You are on page 1of 41

Prometeu

Sete pecados mortais por um beijo

2011

Para as minhas filhas A. B. e L.M.

Por no trazer no equipamento um boto de desligar inclino-me aprumado para a vertente do cansao guardando nos ossos a inscrio lapidar do esquecimento.

Teoria da Literatura [A poesia a que classicamente se chamou arte das musas talvez seja um mecanismo de sublimao da morte gerado inconscientemente pela natureza dos poetas, sempre que lhes causada a recusa de um objecto sexual, transmutado em fonte da sua inspirao. E por isso Potica no s a obra de Aristteles, nem a Teoria da Literatura, nem a Crtica de Arte. Potica a auto fabulao do poeta que no seu amor beleza se deixa assassinar pela hermenutica do leitor para que este possa pensar ter encontrado no tutano dos ossos a gnese do poema].

As musas so flores da cabea extremamente belas na cabea e com odores difceis e inacessveis ao faro da crtica literria.

Podia dizer-vos que Plato estava certo com a sua alegoria e que todas as mulheres sensveis no so mulheres de verdade. Podia dizer-vos que as musas no so mulheres nem ninfas mas fantasias celestes de um reino inteligvel. Podia dizer tudo isso como fazem os crticos literrios para matar o poema podia dizer que os poetas so mais felizes quando as suas mos esto ocupa5rdas nas coxas ou nos cabelos de mulheres sensveis. Dizer a todos vs que apreciais jornais e revistas: a poesia morreu vtima de homicdio involuntrio - foram os crticos que mataram o ltimo verso onde uma musa nascia do prprio poema.

Deixo-vos um verso s: as musas so o smen da cabea.

(Pedireis aos crticos literrios que dissequem este ltimo verso e o coloquem num tubo de ensaio para inseminar no futuro uma terra estril onde a poesia no vive).

1 Porque j no h em casa cobertores suficientes que nos agasalhem do inverno glaciar onde camos e nem os papis nos bastam para atear o lume urgente inventar o amor (...) Como se escrevssemos a branco o claro para no mancharmos de tinta a neve nem a condio do poema.

inteiramente justificada uma paixo como justificada a natureza de uma onda gigante a levantar-se para engolir um barco.

Nada direi do amor nem de sua justia como no se podem julgar os beijos atirados pelos marinheiros do fundo do mar para aviltar as vivas que bordam na praia.

Nada direi: porque tudo justo e injusto e igualmente justificado.

Pudesse eu talhar em palavras o teu corpo e diz-lo adormecido e leve como agora vejo vestir de tinta a nudez que enlouquece a mo quando pinto e descobrir-te novamente no clamor. pudesse eu perseguir o teu esplendor e tu saberes ser toda a literatura.

a mo que envolve outra mo dorme profundamente no leito de um livro depois de escrever no seu interior.

umA mo de carne com LINhas de GUA e de gestos de po semeia os Dedos na carnE de um Livro desvendA a pgina primeirA e dedilha as cordaS.

as MinhAs mOS duas so irms que caminham para DentrO dos lIvroS gmeas que desenham OLHOs doceS Despedem sE com LetrAs matinais -bom dia e outras incandEscentes de precipcio - adeus.

As minhas mos aS minhas Mos vazIas resguardam-se nos livros soNHam casas pequenAS e quartos interiores sem luz.

as minhas MOS despRENDem-se dos lIvros e Depois voltam a abrir as mesmas pginAS.

Ainda que todas as bocas se arrebatam ao som de hinos de trompete e que a noite pese sculos e sculos de silncio cantando os naufrgios dos moinhos de vento cantando os naufrgios dos faris da iluso.

Ainda que a manh indecisa demore e que gigantescas ondas se abatam turbulentas inquebrantveis ondas que nos varram deste cho e que a todos os homens e mulheres emudeam.

Ainda que o mar engula todos os navios e barcos usurpando de Penlope o perfume do ltimo flego de Ulisses.

Um s poeta quanto baste para que os vermes no calem seu grito.

10

Era uma vez uma borboleta cuja essncia era a ideia do seu ser dentro de um casulo a saber - uma lagarta.

