You are on page 1of 43

1

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL


Pr-Reitoria de Graduao Direo Geral de Ensino
CURSO: Todos (Disciplina Universal). ANO 2012 SEMESTRE: 01 CRDITOS: 04 C/H TOTAL: 68h

DISCIPLINA/Mdulo: CULTURA RELIGIOSA CDIGO: 990100 PROFESSORES: Ari Schulz e Ilson Muller PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

EMENTA O fenmeno religioso e suas implicaes na formao do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religies universais. O Cristianismo. O cenrio religioso brasileiro. Religio e interdisciplinaridade. Valores humanos, sociais, ticos e espirituais. tica crist. Viso crist de ser humano e de mundo. OBJETIVOS DA DISCIPLINA 2.1 COMPETNCIAS: Analisar atravs de crtica reflexiva a histria e o pensamento religioso e cristo bem como de sua prtica, desenvolvendo, desta forma, os conhecimentos, os valores e as atitudes dos acadmicos. 2.2 HABILIDADES: Reconhecer o fenmeno religioso como uma dimenso antropolgica, constituinte das civilizaes; Identificar elementos da religiosidade nas diferentes representaes da cultura humana; Analisar a influncia e relao do fenmeno religioso com as outras reas do conhecimento cientfico; Conhecer as principais formas religiosas e as principais religies do mundo ocidental e oriental; Refletir sobre os diversos fenmenos religiosos existentes no mundo e no Brasil; Reconhecer os principais fatos da histria das religies, bem como suas conseqncias; Perceber a influncia das religies na sociedade, tanto no passado quanto na atualidade; Identificar a importncia do Cristianismo na cosmoviso Ocidental, bem como suas contribuies para a sociedade; Analisar a importncia dos valores ticos, morais e espirituais na formao integral do ser humano; Refletir sobre questes de tica aplicada vida do ser humano; Reconhecer os valores cristos como uma das propostas de efetivao de uma sociedade mais tica e justa. CONTEDO PROGRAMTICO MDULO 1: O FENMENO RELIGIOSO 1.1 Religio e cultura: sociodiversidade, multiculturalismo, tolerncia e incluso. 1.2 Religio e suas interfaces com as diferentes cincias. 1.3 Religio como experincia pessoal e universal: espiritualidade e f. 1.4 Conceitos, caractersticas, crticas e finalidades da religio; Classificao das Religies. MDULO 2: AS GRANDES RELIGIES NO MUNDO 2.1 A diviso das religies: Hindusmo, Judasmo, Islamismo, Xintosmo, Budismo, Confucionismo, Taosmo, Espiritismo e Cultos Afro-Brasileiros. 2.2 Os temas principais nas religies: Deus, Homem, Sociedade e Mundo.

3
2.3 O fundamentalismo religioso: terrorismo, violncia, questes de gnero, excluso e minorias. 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 MDULO 3: O CRISTIANISMO: ORIGEM E EXPANSO A Bblia. Vida e obra de Jesus Cristo. A difuso do Cristianismo: da Igreja Primitiva ao Cisma de 1054. Principais ensinos/doutrinas do Cristianismo. As Cruzadas.

MDULO 4: REFORMA PROTESTANTE 4.1 A Reforma de 1517: causas e conseqncias. 4.2 Igrejas reformadas e outras denominaes 4.3 Igreja Luterana e Educao (IELB e ULBRA): princpios, mtodos e prticas pedaggicas em Lutero. 4.4 A Contra-Reforma Catlica. 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 MDULO 5: O ESTUDO DA TICA Axiologia: o mundo dos valores. Senso moral e conscincia moral. Definio e caracterizao da tica e da moral. tica filosfica, social, religiosa e profissional. tica crist. Temas em tica aplicada: ecologia, biotica, relaes familiares, sexualidade, poltica, economia, etc.

4. METODOLOGIA (processos metodolgicos utilizados) A Metodologia de ensino da disciplina compreende aulas expositivas dialogadas, com problematizao dos temas propostos, debates, visitas a instituies religiosas, trabalhos apresentados pelos alunos, de maneira oral e escrita e cinefrum. Para viabilizar a metodologia, utilizam-se recursos audiovisuais de apoio. As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos, onde, ambos, professor e aluno, so agentes ativos do processo ensino-aprendizagem. Sero realizadas trs (03) atividades semipresenciais utilizando-se para tal o sistema web para postagem dos resultados destas atividades propostas para melhor compreenso da diversidade religiosa e da tica religiosa na vida diria. Estas atividades possuem a funo de complementao de carga horria. Qualquer atividade que apresente indcios de cpia direta, sem referencial bibliogrfico, no ser validada.

5. PROCESSOS AVALIATIVOS

A avaliao compreendida como um processo onde o aluno acompanhado ao longo do semestre letivo, com atividades que sero matematicamente valorizadas e incorporadas aos graus avaliativos propostos pela Universidade. Esse processo avaliativo tem uma funo de diagnstico, discente e docente, de como se procede, aula por aula, a interao e comunicao acadmica, para, ao final, o instrumento de avaliao alcanar os objetivos inicialmente propostos. G1: Pesquisa e apresentao escrita e oral de trabalho sobre as grandes religies Valor = 3,0 Trabalhos realizados em sala Valor = 1,0 Prova escrita, sem consulta, com questes objetivas e subjetivas Valor = 6,0. Total da G1 = 10,0. Peso: 01 G2: Relatrio do cine-frum Valor = 1,0 Seminrio sobre tica aplicada Valor = 1,0 Trabalho de pesquisa e apresentao oral de um livro bblico Valor = 2,0 Prova escrita, cumulativa, sem consulta, com questes objetivas e subjetivas Valor = 6,0. Total da G2 = 10,0. Peso: 02 O grau final do semestre resulta da mdia ponderada entre os G1, com peso 01, e G2, com peso 02. Mdia mnima para aprovao: 6,0, com freqncia mnima de 75% s aulas.

4
Prova Substitutiva: Substituio de um dos Graus com seu Peso correspondente. Continua a mdia mnima ponderada para aprovao: 6,0. Esta avaliao engloba todo o contedo da disciplina e composta de questes objetivas e subjetivas, tendo como valor a nota 10,0. OBS. 1- Em todo processo avaliativo a expresso oral e a escrita ortogrfica correta sero consideradas como relevantes; OBS. 2- Qualquer trabalho escrito que apresente indcios de cpia direta, sem referencial bibliogrfico, receber a nota ZERO. Este critrio vlido tambm para as atividades semipresenciais.

6. BIBLIOGRAFIA BSICA VARIOS AUTORES. A Bblia na Linguagem de Hoje. So Paulo, SBB, 2001. FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p. GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religies. So Paulo: Cia das Letras, 2000. KUCHENBECKER, Walter (org.) O Homem e o Sagrado. 8.ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2004. WARTH, Martim Carlos. A tica de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002. 7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FORELL, George W. F ativa no amor. Porto Alegre: Concrdia Editora. Traduo de Geraldo Korndrfer, 1985. HEIMANN, Leopoldo. (Coordenador) ULBRA, Universidade Confessional. Canoas: ULBRA, 2000. WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem no decide j errou. 3 ed. Petrpolis, Editora Vozes, 1998. SANTOS, Jos Luiz dos. O que Cultura? 16 ed. So Paulo: Brasiliense, 2001. PIAZZA, Waldomiro. Religies da humanidade. 3 ed.. So Paulo Edies Loyola, 1996. GARDNER, E. C. F Bblica e tica Social. So Paulo Aste, 1982. ALVES, Rubem. O que Religio? So Paulo. Edies Loyola, 2000. WARTH, Martim Carlos. F Existencial num Mundo Secular. Canoas. Ed. ULBRA/Concrdia, 2003. GEISLER, Norman L. tica Crist. So Paulo. Vida Nova, 2002.

www.ielb.org.br

Cultura Religiosa
INTRODUO O ser humano tem necessidades fsicas, emocionais, psicolgicas e espirituais. Mesmo que muitas pessoas no o admitam, suprir as suas necessidades espirituais tem sido a busca do ser humano ao longo de sua existncia. Santo Agostinho, h sculos, j escreveu Tu nos criaste Senhor e o nosso corao somente descansa quando repousa em Ti. Outro pensamento annimo diz: Todo o ser humano tem uma vazio dentro se si do tamanho de Deus. Diante disso, crescem os movimentos e as denominaes religiosas. Notamos tambm o crescimento do assim conhecido movimento esotrico, que um misto de religiosidade, crendices e supersties. No contexto latinoamericano notvel o crescimento e difuso das igrejas pentecostais e neo-pentecostais. A nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases), institui que dever do Estado oferecer o Ensino Religioso nas Escolas Pblicas. O Centro Universitrio Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), identificada com sua confessionalidade, oferece aulas de Ensino Religioso em todas as suas Escolas de Ensino Fundamental e Mdio. Alm disso, desde o incio de sua atuao na Graduao, oferece aulas de Cultura Religiosa em todos os cursos de 3 Grau, de modo que todo aluno egresso da ULBRA ter cursado a disciplina de Cultura Religiosa. O presente material resultado de pesquisas e debates nas aulas de Cultura Religiosa e quer constituir-se em mais um instrumento de apoio para professor e alunos. Por isso, de forma objetiva apresenta o fenmeno religioso mundial, as grandes religies do mundo, destacando o cristianismo, e suas atuaes na sociedade. Como tal, no poderia deixar de fazer uma reflexo sobre a tica, que, segundo conclumos, a prtica maior e mais coerente de qualquer prtica religiosa, principalmente do cristianismo. Desejamos sucesso nesses meses em que a Cultura Religiosa ser parte integrante de seus labores acadmicos. Que o sopro do Esprito Santo possa lev-lo a um bom proveito!

RELIGIO
A) ETIMOLOGIA: RE-LEGERE Voltar de uma situao anterior Lit. reler (Ccero, Senador Romano 50 a.c.). RE-LIGARE Ligar novamente a criatura com o Criador (Lactncio, Filsofo cristo sec. III d.c.) RE-ELIGERE Necessidade do ser humano religar-se com o Divino, com o Eterno (Agostinho, telogo e bispo da igreja primitiva- sec.IV d.c.). B) DEFINIES: 1 A religio supe o sentimento religioso, que podemos identificar, pela busca permanente do homem por algo mais. religar o homem ao transcendente, ao divino, ao Ser Superior, a Deus. 2 Conjunto de crenas, leis e ritos que visam um poder que o homem, atualmente, considera supremo, do qual se julga dependente, com o qual pode entrar em relao pessoal e do qual pode obter favores. 3 o reconhecimento pelo homem de sua dependncia de um Ser Supremo pessoal, pela aceitao de vrias crenas e a observncia de vrias leis, ritos atinentes a este Ser.

RELIGIO E RELIGIOSIDADE
RELIGIO Supe uma experincia do transcendental, a nvel pessoal e a nvel coletivo. Funo Preservar esta experincia, pass-la a outros e vivenci-la em comunidade. RELIGIOSIDADE: Sentimento religioso irrompe no consciente e extravasa na vida pessoal; Manifestaes comunitrias de F; Tudo o que a pessoa faz como experincia com Deus; Estmulo, vivncia, participao, valores e conduta objetiva. A religiosidade, por sua vez, pode ser: Subjetiva e Objetiva.

6
1 SUBJETIVA Uma pessoa mais religiosa que outra, isto , sente e vive mais a sua dependncia de Deus do que outra. 2 OBJETIVA Quem quer viver determinada religio ter que participar necessariamente dos ritos de sua religio.

SEITAS RELIGIOSAS RELIGIES H uma discusso no mundo religioso do que diferenciaria uma religio de uma seita. Esta uma questo que envolve juzos de valor, ou seja, muitas seitas no se reconhecem como tal, afirmando ser elas a nica e verdadeira religio. Por outro lado, algumas das consideradas religies poderiam ser enquadradas como seitas ou pelo menos trazer algumas caractersticas das mesmas. Alguns critrios que podem ser descritos para tentar caracterizar uma seita seguem abaixo. 1. DEFINIO DE SEITA: Na sua origem a palavra SEITA vem do termo latino secta = seguidor. Entretanto, no uso que fazemos deste termo Seita uma doutrina ou sistema que diverge da opinio geral e seguido por alguns indivduos. uma comunidade fechada, de cunho radical. Pode ser definida como uma teoria de um mestre, seguida por novos convertidos. 2. CARACTERSTICAS GERAIS DE UMA SEITA a) Isolacionionismo = controle fsico, intelectual, financeiro e emocional dos fiis. b) Freqentemente apocalpticos = viso no futuro e promessa de salvao do apocalipse (resgate por uma nave, abduo, arrebatamento,...). S os membros da seita sero salvos. c) Ideologia e ensinos peculiares (bastante estranhos) revelados pelo lder. d) Fazem doutrinao intensa (condicionamento e at lavagem cerebral). e) Usam a privao do sono e do alimento para a converso. Realizam testes de f. f) Tem rgido controle moral e de comportamento. g) Tem interpretao bblica distorcida e descontextualizada. 3. PERFIL DE UM LDER DE SEITA a) Recebeu revelao especial de Deus ou anjo ou extraterrestre. b) Reivindica ser a encarnao de uma deidade, anjo ou profeta. c) Diz ter recebido uma misso especial de Deus. d) Diz ter habilidades e dons especiais; geralmente carismtico. e) Est acima de qualquer repreenso e questionamento. f) Ocupa o lugar de Pai, me, pastor, professor, mdico,... 4. PERFIL DO POSSVEL MEMBRO DE UMA SEITA a) Desiludido com a religio tradicional e com a prpria sociedade; b) Intelectualmente confuso; c) Emocionalmente carente; d) Em busca de metas ou sentido para a vida; e) Dificuldade financeira ou de sade. 5. ESTRATGIAS DAS SEITAS a) Bombardeio de afeto (palavras + aes); b) Contato fsico freqente; c) Apoio emocional intenso; d) Ajuda material e financeira concreta; e) Elogios que tornam o indivduo o centro das atenes; f) Contrato de reciprocidade (obrigao e dvida com o grupo); g) Culpa (sair trair a Deus e ao grupo); h) Ameaa (sair da seita significa ser condenado por Deus).

ANO
1978 1993 1995 1998

EXEMPLOS REAIS DE SEITAS RELIGIOSAS VIOLENTAS DESCRIO


Jim Jones ordena o suicdio coletivo de 932 pessoas na Guiana David Koresh, lder da seita Ramo Davidiano, morre junto com mais de 80 pessoas num incndio. Ningum tentou fugir do fogo. A seita japonesa Ensinamento da verdade suprema, do guru Shoko Asahara, faz um atentado com gs sarim no metr de Tquio. Dez mortos e cinco mil intoxicados. Tinham gs para bombardear toda Tquio. O pastor da seita Igreja Pentecostal Unida do Brasil, no Acre, mata seis pessoas a pauladas e as queima (3 crianas, com apoio dos pais). Queria matar 40 pessoas, libertando-as do diabo, sob ordem de deus.

FENMENO RELIGIOSO
UNIVERSAL: O homem um ser religioso. Ou cr em Deus ou em dolos, que faz para si. INDIVIDUAL: Ningum cr pelo outro, a experincia individual compartilhada em grupo, mas vivenciada individualmente. CULTURAL: No h povo to brbaro, to primitivo, que no admita a existncia de Deus ou um deus ou vrios deuses, ainda que se engane sobre sua natureza. CCERO SOCIAL: O homem um ser social vive em comunidade e participa com outros, logo: a religio o agente de transformao no mundo em que o ser humano vive.

VISO DA RELIGIO A ANTROPOLGICA.


CRISTIANISMO: -Santo Agostinho F; -Tomas de Aquino - F e RAZO; -Martinho Lutero - F e ESCRITURA FILSOFOS: Humanismo - Corpo e Alma. O homem o centro do universo. Kant Homem material e homem espiritual; Darwin homem biolgico evolucionista; Kierkegaard homem existencial; Marx homem econmico; Freud homem instintivo; Modernismo homem, o ser supremo.

B VISO CULTURAL
O homem faz parte da histria e busca a transcendncia. A ao do homem em funo daquilo que acredita: a. inquisies; b. xiitas; c. suicdios em massa

C VISO CIENTFICA
A cincia, os costumes e formas de agir do ser humano nas diferentes pocas e lugares. O estudo do fenmeno religioso como cincia e a busca cada vez maior do conhecimento do ser humano, seus anseios, desejos e experincias e a interpretao do mundo em que vive. A religio objeto de estudo das cincias humanas e sociais tais como: - Antropologia; - Filosofia; - Pedagogia; - Psicologia; - Sociologia; - Teologia. RELAO DO FENMENO RELIGIOSO COM OUTRAS CINCIAS E CAMPOS DO CONHECIMENTO HUMANO O fenmeno religioso exerceu e ainda exerce influncia em muitas reas do conhecimento humano. Independente desta influncia ser positiva ou negativa, o fato que a religio objeto de estudo em muitas cincias. Vamos apontar para algumas das relaes: Teologia Filosofia Psicologia Objeto central de estudo Deus, dogmas, religio. J esteve ligada Teologia. Estuda a transcendncia do ser, a alma, vida aps a morte, questes ticas e morais. Freud, Jung, Vitor Frankel; Estudos que comprovam a influncia da f/religio na psique e comportamento humano; f e sade mental;

8
Sociologia Antropologia Histria Fenomenologia Medicina Direito Astronomia Fsica Arqueologia Administrao Biologia Geografia Informtica Terapias alternativas (regresso). Estuda a influncia da religio nas relaes sociais e como fator estruturante de muitas sociedades. Estudo e anlise de mitos, tabus, xamanismo,... feita tambm de fatos religiosos: Jesus, Buda, Maom, Cruzadas, Inquisio, Reforma, Muro de Berlim,... A religio como fenmeno objetivvel, especfico de ser estudado. Curas espirituais (concorrncia ?); Hospitais da Idade Mdia; Poder da orao; Equipe multidisciplinar. Direito cannico; Leis religioso-civis (mundo muulmano); Coprnico, Galileu, Big-Bang, ... Fsica Quntica, Stephen Howking,... Estudo de civilizaes antigas; tmulos, tumbas, stios religiosos,... Empresas religiosas, marketing religioso,... Clonagem, Origem humana (Teoria da evoluo); Pases, cidades e regies divididas pela religio. Sites e provedores religiosos, questes ticas;

A RELAO ENTRE F E SADE


Tese de psiclogo gacha, Luciana F. Marques, pela PUC RS, comprova que a religiosidade e o bemestar existencial so fatores importantes para os indivduos terem uma melhor sade fsica e mental. As pessoas que indicaram no ter religio, em geral, foram as que demonstraram menor bem-estar existencial. (Fonte: Zero Hora, Caderno Vida, 16/12/2000). Espiritualidade tem a ver com disposio fsica e mental, segundo a Universidade do Texas. As pessoas que praticam uma religio apresentam melhores condies de sade. Os maiores ganhos so de fundo psicolgico, visto que os religiosos tm auto-estima maior e um crculo de amizades com o qual tm afinidades, prevenindo doenas de fundo emocional. (Fonte: Revista Veja, 08/12/1999). Para maior reflexo sobre a relao entre f e sade, ler o extrato de artigo cientfico abaixo, encontrado na ntegra no site: http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/especial07.htm

CRTICAS RELIGIO
MARX: Inveno do poder econmico, dos fortes, para manter sob seu jugo os fracos. NIETZSCHE: Inveno dos fracos e oprimidos, para por um freio na potncia dos fortes. EPICURO: Religio uma fabula ilusria, nascida do medo da morte e da natureza. COMTE: A dimenso religiosa do ser humano representa a fase mais primitiva na rea do conhecimento humano; a expresso mxima da sua ignorncia. FREUD: A religio provm de uma neurose universal de culpa; a sublimao de seus instintos. FEUERBACH: O domnio dos criadores (deuses) sobre suas criaturas (homens) a alienao. O homem no os reconhece no produto de sua criao.

