You are on page 1of 4

O recurso extraordinrio

O recurso extraordinrio, instituto destinado ao controle de constitucionalidade difuso, deve, de acordo com a tese da abstrativizao e em determinados casos, deixar de ser utilizado como mais um grau de jurisdio s partes na lide privada, para, sim, efetivar a jurisdio constitucional. Para tanto, as decises em recurso extraordinrio, quando afetadas a apreciao do plenrio do Supremo Tribunal Federal, passariam a ter efeito erga omnes e vinculante, tal qual no controle concentrado, dispensando a participao do Senado Federal na suspenso da execuo da norma ora declarada inconstitucional. Nessa linha, fala-se em uma mutao constitucional na interpretao do art. 52, inciso X, da Constituio Federal. Existe em curso um processo de reforma constitucional objetivando restringir ao mximo a atuao do STF sua funo primeira a guarda da constituio afastandoo de lides meramente privadas. Essas razes motivaram a insero, pela Emenda Constitucional 45/2004, da repercusso geral nos recursos extraordinrios, bem como da prpria smula vinculante. O primeiro a utilizar a expresso abstrativizao do controle difuso, foi o doutrinador Fredie Didier Junior,1 por ocasio da anlise das transformaes sofridas pelo Recurso Extraordinrio. A abstrativizao do controle difuso prega a aproximao dos efeitos da deciso que aprecia a inconstitucionalidade tanto no controle difuso, quanto no abstrato. Isto porque se o Supremo, apreciando, como exemplo, um recurso extraordinrio, afetar a matria ao plenrio da casa, este ltimo ir emitir deciso sobre lei ou ato normativo em tese, desvinculado do prprio caso concreto, tal como faz nas hipteses de controle abstrato. Por essa razo no h razes para no se atribuir efeitos erga omnes e vinculantes as decises emitidas pelo plenrio. O Supremo vem seguindo uma linha lgica e progressiva em seus julgados, indicando claramente uma mudana de paradigmas sobre o controle difuso, em especial na utilizao do Recurso Extraordinrio. Desta forma, o Supremo demonstra adotar, cada vez mais, uma aproximao entre os controles de constitucionalidade difuso e concentrado, ao menos em seus efeitos. O primeiro posicionamento judicial veio com o do Ministro Gilmar Ferreira Mendes, adotado no processo administrativo n 318.715/STF de 17/12/20032, que culminou na edio da emenda n 12 ao Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (RISTF). O Douto Ministro afirmou que o Recurso Extraordinrio deveria deixar de ter carter marcadamente subjetivo ou de defesa de interesses das partes, para assumir, de forma decisiva, a funo de defesa da ordem constitucional objetiva. Esclarecedor e objetivo se mostra parte do voto do douto Julgador em que afirma que a funo do Supremo nos recursos extraordinrios ao menos de modo imediato no a de resolver
DIDIER JR., Fredie. Transformaes do Recurso Extraordinrio. In: Processo e Constituio, Estudos em homenagem ao professor Jos Carlos Barbosa Moreira, Luiz Fux, Nelson Nery Jnior, Teresa Arruda Alvim Wambier (coordenadores). So Paulo: RT, 2006, p. 104 a 121. 2 BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Processo Administrativo n 318.715/STF, do Plenrio do Supremo Tribunal Federal, Braslia, DF, 17 de dezembro de 2003. In http://www.stf.gov/portal/inteiroteor/.
1

litgios de fulano ou beltrano, nem a de revisar todos os pronunciamentos das Cortes inferiores. E concluiu o Ilustre Ministro, afirmando que o processo entre as partes, trazido Corte via recurso extraordinrio, deve ser visto apenas como pressuposto para uma atividade que transcende os interesses subjetivos. 3 . O Ministro Gilmar Ferreira Mendes manteve o mesmo entendimento no julgamento do RE 376.852, de 27/03/2003, quando o mesmo reafirmou a necessidade de transformao do Recurso Extraordinrio em remdio de controle abstrato de constitucionalidade.4 Devemos entender ento que o Recurso Extraordinrio, instrumento do controle difuso, deve transcender o interesse eminentemente privado, servindo tambm como controle de constitucionalidade abstrato. Seguindo essa corrente evolutiva, a Ministra Ellen Gracie, por ocasio do julgamento do AI 375.011, dispensou o pr-questionamento permitindo que o Tribunal conhecesse da matria constante do Recurso Extraordinrio. Aps afirmar que se encontrava pacificado no mbito da Suprema Corte a necessidade do pr-questionamento para o conhecimento do Recurso Extraordinrio, ressaltou a referida Ministra em seu voto estou, entretanto, mais inclinada a valorizar, preponderantemente, as manifestaes do Tribunal, especialmente as resultantes de sua competncia mais nobre a de intrprete ltimo da Constituio Federal.5 cristalina a evoluo jurisprudencial sobre o controle difuso de constitucionalidade, em especial sobre a utilizao do recurso extraordinrio. Devemos mencionar tambm como outra grande mudana no controle difuso, a utilizao pelo Supremo Tribunal Federal da tcnica de modulao de efeitos da deciso de inconstitucionalidade no controle difuso. Como exemplo, cite-se o RE 197.917/SP, famosa deciso que plenrio do Supremo Tribunal Federal emitiu sobre o nmero de vereadores em cada municpio, dirimida dentro de um recurso extraordinrio6. Nesta ocasio o plenrio entendeu por aplicar ao controle difuso a tcnica da limitao dos efeitos, fazendo com que os efeitos da declarao de inconstitucionalidade valessem pro futuro, ou seja, ex nunc. Ressalte-se que at ento os efeitos atribudos em sede de controle difuso eram somente ex tunc Cumpre-nos ainda mencionar a deciso do plenrio do Supremo que declarou a inconstitucionalidade do 1, art. 2, da Lei 8.072/90 Progresso de regime nos