Era por isso uma triste e contemplativa borboleta como um poema ferido na sua condio concebido por um filsofo idealista na construo dialctica de um sistema onde a anttese da borboleta era o ser de um insecto nocturno - uma traa.

Dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peas buais adaptadas suco das pginas de todos os nomes do dicionrio com uma apurada capacidade de mastigao do papel que definiam a natureza voraz da lagarta.

Uma assassina larvar inteligvel transformada pelo impulso sensvel do poeta em mariposa.

11

E se algum dia um psicanalista me acusar de egocentrismo e disser que finjo ser poeta para fugir realidade e que cada verso uma tentativa absurda de superar um desejo recalcado direi que sim porque quis escrever estes versos enquanto no fazia outras coisas.

Depois desenharei ao psicanalista uma mulher prenhe e redonda como a terra mas menos achatada nos plos e com um fosso tropical ao sul para onde nadam peixes cabea de alfinete como girinos espreita de uma oportunidade cirrgica de dilacerar a sua fonte.

Desenharei sim uma mulher prenhe e redonda com dois relevos a norte donde nascem rios de leite para matar a minha sede e concluirei que no sou egocntrico mas um geocntrico disfarado de charuto sentado secretria de um consultrio de psicanlise.

12

Interpretao dos Sonhos [Recolhe as tuas coisas e pe-te a caminho. Amanh talvez as ruas estejam desertas e no silncio eu possa pronunciar todas as slabas do teu nome. Fazes-me falta no caminho que agora terei de percorrer, a mesma falta que faz a ausncia da tua juventude. Por ter decalcado o teu sorriso. Por te fazer correr da fonte dos olhos as lgrimas, amanh talvez a rua esteja deserta. No vs que amanh de outro tempo, porque o tempo um caminho de sentido nico. As cordas da minha voz dantes cantavam o amor, cantavam o mar, as cordas que se teceram para que um dia se pronunciasse o teu nome, agoniam, no sero mais cordas, mas um silencioso prenncio, distante a princpio e depois uma imagem mental projectada pelo teu subconsciente no desejo do meu regresso. Se eu pudesse ao menos rasgar o sentido e reencontrar-te no depois, no princpio, no meio e no fim. Ver-te ao menos uma vez, no vs que uma vez to suficiente como todas as vezes, porque o princpio e o fim se comunicam quando o amor verdadeiro percorre todas as entranhas do corpo e os sentidos se reconhecem mutuamente no sentir. Porque a natureza humana to autntica no comeo como no fim, como a luz que quando acesa ilumina e quando morta no luz. Recolhe as tuas coisas. Amanh principio certamente sem ti um caminho sem encontrar nenhum motivo para isso, a no ser que a morte seja sempre a nica e verdadeira finalidade da vida. No entretanto deixei o amor inscrever-se na nossa morada e com isso consegui pronunciar o teu nome tantas vezes que venci o cansao].

13

1 As tuas mos so as mos mais perfeitas, meu amor e tu bem sabes porqu. As tuas mos no so mos, mas um crculo em redor de mim como os anis em redor de Saturno. As tuas mos so como as heras que crescem em volta do pinheiro manso no nosso jardim. Tu sabes que o pinheiro no se importa da companhia das heras.

As tuas mos nunca enxugaram as lgrimas. Mesmo quando parti e as tuas lgrimas correram, correram com a mesma certeza que o rio corre para o mar na exacta direco das curvas do teu rosto, umas em direco boca, outras precipitando-se do teu queixo como pingos de chuva em direco ao abismo da terra. As tuas mos nunca enxugaram lgrimas porque a terra te pede humidade para crescer e a tua boca gua para matar a sede.

As tuas mos so flores de veludo, suaves lilases, rosas, orqudeas, papoilas, margaridas as tuas mos so beijos, as tuas mos so bssolas, manhs de cu primaveril que me abrem a porta para comprovar o sol.

As tuas mos so os teus dedos e os anis de noivado e da aliana, s vezes as tuas mos so o sal que tempera a comida, o acar exacto no caf ] as mos de ferro que me brune as camisas as mos de ao que me levantam como gruas nos momentos difceis. Outras vezes as tuas mos so pirmanas, porque incendeiam cada poro da minha pele] as tuas mos tambm so rebeldes, mos de carne, de msculo e de osso, mos de corao ritmado, por fora do compasso mtuo das nossas ancas mos firmes que me fazem arder at mais no.

