You are on page 1of 53

PAAES 2012 CONTEDO PROGRAMTICO 3 ETAPA SUBPROGRAMA 2009 /2012 HISTRIA

DIRETRIZES GERAIS
Ao estudar Histria, os problemas e as indagaes que o presente suscita estimulam a forma como olhamos o passado, como selecionamos, recortamos e valorizamos determinados fatos, construindo interpretaes capazes de explicar uma dada realidade que existiu, tendo como base as informaes que nos chegam desse passado, constitudas pelas mais diversas marcas deixadas por homens e mulheres ao viverem e se relacionarem em sociedade. De um lado compreender como as sociedades se organizaram, compreender as crenas e os valores ticos e morais que essas sociedades adotaram e como resolveram os problemas da vida material de seus membros. Tudo isso requer que o nosso olhar respeite as especificidades de tempo e de lugar, tomando o cuidado para que as crenas e os valores de nosso presente no sejam usados para a produo e ou cristalizao de preconceitos e esteretipos sobre homens e mulheres do passado. Por outro lado, a compreenso crtica de nosso presente dos problemas que nos so postos remete ao conhecimento das lutas travadas pelos diversos grupos sociais em tempos e lugares distintos, das propostas e escolhas que foram feitas e que hoje aparecem como vencedoras porque derrotaram outras propostas, outras vises de mundo. Por exemplo, problemas que afetam o nosso cotidiano como a poluio e a destruio da natureza; a informatizao e a robotizao da produo, com o conseqente aumento da excluso social, esto relacionados vitria de uma certa concepo burguesa de organizao da sociedade e da produo, desde os primeiros tempos da revoluo industrial. Essa vitria no anula, no entanto, a importncia do conhecimento dos valores, sistemas de crenas e das maneiras de organizar a reproduo material e simblica da vida, adotada por homens e mulheres antes que a concepo burguesa da sociedade se tornasse dominante. Tambm no anula e nem diminui a importncia das formas de viver das populaes da Amrica, sia e frica antes da chegada dos europeus e seus significados na compreenso do presente. Estudar histria, portanto, requer: analisar criticamente os acontecimentos e sua dimenso de construo e interpretao; analisar fontes documentais e textos, tratando-os como fragmentos de poca, resultantes de tenses scio-culturais e mltiplas vises de mundo; realizar articulaes entre acontecimentos e tempos histricos diferenciados; produzir conhecimentos para a compreenso dos problemas das indagaes postos pelo presente; reconhecer que a forma de compreender e explicar o mundo adotada por um grupo social vitorioso no elimina, nem diminui, a importncia de outras explicaes e propostas que foram derrotadas; respeitar e reconhecer o Outro, tratando suas crenas, seus valores, suas manifestaes culturais como diferentes, mas no inferiores ou superiores a quaisquer outras.

EIXO TEMTICO O PROCESSO HISTRICO


CONTEDO PROGRAMTICO NVEIS DE EXIGNCIA

1. A Histria enquanto rea do saber e da Analisar os significados sociais da Histria. produo de conhecimento sobre as vidas de Compreender o ofcio do historiador e as homens e mulheres no tempo mltiplas possibilidades da produo do 2. O processo Histrico conhecimento histrico. Explicar o estudo da Histria como reflexo Construo do fato histrico e interpretao dinmicas sobre o passado e Os sujeitos na histria. o presente. Analisar criticamente os acontecimentos histricos e sua dimenso de construo/interpretao. Conhecer e interpretar fontes de informaes sobre o passado, como discursos, falas, escritos, obras literrias, monumentos, pinturas, obras de arte, msica, arquitetura, entre outras, compreendendo-as como diferentes pontos de vista e diferentes formas de como a realidade foi vivida e interpretada pelos homens e mulheres de um determinado tempo e espao geogrfico. (Esses diferentes sujeitos, suas aes e interpretaes sobre a realidade vivenciada so as vozes que nos falam do passado).

EIXO TEMTICO Transformaes do Capitalismo no Sculo XX


CONTEDO PROGRAMTICO NVEIS DE EXIGNCIA

1. O controle cientfico sobre o trabalho: Identificar e caracterizar as formas de Taylorismo, Fordismo e Ps-fordismo organizao cientfica do processo de trabalho, relacionando-as s estratgias de resistncias dos trabalhadores. Analisar os efeitos sociais da organizao cientfica do processo de trabalho sobre a produo em larga escala, os avanos tecnolgicos e a excluso social. Identificar formas de gerncia cientfica do trabalho nas mais diversas atividades do cotidiano. 2. As duas Guerras Mundiais, o Nazismo e o Analisar os conflitos de interesses entre os Fascismo na Europa e Amrica Latina pases imperialistas europeus, relacionandoos com a Primeira Guerra Mundial. Compreender as dimenses da violncia dos confrontos nas duas Guerras Mundiais, destacando a utilizao de novas tecnologias voltadas para a destruio, bem como a participao das populaes civis nos conflitos. Analisar o que significou a Primeira Guerra Mundial nos campos poltico, econmico, social e cultural. Analisar o perodo entre guerras, destacando a redefinio do mapa poltico europeu e a posio poltica e econmica assumida pelos

Estados Unidos.
Contextualizar

as crises polticas, econmicas e sociais do perodo entre guerras, relacionando-as com o surgimento dos movimentos fascista e nazista na Europa. Estabelecer as relaes polticas e ideolgicas entre o fascismo/nazismo europeu e governos autoritrios ou ditatoriais na Amrica Latina no mesmo perodo. Analisar os governos fascista e nazista na Europa nos campos poltico, econmico, social e cultural, destacando a nfase dada questo racial e utilizao dos meios de comunicao de massa para tentar forjar um imaginrio coletivo de aceitao e exaltao dos valores ideolgicos totalitrios. Relacionar a Segunda Guerra Mundial s questes derivadas ou agravadas pelos resultados do conflito anterior, como o nacionalismo, as crises econmicas e polticas, a atuao da Liga das Naes e a Poltica de Apaziguamento. Analisar o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, o envolvimento de pases de diversos continentes e o impacto nas populaes civis. 1930 e o incio da Era Vargas. o perodo Vargas: poltica econmica, relaes de poder, poltica social, movimento operrio, relaes Estado-sociedade.

3. Brasil: A Era Vargas

Contextualizar a chamada Revoluo de Analisar

4. Manifestaes sociais e expresses culturais Identificar e caracterizar as principais no Brasil da Era Vargas manifestaes culturais da sociedade brasileira, na Era Vargas, destacando as realizaes no campo das artes plsticas, da msica, da literatura e da educao.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


Lngua Portuguesa

A leitura, a compreenso e a interpretao de textos de diferentes gneros (jornalsticos, divulgao cientfica, publicitrios, instrucionais, tcnicos, religiosos, populares, literrios) so fundamentais para o estudo da Histria. Sugerimos tambm a anlise do discurso poltico: Hitler, Mussolini, Vargas, Pern, entre outros. Sociologia Ao abordar a questo da organizao cientfica do processo de trabalho, sugerimos um estudo conjunto com a Sociologia, que tambm explora essa temtica. Artes Sugere-se a anlise de filmes documentrios feitos pelo DIP Departamento de

Imprensa e Propaganda e as produes cinematogrficas sobre o nazismo e a Segunda Guerra Mundial. Sobre a cultura brasileira na poca da Era Vargas, destacamos as msicas incentivadas pelo governo, contrapostas quelas de protesto; a propaganda da poca (tanto a comercial quanto a governamental), com a criao de slogans e smbolos ideolgicos; o cinema e os movimentos de contestao social no Brasil, como por exemplo o cangao.

