You are on page 1of 28

O ATO MDICO.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

A MEDICINA E OS ATOS MDICOS


Em defesa do direito da populao assistncia mdica digna e de qualidade

Braslia, outubro de 2003

APRESENTAO
Hoje, temos mais de 280.000 mdicos trabalhando no Brasil. Herdeiros de uma profisso com mais de vinte e cinco sculos de existncia, os mdicos brasileiros necessitam de uma lei que reconhea sua efetiva importncia social, seu espao profissional e muito mais que isso: que d sociedade a justa e precisa tranqilidade no bom relacionamento que deve existir entre as diversas profisses envolvidas na assistncia sade, bem como a garantia de que essa assistncia atinja os nveis de qualidade e excelncia altura das exigncias do nosso povo.

Como a formao de um mdico


3 Em todas as universidades, o curso de Medicina sempre o mais disputado. muito difcil nele ingressar. Na mdia nacional, cada vaga disputada por 50 candidatos. A esta dificuldade soma-se outra de natureza qualitativa: o curso de Medicina o que exige maior nota para entrar na faculdade. O curso mdico exige do aluno denodado empenho, tempo integral e dedicao exclusiva. Aqueles que precisam trabalhar por seu sustento so submetidos a uma exigncia humana sem similar nas demais profisses. E estes esforos perduram por seis anos e, pelo menos, mais dois de Residncia Mdica, porque o contnuo progresso cientfico do setor faz com que os seis anos de graduao se mostrem insuficientes para o desempenho das especialidades mdicas. Nenhuma outra profisso da rea da sade experimenta coisa parecida. Tornar-se mdico um processo cada vez mais demorado e custoso, pois esse profissional no pode ser improvisado: necessariamente, tem de ser bem formado.

A importncia da medicina brasileira no contexto mundial


O prestgio internacional adquirido pela medicina brasileira motivo de orgulho e felicidade para os mdicos e para o nosso povo. So inmeros os campos mdicos de ponta em que nossa medicina se destaca. As escolas brasileiras de cirurgia plstica e de cirurgia cardiovascular situam-se entre as trs melhores do mundo. Em termos de transplantes de rgos, apenas os Estados Unidos da Amrica nos superam. Vrias instituies de ensino mdico so destaques internacionais e tm suas vagas disputadssimas por mdicos e ps-graduandos do exterior. A meno de um Incor-USP, de uma Rede Sarah, de um HC de So Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre tem dimenso internacional e motivo de orgulho nacional. No momento atual, esta medicina competente, obreira e compromissada com sua histria de cientificidade e solidariedade humana que vem Casa do Povo Brasileiro solicitar seu pleno reconhecimento e valorizao. Este pedido, entretanto, jamais exigir privilgios em relao s demais profisses da rea da sade, como se pode facilmente constatar aps a leitura dos textos subseqentes, mas to apenas respeito s prerrogativas e caractersticas profissionais que os tempos imemoriais consagraram e que, por seu reconhecimento social, configuram o SER MDICO.

Edson de Oliveira Andrade Presidente

1. O que medicina
A medicina uma modalidade de trabalho social instituda como profisso de servio, e uma instituio social a servio da humanidade. A atividade desenvolvida por seus praticantes, os mdicos, destina-se, essencialmente, ao diagnstico das enfermidades e teraputica dos enfermos. Embora, tipicamente, englobe todos os procedimentos decorrentes dessas duas vertentes, tidas como essenciais, acessoriamente participa da profilaxia das doenas e demais condies patolgicas e da reabilitao das pessoas invalidadas. Tecnicamente, o mdico pode ser definido como o ser humano pessoalmente apto, tecnicamente capacitado e legalmente habilitado para atuar na sociedade como agente profissional da medicina o que lhe assegura o direito de praticar todos os atos que a legislao permite ou obriga. No basta que algum esteja (ou se sinta) apto para exercer um ato profissional. Pode estar vocacionado e evidenciar notvel inclinao para a atividade, mas prioritariamente precisa estar capacitado e habilitado para tal. A capacitao profissional possui caractersticas peculiares que a diferenciam e individualizam. Assim, o processo de capacitao deve ser formal e legalmente institudo para aquela finalidade especfica. A habilitao profissional se segue capacitao. Verificada a legalidade do processo capacitatrio e a regularidade do documento que a atesta, o organismo habilitador da profisso declara a possibilidade de o candidato vir a exercer sua atividade profissional.

