You are on page 1of 6

BRASIL

NOVOS DESAFIOS NO MERCADO DE TI


Newsletter Information Technology

#12 Janeiro 2012

EXPANSO SETOR DE TI TORNA-SE PARTE DA ESTRATGIA DAS EMPRESAS MERCADO FINANCEIRO E EMPRESAS DE TELECOMUNICAES NOVAS OPORTUNIDADES PARA PROFISSIONAIS DE TI RECRUTAMENTO NOVO PERFIL E O APAGO DE TALENTOS CARREIRA EM Y CRESCIMENTO PROFISSIONAL PARA ESPECIALISTAS E GENERALISTAS

A EQUIPE

MERCADO DE TI CRESCE E CADA VEZ MAIS ESTRATGICO PARA AS EMPRESAS

Henrique Gamba, Gerente da

expertise Hays Information Technology em So Paulo.


Foto: HAYS Recruiting Experts Worldwide

Embora a rea de tecnologia da informao esteja presente h muitos anos em grande parte das empresas, o setor ganhou fora a partir da ltima dcada e assumiu uma posio de destaque na estratgia de negcios das organizaes. O mercado de trabalho de TI composto por dois grandes nichos: o cliente e o fornecedor. Empresas cuja atividade principal est ligada a tecnologia da informao, fornecem produtos ou servios a empresas que as utilizam como meio para chegar ao resultado final dos seus negcios. Profissionais de TI esto inseridos nos dois universos e em ambos j diagnosticada a escassez de mo de obra qualificada. So Paulo ainda rene o maior nmero de oportunidades de trabalho, mas cidades como Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte possuem potencial de crescimento a curto prazo. A migrao de profissionais para outras regies, a exemplo do Sul e pases vizinhos como a Argentina, tambm uma nova tendncia. Muitas organizaes esto deixando os grandes centros em busca de benefcios fiscais, menores salrios e qualidade de vida para os colaboradores. As funes mais procuradas neste mercado esto relacionadas a sistemas de gesto como o SAP, anlise de negcios, arquitetura e infraestrutura. No h restries quanto formao acadmica, porm candidatos graduados em engenharia, sistemas da informao e cincias da computao possuem vantagens na disputa devido ao alinhamento s habilidades e competncias exigidas e a vivncia anterior em funes correlatas. Certificaes tcnicas como SAP, Microsoft, CISCO e PMP, assim como fluncia em ingls e ps-graduao ou MBA, so diferenciais valorizados.

Quanto ao perfil, o colaborador estritamente operacional d espao a um profissional com viso ampla do negcio, multidisciplinar, comunicativo e com bom relacionamento interpessoal. Os pacotes de remunerao oferecidos aos profissionais da rea esto mais agressivos, o que atrai muitos jovens. A maior insero de mulheres tambm j pode ser observada em um setor at ento tradicionalmente masculino.

expertise Hays Information Technology no Rio de Janeiro.

Raphael Falco, Gerente da

HAYS INAUGURA EXPERTISE NO RIO DE JANEIRO


A Hays Information Technology inaugurou no ltimo ms a expertise no Rio de Janeiro. Segundo Raphael Falco, gerente das expertises Hays Information Technology, Hays Logistics, Hays Procurement e Hays Engineering, a diviso comeou a ser estruturada desde o ano passado, a fim de atender s necessidades de um mercado em franca expanso. A entrada oficial da expertise no Rio de Janeiro tem por objetivo estreitar o relacionamento com clientes que j apresentavam demanda por profissionais de tecnologia da informao, afirma. O executivo complementa: H algum tempo j estamos trabalhando posies de TI para empresas de petrleo e gs e de varejo, alm de vagas em bancos e em companhias de telecomunicaes. Engenheiros de telecomunicao, analistas de SAP e gestores so os profissionais mais assediados no momento.