Ibid. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Medida Cautelar no Recurso Extraordinrio n 376.852/SC, do Tribunal Pleno Braslia, DF. In: HTTP://www.stf.gov.br/portal/inteiroteor/obterinteiroteor.asp/numero=376852&classe=R EMC. 5 BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Agravo Regimental no agravo de Instrumento n 375.011/RS, Segunda Turma. Rel. Min. Ellen Gracie, Braslia, In HTTP://stf.gov.br/portal/inteiroteor.asp/numero=375011&classe=AIAgR. 6 BRASIL.Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinrio 197.971/SP, Tribunal Pleno, Rel. Min. Mauricio Correa, publicado em 07/05/2004, Braslia, in HTTP://www.stf.gov.br/portal/inteiroteor/obterinteiroteor.asp/numero=197917&classe=R E.
3 4

crimes hediondos em sede do Habeas Corpus 82.959/SP7. Tal deciso se mostra como paradigma que veio a fundamentar a possibilidade da adoo da teoria da abstrativizao do controle difuso. Quando do julgamento do HC 82.959/SP8, em 23/02/06, o plenrio ressaltou que a declarao incidental de inconstitucionalidade da vedao da progresso de regime nos crimes hediondos no geraria conseqncias jurdicas em relao s penas j extintas nesta data, pois esta deciso plenria envolve, unicamente, o afastamento do bice representado pela norma ora declarada inconstitucional, sem prejuzo da apreciao, caso a caso, pelo magistrado competente, dos demais requisitos pertinentes ao reconhecimento da possibilidade de progresso. Podemos dizer de forma concreta que o Supremo Tribunal Federal no julgamento do HC 82.959/SP9, passou a adotar a teoria da abstrativizao do controle difuso10. O principio legal defendido pela desnecessidade de se chegar mutao constitucional do art. 52, inciso X, da Constituio Federal, dispensando-se, portanto, a abstrativizao do controle difuso, na medida em que o Poder Constituinte Derivado disponibilizou o instrumento da Smula Vinculante coerente e prtico, posto que ambos os institutos (abstrativizao do controle difuso e Smula Vinculante) geram os mesmos efeitos erga omnes e vinculante. Vemos, portanto na adoo da abstrativizao do controle difuso o caminho para uma melhor prestao da jurisdio constitucional, na medida em que diminuir a interposio de inmeros recursos/aes autnomas de impugnao objetivando reformar decises dos tribunais/juzes, tendo em vista que a matria j foi pacificada pelo plenrio. Acreditamos que a abstrativizao do controle difuso de constitucionalidade ser firmada na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal e ser um grande passo, mas no o nico, a conferir maior efetividade prestao da Jurisdio Constitucional. REFERNCIAS: 1. BEAK, Rubens. As alteraes do controle difuso de constitucionalidade e sua aproximao com o modelo concentrado. Disponvel em <http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/campos/rubens_becak.pdf>. 2. DIDIER JR., Fredie. Transformaes do Recurso Extraordinrio. In: Processo e Constituio. Estudos em homenagem a professor Jos Carlos Barbosa Moreira. Luiz Fux, Nelson Nery Jnior, Teresa Arruda Alvim Wambier (coordenadores). So Paulo: RT, 2006.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus n 82959/SP, Tribunal Pleno, Rel. Min. Marco Aurlio, publicado em 23/02/2006, Braslia, in HTTP://www.stf.gov.br/portal/inteiroteor/obterinteiroteor.asp/numero=82959&classe=H C>. 8 Ibid 9 Ibid 10 Gomes, Luiz Flvio. STF admite progresso de regime nos crimes hediondos. Revista Juristas, Joo Pessoa, a. III, n. 92, 19/09/2006. Disponvel em: HTTP://www.juristas.com.br/mod_revistas.asp/ic=1502.
7

3. LIMA, Jonatas Vieira de. A tendncia de abstrao do controle difuso de constitucionalidade no direito brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1320, 11 fev. 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp/id=9485>. 4. Gomes, Luiz Flvio. STF admite progresso de regime nos crimes hediondos. Revista Juristas, Joo Pessoa, a. III, n. 92, 19/09/2006. Disponvel em: <http://www.juristas.com.br/mod_revistas.asp/ic=1502>. 5. MENDES, Gilmar Ferreira. O Papel do Senado Federal no Controle de Constitucionalidade: Um Caso Clssico de Mutao Constitucional. Disponvel em <http://www.senado.gov.br/web/cegraf/ril/Pdf/pdf_162/R162-12.pdf>.

6. STRECK, Lenio Luiz; OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de et al. A nova perspectiva do Supremo Tribunal Federal sobre o controle difuso: mutao constitucional e limites da legitimidade da jurisdio constitucional. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1498, 8 ago. 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp/id=10253

You might also like