EIXO TEMTICO Resistncias e Revolues Anti-capitalistas


CONTEDO PROGRAMTICO 1. A Revoluo Chinesa NVEIS DE EXIGNCIA
Explicar o processo revolucionrio chins,

identificando as questes polticas, scioeconmicas e culturais existentes na China relacionando-as com a dominao imperialista. Interpretar criticamente o processo da implantao do socialismo na China: suas realizaes, dificuldades e limitaes. 2. Revolues e Contra-revolues na Amrica Analisar os movimentos populares de Latina: Cuba, Chile e Nicargua resistncia contra as oligarquias e ditaduras na Amrica Central, relacionando-os poltica imperialista dos Estados Unidos na regio. Explicar os movimentos revolucionrios cubano e nicaragense, relacionando os processos histricos de constituio destes pases resistncia popular ao longo do sculo XX, marcados pela dominao imperialista dos Estados Unidos. Analisar as especificidades da Revoluo Cubana e Nicaragense, destacando seus impactos na Amrica Latina. Explicar a histria da Amrica Latina na segunda metade do sculo XX: movimentos populares, represso poltica e ditaduras militares. Explicar como as disputas polticas e ideolgicas derivadas da Guerra Fria afetaram a Amrica Latina. Analisar a tentativa de implantao do socialismo no Chile, sob o governo de Salvador Allende, suas especificidades e as reaes provocadas. Analisar o processo de implantao, consolidao e queda da ditadura militar no Chile, destacando a luta pela redemocratizao da sociedade.

EIXO TEMTICO O Mundo Ps-segunda Guerra

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Guerra Fria, descolonizao e neocolonialismo

NVEIS DE EXIGNCIA
Contextualizar

as principais mudanas ocorridas no mundo ps-Segunda Guerra Mundial. Interpretar os significados e os alcances globais da Guerra Fria, tanto para Estados Unidos e Unio Sovitica quanto para os demais pases colocados nas suas rbitas de influncia. Analisar os processos de descolonizao na frica e na sia, apontando suas especificidades. Relacionar Guerra Fria, descolonizao e o neocolonialismo nos planos econmico e poltico. Identificar e analisar a importncia da revalorizao da cultura local para os movimentos de descolonizao.

2. Socialismo Real, expanso sovitica e Conceituar Socialismo Real, reaes dos povos submetidos relacionando-o consolidao e expanso da Unio Sovitica. Relacionar a expanso da rea de influncia direta da Unio Sovitica aos resultados da Segunda Guerra Mundial. Analisar as reaes dos povos submetidos ao domnio da Unio Sovitica. 3. Glasnost e Perestroika na URSS e Contextualizar as transformaes verificadas desagregao do Socialismo Real na Unio Sovitica e nos pases sob sua influncia, destacando as polticas da Glasnost e Perestroika. Analisar a relao entre o simbolismo da queda do Muro de Berlim e a desagregao do Socialismo Real. 4. Populismo, ditaduras e reaes (sociais, Analisar a emergncia do modelo de polticas e culturais) na Amrica Latina e populismo na Amrica Latina, relacionandono Brasil o com o processo de urbanizao e industrializao, bem como com as presses populares por maior participao poltica. Comparar o populismo adotado nos principais pases da Amrica Latina, como Brasil, Mxico e Argentina, apontando suas especificidades. Relacionar a crise do modelo populista na Amrica Latina s ditaduras militares ou civis que se instalaram na regio, a partir dos anos 40 do sculo XX. Analisar as reaes sociais, polticas e culturais s ditaduras e governos autoritrios na Amrica Latina, inclusive no Brasil. 5. Os movimentos culturais e populares: os Identificar e caracterizar os principais

hipes, o pacifismo, os movimentos estudantis, sindicais, ecolgicos e outros

movimentos culturais e populares da segunda metade do sculo XX: hipes, pacifismo, movimento estudantil, sindical, ecolgico e outros Analisar a sociedade norte-americana psSegunda Guerra Mundial, destacando a riqueza econmica, os padres de comportamento, as tenses e conflitos sociais, com especial ateno para a questo racial, o pacifismo e os movimentos culturais. Relacionar o crescimento da urbanizao e os padres da economia capitalista s preocupaes com a ecologia e conservao da natureza. Analisar os novos padres assumidos pelas lutas sindicais.

6. Os movimentos nacionalistas, o surgimento Contextualizar historicamente os de grupos neonazistas, os conflitos tnicos movimentos nacionalistas e os grupos e religiosos, disputas polticas e neonazistas que ganharam impulso nas econmicas, novas formas de terrorismo ltimas dcadas do sculo XX, relacionando-os s contradies internas de cada pas. Analisar o ressurgimento e ou agravamento dos conflitos tnicos e religiosos, destacando o Oriente Mdio, a frica, a sia e o leste europeu. Relacionar estes conflitos nova configurao de foras decorrentes do fim da Guerra Fria e s novas disputas econmicas e polticas. 7. A Amrica Latina Atual: redemocratizaes, polticas econmicas, lutas sociais, guerrilhas e movimentos indgenas Analisar os processos de redemocratizaes na Amrica Latina, apontando seus avanos e limitaes. Analisar as polticas econmicas de cunho neoliberal aplicadas em diferentes pases da Amrica Latina, destacando os impactos provocados nos diversos segmentos sociais. Analisar as diversas formas de conflitos e manifestaes scio-polticas na Amrica Latina atual, relacionando-as s lutas para construo e/ou ampliao dos direitos de cidadania. Compreender os movimentos indgenas latino-americanos, analisando-os no contexto das lutas de resistncia desses povos explorao e dominao econmica, poltica e cultural. Analisar as transformaes polticas, econmicas e sociais na Amrica Latina do sculo XXI.

8. Brasil: do processo de abertura poltica aos Analisar o processo de transio para a

dias atuais

democracia no Brasil. as transformaes polticas, econmicas e sociais no Brasil, da dcada de 1980 aos dias atuais. Compreender a ascenso de novos sujeitos sociais a partir da abertura poltica. Analisar as manifestaes sociais e culturais a partir do processo de redemocratizao.
Analisar

9. O neoliberalismo: a globalizao da Conceituar o neoliberalismo e a globalizao economia, novas formas de gesto do da economia. trabalho e excluso social Relacionar as propostas neoliberais e o processo de globalizao da economia com as novas formas de gesto do trabalho e a excluso social.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


Lngua Portuguesa

A leitura, a compreenso e a interpretao de textos de diferentes gneros (jornalsticos, divulgao cientfica, publicitrios, instrucionais, tcnicos, religiosos, populares, literrios) so fundamentais para o estudo da histria. Sociologia Anlise terica do socialismo real, do neoliberalismo e do populismo. Ao estudar os movimentos culturais e populares, sugees-se um trabalho conjunto com a Sociologia, identificando as diferenas de abordagem dos temas. Filosofia Ao analisar o mundo ps-Segunda Guerra, sugere-se um trabalho interdisciplinar com a Filosofia, voltado, especialmente, para a discusso de temas como a crise da razo, a fragmentao do homem, a perda da subjetividade diante da sociedade tecnocientfica e a constituio de novos paradigmas da razo instrumental nas cincias, recuperando as abordagens marxista, hegeliana e sartreana, entre outras. Literatura O fim das ditaduras militares na Amrica Latina estimulou o surgimento de vrias obras literrias, cujas narrativas foram ambientadas no perodo das ditaduras ou no incio dos processos de redemocratizao. Ao explorarem as mltiplas formas de violncia perpetrada pelas ditaduras militares, violentando homens e mulheres fsica e emocionalmente, a anlise destas obras torna-se importante para a compreenso histrica do que significou, para diversos grupos sociais, viver na Amrica Latina sob ditaduras militares. Geografia As mudanas no mapa-mundi ps-Segunda Guerra; o estudo da globalizao da economia, as novas formas de gesto do trabalho e a excluso social podem ser feitos de forma interdisciplinar com a geografia, mas com o cuidado de identificar as diferenas de abordagem. Contextualizao cultural Os movimentos culturais como a msica de protesto, o estilo de vida e os valores das comunidades hipes, os movimentos de afirmao de gnero, raa, etnia e gerao; as fotografias da fome e da misria no mundo atual, podem ser explorados para ampliar a compreenso histrica do perodo.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS ALENCAR, F. et alii. Histria da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1996.