2. A medicina, labor mdico


A medicina uma profisso construda ao longo de cinqenta sculos, mas cujas razes se perdem nos tempos imemoriais. Uma modalidade de trabalho social com estatuto de profisso. O trabalho dos mdicos. Uma profisso profundamente arraigada na cincia; uma profisso tcnica e humana. A profisso dos mdicos, dirigida para o diagnstico das doenas e tratamento dos doentes, que surge como o primeiro nvel de sintetizao da atividade mdica. Mas para que existem os mdicos? Os mdicos s existem porque h doentes a tratar, doenas a conhecer (para reconhecer, para evitar e para curar) e muitas mazelas humanas a prevenir, muito sofrimento a minorar. E essas circunstncias criaram uma demanda especfica para algum agente social que pudesse diagnosticar as doenas e, assim, tratar mais adequadamente os doentes: esses so os mdicos. Nas sociedades primitivas e nos grupos culturais mais atrasados das sociedades contemporneas, qualquer pessoa pode se aventurar a tratar dos doentes sem que isso implique qualquer restrio ou controle. Ao contrrio, foram e so louvados e estimulados. Isso ocorre porque o seu cuidado se limita ao apoio, no depende de tecnologia. Depende apenas da confiana do doente e da interao interpessoal. Independe de conhecimento e preparao. Todavia, a histria demonstra que sempre que as sociedades adquiriram algum grau de desenvolvimento e passaram a conhecer melhor o organismo, suas enfermidades e tratamento, trataram de normatizar a formao dos mdicos e disciplinar o exerccio da medicina da medicina em sentido estrito, como se denomina o cuidado profissional que possibilita algum a diagnosticar enfermidades, indicar e realizar a teraputica dos enfermos.

A Medicina e o Direito foram as primeiras profisses institudas sculos antes das outras atividades laborais, e as primeiras que tiveram sua formao controlada nas universidades medievais sendo fcil de se imaginar que isso teria sido assim, principalmente para assegurar aos enfermos o melhor atendimento possvel e a melhor possibilidade de receber a melhor teraputica, de acordo com a evoluo do conhecimento em cada poca da evoluo histrica.

3. O que no medicina
H alguns anos, pareceria desnecessrio propor uma definio de medicina que ultrapassasse a cedia cincia e arte de curar, usada desde a antigidade. Porm, a lei federal que organizou a profisso mdica no Brasil, datada de 1957, no especificou a definio de seu campo de trabalho. Talvez porque isso parecesse desnecessrio. Julgou-se coisa notria. No obstante, todas as demais profisses do setor de sade, institudas ou reorganizadas aps aquela data, tiveram seus campos de trabalho bem definidos nas legislaes pertinentes. A despeito disso, todas ou quase todas as entidades de profissionais de sade no-mdicos organizam-se para tentar impedir que os mdicos tenham seu campo de trabalho efetivamente definido em lei. Estes movimentos visam impedir que os mdicos possuam algo que todos os demais profissionais j tm. Os mdicos desejam que a legislao explicite o que medicina, quais so os procedimentos especficos do trabalho mdico e que devem ser realizados apenas por mdicos e quais podem ser compartilhados com agentes de outras profisses de sade. Nesse intuito, os mdicos brasileiros buscam o que configura o atendimento de uma necessidade elementar na institucionalizao de uma profisso: a definio de seu campo de trabalho, que significa a definio jurdica de sua