QUEM O HOMEM? (ANTROPOLOGIA)


Antropologia o estudo do Homem. Procura responder perguntas como Quem sou?, De onde venho?, Para que estou aqui? e Para onde vou?. A resposta a essas perguntas influencia e de certo modo define as relaes que o Homem estabelece com ele mesmo, com Deus, com seu semelhante e com a natureza. Pelos estudos vamos descobrir que as respostas a essas perguntas mudam de tempos em tempos e de acordo com a filosofia em vigor. Trs so os grandes movimentos filosficos que influenciam a antropologia, ou seja: Filosofia ou Antropologia Clssica Viso Cosmocntrica O cosmos (Mundo, Universo, Natureza) colocado como o centro de tudo. Por isso, ele tem a importncia e o valor principal em tudo. O ser humano definido como um mero ajuntamento de partculas que se dissipam com a morte e que est aqui servio da natureza. Consequentemente, o Homem desconsiderado e desvalorizado. Essa filosofia, desenvolvida

9
pelos antigos gregos pode ser observado hoje em alguns movimentos de preservao ambiental, que valorizam mais a natureza que o Homem. Existem, por exemplo, campanhas que objetivam a preservao de espcies em extino, mas nenhuma que promova a valorizao do ser humano. No que com isso queremos dizer que tais campanhas estejam erradas. O problema se manifesta quando a natureza mais valorizada que o prprio Homem. No sendo valorizado, as relaes do Homem com ele mesmo, com Deus e com o seu prximo so desconsiderados e colocados em segundo plano. O importante que a natureza seja respeitada, valorizada e endeusada, mesmo que isso signifique a diminuio do ser humano. Podemos observar isso abaixo: DEUS

NO VALORIZADA

NATUREZA (centro)
NO IMPORTA

PRXIMO

SUBMISSO

EU Filosofia ou Antropologia Moderna Viso Antropocntrica A antropologia moderna coloca o Homem numa posio como se ele fosse uma espcie de deus. O Homem passa a ser o centro de tudo, agindo como dono e senhor de tudo e sobre todos. Por isso, suas relaes expressam seu modo de pensar, ou seja, A A relao com ele prprio uma relao doentia e narcisista; B A relao com Deus uma relao de rejeio (para que um Deus, se EU j sou um deus?); C A relao com o prximo uma relao de explorao e opresso (ele est a para servir aos meus propsitos egostas); D A relao com a natureza ser uma relao de destruio (afinal, como dono e senhor posso us-la a meu bel prazer). As conseqncias desse modo de agir podem ser observados em todos os nveis nossa volta. A ttulo de ilustrao, chamo ateno da relao do Homem com a natureza e suas conseqncias, apresentada na reportagem da Revista Veja de 18 de abril de 2001, sob o ttulo A vingana da natureza. Nessa reportagem so analisados trs grandes temas: O efeito estufa j derrete as geleiras; Um bilho de habitantes da Terra no tm gua potvel e dois teros das florestas foram destrudos; Os mtodos artificiais de criao de vacas e ovelhas geraram monstros genticos e a doena da vaca louca. Enfim, sob o ponto de vista cristo, todo o problema pode ser resumido na palavra desarmonia. Enquanto houver desarmonia entre o Homem e Deus, haver essa desarmonia nas relaes que o Homem estabelece com ele mesmo, com Deus, com o prximo e com a natureza. A desarmonia espiritual (homem com Deus) causa: - desarmonia existencial (homem com ele mesmo) - desarmonia social (homem com seu prximo) - desarmonia ecologia (homem com a natureza)

10

DEUS

NATUREZA

REJEIO

PRXIMO

DESTRUIO

EXPLORAO

EU (centro) Filosofia ou Antropologia Bblica Viso Teocntrica As relaes que a Bblia prope. Na antropologia bblica/crist, Deus colocado como o CENTRO de todas as coisas, como o criador e mantenedor do Homem e da Natureza. Pelo relato bblico da criao, fica claro que Deus criou o Homem para ser o seu representante, parceiro, colaborador e administrador. O Homem foi criado para, como representante de Deus, cuidar, administrar e zelar pelo bem da obra de Deus. Isso podemos ver nas seguintes ordenaes: - Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra(Gn 1.28) - Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus...(Gn 1.28) - ... Deus plantou um jardim no dem e ps nele o Homem para o cultivar e guardar(Gn 2.15) - Deus encarregou o Homem de dar nome aos animais(Gn 2.19) J a relao do Homem com seu prximo, deveria ser uma relao de igualdade, de amizade e harmonia. Isso fica claro at na escolha da parte do corpo que Deus usou para formar a mulher, ou seja, uma costela. A costela fica ao lado do corao, e com isso Deus mostra que ela seria a companheira idnea (a altura de) que veio completar, somar e dignificar o homem. Portanto, a proposta de Deus desde o incio de que a relao com o prximo seja de dignidade, respeito e harmonia. Por isso, Jesus resume a segunda parte dos mandamentos na seguinte frase: Amars o teu prximo como a ti mesmo (Mateus 22.39). Alm disso, deixa claro que atravs do prximo que o Homem serve a Deus, pois diz Em verdade vos afirmo que sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmos, a mim o fizestes(Mateus 25.40). O reformador Martinho Lutero afirma: Na pessoa do prximo Deus anda pelo mundo. Portanto, a relao do Homem com Deus, segundo a Bblia, necessariamente passa pela sua relao com a natureza e com o prximo. A Bblia ensina uma redeno do Homem por Deus atravs de Jesus Cristo para que este Homem redimido mantenha uma relao de harmonia, paz e responsabilidade com ele mesmo, com Deus, com o prximo e com a natureza.

11

DEUS (Centro)

SERVIO SERVIO

Tudo o que fizestes a um destes pequeninos, a mim o fizestes ..(Mt

NATUREZA

O Homem criado para ser colaborador, parceiro e representante de Deus.


Gn 1.28/ 2.15,19

25.40)

PRXIMO

Na pessoa do prximo

ADMINISTRADOR

Gn 1.28/ 2.15

COMPANHEIRO
Gn 2.18, 20,24

EU CLASSIFICAO GERAL DAS RELIGIES As religies podem ser classificadas de inmeras formas. Segue uma classificao simplificada, sendo que uma religio pode conter elementos de vrias classificaes. Religies Primitivas: primeira forma de expresso religiosa. O culto aos deuses realizado de uma maneira acrtica e pr-reflexiva. A forma de adorao de alto teor mgico e mistrio. Ex.: animismo, magismo, umbanda,... Religies Sapienciais: fundamentam-se na sabedoria, na busca pelo conhecimento. Destacam-se pela meditao, pela busca da sabedoria, do sentido da vida e pela contemplao. Buscam um ideal tico e uma sabedoria prtica para a vida. Ex.:Hindusmo, Budismo, Confucionismo, Taosmo,... Religies Profticas e Reveladas: surgem a partir de uma profecia ou revelao. Partem do pressuposto de que o ser superior revela sua mensagem e si prprio ao povo, atravs de profetas e livros. Ex.: Cristianismo, Judasmo e Islamismo. Religies Espiritualistas: admitem a influncia de inmeras foras espirituais que agem tanto sobre as pessoas como tambm sobre a natureza. Ex.: Espiritismo, Umbanda,... Religies Msticas ou Filosofias de Vida: afirmam no possurem dogmas nem seguir rgida estrutura institucional. So filosofias de vida que enfatizam aspectos tico-morais e valorizam a fraternidade entre os homens. No gostam de ser confundidos e nem classificados como religio. Ex.: Seicho-no-i, Rosacruz, Maonaria, Teosofia, Esoterismo,... FORMAS RELIGIOSAS A PARTIR DO CONCEITO DE DEUS Existem muitas formas religiosas que esto diludas nas diversas religies, isto , h vrias maneiras de crer na manifestao de Deus. Entenda-se que o conceito ou nome dado a deus extremamente amplo e varivel. Vai desde nomes conhecido como Jeov, Al, Cristo, Buda, Brahma, Tup, R, at formas mais neutras como Pai

12
do cu, Guia, Esprito Luz, Fora Superior, Energia Csmica, Todo-poderoso, Criador, Fora Inteligente,...Entre as principais formas religiosas citamos: Tesmo (tos = Deus): Deus o nico ser supremo, infinito, espiritual e pessoal. criador, Deus revelado que age com e nas criaturas. um Deus de personalidade prpria e caractersticas pessoais bem definidas (Cristianismo, Islamismo e Judasmo). Desmo: cr num nico ser supremo, espiritual, que criou o mundo com suas leis. No intervm nas criaturas e nem se revela. Parte da cincia se diz desta. Monotesmo: crena num nico Deus (Cristianismo/Islamismo/Judasmo). Politesmo: crena em vrios deuses simultaneamente. Ex.:Grcia antiga, Roma antiga, Antigo Egito, Hindusmo, Indgenas,... Henotesmo: acredita e cultua um s deus, admitindo, porm, a existncia de outros. Ex.: faces hindustas, tribos americanas,... Pantesmo: tudo Deus. Universo, natureza e deus so a mesma coisa. Dualismo: cr na coexistncia de duas foras superiores antagnicas, uma do bem outra do mal. Atesmo: acredita que no h ser superior. Deus no existe. Agnosticismo: professa ignorncia a respeito de deus, sendo que a existncia divina um problema insolvel. o ceticismo religioso. Exige provas para crer.

GRANDES RELIGIES MUNDIAIS

H
n
-

I N
d
1

D
0 0 a C

U
O EN
a F- C r s a e n m
d A a ld l a o n r K a

S
S I S S P M M I R O O I T
a d
r d e c

i5 a

B
N
S i d

U
e
h

D
p
a

a
r t a

l
G

- C V h I i n s a
a uL t aa om Ta s ( B

I T S A M O O C S O M N O F
u( f d i l aC )s o o n f f o ) c

UX
( f i l S

IC N I O T
se o m f o F ) u n

I
t1 a 8
o d i

c -C . 5 h a 7 i C n 0 a

a J- C a 5 p 5 1 o U

a( c

io

H E

a U

r e A

K S r e i si c h h n e a - n -J A 1 P9 6 8 O -

- i 1 9 3

m
r a

b
s i l

a C n ad na d
B1r a 9 s 0 i l 8 -

o
S

m
e

l i o

Contabilizar o nmero exato de religies no mundo atual tornou-se tarefa impossvel. Mais complexa ainda se torna esta contagem se quisermos contabilizar o nmero de seitas ou igrejas que nascem a cada dia. Segundo o jornal Folha de So Paulo (29 de janeiro de 2006, caderno C 1), somente na cidade de So Paulo abre-se uma nova igreja a cada dois dias. Certamente, muitas destas igrejas no sobrevivem por longo tempo, fechando logo a seguir. Porm, quando falamos em grandes religies, no queremos nos referir a igrejas ou seitas, mas a grandes eixos religiosos que sobreviveram histria e dos quais se originaram (e ainda se originam) uma quantidade infindvel de outras correntes religiosas. Vamos elencar aqui as chamadas grandes religies: Hindusmo, Budismo, Taosmo, Confucionismo, Xintosmo, Judasmo, Cristianismo e Islamismo. Algumas destas sero aqui

13 descritas brevemente. O aprofundamento das religies pode ser buscado nos livros indicados na bibliografia, enciclopdias e sites de busca na Internet. provvel que se encontre discrepncias nos dados coletados em fontes diferentes. HINDUSMO: a) Origem, fundador: Povos arianos que invadiram o vale do rio Indo, por volta de 1500 a.C. (atual ndia): b) Regio predominante e nmero aproximado de adeptos: ndia, Ceilo, Ilhas Fiji (e colnias de imigrao indiana). Cerca de 850 milhes de adeptos. c) Fonte doutrinria ou livros sagrados: Vedas , Upanishades e outros; d) Principais crenas, doutrinas e dogmas: transmigrao das almas (metempsicose mais amplo que reencarnao); crena no Karma e no Nirvana; e) Principais ritos e costumes: banho no rio Ganges, cremao, vegetarianismo, sistema de castas, yoga,...; f) Idia de Deus: viso pluralista que vai do pantesmo ao atesmo, podendo passar pelo politesmo, henotesmo e pode chegar ao monotesmo Brahmnico. Crena e adorao a inmeras divindades (Brahma, Vishnu, Shiva, Kali, Durga, Ganesh,...) e animais sagrados: vaca, elefante, ratos, .. 2. BUDISMO:

a) Origem, fundador: Dissidncia do Hindusmo, fundada pelo Prncipe Sidharta Gautama no Nepal, no sc. VI a.C.; b) Regio predominante e nmero aproximado de adeptos: Leste da sia (Indochina, China, Coria, Japo, Birmnia,...; Cerca de 400 milhes (em franca expanso pelo mundo ocidental); c) Fonte doutrinria ou livros sagrados; Tripitaka (3 cestos sagrados): d) Principais crenas,doutrinas e dogmas: reencarnao, lei do karma e nirvana; 4 verdades nobres, 5 deveres morais; e) Principais ritos e costumes: meditao, vida contemplativa; preces, oferendas; f) Idia de Deus: prega o atesmo ou inexistncia de um Deus pessoal. Observao: a grande diversidade de correntes budistas hoje dificulta sua descrio exata. 3. TAOSMO:

a) Origem, fundador: fundado por Lao-Ts, no sc.VI a.C., na China; b) Regio predominante e nmero aproximado de adeptos: China e Coria; o nmero de adeptos est em torno de 56 milhes, podendo chegar a 180 milhes de taostas mistos; c) Fonte doutrinria ou livros sagrados: livro Tao-Teh-King ; d) Principais crenas,doutrinas e dogmas: O Tao o caminho da virtude e felicidade; respeito e contemplao da natureza; crena no Yin e Yang; harmonia e equilbrio com o universo ; e) Principais ritos e costumes: contemplao, alimentao integral, festa do Drago, alquimia, ; f) Idia de Deus: no h um deus pessoal, mas uma fora csmica suprema, presente em tudo e em todos. 4. XINTOSMO:

a) Origem, fundador: ancestrais primitivos do Japo, mitolgica, sem datao histrica, porm muito antiga; b) Regio predominante e nmero aproximado de adeptos: Arquiplago do Japo, com cerca de 80 milhes de adeptos; c) Fonte doutrinria ou livros sagrados: Kojiki e Nihonji; d) Principais crenas,doutrinas e dogmas: crena e culto aos kamis (esprito dos antepassados); obedincia ao Imperador, respeito famlia e ancios; e) Principais ritos e costumes: culto aos antepassados (kamis), venerao ao imperador, oferendas nos santurios; f) Idia de Deus: H uma deusa maior, Amaterazu, porm pode ser considerada uma religio pantesta (adorao ao monte Fuji, rios, rvores...). 5. JUDASMO:

a) Origem, fundador: Abrao (pai do povo judeu) e Moiss (codificador e organizador da religio), na Palestina, cerca de 1800 a.C. ; b) Regio predominante e nmero aproximado de adeptos: cerca de 18 milhes, especialmente radicados nos EUA e Israel; esto presentes nas colnias de imigrao judaica em todo o mundo; c) Fonte doutrinria ou livros sagrados: Torah (Lei), escritos profticos histricos e poticos (Bblia Hebraica = Antigo Testamento dos cristos); Tambm o Talmude (comentrios sobre a Torah) ; d) Principais crenas,doutrinas e dogmas: Criao-Revelao-Juzo; Cu e Inferno; crena em anjos, nos profetas e num futuro Messias; leis morais imutveis; ressurreio; e) Principais ritos e costumes: guardar o sbado, alimentao kosher, circunciso, obedincia aos mandamentos, Pscoa, Dia do Perdo, muitas festas, Jerusalm como cidade sagrada, jejum,...;

14 f) Idia de Deus: Monotesta: crena em Jeov (ou Jav). Observao: atualmente as diferentes correntes judaicas possuem crenas e costumes diferenciados. 6. ISLAMISMO:

a) Origem, fundador: Maom (Mohamed), no ano de 622, em Meca, Arbia Saudita ; b) Regio predominante e nmero aproximado de adeptos: Disseminado por todo o mundo, porm com concentrao maior no Oriente Mdio, Norte da frica e Indonsia. Chega hoje prximo a 1,1 bilho de adeptos; c) Fonte doutrinria ou livros sagrados: Alcoro, com 114 suras; d) Principais crenas,doutrinas e dogmas: Criao-Revelao-Juzo; predestinao; Cu e Inferno; crena em anjos; observncia dos 5 pilares da f; e) Principais ritos e costumes: jejum, rituais de purificao, oraes dirias, alimentos proibidos, esmolas, cidades sagradas (Meca, Medina e Jerusalm)...; f) Idia de Deus: Monotesmo; crena em Al. Observao: as duas grandes correntes islmicas so divididas em xiitas (20%) e sunitas (80%). O terceiro e menor grupo so os sufis (msticos). 7. CONFUCIONISMO:

Origem - Fundado na China pelo filsofo Confcio (551 a.C.). Segundo o Almanaque Abril e o site Wikipdia tem aproximadamente 6.5 milhes de adeptos. Esse nmero muito impreciso visto que em muitas pesquisas o Confucionismo no considerado como religio e eles no tem um controle do nmero de adeptos. Doutrinas - baseia os seus ensinamentos em respeito e ordem. A nfase prtica implcita nas idias do Confucionismo esboa os contornos das diferenas entre esta religio e o Taosmo. As duas tendncias aceitam o TAO como elemento bsico. Enquanto os seguidores de Lao-Ts enfatizaram um afastamento das coisas terrenas e materiais, os seguidores de Confcio enfatizaram a necessidade de uma intensa participao no mundo como nico modelo certo de existncia. O Confucionismo tambm visto por alguns estudiosos como um sistema tico. Alguns princpios por ele lanados:


8.

Vencer a ignorncia pela educao; a pobreza, ensinando ao povo ocupaes e profisses teis ( preciso ensinar o pobre a pescar, e no dar-lhe o peixe Provrbio Chins) 1a regra para ser bom: No faas aos outros aquilo que no quererias que fizessem a As cinco virtudes: benevolncia, retido, decncia, sabedoria, sinceridade. ti Obedincia - deve-se obedecer aos pais e ao estado. O maior dever do filho a piedade filial: o jovem, de pele sensvel, que dorme sem mosquiteiro, atrai sobre si todos os mosquitos da casa e assegura deste modo aos seus pais um sono tranqilo. preciso ganhar dinheiro para viver, e no viver para ganhar dinheiro.

ESPIRITISMO:

Movimento, que foi sistematizado pelo francs Len Hippolyte Denizard Rivail, conhecido como Allan Kardec, no final do sculo passado. Tendo recebido uma forte influncia dos ensinos de Charles Darwin, que em 1859 publicou Origem das Espcies, o espiritismo um movimento que se define como cincia, filosofia e religio. Sua caracterstica bsica de que, exemplo dos estudos de Darwin, reduz a anlise do ser humano s cincias naturais. Hoje conta com cerca de 15 milhes de adeptos no mundo. Em sua sistematizao, Allan Kardec, acrescenta os milenares conhecimentos evolucionistas da reencarnao, da doutrina do carma e da pluralidade dos mundos (a existncia de vrios planos habitados, j que a Terra no o nico mundo habitado, mas um planeta material e distante da perfeio). Essas idias j eram encontradas no antigo hindusmo. Esta uma das principais razes que distancia o espiritismo do cristianismo.

9.

CULTOS AFRO-BRASILEIROS:

15
Desenvolveu-se no sculo XVI pelos escravos que, impedidos de cultuar as suas crenas, incorporaram misturas de prticas catlicas e sua religio primitiva (de natureza indgena, nativa e com aspectos que hoje lembram o espiritismo). Deste sincretismo nasceram os cultos afro-brasileiros, com destaque ao Candombl e Umbanda. 9.1 - CANDOMBL - OLORUM a divindade suprema que, aps criar o mundo, recolhe-se, deixando que este seja administrado pelos orixs. OXAL o chefe dos orixs. Os orixs tm como funo governar o mundo, intervir na vida dos homens e puni-los quando necessrio. Cada pessoa possui o seu prprio orix e assim, passa a vida tentando agrad-lo. O EX o intermedirio entre os homens e os orixs. Para que este possa levar os pedidos aos orixs, os adeptos lhe oferecem vrias coisas e alimentos que sejam de seu agrado. Trata-se dos despachos. O reino de Exu localiza-se nas ruas, encruzilhadas e demais lugares considerados perigosos. O ritual do Candombl dirigido por um BABALORIX (pai de santo) ou YALORIX (me de santo). 9.2 - UMBANDA - Comportamento religioso prprio do Brasil. Nasceu por volta de 1908, no Rio de Janeiro, com Zlio Fernandinho de Moraes, um esprita que recebeu orientao medinica para criar a nova religio. A divindade maior adorada sob vrios nomes, especialmente ZAMBI. Logo em seguida vem o Orix-maior chamado de Oxal, identificado com Jesus Cristo e que est no comando dos orixs (semelhantes a anjos) e dos santos (espritos evoludos ou desencarnados). O homem, segundo a Umbanda, possui um esprito que no morre e com possibilidade de infinito aperfeioamento. H, na Umbanda, espritos de menor evoluo, servindo como guias espirituais, uma espcie de mensageiros dos orixs e santos, que se manifestam como caboclos (espritos de ndios), pretos velhos (espritos de escravos africanos) e crianas, a fim de trazer aos homens ainda encarnados as mensagens dos orixs. Exemplos: Orixal, Ogum, Oxsse, Xang, Yorim/Obaluay (preto-velho), Yori / Ibeji (criana) e Yemanj. A funo sacerdotal conduzida por um pai-de-santo ou uma me-de-santo. Fazem parte de suas funes: incorporar o esprito protetor, identificar os espritos que baixam, riscar o ponto, explicar a doutrina, dar os passes, curar as doenas e adivinhar pelos bzios.

CRISTIANISMO
ORIGEM: Judasmo, com Jesus Cristo verdadeiro Homem e verdadeiro Deus. DATA DE ORIGEM: Com o nascimento de Jesus dividiu-se a humanidade em duas grandes eras: antes de Cristo e depois de Cristo. Ele se fez homem em nosso lugar para resgatar e salvar a humanidade. Mas o Cristianismo teve sua origem apenas no ano 33. LOCAL DE ORIGEM: Palestina (Jerusalm) ONDE H PRATICA: Todos os continentes, concentrao maior na Europa e Amrica. NOME OU CONCEITO DE DEUS: Prtica Monotesta, Deus Trino Santssima Trindade Deus Trino. FONTE DOUTRINAL: Bblia Sagrada LOCAL E TIPO DE MANIFESTAO RELIGIOSA: Igrejas, preces, oraes, cantos, leituras bblicas, mensagens e liturgias. CRENAS PRINCIPAIS: Criao, revelao, juzo, segunda vinda de Cristo, redeno de nosso pecado pelo sacrifcio de Cristo, sacramentos. CARACTERSTICAS PRINCIPAIS: Revelada acreditamos que todo o contedo da Bblia foi revelado por Deus; Proftica Cremos em duas principais profecias, nascimento de Cristo e segunda vinda; Redeno aceitamos e cremos que somos redimidos de nossos pecados pelo sacrifcio de Cristo na cruz. COSTUMES PRINCIPAIS: Ano eclesistico, liturgias, padrinhos sinal da cruz, paramentos e cores Litrgicas.

ANO ECLESISTICO DA IGREJA


ADVENTO: (Cor: Violeta): incio do ano da igreja. Significa chegada, vinda. o tempo de preparo para o Natal, para a chegada de Nosso Senhor Jesus Cristo. Compreende o perodo de 4 domingos antes do Natal.

