You are on page 1of 3

FACULDADE SUMAR LETRAS LINGUA PORTUGUESA III PROFESSOR MARCO AURLIO Daniel Marchesani da Silva RA: 1115208

ANLISE DE TEXTO
DA UTILIDADE DOS ANIMAIS
Estrutura superficial: 1. Em uma sala de aula uma determinada professora, com ares de bondosa, explica aos seus alunos a utilidade dos animais ressaltando que eles possuem direito a vida. 2. Muitas dvidas surgem na classe, pois a professora explica coisas incoerentes quanto ao respeito aos animais, por exemplo, ressalta a importncia do texugo para se fazer pincel. 3. Respondendo a pergunta da professora sobre o entendimento da aula, o aluno Ricardo afirma categoricamente que entendeu, que a gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pelo, o couro e os ossos. Estrutura narrativa: 1. A professora, que dita como sendo um amor, comea a aula discursando sobre o quanto devemos querer bem aos animais. 2. No seu discurso, a professora cita vrias utilidades para os animais, no texto esta exposio da educadora adquire um tom irnico, pois, as vrias utilidades dos animais so destacadas como para fazer pincel, couro, poncho, mantas, cobertores, etc... 3. Os alunos questionam a professora e afirmam que A senhora disse que a gente deve respeitar, porm a educadora s responde com um Claro. Ela deixa os alunos confusos e exemplifica que cada parte de um animal pode ser til a cada um deles. 4. O texto conclui com a frase de um aluno que diz ter entendido a mensagem: os animais devem ser respeitados, mas tambm aproveitados.

Estrutura profunda: Respeito aos animais x Desrespeito aos Animais: o discurso vazio da professora enfatiza um respeito que no existe e coloca em questo o abuso que os seres humanos fazem contras os animais. Verdade na Escola x Hipocrisia na Escola: o texto tambm chama a ateno de como a sociedade disfara suas verdades com um discurso brando, porm falso.

Considerao necessria: O texto aborda a questo de tica de como os animais so tratados e bastante contemporneo, pois, discues como maus tratos de animais em laboratrios so um lugar constante na mdia.

CONTINHO
Estrutura superficial: 1. No Serto de Pernambuco um menino esta sentado na poeira do caminho. 2. Um vigrio o encontra. 3. O vigrio faz perguntas ao menino que responde ironicamente. Estrutura narrativa: 1. A narrativa centrada no dialogo dos dois personagens. 2. As repostas do menino so inusitadas, por exemplo: - Voc a menino, para onde vai essa estrada? -Ela no vai no: ns que vamos nela. Estrutura profunda: Riqueza x Pobreza: Existe um ntido contraste entre o menino triste, magro e barrigudinho contra o gordo e imponente vigrio vestido a cavalo. Considerao necessria: O texto indica as diferenas de classe sociais e culturais do serto brasileiro e como o conflito entre estas pode ser destacado em histrias simples.

A HISTRIA MAIS OU MENOS


Estrutura superficial: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Trs reis magrinhos ouviram que tinham nascido um beb. Foram para Jerusalm e informaram o velho Herodes do acontecido. O rei Herodes solicita para que os reis magrinhos vo procurar este menino. Os Trs reis magrinhos acompanham um cometa e chegam estrebaria onde estava o menino e o enchem de presentes. Um anjo envia um telex do cu avisando para os Trs reis magrinhos no voltarem presena de Herodes, eles vo embora. Outro telex direcionado para o menino avisando para ele ir embora com a famlia, de fato isto acontece, a famlia vai para o Egito. Herodes manda matar as crianas. Herodes destitudo e o pai do menino envia um telex avisando que ele pode voltar. O menino, ao invs de ir para Jerusalm vai para a Galileia, cresce e se torna um rei.

Estrutura narrativa: 1 2 O texto explora a histria do natal usando grias e ambientando-o em um espao contemporneo onde aparelhos modernos so usados como, por exemplo, telex. A estrutura do texto segue os mesmo escopo da histria do menino Jesus, traando sua origem desde Belm, passando pelo Egito e chegando na Galileia. No entanto a linguagem moderna e irnica.

Estrutura profunda: Antigo x Moderno: o texto exemplifica de maneira moderna como histrias antigas podem ter outras conotaes e significados quando feitas de maneira diferente. Srio x Engraado: a histria de Jesus e reverenciada como sria na cultura oriental, o texto demonstra que ela pode ter a mesma funo sendo contada de outra maneira. Considerao necessria: A ironia e a stira revelam como pode ser divertida uma outra viso de uma histria consagrada.

UMA CARNIA
Estrutura superficial: 1. O narrador recorda a viso de uma carnia. 2. No decorrer do poema ele faz comparaes e metforas da carnia 3. Na estrofe final o poeta exalta a essncia da beleza mesmo em um objeto em putrefao Estrutura narrativa: 1. O poeta recorda-se de um objeto viu que avistou em uma determinada manh 2. A partir da segunda estrofe compara este objeto como uma mulher lasciva em letais transpiraes 3. As comparaes seguem destacando as partes vivas que podem habitar uma carnia, por exemplo: 4. Zumbiam moscas sobre este ptrido ventre/De onde em bandos negros e esquivos/ Larvas se escoavam como um grosso lquido entre /Esses trapos de carne, vivos 5. Na dcima estrofe o poeta observa que seu amor ser futuramente igual a esse monturo 6. Na dcima segunda estrofe ele destaca que a beleza que mesmo em total decomposio, ele guarda a forma e a essncia ideal dos meus amores. Estrutura profunda: Morte x Vida: O poeta faz contrastes onde destaca que a morte pode estar na vida e vice versa. Morte x Beleza: Mesmo diante de um objeto em putrefao o poeta consegue captar a essncia ideal do meus amores.

Considerao necessria: A vida e a morte so mencionadas como objetos complementares, a essncia do belo pode ser encontrada na destruio.

You might also like