AQUINO, R. S. L. et alii. Histria das sociedades americanas. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 2003. __________ Histria das sociedades americanas. So Paulo: Record, 2005. __________ Das sociedades modernas s sociedades atuais. So Paulo: Record, 2001. __________ Sociedade Brasileira: Uma Histria Atravs dos Movimento Sociais. So Paulo: Record, 2001. __________ Sociedade Brasileira: Uma Histria Atravs dos Movimento Sociais II. So Paulo: Record, 2001. ARRUDA, J. J.; PILETTI, N. Toda a Histria. So Paulo: tica, 1999. CAMPOS, F. Oficina de Histria: Histria do Brasil. So Paulo: Moderna, 1999. __________ Oficina de Histria: Histria Integrada. So Paulo: Moderna, 2000. COTRIM, G. Histria Global. Brasil e Geral. So Paulo: Saraiva, 2005. DEL PRIORE, Mary ; VENNCIO, Renato Pinto. Ancestrais - uma introduo histria da frica Atlntica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. FAUSTO, B. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 2007. FERRO, M. Histria das colonizaes: das conquistas s independncias sculos XIII a XX. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. KOSHIBA, L.; PEREIRA, D. M. F. Histria do Brasil. So Paulo: Atual, 1996. __________ Amricas: uma introduo histrica. So Paulo: Atual, 1998. MARQUES, Adhemar. Pelos caminhos da histria. Porto Alegre: Positivo, 2006, v. nico. MOTA, C. G. A descoberta da Amrica. So Paulo: tica, 2005. MOTA, C. G.; LOPES, A. Histria e civilizao. O Brasil Colonial. So Paulo: tica, 1994. REZENDE, A. P.; DIDIER, M. T. Rumos da Histria. 2 ed. So Paulo: Atual, 2005, v. nico. PAZZINATO, A. L.; SENIZE, M. H. V. Histria Moderna e Contempornea. So Paulo: tica, 1997. VICENTINO, C.; DORIGO, G. Histria para o ensino mdio. So Paulo: Scipione, 2001, v. nico.

- LIVROS PARADIDTICOS - JORNAIS - REVISTAS - PERIDICOS DE INFORMAO

QUMICA
DIRETRIZES GERAIS

O programa est organizado na perspectiva de contemplar os conceitos bsicos de cada tpico, buscando articular os trs nveis de abrangncia: o nvel da observao e descrio dos fenmenos (aspectos macroscpicos); o nvel das idias, modelos e explicaes, que se traduz pelas teorias qumicas (aspectos microscpicos) e o nvel da linguagem e notao prprias da Qumica (aspecto simblico, representativo). Para isso, sugere-se que uma das estratgias didticas para a elaborao conceitual seja a realizao de atividades prticas. Esse programa tambm retrata, de forma evidente, a importncia dos conceitos que devem ser adquiridos na disciplina de Qumica, deixando a nfase na contextualizao a critrio da criatividade e realidade de cada professor. Assim, diversas vias podem ser propostas para que o estudante compreenda melhor a Qumica e a utilize na melhoria da qualidade de vida. Dentro do contedo proposto, a denominao exigida para os compostos, ons e grupamentos funcionais dever ser restrita, sempre que possvel, nomenclatura oficial da Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada IUPAC Os itens de Qumica descritiva devero ser restritos aos exemplos mais representativos e simples possveis, porque se espera que os estudantes faam relaes entre conceitos qumicos e suas aplicaes nos processos e no memorize seus detalhes. As teorias e modelos devero ser restritas aos seus aspectos qualitativos e modelos clssicos, sem a preocupao com modelos qunticos (orbitais atmicos, moleculares, hibridizao, etc), com exceo dos itens que envolvem conceitos quantitativos, tais como frmulas, propores e outros semelhantes, que sero tratados em seus aspectos mais gerais. Os modelos de estrutura interna da matria e de configurao espacial devero ser restritos aos exemplos simples e tpicos, porque se espera que os estudantes demonstrem a capacidade de relacionar esses modelos de estrutura interna com as propriedades observveis dos materiais e no com o conhecimento de estruturas complexas.

EIXO TEMTICO Reaes Qumicas: velocidade e estado de equilbrio

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Cintica qumica A velocidade de uma reao Como as reaes se processam Energia de ativao Condies que influenciam a velocidade das reaes Mecanismo de reao

NVEIS DE EXIGNCIA
Conceituar velocidade de reao. Analisar a importncia do seu controle. Interpretar o modelo da coliso entre as

2. Equilbrio Qumico Estudo introdutrio Conceito de equilbrio qumico Constante de equilbrio Deslocamento de equilbrio

partculas: freqncia, energia e orientao adequadas. Analisar a influncia de natureza dos reagentes, temperatura, presso, concentrao dos reagentes, superfcie de contato, presena ou ausncia de catalisador. Diferenciar reao elementar e no elementar e deduzir as expresses de velocidade a partir de dados experimentais. Reconhecer a etapa determinante da velocidade da reao. Reconhecer a natureza dinmica do estado de equilbrio: equilbrio homogneo e heterogneo. Escrever a expresso da constante de equilbrio em funo da concentrao Kc e

Equilbrio inico em soluo aquosa Equilbrio qumico em solues de cidos e bases fracas Constante de ionizao de cidos e bases fracos Grau de ionizao de cidos e bases fracos Equilbrio inico da gua Produto inico da gua Hidrlise de sais Soluo tampo Equilbrio Heterogneo Solubilidade Produto de solubilidade

presso parcial Kp.


Interpretar o significado da Kc e Kp:

proporcionalidade.
Relacionar Kc e Kp com a extenso da

reao.
Efetuar clculos simples envolvendo Kc. Interpretar e aplicar o Princpio de Le

Chatelier.
Relacionar a constante de ionizao e fora

do cido: distinguir cido forte e fraco.


Escrever e calcular as expresses para as

constantes de ionizao.
Comparar os valores das constantes de

ionizao para cidos com mais de um hidrognio ionizvel. Interpretar os fatores que afetam o grau de ionizao de cidos e bases fracas: efeito da diluio e efeito do on comum. Escrever o equilbrio de auto-ionizao da gua. Reconhecer o meio neutro, cido e bsico, utilizando indicadores e escalas de pH e pOH. Calcular o pH e pOH de solues ordinrias, tais como: 0,1 mol/L, 0,01mol/L, entre outras. Conceituar hidrlise e prever o pH de solues aquosas de sais (aspecto qualitativo e quantitativo com clculos simples). Definir e interpretar a constituio da soluo tampo. Interpretar os aspectos qualitativos do funcionamento de uma soluo tampo: deslocamento de equilbrio. Analisar os aspectos qualitativos e conceituais de um sistema heterogneo em equilbrio. Calcular Kc para equilbrio heterogneo. Interpretar o princpio de Le Chatelier aplicado a equilbrio heterogneo. Conceituar e relacionar solubilidade e constante do produto de solubilidade. Calcular a solubilidade e constante do produto de solubilidade.