16
NATAL: (Cor: branca): A data foi fixada e passou a ser comemorada somente aps o Conclio de Nicia, no sculo IV. J que no se sabe a data correta do nascimento de Jesus, os cristos substituram uma antiga festa pag ao deus Sol Invicto pela festa do nascimento do Sol da Justia - Cristo. Atualmente o Natal considerado a festa mxima dos cristos. O Natal uma das festas mais bonitas cheia de cores, luz e smbolos. Mas tambm tempo de questionar tudo o que est errado no mundo e que deveria ser diferente. USO DO PRESPIO: foi montado pela primeira vez por Francisco de Assis em 1223, com a inteno de mostrar e enfatizar a humildade e pobreza do nascimento de Jesus. EPIFANIA: (Cor: verde): Apario ou Dia de Reis. Comemora a manifestao de Jesus aos magos que, guiados pela estrela, foram visit-lo. A festa da Epifania, fixada em 6 de janeiro, tambm tem a ver com a chegada do Cristianismo aos palcios e a divulgao a pessoas em todos os lugares. QUARESMA / PAIXO: (Cor: violeta ou roxa): comea na Quarta-feira de Cinzas e compreendem os 40 dias anteriores Pscoa. o tempo de relembrarmos a obra e os sofrimentos de Jesus. Neste tempo temos muitas tradies que foram incorporadas a Quaresma, como por exemplo, o ato de no comer carne vermelha. DOMINGO DE RAMOS: lembra a entrada de Jesus em Jerusalm, quando foi recebido com festa pela populao, que espalhou ramos de palmeiras e at suas prprias roupas pelas ruas. SEMANA SANTA: Quinta-feira Santa lembramos o dia em que Jesus celebrou a Ceia com seus discpulos. Sextafeira Santa (Cor: preta) o dia da morte de Jesus na cruz, pelos nossos pecados. PSCOA (Cor: branca): comemora a ressurreio de Cristo trs dias aps a crucificao. A ressurreio o ponto de partida para entendermos o nascimento, atuao e morte de Jesus. A data coincide com a Pscoa judaica, marcada na primeira lua cheia da primavera (no hemisfrio sul, primeira lua cheia do outono). ASCENO: celebrada 40 dias aps a Pscoa. o dia de relembrarmos a subida de Jesus ao cu. PENTECOSTE: (Cor: vermelha): A festa de Pentecostes muito antiga. a segunda grande festa do ano judaico. Seu primeiro significado est ligado a terra. So sete semanas contadas do incio da colheita da cevada at o incio da colheita do trigo, ou seja, 50 dias aps a Pscoa. O segundo significado est relacionado com a histria de Israel, festejando o tempo de sada da libertao do Egito (Pscoa) at a entrega dos Mandamentos a Moiss no Monte Sinai. No novo testamento esta festa representa a vinda do Esprito Santo marco inicial da Igreja Crist; por isso tambm chamado de Aniversrio da Igreja. TEMPO DA TRINDADE (Cor: verde): perodo de 22 a 26 domingos aps Pentecoste. Tambm chamado de Tempo Comum. DOMINGO DA TRINDADE: Primeiro domingo aps Pentecoste. Trindade significa trs, e neste dia lembramos a obra de Deus Pai, de Jesus Cristo e do Esprito Santo sobre seus seguidores. DIA DA REFORMA: (Cor: vermelha): 31 de outubro de 1517 o Dia em que Martinho Lutero fixou suas 95 teses, na porta do castelo dando incio ao movimento protestante. FINADOS: Dia dois de novembro, esse dia dedicado a lembrana de nossos entes queridos que j partiram deste mundo. Mostra-nos a esperana de que assim como Cristo vive, ns poderemos viver com ele na eternidade pela f.

INTRODUO BBLIA
JESUS CRISTO O CENTRO, O CERNE, O CORAO DA BBLIA AT Gnesis 3.15 AT Promessa do Mesias NT Glatas 4.4 NT A promessa se cumpre em Jesus de Nazar

Gn 3.15: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea e tu lhe ferirs o calcanhar". Gl 4.4,5: "Vindo, porm, a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebssemos a adoo de filhos".

BBLIA SAGRADA
A palavra BBLIA vem do Grego BIBLOS que significa Coleo de Livros ou Biblioteca. A Bblia Sagrada Crist contm duas grandes partes, o Antigo Testamento e o Novo Testamento. A Bblia usada pelos Evanglicos contm 66 livros, j a Bblia usada pelos Catlicos contm 72 livros. Esses seis livros a mais so considerados Apcrifos pelos Evanglicos, esto inseridos no Antigo Testamento da Bblia usada pelos Catlicos. Apcrifos so livros que no se tem comprovao da Inspirao Divina.

17

A DIVISO DA BBLIA
Antigo Testamento (AT) 39 livros (escritos num perodo histrico de aproximadamente 1.400 anos, por vrios autores diferentes). Esses livros podem ser assim divididos: 17 Livros Historicos De Gnesis a Ester (Elevao e queda da nao hebraica dos quais os 5 primeiros formam o pentateuco, ou seja, os 5 livros da Lei) 05 Livros Poticos J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes e Cantares (Literatura da idade urea da nao hebraica) 17 Livros Profticos De Isaas a Malaquias (Literatura dos dias tenebrosos da nao hebraica) Lngua original em que foi escrito o AT: HEBRAICO E ARAMAICO Novo Testamento (NT) 27 livros (escritos em um perodo histrico de 100 anos) 4 Evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e Joo (Relato da vida, ensino e obra de Jesus Cristo) Atos dos Apstolos Livro histrico, conta a expanso da Igreja Crist no 1 sculo 21 Epistolas Cartas redigidas s igrejas (13 so de Paulo) Apocalipse de Joo livro proftico. Lngua Original em que foi escrito o NT Grego

A INSPIRAO DIVINA DA BBLIA


Apesar de a Bblia ter sido escrita por homens, cremos que ela a Palavra de Deus. Isso porque, esses homens escreveram sob a orientao e inspirao do Esprito Santo, o qual no permitiu que erro algum fosse registrado na Bblia. As passagens seguintes atestam isso: 2 Timteo 3.16 "Toda Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia". 2 Pedro 1.21 "Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Esprito Santo". Joo 10.35 "A Escritura no pode falhar"

OBJETIVO DA BBLIA
Muitas pessoas gostariam que a Bblia revelasse e falasse mais sobre questes polmicas como a origem do universo, dinossauros, dilvio, idade da terra, etc. Mas, estes e outros temas polmicos no so tratados porque o objetivo da Bblia no este e, sim, do Gnesis ao Apocalipse, fica claro que o objetivo mostrar que Jesus Cristo o nico Salvador de todos os Homens. Podemos v-lo nas seguintes passagens bblicas: Joo 5.39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e so elas mesmas que testificam de mim. Joo 8.31,32 - Se vs permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discpulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertar Joo 20.31,32 - Na verdade fez Jesus diante dos discpulos muitos outros sinais que no esto escritos neste livro. Estes foram registrados para que creiais que Jesus o Cristo o Filho de Deus, e para que, crendo tenhais VIDA em seu nome. 2 Timteo 3.15 - Desde a infncia sabes as sagradas letras que podem tornar-te sbio para a salvao pela f em Jesus Cristo. OBS: Este objetivo somente ser alcanado quando a Bblia for usada, anunciada e conhecida. (Romanos 10.17: A f vem pela pregao e a pregao pela palavra de Cristo).

A PALAVRA DE DEUS ETERNA


Apesar de todas as tentativas no passado e no presente de destruir, desmoralizar e desmerecer o contedo da mensagem bblica, ela continua sendo o livro mais vendido do mundo. A Bblia afirma: Mateus 24.35 - Passar o cu e a terra, porm as minhas palavras no passaro. 1 Pedro 1. 24,25 - Todos os seres humanos so como a erva do campo e a grandeza deles como a flor da erva. A erva seca e as flores caem. MAS A PALAVRA DO SENHOR DURA PARA SEMPRE.

FRASES NOTVEIS SOBRE A BBLIA


Abraham Lincoln: Creio que a Bblia o melhor presente que Deus j deu ao homem. George Washington: impossvel governar bem o mundo sem Deus e sem a Bblia. Napoleo: A Bblia no um simples livro, seno uma criatura vivente, dotada de uma fora que vence a quantos se lhe opem. Ferrar Fenton: Nas Escrituras hebraico-crists temos a nica chave que abre para o homem o Mistrio do Universo e, para esse mesmo homem, o Mistrio do seu prprio eu.

18
U.S. Grant: A Bblia a ncora-mestra de nossas liberdades. Robert E. Lee: Em todas as minhas perplexidades e angstias a Bblia nunca deixou de me fornecer luz e vigor. Horace Greeley: impossvel escravizar mental ou socialmente um povo que l a Bblia. Os princpios Bblicos so os fundamentos da liberdade humana. Immanuel Kant: A existncia da Bblia, como livro para o povo, o maior benefcio que a raa humana j experimentou. Todo esforo por depreci-la um crime contra a humanidade. William Herschel: Todas as descobertas humanas parecem ter sido feitas com o propsito nico de confirmar cada vez mais fortemente as verdades contidas nas Sagradas Escrituras. Goethe: Continue avanando a cultura intelectual; progridam as cincias naturais sempre mais em extenso e profundidade; expanda-se o esprito humano tanto quanto queira; alm da elevao e da cultura moral do cristianismo, como ele resplandece nos Evangelhos, que no iro. Isaac Newton: H mais indcios seguros de autenticidade na Bblia do que em qualquer histria profana. Coelho Neto: Homem de f, o livro de minha alma, aqui o tenho: a Bblia. No o encontro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre minha cabeceira, mo. dele que tiro a gua para a minha sede de verdade; dele que tiro o blsamo para as dores das minhas agonias. D. Pedro II: Eu amo a Bblia, leio-a todos os dias e quanto mais a leio mais a amo. H alguns que no gostam da Bblia, eu no os entendo, no compreendo tais pessoas. Amo a sua simplicidade e suas repeties e reiteraes da verdade. (Obs: sua Bblia encontra-se na Biblioteca Nacional do Rio, com as suas anotaes.)

VIDA E OBRA DE JESUS CRISTO


- Perodo Intertestamentrio: o perodo entre os dois testamentos (AT e NT), que envolve praticamente 400 anos de histria do povo judeu, dos quais a Bblia nada fala a respeito da nao judaica. O ltimo registro feito no tempo de Neemias e Esdras, que lideraram o retorno do exlio da babilnia, a reconstruo de Jerusalm, do muro da cidade e do prprio templo. Mas, esses 400 anos de histria so fundamentais para compreendermos o contexto social, poltico, cultural e religioso em que Jesus Cristo nasceu e viveu. A partir do estudo da histria das grandes naes e imprios, descobrimos que nesses 400 anos, os judeus passaram por situaes adversas e de grandes dificuldades. - Vida e Obra de Jesus: O anjo Gabriel visita Maria, uma jovem temente a Deus, que vivia na cidade de Nazar e lhe anuncia de que ela seria a me do Salvador. Maria era noiva de Jos, com quem se casou aps saber que seria a me do Salvador. No tempo marcado por Deus, Joo Batista nasceu. Como era o plano de Deus ele veio preparar o caminho para Jesus, pregando batismo (da o Batista) de arrependimento para os pecadores. Dessa forma, veio preparar o povo para que recebessem o Salvador. Foi Joo quem batizou Jesus no rio Jordo. Ele foi decapitado por Herodes, pedido de sua amante Herodias. - O nascimento de Jesus - Podemos destacar: O decreto do imperador Csar Augusto, obrigando um recenseamento de toda a populao do Imprio Romano. Com o recenseamento deveria ser feito na cidade natal, Jos e Maria foram obrigados a fazer a viagem de Nazar (Galilia) para Belm, na Judia, porque eram da descendncia de Davi, cuja cidade natal era Belm. Como a cidade de Belm recebeu muitos visitantes nesses dias, Jos e Maria no encontraram lugar em hospedarias, obrigando-se a passar a noite numa estrebaria; Assim, Jesus, o filho de Deus, nasce numa humilde estrebaria e deitado numa manjedoura ou coxo onde comiam os animais. Enquanto Jesus, o filho de Deus nascia em Belm, no anonimato, Jerusalm est na maior agitao. Para o nascimento no passar no total anonimato, Deus envia seus anjos aos pastores nas campinas de Belm que lhes trazem a mensagem no tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notcia para vocs, e ela ser motivo de grande alegria tambm para todo o povo! Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocs o Messias, o Senhor (Lucas 2.10,11). Depois de receberem essa notcia do anjo, os pastores vo at Belm, encontram a criana deitada na manjedoura, como lhes anunciara o anjo. Conforme Mateus 2.1-12, Deus colocou no cu o sinal de uma estrela anunciando o nascimento de seu Filho aos magos do oriente, que deixando sua terra e seguindo a estrela, chegam at Belm, onde encontram o menino e lhe oferecem os seus presentes: ouro, incenso e mirra. Antes de encontrar o menino Jesus em Belm, os magos do oriente, passaram em Jerusalm, onde consultaram o rei Herodes sobre o local do nascimento do menino. Quando soube do seu nascimento, Herodes pensou tratar-se de um concorrente e resolveu eliminar a criana. Pediu para que os magos retornassem a Jerusalm para inform-lo sobre o paradeiro do menino. Como os magos foram orientados por Deus a retornar a suas casas por outro caminho, Herodes sentiu-se trado e como represlia mandou matar todas as crianas de trs anos para baixo, em Belm e arredores. Avisados por um anjo, Jos, Maria e o menino Jesus fugiram para o Egito, onde ficaram at a morte de Herodes.

19
- A infncia de Jesus : Aps a morte de Herodes, a famlia de Jesus volta para a cidade de Nazar, na Galilia, onde Jos exerce a profisso de carpinteiro. Quando adulto, por isso, Jesus muitas vezes chamado de nazareno. Depois do retorno a Nazar, a nica vez que a Bblia fala de Jesus quando ele tem a idade de 12 anos e acompanha seus pais ao templo, em Jerusalm para ali participarem da festa da Pscoa. Conforme Lucas 2.41-52, quando a festa terminou, sem que os pais o soubessem, Jesus ficou no templo discutindo com os doutores e professores da lei de igual para igual. Aps quatro dias de procura, foi encontrado por Jos e Maria. Depois desse episdio no templo nenhum registro feito na Bblia a respeito de Jesus at o incio do seu ministrio. Por que no? Porque o objetivo da Bblia nos mostrar que Jesus o Salvador, que veio reconciliar os homens com Deus, atravs da sua morte e ressurreio. E essa fase de sua vida no faz nenhuma diferena ao plano de salvao de Deus. Por isso, no so feitos esses registros. A nica coisa que se sabe dele nessa fase o que diz Lucas: O menino crescia em sabedoria, estatura e graa diante de Deus e diante dos homens (Lucas 2.52) - O Ministrio de Jesus: Quando Jesus alcanou a idade de 30 anos, e, com isso, segundo a tradio judaica a sua maior idade, iniciou oficialmente o seu ministrio. O que marcou esse incio foi o batismo no rio Jordo, feito por Joo Batista. Depois disso, segundo Mateus 4.1-11, Jesus passou 40 dias no deserto sendo tentado por Satans. Seu ministrio durou trs anos e meio. O principal foi o de preparar o grupo dos apstolos para a sua misso de sair pelo mundo e divulgar o evangelho a toda a criatura. Depois que Jesus terminou sua misso de salvar os homens ou reconcili-los com Deus atravs de sua morte e ressurreio, seria preciso que algum sasse pelo mundo para contar tudo o que Ele realizou. Para tanto, preparou esse grupo de apstolos, que lideraram mais tarde o trabalho de testemunho do evangelho de Jesus Cristo. Em relao a sua obra podemos destacar: a realizao de milagres - provando atravs deles que ele era verdadeiro Filho de Deus; o ensino atravs de parbolas Parbolas so histrias ou comparaes tiradas do dia a dia e que trazem lies simples e ao mesmo tempo profundas de ordem moral, tica e espiritual. Vale ressaltar que entre os judeus, o ensino no tempo de Jesus estava sob a responsabilidade dos escribas, cuja nfase maior estava no decorar as leis e promessas do AT. No havia muita reflexo e, conseqentemente o povo no tinha muita autonomia. Fazia-se aquilo que os lderes ordenavam. - Mensagem: Jesus veio trazer uma proposta nova e revolucionria de ensino, cujo objetivo maior levar AUTONOMIA ESPIRITUAL. Essa proposta de Jesus um ensino contextualizado, reflexivo, significativo, simples e profundo atravs de suas famosas parbolas. Os evangelhos registram mais de 50 parbolas. Podemos dizer que as parbolas so situaes comuns do dia a dia, atravs das quais Jesus deixa lies de ordem espiritual. Jesus as contou para provocar reaes nas pessoas e for-las a tomar decises. Que pensais vs? A forma do argumento era mais ou menos nesta direo: em virtude desta questo a respeito do reino, que atitude tomareis? Que fareis diante de tal situao? Como vo sair dessa? Assim, as parbolas no eram simples histrias de entretenimento, mas comparaes da vida real para suscitar idias anlogas (polmicas) com relao ao reino de Deus. O propsito era levar as pessoas a pensar no reino, a raciocinar a respeito do mistrio do reino e tomar uma deciso em face ao reino. Ela no traz lies explicitas e, por isso, exige que o auditrio raciocine e se esforce para achar o sentido da parbola. Quem tem "preguia mental" no percebe sua riqueza. - O desfecho da sua Obra: preciso deixar claro que Jesus tinha conscincia da sua misso: sua morte e ressurreio no foram um acidente, mas faziam parte do plano estabelecido pelo Pai para reconciliar os homens com Deus. E Jesus sabia disso desde o seu incio. Por isso, vrias vezes fala e prediz sua morte e ressurreio. Na entrada triunfal em Jerusalm no Domingo de Ramos , Jesus recebido e aclamado como um rei pelo povo, que estende ramos de rvores e roupas para Jesus passar (da domingo de ramos). Mas o mesmo povo que o aclamou como rei, na sexta-feira santa gritava crucifica-o, crucifica-o. a ltima e decisiva viagem de Jesus a Jerusalm, que comemorava a grande festa da Pscoa, quando a cidade chegava a receber 120 mil turistas. Durante o dia Jesus ficava na cidade; noite recolhia-se com seus discpulos em Betnia, provavelmente na casa dos irmos Lzaro (a quem ressuscitara), Marta e Maria. Os escribas e fariseus haviam transformado o ptio do templo num grande mercado pblico, onde se fazia o cambio do dinheiro que os turistas traziam e se vendiam os animais para o sacrifcio no templo. Indignado com essa situao, Jesus derruba as mesas dos cambistas, solta os animais e diz A casa de meu Pai ser chamada casa de orao, mas vs a transformastes em covil de ladres. Esse gesto de Jesus despertou a ira dos lderes, que prejudicados em seus negcios e com inveja do sucesso de Jesus resolveram mat-lo. S no o prenderam por medo do povo. Na instituio da Santa Ceia na quinta-feira noite, Jesus se reuniu com seus discpulos para comemorar com eles a festa da pscoa, instituda por ocasio do xodo do Egito e comemorada todos os anos. Durante a ceia pascal, Jesus

20
institui uma nova ceia: a santa ceia. Nela Jesus, aps abenoar o po e o vinho, diz: Tomai e comei, isto o meu corpo ... tomai e bebei, isto o meu sangue(Marcos 14.22-25). Durante esta ceia, Jesus tambm lavou os ps aos discpulos dizendo-lhes Eu vos dei o exemplo para que vs faais o mesmo. O traidor Judas foi identificado e se retirou para encontrar-se com os lderes do Sindrio, combinando receber 30 moedas de prata (o preo de um escravo) para lhes entregar Jesus quando estivesse longe do povo.Judas sabia que Jesus estaria ali, porque todas as noites Ele ia at o Jardim para orar. Com um beijo ele identificou Jesus, que foi preso e levado para o julgamento. O julgamento teve 4 instncias: Sindrio tribunal poltico religioso dos judeus que julgou e condenou Jesus morte por ter admitido ser Filho de Deus; Pilatos - governador romano da regio da Judia e que estava em Jerusalm por causa da festa. Convencido da inocncia de Jesus, mas no querendo indispor-se com os lderes judaicos, quando soube que Jesus era da Galilia, enviou-o a Herodes, que tambm se encontrava na cidade; Herodes governador romano da Galilia, responsvel pela execuo de Joo Batista, quis divertir-se com Jesus. Como este no lhe deu ateno, mandou-o de volta at Pilatos; Pilatos Todas as evidncias apontavam para a inocncia de Jesus. Por isso, Pilatos fez vrias tentativas de solt-lo: mandou ridiculariz-lo colocando-lhe uma coroa de espinhos; mandou que fosse aoitado; colocou-o ao lado de um criminoso conhecido como Barrabs e mandou que o povo escolhesse um dos dois para ser solto. Mas, influenciado pelos lderes, o povo clamava pela condenao de Jesus. Pilatos, ento lavou suas mos, querendo inocentar-se da condenao a Jesus e o entregou para ser crucificado. - Morte e ressurreio: Como todos os condenados morte por crucificao, Jesus foi obrigado a carregar sua cruz at o Glgota ou Calvrio, lugar em que foi crucificado. Essa aconteceu por volta das 9h da manh e sua morte ocorreu por volta das 15h. Durante as 6h que permaneceu na cruz, Jesus pronunciou 7 palavras ou frases, que revelam o profundo amor dEle para com a humanidade: Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem (Lucas 23.34); Em verdade te digo que hoje mesmo estars comigo no paraso (Lucas 23.43); Mulher, eis a o teu filho...eis a a tua me (Joo 19.26,27); Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus 27.45,46); Tenho sede (Joo 19.28); Est consumado (Joo 19.30); Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito (Lucas 23.46). Jesus enfrentou o sofrimento fsico, moral e espiritual, sendo escarnecido, zombado, humilhado, abandonado pelo prprio Pai. Com isso Ele cumpriu a lei de Deus e pagou a dvida que os homens tinham com Deus por causa dos seus pecados. Assim, o est consumado, um grito de vitria que pode ser entendido como est pago! Est concludo! A obra da salvao est concretizada!. Isto podemos ver em passagens como estas: Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo...Aquele(Jesus) que no conheceu pecado, Deus o fez pecado por ns, para que nele fssemos feitos justia de Deus (2 Co 5.19, 21) Na pscoa, Jesus ressuscitou. Quando amigos e inimigos pensavam que tudo tinha terminado, eis que Deus reserva surpresas para a manh de domingo. Segundo os evangelhos, algumas mulheres foram no domingo cedo prestar sua ltima homenagem ao corpo sem vida de Jesus. Chegando l, no entanto, foram surpreendidas com a mensagem do anjo no tenham medo! Sei que vocs esto procurando Jesus que foi crucificado, mas ele no est aqui; j ressuscitou, como tinha dito.(Mateus 28.5,6). Essa mensagem muda tudo, pois a ressurreio prova que Jesus , de fato, o filho de Deus e verdadeiras todas as suas promessas. Durante 40 dias Jesus apareceu aos seus discpulos vrias vezes (ver Mateus 28.16-20; Marcos 16.9-16; Lucas 24.13-52; Joo 20.11 at 21.25 e 1 Corntios 15.1-58), dando-lhes a certeza de sua ressurreio. Alis, segundo o apstolo Paulo, a ressurreio de Cristo a mensagem principal da igreja e a base para a f dos cristos. Ele diz Se Cristo no ressuscitou, no temos nada para anunciar e vocs no tem nada para crer(1 Co 15.14). E diante disso conclui Cristo ressuscitou, e isto a garantia de que os mortos ressuscitaro (1 Co 15.20). Portanto, a ressurreio de Jesus Cristo a garantia de que Ele o Salvador da humanidade e ao mesmo tempo a garantia de que os mortos tambm ressuscitaro. - Ascenso e ordem: Aconteceu 40 dias aps a sua ressurreio, em Betnia, no Monte das Oliveiras, na presena de 120 pessoas (Atos 1.15) que eram todos os seguidores de Jesus nesse momento. preciso ressaltar que a ascenso de Jesus uma espcie de ato pedaggico, que tem como objetivo mostrar aos discpulos de que a misso dEle na terra tinha terminada e de que a misso da igreja (seguidores de Jesus) deveria comear. A misso dos discpulos era de testemunhar, proclamar e anunciar ao mundo tudo o que Jesus realizou, ou seja, anunciar a sua obra ou pregar o evangelho. Por isso, antes de subir ao cu, Jesus ordenou aos seus seguidores (igreja): Sereis as minhas testemunhas, comeando em Jerusalm, na Judia, na Samaria e at aos confins da terra (Atos 1.8); Ide e pregai o evangelho a toda a criatura (Marcos 16.16); Ide e fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, e ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado(Mateus 28.19,20) . Jesus promete a sua igreja Eis que estou convosco todos os dias at o fim do sculo (Mateus 28.20).

