You are on page 1of 5

Unidade IV Ficha 01: Mudanas na Europa medieval 1 O crescimento do comercio e das cidades As cidades perderam importncia durante grande

e parte da Idade Mdia, mas ganharam novo impulso a partir do sculo XI, principalmente devido s atividades comerciais.
As funes econmicas das acidades medievais

Atividades artesanais (destaque para a manufatura txtil)

A partir do sculo XI, ocorreu um revigoramento do comrcio e do artesanato. Essas mudanas, por sua vez, transformaram a vida urbana da Europa. O desenvolvimento de novas tcnicas agrcolas reduziram a necessidade de mo-deobra nos campos. Com isso, muitas pessoas foram deslocadas para as cidades, onde passaram a dedicar-se ao comrcio e ao artesanato. Alm disso, o desenvolvimento agrcola gerou um excedente alimentar que podia ser vendido, permitindo, assim, o revigoramento do comrcio. As cidades na idade mdia se destacavam por dois motivos principais: 1. Centro de produo artesanal. Com o aumento da populao urbana, surgiram novas ocupaes profissionais. Entre elas, a que mais se destacou foi a produo txtil. 2. Centro de trocas: os camponeses trocavam suas colheitas por produtos feitos na cidade. Desse comrcio local, desenvolveu-se outro, de maior alcance, que envolvia comerciantes e produtos de outras regies. Personagens da Cidade: Na periferia das cidades, denominadas burgos, moravam os burgueses que se dedicavam ao comrcio, ao emprstimo de dinheiro a juros e produo de artigos nas oficinas artesanais. A maioria da populao da cidade era formada por trabalhadores das oficinas artesanais e seus aprendizes.

Atividades comerciais (locais envolvendo outras regies)

Fatores de atrao das cidades

2 A sade pblica Cidades mal planejadas, falta de saneamento bsico e epidemias foram as arcas do final da Idade Mdia. As cidades e as doenas As cidades medievais que se formavam no tinham qualquer planejamento. medida que a populao crescia, pioravam as condies de saneamento, o que facilitava a transmisso de doenas. As ruas eram tortuosas, estreitas e escuras. Tambm no havia coleta de lixo, era jogado em frente s casas. Esse lixo atraia ratos e provocava mau cheiro. No havia banheiros nas casas pobres. Praticamente no existia higiene pessoal. medida diria de consumo de gua por pessoa era de um litro ou seja, nada de banho. Sendo assim, era comum perodos de epidemias de varola, clera, lepra e tifo, da peste negra.
O medo da gua Durante toda a Idade Mdia, acreditou-se que tomar banho fazia mal s pessoas porque a gua abria os poros da pele. Segundo as crenas da poca, isso era muito perigoso: estando os poros abertos, as doenas, que pairavam no ar, podiam entrar no corpo da pessoa, fazendo-a adoecer. As pessoas que tinham de tomar banho eram aconselhadas a ficar um ou dois dias em casa aps o banho para no adoecer.

que A alm

O medo gerando preconceito Acreditava-se que a lepra fosse um castigo divino contra o pecador. A evidncia desses pecados dava-se pela aparncia da pessoa. Quanto aos judeus, a Igreja Catlica os acusava de serem os assassinos de Cristo. Em vrios lugares eles foram perseguidos, acusados de contaminar a gua e provocar doenas na populao. O lugar dos doentes e dos sadios As constantes epidemias que assolaram a Europa fizeram com que autoridades tomassem medidas de isolamento dos doentes, temendo o contgio do restante da populao. Por outro lado, algumas ordens religiosas criaram hospitais que abrigavam doentes mentais e outros que recebiam leprosos, os leprosrios.

Lista de Exerccio da Ficha 1 Nome: Srie: 1. Leia o texto e responda. Isolado pela doena [...] Probo-te, para sempre, entrar numa igreja ou mosteiro, feira, oficina, mercado, ou companhia de pessoas. Probo-te, para sempre, deixar tua casa sem roupa de leproso. Probo-te lavar tuas mos ou algo teu na corrente ou na fonte. Probo-te entrar numa taverna. Probo-te, se vais pelo caminho, e encontras a algum, que lhe fale, e no colocar-te a favor do vento antes de responder. Probo-te ir por um caminho estreito, de forma que, se encontrasses algum, pudesse contrair de ti a enfermidade. Probo-te tocar as crianas ou dar-lhe algo. Probo-te comer ou beber em companhia, a no ser de leprosos. Terceiro Conclio de Latro Citado em: PAIS, M. C. O despertar da Europa: a Baixa Idade Mdia. So Paulo: Atual. P. 51. (Coleo Histria Geral em documentos.) a) A quem se dirigiu todas essas proibies? b) Qual era o propsito dessas medidas proibitivas? c) o contedo das proibies revela as crenas da poca sobre as formas de transmisso da lepra. Enumere-as.

