You are on page 1of 10

Controle e Preveno de Perdas no processo de importao de bobinas de Ao Ferronorte Industrial

Como minimizar as perdas?


Contrato do transporte do processo de importao Maneiras de proteger o importador De que forma o importador se resguarda? Proposta de trabalho para minimizar perdas

Contrato de transporte do processo de Importao


Para o contrato de transporte existem 13 modalidades de diviso de custos e responsabilidades no transporte martimo, podendo, em geral, ser CIF ou FOB.

Maneiras de proteger o importador


O importador pode contratar uma vistoriadora no momento do embarque no pas de origem, porm conseguir somente reclamar as avarias causadas antes e durante o embarque. De outra forma, se a vistoria for realizada somente durante o desembarque, poder constatar as avarias causadas da chegada no porto de embarque at quele momento, no importando se antes e/ou durante o embarque ou durante o transporte martimo.

Entretanto se o modelo acordado para o transporte da mercadoria CIF, pode-se realizar somente a vistoria durante o desembarque, ou seja, como na modalidade CIF o importador o responsvel, ele que ser acionado na ocorrncia de avarias durante o transporte por ele assegurado. As avarias listadas devem ser reclamadas ao navio ao trmino do desembarque e ao importador logo aps a constatao de todas as avarias no trmino do desembarque.

De que forma o importador se resguarda?


Importador aciona seus vistoriadores para atender a descarga no porto O armador aciona seus vistoriadores O afretador tambm aciona seus vistoriadores

Todos eles realizam a vistoria durante desembarque, porm nem todos fazem em 100% da carga
Durante o desembarque, o importador, atravs de seus vistoriadores, emite cartas de protesto ao Cmte e/ou operador porturio responsabilizando-os por todas as avarias provocadas carga

De posse da listagem de todas das avarias e das cartas de protesto documentadas a bordo, o importador aciona o exportador de maneira comercial ou judicial para ressarcimento.

O importador pode ainda acionar sua seguradora no Brasil para ressarcimento da carga avariada durante o embarque/transporte, devidamente embasado pelo levantamento realizado pelos seus vistoriadores

Observaes
O trabalho de levantamento de avarias necessrio para garantir que os prejuzos pela carga avariada em algum momento do transporte no recaiam sobre o importador. As avarias que no foram originadas durante o embarque, transporte martimo e desembarque so reclamadas junto a empresa que realizou transporte terrestre entre o desembarque e o destino final da carga nas instalaes do importador. A listagem dos vistoriadores tambm d consistncia reclamao de ressarcimento junto ao transportador terrestre aps a descarga.

As cartas protesto so o meio pelo qual as partes envolvidas reclamam avarias diversas, durante embarque/desembarque de mercadorias. Dependendo do acordo comercial, a cobrana do ressarcimento por avarias provocadas carga antes ou durante o transporte martimo pode ser mais fcil se tiver de posse das evidncias (lista e fotos).

Proposta de trabalho para minimizar perdas


A proposta consta em atender a descarga do navio juntamente com auxiliares (que variam entre 2 e 4, dependendo do nmero de operadores porturios e ternos de estivas de cada operador) para levantamento de 100% as avarias existentes durante a descarga. Levantamento de documentos de bordo que possam auxiliar no processo de ressarcimento. A inspeo dos depsitos e ptios de armazenamento (adequao dos depsitos e proteo da carga) tambm devem ser realizados se a carga for suscetvel s intempries (bobinas frias).

Ao termino da descarga as documentaes (planilha, cartas protesto e documentos colhidos a bordo) seguem ao importador para incio do processo de ressarcimento junto ao exportador e/ou a seguradora do importador. Os custos envolvidos no processo so inferiores ao mercado, uma vez que o idealizador deste projeto no deseja ser um prestador de servio do importador, mas um colaborador do quadro efetivo da empresa, alm do que pela sua formao em Engenharia Mecnica, deseja suprir outras necessidades do grupo, nas reas de importao, compras, suprimentos ou produo. Sem mais, Geraldo Correia.

You might also like