuio para as pesquisas sobre as diferentes expresses culturais do povo, nacionalizadas como smbolos tradicionais da identidade cultural brasileira, buscada nos momentos iniciais de nossa formao nacional. Informado por perspectivas tericas como o evolucionismo e o difusionismo, Cascudo empreende os seus estudos numa situao de marginalidade acadmica, reflexo da situao das pesquisas folclricas no Brasil desde a fundao das Cincias Sociais nas Universidades do pas. Numa trajetria intelectual que o aproxima dos pensadores do final do sculo XIX, como Slvio Romero e Tobias Barreto, assume o papel de um intelectual de provncia que ser influenciado ainda pelos debates do seu tempo, a exemplo do papel desempenhado pelas preocupaes modernistas e regionalistas em seu pensamento, por intermdio, sobretudo, de Mrio de Andrade e Gilberto Freyre. Com algumas andanas pelo serto e brevssimas visitas ao exterior, como aquela feita a frica que lhe teria rendido pelo menos dois livros Histria da Alimentao no Brasil e Made in frica o Cascudo etngrafo possui uma condio sui generis: um pesquisador ligado terra no disposto a grandes aventuras etnogrficas. Tal condio, alm do jeito anticientfico de alguns de seus estudos via de regra, dado pela ausncia de informaes sobre como foram colhidos os dados , j teria incomodado o amigo Mrio de Andrade que, na famosa carta escrita em 1937, chama a sua ateno para a importncia de descer da rede em que passa o tempo inteiro lendo at dormir e escrever estudos cados das bocas e dos hbitos buscados na casa, no mucambo, no antro, na festana, na plantao, no 13

cais, no boteco do povo (ANDRADE, 1991, p.149-150). Desse modo, exortando Cascudo a abandonar o seu nimo aristocrtico, Mrio parece ter despertado seu o interesse etnogrfico, uma vez que o mestre potiguar publica, dois anos mais tarde, Vaqueiros e Cantadores, um dos seus primeiros estudos de folclore. O contato estabelecido com os pesquisadores nacionais e estrangeiros do folclore e da etnografia tambm so fundamentais para compreendermos o processo de construo da antropologia cascudiana. por meio da correspondncia trocada com esses estudiosos que Cascudo no apenas participa dos debates intelectuais de sua poca, mas, com o intuito de fazer comparaes e reunir informaes sobre determinados hbitos e costumes do povo, consegue construir uma obra monumental. Nesse sentido, acreditamos, conforme sugestes de Cunha (2004, p.296) a respeito dos arquivos etnogrficos e seu duplo, os arquivos pessoais, que eles devem ser entendidos como construes culturais que permitem compreender, de maneira privilegiada, como se produziram certas narrativas profissionais. Assim, compreende-se como, num incansvel intercmbio epistolar de idias, Cascudo produziu, por meio de uma enciclopdica capacidade de classificao e comparao, um verdadeiro monumento folclrico-etnogrfico. Mas, a antropologia nativa de Cmara Cascudo, fortemente marcada pela idia de folclore, considerada por ele uma disciplina essencial na compreenso da psicologia coletiva, pertence ao universo intelectual de finais de sculo XIX at o primeiro quartel do seguinte. Desse modo, no encontramos dentre as suas preocupaes temas como aqueles surgidos nas dcadas de 60 e 70 ligados questo das identidades diferenciais, as emergncias tnicas, as recomposies scio-culturais ligadas migrao, as resistncias culturais dos grupos subalternos etc., que caracterizar os estudos das cincias sociais e antropologia no Brasil. Mesmo os chamados estudos de comunidade, marco na histria do pensamento antropolgico nacional, parece no ter ressoado na antropologia folclrica e nativa de Cmara Cascudo. Nesse sentido, no devemos esquecer que sua produo mais expressiva est situada nos anos de 1950, momento em que ainda se via a emergncia de grandes snteses sobre o Brasil, caracterizadas pela recorrente busca do carter nacional.