Caroline Cadorin, Consultora

Senior da expertise Hays Information Technology em Campinas

Newsletter Information Technology - 12 Janeiro 2012 02

MERCADO FINANCEIRO EM BUSCA DE INOVAO E COMPETITIVIDADE


As instituies financeiras esto ampliando a atuao no mercado brasileiro. A crise internacional, que combaliu a estrutura dos principais bancos americanos, no impactou no resultado das grandes organizaes estabelecidas localmente, que continuam obtendo resultados expressivos. Ao contrrio, com a crise, os bancos deram incio a processos de fuses e aquisies para no perder espao no mercado e expandir sua atuao. Segundo Henrique Gamba, gerente da expertise Hays IT em So Paulo, o investimento em novas tecnologias veio ao encontro desse fenmeno de expanso e, certamente, foi crucial para a consolidao do setor e para o surgimento de boas oportunidades para a contratao de profissionais de TI. Raphael Falco, gerente das expertises Hays Information Technology, Logistics, Procurement e Engineering no Rio de Janeiro, acredita que com o aumento da competitividade e com a internacionalizao dos negcios, as corporaes passaram a buscar constantemente inovaes capazes de promover a ampliao da suas carteiras de operaes e fidelizao de clientes. A complexidade e o ganho de volume das transaes financeiras realizadas e gerenciadas no Pas, geraram ao longo das ltimas dcadas a necessidade de investir na rea de tecnologia para garantir velocidade e acuracidade capazes de garantir o controle das despesas e dos lucros em todas as operaes. No primeiro momento os investimentos na rea de TI eram com o objetivo de desburocratizar processos para ganhar agilidade e com isso ter um retorno rpido e satisfatrio. Hoje, a rea gera negcios para as empresas. O setor cria e inova processos com a finalidade de elevar os lucros financeiros a patamares satisfatrios, complementa Falco.

ENTREVISTA COM LVARO TEFILO SUPERINTENDENTE DE RISCOS TECNOLGICOS E SEGURANA DA PRODUBAN


HAYS: O mercado financeiro brasileiro est contratando mais profissionais de TI. um fenmeno recente? Quais os principais fatores que geraram essa demanda? lvaro Tefilo: Todos os setores da economia esto contratando mais profissionais da rea. TI um fator essencial para o desenvolvimento das empresas, e, se bem utilizada, torna-se um diferencial competitivo tanto sob o ponto de vista da inovao, quanto de custo. E se no passado algumas indstrias j investiam no recrutamento de analistas de sistemas e engenheiros de computao, agora essa necessidade se mostra mais latente. Por isso a busca por talentos complexa e h escassez de mo de obra qualificada. Temos ainda informaes de pesquisas de mercado que demonstram que a diferena entre os salrios pagos por empresas de grande e pequeno porte cada vez menor. HAYS: Quais os principais desafios dos profissionais de TI neste mercado? lvaro Tefilo: Pode parecer um chavo, mas manter-se atualizado o desafio principal. No mercado de Riscos e Segurana, onde atuo, surgiram pelo menos dois ou trs novos desafios nos ltimos 18 meses que exigiram um grande esforo em pesquisas e estudos sobre tcnicas que nos ajudassem a satisfazer essas necessidades. Desde ento passamos a incluir nos processos seletivos uma pequena lista de perguntas como que preocupaes de segurana voc indicaria ao seu CIO durante a adoo de Androids na sua empresa? e Se a sua empresa decidisse mover parte de seus servios para uma Cloud pblica e abrisse uma RFP (Request for Proposal) para o mercado, que parmetros voc usaria para comparar diferentes provedores?. Nos deparamos com muitos profissionais despreparados para respond-las. Veja, h muito se fala de Cloud Computing e smartphones e, ainda assim, muitos profissionais, inclusive os mais jovens, no conhecem os temas a fundo. HAYS: Quais as funes que mais demandam contrataes atualmente? lvaro Tefilo: Atualmente h uma demanda forte por profissionais especializados em Cloud Computing, Comunicaes Unificadas, Mobilidade, Canais Eletrnicos e novas geraes de Data Centers, mas tambm procuramos bons Gerentes de Projeto. Na rea de desenvolvimento, a migrao dos aplicativos de negcios para plataformas mveis tm demandado a formao de novos profis-

Foto: Divulgao

sionais de desenvolvimento com foco em sistemas operacionais como o Apple IOS ou o Android. HAYS: Qual o perfil do profissional de TI procurado atualmente? lvaro Tefilo: Cada vez mais exigido que ele conhea o negcio em que atua. Tambm buscamos pessoas que sejam capazes de saber o valor e, sobretudo, de extrair o mximo das solues que buscam e das j adotadas. desejvel eficincia e ateno a tudo o que est surgindo em seu campo de atuao. HAYS: Quais so as perspectivas para o setor financeiro em curto prazo e como impactaro nas carreiras de TI dentro das empresas do segmento? lvaro Tefilo: O setor financeiro continuar sendo um forte demandador de inovaes. As equipes de negcios contaro cada vez mais com a tecnologia da informao para se diferenciarem em um modelo de negcios que se torna ainda mais sofisticado e competitivo. Recomendo ao profissional de TI que fique atento. Conhecer os exciting vendors nunca foi to importante. A influncia dos clientes sobre os produtos (especialmente por meio das Redes Sociais) tambm refora essa viso. Com mais de 150 anos de atuao em diversos pases, o Grupo Santander, proprietrio da PRODUBAN - responsvel pela infraestrutura de TI do grupo - sediado em Madri, na Espanha, est entre as maiores instituies financeiras do mundo por capitalizao em bolsa. No Brasil foi considerado o terceiro maior banco em patrimnio e o quarto em lucro lquido. Sua rede de atendimento no Pas conta com mais de 3.600 pontos de venda, entre agncias e postos de atendimento.
Newsletter Information Technology - 12 Janeiro 2012 03