14

As tuas mos desenham as mesmas palavras que tua boca. As tuas mos escrevem cartas de amor e nelas s vezes eu leio saudade que uma palavra complicada de traduzir noutras lnguas e outras mais naturais como paz, amor, me, irmo, que so palavras simples sem prefixos nem sufixos, nem aglutinaes ou composies, ou coisas demais complexas que as mos no entendem.

As tuas mos e as minhas nunca diro adeus. De mos dadas dizer ADEUS impossvel.

15

Um dia haver em que talvez encontres o porto de uma velha casa. Atreve-te a entrar - avana um a um os degraus at encontrares o quarto onde encerrados os meus olhos se alagam de castigo. Abre depois as janelas para que a luz se reflicta nas guas onde mergulhado eu sonhava o infinito das horas em que entardecias. Dar-me-s s mos o teu corpo a beber e como se tu fosses uma rvore, eu felino escalarei o teu tronco. Ou como um pssaro, me abrigarei dentro de ti e quererei fazer ninho dentro do teu tronco e com o bico desenharei o fruto.

16

3 Vemo-nos amanh. Amanh talvez o dia seja mais luminoso e eu te encontre ao fim da tarde, quando o sol estiver no exacto momento do entardecer, no sabendo se v ou se fique, amanh, vemo-nos de certeza. Depois da tua aula de anatomia Depois da minha de geografia que podiam ser ambas de metafsica. Vemo-nos porque tem de ser assim. Vemo-nos porque os porqus j no se admitem nos dias de hoje e por isso mais fcil ou mais prtico que nos vejamos. Porque a tua uma aula simples sobre o corpo e a minha, igualmente simples, mas sobre a terra. Vemo-nos depois das aulas que so ambas metafsicas porque ambas so as duas, e a minha e a tua so de certeza aulas sobre a essncia das coisas tal como a liberdade, o amor e a vida. Vemo-nos amanh, porque amanh que dia, os outros foram, passaram na convico do passado ser uma essncia da histria, um hiato entre o que aconteceu e o que ficou por acontecer. Por isso, nos vemos amanh. Porque amanh um novo dia. Porque o sol felizmente no se cansar de reaparecer at que o ltimo homem o comprove e na sua derradeira apario o faa sorrir de tdio ou de cansao por saber que milhes e milhes de vezes, o sol inspirou a vida e a vida reconheceu a luz at noite. Amanh vemo-nos. Tu, vestida de noite com aquele vestido de cetim que te torneia o corpo de mulher pronta e madura e eu com um n de certezas na gravata de que essa tua apario to exacta como se estivesses de bisturi na mo pronta a abrires-me as entranhas na convico de recolheres nas vsceras a minha alma. Estarei com as mangas da camisa arregaadas para que comproves que os meus braos em volta do teu corpo tm a mesma latitude. Vemo-nos amanh, na certeza de que nos tornaremos anatmica e geograficamente perfeitos, nicos e absolutos num abrao que dispensa o sol. Afinal a noite tem esse benefcio de esconder a luz para que os homens e as mulheres se compreendam pelo tacto.

17

4 Ainda preservo intacta a flor do teu sorriso. Se soubesses quanto estou contente de a preservar, talvez devolvesses ao mar os pesadelos e guardasses aquele brilho que um dia colheste nos meus olhos.

De dio e de morte no se faz a arte e por isso a luz que se apagou no nosso quarto estar acesa noutro quarto.

Se soubesses como te guardo como colho maravilhado noutros olhos os teus olhos, noutros lbios, os teus.

Poders ter desaparecido do horizonte mas eu no terei morrido entretanto e por isso neste quarto ou noutro quarto, nesta casa ou noutra casa, haver sempre um sorriso porta de entrada.

O jardim da tua boca a flor da amendoeira dos teus olhos nos meus.

18

5 Havemos de voltar ao princpio e danar juntos de encontro ao esquecimento.

Decerto no chegarei outra vez a tua casa improvvel que encontre o caminho do regresso.

Os meus ps enredam-se nos cabelos e estou cansado de lutar contra os infindveis muros de tecido capilar a mquina brutal da teia dos discursos de deus.