identidade profissional. Mesmo uma profisso antiga, como a medicina, cujos elementos de identidade esto profundamente arraigados na conscincia social, necessita ter sua identidade legalmente instituda para assegurar sua atividade e poder assegurar o melhor atendimento aos pacientes e sociedade. So duas as razes para tal necessidade: primeira, porque cada profissional deve ter legalmente bem definido o seu campo de atividade, o que implica saber quais procedimentos profissionais pode realizar legalmente; segunda, porque a sociedade tem o direito de saber o que pode e o que deve esperar dos agentes de cada profisso. Talvez por isso tudo, convm que se esclarea convenientemente o que no medicina, se no para evitar desencontros quando nada com o propsito de fazer a profilaxia de encontros indesejados. Por mais surrealista que isto possa parecer, os mdicos necessitam que o legislador fixe os limites de seu objeto de trabalho, da mesma maneira que j o fez com as outras profisses do setor de sade, inclusive para que possam mostrar a todos o que no medicina.

O mero esforo de tratar um enfermo no medicina


Uma das tentativas de legitimar a invaso do campo de trabalho mdico consiste em ampliar excessivamente o significado do substantivo medicina, de modo a que ali possa caber qualquer coisa; pretender, por exemplo, que se deva chamar de medicina qualquer esforo para tratar uma pessoa, qualquer tentativa de curar uma pessoa enferma. Nessa tica, surge a proposta de que o direito de curar deve ser de todos, e no privilgio de alguns (os mdicos). A questo da assistncia mdica no um assunto poltico-eleitoral para ser resolvida em termos democrticos, com o sentido de direito de todos que desejem exerc-la. uma questo de poltica de bem-estar

pblico, a ser resolvida democraticamente em termos de segurana social e de honestidade relacional e, principalmente, do dever do poder pblico de assegurar o melhor tratamento para todos os que dele necessitem. Tambm se configura, simultaneamente, como um assunto tcnico a ser resolvido em termos de competncia. O esforo que um profissional no-mdico faa para tratar algum, mesmo que eficaz, honesto e bemintencionado, no medicina. A caracterizao do trabalho mdico exige que seu agente esteja tecnicamente capacitado e legalmente habilitado para o exerccio daquela atividade. Em uma situao de emergncia, qualquer pessoa pode realizar um procedimento caracterizado como ato mdico, como uma traqueostomia, por exemplo. Mas isto no medicina. O ato salvador, legtimo e necessrio, no impe ao seu realizador a responsabilidade profissional, exigncia obrigatria para quem habilitado.

Nem todo diagnstico diagnstico mdico


O argumento mais comumente utilizado por algumas profisses que se contrapem ao Projeto de Lei do Ato Mdico o que diz ser este projeto prejudicial sociedade ao considerar o diagnstico das doenas uma prerrogativa especfica dos mdicos. Em primeiro lugar, necessrio divulgar que nenhuma outra profisso da rea de sade, exceo da odontologia, possui a prerrogativa de diagnosticar doenas. Todas as demais, em suas leis, participam da assistncia sade de modo e maneira bem especficos, sem qualquer referncia ao diagnstico de doenas. Cada profisso detm suas possibilidades diagnsticas definidas na legislao que as instituiu. E isso se conservar intocado, mesmo com a aprovao da lei dos mdicos. Em segundo lugar, preciso diferenciar o que seja o reconhecimento de um estado doentio e o diagnosticar doenas, com o sentido estrito de diagnstico mdico. Tome-se, por exemplo, uma av de uma grande famlia. Por sua experincia e por j ter visto diversas situaes anteriores, algumas delas confirmadas por mdicos, ao se defrontar