EIXO TEMTICO - Substncias e materiais orgnicos: propriedades e transformaes

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Qumica dos compostos do carbono Introduo a qumica orgnica - breve histrico

NVEIS DE EXIGNCIA
Definir qumica orgnica e explicar o seu

papel na compreenso dos processos que ocorrem nos seres vivos.

Estruturas das molculas orgnicas tomo de carbono e suas hibridaes Cadeias carbnicas

Definir

2. Funes orgnicas Funo qumica Hidrocarbonetos: principais caractersticas e nomenclatura Outras funes orgnicas caractersticas e nomenclatura: lcool, fenol, ter, amina, haleto de alquila, haleto de arila, aldedo, cetona, enol, cido carboxlico, anidrido de cido de carboxlico, ster, amida, haleto de acila, sais orgnicos, cidos sulfnicos e nitrocompostos

3. Isomeria Principais conceitos Isomeria Plana Geomtrica ptica

4. Propriedades dos compostos orgnicos Polaridade das molculas orgnicas e as foras intermoleculares Interao dipolo-dipolo Interao dipolo instantneo-dipolo induzido Interao tipo pontes de hidrognio Solubilidade Ponto de fuso (PF) e ponto de ebulio (PE) Diferenas entre compostos orgnicos e inorgnicos Acidez e basicidade de compostos orgnicos

as principais caractersticas do tomo de carbono. Classificar as cadeias carbnicas. Classificar o carbono na cadeia carbnica. Representar as molculas atravs de frmulas estruturais simplificadas. Conceituar funo qumica e grupo funcional. Conceituar e caracterizar os alcanos alcenos, alcinos, dienos, ciclanos, ciclenos e hidrocarbonetos aromticos. Reconhecer estrutura e nomenclatura dos grupos alquila e arila. Reconhecer nomenclatura de hidrocarbonetos de cadeia : normal, ramificada e mista. Caracterizar e reconhecer os grupos funcionais. Conceituar e reconhecer as funes mistas. Reconhecer a nomenclatura das funes orgnicas monofuncionais e mistas, limitando-se aos compostos simples com cadeia carbnica saturada e/ou insaturada. Conceituar e classificar os ismeros. Conceituar e reconhecer: Ismeros planos de posio, funo, cadeia, tautomeria e metameria. Ismeros geomtricos (cis/trans) em compostos alifticos e cclicos. Ismeros pticos em compostos alifticos e cclicos. Conceituar e reconhecer: molculas polares e apolares; as diferentes foras intermoleculares e suas intensidades. Conceituar solubilidade. Relacionar a solubilidade com a natureza da molcula (polaridade, tipo e tamanho da molcula). Conceituar pontos de fuso e de ebulio. Relacionar PF e PE com a natureza da molcula (polaridade, foras intermoleculares tipo e tamanho da molcula). Comparar as propriedades fsicas de compostos orgnicos e inorgnicos: solubilidade, densidade, condutividade eltrica, volatilidade, PF e PE. Conceituar e reconhecer cidos e bases de Bronsted-Lowry e de Lewis. Comparar a fora cida entre os cidos carboxlicos, fenol e lcool. Interpretar a basicidade de amina. Conceituar e exemplificar substncias que apresentam carter anftero.

5. A reaes qumicas envolvendo compostos orgnicos Reaes de substituio - conceitos e caractersticas Halogenao Nitrao Sulfonao Alquilao e acilao Reaes de adio: conceitos e caractersticas Hidrogenao cataltica Halogenao Adio de halogenidretos (HX) Hidratao Reaes de eliminao: conceitos e caractersticas Eliminao de halogenidretos (HX) Desidratao de lcoois Reaes de oxi-reduo: conceitos e caractersticas Combusto Oxidao branda e enrgica Ozonlise Reduo Outras reaes orgnicas Adio ao grupo carbonila Esterificao e transesterificao Hidrlise cida Hidrlise bsica Mecanismos

Conceituar e caracterizar as reaes de: halogenao em alcanos e ciclanos; alquilao, acilao, halogenao, nitrao

6. Substncias constituintes dos seres vivos Carboidrato Lipdio Aminocido Protena 7. Substncias e Materiais de uso industrial e comercial: aplicabilidade

e sulfonao em compostos aromticos. Conceituar e caracterizar as reaes de: hidrogenao cataltica de alceno, alcino e hidrocarboneto aromtico; halogenao, adio de halogenidretos e hidratao em alcenos e alcinos. Conceituar e caracterizar as reaes de: eliminao de halogenidretos; desidratao de lcoois intra-molecular e intermolecular. Conceituar oxidao, reduo, nmero de oxidao, agente oxidante e agente redutor em qumica orgnica. Conceituar e caracterizar reaes de: Combusto; oxidao banda de alceno (hidroxilao); oxidao enrgica de alceno e alcino (ciso oxidativa); ozonlise de alceno; oxidao de lcool; oxidao e reduo de aldedo; reduo de cetona. Conceituar e caracterizar as reaes de: reao de Grignard em aldedo e cetona; esterificao e transesterificao; hidrlise cida e bsica de steres e anidridos; hidrlise de haletos de acila. Explicar por meio de mecanismos as seguintes reaes: Adio Alcanos e Alcenos (Halogenao, Hidrogenao, Markovnikov (HX); Desidratao dos lcoois; Esterificao; Hidrlise de Ester (cida e Bsica). Conceituar, reconhecer e classificar: carboidrato; lipdio; aminocido; protena. Conceituar, reconhecer e classificar alguns polmeros sintticos, como o polietileno, elastmeros, nailon, polister, poliuretano, silicone, fibras txteis, etc. Relacionar propriedades e aplicaes. Reconhecer o petrleo, carvo de pedra, gs natural e biomassa, os conceitos gerais sobre a origem, composio, processamento industrial e aplicao como matria prima e fonte de energia. Reconhecer os detergentes e relacionar estrutura e propriedades.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE Seria interessante trabalhar com a Geografia e Biologia as questes do meio ambiente. Sugere-se a abordagem dos seguintes aspectos: Qumica e o meio ambiente: - petrleo e carvo mineral: origem, composio, processamento industrial, fontes de combustvel, matria prima para os diversos materiais orgnicos e seus efeitos no meio ambiente. - gs natural e biogs: alternativa energtica. - compostos fluorcarbonos (CFC): definio e seus efeitos no meio ambiente. - lixo, seu descarte, disposio e reciclagem. - poluio atmosfrica e os conversores catalticos de gases poluentes. - detergente: estrutura, funo, degradao e efeitos no meio ambiente. - tratamento de esgoto. - agrotxicos e efeitos no meio ambiente.
- estalactites e estalagmites: formao natural.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS CARVALHO, G. C. Qumica Moderna, Ed. Scipione, So Paulo, v.2 e v.3. CASTRO, E.N.F.; ML, G.S.; SANTOS, W.L.P. Qumica na sociedade: projeto de ensino de qumica num contexto social (PEQS). 2. Ed. Braslia: Universidade de Braslia, 2000. COVRE, G. J. Qumica: O Homem e a natureza, So Paulo: FTD, 2000, v. 2 e v.3. FELTRE, R. Qumica: fsico-qumica. 2 srie. 6 ed. So Paulo: Moderna, 2004. FELTRE, R. Qumica: qumica orgnica. 3 srie. 6 ed. So Paulo: Moderna, 2004. GALLO NETTO, C. Qumica: da teoria realidade: fsico-qumica 2 srie. So Paulo: Scipione, 1996. GALLO NETTO, C. Qumica: da teoria realidade: qumica orgnica 3 srie. So Paulo: Scipione, 1996. LEMBO, A. Qumica: Realidade e contexto: fsico-qumica 2 srie. So Paulo: tica, 2004. LEMBO, A. Qumica: Realidade e contexto: qumica orgnica 3 srie. So Paulo: tica, 2004. NOVAIS, V. Qumica. So Paulo: Atual. 1999, v. 2 e v.3. PERUZZO, F. M; CANTO, E. L. Qumica. Na abordagem do cotidiano, 2 ed. So Paulo: Moderna, 2000, v. 2 e v.3. REIS, M. Completamente Qumica: fsico-qumica 2 srie, So Paulo: FTD, 2001. REIS, M. Completamente Qumica: qumica orgnica 3 srie, So Paulo: FTD, 2001. SARDELLA, A.. Curso de Qumica: fsico qumica, So Paulo, Ed. tica.1998. SARDELLA, A.. Curso de Qumica: qumica orgnica, So Paulo, Ed. tica, 1998. USBERCO, J; SALVADOR, E. Qumica: fsico-qumica 2 srie, 11 ed. So Paulo: Saraiva 2005. USBERCO, J; SALVADOR, E. Qumica: qumica orgnica 3 srie, 11 ed. So Paulo: Saraiva 2005.