Crescem-me das mos dez navalhas cada uma uma faca para encontrar o caminho cada uma uma faca apontada ao esquecimento cada uma uma faca apontada prpria palavra esquecimento ou s palavras caminho e esquecimento.

Guardo nos bolsos os papis que me deste os nomes que inventaram cada uma das letras do alfabeto a letra que desenhou os nmeros e os dias da semana.

Estou aqui deitado a contar os dias, sabes no sei de onde me nasceram as razes que tenho nos olhos cada uma um rio nos espelhos, um pedao de mim nos espelhos como um barco ancorado ou deriva neste sculo.

Escrevo para combater a loucura de morrer por dentro lembrar a pr-histria de existires comigo, quando foi? no sei quando nasceram estas cicatrizes na carne ou nos olhos decerto no teu primeiro grito como cem violinos no mais fundo de mim um hino certeza de aqui ficar com a certeza de aqui ficar.

Vou esperar que o calendrio nos traga de volta

19

e me devolva na pele os anos perdidos nestes papis que me devolva a certeza de no esquecer de ficar noutros sculos a lembrar () o dia em que hei-de voltar meu amor.

20

6 s vezes tu sonhas que ests presa dentro de um novelo da l de onde no consegues sair por no encontrares o fio meada.

s vezes sonhas que dentro desse novelo h teias infinitas de ideais e teorias que alguma aranha teceu para te perderes e por no encontrares sada sentes na barriga um frio subterrneo, como aquele que sentem os mineiros de volfrmio sepultados pelo gs da mina.

E se nesse sonho eu entrasse para te resgatar do pnico com um lrio cortado atravessado na minha boca e pela janela do sonho pudesse sair contigo varanda para estendermos num arame a roupa da cama depois de lavada os mesmos lenis e cobertores de l com pequenssimas linhas cosidas na mesma teia que algum filsofo inventou, decerto para sonharmos

Ou ento para eu te poder chegar uma, a uma, as molas para prendermos o nosso sonho ao sol quando houvesse sol e tambm ao vento quando ventasse para segurarmos as pontas.

Sabes, tambm tenho noites em que acordo perdido no alto mar e procuro outro barco onde houver quem me saiba ler as estrelas.

21

7 Eu queria de ti um pas, queria de ti um pas como aquele em que viveu Cesariny.

No fui ainda capaz de te dizer, sabes: You are Welcome to Elsinore.

Para fazer de ti um pas atravessaria os muros habitados da fronteira rasgava as cartas de marear culpadas de naufragar e partia outra vez numa casca de noz rumo ao Oriente.

Eu queria de ti um pas E escutar silncio na onda do teu sopro, ao meu ouvido encantava apenas ouvir-te respirar, para comprovares a verdade anatmica dos meus msculos seria marinheiro sem saber nadar morreria afogado na corrente dos teus olhos pela luz que me deste a estes versos com o msculo liso do corao aos tropeos.

No fui capaz de te dizer que vi em ti o meu pas, pequeno, do tamanho do meu quarto.

Nos teus lbios os meus nasceriam certamente como as flores que nascem em Maio geograficamente inclinadas para a nascente.

Por isso vem visitar-me outro dia, outra noite: You are always welcome to Elsinore

22

Farei dos versos um pas com casas, caminhos, pontes e de ti uma caixa de ressonncia para o meu canto do cisne Agora. Porque a morte pode no me querer esperar e eu quero um pas para morrer.

23

Pecados Capitais

[A minha angstia no s tu, mas a soberba de tornar silenciosos os momentos para que o abismo dos dois jamais se volte a pronunciar, para que as nossas vozes se diluam num grito unssono que a tua existncia tornou possvel. Para que a minha voz deixe de ser a minha voz, e a tua, a tua, para que as nossas vozes no sejam apenas as nossas vozes, as nossas vozes um no outro, para que noutro lugar, noutro tempo, noutro espao, onde houver silncio, haja uma marca edificante do amor como qualquer coisa alm de ns, fundada pela presena que tivemos mutuamente. A minha angstia no s tu, mas a certeza da minha aniquilao, a certeza do fim do tempo que tenho para cantar contigo, a certeza do definhamento da minha voz, do definhamento dos meus gestos, das minhas palavras, a certeza de que, depois de mim, no te hei-de pertencer, no me hs-de pertencer. Porque a minha angstia mpar e minha e por isso, no sei se poderei calar esta avareza de ter de te entregar tua sorte para seres outra vez um avio de papel a esvoaar das mos de uma criana.]