com um neto apresentando febre alta, tosse com catarro purulento, dor no peito e prostrao, ela, por certo, ser capaz de identificar uma possvel pneumonia o que simplesmente explicita o reconhecimento de um estado mrbido. Do ponto de vista profissional, diagnosticar implica possuir competncia tcnico-cientfica para proceder ao diagnstico diferencial entre os diversos tipos de pneumonias, bem como as demais infeces respiratrias, e prescrever o tratamento de modo profissional, como uma modalidade de trabalho social reconhecido e autorizado. Este ato implica efetivo conhecimento da fisiopatologia, capacidade de realizar exames comprobatrios e profundo saber em farmacologia para proceder ao tratamento adequado, alm de conhecimento cientfico para, frente a uma intercorrncia, adotar as necessrias alteraes de conduta que o caso possa exigir. E ter autorizao legal para exercer aquela atividade profissionalmente. O diagnstico mdico, procedimento profissional tpico da medicina, no deve ser confundido com outras modalidades de atividade diagnstica de outras profisses (que podem ou no ser compartilhadas com os mdicos), como o diagnstico fisiolgico, o diagnstico psicolgico ou qualquer outra modalidade de diagnstico que a lei atribua a outra profisso. Diagnstico fisiolgico ou funcional consiste na identificao do rendimento de uma estrutura ou funo somtica. Diagnstico psicolgico ou psicodiagnstico corresponde ao diagnstico funcional no terreno da conduta e do psiquismo. Permite identificar traos ou tipos de personalidade ou caractersticas de conduta de algum. Nenhum destes casos envolve o diagnstico de doenas.

10

Fonoaudiologia, fisioterapia e teraputica ocupacional no so medicina


Os fonoaudilogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais trabalham em habilitao e reabilitao. E sua atividade sanitria deve ser enquadrada como preveno primria (habilitadora) ou terciria (reabilitadora) dos

transtornos da fala, da audio e da linguagem. Compartilham diversas atividades tecnoprofissionais nessas reas que a lei lhes faculta. Mas no so mdicos, nem devem ser confundidos com eles. Diagnosticam defeitos do desenvolvimento e seqelas que existem como conseqncias de traumas ou da ao de outros agentes patognicos capazes de determinar lise estrutural ou prejuzo funcional. Seus procedimentos de interveno se inscrevem no mbito da preveno primria e terciria. Nos casos que necessitam tratamentos mdicos (clnicos ou cirrgicos) ou diagnsticos mdicos, estes devem ser realizados por mdicos.

A psicologia no a medicina da mente


Medicina e psicologia so atividades profissionais radicalmente diferentes, se bem que complementares. A medicina se incumbe do diagnstico e da profilaxia das enfermidades e do tratamento e reabilitao dos enfermos, empregando, para tanto, todos os recursos possveis. A psiquiatria a especialidade mdica que diagnostica as enfermidades mentais e da conduta, enquanto a psicologia utiliza-se unicamente de mtodos e tcnicas psicolgicas para atender pessoas com problemas de ajustamento ou desenvolvimento. Eventualmente, psiquiatras e psiclogos podem vir a atender as mesmas pessoas na mesma poca, mas seus objetos de trabalho so radicalmente diferentes, assim como so distintos seus procedimentos diagnosticadores, ainda que algumas categorias diagnsticas possam se superpor em alguns casos. Tambm devem contar com uma diferena metodolgica: os mdicos podem usar todos os recursos teraputicos fsicos, qumicos, biolgicos ou psicossociais; os psiclogos, por fora da lei e da sua qualificao, s podem empregar os recursos psicolgicos.

11

4. O que o Projeto do Ato Mdico no faz


O Projeto do Ato Mdico no subordina nenhuma outra profisso aos mdicos, nem retira de nenhuma outra categoria profissional as prerrogativas que detenha. Pretende apenas que os mdicos sejam dirigidos por mdicos em suas tarefas privativas (e esse mesmo dispositivo est presente na maioria das leis das demais profisses de sade). Vejamos, ento, o que diz o projeto de lei.