REVISTAS e PERIDICOS Qumica Nova na Escola. Ed. Sociedade Brasileira de Qumica. Cadernos temticos. Ed. Sociedade Brasileira de Qumica.

FSICA
DIRETRIZES GERAIS
No desenvolvimento desse programa, o estudante dever ser preparado para: compreender a construo histrica do conhecimento na rea; reconhecer e compreender os conceitos fsicos relevantes ao tema e saber relacion-los; compreender as leis e os princpios e saber aplic-los a situaes do seu cotidiano; identificar, compreender e resolver problemas a partir da elaborao de hipteses e de definio de estratgias para soluo dos mesmos; realizar medidas e observar fenmenos em experimentos simples; entender a relao existente entre os conceitos fsicos e as frmulas matemticas; compreender a universalidade do saber cientfico e a sua relao com o senso comum. Alm disso, espera-se que o estudante tenha capacidade para realizar anlises, interpretar, produzir textos e snteses de situaes problemas sugestivas e atuais, que envolvam tpicos relacionados ao programa.

Particularmente nessa etapa, o estudante dever ser capaz de reconhecer, descrever, classificar e caracterizar os movimentos simples existentes na natureza e as interaes que podem interferir nesses movimentos; dever saber identificar e explicar a presena desses movimentos em fenmenos reais e compreender as limitaes dos modelos fsicos existentes; saber a fenomenologia associada aos diferentes tipos de movimentos simples e saber resolver problemas.
Recomenda-se que as unidades adotadas em todos os assuntos estudados sejam sempre as do Sistema Internacional (S.I.) incluindo-se, evidentemente, mltiplos e submltiplos, a no ser nos casos das unidades prticas, de uso muito comum (como o quilmetro por hora, o quilograma fora, a caloria, o mm de Hg, etc).

EIXO TEMTICO Gravitao Universal


CONTEDO PROGRAMTICO Leis de Kepler Lei de Newton para a gravitao Movimento de satlites Variao da acelerao da gravidade NVEIS DE EXIGNCIA Interpretar e aplicar as Leis de Kepler para o movimento dos planetas e a Lei de Newton da atrao universal e utilizar a lei da gravitao para explicar o movimento de planetas e satlites em rbitas circulares, bem como a variao, com a altitude, da acelerao da gravidade nas proximidades dos planetas.

EIXO TEMTICO Eletrosttica


CONTEDO PROGRAMTICO 1. Carga eltrica Eletrizao (por atrito, contato e induo) Condutores e isolantes Induo e polarizao Eletroscpios Lei de Coulomb NVEIS DE EXIGNCIA Identificar os tipos de cargas eltricas e os fenmenos sobre eletrizao por atrito, contato e induo. Conceituar condutor, isolante. Determinar as foras de interao entre cargas pontuais e aplicar esse conhecimento na resoluo de problemas simples que envolvam apenas cargas pontuais. Relacionar fora gravitacional com fora eltrica. Conceituar campo eltrico e determinar campos

2. Campo Eltrico

O conceito de campo eltrico Campo eltrico criado por cargas pontuais Linhas de fora Comportamento de um condutor eletrizado Rigidez dieltrica - Poder das pontas

3. Potencial Eltrico Diferena de potencial Voltagem em um campo uniforme Voltagem no campo de uma carga puntual Superfcies eqipotenciais

de uma ou mais cargas eltricas pontuais; calcular o campo no interior e no exterior de uma esfera condutora carregada, bem como descrever o movimento de uma carga eltrica pontual em um campo eltrico uniforme. Conceituar linhas de fora e descrever campos criados por uma ou mais cargas eltricas pontuais ou por uma distribuio esfrica de carga. Conceituar rigidez dieltrica e descrever o fenmeno do poder das pontas. Definir diferena de potencial, potencial de um ponto e superfcies equipotenciais. Determinar o potencial e a energia potencial eltrica de uma carga eltrica pontual e de uma esfera condutora. Relacionar superfcies equipotenciais e linhas de fora.

EIXO TEMTICO Eletrodinmica


CONTEDO PROGRAMTICO 1. Circuitos ideais Corrente eltrica Resistncia eltrica e resistividade Resistores hmicos Associaes de resistncias Circuitos simples Instrumentos de medidas eltricas Potncia em um elemento do circuito NVEIS DE EXIGNCIA Definir corrente eltrica e apresentar a conveno de sentido da mesma. Relacionar resistncia eltrica de um condutor com seu comprimento e sua rea. Relacionar a intensidade de corrente com a voltagem e a resistncia de um condutor. Determinar resistncia equivalente de associaes de resistncias. Descrever, qualitativamente, a variao da resistncia com a temperatura. Determinar a potncia dissipada em um trecho do circuito. Compreender os instrumentos ideais de medidas eltricas e suas aplicaes em circuitos simples. 2. Gerador real Descrever, simplificadamente, o funcionamento Fora eletromotriz, fora contra-eletromotriz e de pilhas. resistncia interna Conceituar fora eletromotriz e fora contra Equao do gerador eletromotriz. Potncias e rendimentos do gerador e do Relacionar fora eletromotriz, resistncia interna receptor e a voltagem que o gerador fornece. Determinar potncias e rendimento de geradores e receptores em circuitos simples.

EIXO TEMTICO Eletromagnetismo


CONTEDO PROGRAMTICO 1. Magnetismo NVEIS DE EXIGNCIA Identificar os fenmenos magnticos como

Conceitos fundamentais e materiais magnticos Campo magntico Campo magntico terrestre e bssolas Fora magntica em uma carga eltrica puntiforme Movimento circular de uma carga pontual em um campo magntico uniforme Fora magntica em um fio retilneo percorrido por corrente eltrica Campo magntico de um condutor retilneo percorrido por corrente eltrica Campo magntico no centro de uma espira circular percorrida por corrente eltrica Campo magntico no centro de um solenide percorrido por corrente eltrica

manifestaes de interao de cargas eltricas em movimento. Descrever a experincia de Oersted. Classificar os materiais magnticos. Conceituar campos magnticos, campo magntico terrestre e o funcionamento de bssolas. Determinar a fora magntica em uma carga eltrica puntiforme e a fora magntica em um condutor retilneo percorrido por corrente eltrica. Analisar o movimento de uma carga eltrica pontual em um campo magntico uniforme. Exemplificar com o espectrmetro de massa. Determinar campos magnticos de correntes eltricas em fios retilneos, em espiras circulares e em solenides.

