You are on page 1of 3

Exerccios de Linux (APS)

01) O que uma distribuio? Uma distribuio Linux uma compilao de aplicaes, incluindo o sistema operacional com o ncleo Linux, pronto e pr-configurado para uso e, normalmente, distribudo gratuitamente. 02) Cite dois gerenciadores de janela do Linux. KDE, Gnome, Xfce, ICEwm, Fluxbox. 03) O Ubuntu utiliza algum gerenciador de janelas? Qual? H outras opes? Por padro, a distribuio oferece o KDE e o Gnome como gerenciadores de janela durante a instalao, mas possvel, atravs do gerenciador de atualizaes e/ou atravs do synatpic, a instalao de outros gerenciadores como o Window Maker. 04) Como se chama a interface por linha de comando do Linux? O console de comandos do Linux chamado por muitos de UNIX, apesar desta sua interface no ser exatamente um UNIX e sim basear-se nele. 05) Linux case sensitive? Explique o porqu com uma comparao simples de nome de arquivo. Sim, porque para o SO, o arquivo BATATA.txt diferente de batata.txt. Ele capaz de diferenciar as letras minsculas das maisculas. 06) No Linux, como se deve fazer para pedir ajuda sobre o funcionamento de algum comando? Depois do comando deve-se digitar --help, ou seja, se quer ajuda do comando ls deve-se escrever ls --help. 07) Qual a funo planejada para o comando touch e para qu ele realmente utilizado? A funo touch foi criada para alterar as datas de alterao e/ou modificao de um arquivo, mas tambm usado para criao de um arquivo vazio. 08) O que faz o comando pwd? Exibe o diretrio de trabalho atual do usurio. 09) Pode haver um diretrio de nome diretorio.txt? Explique. No, pois o interpretador de comandos no admite a criao de diretrios com extenso de arquivos conhecidos. 10) Mostre e especifique uma linha de comando que utiliza os wildcards [ ]. # ls casa[a-m][0] Lista os arquivos casaa0, casab0, casac0, casad0,...,casaj0, casal0, casam0. 11) Qual o objetivo da utilizao dos comandos su e sudo? Su e sudo so utilizados para comandos, arquivos e diretrios que s podem ser utilizados ou acessados por usurios com privilgios de administrador, ou seja, super usurio. 12) O comando MV existe? Por qu? Sim, o comando existe. Ele utilizado para mover arquivos entre diretrios.

13) Mostre e explique 3 parmetros do comando ls. -x = Mostra as entradas por linhas ao invs de colunas. --help = Mostra a ajuda do comando ls. -C = (letra C maiscula) mostra as entradas em colunas. -N = (letra N maiscula) mostra o nome literal, sem tratar caracteres especiais. 14) Por que links so teis? So teis por agilizar o acesso a arquivos com caminhos muito longos. 15) Qual o equivalente em triplets s permisses: 777, 666, 554, 211, 110, 100, 000, 272 e 565? 777 = rwx rwx rwx 666 = rw- rw- rw554 = r-x r-x r-211 = -w- --x --x 110 = --x --x --100 = --x --- --000 = --- --- --272 = -w- rwx -w565 = r-x rw- r-x 16) O que significa -rw-rw-r-- na linha de resultado de um comando ls l a seguir: -rw-rw-r-1 bruno users 0 May 27 08:14 arquivo1.txt? Esses parmetros definem as permisses de acesso ao arquivo arquivo1.txt, sendo o primeiro conjunto as permisses do usurio dono do arquivo, o segundo conjunto as permisses para o grupo com autorizao para acesso ao arquivo e o terceiro conjunto para os outros usurios do sistema. Assim sendo, o usurio dono do arquivo tem permisso para ler e escrever no arquivo, assim como o grupo, mas no podem execut-lo, enquanto os outros usurios apenas podem ler o arquivo, mas no podem escrever nele e nem execut-lo. 17) Qual a vantagem de se manter diferentes usurios e grupos no Linux? A vantagem de permitir a esses grupos e usurios os acessos a arquivos e diretrios restritos a suas necessidades, no tendo permisso a diretrios e arquivos de outros grupos. Isso deve-se as permisses que podem ser atribudas a cada arquivo e diretrio do sistema. 18) O que o kernel? Kernel, ou ncleo, a parte do sistema operacional que serve de intermedirio entre o Shell e o hardware(a mquina em si). Ela quem transforma os comandos do usurio em comandos compreensveis para que a mquina possa realizar suas tarefas. Ele quem tem a finalidade de administrar todos os recursos do sistema como memria, processamento e chamadas do sistema. 19) Cite e explique 3 diretrios presentes no diretrio raiz do sistema. /dev = diretrio que possui ponteiros para dispositivos de hardware para efetuar sua comunicao. /boot = como diz o nome, guarda os arquivos de inicializao do sistema, ou seu kernel. /home = pasta de informaes do usurio.

20) Defina software livre. Uma definio rpida seria apenas um software que pode ser livremente usado em qualquer situao para qualquer hiptese. A definio de software livre definida pela Free Software Foundation(FSF) e possui elementos e caractersticas bsicas que podem ser enumeradas como: liberdade de executar o programa, para qualquer propsito (liberdade 0); liberdade de estudar como o programa funciona e adapt-lo s suas necessidades (liberdade 1), sendo o acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para este aspecto; liberdade de distribuir cpias de forma que voc possa ajudar ao seu prximo (liberdade 2); liberdade de melhorar o programa e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade 3).

You might also like