PLS no 25/2002 PROJETO DE LEI DO ATO MDICO


12 Pela primeira vez na histria da medicina brasileira, vamos ter uma Lei que define o que o ato mdico, sua abrangncia e seus limites. Tal fato tornou-se uma imposio da sociedade como um todo e da prpria classe mdica, haja vista a quantidade enorme de intersees com as outras profisses da rea de sade. A populao reclama garantias de acesso prtica mdica de boa qualidade, conhecendo bem as atribuies de cada integrante da equipe de sade que vai lhe prestar assistncia. O PLS 25/2002 objetiva to somente regulamentar os atos mdicos, fortalecendo o conceito de equipe de sade e respeitando as esferas de competncia de cada profissional. Em nenhuma linha encontraremos violaes de direitos adquiridos, arrogncia ou prepotncia em relao aos demais membros da equipe. Ningum trabalha pela sade da populao sozinho, e muito menos sem a presena do mdico. A anlise do contedo dos seis artigos do Projeto mostram a relevncia da matria, permitindo uma maior compreenso acerca da importncia que ter a sua aprovao. So eles:

Artigo 1o A definio
Art. 1 - Ato mdico todo procedimento tcnico-profissional praticado por mdico habilitado e dirigido para:

I a preveno primria, definida como a promoo da sade e a preveno da ocorrncia de enfermidades ou profilaxia; II a preveno secundria, definida como a preveno da evoluo das enfermidades ou execuo de procedimentos diagnsticos ou teraputicos; III a preveno terciria, definida como a preveno da invalidez ou reabilitao dos enfermos. O Projeto tem como objetivo definir, em Lei, o alcance e o limite do ato mdico. Para tanto, este artigo 1 expe, de maneira clara, a definio adotada pela OMS quanto s aes mdicas que visam ao benefcio do indivduo e da coletividade, estabelecendo a preveno, em seus diversos estgios, como parmetro para a cura e o alvio do sofrimento humano. A definio do ato mdico foi elaborada com base nesta ordenao de idias porque, na medida em que abrange todas as possibilidades de referir procedimentos profissionais na rea da sade, essa classificao pareceu ao autor a melhor maneira de sintetizar clara e lealmente os limites da atividade dos mdicos. Com sua utilizao, parece ser possvel diferenciar o que se deve considerar como atividade privativa dos mdicos e quais os procedimentos sanitrios que no o so. Como se v, o conceito de cura no se ope ao de preveno, vez que a cura, quer com o sentido de tratamento, quer como resultado dele, est implcita na preveno secundria. Razo pela qual no faz sentido opor a medicina curativa medicina preventiva, posto que aquela parte integrante desta.

13

O inciso I fala da ateno primria, que cuida de prevenir a ocorrncia de doenas, atravs de mtodos profilticos, e das aes que visem promoo da sade para toda a populao. A preveno primria rene um conjunto de aes que no so privativas dos mdicos; ao contrrio, para que obtenham xito exigem a coparticipao de outros profissionais de sade e at mesmo da populao envolvida. O inciso II, por sua vez, estabelece os atos que so privativos dos mdicos. So aqueles que envolvem o diagnstico de doenas e as indicaes teraputicas, atributos que tm no mdico o nico profissional habilitado e preparado para exerc-los. No se incluem aqui os diagnsticos fisiolgicos (funcionais) e os psicolgicos, que so compartilhados com outros profissionais da rea de sade, como os fisioterapeutas e os psiclogos. O diagnstico fisiolgico refere-se ao reconhecimento de um estado do desenvolvimento somtico ou da funcionalidade de algum rgo ou sistema corporal. O diagnstico psicolgico refere-se ao reconhecimento de um estado do desenvolvimento psquico ou da situao de ajustamento de uma pessoa. No entanto, quanto se trata do diagnstico de enfermidades e da indicao de condutas para o tratamento, somente o mdico possui a habilitao exigida para tais aes. O inciso III fala das atividades de recuperao e reabilitao, tambm compartilhadas entre a equipe de sade. No so atos privativos dos mdicos. Por medidas ou procedimentos de reabilitao, devem ser entendidos os atos profissionais destinados a devolver a integridade estrutural ou funcional perdida ou prejudicada por uma enfermidade (com o sentido de qualquer condio patolgica). Os dois pargrafos que complementam este artigo explicitam quais os atos privativos dos mdicos e os compartilhados com outros profissionais:

14

1 As atividades de preveno de que trata este artigo, que envolvam procedimentos diagnsticos de enfermidades ou impliquem indicao teraputica, so atos privativos do profissional mdico. 2 As atividades de preveno primria e terciria que no impliquem a execuo de diagnsticos e indicaes teraputicas podem ser atos profissionais compartilhados com outros profissionais da rea da sade, dentro dos limites impostos pela legislao pertinente.