2. Induo Eletromagntica - A lei de Faraday - A lei de Lenz - Anlise qualitativa do funcionamento de transformadores, motores eltricos e usinas hidroeltricas

Descrever experincias simples que evidenciem a induo eletromagntica, conceituar fluxo magntico, apresentar a expresso matemtica da lei de Faraday. Interpretar a Lei de Lenz e relacion-la com o princpio da conservao da energia. Aplicar essas leis na explicao sumria do funcionamento dos geradores de correntes alternadas, dos motores eltricos e dos transformadores.

EIXO TEMTICO Fsica Moderna


CONTEDO PROGRAMTICO 1. Matria e Energia Quantizao da energia Modelo dual da matria e da radiao NVEIS DE EXIGNCIA Descrever os conceitos modernos de matria e de energia. Compreender os conceitos de partcula e de partcula elementar. Compreender o conceito de fton e a quantizao da energia de Planck. Compreender o conceito de luz em termos de ftons. Compreender o modelo dual da matria e da radiao. Compreender o efeito fotoeltrico e a interpretao de Einstein do fenmeno. Analisar aplicaes do efeito fotoeltrico no cotidiano.

2. O Efeito fotoeltrico

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


Podero ser abordadas, na prtica interdisciplinar, situaes que envolvam o relacionamento da Fsica com outras disciplinas.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS
ALVARENGA, B; MXIMO, A. Curso de Fsica. So Paulo: Ed. Harbra Ltda e Ed. Scipione. BONJORNO, R.F.S.A.; BONJORNO, J.R.; BONJORNO, V. e RAMOS, C.M. Fsica. So Paulo: Ed. FTD. GASPAR, A. Fsica. So Paulo: Ed. tica S/A. GRUPO DE REELABORAO DO ENSINO DE FSICA (GREF). So Paulo: Edusp. NICOLAU, TOLEDO. Aulas de Fsica. So Paulo: Ed. SARAIVA. PARAN, D.N.. Fsica. So Paulo: Ed. tica S/A. PAULI, R.U.; FARID, C.M.; MAJORANA, F.S.; HEILMANN, H.P. e CHOHFI, C.A.. Fsica. So Paulo: Ed. Pedaggica e Universitria Ltda. RAMALHO, NICOLAU; TOLEDO. Os fundamentos da Fsica. So Paulo: Ed. Moderna. RICARDO, GUALTER, NEWTON. Tpicos de Fsica. So Paulo: Ed. Saraiva e Edusp. SAMPAIO,J.L.; CALADA, C.S.. Universo da Fsica. So Paulo: Ed. Atual.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica. Ed. da UFSC. Disponvel em http://www.fsc.ufsc.br/ccef/ Fsica na escola. Editada pela Sociedade Brasileira de Fsica (SBF). Disponvel em http://www.sbfisica.org.br/fne/

LNGUA PORTUGUESA
DIRETRIZES GERAIS
O estudante deve apresentar competncia na modalidade escrita da lngua, uma vez que por meio dessa habilidade que se tem acesso aos conhecimentos produzidos nas diversas reas do saber. A competncia na modalidade escrita s adquirida com estratgias de ensino que no considerem a gramtica como um fim em si mesma, mas como instrumento para desenvolvimento da competncia em leitura e escrita. Por essa razo, ser priorizada a avaliao do emprego adequado da linguagem em vrios contextos, em detrimento tanto da avaliao do conhecimento lingstico em sentido estrito (capacidade de identificar formas ou estruturas certas ou erradas), quanto da capacidade de reflexo metalingstica. O pressuposto subjacente a essa postura o de que, para o exerccio da maioria absoluta das profisses e para a convivncia social, a capacidade de utilizao da lngua em suas diversas modalidades mais relevante do que a capacidade de anlise de expresses lingsticas. Nessa perspectiva, esse programa identifica-se com as propostas presentes nos Parmetros Curriculares Nacionais de Ensino Mdio, em que os gneros discursivos so considerados como unidade bsica organizadora da progresso e diversidade no ensino para o currculo de Lngua Portuguesa, ou seja, a unidade bsica de significao e do processo ensinoaprendizagem o texto. Dessa forma, o estudante deve apresentar dentre outras, as seguintes competncias: compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de significados, expresso, comunicao e informao; confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especficas; analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos da linguagem, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao e estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo; compreender e usar a Lngua Portuguesa como lngua materna, geradora de significao e integradora da organizao do mundo e da prpria identidade.

EIXO TEMTICO - Leitura

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Leitura

NVEIS DE EXIGNCIAS Compreender e interpretar textos de diferentes gneros redigidos em Lngua Portuguesa, tais como: jornalsticos (notcia, editorial, artigo, reportagem, carta ao leitor, entrevista, crnicas, charge, tira), divulgao cientfica (esquema, resumo, artigos, verbetes), publicitrios, instrucionais, tcnicos, polticos, religiosos, populares, humorsticos (verbais e noverbais), literrios (conto, novela, crnica, poema, texto dramtico). Identificar elementos que permitam

relacionar o texto lido a outro texto ou parte do mesmo. Compreender o processo da intertextualidade (implcita ou explcita): parfrase, pardia, aluso. Identificar partes do texto que reflitam opinio do autor. Identificar elementos que permitam extrair concluses no explicitadas no texto. Integrar conhecimentos lingsticos a fatores contextuais ou situacionais. Compreender pressuposies implcitas e explcitas do autor e possveis leitores. Fazer inferncias a partir de elementos conhecidos para hipotetizar sobre o significado de passagem, cujo sentido desconhece. Fazer analogias. Reconhecer a tipologia dominante de um texto bem como captar as marcas lingsticas que retratam suas especificidades. Reconhecer os diferentes gneros de textos como resultantes de suas condies de produo e recepo. Confrontar opinies e diferentes pontos de vista. Identificar e justificar os recursos lingsticos utilizados pelo autor na organizao do texto, em funo do tema e da direo argumentativa configurada pela inteno comunicativa. Reconhecer e avaliar o papel dos elementos lingsticos e no-lingsticos na interpretao de um texto. Reconhecer a importncia da organizao grfica e diagramao para a coeso e coerncia de um texto. Reconhecer e identificar efeitos de sentido produzidos pelo emprego de diferentes sinais de pontuao, tais como: aspas, travesso e recursos grficos como caixa alta, negrito. Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinio, estabelecer contato, promover polmica, humor...). Identificar recursos retricos e estilsticos (como oposies, jogos de palavras, reiteraes, perguntas, provocaes, comparaes, antteses, metforas, metonmias, ironias, eufemismos, hiprboles...).

EIXO TEMTICO - Funes da Linguagem

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Funes da linguagem Emotiva Conativa Potica Referencial Ftica Metalingstica

NVEIS DE EXIGNCIAS Reconhecer os recursos lingsticos que concorrem para o emprego da lngua em diferentes funes, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais. Redigir textos com predominncia de funes, de acordo com o solicitado. Identificar e empregar, em textos dados, as diferentes funes da linguagem.

EIXO TEMTICO - Seqncias Textuais

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Seqncias textuais Narrativas Descritivas Injuntivas Expositivas Argumentativas Dialogais

NVEIS DE EXIGNCIAS
Distinguir seqncias textuais. Identificar as diferentes partes constitutivas

de um texto.
Identificar e empregar os diferentes recursos

lingsticos de acordo com o gnero discursivo, especialmente no que se refere aos mecanismos coesivos e de estruturao textual, com nfase nos pronomes e verbos. Comparar modos de organizao textual e fazer analogias e inferncias. Argumentar e justificar opinies. Identificar e empregar elementos constitutivos de cada seqncia textual.