24

1 Como No reno os ciprestes para construir uma arca que resista ao dilvio dos teus olhos levando comigo apenas um par de coisas e um bilhete onde possa anotar todos os Nomes.

25

Eu gostava de te dizer, amor s para que saibas como uma notcia de jornal escrita na primeira pgina que algum te l ao acordares uma notcia que ningum espera como a morte.

Eu gostava de te dizer, amor antes que seja tarde e se souberes ler o jornal com estes olhos sem as lgrimas despoletadas pela circunstncia compreenders que s vezes o amor se escreve ao contrrio se escreve com as mesmas letras da cidade onde mora o Papa e s isso.

Eu gostava de te dizer, amor mesmo depois de me ter ido embora, se te lembrares da carne que um dia fomos percebers que as letras com que o amor se escreveu no importam se olhares para o fundo de ns amor os teus olhos nos meus a mesma luz que um arrepio bastou para apagar.

Eu gostava de te dizer que o nosso amor foi muito mais do que as suas letras ao contrrio o nosso amor nunca se importou com o seu desenho e se no quiseres que ele possa ser mais nada a no ser este amor escrito e de papel este amor num poema como notcia de primeira pgina as letras da cidade ao contrrio na primeira pgina...

26

Eu gostava de te dizer gostava de ter sido eu a dar-te a notcia sempre soube que o nosso amor haveria de queimar como um trapo por culpa de Pedro e dos cristos dessa cidade AMOR onde fomos imperadores tu e eu como Nero a ver ROMA a arder e a cantar.

27

3 Trazia na cauda um raio quando poisou no parapeito do ventrculo esquerdo deste tronco de rvore que ainda sou e como um cometa vil e cortante de meterico metal e bfida e lmina lngua com veneno lume a minha seiva verteu no confim deste cho.

28

4 Podia dizer-te como te vejo, mas aquilo que os meus olhos vem pouco para te dizer. Vejo-te, certo, vejo-te como outros captaram nos olhos aquilo que decerto os meus tambm vem nas vistas. Ver uma coisa para quem tem vistas e no apenas para quem tem olhos. E eu tenho vistas. s vezes so ouvidos, as vistas outras vezes so estas mos e teu corpo que respiro quando passas. Ver-te. Ver-te, ver-te... S de te ver, em verde meu corao se transformaria ou se tu fosses uma rosa uma rosa vermelha como o sangue que se agarra aos espinhos. Mas a vida outra coisa a vida para quem tem olhos e eu s tenho estas vistas. Estas vistas cansadas dos escolhos e dos abismos dos outros. Vistas cansadas de te seguir na corrente onde mergulhaste. Vistas exaustas por ter ficado ali, parado, a ver Para onde, para que mar?

Estou deitado no jardim. Ainda florescem rosas e eu descanso a vista.

29

5 As cores do poema no so as cores do arco-ris. As cores do poema so o branco e o preto.

Peguei nas sucessivas partes do poema e tentei uni-las, para que conseguisse fazer delas um corpo inteiro, uno.

Peguei de seguida nas diversas partes do teu corpo, para que conseguisse fazer delas um poema com as cores do arco-ris.

Como no pude encontrar nem o verde, nem o amarelo, nem o azul colhi flores rosas vermelhas, margaridas, algumas dlias e outras espcies de flores coloridas que se podem cortar adicionei o perfume das ptalas ao teu corpo inteiro uno como o poema.

verdade que algumas partes de mim tambm se podiam misturar contigo o castanho dos meus olhos nos teus olhos castanhos que podiam ser verdes ou azuis e no nos interessava a cor dos olhos.

O branco das nossas mos que tambm podiam ser da cor do chocolate os dedos entrelaados, depois derrapando para dentro das coxas o lume com a engrenagem das rtulas em movimento e no interessava a nossa cor quando ambos estivssemos a derreter.