HISTRIA DA IGREJA CRIST

21
- Igreja: Vem do termo grego ekllesia que significa reunio ou assemblia . Compreende-se igreja em dois sentidos: a) visvel refere a um determinado grupo religioso de cristos crentes coexistindo com pessoas com interesses diversos; b) invisvel refere-se a todos os cristos que tem um verdadeiro e sincero relacionamento com Deus independentemente de denominao religiosa da qual Jesus denomina como sendo os ramos e o apostolo Paulo como a comunho dos santos, a noiva de Cristo, o edifcio cujo fundamento Cristo ou como o corpo de Cristo. - O inicio: De acordo com o livro de Atos dos Apstolos, todo o desfecho da obra de Cristo, sua ascenso e o pentecostes (quando a igreja efetivamente iniciou seu testemunho da obra de Cristo), aconteceram em Jerusalm por volta do ano 33 a 34 AD (Anno Domine Ano de Nosso Senhor). O pentecostes aconteceu 10 dias aps a ascenso de Jesus e 50 dias aps a Pscoa. Marca e celebra a descida do Esprito Santo sobre os seguidores de Jesus (120 pessoas), dando-lhes poder e coragem para anunciar Jesus Cristo Salvador. Naquele dia, aps o testemunho de Pedro, houve cerca de 3000 batismos em Jerusalm. Esse fato marca o incio da atuao da Igreja Crist e considerado o aniversrio da igreja crist. A primeira Comunidade Crist foi organizada em Jerusalm. Havia comunho, amor ao prximo e, sobretudo, testemunho em palavras e exemplos, por parte de todos os que aderiam ao cristianismo. E cada dia aumenta o nmero de seguidores de Cristo. O livro de Atos, especialmente o capitulo 2, relata os detalhes do incio do trabalho da Igreja Crist, como era sua vida, ou seja, de muita consagrao e amor fraternal. Toda a vida dessa igreja pode ser resumida num versculo E todos continuavam firmes no ensino dos apstolos, viviam em amizade uns com os outros e se reuniam para as refeies e as oraesAt 2.42. A conseqncia dessa maneira de viver E cada dia o Senhor juntava quele grupo as pessoas que iam sendo salvas (At 2.47) - A vida e obra de Saulo/Paulo : um dos maiores missionrios da igreja crist de todos os tempos, de quem precisamos falar o seguinte:Teve a formao de fariseu aos ps do maior mestre da poca, chamado Gamaliel, tornouse perseguidor dos cristos e foi o responsvel pelo martrio de Estevo (Atos 8.1), primeiro mrtir cristo. No satisfeito em perseguir os cristos em Jerusalm e arredores, dirige-se at Damasco para ali prender mais cristos. S que caminho de Damasco que acontece a mudana de sua vida. Sua converso aconteceu quando est caminho de Damasco e tem um encontro com Cristo, que lhe pergunta Saulo, Saulo, por que me persegues? A partir desse encontro a vida de Paulo passa por uma profunda transformao. Ele fica anos estudando e revendo seus conceitos de rigoroso fariseu , para entender que Jesus Cristo o Messias prometido por Deus no AT e esperado pelos judeus (ler Atos 9). Depois desses 14 anos de retiro, enviado pela Igreja de Antioquia, juntamente com Barnab para sua 1 Viagem Missionria. Assim, ele se torna o maior evangelista de todos os tempos: fez 3 viagens missionrias e escreveu 13 cartas ou epstolas do Novo Testamento (Romanos, I Corntios, II Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossensses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timteo, II Timteo, Tito, Filemon). Foi em Roma, para onde foi levado como prisioneiro , que Paulo sofreu o martrio por volta de 67 d.C., sendo decapitado a mando do imperador Nero. Alm de Paulo, os demais apstolos tambm saram pelo mundo a anunciar Jesus Cristo. Cada cristo, comeando por aqueles que foram batizados no dia de Pentecostes, testemunhava em palavras e exemplos o Evangelho. Isso fez com que em poucos anos o cristianismo fosse conhecido em todo o imprio e tivesse igrejas prsperas em quase todas as cidades do Imprio Romano. - Expanso: O surpreendente crescimento e propagao do cristianismo nas primeiras dcadas, deve-se: 1) ao testemunho pessoal de cada cristo por palavras e exemplos de vida (coerncia entre teoria e prtica; discurso e ao); 2) O trabalho missionrio de Paulo e dos demais apstolos; 3) A Pax romana, isto , o fato de todo o imprio estar em paz, sob o governo de um nico imperador e no haver fronteiras, facilitou as viagens missionrias dos apstolos e contribuiu decisivamente para a expanso do cristianismo. - Oposio e perseguio: O Sindrio (formado por 70 lderes) e que fora o responsvel pela morte de Jesus, continuou perseguindo os seus seguidores. Saulo, como j foi visto anteriormente, foi o responsvel pelo martrio de Estvo e perseguiu a outros cristos. O Sindrio prendeu os apstolos, perseguiu e dificultou a vida da igreja crist nos primeiros anos, principalmente em Jerusalm e arredores. Nos primeiros anos, como era de se esperar, no houve nenhuma preocupao com o cristianismo, considerado mais uma briga religiosa judaica pelo governo de Roma. Mas, a partir do governo de Nero, essa situao mudou radicalmente. Comeando por Nero, o cristianismo foi sistematicamente perseguido pelos romanos pelos 250 prximos anos. Nesse perodo de perseguies, destacaram-se alguns imperadores relacionados abaixo e que foram implacveis em perseguir, prender e executar milhares de cristos, primeiro em Roma e, depois, em todo o Imprio.

22
Nero foi primeiro imperador a perseguir oficialmente o cristianismo. Conta histria que em 64 d.C. incendiou uma parte da cidade de Roma e quando a opinio pblica buscava um culpado, ele acusou os cristos. Iniciou, por isso, contra eles uma violenta perseguio, sendo que um dos primeiros a ser martirizado foi o apstolo Paulo (67 d.C.) e Pedro foi executado logo depois. Segundo a tradio, Paulo foi decapitado e Pedro crucificado de cabea para baixo. Domiciano (96 d.C.) acusou os cristos de ateus, porque no prestavam o culto ao imperador. Baniu o apstolo Joo para a ilha de Patmos, onde este recebeu de Deus as revelaes do livro do Apocalipse. Stimo Severo (193 a 211 d.C.) estendeu a perseguio aos cristos por todo o imprio, principalmente na frica (Egito), onde cristos eram queimados, crucificados e degolados. Dcio (249-251 d.C.) atribuiu o declnio econmico do Imprio ao abandono da cultura e religio romanas. Isso, no deixa de ser um elogio ao cristianismo, porque mostra que os cristos viviam a sua f e faziam diferena pela sua prtica crist Diocleciano ( 284-305 d.C. ) Decretou 3 Editos contra os cristos: destruio dos templos, confisco dos livros sagrados e aprisionamento do clero. Apesar dessa violenta perseguio sofrida pelos cristos, em nenhuma outra poca a igreja cresceu tanto quanto nesses 250 anos. Isso fez algum dizer: O sangue dos mrtires era a semente da igreja. Houve entre 2 e 7 milhes de mrtires cristos (pessoas que foram executadas). Com certeza, a firmeza de f, o exemplo de confiana e, acima de tudo, a coerncia entre a teoria e a prtica na vida dos cristos, foi a principal causa desse crescimento. - Tolerncia ao Cristianismo e conseqncias: Aps quase trs sculos de dura perseguio, inicia uma nova fase na vida da igreja crist. Primeiro de tolerncia, depois de aceitao e, por fim, de exclusividade do cristianismo no imprio romano e proibio de cultos no cristos. Destacam-se nessa fase, trs imperadores: 1) Galrio - Em 311 d.C esse imperador assinou o Edito de Tolerncia dando, pela primeira vez, amparo legal ao Cristianismo no Imprio Romano; 2) Constantino Segundo a tradio teria sido o 1 Imperador cristo. Em 313 d.C assinou o Edito de Milo, elevando cristianismo religio lcita. A maioria dos sditos passam a professar o cristianismo, apesar de no conhecer quase nada dele. Cidades inteiras eram batizadas e, com isso, consideradas crists; 3) Teodsio - 391 d.C. Atravs de um decreto, probe o culto pago politesta e adota o cristianismo como religio oficial do imprio. Essa nova situao se transforma ponto negativo e retrocesso para a igreja crist, porque pessoas no convertidas, que no conheciam nada do evangelho e no tinham compromisso com Jesus Cristo e sua causa, tornaram-se cristos. Isso trouxe muitos problemas para igreja, tais como: falta de coerncia entre teoria e prtica, uma vez que muitos aderiam ao cristianismo por convenincia e no por convico; introduo do culto s imagens, como conseqncia das prticas politestas que muitos convertidos ainda observavam; mistura entre poder eclesistico e poltico, sendo que muitas vezes o imperador escolhia os bispos e outras vezes os bispos escolhiam o imperador; preocupao com poder maior entre os bispos das diferentes igrejas, o que acabou provocando o 1 Cisma (diviso) da Igreja Crist em 1054. - Centro do Cristianismo: Durante os primeiros sculos, no existia uma estrutura administrativa na igreja crist, nem uma preocupao com hierarquia ou poder. Com o passar dos anos, no entanto, 5 cidades comearam a destacarse como centros maiores e seus bispos a reivindicar poder e autoridade maior na igreja mundial. Essas cidades foram: Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalm. Com o passar dos anos e, principalmente com o advento do islamismo (em 622 em Medina e Meca, tendo como uma das causas o culto s imagens com o qual Maom no concordava), Jerusalm, Antioquia e Alexandria perderam sua influncia e o poder polarizou-se entre Constantinopla e Roma. Por questes administrativas e doutrinrias, aconteceu a primeira ciso da igreja crist em 1054.

- O Cisma de 1054: Este cisma (diviso) teve causas polticas e doutrinrias como:
- havia um lder maior (bispo) em cada uma das duas cidades (Roma e Constantinopla); os dois lutavam por poder dentro da Igreja e procuravam ascender em termos de poder dentro da estrutura governamental (disputa por poder); - certas diferenas doutrinrias como: o uso de imagens nas igrejas era praticado no Ocidente, enquanto que no Oriente as imagens no eram toleradas (a Igreja no Ocidente tinha as imagens como sendo a Bblia dos indoutos); - A Igreja no Oriente vivia uma realidade mais sria quanto ao estudo e ensino da Doutrina Bblica. No lado Ocidental o ensino da Palavra de Deus era feito de forma bastante superficial; - No Oriente os padres podiam contrair npcias (casar!), enquanto que no Ocidente tal possibilidade era vedada em razo do voto do celibato; - No Ocidente usava-se o latim nas missas, no Oriente o grego; Como no houve acordo, esses fatos causaram o 1 Cisma (diviso) da Igreja Crist. No dia 16.07.1054, Leo IX excomungou Miguel Cerulrio e seus seguidores, acusando-os de heresia (ensinar doutrina falsa). Questionando e no reconhecendo o poder do bispo de Roma sobre a Igreja Universal, o bispo de Constantinopla, pelo mesmo motivo, isto , por heresia, excomungou o bispo de Roma e todos que concordassem com ele. Todo mundo excomungou todo mundo e, na prtica, surgiram duas igrejas crists: a) Igreja Catlica

23
Apostlica Romana, com sede em Roma e tendo o bispo de Roma como chefe mundial; b) Santas Igrejas Catlicas Ortodoxas Orientais , com sede em Constantinopla e tendo seu bispo como lder mundial. Entre as conseqncias dessa briga entre Oriente e Ocidente, destacamos: a) Monasticismo pessoas preocupadas em alcanar a salvao, abandonam seus bens, entram em Mosteiros, para ali viver em obedincia, pobreza e celibato; b) Cruzadas Chamadas de Guerras Santas, foram organizadas por diferentes papas, tendo como objetivo reconquistar Jerusalm e a terra santa dos muulmanos. Ou seja, enquanto os bispos da igreja crist brigavam por poder, o Islamismo foi alastrando sua influncia e conquistando milhares de adeptos nas cidades onde antes predominava o cristianismo.

O MOVIMENTO DA REFORMA DE 1517 REFORMA PROTESTANTE OU LUTERANA


O DESAFIO DE COMPRENDER A REFORMA A Reforma precisa ser compreendida numa viso crtica. Apesar de ser um movimento fundamentalmente de carter religioso, liderado por um monge da ordem dos Agostinianos, Martinho Lutero, ela tem um carter pluricausal. A) Entre os fatores que contriburam para a Reforma esto: Renascena: movimento de reflorescimento da erudio, do pensamento filosfico de Aristteles. H uma renovao da arte e da cultura, fortalecimento do humanismo, novas invenes,... Um das marcas da Reforma de Lutero o racionalismo e o individualismo no pensamento religioso, marcas da Renascena. Expanso comercial: grandes e novas descobertas, viagens martimas, mercantilismo, Situao poltica: A Igreja Catlica detinha um poder religioso-poltico sobre quase toda Europa. Havia um desejo de "libertao" dos prncipes e reis do jugo papal. Esprito nacionalista: incentivou a quebra do poder tutelar quase universal da Igreja Catlica sobre os diversos Estados da Europa. Valorizao da lngua, cultura e poder nacional. Criao de religies nacionais. Situao econmica: surgimento de uma nova classe social, a burguesia, base para o desenvolvimento capitalista moderno. A Igreja via a riqueza como uma tentao que podia afastar o ser humano de Deus. A realidade dos camponeses: viviam num estado de misria e semi-escravido, pagando altos impostos aos senhores feudais e dzimos igreja (bi-tributao). Gerou movimentos de revolta contra os poderes institudos (Guerra dos Camponeses). Corrupo nas ordens clericais: em Roma havia uma feira que vendia bispados e dioceses. Vendia-se relquias "sagradas" tais como: cabelos de Joo Batista, dentes de So Jernimo, a bacia de Pncio Pilatos, espinhos da coroa de Cristo, palhas do bero de Jesus, moedas de Judas Iscariotes,... A Igreja tinha virado um grande e lucrativo comrcio. Outros exemplos de corrupo: promiscuidade sexual (Bispo Henrique de Lige tinha 65 filhos ilegtimos, as "pernadas" dos frades de So Teodardo,... Simonia: era prtica comum a compra de cargos eclesisticos por parte de leigos. Um nobre poderia comprar um cargo de bispo, arcebispo ou de cardeal, usufruindo de todas as regalias e poderes que o ttulo religioso conferia. Isto gerou uma promiscuidade no alto clero, que ajudou a desacreditar a Igreja perante o povo. Aps a Reforma a Igreja Catlica extinguiu a prtica da simonia. Gutenberg: o uso da impresso tipogrfica permitiu a cpia da Bblia em escala maior, disseminando o princpio da Reforma, de que cada cristo deveria ter acesso livre leitura e interpretao da Palavra de Deus. Impulsionou a quebra do "poder" monoltico que a Igreja tinha acerca das verdades divinas da Escritura Sagrada. A situao da Alemanha no sc. XV (bero da Reforma): no tinha um poder centralizado; havia vrios senhores feudais; economia agrria; pagamento de impostos feudais e dzimo da Igreja; a Igreja Catlica era proprietria de grandes extenses de terra. Surgimento de ordens religiosas mendicantes: aps o Cisma de 1054 foram surgindo vrias seitas e movimentos que contestavam os dogmas papais e sugeriam uma vida de total desapego aos bens materiais. Afirmavam que a Igreja deveria ser pobre e humilde tal como fora Jesus Cristo. Ordem dos Franciscanos, Valdenses, Albigenses, ...

24 Pr-reformadores: antes de Martinho Lutero vrios outros religiosos j lutavam contra os rumos que a Igreja estava tomando. Vrios foram mortos como John Huss, queimado pela Inquisio. Savonarola, Pedro Valdo, Guilherme de Ockam, Francisco de Assis, John Wycliff so alguns dos chamados prreformadores, que prepararam o caminho para a reforma de Martinho Lutero. Questo religiosa: em 31 de outubro de 1517 Lutero prope um debate sobre a questo da venda das indulgncias, afixando 95 teses na porta da Catedral do Castelo de Wittenberg. Nelas, afirma que o ser humano no salvo pelas indulgncias, ou pelo papa, ou pela igreja ou pelas obras que faz, mas que salvo unicamente pela f em Cristo, na obra realizada por Ele na cruz. Ficou conhecida como a Teologia da Cruz. S se conhece o amor de Deus pelos homens a partir da obra do Salvador Jesus Cristo na cruz. Observao importante sobre a questo religiosa: na Idade Mdia se ensinava que Deus era um carrasco, um juiz severo e vingativo. Se voc no cumpria o que Deus exigia voc tinha que pagar pelo erro cometido para poder se relacionar com Deus e assim obter sua salvao. Da surgiu a grande fonte geradora para a compra e venda das indulgncias (compra do perdo, que variava no seu valor de acordo com a gravidade do pecado cometido). Para Lutero, o perdo no podia ser comprado, mas eram necessrios o arrependimento sincero, a confiana na graa e misericrdia de Deus e o desejo de mudar de atitude. chamada de Teologia da Graa. "Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs, dom de Deus; no por obras, para que ningum se glorie". Efsios 2.9-10 FATOS DE DESTAQUE NO PROCESSO DA REFORMA (Livro texto - p.117 ss) Dieta de Worms (1521): convocada pelo Imperador Carlos V para obter a retratao de Lutero e a submisso dos prncipes alemes que queriam libertar seus domnios. Como no conseguiram, foi assinado o Edito de Worms, para extinguir pela fora as tropas protestantes. Guerras religiosas na Alemanha: feitas por nobres empobrecidos, com pretexto religioso, para reaverem seus bens e terras da igreja. Destacam-se as revoltas dos Nobres e dos Camponeses. 2 .a Dieta de Espira (1529): protesto dos prncipes; da o nome de "protestantes". Nela foi firmada a paz entre Carlos V, Francisco I e o Papa Clemente VII, que se uniram contra o avano da Reforma (houve muitos atritos polticos entre os trs). Dieta de Augsburgo (1530): Melanchton sintetizou a doutrina de Lutero; surge a Confisso de Augsburgo. Liga de Esmalcalda (1531): organizada pelos prncipes protestantes para combater o Imperador Carlos V. Paz de Nuremberg: para combater o exrcito turco, liderado por Solimo, o Magnfico, que estava prestes a invadir o Sacro Imprio e implantar a f muulmana entre os cristos, Carlos V precisou pedir auxlio econmico e militar aos poderosos exrcitos dos prncipes germnicos, assinando a Paz de Nuremberg em 1532; aps vrias outras guerra civis, em 1555 houve a assinatura da Paz de Augsburgo; com isso cada prncipe poderia escolher a religio a ser seguida por seus sditos em seus domnios.