EIXO TEMTICO - Significao Vocabular e Textual.

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Significao vocabular e textual - Denotao e Conotao - Polissemia - Homonmia - Antonmia - Parfrase

NVEIS DE EXIGNCIA
Estabelecer relaes em usos lingsticos. Analisar e comparar vocbulos e estruturas

lingsticas.
Estabelecer

relaes

entre

estruturas

lingsticas.

EIXO TEMTICO - Norma Padro e Variao Lingstica CONTEDO PROGRAMTICO NVEIS DE EXIGNCIAS Reconhecer e empregar diferentes

1. Norma padro e variao lingstica

variedades lingsticas.
Distinguir marcas de variantes lingsticas. Empregar as formas lexicais adequadas

modalidade oral ou escrita e ao grau de formalidade.

Empregar as formas gramaticais preferveis

relativas a cada modalidade e ao grau de formalidade indicado, no que diz respeito especialmente, a emprego dos pronomes, tempos e modos verbais, regncia verbal e nominal, concordncia verbal e nominal e sintaxe de colocao. Transpor, adequadamente, uma modalidade para outra, observando-se as regras gramaticais adequadas ao grau de formalidade da situao. Identificar traos caractersticos de cada modalidade (por exemplo: fala/escrita, tcnico/ no tcnico, mais formal/menos formal, variedades lingsticas de prestgio/ variedades socialmente estigmatizadas), tanto no que diz respeito s formas lingsticas, quanto contextualizao necessria.

EIXO TEMTICO A Estrutura da Orao e do Perodo

CONTEDO PROGRAMTICO 1. A Estrutura da Orao e do Perodo

NVEIS DE EXIGNCIAS Construir frases, oraes e perodos. Empregar adequadamente os termos da orao. Empregar adequadamente os processos sintticos da coordenao e subordinao. Construir perodos utilizando os processos sintticos da coordenao e subordinao. Discorrer sobre os termos da orao e sobre os processos sintticos da coordenao e subordinao. Empregar e relacionar palavras, expresses, perodos e idias. Identificar efeitos de sentidos produzidos pela ordem dos itens lexicais, morfolgicos e sintticos. Relacionar oraes, perodos e pargrafos, empregando os recursos lingsticos adequados, tais como conjunes, preposies, advrbios, pronomes relativos e outros conectores. Produzir oraes e perodos coesos, coerentes e bem organizados. Reconhecer as diferentes formas de representao dos termos da orao.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


A Lngua Portuguesa, por ser uma disciplina multidisciplinar, pode ser vista como sustentculo para a aprendizagem de outros contedos.

Assim, cabe escola elaborar projetos sob essa perspectiva interdisciplinar, objetivando aes de leitura e produo de textos que transcendam integrao de objetivos e contedos, pois o exerccio real da interdisciplinaridade advm de um trabalho comum no qual se deve considerar a interao das disciplinas, de seus conceitos, de suas diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, portanto, resultado de aes, trabalhos, de produo de conhecimento, por meio do debate, da interlocuo que ocorre no encontro entre os sujeitos envolvidos no processo escolar. Esse movimento dialtico/dialgico com textos lidos e produzidos pelo sujeito-estudante firma-se na vontade de buscar o novo, de criar, de realizar descobertas e comparaes, de produzir conhecimentos. Desse modo, esse trabalho interativo possibilita ao sujeito-aluno o desenvolvimento de sua capacidade criativa, tornando-o capaz de transformar a realidade que o cerca.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS1
BRANDO, H. N. (Coord.). Aprender e ensinar com textos. So Paulo: Cortez, 2000, v. 5 . CITELLI, A. (Coord.). Aprender e ensinar com textos. So Paulo: Cortez Editora, 2000, v. 6. CITELLI, A.; CHIAPPINI, L. (Coord.). Aprender e ensinar com textos. So Paulo: Cortez Editora, 1997, v.3. CHIAPPINI, L. (Coord.). Aprender e ensinar com textos. So Paulo: Cortez Editora, 1998, v. 4. GARCIA, O. M. Comunicao em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1967. GERALDI, J. W. Portos de Passagem. So Paulo: Martins Fontes, 1993. _____. (Org.). O Texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984. GERALDI, J. W.; CITELLI, B. Aprender e ensinar com textos. So Paulo: Cortez Editora, 1997, v.1. KLEIMAN, A. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. So Paulo: Pontes, 1992. KOCH, I. G. V. A Coeso Textual. So Paulo: Contexto, 1989. KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L.C. A Coerncia Textual. So Paulo: Cortez, 1990. MARTINS, N. S. Introduo Estilstica: a expressividade na lngua portuguesa. So Paulo: T. A. Queiroz/EDUSP, 1989. Ministrio da Educao e Cultura-MEC / SEMTEC. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC/SEMTEC, 1998. MICHELETTI, G.; BRANDO, H. N. (Coord.). Aprender e ensinar com textos. So Paulo: Cortez Editora, 1997, v. 2. MONTEIRO, J. L. A Estilstica, So Paulo: tica, 1991. PAULINO, G. WALTY, I.; CURY, M. Z. Intertextualidades: Teoria & Prtica. Belo Horizonte: Ed. L, 1997. PCORA, A. Problemas de Redao. So Paulo: Martins Fontes, 1983. SANTANNA, A. R. Pardia, Parfrase e Cia. So Paulo: tica, 1991. TARALLO, F. L. A Pesquisa Sociolingstica. 2. ed. So Paulo: tica. 1986. TRAVAGLIA, L. C. Gramtica e Interao: Uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 Graus. So Paulo: Cortez, 1996. VAL, M. G. C. Redao e Intertextualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1991.
1

Esta bibliografia mnima embasa as diretrizes gerais, os contedos programticos e os nveis de exigncias do programa de Redao e Lngua Portuguesa.

LNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS


DIRETRIZES GERAIS

O conhecimento de lnguas estrangeiras deve ser reconhecido como um recurso de comunicao e incluso imprescindvel no mundo moderno. No que se refere formao profissional e pessoal do indivduo, a lngua estrangeira pode ser um meio de intercmbio cultural, educacional e cientfico, que implica na ampliao de conhecimentos e consolidao da cidadania, da identidade e da autonomia. Nesse contexto, as instituies de ensino devem assumir compromissos pedaggicos e educativos que exijam o desenvolvimento de habilidades lingsticas especficas, atendendo s necessidades de seus alunos regidas pelas condies proporcionadas pelo sistema educacional do Brasil. Pelas razes expostas, a leitura e compreenso de textos norteiam as provas de lnguas estrangeiras desta universidade. O candidato dever ler, compreender, analisar e interpretar textos escritos autnticos, de at, aproximadamente, 550 palavras, de diferentes tipos e gneros e de temas diversos. Desse modo, o candidato ler textos originais, publicados em revistas, jornais, peridicos, livros, artigos cientficos, abstracts, textos eletrnicos disponveis na Internet e similares na lngua estrangeira de sua opo.