2. Que semelhanas voc identifica entre a situao do saneamento bsico do Brasil atual e as das cidades medievais estudadas na unidade?

3. Pesquise sobre a Peste Negra, identificando como chegou na Europa, seus principais transmissores, perodo que ocorreu.

4. (PUC) No pode ser considerado(a) como fator gerador do Renascimento Comercial ocorrido na Europa a partir do sculo XI: a) A crise do modo de produo feudal, provocada pela superexplorao da mo-de-obra atravs das relaes servis de produo. b) A disponibilidade de mo-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demogrfico a partir do sculo X. c) A predominncia cultural e ideolgica da Igreja, com a valorizao da vida extraterrena, a condenao da usura e sua posio em relao ao "justo preo" das mercadorias. d) A aquisio das "cartas de franquia", que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigaes tributrias para com os senhores feudais. e) O movimento cruzadista que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os sculos XI e XII.

Unidade IV Ficha 02: Peste Negra 3 A peste negra e as revoltas camponesas No sculo XIV, doenas e levantes sociais abalaram as estruturas da Europa. Origem e propagao da peste negra Os primeiros casos de peste negra parecem ter ocorrido na China, no incio do sculo XIV. No porto de Constantinopla, os navios italianos que transportavam mercadoria para a Europa acabavam levando tambm muitos ratos, cujas pulgas estavam contaminadas pela doena. Foi assim que a peste negra alcanou os portos europeus, entre 1348 e 1352. A bactria causadora da doena era transmitida pelas pulgas contaminadas alojadas nos ratos. Devido s ms condies de higiene na poca, os ratos infestavam as casas, onde essas pulgas picavam serem humanos e animais. Essa era a forma como se contraia a doena. As conseqncia da peste negra Muitos entendiam a epidemia como uma punio divina ou seja, o doena reforou o misticismo popular. Por outro lado, a peste estimulou a adoo de medidas de preveno, como a pavimentao das ruas, a limpeza dos ambientes e a higiene pessoal. A peste provocou a destruio de comunidades inteiras e um grave desequilbrio social e econmico. Calcula-se que o ano de 1390 a peste tenha vitimado entre 20 e 25 milhes de pessoas, somente na Europa. Esse nmero equivalem a um tero da populao europia da poca. A primeira conseqncia dessa tragdia foi a reduo da atividade econmica no campo, gerando crise econmica, misria e muita fome. Mesmo depois de a epidemia para de agir, milhares de europeus continuaram morrendo, atingidos principalmente pela fome, aumentando ainda mais a crise no continente. 4 Renascimento O Renascimento foi um movimento intelectual e artstico que ocorreu na Europa entre os sculos XIV e XV. Os renascentistas retomaram a cultura Greco-romana como fonte de inspirao e estudo para produzir uma arte condizente com as transformaes que ocorriam na Europa Moderna. (Renascimento Comercial, urbano, surgimento da burguesia e formao das monarquias nacionais.)

Caractersticas:
1. Humanismo: Valorizao do homem. Para os humanistas, o homem capaz de criar, e ao faz-lo se aproxima de Deus. Rejeitavam os valores medievais, e negavam a concepo do teocntrismo. 2. Antropocentrismo: O homem considerado como o centro das questes. 3. Individualismo: opondo-se a idia do coletivo divulgado na idade mdia, com a expanso do capitalismo, o mundo europeu torna-se individualista. 4. Hedonismo: Busca do prazer individual. 5. Naturalismo: Valorizao da natureza. 6. Racionalismo: Valorizao da razo. Com o racionalismo, o homem moderno descobre a importncia da observao e da experimentao para a busca do conhecimento. Atravs da razo, ocorreu a advento de novas descobertas cientficas. Dessa maneira, surgia o renascimento cientifico. 7. Nicolau Coprnico: Teoria do Heliocntrismo. 8. Galileu Galilei: confirmou a teoria de Coprnico. Foi condenado pela Inquisio e por isso teve que negar as suas descobertas. Bero do renascimento:Itlia. Fatores: 1)Tradio Clssica. A Itlia era herdeira da cultura grega.