TELECOMUNICAES ABRE ESPAO PARA PROFISSIONAIS DE TI


O setor de telecomunicaes brasileiro passou por transformaes importantes a partir da dcada de 90. Com a quebra do monoplio da telefonia fixa e a privatizao, novas empresas passaram a explorar as atividades relacionadas ao segmento e movimentaram o mercado de trabalho. Para Henrique Gamba, gerente da expertise Hays IT em So Paulo, a privatizao foi decisiva para a configurao de um mercado mais competitivo e globalizado. A reduo dos custos para o cliente final popularizou os produtos e os servios oferecidos por essas organizaes. Com preos mais acessveis, mais cidados passaram a adquirir linhas telefnicas fixas, o que antes era um benefcio reservado para poucos. Hoje a realidade das telecomunicaes ainda mais ampla e j existem mais aparelhos celulares operando no pas do que habitantes, segundo pesquisas. Quanto internet, a rede mundial de computadores j est presente nas localidades mais distantes dos grandes centros, inclusive nos extremos das regies norte e nordeste, aponta Gamba. Com a estagnao da telefonia fixa, ocasionada pela descoberta de alternativas mais modernas de comunicao, o segmento vive novamente um momento de consolidao. A tendncia a curto prazo, segundo analistas setoriais, a concentrao da explorao da atividade por grandes corporaes, principalmente por grupos de abrangncia global. Operadoras menores no conseguiro resistir a receitas to pulverizadas, principalmente devido forte atuao no varejo, constata Raphael Falco, gerente das expertises Hays IT, Logistics, Procurement e Engineering no Rio de Janeiro. Falco acredita, no entanto, que a configurao atual ainda extremamente favorvel e promissora para o mercado de trabalho. Nesse sentido, ele j observa uma grande demanda gerada pelas empresas de telecomunicaes por profissionais de TI, como Engenheiros de Telecomunicaes, Arquitetos de TI e Analistas de Negcios. Por ser extremamente dinmico, o setor convive com inovaes praticamente dirias, especialmente no que tange busca de novas solues para a transmisso de dados e voz. Cada vez mais, a sobrevivncia desse mercado depende da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, e a contratao de mais profissionais condio sine qua non para o atendimento desta necessidade. As perspectivas de crescimento para o setor so positivas. Especialistas acreditam que ainda h muito espao para ampliar a base de clientes de telefonia mvel e internet no pas. A previso de crescimento das operadoras, em mdia, ser de 10% ao ano at 2015.

BANDA LARGA DEVE GERAR CRESCIMENTO


O setor de tecnologia deve crescer muito nos prximos anos devido ao programa de banda larga nas escolas pblicas e urbanas (PBLE) que ir beneficiar at 2016 mais de 50 milhes de alunos - 86% dos estudantes brasileiros. Para que as empresas possam oferecer banda larga a todas as escolas inclusas no projeto ser necessrio investir em infraestrutura de rede para dar suporte a conexo da internet em alta velocidade em todos os municpios brasileiros. Em funo do projeto, as empresas tambm tero que expandir a rea de TI e contratar profissionais terceirizados para reforar a implantao dos projetos, assim como mo de obra qualificada em termo de redes para minimizar os gastos e otimizar o retorno. De acordo com os consultores da HAYS, o projeto oferece oportunidade para a futura convergncia de outros meios de comunicao, para isso basta que as empresas de telefnia fixa e mvel tenham interesse estratgico em ampliar o atendimento na regio, tendo em vista que o canal de acesso j existe. A gesto do Projeto feita em conjunto pelo Ministrio da Educao (MEC), Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), Ministrio das Comunicaes (MC), Casa Civil, Presidncia da Repblica e pela Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel) responsvel pela fiscalizao e o acompanhamento da implantao e da execuo do projeto, fixando prazos e estipulando padres de qualidade para a conexo das escolas pblicas urbanas internet.