- A base e fundamento da Reforma: Como j foi dito, a Reforma foi um movimento que se
desenvolveu dentro de um contexto religioso conturbado e preocupante. Apesar de ter sido liderado por Lutero, contou com o auxlio de muitos colaboradores. Para citar apenas um: Felipe Melanchton. Todo o processo da Reforma, o ensino de Lutero e a prtica da Igreja Luterana at hoje podem ser resumidos nos seguintes trs princpios: 1. Somente pela Escritura (Sola Scriptura) A nica fonte de revelao de Deus e, portanto, base de doutrina e prtica da igreja a Escritura Sagrada BBLIA; 2. Somente pela Graa (Sola Gratia) A salvao do Homem fruto da graa, misericrdia e amor de Deus. No fruto de mrito humano; 3. Somente pela F (Sola Fide) Essa salvao se torna propriedade da pessoa, atravs da f em Jesus Cristo. Portanto, o Homem salvo pela f em Jesus Cristo, por causa da infinita graa e misericrdia de Deus, revelada no Evangelho Salvador da Escritura Sagrada. LUTERO: O EDUCADOR Uma das marcas da Reforma foi o impacto da mesma na educao da Alemanha. A primeira escola luterana foi criada em 1524, em Magdeburgo, que foi o incio da criao de inmeras outras escolas

25 elementares, que contriburam para o sucesso da Reforma. Lutero, ao defender a criao das escolas disse: Seria bom e justo...que sempre que se d um florim para a luta contra os turcos, se dem cem para a educao. Na poca de Lutero havia bons professores, mas grande parte das crianas no tinha instruo adequada. Lutero e seus colaboradores adaptaram os currculos das escolas s necessidades especficas da Reforma, dividindo-a em trs nveis, com estudos especficos para cada nvel. Lutero tambm insistiu que as escolas tivessem salas e materiais didticos adequados e enfatizou a necessidade de se terem boas bibliotecas. Um dos aspectos mais relevantes em Lutero como educador foi sua nfase em permitir que tambm as meninas tivessem acesso educao regular. Tambm insistia que os cofres pblicos providenciassem bolsas de estudo para alunos carentes, o que possibilitou que a educao deixasse de ser um privilgio dos ricos.
- A Igreja Evanglica Luterana do Brasil (IELB) - A Igreja Evanglica Luterana do Brasil originria do

trabalho missionrio desenvolvido a partir de 1900 pelo Snodo Evanglico Luterano de Missri, Ohio e outros estados, conhecido, desde 1847, como The Lutheran Church - Missouri Synod. Este snodo foi fundado em 1847. Formou-se sob a direo do pastor Carl Ferdinand Wilhelm Walther, que, em 1838, havia emigrado da Alemanha para os Estados Unidos por razes de conscincia. Em 1817, o rei da Prssia, Frederico Guilherme III, no intuito de pr fim ao que definia como querelas religiosas, decretara a unio da Igreja Luterana com a Igreja Reformada, fundada por Zwinglio e Calvino, formando a Igreja Evanglica Unida. Muitos luteranos, revoltados com essa ingerncia do trono na vida da Igreja e inconformados com a teologia racionalista que lhe dava sustentao, decidiram abandonar a ptria e emigrar para os Estados Unidos. A esperavam desfrutar da liberdade de conscincia e culto, privilgios garantidos pela constituio democrtica daquele pas. Unidos, grupos de imigrantes luteranos formaram a Igreja Luterana Snodo de Missouri, com a qual a IELB hoje se identifica. O trabalho no Brasil comeou com uma resoluo em fins de abril de 1899, na conveno daquele snodo. Uma das moes recomendava o incio da misso daquele snodo na Amrica do Sul, especialmente no Brasil e na Argentina. Alguns anos antes, um pastor que j estava no Brasil escreveu para os luteranos nos Estados Unidos, pedindo ajuda. Era o pastor Johann F. Brutschin, enviado ao Brasil em 1867. O navio em que estava naufragou na costa do Rio Grande do Sul. Os passageiros se salvaram, perdendo, no entanto, toda a bagagem. Brutschin primeiro serviu como pastor assistente em So Leopoldo/RS. Em 1868, tornou-se pastor da parquia de Dois Irmos/RS. Tambm chegou a ser membro da diretoria do Snodo Rio-Grandense, que reunia imigrantes evanglicos alemes. Este snodo, mais tarde, reuniu-se com outros grupos sinodais para formar a atual Igreja Evanglica de Confisso Luterana do Brasil (IECLB). Mas o desejo de um snodo levou Brutschin a desligar-se do Snodo Rio-Grandense. Mais tarde, ele descobriu, atravs de correspondncia revista oficial do Snodo de Missri, Der Lutheraner, e gostou da posio doutrinria expressa nos textos, pedindo, assim, filiao quela denominao. O primeiro missionrio enviado ao Brasil foi o pastor C. J. Broders, com um bom currculo, inclusive com passagem como capelo do exrcito americano na guerra contra a Espanha, trabalhando em Cuba. No Brasil, depois de muita pesquisa, este pastor descobriu que na colnia de So Pedro, no Rio Grande do Sul, havia vrias famlias desejosas de fundar uma congregao luterana. Broders rumou a So Pedro, fundando ali a primeira congregao missuriana no Brasil, denominada Comunidade Evanglica Luterana So Joo. O primeiro ncleo congregacional foi organizado em 1 de julho de 1900, com dezessete famlias. Aos poucos, foram surgindo novas congregaes e pontos de misso. O trabalho foi crescendo graas presena de imigrantes alemes, que solicitavam atendimento de pastores evanglicos a mesma doutrina espiritual deixada para trs no pas de origem. No dia 24 de junho de 1904, foi fundado oficialmente o 15 Distrito do Snodo de Missouri, hoje Igreja Evanglica Luterana do Brasil. At aquela data, este snodo j atuava em trs reas no Rio Grande do Sul: no sul, com as congregaes de So Pedro, Santa Eullia, Santa Coleta, Bom Jesus e Morro Redondo; em Porto Alegre, com as congregaes de Estncia Velha, So Leopoldo e Dois Irmos; no centro-oeste, com as congregaes de Jaguari, Rinco dos Vales e Rinco So Pedro. Graas a este trabalho, hoje a Igreja Evanglica Luterana do Brasil tem comunidades espalhadas por todo o pas e algumas misses no exterior. uma Igreja independente administrativamente. Sua administrao central fica em Porto Alegre. Possui um seminrio para a formao teolgica de seus pastores localizado em So Leopoldo/RS e tambm oferece hoje um curso teolgico atravs da Universidade Luterana do Brasil. As

26 decises da Igreja so tomadas em conveno nacional com os seus pastores e os representantes das congregaes. Temos hoje no Brasil em torno de 1 milho de luteranos. A IELB um conjunto de cristos que confessa o nome de Cristo conforme o claro ensino da Bblia. Esta Igreja afirma que a Sagrada Escritura a palavra de Deus. Palavra verdadeira e infalvel; clara, simples e completa. Tudo o que Deus queria que os homens conhecessem para a sua salvao est escrito na Bblia. No h necessidade de novas revelaes. Por isso, a Escritura a nica fonte e norma para todos os ensinos da Igreja Crist. A ULBRA (ver livro texto O Homem e o Sagrado, p.184-187) A Universidade Luterana do Brasil ULBRA um exemplo da herana da Reforma, no que tange preocupao de Lutero de que deveria haver ao lado de cada igreja, uma escola. De uma pequena escola, em 1966, a Comunidade Luterana So Paulo, de Canoas, sob a orientao do Rev. Rubem E. Becker, passa a investir na educao, transformando a pequena escola paroquial em uma escola profissionalizante. Em 1968 lanada a pedra angular que deu origem ao Colgio Cristo Redentor, que tornou realidade o ensino profissionalizante de segundo grau, sendo inaugurado em 7 de maio de 1969. O investimento na educao continuou no sentido de transformar a escola tambm numa instituio de ensino superior. Em 1972 foi aprovado o funcionamento da Faculdade Canoense de Cincias Administrativas, sendo logo a seguir implantados novos cursos. Em 1978 adquiriu-se a rea em que atualmente encontra-se o campus central da Universidade, j com vistas criao de uma universidade, cuja autorizao ocorre em janeiro de 1988, com o nome de Universidade Luterana do Brasil, cuja rede hoje se estende hoje por todo o pas. A Ulbra, em sua filosofia, acredita na possibilidade de oferecer uma formao integral do ser humano, com intuito de construir uma sociedade mais justa, na busca de formar profissionais capazes, honrados, honestos, sbios e humanos, que respeitam os valores morais e ticos, ainda que numa sociedade demarcada pela competitividade. Neste ano de 2012 a ULBRA completa 40 anos de atuao no ensino superior no Brasil e aqui em Palmas o CEULP/ULBRA completa 20 anos de existncia. . EXPANSO DA REFORMA Zwnglio e Joo Calvino: este iniciou a Reforma na Frana; aps ser perseguido fugiu para Genebra, Sua. Calvinismo: doutrina resumida na Instituio Crist (1536) - defende a predestinao e o culto simplificado (sem imagens e sem sacerdotes). Alem da Frana atingiu a Inglaterra (puritanos) e a Esccia (presbiterianismo; fundado por Joo Knox - 1560). Na Inglaterra: teve incio com Henrique VIII por motivos poltico-econmicos e pessoais (O Papa no queria dar a Henrique VIII o divrcio com Catarina de Arago para casar com Ana Bolena). Da, em 1533, surge a Igreja Anglicana. A perseguio religiosa originou emigraes para pases americanos. CONTRA-REFORMA OU REFORMA CATLICA A partir da Reforma Protestante a Igreja Catlica viu-se na necessidade de promover uma reforma nos seus costumes para preservar a si prpria e evitar um esfacelamento ainda maior. O Papa Paulo III convocou o Conclio de Trento (1545-1563) que estabeleceu as seguintes medidas. Rejeio ao Protestantismo Manuteno dos sete sacramentos Obrigatoriedade do uso do latim na missa Manuteno do celibato para sacerdotes Fim da venda das indulgncias Restaurao dos tribunais da Santa Inquisio sob o nome de Santo Oficio Reafirmao da doutrina das boas obras Criao do Index Librorum Prohibitorum (ndice de livros proibidos pela igreja)

27 Criao da Companhia de Jesus (Jesutas), fundada por Incio de Loyola (1534) Exigncia de que os eclesisticos se formassem nos seminrios (fim da prtica da simonia venda de cargos na igreja e outras coisa) Fundamentos ainda comuns a Catlicos e Luteranos: A Bblia como fonte sagrada; Os credos Apostlico, Niceno e Atanasiano; O Pai-Nosso; As principais festas crists (Natal, Pscoa, Pentecostes, Ascenso,...); O batismo; A missa ou culto com Liturgia; O calendrio litrgico; Smbolos, costumes e hinos; crena em anjos, ressurreio, apocalipse, cu e inferno, ...

- Algumas das principais Religies no Brasil


principais Igrejas encontradas no Brasil.

- Segue um breve resumo de algumas das

Igreja Catlica apostlica Romana - A Igreja Catlica (universal) Apostlica (baseada nos ensinos dos apstolos) Romana (com sua sede em Roma), tem sua origem no Pentecostes. Apesar das perseguies, cresceu e formou grandes bispados (Alexandria, Roma, Antioquia, Constantinopla, Jerusalm). Com o passar do tempo cresceu a importncia do bispado de Roma, surgindo o Papado. Roma, capital do Imprio Ocidental, tornou-se, por isso, sua sede. Caractersticas: a) Aceita a Bblia Sagrada com os livros Apcrifos. b) A Tradio da Igreja tem a mesma autoridade. c) Tem o Papa como representante de Cristo. d) Salvao por obras. e) Celibato dos Sacerdotes. f) Sete Sacramentos (Batismo, Santa Ceia, Crisma, Penitncia, Matrimnio, Ordens Sacras, Extrema Uno). g) Santa Ceia sob uma das espcies. h) Indulgncias. i) Venerao dos santos. j) Maria, co-redentora. A Igreja Adventista do Stimo Dia - William Miller, acreditava que a volta de Cristo estava fixada para acontecer entre 21/03/1843 e 21/03/1844. Como nada aconteceu refez os clculos para 22/10/1844. Ellen White, afirmou que em 22/10/1844 Jesus entrou no Santo dos Santos e iniciou a purificao dos pecadores penitentes. Tambm teve a viso de uma arca que continha os 10 Mandamentos e onde destacava-se o 3o . Em 1860 foi organizada como a Igreja Adventista do 7o Dia . Caractersticas: a) Pregaes sobre a iminente volta de Cristo. b) Aniquilao dos incrdulos. c) Necessidade do cumprimento do Sbado. d) Negao do batismo infantil. e) Proibio de certos alimentos. Igreja Batista - Sua origem relacionada com o movimento anabatista que negava o batismo infantil. Surgiu de uma dissidncia da Igreja Anglicana (fundada pelo Rei Henrique VIII 1509 1547, para poder divorciar-se de Catarina de Arago e casar-se com Ana Bolena). As primeiras congregaes foram fundadas na Inglaterra (1611) e na Holanda. Caractersticas:a)Aceita a Bblia Sagrada. b) A salvao por graa, mediante a f em Cristo. c) Cr no Deus Trino. d) Batizar significa apenas submergir. e) Nega o batismo infantil. f) Batismo e Santa Ceia no so meios da graa. Igreja Metodista - Jorge Whitefield e os irmos Joo e Carlos Wesley so os fundadores. Formaram um clube religioso que buscava a santidade (Clube Santo). Por causa de seus hbitos metdicos de leitura da Bblia e da orao, foram chamados de Metodistas. Em 1739 foi fundada a 1a Congregao, mas a ruptura com o Anglicanismo ocorreu somente em 1818.Caractersticas: a) Batismo Infantil. b) Busca de santidade total. c) Determinar o momento da converso. d) Aceita a Bblia. d) Dedica-se ao evangelismo. e) Hoje existe uma nfase na salvao universal. Espiritismo - Remonta s irms Margarete e Kate Fox (1847) que afirmaram ter entrado em contato com o esprito de John Bell, ferreiro e antigo morador da casa em que residiam. Na Frana, Len Hippolyte Dnizart Rivail (nascido em 1804, em Lio), anunciou em 1856 ser a reencarnao do poeta "Allan Kardec. Publicou em 1857 O Livro dos Espritos, em 1861 O Livro dos Mdiuns, em 1864 O Evangelho Segundo o Espiritismo, em 1865 Cu e Inferno, e em 1867 Gnesis. chamado de decodificador do espiritismo e introduziu no mesmo a idia da reencarnao. Caractersticas: 1) Comunicao com os espritos dos mortos mdium. 2) Cr na lei de carma tudo mrito. 3) Cr na reencarnao. 4) Cr na existncia de vrios mundos habitados (7 esferas a terra lugar de expiao, a esfera mais baixa). 5) Jesus Cristo a maior entidade encarnada. 6) A caridade a virtude principal. Umbanda - As razes da Umbanda remontam ao comeo da histria do Brasil. Nela acontece o Sincretismo entre o culto dos escravos e dos seus proprietrios: (Jesus Cristo Oxal; Maria Yemanj). Zlio de Morais afirma ter incorporado o esprito de um Jesuta que lhe revelou que fundaria uma nova religio que resgataria a imagem dos espritos brasileiros como os caboclos (dos ndios) e dos pretos-velhos (os escravos negros), restaurando-lhes o respeito e a adorao que lhes eram negadas no kardecismo. Com a orientao do esprito Caboclo das Sete Encruzilhadas, organizou a Umbanda. Caractersticas: A maior divindade Zambi (o perfeito, no criado ou concebido). Segue o Orix maior que Oxal, Jesus Cristo. A seguir na hierarquia vm os outros orixs (anjos) e

28
santos (espritos evoludos e desencarnados) que comandam as linhas (7 faixas de vibrao espiritual) e os chefes de falanges. Estes, Orixal, Ogum, Oxssi, Xang, Yorim/Obabuay (preto-velho) Yori/Ibeje (criana) e Iemanj, levam as mensagens aos que ainda esto encarnados. Os Exs, invocados para castigar e proteger, dominam as encruzilhadas, esquinas de ruas, tmulos locais comuns de despachos. Os Mdiuns (pai/me-de-santo), em transe, recebem o esprito do orix guia. Fazem consultas, do passes de purificao e de energia. Portam-se de acordo com o esprito que incorporou. Ex.: Caboclos fumam charuto, pulam, danam, batem no peito. Pretos-velhos: caminham como um velho, tortos, e fumam cachimbo. Crianas: fazem brincadeiras, agem como crianas. H cnticos de entrada e de sada nas sesses. Testemunhas de Jeov - Sua origem remonta a Charles Taze Russel que abandonou o Adventismo e profetizou a vinda de Cristo para o outono de 1914. Morreu dois anos antes. Foi sucedido pelo advogado Joseph Franklin Rutherford que afirmou que Cristo voltara invisivelmente. Ele foi substitudo por Nathan Knorr. Caractersticas: 1) No fazem transfuso de sangue por crer que a alma est no sangue. 2) Negam a Trindade. 3) S Jeov Deus (JHVH O ETERNO, xodo 3.13-24). 4) Negam a divindade de Cristo. 5) Negam o inferno (aniquilamento). 6) No prestam servio militar, no sadam a bandeira, no votam. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias (Os Mrmons) - Joseph Smith Jnior afirma ter recebido em 1823, da parte de Moroni, filho de Mrmon, a revelao de que no monte Cumorah encontravam-se placas de ouro que continham a histria da Amrica antiga. Em 1827 as traduz e em 1830 publica o Livro de Mrmon. Seu sucessor foi Brigham Young. Caractersticas: a) Livro de Mrmon, Doutrina e Pactos, A Prola de Grande Valor livros de doutrina. b) Deus , segundo os ensinos de Joseph Smith, foi homem, algum de carne e ossos. c) Eram polgamos. d) Negam o batismo infantil. e) Jesus filho de Maria com Ado. f) Salvao por obras e batismo de imerso. g) Negam a existncia do inferno. h) So extremamente missionrios; i) Ensinam um casamento para a eternidade. Assemblias de Deus - Surgiram em 1892 com o movimento pentecostal. Em 1914 foi organizada oficialmente e em 1918 adotou o nome atual. Em 1910 vieram ao Brasil, atravs de Gunnar Wingren e Daniel Berg, que iniciaram os trabalhos em Belm do Par. Caractersticas: a) Aceitam a Bblia e ensinam que Cristo o Salvador. b) Seguindo a linha pentecostal do nfase no falar em lnguas, na cura dos enfermos e milagres. c) Procuram ter uma vida piedosa com moral elevada. d) Simplicidade nas roupas e aparncia. Muito fervor missionrio.

ESTUDO DA TICA
1. 2. 3. 4. O que valor? Quais suas caractersticas bsicas? Quais so os tipos de valores que existem? O que hierarquia de valores? H um valor mais elevado/importante? Qual a origem dos valores? A partir de onde ns os apreendemos? AXIOLOGIA: A DISCIPLINA DOS VALORES Um dos temas que mais tem gerado discusso na sociedade, seja antiga ou moderna, a axiologia, a disciplina filosfica que estuda os valores. A palavra axiologia formada por dois termos gregos: axia que significa valor e logos que significa estudo. Vivemos cercados por um mundo de coisas. Estas coisas possuem um carter prprio, peculiar, que nos faz assumir diante delas uma posio de preferncia. Isto porque elas se nos apresentam como feias, bonitas, profanas, sagradas etc., mas nunca indiferentes. Segundo a axiologia, atravs da no-indiferena perante as coisas existentes que se ergue o valor. Portanto o valor se caracteriza pela no-indiferena entre o sujeito que aprecia e o ser que se apresenta como objeto de apreciao. O valor, ou essa no indiferena do sujeito perante as coisas, pode ser positivo ou negativo. Ou melhor, tem que ser positivo ou negativo. O ponto neutro do valor, isto , a indiferena, seria a prpria negao do valor. Qualquer valor tem que se situar num ou noutro plo, pois jamais um valor positivo e negativo ao mesmo tempo. Esta caracterstica dos valores recebe o nome de polaridade. Em conseqncia da polaridade, ou bi-polaridade, no h um valor que seja nico, pois ao valor ope-se o contra valor, isto , ao bem

29 contrape-se o mal, ao melhor contrape-se o pior. A parte objetiva do valor, aquilo que no objeto o faz ser desejvel ou indesejvel, sempre o coloca num plo, de acordo com a necessidade do sujeito. bvio que o que para um sujeito pode ser um valor para o outro poder ser um contra valor. Os juzos de valor so muito subjetivos, pessoais e singulares dependendo de uma srie de fatores, como: necessidade ou contingncia do meio, emoes e sentimentos, formao familiar e cultural (ver quadrinhos), entre outros. Ao se falar de valores necessrio tambm fazer uma classificao dos diversos tipos de valores que existem numa sociedade. Max Scheller (1874-1928) prope a seguinte classificao de tipos de valores: a. ticos: valores do bem moral (caridade, justia, honestidade,...); b. estticos: valores ligados ao belo, ligados expresso, aparncia (artes, msica,..); c. hednicos: valores ligados ao prazer, satisfao, ao agradvel; d. vitais: valores essenciais para a vida e sobrevivncia: sade, alimento, ...; e. teis: valores que servem como meio para obtermos a satisfao das necessidades; f. religiosos: valores que satisfazem as necessidade espirituais do ser humano; Os valores, de forma geral, so transmitidos ou integrados aos indivduos por diversas formas: pela famlia, igreja, escola, mdia, amigos, profisses, instituies polticas, pela cultura e sociedade e pelas prprias experincias de vida do sujeito.
Partindo dos valores da axiologia mencionado acima queremos iniciar o estudo da tica analisando os valores que Deus espera de ns dentro de sua lei, os Dez Mandamentos. Os dez Mandamentos esto divididos em duas partes, os que falam do amor a Deus e os que falam do amor ao prximo. A) Amor a DEUS. 1. Eu sou o Senhor, teu Deus. No ters outros deuses diante de mim. 2. No tomars em vo o nome do Senhor teu Deus, porque o Senhor no ter por inocente o que tomar o seu nome em vo. 3. Santificars o dia do descanso. B) - Amor ao prximo 4. Honrars a teu pai e a tua me, para que te vs bem e vivas muito tempo sobre a terra. 5. No matars. 6. No cometers adultrio. 7. No furtars. 8. No dirs falso testemunho contra o teu prximo. 9. No cobiars a casa do teu prximo. 10. No cobiars a mulher do teu prximo, nem os seus empregados, nem o seu gado, nem coisa alguma que lhe pertena.

Algum uma vez disse que no Brasil se destacam trs tipos de ticas:
- TICA DO JEITINHO a lei existe, mas no tem valor. No Brasil, a exceo virou regra. Debocha-se de quem observa a lei e elogia-se o espertalho; - TICA DA SORTE Ganhar dinheiro sem trabalhar. Loterias, tele-sena, bingos e etc; - TICA DA CASA-GRANDE X SENZALA as leis no so iguais para todos. Para melhor entendermos as questes fundamentais de tica aplicada, veremos algumas questes bsicas que ajudaro a esclarecer e entender os temas de tica aplicada. Em sntese, veremos: as bases antropolgicas da tica; definio e objetivos da tica; aspectos que distinguem a tica social da tica religiosa. Na segunda parte, veremos alguns temas de tica aplicada selecionados para atender s necessidades da formao acadmica com vistas prtica do futuro profissional egresso desta universidade.