14

Bibliografia
ALBUQUERQUE Jr., Durval Muniz de. 1999. A inveno do Nordeste e outras artes, Recife, FJN, Ed. Massangana, So Paulo, Cortez. ANDRADE, Mario de. 1984. Os Cocos. Preparao, introduo e notas de Oneyda Alvarenga, So Paulo, Duas Cidades, Braslia, INL, Fundao Nacional Pro-Memria. ANDRADE, Mrio de. 1991. Cartas de Mrio de Andrade a Luis da Cmara Cascudo, Belo Horizonte, Villa Rica. ANDRADE, Maristela Oliveira de. 1997. Cultura e tradio nordestina: ensaios de histria cultural e intelectual. Joo Pessoa: Idia. ARAJO, Humberto Hermenegildo. 1995. O modernismo. Anos 20 no Rio Grande do Norte, Natal, Editora Universitria. AYALA, Maria Ignez Novais & AYALA, Marcos. 2000. Cocos: alegria e devoo, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, EDUFRN. BATISTA, Raimunda de Brito. 2000. Dilogo entre Gilberto Freyre, Mrio de Andrade, Lus da Cmara Cascudo e a cultura brasileira, unopar Cient., Cinc. Hum. Educ., Londrina, 1, 1: 17-21. BYINGTON, Silvia Ilg. 2000. Pentimentos Modernistas. As cores do Brasil na correspondncia entre Lus da Cmara Cascudo e Mrio de Andrade, Programa de PsGraduao em Histria Social da Cultura do Departamento de Histria da PUC-Rio (Mestrado). CANDIDO, Antonio, 1959. Formao da Literatura Brasileira, So Paulo: Livraria Martins Editora, vol. I. CARNEIRO, dison. 1965. Dinmica do folclore. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. CASCUDO, Lus da Cmara. [1934] 1975. Viajando o serto, Natal, Fundao Jos Augusto. CASCUDO, Luis da Cmara. 1939. Vaqueiros e cantadores: folclore potico do serto de Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte e Cear, Porto Alegre, Edio da Livraria do Globo. CASCUDO, Lus da Cmara. 1947. Histria da cidade do Natal, Natal, Prefeitura da cidade do Natal. CASCUDO, Lus da Cmara. 1954. Dicionrio do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Ministrio da Educao e Cultura, Instituto Nacional do Livro. CASCUDO, Lus da Cmara. 1955. Histria do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Departamento de Imprensa Nacional, Mec. CASCUDO, Lus da Cmara. 1965. Nosso amigo Castriciano. Natal, Imprensa Universitria. CASCUDO, Luis da Cmara. 1968. Um provinciano incurvel. Provncia. Natal: IHGRN, n 2, Pp. 5-6. CASCUDO, Lus da Cmara. 1985. Introduo. In: ROMERO, Slvio. Cantos populares do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Ed. Universidade de So Paulo. CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. 2004. Cultura popular e sensibilidade romntica: as danas dramticas de Mrio de Andrade, Revista Brasileira de Cincias Sociais, 19, 54. CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; VILHENA, Lus Rodolfo. 1990. Traando Fronteiras: Florestan Fernandes e a Marginalizaao do Folclore. Estudos Histricos, 3(5): 7592. GONALVES, Jos Reginaldo Santos. 2004. A fome e o paladar: a antropologia nativa de Lus da Cmara Cascudo. Estudos Histricos, 33 GOUVEIA, Marielza Campozana. 1983. A Antropologia no Nordeste do Brasil. Top. Educ. UFPE. 1(3): 285-306. LEITE, Dante Moreira. 1983. O carter nacional brasileiro: histria de uma ideologia. 4ed., So Paulo, Pioneira 15

MELO, Verssimo de. 1989. A obra folclrica de Cascudo como expresso do movimento modernista no Brasil. Coleo Mossoroense, n.643. MELO, Verssimo de. Introduo. In: ANDRADE, Mrio de: 1991. Cartas de Mrio de Andrade a Lus da Cmara Cascudo. Rio de Janeiro/Belo Horizonte, Villa Rica, p. 15-28. MELO, Verssimo de.1968. Xarias e Canguleiros: ensaios de folclore e antropologia aplicada. Natal: EDUFRN. MOTTA, Antonio. O campo da antropologia no Brasil e suas margens: a pesquisa e sua disseminao em diferentes instituies de ensino superior no Nordeste. In: Wilson Trajano Filho e Gustavo Ribeiro. (Org.). O Campo da Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contracapa, 2004, p. 163-188. NEVES, Margarida de Souza. 2000. Roteiros para descobrir a alma do Brasil: Uma leitura de Lus da Cmara Cascudo, Relatrio parcial de pesquisa CNPq (capturado em 20/12/07), disponvel em: http://www.historiaecultura.pro.br/modernosdescobrimentos/desc/cascudo/cascudoparadescob rir.htm]. OLIVEN, Ruben George. O nacional e o regional na construo da identidade brasileira. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v. 2, p. 68-74, 1986. Disponvel em: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_02/rbcs02_07.htm. ORTIZ, Renato. 2006. Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo, Brasiliense. PEIRANO, Mariza G. S. 2000. A Antropologia como Cincia Social no Brasil. Etnogrfica, IV (2): 219-232 PEIXOTO, Fernanda. 1998. Lvi-Strauss no Brasil: a formao do etnlogo. Mana, 4, 1: 79107. SANTIAGO, Silviano. 1997. Permanncia do discurso da tradio no modernismo. In: BORNHEIM, Gerd et al. Cultura brasileira: tradio/contradio. 2ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Funarte, p.111-132. SCHWARCZ, Lilia Moritz. 1993. O espetculo das raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil 1870-1930, So Paulo: Companhia das Letras. VILHENA, Lus Rodolfo. 1996. Os intelectuais regionais: o folclore e o campo das cincias sociais nos anos 50, Revista Brasileira de Cincias Sociais, 11 (32): 125-150. VILHENA, Luis Rodolfo. 1997. Projeto e Misso. O Movimento Folclrico Brasileiro, 19471964. Rio de Janeiro: Funarte/Fundao Getulio Vargas.

16

You might also like