Nem o rosa avermelhado de duas lnguas atiradas uma outra os lbios a morderem-se, o sal das lnguas a arder em seu banquete e tambm no interessava qual seria a nossa lngua nem qual a cor da nossa pele.

Eu e Tu neste verso. O preto no branco da folha de papel: as cores do poema nenhum arco-ris.

30

6 Diz-me de onde surgiu a ave que bebeu as metforas destes improvveis versos. No crepitar da lava a que nos entregvamos soobraram cristais e algumas pedras fundidas tatuadas na pele pelo arrefecimento da superfcie. Pesam-me nas plpebras os reflexos do sol de tempos antigos. Porque h nos teus cabelos um pincel e estas mos com uma tinta indelvel a desaguar-me dentro dos olhos.

31

7 At que um dia um raio de sol penetrou no quarto atravs da vidraa e disse que a luz que l havia era o ardor de uma criana rebelde com as rbitas dos olhos paralisadas pelo espanto da combusto do seu corao como os motores de um avio a jacto a arder e a despenhar-se com as suas asas transformadas em duas bolas de fogo como se fossem as asas de um anjo inventado pelo malabarismo do poeta para cantar o amor para dentro da pgina em branco para cantar a sua loucura interior.

32

Sete Vidas

Acabou de ruir. O desmoronamento foi provocado por um incndio no segundo andar onde um curto-circuito lhe incendiou o corao. H apenas uma vtima mortal a registar, para alm dos danos materiais avultados que implicam a reconstruo completa do edifcio. O porta-voz dos bombeiros afirmou que houve inteno criminosa por detrs deste incndio dado que o corao da vtima mortal apresentava nitidamente marcas de fogo posto. A fonte energtica usada pelo incendirio dever ter sido feromona com mistura de adrenalina num lana olhares produtos altamente inflamveis e expansveis. Face presena das labaredas que deflagraram no segundo piso o corao da vtima foi incapaz de resistir e acabou por falecer com queimaduras de terceiro grau. A polcia no acolheu o libi do presumvel incendirio que considerou provado ter ateado o lume no segundo andar de um piso de construo antiga e sem plano de emergncia. O incendirio afirmou que aquela hora se encontrava nu e totalmente disponvel para o amor no mesmo prdio, no segundo andar e sem se queimar.

33

1 (Versos de Engate com um gato preto a atravessar a rua)

Percorri cem mil caminhos em mil cidades passei Se mil mulheres eu conhea se com cem mulheres eu me deite cem bocas me beijem, duzentas mos que se abram duzentos ouvidos que escutem duzentos olhos que vejam...

S dois eu quero que saibam s dois eu quero que sintam milhes de lugares onde estive os cem mil caminhos andados as mil cidades passadas milhes de mulheres que eu olhei...

Por milhes de beijos que eu d os teus decerto eu queria os teus, os nicos, no sei.

(o gato preto a atravessar a rua era s para despistar)

34

No princpio dos tempos era a noite e o dia pronto a nascer dentro noite dentro do dia havia uma casa e um homem num quarto dentro da casa no princpio dos tempos havia no quarto dentro da casa um homem e uma mulher que gerava frutos dentro do ventre que se acendiam como luzes para fora do dia onde uma criana brincava e envelhecia na esperana que uma rvore lhe nascesse por debaixo dos ps para a fazer levitar at janela do quarto do homem por no suportar escutar nele o gemido louco da me que luzia para fora da noite.

35

3 Todas as mulheres so rvores declinadas com os seios pendidos como frutos arrojados firmeza dos dentes de gatos que ascendem com suas garras

e afrontam felinos as ndegas subindo e descendo o tronco das amantes atravessando uma faca na estreiteza da corrente

dessas mulheres que so vulces tenebrosos com fundas fossas de um abismo ocenico donde se desprende a sua lava menstrual

dessas mulheres como peixes num aqurio espreita da sua eternidade ou da rebentao de uma onda de espuma

que lhes restitua num flego o gemido.

36

4 Esta noite serei um gato a miar tua janela e trarei comigo o mar dentro de um bzio. Serei um peixe nas tuas ondas Mediterrnicas. Um polvo no teu fosso ndico Um mergulhador na espuma da orla Atlntica. Um peixe-gato no oceano Pacfico. Um cavalo marinho a trote e a galope em Mar Morto. Esta noite. S. Serei um gato Ou peixe gato.