DEFINIAO DE TICA E MORAL


TICA: Um conjunto de valores aprendidos, (no impostos), pela pessoa a partir da famlia, escola, profisso, religio ou convvio social, e que ela assume e pratica livremente como principio de vida, porque acredita e valoriza esses valores, com o objetivo de promover a dignidade humana. MORAL: Um conjunto de valores assumidos, pela pessoa porque lhe foram impostos pela famlia, escola, profisso, religio ou convvio social. Ela pratica esses valores, no porque nelas acredita, mas porque quer receber vantagens ou tem medo de assumir suas conseqncias.

30
O termo tica vem do grego ETHOS e tem duas grafias diferentes que so: - ETA Significa famlia e convivncia. E esta ligada s atividades sociais. - EPSILON significa compartilhar o mesmo espao espiritual. Est ligado a atividade religiosa. - O termo tica s aparece duas vezes na Bblia em 1 Corintios 15.33 que se traduz como costume, e em Hebreus 10.25 que se traduz como hbito.

DIFERENAS ENTRE TICA, MORAL E DIREITO


Mesmo que haja uma correlao direta entre os conceitos de moral, tica e direito, didaticamente precisamos apontar para algumas diferenas. tica: baseia-se sobre as normas morais dos indivduos. a cincia da moral. um saber ntimo e aprofundado dos princpios gerais que orientam a conduta de uma sociedade ou grupo. Objetiva sempre alcanar o bem comum, ocupando-se da coletividade. Tem finalidade preventiva. orientadora, no punitiva. avaliativa, isto , avalia teoricamente a ao moral dos indivduos. Estuda o modo como os indivduos se comportam moralmente na sociedade, avaliando se ele agiu bem ou mal diante dos demais semelhantes tendo como referncia os valores do contexto social. Moral: diz respeito s normas e regras que determinam a ao de cada indivduo, ou seja, seu modo pessoal de agir na prtica conforme o contexto social no qual est inserido. So as normas pessoais que orientam sua conduta prtica, isto , age a partir de sua noo de certo e errado, bem e mal. As normas ou regras morais so adquiridas pelo indivduo ao longo da vida atravs das experincias positivas ou negativas que ele vai tendo na convivncia com as pessoas, a comear pela famlia, escola, igreja, grupo de amigos e demais instituies sociais. a matria-prima da tica. individual, dinmica e subjetiva. Direito: a via Jurdica. Baseia-se em regras sociais positivas, expressas num cdigo, zelado pelo Estado. Usa a lei como instrumento coercitivo exterior para determinar quais aes so boas ou ms. Tem finalidade saneadora e faz uso de punies. O indivduo obrigado a cumprir as normas jurdicas mesmo que elas forem contra sua conscincia, ou seja, no exigem adeso ntima, mas apenas cumprimento exterior. coercitivo.

BASES ANTROPOLGICAS DA TICA


Ao estudarmos a tica, nos deparamos com questes de ordem prtica e concreta, por isso a tica um problema exclusivamente antropolgico porque somente o ser humano tem a necessidade de tomar decises ticas, visto que suas aes, na relao com a natureza e a sociedade, no so neutras, mas sempre possuem reflexos que podem ser positivos ou negativos, benficos ou malficos, certos ou errados. Normalmente, sempre haver discusso e polmica diante dos temas da tica aplicada (ex: aborto, eutansia, drogas, biotica,...). Assim, veremos algumas caractersticas principais do ser humano que tm vinculao direta com suas decises e aes ticas:

1) Individualidade: Cada ser humano uma pessoa, isto , um indivduo nico, particular, peculiar, diferente de 2) 3) 4) 5)
qualquer outro. Cada pessoa um ser singular. No h cpias de seres humanos, o que traz uma grande dificuldade para entender o ser humano bem como para se chegar a um consenso diante de questes prticas. Racionalidade: Cada pessoa pensa por si prpria, de maneira autnoma. No pensa segundo padres prestabelecidos, mas de acordo com suas prprias idias. Vontade: H no ntimo de cada indivduo um ncleo exclusivamente seu, que o determina a agir desta ou daquela maneira, segundo suas prprias motivaes ou interesses. O conflito dos vrios interesses de cada indivduo na sociedade que vai servir de matria-prima para os problemas ticos. Teleologia: Tleos, em grego, significa finalidade, portanto, cada ser humano, ao agir, sempre visa alcanar determinado fim, seja consciente ou inconscientemente (atos falhos,...). Todas suas aes visam ao bem de si mesmo, quer direta ou indiretamente. Todos agem achando que o que esto fazendo o melhor para si. Sentimentos: Cada ser humano tem seus prprios sentimentos, isto , h uma sensibilidade nica e especial em cada pessoa, que faz com que ela sinta as coisas de um modo prprio e nico, diferente dos demais. Os sentimentos humanos so muito complexos e tm uma influncia muito grande nas decises e aes pessoais de cada indivduo. Egocentrismo: Cada indivduo tem o seu eu, que lhe faz ir em busca de suas necessidades primrias e lhe d as caractersticas distintivas pessoais e prprias. O problema que o ser humano passa do egocentrismo

6)

31
para o egosmo, este um aspecto negativo, pois o indivduo sempre acaba pensando em si mesmo, no abrindo mo de seus interesses, mesmo indo contra os direitos e necessidades alheias. O egosmo a mola propulsora de todos os problemas ticos. 7) Sociabilidade: O ser humano um ser social. No pode e sem sabe viver sozinho. Precisa dos outros para ser, viver e conviver. Como um ser de pluralidades e de relaes interpessoais, surgem naturalmente os conflitos nos relacionamentos e, por conseqncia, os problemas ticos, tambm por no superar seus egosmos e vaidades em favor do bem comum. Diante dessas caractersticas, o homem o nico ser que tem a necessidade de equilibrar suas relaes com o outro e com a natureza, determinando normas de convivncia para dar parmetros conduta, o que se denomina moral. Aqui se parte do pressuposto de que o homem um ser surpreendente, extraordinrio, porm, contraditrio. Distingue-se dos animais por sua faculdade racional. Isto pode ser visto como uma vantagem, mas, por outro lado, apresenta uma grande desvantagem. Com a razo, o homem est aberto para infinitas possibilidades, mas tambm est condicionado a limites muito estreitos. Com a razo, o homem abre-se ao conhecimento de uma variedade muito grande de contedos, mas no pode conhecer todas as coisas e nem sempre conhece suficientemente a si mesmo e aos outros. Com a razo, busca o infinito, mas est rigorosamente limitado ao seu mundo finito. A tica parte dessas tenses humanas e busca uma soluo para as mesmas. Contudo, por ser humana, a tica necessita conviver com as contingncias e precariedades da vida humana, mas sempre se esforando para super-las e resolv-las. - O livre arbtrio: O pressuposto: admitir que as pessoas possuem alternativas entre as quais podem escolher livremente. H duas correntes que conduzem a discusso do tema:

a)

O determinismo: nossas escolhas so determinadas pelos elementos externos, herdados dos pais ou do ambiente onde vivemos. Nesse caso, a sensao de livre arbtrio ilusria. PENSAR: Na discusso sobre a violncia no raro ouve-se que preciso, antes de responsabilizar os praticantes de violncia, mudar as condies econmico-sociais. H nesse momento a discusso sobre a diminuio da idade para responsabilizar-se judicialmente os praticantes de delitos contra a pessoa e o patrimnio. ser.

b) O indeterminismo: nossas escolhas so fruto de vontade individual. Nos tornamos aquilo que escolhemos

- tica social e tica religiosa - A tica social distingue-se da tica religiosa em trs aspectos fundamentais, quanto ao que cada uma delas coloca como pressuposto: Os princpios: Na tica social, os princpios que fundamentam a ao do indivduo so extrados da prpria convivncia humana, a partir das idias filosficas que traduzem os anseios e as expectativas da sociedade. Por isso, diz-se que uma tica situacionista, razo por que estes princpios so flexveis e se adaptam s mudanas histricas. Na tica religiosa, os princpios que orientam a conduta da pessoa so extrados das doutrinas que fundamentam a religio, sendo, portanto, uma tica perenealista e no-situacionista, razo por que seus princpios so mais rgidos e dificilmente admitem mudanas histricas. Os meios: Para efetivar seus princpios, os meios de que a tica social dispe esto baseados no prprio sistema cultural, sobre o qual atuam as mais diversas instituies sociais, como as famlias, as escolas, as igrejas, as empresas, os meios de comunicao, os partidos polticos, etc., onde cada uma dessas instituies tem seus interesses e ideologias. J a religio, para efetivar seus princpios doutrinrios, dispe do que est fundamentado na lei moral divina, buscando, a partir dela, determinar o que o melhor para a sociedade humana. Os fins: A finalidade ltima da tica social atingir o bem comum, ou seja, aquilo que o melhor para toda a sociedade. Por isso, ela uma tica imanente, ou seja, restrita aos limites humanos, temporais e sociais. A tica religiosa tem como fim ltimo atingir o bem maior que existe, o bem supremo, Deus, que, para a religio, princpio e fim de toda a existncia do Homem e do mundo. Por isso, ela uma tica transcendente, isto , projeta o Homem para alm deste mundo material, buscando um sentido eterno para sua vida. - TICA Uma perspectiva religiosa crist Como todos os pensamentos religiosos, o cristianismo tambm possui sua perspectiva tica. bem verdade que a diversidade do pensamento cristo faz-nos perceber que no h um nico modo cristo de entender o tema. Respeitadas as diferenas de compreenso, de uma forma geral a abordagem religiosa crist da tica no pode fugir de sua centralidade: o Cristo, retratado no Novo Testamento, parte do texto sagrado para os cristos.

32 a) Cristocentrismo: Jesus Cristo e sua ao de salvao o centro da discusso e fonte de orientao tica
e de poder de transformao.

b) Fundamentao novo testamentria: a Bblia a fonte e norma tanto do ensino como das prticas
crists. - tica Religiosa crist: crtica interna: H duas posturas comumente praticadas dentro do cristianismo. Uma mais negativa (legalista) e outra mais positiva (pedaggica).
a)

Legalista: a lei de Deus vista de forma inflexvel, devendo ser cumprida em sua plenitude. Caso a pessoa no a cumpra, o infrator s redimido do erro mediante punio e penitncia. prtica coercitiva e baseada no medo.

b) Pedaggica: a lei de Deus um mtodo educativo que visa orientar a conduta humana dentro de princpios, movidos pelo amor e pelo desejo de proteger o indivduo dos perigos morais. Pressupe livre aceitao dos princpios cristos, sem coero.

FUNDAMENTO DA TICA CRIST.


O fundamento da tica crist encontra-se na Palavra de Deus, a Bblia. Nela encontramos a vontade de Deus expressa aos seres humanos. Dentro da Bblia, porm, existem dois grandes tipos de contedos: lei e evangelho. O fundamento da tica crist no a lei, mas o evangelho, cuja base o amor de Deus pelo ser humano. J o fundamento da tica social a liberdade. A questo aqui definir e conceituar este amor, visto que na lngua grega h pelo menos trs tipos de amor Eros, filos e gape. Apenas um deles serve como fundamento da tica crist, que o gape. Descreveremos aqui os trs tipos de amor, procurando mostrar a adequao ou no dos mesmos para a base da convivncia tica: A - EROS: do qual se derivou o termo portugus ertico (amor sexual). Essa forma de amor marcada por atrao e intimidade fsica, e est sujeita s instabilidades emotivas das pessoas, pois manifesta-se atravs de paixes, s vezes, incontrolveis. Por isso, o amor meramente ertico tem se tornado uma forma de amor bestial e desumana, na qual o parceiro sexual no passa de um objeto de prazer egosta. O amor eros, sem dvida nenhuma, nunca poder ser o fundamento da tica crist, mas infelizmente tolerado na tica social; Observao: no deve ficar a idia de que o amor Eros seja um amor negativo, afinal foi tambm criado por Deus (faz parte da natureza humana); B FILOS: do qual temos em portugus a expresso filantropia (caridade). O amor de tipo filos aquele que se d entre pais e filhos, irmos e irms, e entre parentes ou pessoas unidas por laos afetivos sem que entre elas exista relao sexual (amor eros). Contudo, o amor filos est sujeito ao egosmo humano, pois amamos preferencialmente as pessoas que nos so afetivamente mais ntimas e exclumos as demais. Em funo disso, o amor filos pode gerar injustias, pois podemos prejudicar pessoas por amor a outras. Exemplos comprovam este fato: uma me que ama mais um filho do que outro, nepotismo, mentiras, etc. Assim, este tambm no serve de fundamento para a tica crist; C GAPE: uma forma toda especial de amor, que transcende aos dois tipos anteriores e aponta para o amor divino (amor de Deus), que naturalmente no se encontra no ser humano a no ser que tenha sido comunicado ao Homem da parte de Deus pelo vnculo da f. Ao receber Dele esse amor, o Homem passa a estar apto a relacionar-se como seu semelhante. O amor gape tem como caracterstica uma forma de amor onde as pessoas estabelecem entre si uma relao de intimidade espiritual, ou seja, amam-se sem qualquer busca de interesse ou vantagem pessoal, mas buscando o bem da pessoa amada. Por isso, o amor gape aquela forma de amor em que o perdo est acima de tudo, e se capaz de aceitar aqueles com quem no simpatizamos. Essa forma de amor foi magistralmente sintetizada por Cristo quando, na cruz, perdoou a seus algozes orando a Deus, dizendo: Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem; ou quando Cristo ensinou uma prtica tica na qual afirma: se te baterem numa face, oferece tambm a outra. Tudo isso Cristo sintetizou na expresso: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Por tudo isso, infelizmente, o amor gape no fcil de ser entendido e, menos ainda, de ser praticado. Mas essa forma de amor a nica vlida para a fundamentao da tica crist.

A interdisciplinaridade da tica crist.


A tica crist tem vinculao com outras cincias e ramos do saber, buscando nos mesmos subsdios para o entendimento do ser humano e para aplicao dos princpios ticos. Entre as cincias podemos citar: a) Teologia: d tica seus princpios, meios e fins.

33
b) Filosofia: contribui para a fundamentao da tica crist pois promove constantes reflexes e questionamentos nos campos da epistemologia, axiologia e ontologia. S no aceita o reducionismo ao racionalismo tico. c) Psicologia: auxilia a tica crist a avaliar as plenas condies do agir moral dos seres humanos, visto estudar os padres que regem o comportamento ntimo do mesmo. Pode determinar a motivao das aes humanas. Ex: ajuda a avaliar psicoses, sociopatias, surtos,... d) Sociologia: auxilia a entender o comportamento do ser humano dentro de suas relaes interpessoais na sociedade. Aponta para as peculiaridades culturais, ideologias e tradies que influenciam nas decises e aes dos indivduos.

TICA PROFISSIONAL Vrias reas profissionais j tm constitudo um cdigo de tica profissional. Algumas informaes gerais sobre os mesmos merecem ser aqui destacadas: um instrumento regulador da prtica profissional; Conjunto racional de valores que procuram estabelecer linhas ideais ticas; uma espcie de contrato de classe, englobando atitudes, deveres e estados de conscincia; No cdigo de tica o exerccio de virtudes obrigatrias tornam-se exigveis dos profissionais, propondo linhas de virtudes a serem seguidas; Assume quase um carter de lei, mas com proveito geral dos profissionais; So normas comportamentais que devem reger a prtica profissional no que concerne a sua conduta, em relao aos seus semelhantes; A base de um cdigo de tica profissional deve fundamentar-se nas virtudes exigveis a serem respeitadas no exerccio da profisso e abrange as relaes com os usurios dos servios, os colegas, a classe e a nao. As funes de um cdigo de tica, alm das acima citadas so: garantir a qualidade eficaz no trabalho; ajudar a manter o bom nome da classe; proteger os bons profissionais dos maus profissionais; dar segurana aos usurios dos servios;... Perigos dos contratos de classe: o puritanismo tico, que marcado pela intransigncia e intolerncia; prticas corporativistas que so nocivas; Importante: o cdigo de tica profissional, alm de ter um carter educacional e preventivo assume tambm um carter fiscalizador, podendo julgar os membros da classe que transgrediram as normas do cdigo. Poder ir desde advertncias verbais, escritas, suspenso, multa ou cassao da habilitao profissional.

TICA APLICADA
A ordem da vida: A tica e a cincia na origem da vida - A coisa mais valiosa e insubstituvel que o ser humano possui a vida. O que vida? muito difcil definir vida, devido sua natureza abstrata. Vida no o ar que respiramos, pois sob o ponto de vista biolgico, respirar, comer e tantas outras coisas das quais necessitamos para viver so apenas meios ou condies de nos mantermos vivos. Mas o ser humano composto por duas dimenses distintas, porm, unidas entre si, ou seja, ele matria e esprito. Sobre a vida material, fsica e biolgica, j possumos inmeras informaes. O mais difcil definir o que vida no sentido espiritual, porque pouco ou nada conhecemos sobre este aspecto de nossa natureza ntima. E o pouco que conhecemos sobre a dimenso abstrata e espiritual da vida sofre grandes restries por parte da cultura moderna, muito positivista e empirista. O aspecto espiritual da vida envolve tudo o que no estritamente material ou fisiolgico. Entende-se por espiritual: a dimenso racional (cognitiva, volitiva e afetiva), psquica (personalidade e comportamento) e religiosa (f transcendente). Para que se possa ter uma compreenso mais clara do que vida, teramos que aprofundar questes sobre a ontologia da vida, cujo tempo e espao no esto previstos neste escrito didtico-pedaggico. Cumpre-nos salientar que, sob o ponto de vista da tica religiosa, a vida um dom ou presente de Deus. Como todo presente que se recebe, a vida deve ser bem cuidada, porque, como se entende no senso comum, no se devolve e nem se joga fora um presente recebido, pelo simples fato de que isto indicaria menosprezo e ofensa pessoa que deu o presente. Assim tambm se d em relao vida, que um presente de Deus: ela no pode ser estragada ou jogada fora, porque tal atitude revela indiferena e menosprezo ao doador da vida. Uma vida posta fora no poder mais ser restituda, uma perda irreparvel. Por isso, muito importante ter uma correta conscincia tica frente ao valor e significado da vida, tanto a minha como a do meu semelhante.

34
- A Biotica - Um dos mais novos campos que est se abrindo para a filosofia e a teologia a reflexo em torno da tica da vida (biotica), em virtude das mais recentes pesquisas da cincia gentica. Enquanto a cincia se ocupa com um objeto especfico, a tica preocupa-se com aspectos gerais que afetam o Homem e a sociedade, no que diz respeito aos aspectos positivos ou negativos das aes da cincia sobre a vida. E estas questes interessam tanto filosofia quanto teologia. filosofia interessa em virtude de que se ocupa com a moral a partir do enfoque racional, e teologia, porque aborda a mesma questo a partir da f. Apesar das diferenas, ambos os enfoques convergem para o mesmo ponto: a defesa da vida como bem maior do Homem.Est claro que no poderemos impedir o progresso da cincia, mas temos que nos conscientizar para o uso tico de tais progressos, especialmente no que diz respeito maior ddiva que Deus deu ao Homem, que a vida. Por isso, a partir destes pressupostos, analisaremos outros temas. - Eugenia - Este termo deriva da lngua grega e composto pelo prefixo eu, que significa novo, e pelo termo genos, que significa vida. Portanto, o termo eugenia significa nova vida. A eugenia est relacionada com as mais recentes pesquisas no campo da biologia e da gentica. A cincia da gentica est fazendo progressos gigantescos nas pesquisas que dizem respeito a melhorias e transformaes nos genes humanos e animais que so responsveis por doenas somticas e defeitos fsicos. Eliminando-se tais genes causadores de problemas, teremos, como conseqncia, pessoas mais sadias, isto , livres de doenas hereditrias e imunes a doenas malficas que possam ser adquiridas posteriormente. No h a mnima dvida de que tais contribuies da cincia sempre so bemvindas. Mas, infelizmente, sabe-se tambm que o uso e a aplicao de tais conhecimentos podem ser voltados no para o benefcio do Homem e da sociedade, mas para interesses egostas, como a dominao e a explorao econmica. Recentemente, a imprensa mundial divulgou com alarde as conquistas feitas no campo da gentica com os resultados obtidos nas pesquisas com clones de clulas de animais, no caso, de ovelhas que eram, de fato, gmeas. O fato em si no indito, mas o que chamou a ateno da opinio pblica foi o fato de que a notcia aventou a possibilidade da clonagem humana, obtendo-se dois seres biologicamente iguais. A questo tica que se levanta : tem a cincia esse direito de reproduzir em srie os seres humanos? Quem ser o modelo ou prottipo ideal? Do ponto de vista filosfico, levantam-se inmeras interrogaes, entre elas: poder a clonagem reproduzir tambm as idias e a moral da pessoa? Da mesma forma, surgem perguntas de carter teolgico: a clonagem reproduzir tambm os pecados da pessoa? A f e as virtudes so transmitidas junto com a clonagem? No h, ainda, respostas definitivas para todas estas indagaes, mas elas so indicativos de como so complexas. Nem sempre a tica tem respostas ou solues prontas, mas h a necessidade de apontar e indicar alternativas, prevenindo, se possvel, problemas graves que da possam decorrer. Beb de Proveta - O termo tcnico mais adequado inseminao artificial in vitro, ou seja, a fecundao (unio do vulo com o espermatozide) feita num tubo de ensaio em laboratrio e depois o embrio introduzido no tero da mulher. Esta uma tcnica que resolve os casos em que a gravidez no ocorre por problemas circunstanciais que impedem a fecundao. relativamente simples e no envolve maiores problemas ticos. A questo mais importante que a inseminao artificial no resolve problemas congnitos de infecundidade, tendo-se, por isso, que utilizar outros meios, como a barriga de aluguel, na qual surgem vrios problemas ticos. Barriga de Aluguel - Barriga de aluguel um termo genrico para designar a figura da me substituta na gestao de um ser humano. Barriga de aluguel consiste na seguinte situao: por impossibilidade de uma mulher poder gerar seu prprio filho, ela aluga o tero de outra, que se dispe a gerar o vulo fecundado daquela que no pode ter seu prprio filho. Uma clnica especializada faz a fecundao in vitro e instala o embrio na me substituta. A me gentica assiste e acompanha a me substituta, garantindo-lhe todos os recursos para que a criana se desenvolva dentro da normalidade e nasa sadia e forte. Do ponto de vista legal, esta uma questo que oferece matria de direito, visto que os Cdigos Civil e Penal apenas permitem que bens materiais sejam objeto de compra e venda. Pessoas no podem ser alvo de valor comercial, como no caso de adoo de crianas, explorao de menores para a prostituio, emprego de mo-de-obra escrava, etc. Alm do problema legal da barriga de aluguel, h o problema psicossomtico que envolve a me geradora e a criana gerada. No h mais dvidas quanto ao fato de que as condies orgnicas (boa alimentao) e psquicas (tranqilidade) da gestante repercutem diretamente sobre a criana tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos. Mas o maior problema est no fato de que nove meses de gestao acabam determinando vnculos psicolgicos entre a me substituta e a criana, criando vnculos afetivos entre elas. Isto faz com que muitas resolvam no mais honrar o acordo feito. A partir desse fato, cria-se um grave problema legal e moral: qual das mes tem o direito sobre a criana? H muitas controvrsias e pairam grandes dvidas sobre esta questo.