H um consenso indubitvel acerca destes conceitos, estabelecidos h milnios pela prtica da medicina. Diante da estupefao de alguns pela inexistncia, at hoje, de Lei que afirmasse o bvio, vale esclarecer que nunca houve tal necessidade antes, o que s agora se impe em virtude do crescimento de outras profisses na rea da sade. Estabelecer limites e definir a abrangncia do ato mdico passou a constituir um assunto de extremo interesse de toda a sociedade, e no apenas dos mdicos. 15

Art. 2 Atribuies do CFM


Art. 2 Compete ao Conselho Federal de Medicina, nos termos do artigo anterior e respeitada a legislao pertinente, definir, por meio de resoluo, os procedimentos mdicos aceitos, os vedados e os experimentais, para utilizao pelos profissionais mdicos. Este artigo estabelece a competncia do Conselho Federal de Medicina em definir os atos mdicos aceitos, os vedados e os experimentais, luz da tica e do conhecimento cientfico existente. Vale ressaltar que o estabelecimento de atribuies em Lei para os conselhos federais de fiscalizao profissional no constitui inovao para o dos mdicos. A anlise das leis que regulamentam outras profisses da rea de sade assim o demonstra:

DECRETO no 88.439/83 - Biomedicina Art. 12 Compete ao Conselho Federal: XVIII definir o limite de competncia no exerccio profissional, conforme os currculos efetivamente realizados; LEI no 5.766/71 Psicologia Art. 6 So atribuies do Conselho Federal: 16 d) definir, nos termos legais, o limite de competncia do exerccio profissional, conforme os cursos realizados ou provas de especializao prestadas em escolas ou institutos profissionais reconhecidos; n) propor ao Poder Competente alteraes da legislao relativa ao exerccio da profisso de Psiclogo;

LEI no 3.820/60 Farmcia Art. 6 So atribuies do Conselho Federal: g) expedir as resolues que se tornarem necessrias para a fiel interpretao e execuo da presente lei; j) deliberar sobre questes oriundas do exerccio de atividades afins s do farmacutico;

l) ampliar o limite de competncia do exerccio profissional, conforme o currculo escolar ou mediante curso ou prova de especializao realizado ou prestada em escola ou instituto oficial; m) expedir resolues, definindo ou modificando atribuies ou competncia dos profissionais de farmcia, conforme as necessidades futuras (grifo nosso); Pargrafo nico - As questes referentes s atividades afins com as outras profisses sero resolvidas atravs de entendimentos com as entidades reguladoras dessas profisses.

Artigo 3o As atividades de direo e chefia mdicas


Art. 3 As atividades de coordenao, direo, chefia, percia, auditoria, superviso, desde que vinculadas, de forma imediata e direta a procedimentos mdicos e, ainda, as atividades de ensino dos procedimentos mdicos privativos, incluem-se entre os atos mdicos e devem ser unicamente exercidas por mdicos. Este artigo preconiza que os cargos de direo e chefia relacionados diretamente aos atos mdicos sejam exercidos exclusivamente por mdicos. No h nada de extraordinrio nisso. As leis que regulamentam as outras profisses da sade sempre realaram este quesito, garantindo-lhes as chefias de enfermagem, nutrio etc. Seno, vejamos:

17

LEI no 7.498/86 Enfermagem Art. 11 O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem cabendo-lhe: I privativamente:

a) direo do rgo de enfermagem integrante da estrutura bsica da instituio de sade, pblica e privada, e chefia de servio e de unidade de enfermagem; c) planejamento, organizao, coordenao, execuo e avaliao dos servios de assistncia de enfermagem; h) consultoria, auditoria e emisso de parecer sobre matria de enfermagem; LEI no 8.234/91 Nutrio Art. 3 So atividades privativas dos nutricionistas: 18 I direo, coordenao e superviso de cursos de graduao em nutrio; V ensino das disciplinas de nutrio e alimentao nos cursos de graduao da rea de sade e outras afins; VI auditorias, consultorias e assessoria em nutrio e dietticas; DECRETO no 85.878/81 Farmcia Art 1 So atribuies privativas dos profissionais farmacuticos: IV a elaborao de laudos tcnicos e a realizao de percias tcnico-legais relacionados com atividades, produtos, frmulas, processos e mtodos farmacuticos ou de natureza farmacutica;

V o magistrio superior das matrias privativas constantes do currculo prprio do curso de formao farmacutica, obedecida a legislao do ensino;

DECRETO no 53.464/64 Psicologia Art. 4 So funes do psiclogo: II dirigir servios de psicologia em rgos e estabelecimentos pblicos, autrquicos, paraestatais, de economia mista e particulares; III ensinar as cadeiras ou disciplinas de psicologia nos vrios nveis de ensino, observadas as demais exigncias da legislao em vigor; VI realizar percias e emitir pareceres sobre a matria de psicologia.

19

LEI no 6.965/81 Fonoaudiologia Art. 4 da competncia do fonoaudilogo e de profissionais habilitados na forma da legislao especfica: g) lecionar teoria e prtica fonoaudiolgicas; h) dirigir servios de fonoaudiologia em estabelecimentos pblicos, privados, autrquicos e mistos; Com o intuito de aclarar essa inteno, o pargrafo nico deste artigo dissipa todas as dvidas que poderiam existir:

Pargrafo nico - Excetuam-se da exclusividade mdica prevista no caput deste artigo as funes de direo administrativa dos estabelecimentos de sade e as demais atividades de direo, chefia, percia, auditoria ou superviso que dispensem formao mdica como elemento essencial realizao de seus objetivos ou exijam qualificao profissional de outra natureza. Uma direo administrativa, uma secretaria ou at mesmo o Ministrio da Sade podem ser cargos exercidos por profissionais no mdicos, desde que, em respeito Lei, haja um responsvel tcnico mdico para responder pelas questes tcnicas e ticas que envolvam aquela instncia administrativa. Nenhuma novidade neste passado recente de nosso pas. Os dois ltimos titulares da pasta da Sade so economistas. 20

Artigo 4o O exerccio ilegal da medicina


Art. 4 A infrao aos dispositivos desta Lei configura crime de exerccio ilegal da medicina, nos termos do Cdigo Penal Brasileiro. O exerccio ilegal da medicina crime, tipificado no Cdigo Penal Brasileiro em seu artigo 283. Este artigo refora o preceito legal, lembrando que a profisso mdica requer habilitao, aqui entendida como a legalizao de uma atividade social regulamentada.

Artigo 5o O respeito s outras profisses regulamentadas


Art. 5 O disposto nesta Lei no se aplica ao exerccio da odontologia e da medicina veterinria, nem a outras profisses de sade regulamentadas por Lei, ressalvados os limites de atuao de cada uma delas.

Se alguma dvida havia acerca da extrapolao de direitos, este artigo a desfaz completamente. O objetivo deste Projeto restringe-se a definir a abrangncia e os limites dos atos mdicos, resguardando as prerrogativas definidas em Lei para as outras profisses da rea de sade. A referncia explcita odontologia e medicina veterinria se deve ao fato de que ambas, cada uma em sua rea de atuao especfica, tambm realizam diagnsticos e indicaes teraputicas.

Artigo 6o
Art. 6 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. No h comentrios. 21

SGAS 915 Lote 72 - CEP: 70390-150 - Braslia - DF Telefones: (61) 445-5900 - Fax: (61) 346-0231 cfm@cfm.org.br

You might also like