2)Enriquecimento das cidades italianas com a reabertura do mar Mediterrneo. Nas cidades italianas surgiu uma rica burguesia disposta a patrocinar artistas e cientistas: os mecenas. Assim importante frisar que o renascimento foi um movimento cultural urbana e elitista. 3) Presena dos sbios bizantinos. Em 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, muitos intelectuais bizantinos fogem para a Itlia contribuindo com o renascimento. Posteriormente, o renascimento tomou outros pases da Europa, no entanto, em cada pas, o renascimento possua as suas particularidades, isto , a produo artstica no era idntico ao italiano. Principais expresses do renascimento: Itlia: - Michelangelo: Decorou a Capela Sistina e projetou a cpula da Baslica de So Pedro. Na escultura destacou com Davi. - Sandro Boticelli: Destacou-se na pintura representando os mitos Greco-romanos. A sua tela mais famosa Nascimento da Vnus. - Leonardo da Vinci: considerado o mais completo renascentista, pois destacou-se nas artes como no renascimento cientifico. Pintou Monalisa e a Santa Ceia. - Maquiavel. Autor de O Prncipe, ensaio sobre a arte de governar, que defende a falta de escrpulos, o uso da fora e a diminuio da atuao poltica da Igreja. - Dante Alighieri: A Divina Comedia - Giovani Boccaccio: Decameron Frana: - Montaigne: Ensaios - Rabelais: Gargntua. Espanha - Miguel Cervantes: D. Quixote de La Mancha. O Literato satiriza acavalaria medieval. Pases Baixos (Holanda) - Erasmo de Roterd: Elogio a Loucura. Inglaterra - Thomas Morus: Utopia - Willian Shakespeare: Romeu e Hulieta, Hamlet, Otelo, Rei Lear, MacBeth. Sonhos de uma noite de Vero. Portugal: Lus de Cames Os Lusiadas. O escritor aborda como tema, as viagens martimas empreendidas pelos portugueses no sculo XV.

5 Reforma Protestante CONCEITO: Movimento crtico Igreja Catlica ocorrido na Europa Ocidental no sculo XVI, liderado por Martinho Lutero, que em 1517 fixou na porta da igreja de Wittenberg as 95 teses, dando assim incio ao movimento. Fatores de origem da Reforma - Desenvolvimento do comrcio. - A Igreja condena a usura. -Centralizao poltica e formao dos Estados Nacionais. -A Igreja perde poder e influncia - Prtica da simonia por parte da Igreja. - A Igreja compensa suas perdas - A inexistncia de um poder temporal nico na Alemanha. - Desejo dos prncipes alemes de se libertarem da influncia da Igreja . Reforma Luterana: Principal lder protestante, Lutero se indigna com o comportamento mundano da Igreja. A partir da, passa a criticar a Igreja Catlica, e para isso contou com o apoio direto de Frederico da Saxnia, que ofereceu proteo Lutero. Em 1517 fixa as 95 teses em Wittemberg dando incio Reforma Protestante. Lutero pregava o fim do celibato, a rejeio da hierarquia clerical, o uso das lnguas nacionais no culto e a salvao pela f e no pelas obras. Ainda mantinha apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia. Reforma Calvinista: Joo Calvino (1509-1564) era um humanista convertido ao protestantismo que iniciou estudos sobre religio e passou a pregar uma doutrina religiosa baseada nesses estudos. A doutrina de Calvino se diferenciava da de Lutero por afirmar que s a f no era suficiente para a salvao. Calvino afirmava que o homem predestinado por Deus, e que sua riqueza material era o sinal de sua virtude e salvao. Calvino encontrou terreno favorvel para sua doutrina na burguesia de Genebra que desejava destronar o rei catlico Duque de Savia. Reforma Anglicana: A Inglaterra tambm sofreu com a influncia da Igreja Catlica, e isso fazia com que o parlamento exercesse presso sobre o monarca, no sentido de aumentar o poder do parlamento para que este pudesse legislar sobre o assuntos econmicos. Henrique VIII, ento rei da Inglaterra, confiscou as terras da Igreja, o que gerou desentendimentos com o Papa. Estes desentendimentos foram agravados pelo pedido de divrcio, no atendido, de Henrique VIII ao Papa. A partir da a Inglaterra rompe com Roma ( 1534, decreto do Ato de Supremacia) Contra Reforma Movimento criado pela Igreja Catlica em 1545, iniciando nesta data o Conclio de Trento, que visava recuperar terreno perdido para o protestantismo. O Conclio de Trento s foi finalizado em 1563 e definia: - A criao da Companhia de Jesus, liderada por Igncio de Loyola na Espanha. - a manuteno do clero como intermedirio entre Deus e os homens. - a manuteno de todos os sacramentos, acompanhados por claras justificativas e explicaes. - a correo dos abusos da Igreja. - a manuteno do celibato. - a criao de seminrios para a formao de religiosos e clrigos. - a organizao do tribunal da Inquisio.

You might also like