35
A soluo tica para o fato que se evite ao mximo utilizar o recurso da barriga de aluguel para resolver o problema da infertilidade. S h um caso em que a barriga de aluguel no deu maiores complicaes: quando a me substituta a prpria me da mulher que no pode ter seu filho. Nesse caso, a me substituta legal e moralmente av da criana. Esta soluo nem sempre possvel, porque av, dependendo da idade, no tem mais as condies ideais para gerar uma criana. H um outro grave problema envolvendo a barriga de aluguel. Durante a gestao, descobriu-se que a criana nasceria com defeitos fsicos e mentais. Diante desse fato, nem a me substituta nem a me gentica queriam a criana. Quem, nesse caso, deve assumir a responsabilidade? Quem, legal e moralmente, a me da criana? J houve casos em que isso aconteceu. Diante de tudo isso, aconselhvel no utilizar a barriga de aluguel como soluo para a infertilidade. H outros meios de resolver este problema. Por que no uma adoo? S em ltimo caso e com muita conscincia e responsabilidade que se recomendaria o uso deste recurso tecnolgico da cincia gentica. Eutansia - O termo eutansia deriva da lngua grega e composta pelo prefixo eu (boa) e do substantivo tnatos (morte), que, portanto, significa boa morte, ou uma morte sem sofrimento. H dois tipos de eutansia: a ativa e a passiva. A eutansia ativa caracteriza-se pelo uso de meios diretos para interromper a vida e antecipar a morte. Essa forma legalmente condenada. Nenhum mdico poder praticar tal interveno, pois no juramento de Hipcrates (primeiro mdico), h um compromisso de salvar vidas, e no de condenar morte. A dvida tica repousa sobre a eutansia passiva, ou seja, a interveno que se faz desligando os aparelhos que mantm viva a pessoa que est clinicamente morta (morte cerebral), no havendo mais, neste caso, a mnima chance de vida. A questo a seguinte: pode-se, nesse caso, como gesto de piedade, livrar a pessoa dessa situao, e, quem sabe, livrar tambm os familiares de uma situao deprimente? As opinies esto divididas. Porm, a deciso nunca dever ser tomada de forma isolada e arbitrria. De acordo com a tica religiosa, Deus o doador da vida e s a ele pertence o direito de determinar o seu fim. Por isso, ningum, nem mesmo um profissional da sade pode decidir de forma arbitrria e praticar a eutansia. Toda e qualquer deciso em termos de eutansia passiva dever passar por um conselho de tica, que a maioria dos hospitais possui, composta por uma equipe multidisciplinar. muito importante que os familiares sejam ouvidos, e dever sair da uma deciso clara, transparente, convicta, unnime e consciente quanto ao que ser feito em favor da pessoa clinicamente morta. Sempre que uma pessoa deliberar sozinha e assumir o ato da eutansia isoladamente, por melhores que sejam suas intenes, chamar sobre si tal responsabilidade, pois se no futuro algum levantar qualquer suspeita quanto s intenes que a pessoa teve ao praticar a eutansia, no poder justificar-se dizendo que sua ao foi motivada por piedade e que nunca pensou em matar a pessoa.

A tica da corporeidade
Maturidade - J vimos anteriormente que o ser humano tem como caracterstica ser uma pessoa e ser racional. Isso faz dele um ser complexo. O ser humano necessita realizar inmeros aprendizados e precisa tomar muitas decises ao longo de sua vida. Tambm o ser humano tem, entre todos os seres vivos, o mais longo perodo de vida infantil. Nesse perodo, ele realiza inmeros aprendizados que aos poucos ir estruturando e que utilizar especialmente na vida adulta. Do ponto de vista legal e moral, a criana no pode ser responsabilizada pelos seus atos e nem so levadas a srio suas decises. Porm, a partir da idade adulta, passa a ser responsvel moral e legalmente pelo que faz ou deixa de fazer, sendo cobrado pelas decises que tomou ou deixou de tomar. a partir da a que somos considerados seres ticos, isto , temos que agir com conscincia em tudo o que fizermos ou deixarmos de fazer. A maturidade legal est determinada na Constituio. Alguns direitos e deveres civis iniciam aos 16 anos, como o voto, mas grande parte das responsabilidades civis, como no caso do Direito Penal, definida aos 18 anos, idade em que o indivduo exerce seus principais deveres cvicos e patriticos. A maturidade plena, de acordo com o novo Cdigo Civil, atinge-se aos 18 anos. A maior dificuldade, no entanto, estabelecer critrios objetivos para definir a maturidade psquica, moral e espiritual da pessoa humana. As perguntas que surgem so: Quando que a pessoa adquire autonomia e independncia sobre o seus atos? Quando que deixa de ser criana e passa a ser adulta? Em outras palavras, quando que no precisamos mais obedecer aos pais e podemos tomar conta do nosso prprio nariz, fazendo da nossa vida o que bem entendermos? Estas questes implicam a tomada de deciso sobre aes, sendo que mais tarde podemos nos arrepender de tlas feito e nos lastimar por no termos dado ouvidos a pessoas mais experientes. O ser humano, a cada novo momento da vida, depara-se com situaes que nunca viveu antes e sobre as quais no tem o mnimo conhecimento. Por isso, importante que esteja aberto para aceitar o conhecimento daquelas pessoas que j passaram por experincias semelhantes, a fim de aprender as lies de vida que outros j tiveram. Por isso, maturidade tem muito mais a ver com bom senso do que com a capacidade intelectual e psquica. Maturidade no se mede pelo QI de uma pessoa, mas por sua boa vontade em aprender e praticar aquilo que se traduz em conscincia tica. Maturidade tica tem tudo a ver

36
com as caractersticas da pessoa humana, tanto a dimenso racional (cognitiva, volitiva e afetiva) quanto a espiritual (moral e religiosa), sempre baseada numa teleologia, ou seja, suas aes sempre visam a um fim. Por isso, o ser humano dever agir de forma tica, isto , tendo conscincia e responsabilidade sobre tudo o que faz ou deixa de fazer. A partir desses aspectos, pretendemos analisar temas que dizem respeito ao uso da maturidade no cuidado com o prprio corpo e a vida. A sexualidade Humana -O ser humano, tal qual os animais e as plantas, um ser sexuado. A diferena que o ser humano no age por instintos, porm seu comportamento sexual est submetido dimenso racional (cognitiva, volitiva e afetiva) e espiritual (moral e religiosa). Os animais tm o comportamento sexual determinado pelos instintos para a preservao da espcie e no possuem a mnima conscincia do que tal ato representa. O ser humano, mesmo tendo instintos muito elementares, no determinado por eles, mas pela sua dimenso racional, e, por isso, pode e deve ter conscincia do que o ato sexual representa para si, para seu parceiro e para a sociedade. O ser humano precisa ter conscincia das mltiplas implicaes, boas ou ms, certas ou erradas, positivas ou negativas que tal ato tem sobre si, sobre a outra pessoa, sobre a sociedade e diante da vontade de Deus. Alm disso, h que se considerar tambm que o ato sexual no apenas uma relao de amor do tipo eros, mas envolve tambm o amor do tipo filos (afetivo) e do tipo gape (espiritual). Equivocadamente, h os que entendem que sexo uma necessidade fisiolgica. O ato sexual um ato fsico, mas nem por isso uma necessidade fisiolgica. Os aspectos mais significativos na relao sexual humana esto relacionados com os aspectos afetivos e espirituais que tal relao envolve. As pessoas no se unem por causa do sexo, mas porque querem ter um(a) companheiro(a), um(a) amigo(a), algum em quem possam confiar e com quem possam compartilhar os bons e os maus momentos da vida. O sexo apenas complementa essa relao afetiva e espiritual. A vida sexual de uma pessoa no depende tanto da idade fsica, mas de sua maturidade. Os animais iniciam sua atividade sexual a partir do momento em que, biologicamente, os seus respectivos organismos amadureceram. Os animais passam direto da infncia para a vida adulta. Mas o ser humano, mesmo que amadurea em suas funes sexuais na puberdade, tem um perodo de adaptao entre a infncia e a vida adulta, que a adolescncia. nesse perodo que o ser humano mais precisa do processo educativo, que envolve a estruturao dos aspectos cognitivo, volitivo, afetivo, moral e espiritual, para gradativamente atingir sua maturidade (razo pela qual no podemos concordar com o liberalismo sexual na adolescncia). Embora a pessoa j esteja apta a usar seus rgos sexuais do ponto de vista hormonal e fisiolgico, isso no significa que do ponto de vista psquico e moral ela j seja madura para assumir as responsabilidades deste ato. Educao sexual no significa conhecimentos da anatomia sexual e do sistema reprodutor humano. O adolescente deseja conhecer no apenas o uso e a funo do sexo na vida, mas o que o sexo representa para a sua realizao humana, com vistas a uma vida digna e plenamente realizada sob vrios aspectos (afetivo, moral e espiritual). Vemos um problema srio na questo da sexualidade nos dias atuais: passamos muito rapidamente de um extremo ao outro, ou seja, de um perodo onde sexo era um tabu, algo proibido e condenado, para um perodo no qual, por causa do excesso de restrio, passou-se para o excesso de permissividade. Um erro no justifica o outro. preciso encontrar o equilbrio para o bem do prprio ser humano, que recebeu de Deus este maravilhoso presente: a sexualidade dentro da dimenso afetiva e espiritual, privilgio do qual plantas e animais no desfrutam. Prostituio - A partir da viso da tica social, entende-se que o ser humano tem plena liberdade de fazer as opes que melhor lhe aprouverem. Hoje pensa-se que se algum escolheu a prostituio como modo de vida, ningum tem nada a ver com isso, pois ningum deve intrometer-se na vida alheia. Porm, a partir da viso da tica religiosa, o princpio que vigora no a liberdade, mas o amor gape. Ento, a pergunta que se faz a partir desse ponto de vista da tica religiosa : as pessoas tm, de fato, liberdade de usar seu corpo como objeto econmico? certo algum comprar o corpo de uma outra pessoa para satisfazer suas necessidades sexuais? Pessoas ou partes do corpo das pessoas no so e nem podem ser objeto de compra e venda, porque o ser humano no coisa, no produto, no mercadoria, mas tem alma, sentimentos e corao. Neste nvel, o que deve falar mais alto e valer muito mais o amor mtuo. Quando algum chega ao ponto de vender o seu corpo porque algo muito grave est acontecendo com ela e com a sociedade. Tal pessoa precisa ser tratada com amor e no ser explorada na sua necessidade ou fraqueza. As pesquisas revelam que a grande maioria das pessoas que vivem na prostituio est nesse meio no por opo livre, mas por questes econmicas, familiares, psquicas, afetivas e educacionais. Assim, tambm, a grande maioria delas gostaria de mudar de vida e viver como pessoas normais, dentro de um ambiente familiar harmonioso. O que estas pessoas mais gostariam de ter na vida o amor e uma chance que nunca tiveram: serem respeitadas. Muitas delas se sentem rejeitadas e inferiorizadas pelo fato de viverem em tais condies subumanas: sem carinho, sem afeto e sem dignidade, pois todos vem nelas um objeto que se compra, e no uma pessoa que reclama por melhores oportunidades na vida, que reclama para ser algum.

37
Drogas - Um dos problemas humanos e sociais de maior gravidade o problema que envolve o uso e a dependncia de drogas, que traz conseqncias fsicas e psquicas a curtssimo prazo e, geralmente, irreversveis. A pergunta inquietante que surge : o que faz com que pessoas optem pelas drogas, sabendo que se auto-destruiro? Ser que so livres para tomar uma deciso que implica renncia vida? Pesquisas revelam que, assim como no caso da prostituio e do homossexualismo, as pessoas no optam pelas drogas livremente. H causas mais profundas de ordem psquica e afetiva que as influenciam a entrar no mundo das drogas. A grande maioria delas busca nas drogas uma forma de se punir ou de fugir de algum problema que tem medo de enfrentar. H o caso daqueles que querem chamar a ateno dos pais, como forma de reclamar ateno e afeto. H casos em que a pessoa levada s drogas pela curiosidade ou como forma de desafiar o perigo, tentando mostrar que forte, mas isso tambm revela um tipo de insegurana e falta de afeto ou ateno. O que mais assusta na questo das drogas que ela atinge todas as faixas etrias. Antigamente, atingia mais as pessoas de meia idade, que buscavam no alcoolismo uma forma de fuga de seus problemas. Hoje, com o advento da moderna cincia e, em conseqncia, a sofisticao dos produtos qumicos, tem-se acesso a drogas mais pesadas e que atingem faixas etrias mais novas, como adolescentes e, infelizmente, at crianas, causando prejuzos irreparveis sade e vida. O que mais surpreende e preocupa que h uma grande indiferena frente ao problema. Pelo liberalismo de hoje, tudo no passa de uma questo de escolha, de liberdade pessoal. O que falta amor ao prximo. H um vazio nas pessoas e falta de sentido para a vida. A crescente busca pelo materialismo e o hedonismo tornaram as pessoas frias e insensveis umas com as outras, inclusive dentro do lar e da famlia. Isso tem sido causa para as pessoas, incluindo crianas e adolescentes, buscarem nas drogas um meio de fuga e de autopunio. As caractersticas fundamentais do ser humano (pessoa racional, teleolgica, egocntrica e social) e as caractersticas do amor (eros, filos, gape) so elementos fundamentais para a soluo do problema das drogas, pelo fato de que exatamente essas caractersticas identificam as causas deste problema. Leis mais rigorosas contra traficantes e uma poltica de sade mais favorvel ao tratamento de drogados so medidas complementares importantes que ajudaro na soluo do problema, e que atuaro sobre as conseqncias. Contudo, faz-se necessrio uma ao firme e decidida sobre as causas de ordem comportamental e afetiva que atingem a pessoa e a sociedade humana. preciso que haja uma mudana de mentalidade, e isso s se conseguir atravs da educao. Educao no apenas uma questo de escolaridade, de graduao ou ps-graduao acadmica, mas sim um processo mais profundo de mudana de conscincia e mentalidade frente aos problemas que atingem a todos. Esta mudana deve se dar a partir das caractersticas fundamentais mencionadas anteriormente, e exatamente essa a tarefa da tica: provocar uma mudana de conscincia frente aos problemas atravs de ao madura e responsvel. - A ordem familiar: a tica na famlia - Partiremos de uma pergunta fundamental: O que famlia? Ser que um grupo de pessoas vivendo debaixo de um mesmo teto? um casal legalmente unido com direito a ter e criar seus prprios filhos? uma relao de pessoas que tem uma base econmica estvel? um casal que jurou ser fiel um ao outro at que a morte os separe? Para a tica social, a famlia constituda a partir do momento em que duas pessoas decidem viver juntas. Mas, na maioria das vezes, a motivao dessa unio est baseada na idia de que o casamento d a to sonhada liberdade de praticar livremente o sexo sem as inconvenientes restries morais e sociais. Percebe-se em tais situaes que o que motivou essa unio foram apenas os interesses egostas de cada um, sem se considerar a pessoa humana do outro. Quando isso acontece, no se pode dizer que a h uma famlia. O vnculo familiar pressupe uma ligao honrosa e digna com a pessoa do outro, e no que o outro seja um objeto de uso que, quando no serve mais, torna-se descartvel. Para a tica religiosa, a constituio da famlia no se d a partir da vontade humana, mas a partir da vontade divina. Pois, para a religio, homem e mulher so criaturas de Deus e ele mesmo os uniu e abenoou para completarem-se fsica e psicologicamente na vida a dois. Por isso, na viso da religio, a famlia constituda e fundamentada sob a vontade divina, que expressa nas doutrinas que fundamentam a religio, na qual homem e mulher no so vistos como objetos de mero prazer sexual, mas como pessoas criadas conforme a imagem e semelhana de Deus, a fim de viverem de modo digno, fraterno e humano. A finalidade da existncia da famlia dar condies para o ser humano se desenvolver em um ambiente que lhe permita o pleno desenvolvimento como pessoa e ser social que . A famlia , como j diziam h vrios sculos os latinos, a clula-me da sociedade. Neste sentido, a famlia cumpre, em relao sociedade, uma finalidade anloga de uma clula em relao ao corpo humano: o desenvolvimento sadio e harmnico do todo. Enquanto as clulas de um corpo forem sadias, todo o corpo ser sadio, mas quando as clulas ficam doentes (como no caso das clulas cancergenas ou afetadas pelo HIV), comprometem a existncia de todo o organismo. Numa cultura onde no h possibilidade de um desenvolvimento pleno da famlia como clula bsica da sociedade, sem dvida, essa sociedade no ser sadia, e seus dias estaro contados. O exemplo histrico mais eloqente dessa tese a queda do Imprio Romano, que comeou com a degradao moral da famlia.

38
O Homem o nico ser que vive em famlia, e ela cumpre uma finalidade vital para o pleno desenvolvimento da pessoa e da sociedade. O lar e as bases de suas relaes - O lar no o espao fsico que as pessoas de uma famlia dividem entre si, mas o modo como esse espao compartilhado. O lar o ambiente, positivo ou negativo, que as pessoas de uma mesma famlia criam a partir do modo como se relacionam. H lares onde predomina um clima muito difcil de convivncia, com falta de respeito, agresses fsicas e morais, sem carinho e afeto. fundamental para o pleno desenvolvimento de todos os membros que compem uma famlia (pais e filhos) que haja um clima e um ambiente no qual predomine o amor e a harmonia. A base das relaes entre marido e mulher na vida do lar deve ser o amor. Mas qual tipo de amor? Como j vimos anteriormente, h trs tipos de amor: o sexual, o afetivo e o espiritual. Na relao marido e mulher, os trs tipos de amor devem estar presentes. Tanto na relao entre pais e filhos como na relao entre irmos, no h o amor eros, pois este restrito privacidade do casal. necessrio que no lar haja um ambiente fraterno e humano, e que se solidifique cada vez mais o amor afetivo e espiritual. Afinal, na ausncia desses tipos de amor, at o amor do tipo eros se degenera e passa a comprometer a harmonia da famlia. Hoje, infelizmente, cada vez mais levantam-se dados de pesquisa social nos quais preocupante o caso de incestos, revelando a alarmante degradao a que est chegando a vida e o ambiente familiar. - Casamento, divrcio, recasamento - O casamento, bem como a famlia e o lar, atravessam juntos a mesma crise de valores ticos do mundo contemporneo, marcado pelo individualismo, liberalismo e pragmatismo hedonista. A partir da viso da tica social, o casamento no passa de um contrato formal entre duas pessoas, que, se no derem certo, desfaro a empresa e tentaro novamente com um outro scio, como se o casamento fosse uma S.A. (Sociedade Annima). A tica religiosa, mesmo tendo sido taxada de arcaica, tem se posicionado como voz discordante das novas tendncias do mundo moderno e tem insistido na viso de que o casamento de origem divina e, portanto, deve fundamentar-se sobre os princpios ticos do amor gape. Casamento no loteria, mas um projeto de vida que assumimos perante Deus e a sociedade, devendo, por isso, ser encarado com responsabilidade, porque as pessoas no so objetos dos quais podemos dispor para fazer experincias temporrias. Casamento no um contrato, mas um projeto de vida para o qual deve haver a bno de Deus. A finalidade do matrimnio no apenas a procriao, nem tampouco a legitimao do uso livre do sexo. O matrimnio pode preencher inmeras finalidades e necessidades do ser humano, e entre elas, queremos destacar as seguintes: a satisfao afetiva e sexual do casal; a realizao do anseio da maternidade e paternidade; a integrao e efetivao de um projeto social: a escola, a igreja, a empresa, a atividade poltica, etc. Fala-se muito, hoje, em crise do casamento e da famlia. A crise no est no casamento nem na famlia; essa crise tica e moral, ou seja, houve a perda dos valores fundamentais pela pessoa, como por exemplo, o amor e o respeito ao prximo. O casamento s se manter em p se a mentalidade ao seu redor mudar, e ele deixar de ser mero contrato social ou uma unio legitimadora do ato sexual para tornar-se um modo de vida tico no qual se viva integralmente os trs tipos de amor: eros, filos e gape. O divrcio, conforme a tica protestante, no uma regra, mas uma exceo. O princpio que a tica protestante defende o da indissolubilidade do matrimnio, pois a Bblia (norma de f e vida) diz: o que Deus uniu, no o separe o Homem. Porm, como inevitvel que aconteam problemas e desentendimentos entre casais, a tica protestante postula os seguintes procedimentos frente a tais problemas: que o casal esgote todas as possibilidades na busca da soluo para superarem seus problemas e permanecerem unidos; mesmo que resolvam separar-se, faam a experincia por breve tempo, dando prioridade para a reconciliao; s em ltimo caso recorram ao rompimento definitivo e que, ento, primeiro legalizem a situao anterior para s depois disso comearem vida nova, cumprindo as formalidades legais e o que determina a lei de Deus. O divrcio sempre uma soluo paliativa, pois ele no elimina completamente os vnculos j existentes, especialmente no caso em que o casal j tiver seus filhos. O divrcio apenas pode dissolver a unio entre marido e mulher, mas no rompe a vinculao entre pais e filhos e os laos entre os irmos. O homem e a mulher divorciados continuaro, de certa forma, atrelados um ao outro por causa dos filhos, que, via de regra, no aceitam a separao dos pais e ficam traumatizados com a separao. Por isso, o divrcio mais um problema do que uma soluo. O catolicismo no aceita o divrcio, por considerar o casamento um sacramento e, portanto, indissolvel. O protestantismo considera o casamento um ato sagrado, sem, contudo, consider-lo um sacramento. Nem por isso o protestantismo tem uma postura liberal frente ao divrcio. S o admite como exceo regra, quando houver: abandono ou desero do lar de uma das partes; infidelidade conjugal deliberada e reiterada;