37

5 Meu amor agora que j no me ouves gostava ainda de te dizer isto

quando te disse que te amo imaginava ainda que continuaramos de mos dadas como duas crianas no regresso da escola

mas acontece que na casa nova onde moro agora h apenas as flores que me trazes aos sbados e a caixa dos ossos onde me meteste num domingo

e por isso lembra-te que quando parti no foi porque me tenhas dito que aquela casa onde morvamos os dois era tua, s tua, de mais ningum

no tens que te sentir uma assassina por me terem encontrado morto se apenas pediste para te deixar s

porque no fundo eu s mudei de casa meu amor.

38

6 No tempo em que eu era um gato eu trepava por uma laranjeira para entrar dentro do teu quarto atravs da janela dos teus olhos.

Eu era um gato vadio e felino como todos os gatos mas com menos que sete vidas por causa do cime.

Como uma seta de Cupido disparada no ar fui mutilado nos bigodes por enfrentar com estas garras

a morte na contenda com os outros gatos que tive de matar pelo menos sete vezes, e agora...

por causa do cime no h amor que vena outra batalha.

39

Bem sabes que no sou capaz de dizer adeus porque o amor tem sempre a impossibilidade da despedida por no haver nele nenhuma forma de morrer como a luz do crepsculo que quando aqui se apaga para fazer dia noutro lugar.

E por isso no julgues que tenha perdido o norte dentro da esttua de mrmore em que me transformaste ao sul dos teus olhos. Como uma ostra no fundo do mar vou depositando esta prola no corao para te deixar.

40

Indcios do ms:
Semana 1 Domingo Teoria da Literatura As musas 2 Feira 1. Porque j no h em casa cobertores 3 Feira 2. inteiramente justificada uma paixo 4 Feira 3. Pudesse eu talhar em palavras o teu corpo 5 Feira 4. A mo que envolve outra mo 6 Feira 5. Ainda que todas as bocas se arrebatam Sbado Semana 2 Domingo Interpretao dos Sonhos 2 Feira 1. As tuas mos so as mos mais perfeitas, meu amor 4 Feira 3. Vemo-nos amanh 5 Feira 4. Ainda preservo intacta a flor do teu sorriso 6 Feira 5. Havemos de voltar ao princpio Sbado 6. s vezes tu sonhas que ests presa dentro de um novelo de l 7. Eu queria de ti um pas como aquele em que viveu Cesariny pgina 13 pgina 14 6. Era uma vez uma borboleta 7. Se algum dia um psicanalista me acusar de egocentrismo pgina 4 pgina 5 pgina 6 pgina 7 pgina 8 pgina 9 pgina 10 pgina 11 pgina 12

3 Feira 2. Um dia haver em que talvez encontre um porto de uma velha casa pgina 16 pgina 17 pgina 19 pgina 20 pgina 22 pgina 23

Semana 3 Domingo Pecados Capitais 2 Feira 1. Como No reno os ciprestes 3 Feira 2. Eu gostava de te dizer, amor, s para que saibas 4 Feira 3. Trazia na cauda um raio quando pousou no ventrculo esquerdo 5 Feira 4. Podia dizer-te como te vejo 6 Feira 5. As cores do poema no so as cores do arco-ris Sbado 6. Diz-me de onde surgiu a ave 7. At que um dia, um raio de sol penetrou no quarto pgina 25 pgina 26 pgina 27 pgina 28 pgina 29 pgina 30 pgina 31 pgina 32

Semana 4 Domingo Sete Vidas 2 Feira 1. Versos de Engate com um gato preto a atravessar a rua 3 Feira 2. No princpio dos tempos era a noite 4 Feira 3. Todas as mulheres so rvores declinadas 5 Feira 4. Esta noite serei um gato a miar tua janela 6 Feira 5. Meu amor agora que j no meu ouves, gostava ainda Sbado 6. No tempo em que eu era um gato 7. Bem sabes que no sou capaz de dizer adeus pgina 33 pgina 34 pgina 35 pgina 36 pgina 37 pgina 38 pgina 39 pgina 40

41

You might also like