ESCOLAS BENEFICIADAS
Regio CENTRO-OESTE NORDESTE NORTE SUDESTE SUL Total BRASIL
Fonte: Site Mec http://siead.mec.gov.br/mapabandalarga/web/

Quantidade 4.562 18.964 3.961 20.388 10.296

58.171

Foto: HAYS Recruiting Experts Worldwide

Newsletter Information Technology - 12 Janeiro 2012 04

REAS E REGIES PROMISSORAS EM TI

Na tecnologia, assim como em outros segmentos da economia, a demanda elevada por novos profissionais uma realidade. Os desafios de TI, porm so peculiares, pois crescem de forma substancial em pocas em que descobertas tecnolgicas so praticamente dirias e se disseminam rapidamente. Toda e qualquer atividade empresarial na atualidade envolve tecnologia e at os relacionamentos interpessoais esto sendo impactados por esse novo cenrio. Todos esses movimentos exigem do profissional de TI muito mais preparo tcnico, contnua atualizao e, sobretudo, capacidade de inovar. A evoluo rpida do setor, portanto, tomou de assalto o mercado de trabalho, com uma equao complexa de solucionar: onde encontrar tantos profissionais com um perfil to sofisticado? Segundo Henrique Gamba, gerente da Hays IT em So Paulo, qualidades como liderana, boa comunicao e facilidade para trabalhar em equipe so imprescindveis para o preenchimento das posies em aberto. Alm disso, para ele atualmente tambm faltam profissionais com os pr-requisitos bsicos, como experincia anterior e domnio do idioma ingls. A escassez de mo de obra qualificada far com que os salrios continuem inflacionados em 2012., analisa Gamba. O executivo aponta que em funo da atratividade econmica, empresas nacionais e internacionais, esto abrindo operaes em tecnologia ou expandido os negcios no Pas. A HAYS tem registrado um aumento gradativo no recebimento de currculos estrangeiros. H muito interesse desses profissionais, pois alguns pases ainda esto vivenciando os reflexos da crise econmica mundial e o Brasil est em pleno desenvolvimento em diversas reas. Para os interessados em atuar no setor, Caroline Cadorin, lder da expertise Hays IT em Campinas, aconselha investir em cursos e especializaes que possam agregar na prtica diria da rea.

Idiomas e certificaes contam muito nos processos seletivos. Estar atento a oportunidades em outros estados tambm um diferencial do candidato. Muitas corporaes esto deixando os grandes centros e os profissionais devem avaliar ofertas em outras localidades no apenas sob a tica da remunerao. Qualidade de vida e perspectivas de crescimento so fatores que devem ser colocados na balana, completa. Otimista, Raphael Falco aposta na ampliao do nmero de postos de trabalho em vrias regies do pas. Um forte indicador desta pulverizao a recente implantao da expertise IT no Rio de Janeiro, comemora. Novos projetos impulsionam mercado Para Henrique Gamba as empresas que mais demandam novas contrataes de profissionais de tecnologia de informao em So Paulo so as que atuam no mercado financeiro, com destaque aos bancos e s administradoras de cartes de crdito, alm das empresas de telecomunicaes. No Rio de Janeiro, alguns segmentos se destacam como petrleo & gs, bancos e varejo. As empresas do setor de petrleo & gs esto vivenciando um boom de novos projetos, impulsionado pela descoberta do pr-sal. Outra vertente promissora a mdia eletrnica, que vem se firmando como um excelente canal de vendas. Investir em solues inovadoras para este nicho faz com que bancos e empresas de varejo, entretenimento e do ramo editorial se tornem mais competitivas e rentveis, destaca Raphael Falco. Caroline Cadorin aponta Campinas, interior de So Paulo, como um novo grande plo tecnolgico do Pas. Corporaes de diversos segmentos da economia esto se instalando na cidade e no entorno. Embora muitas das posies de TI ainda sejam ocupadas por profissionais provenientes da capital do estado, candidatos graduados pelas Universidades Federais da regio, que so consideradas referncias em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, esto sendo muito bem aceitos nos processos seletivos, reitera.