39
violncia e maus tratos. Todos os demais casos, como, por exemplo, incompatibilidade de gnios, so, geralmente, meras desculpas egostas, no aceitveis do ponto de vista da tica religiosa como causa que justifique uma separao, devendo-se, portanto, com base no amor gape, buscar a reconciliao do casal e o resgate da vida familiar, no condenando os filhos a traumas que no pediram para ter ou jogando sobre eles o peso de uma culpa que no tm, mas que podero pensar que lhes pertence, trazendo conseqncias malficas para o futuro deles. Divrcio no regra, mas uma exceo e, como tal, s utilizado em ltimo caso. - Recasamento, ou seja, o recomeo de uma nova vida conjugal, mesmo sendo admitido pela tica protestante, deve ser feito com muito cuidado. O catolicismo, no admitindo o divrcio como forma legal de separao, tambm no admite haver uma forma legal para o recasamento. J o protestantismo admite a legalizao do divrcio nos casos previstos anteriormente e, por isso, tambm nestes casos, admite a legalizao do novo casamento, bem como a bno religiosa para uma nova unio matrimonial (pois, caso contrrio, condenar-se-ia ao adultrio ou ao concubinato a parte inocente). de direito e da natureza humana que pessoas jovens, mesmo divorciadas em situaes legtimas, sejam amparadas (e no condenadas) pela religio, a fim de terem uma vida digna, honesta e crist. Tanto o recasamento quanto o divrcio so considerados, pela tica protestante, no como regras a serem seguidas, dando o direito a qualquer um de fazer uso delas, mas como exceo, isto , somente aplicveis nos casos em que realmente seu uso se justifica e, de fato, concorrer para uma soluo. Afinal, nem sempre o recasamento soluo, especialmente nos casos em que a pessoa no superou os problemas advindos da primeira unio. Muitas vezes separaes acontecem por causa de egosmos e vaidades pessoais, onde as partes no quiseram dar o brao a torcer e, nestes casos, tende a acontecer que tais problemas reaparecero num novo casamento, pondo em risco essa nova relao. Tambm no se pode esquecer que pessoas divorciadas mantm seus vnculos anteriores, especialmente com os filhos do primeiro casamento que, de alguma forma, colocam-se como obstculos contra a nova unio, pois vem no(a) novo(a) parceiro(a) da me (ou pai) um elemento aliengena. Por todas estas questes e outras mais, o recasamento deve ser encarado como uma oportunidade de praticar os trs tipos de amor (eros, filos e gape), que, de certa forma, no foram possveis de concretizar por ocasio do primeiro casamento. Se isto no for colocado como um alvo a ser atingido, provavelmente o recasamento poder ter as mesmas decepes e fracassos do primeiro casamento. Por isso, do ponto de vista da tica religiosa, preciso agir sobre as causas, e no buscar solues em efeitos meramente paliativos. - Planejamento familiar - Por planejamento familiar entende-se o direito que o casal tem de prever o nmero de filhos que deseja ter e o perodo em que quer t-los. A vida moderna exige dos pais, cada vez mais, recursos econmicos para criar e educar os filhos com condies de garantir-lhes meios razoveis de uma vida digna. Portanto, o planejamento familiar no significa, como alguns equivocadamente entendem, evitar o nascimento de filhos, mas, pelo contrrio, racionalizar a prole, levando em conta as condies gerais da situao familiar e possibilitando uma vida digna a todos os filhos sem o sacrifcio exagerado de uma vida de grandes privaes. A tica religiosa no favorvel a que se impea o nascimento de filhos por razes egostas dos pais, como, por exemplo, a mulher no deseja ter filhos para no comprometer sua esttica pessoal, ou porque o casal no quer abrir mo de sua vida social, vendo nos filhos um impedimento para usufruir os prazeres da vida. Egosmos e vaidades pessoais sempre so repudiados, pois no so argumentos que justifiquem o no nascimento de um ser humano. Para o casal fazer seu planejamento familiar de modo consciente e responsvel, ter que optar por um mtodo de controle de natalidade, a fim de definir o nmero de filhos e o espaamento entre eles. H vrios mtodos possveis, desde que no sejam abortivos ou ponha em risco a vida e a sade de quem o usa. A tica protestante defende o direito do casal de definir e decidir sobre o mtodo que lhe seja mais conveniente, respeitando seus princpios morais e suas condies culturais e econmicas. Ningum pode, arbitrariamente, impor ao casal meios de controle que no sejam do agrado e do conhecimento do mesmo. Campanhas pblicas, bem como dogmas religiosos, no podem ser impingidos indiscriminadamente aos casais de menores recursos econmicos e educacionais. Pobreza no opo, mas sempre resultado de condies sociais adversas. Todos querem ditar normas na vida de pais pobres, mas so poucos os que esto preocupados em mudar a situao dos pobres e dos filhos de pobres, agindo sobre as causas sociais e econmicas que geram o problema. Querer resolver o problema da pobreza limitando-lhes o nmero de filhos querer tapar o sol com a peneira, pois no so os filhos a causa da pobreza dos pais, mas a m distribuio de renda, bem como o egosmo social de uma minoria que indiferente ao problema social. Por anticoncepcionais so denominados todos os mtodos de controle de natalidade que evitam a fecundao e que, segundo a tica religiosa, so os meios vlidos e admitidos para o planejamento familiar. A tica religiosa contra os mtodos ps-concepcionais, visto que, no modo de ver da religio, a vida uma ddiva de Deus e, por isso, nenhum Homem tem o direito de interferir nesse processo. Uma vez que ocorreu a concepo, ou seja, a formao da

40
vida de um novo ser humano, ningum mais pode interferir, interrompendo um processo que no est na alada do Homem, mas de Deus. Aqui vale o princpio bblico: o que Deus d, s ele pode tirar, ou, no sentido inverso: o que o Homem no pode dar, tambm no pode tirar. A vida de um novo ser se enquadra nesse princpio. - A ordem de justia: a tica nas questes legais: A pena de morte - Pena de morte a punio mxima aplicada a um infrator, eliminando a pessoa do convvio social e tirando-lhe a vida com a aplicao da pena capital. A primeira questo que se levanta de ordem legal. No Brasil, no perodo do Imprio, havia a pena de morte, mas ela foi abolida por causa de um erro judicirio no qual se tirou a vida de um inocente. A partir de l, no se tem mais na lei brasileira a prtica legalizada da pena de morte. J foram feitas vrias tentativas para a reimplantao no Cdigo Penal do artigo que faculta o uso de tal lei. Os debates em torno do assunto bipolarizam-se de tal maneira que h argumentos a favor e contra. Os principais argumentos a favor da pena de morte so: diante do medo da punio com morte, haveria diminuio da violncia e da criminalidade; o Estado no teria tantos gastos com a manuteno de presdios (verdadeiras universidades do crime). Os que so contra a pena de morte usam os seguintes argumentos: possibilidade de erro judicirio e, com ele, a condenao de um inocente; uso poltico e ideolgico da pena, sendo, nesse caso, uma arma na mo de maus governantes que se voltam contra o prprio cidado; estatsticas em pases onde h a pena de morte revelam que ela foi aplicada, na maior parte das vezes, contra pobres, negros e ndios. Foram raros os casos de ricos e/ou brancos a serem condenados; a pena de morte no diminuiu a criminalidade, apenas a refreou num primeiro momento; falso o argumento econmico, porque os gastos para evitar erro judicial so muito altos e maiores do que os gastos com a manuteno dos presdios. Do ponto de vista da tica religiosa, o assunto tambm controverso, pois h telogos que, baseados em textos bblicos, defendem a pena de morte, e outros que so contra ela, porque entendem que s Deus tem autoridade de punir com a morte, por ser ele o autor da vida. Entende-se que a Bblia revela situaes ideais que nem sempre so encontradas na realidade de hoje. Eis por que se deve ter muito cuidado para no fazer uma hermenutica precipitada dos fatos bblicos que eram vlidos para o tempo e contexto em que foram escritos. Seria temerrio, sem critrios cuidadosos, simplesmente aplicar aos tempos de hoje situaes que no mais tm o mesmo significado. O aborto - Queremos deixar claro de incio que o tema do aborto est corretamente colocado neste captulo. Aborto no uma questo que se enquadra no controle de natalidade ou meio anticoncepcional. Aborto uma questo legal e moral. A lei brasileira considera crime a prtica do aborto, sendo, portanto, sujeito a sanes penais. Mas h uma disseminao de clnicas que fazem a prtica clandestina do aborto, sem a devida coibio das autoridades. A lei brasileira admite duas excees: 1) em caso de risco de vida para a me; 2) se a gravidez foi proveniente de estupro. Em ambos os casos, o mdico fica autorizado a fazer o aborto, desde que seja realizado at o terceiro ms de gravidez. Os problemas morais que provm da prtica do aborto, segundo a tica religiosa, dizem respeito a questes que envolvem a concepo teolgica de vida. Como j vimos antes, a vida considerada um presente de Deus e ningum tem o direito de atentar contra a vida de quem quer que seja, especialmente de um ser indefeso dentro de um tero. Estudos mais recentes de parapsicologia revelam que, por processo de regresso de idade, pode-se fazer com que a pessoa consiga evocar pela memria at mesmo o dia da fecundao. Isto comprova o fato de que a vida inicia a partir daquele momento. A prtica do aborto, portanto, um crime contra uma vida indefesa. Mesmo que a tica social evoque o princpio da liberdade para que a me tenha direito de decidir quanto ao desejo de ter ou no um filho, a tica religiosa resgata o princpio do amor vida, que muito superior em termos de valor e respeito ao ser humano. Tambm no justo querer validar a prtica do aborto em nome da liberdade sexual (amor eros). No h liberdade para praticar um crime e justificar o abuso de uma prtica sexual equivocada, apenas para satisfazer prazeres egostas. A tica crist, mesmo que o aborto venha a ser legalizado, sempre orientaria o cristo a no se valer de tal lei, porque nem tudo o que legal , automaticamente, moral. A moral do cristo, em tudo, sempre ser orientada pela vontade de Deus. Porque esse mundo, com suas paixes e concupiscncias, passar, mas a vontade de Deus permanecer para sempre. A ordem civil: a tica na poltica

41
A organizao civil - O ser humano, entre todos os seres da natureza, o nico que desenvolve formas organizadas de vida social. Os animais, nas suas mais diferentes espcies, mesmo vivendo em grupos, no possuem uma forma organizada de vida. Nas espcies animais, as relaes grupais so determinadas pelos instintos, a fim de garantir a reproduo e a sobrevivncia da espcie. Por isso, cada espcie possui um padro prprio de vida grupal. H regras naturais que determinam a funo e o comportamento de cada membro que compe a espcie. No que diz respeito ao ser humano, h uma diferena fundamental na questo da organizao da vida social. Os seres humanos no so regidos nem determinados por instintos naturais, porm possuem uma faculdade racional atravs da qual determinam e criam leis para a sua convivncia social. Razo por que, na convivncia humana, h leis morais, polticas, econmicas que regulam as relaes e o comportamento de cada indivduo dentro de sua coletividade. Tanto as funes como os comportamentos no so rgidos e padronizados. Contudo, so determinados por uma complexa inter-relao indivduo/sociedade. Ao longo da histria da humanidade, a organizao civil das diferentes sociedades e culturas humanas tiveram diversas formas e modos de relao. Uma das formas ou modos mais antigos foi o sistema tribal; depois passou-se para o sistema monrquico; e s mais recentemente chegou-se ao modo democrtico de organizao civil. Em todos os modos ou sistemas de organizao civil da sociedade humana, sempre nos deparamos com um elemento comum: o ser humano se relaciona atravs de leis que visam garantir, de forma harmnica, a convivncia social dos indivduos de uma mesma coletividade. Estas leis podem tanto ser adquirida atravs da religio e/ou cultura como ser criadas a partir de necessidades existentes dentro de cada grupo civil organizado. Portanto, entende-se por civilizao a forma racional de como o ser humano estabelece as suas mltiplas relaes com o seu semelhante na vida em sociedade, atravs de leis que procuram normatizar, de forma equilibrada, o convvio social. A poltica - Este um termo muito desgastado hoje e, por isso, para muitos, tem um significado pejorativo. Porm, tanto o significado semntico como o filosfico do termo poltica muito significativo. Ele provm da palavra plis, que significa cidade-estado. Cada cidade da Grcia formava um estado independente que estava unido numa confederao de cidades, formando, assim, a nao grega. Cada cidade-estado era autnoma e, por isso, tinha vida e cultura prprias. Cada uma possua suas prprias leis. E as leis de cada cidade eram feitas a partir da discusso pblica dos problemas que a afetavam. Todos os cidados livres tinham vez e voz nas assemblias pblicas onde eram tomadas as decises polticas, ou seja, aquilo que dizia respeito a plis. Da provm o termo poltica, ou seja, a discusso e administrao das coisas pblicas, cujo objetivo a manuteno do bem comum. No havia nada mais importante para o homem grego do que a plis, pois era o lugar onde vivia. E este era o maior bem comum que todos possuam. Por isso, na Grcia antiga, poltica era uma atividade que envolvia todos os cidados de uma cidade-estado. Hoje, o termo poltica, como j dissemos, est muito desgastado e est mais associado idia de ser a atividade de uma classe restrita da populao, daqueles que se filiam a um partido e pretendem fazer carreira nesta atividade. Hoje, a atividade poltica quase uma profisso, ou seja, um meio de vida, uma forma de ganhar dinheiro. So poucos os polticos que vem na poltica uma atividade voltada ao bem comum. Mas a falta de conscincia do que , de fato, a poltica, no culpa s dos ditos polticos, mas um problema que afeta a todos os cidados. Os prprios cidados no possuem conscincia poltica, ou seja, conscincia de cuidar e preservar o lugar onde moram como sendo um bem comum. Na nossa falta de conscincia e cultura poltica, achamos que o que de todos no de ningum, e essa a razo pela qual depredamos os bens pblicos, como os telefones e as luminrias, escarramos no cho e jogamos pontas de cigarro em qualquer lugar, pisamos e jogamos na grama copos de plstico e de alumnio, sem contar as verdadeiras imundcies que so os sanitrios pblicos. Tudo isso e outras coisas mais revelam a nossa falta de conscincia poltica (conscincia do bem comum). No de se admirar, pois, a falta de tica dos nossos polticos oficiais, ou seja, daqueles que nos representam na administrao dos bens pblicos. De onde saram esses polticos? Eles no caram do cu, mas surgiram do nosso meio, so pessoas iguais a ns. Se ns no temos conscincia e cultura do bem comum, igualmente no tero conscincia poltica queles que saram do nosso meio e nos representam. Diz um ditado: cada povo tem o governo que merece, e se poderia dizer: cada sociedade tem os polticos que ela mesma produz, e so esses os polticos que ela merece ter. Religio e poltica - , pois, um assunto muito vasto e profundo o tema tica na poltica. Num texto didtico como esse, impossvel querer dissecar o assunto. J nos daremos por satisfeitos se lograrmos xito no sentido de despertar a conscincia dos acadmicos para a importncia dessa temtica. Sem dvida, temos que cobrar posturas ticas de nossos representantes polticos, mas mais importante ainda conseguir um meio eficaz de educar o interesse do cidado para a correta participao e envolvimento no bem comum. Poltica uma atividade que deve envolver a todos, e no apenas queles que vem na politicagem um meio de obter vantagens em tudo, infelizmente custa do bem comum.

42
Mudar a conscincia poltica (cidadania) de uma sociedade s possvel atravs da educao, e entendo como educao no apenas o ensino escolar. Educao comea na famlia, passa pela escola, atinge os meios de comunicao social, enfim, faz parte de todo o processo de formao cultural de um povo. Pessoalmente, estamos convencidos, embora haja os que no concordem, que a religio tem um papel fundamental e decisivo na formao da conscincia poltica de um povo e de uma sociedade. ela, a religio, que realmente se ocupa com a moral, no sentido de dar um embasamento firme para as aes humanas. a religio que coloca os valores bsicos da convivncia e da conduta humana. A falta da religio implica a conseqente falta de valores norteadores da conduta. Hoje se v de forma muito clara que o problema tico no Brasil a inverso de valores, ou seja, o errado passou a ser certo, e o que era certo virou piada. Idias como: por que ser honesto, se todo mundo quer tirar vantagem em tudo?, ou por que querer ser o joozinho-do-passo-certo?, ou pegue para voc, porque seno outro pega, revelam de forma transparente a inverso de valores calcada no forte individualismo presente em nossa cultura. A religio sempre teve como caracterstica preponderante a preservao dos valores coletivos. Esses valores coletivos sempre devem estar acima da vontade e do interesse meramente individual. Nas ltimas dcadas, assistimos de forma passiva a uma macia investida contra a religio, no s no Brasil, mas no mundo inteiro. Propositadamente, fez-se questo de ridicularizar a religio e, com isso, conseguir afetar a moral e os valores fundamentais da cultura. Hoje, quem dita o que certo ou errado no mais a religio, mas a propaganda, com sua ideologia individualista e consumista, e o pior que quase todo mundo acaba dizendo amm. A tica na poltica tem que passar por uma sria e slida discusso a partir dos valores fundamentais da religio crist. Sabemos antecipadamente que tal discusso no interessa aos politiqueiros, pois estes se alimentam exatamente da ignorncia moral e espiritual do povo e, por isso, no tm o mnimo interesse de que o povo adquira cultura e conscincia poltica. nesse sentido que a religio tem um importante papel a cumprir: ensinar ao povo a verdadeira cidadania, com base nos valores e na moral crist. A religio sempre teve compromisso com a verdade e, por isso, no pode silenciar diante da ignorncia espiritual, sob pena de ser cmplice e conivente com os falsos polticos. O luteranismo, a poltica e a economia - O reformador Martinho Lutero, em seus escritos, fez questo de distinguir a ordem poltica da ordem religiosa, ou seja, fez a separao entre Igreja e Estado. O poder eclesistico distinto e separado do poder civil. Ambos cumprem funes diferentes, embora devam ser convergentes para o mesmo fim: a realizao da vontade de Deus na promoo do bem-estar espiritual e material do Homem. Igreja cumpre a funo de cuidar do bem-estar espiritual, e ao Estado cumpre a funo de cuidar do bem-estar social e material do Homem. Igreja e Estado deveriam, segundo Lutero, ser independentes um do outro, ou seja, um no se metendo nos negcios do outro. Porm, por outro lado, Igreja e Estado no poderiam estar divorciados um do outro, por terem um objetivo comum: o bem-estar do Homem criado semelhana de Deus. Nesse sentido, Igreja e Estado, tendo atuaes especficas, teriam que atuar de forma harmnica para conciliar o interesse comum: o bem-estar do Homem. A Igreja no pode, segundo Lutero, intrometer-se em questes administrativas da ordem civil e poltica do Estado. E o mesmo se d em relao ao Estado, no podendo ter ingerncia sobre questes estritamente de cunho espiritual e, por isso, que dizem respeito religio. Contudo, segundo Lutero, ambas instituies, Igreja e Estado, sempre estariam submissas vontade de Deus expressa nas Escrituras Sagradas (nica fonte de f e vida), de tal maneira que, sob os fundamentos da Escritura, competiria Igreja prevenir e advertir governantes e polticos todas as vezes que eles legislassem ou praticassem atos administrativos contrrios vontade de Deus e lesivos ao bem pblico. E o mesmo dever competiria ao Estado, advertir a Igreja quando esta estivesse se desviando dos seus fins (Lutero tinha em mente a Igreja do seu tempo, que vendia as indulgncias e, com isso, defraudava e explorava o povo). Desta forma, vemos de forma clara que, se de um lado Lutero diferenciava e separava as competncias da ao da Igreja e do Estado, por outro unia ambos no compromisso tico. Isso significa que no plano terico e doutrinrio, Igreja e Estado tm funes diferentes, mas no plano prtico, na ao, na sociedade, ambos precisam estar unidos para alcanar a justia e o bem comum. No que diz respeito ao pensamento econmico de Lutero, queremos fazer a seguinte ressalva: como muitas vezes Lutero mal interpretado no se pode enquadr-lo na tese weberiana de que o capitalismo oriundo do protestantismo. Num sentido genrico e superficial, o protestantismo definido por sua oposio ao catolicismo. Contudo, o protestantismo contm inmeras diferenas e divergncias internas. Mesmo que possa ser vivel, a tese weberiana no se aplica de forma genrica a todo protestantismo. Inclusive possvel sustentar a tese de que o capitalismo anterior ao protestantismo, e que o dinheiro e os bens estavam concentrados nas mos de poucos. O que Calvino teria conseguido com sua doutrina da predestinao conseguir mudar a mentalidade do povo para fazer poupana e, com isso, aos poucos, o capital teria passado para mais mos (ou bolsos). Se for, de fato, certa esta tese, acredito que Calvino tenha conseguido algo bom, pois distribuir de forma justa e equitativa a riqueza o que mais se defende nos dias atuais.

43
A tica luterana est longe de ter conseguido soluo plena e perfeita para todos os problemas humanos e nem tem esta pretenso. Contudo, busca as solues remetendo o cristo a refletir sobre os princpios, meios e fins que se encontram no Evangelho. A tica luterana parte do pressuposto de que o Homem imperfeito e vive numa situao provisria em busca da perfeio e plenitude eterna. A tica, da mesma forma que o Homem, provisria, mas se ilumina com a transcendncia e se alimenta com o ideal de um mundo que est por vir, onde se dar a superao de todas as contradies e imperfeies humanas. BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIA, E TODAS OUTRAS COUSAS VOS SERO ACRESCENTADAS Mt 6.33

You might also like