You are on page 1of 3

Viva aprendendo, viva feliz!

A felicidade estudada h muito tempo e, nos dias de hoje, a grande inquietao desse tema no a sua busca em si, mas sim a compreenso daquelas pessoas que conseguem ser realmente felizes. As pessoas felizes so aquelas que esto sempre querendo aprender, aquelas que sempre esto correndo atrs de algo novo e desafiador. Essa uma caracterstica encontrada nas crianas, que so felizes por natureza, pois ainda no tm um esquema mental limitado e definido. Para comear a aprender, todos ns passamos por quatro fases obrigatrias: 1.fase: inconscientemente incompetentes. Nessa fase, no temos a percepo de que no sabemos. aquela criana que senta no banco do motorista e acha que pode sair dirigindo. 2.fase: tomamos conscincia da incompetncia. exatamente nessa fase que comea o aprendizado, quando nos interessamos por aquilo que no sabemos. 3.fase: aquela na qual h uma conscincia da nossa competncia diante daquilo que j aprendemos.

4.fase:

tornamo-nos

inconscientes

competentes. Quando o conhecimento passa a ser um hbito, incorporado dentro de cada um de ns. quando samos dirigindo sem pensar que movimento estamos fazendo para que isso ocorra. A grande pergunta : onde voc acha que est felicidade? Resposta:........................................................... .................................. ..................................................................................... .............................. ..................................................................................... ............................ Se respondeu que quando pegamos o carro e samos dirigindo, errou. claro que satisfatrio, mas a verdadeira felicidade esta naquela segunda fase, na qual tomamos conscincia da nossa incompetncia e buscamos o aprendizado. A felicidade esta no desafio, na motivao, na conquista constante. Vivemos sobre uma cultura de desculpa, que vive dizendo que errar humano. O certo seria: acertar humano, pois ou acertamos ou aprendemos. Essa uma forma de pensar que incentiva a busca do aprendizado e que, naturalmente traz entusiasmo, aumenta nossa alta estima e nos empurra para cima.

Nossa inteligncia plstica e, at onde se sabe ilimitada. O problema que as pessoas no acreditam nisso e sempre esto focadas no possvel, vivendo decepes constantes por no acreditar que esto crescendo, aprendendo e correndo atrs do impossvel. S aprende quem quer, quem tem iniciativa, quem no tem medo do ridculo, quem realmente acredita na realizao do seu sonho. No podemos nos esquecer de que somos os protagonistas da nossa histria e, por isso, temos a obrigao de assumir a responsabilidade pela nossa felicidade. Confcio, pensador chins que viveu h mais de 2500 anos, dizia: Se vejo, lembro; Se ouo, esqueo; Se fao, aprendo. Por isso, no deixe nada para amanh, faa sempre, aprende sempre e viva feliz! Sucesso!!!
Ray Garcia.

Adaptao do texto de

Neila

Navarro

Palestrante

Motivacional e

Comportamental- e-Learning Brasil Revista Microsoft: Anurio 2008/2009

You might also like