CURIOSIDADES DO SETOR
- Estudo realizado pela Associao Brasileira de Tecnologia da Informao e Comunicao, a BRASSCOM, revela que 8 em cada 10 estudantes no concluem a graduao em informtica por j estarem empregados. As conseqncias so arcadas pelos empregadores, que devido escassez de mo de obra qualificada, acabam mantendo em seus quadros colaboradores com formao tcnica insuficiente para enfrentar todos os desafios do setor; - Entre as 30 novas carreiras recomendadas pela Revista VOC S/A de novembro de 2011, oito fazem parte do universo de TI: Especialista em Inteligncia Artificial, Profissional de Marketing para E-commerce, Designer de Games, Especialista em Bioinformtica, Gerente de Inovao, Tecnlogo em Telemedicina, Coordenao de Terceirizao Offshore e Desenvolvedor de Webmvel. Segundo pesquisa publicada pela revista, essas carreiras possuem boas chances de crescimento e pacotes de remunerao atrativos; - Florianpolis vem sendo aclamada por publicaes internacionais como o Vale do Silcio brasileiro. A cidade est atraindo cerca de 40 novos empreendimentos em tecnologia por ano, sendo que parte da mo de obra recrutada diretamente nas universidades locais. J h um dficit de 2000 profissionais contabilizado pelas companhias estabelecidas na regio; - Novas oportunidades para profissionais de TI: sites de compras cresceram 30% ao ms no ano de 2010. Segundo o IAB Brasil, entidade que representa o meio on line local, a expanso das mdias sociais foi responsvel pela criao de cerca de 30.000 vagas. Especialistas de marketing digital, programao, links patrocinados, contedo e search so os mais procurados.

Foto: HAYS Recruiting Experts Worldwide

Newsletter Information Technology - 12 Janeiro 2012 05

CARREIRA TCNICA OU EXECUTIVA


Seguir carreira executiva ou trilhar o caminho da especializao tcnica? Gerenciar equipes ou buscar novas descobertas tecnolgicas? Para Henrique Gamba, gerente da expertise Hays Information Technology em So Paulo, estes so alguns dos impasses mais complexos vivenciados pelos profissionais de tecnologia da informao na atualidade. O setor de TI composto por dois tipos de profissionais: os generalistas e os especialistas. O primeiro precisa ter habilidade para liderar projetos e pessoas, boa comunicao com outras reas de negcios e facilidade para trabalhar em equipe. O segundo atua como tcnico em funes consideradas mais operacionais. Em funo das duas possibilidades na carreira, algumas empresas passaram a adotar a carreira em Y. O termo corresponde a carreiras paralelas e permite que o colaborador possa, no decorrer da sua trajetria profissional, optar pelo caminho mais alinhado com as suas habilidades e competncias. O modelo em Y, quando bem fomentado, valoriza e fideliza o funcionrio, pois evidencia que possvel ter acesso a oportunidades justas e igualitrias, independente do rumo escolhido, explica Gamba. De acordo com o executivo, o profissional precisa conhecer suas aspiraes e expertises, talentos e limitaes para identificar qual desses dois rumos mais adequado investir em seu aprimoramento. Para os generalistas o ideal buscar conhecimento por meio de cursos como ps-graduao e MBAs. J no caso dos especialistas, mais vantajoso fazer cursos especficos e certificaes para o desenvolvimento da tecnologia que ele opera diariamente. Dessa forma, o profissional vai obter os resultados esperados na carreira, aconselha.

GERAO Y NO SETOR DE TI
A maioria dos profissionais de tecnologia da informao tem entre 22 e 30 anos de idade faixa que os inclui na gerao Y. A denominao leva em considerao caractersticas como criatividade, ansiedade e inquietude. Alm disso, eles querem crescer rapidamente na carreira, gostam de desafios e podem se sentir desmotivados quando no conseguem concluir a atividade em um curto perodo de tempo. De acordo com Henrique Gamba, gerente da expertise Hays Information Technology em So Paulo, o setor de TI composto em grande parte por profissionais com esse perfil. por essa razo que notamos uma alta movimentao na rea. Pelo fato de estarem em busca do novo, eles podem ter prejuzos com relao ao ganho de experincia e amadurecimento na carreira. importante encerrar ciclos para apresentar resultados no currculo, o que ir contribuir, inclusive, na busca por novas oportunidades no mercado de trabalho, aconselha.

FUNES EM ALTA
- Analista de Negcios - Consultor de SAP - Gerente de Segurana da Informao - Arquiteto de TI

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA CARREIRA TCNICA


Prs Permite aprofundar conhecimentos tcnicos Possibilita lidar com menos burocracia Geralmente, no requer a administrao de uma equipe A presso por metas financeiras o menor
Fonte: Revista INFO EXAME6

Contras O cargo mximo quase sempre inferior ao dos executivos A remunerao tende a ser mais baixa que a dos gestores Quanto mais a pessoa se especializa, menor seu campo de trabalho O profissional tende a ter menor visibilidade no mercado

Newsletter Information Technology - 12 Janeiro 2012 06

You might also like