EIXO TEMTICO - Leitura


CONTEDO PROGRAMTICO 1- Plurissignificao da linguagem. 2- Estrutura e elementos de coeso e coerncia textuais. 3- Textos de diferentes tipos: Narrativo Argumentativo Expositivo Descritivo Injuntivo Instrutivo Gneros textuais diversos. 5- Estratgias de leitura (cognitivas e metacognitivas). NVEIS DE EXIGNCIA Compreender aspectos relacionados plurissignificao da linguagem. Compreender e interpretar textos de diferentes tipos. Compreender e interpretar textos de gneros textuais diversos visando s diferentes situaes de interlocuo. Reconhecer, localizar, selecionar e deduzir as idias principais e correlatas em nvel de compreenso geral. Relacionar elementos visuais (lingsticos e no lingsticos) a aspectos gerais do texto, utilizando a lngua estrangeira ou a lngua materna. Estabelecer correspondncias entre os elementos lingsticos e seus referentes. Reconhecer o nvel semntico por intermdio do contexto e do conhecimento morfossinttico e lexical. Identificar fatores de contextualizao, tais como autoria, pblico-alvo, intencionalidade, contexto scio-histrico da publicao, tipo e veculo da publicao.

EIXO TEMTICO Produo textual

NVEIS DE EXIGNCIA Elaborar resposta coesa e coerente, em lngua portuguesa ou lngua estrangeira, a questo discursiva, com clareza, conciso e compatvel com o nvel de exigncia. Elaborar e redigir uma parfrase a partir de um texto dado em lngua estrangeira. Elaborar e redigir um resumo a partir de um texto em lngua estrangeira. Demonstrar domnio da lngua estrangeira ou da lngua materna e seu uso, utilizando adequadamente estruturas lingsticas e ortografia padro.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE

O ensino de lnguas estrangeiras no deve ser tratado como uma disciplina isolada. Nesse sentido, recomenda-se o uso de textos em lngua estrangeira cujos temas abordem as diversas reas do conhecimento e das disciplinas curriculares. As atividades integradas a outros contedos devem abranger a compreenso e a habilidade de interpretao de textos autnticos com nfase em temas diversos relacionados com as cincias biolgicas, humanas e tecnolgicas, considerando seus aspectos culturais. O ensino de lnguas estrangeiras, em uma perspectiva interdisciplinar, pressupe a utilizao de contextos reais, que permitam o acesso ao conhecimento e s diferentes formas de pensar, criar, sentir, agir e conceber a realidade, contribuindo para uma formao mais abrangente e mais slida do indivduo, por meio do desenvolvimento das competncias gramatical, sociolingstica, discursiva e estratgica.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS

LNGUA ESPANHOLA ALVES DE OLIVEIRA, N. Para ler em ingls desenvolvimento da habilidade de leitura. Belo Horizonte: O Lutador: Grfica e Editora, 2000. CERROLAZA, MATILDE. Cmo trabajar con libros de textos. Madrid: Edelsa, 1999. CERROLAZA, MATILDE. Planeta e/ele 1,2,3,4. Madrid: Edelsa, 1998. DAHLET, P. Leitura e Construo do Sentido: a perspectiva enunciativa. In: A Formao do Leitor. So Paulo: Ed. Moderna, 1994, p. 104-129. DICCIONARIO DE SINNIMOS Y ANTNIMOS. 4 ed. Madrid: Espasa Calpe, 1996. DICCIONARIO PARA LA ENSENNZA DE LA LENGUA ESPANLA. Barcelona: Vox, 1997. DIFICULTADES DEL ESPAOL PARA BRASILEOS. Madrid: Ediciones SM, 2002. FERNANDEZ DAZ, RAFAEL. Espaol Superior I Curso de Espaol para Hablantes de Portugus. Madrid: Arcos/Libros, 2001. FLAVIAN, EUGENIA. xito. Madrid: SGEL, 2002. GARCIA.MORENO,CONCHA. Temas de Gramtica. Madrid: Sociedad General Espanla de Libreria, 2001. MARIA MILANI, ESTHER. Listo Espaol a travs de textos. Madrid: Santillana, 2007. NOVAS ORIENTAES CURRICULARES DO ENSINO MDIO. Braslia: Ministrio da Educao, 2004. VZQUEZ,GRACIELA.Errones? Sin falta!,. Madrid: Edelsa, 1998.
LNGUA FRANCESA

ALVES DE OLIVEIRA, N. Para ler em ingls desenvolvimento da habilidade de leitura. Belo Horizonte: O Lutador: Grfica e Editora, 2000. BRARD, E.; LAVENNE, C. Modes demploi: grammaire utile du franais. Paris: Hatier, 1989. CALAQUE, E. Itinraires de lecture et construction du sens. Regards sur la lecture. Grenoble: Ellug, 1987, p. 95-118. COSTE, Daniel. Leitura e competncia comunicativa. In: O texto: leitura & escrita.

Campinas, SP: Pontes, 1977, p. 11-29. DAHLET, P. Leitura e Construo do Sentido: a perspectiva enunciativa. In: A Formao do Leitor. So Paulo: Ed. Moderna, 1994, p. 104-129. GALRY, Eunice D. e MACHADO, Ida L. B. Prtica de Leitura (Francs Instrumental). Belo Horizonte: UFMG/PROED, 1983. GALRY, E. D. e MACHADO, Ida L. B. O Esporte da Leitura (Francs Instrumental). Belo Horizonte: UFMG, s.d. GIASSON, J. La comprhension en lecture. Boucherville: Gatan Morin diteur, 1990. MASSENA-ALLAIS, C. 10 Modules pour lexpression crite en classe de FLE. Paris: Didier, 2001. MOIRAND, Sophie. Une grammaire des textes et des dialogues. Paris: Hachette, 1990. MONNERIE, A. Le franais au prsent. Paris: Didier/Hatier, 1987. NOVAS ORIENTAES CURRICULARES DO ENSINO MDIO. Braslia: Ministrio da Educao, 2004. REY-DEBOVE, J. (Ed.). Le Nouveau Petit Robert: dictionnaire alphabtique et analogique de la langue franaise. Paris: Le Robert, 1995. VANOYE, Francis. Expression. Communication. Paris: Armand Colin, 1973.
LNGUA INGLESA

ALVES DE OLIVEIRA, N. Para ler em ingls desenvolvimento da habilidade de leitura. Belo Horizonte: O Lutador: Grfica e Editora, 2000. AMOS et. Al. Challenge. So Paulo: Moderna, 2005. CRAVEN, Miles. Reading Keys - Extending. Thailand: Macmillan, 2003. DAHLET, P. Leitura e Construo do Sentido: a perspectiva enunciativa. In: A Formao do Leitor. So Paulo: Ed. Moderna, 1994, p. 104-129. DIAS, R. Reading critically in English. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002. 231 p. FIORI SOUZA et al. Leitura Instrumental em Lngua Inglesa. Londrina: Planogrfica,2003. GRELLET. F. Developing Reading Skills - a practical guide to reading comprehension exercises. Cambridge: Cambridge University Press, 1981. GUANDALIM, E. O. Tcnicas de leitura em ingls : ESP English for Specifi Purposes: estgio 1. So Paulo: Textonovo, 2002. MUNHOZ, R. Ingls Instrumental: Estratgias de leitura. Mdulo 1. So Paulo: Textonovo, 2003. MUNHOZ, R. Ingls Instrumental: Estratgias de leitura. Mdulo 2. So Paulo: Textonovo, 2003. NOVAS ORIENTAES CURRICULARES DO ENSINO MDIO. Braslia: Ministrio da Educao, 2004. NUTTAL, C. Teaching reading skills in a foreign language. London: Heinemann Educational Books, 1983. OLIVEIRA, N. A. Para ler em ingls desenvolvimento da habilidade de leitura. Belo Horizonte: Grfica e Editora O Lutador, s.d. RICHARDS, J. & ECKSTUT-DIDIER, S. Strategic Reading 3. Cambridge: CUP, 2003. TOUCH, A. C. & ARMAGANIJAN, M. C. Match Point. London: Longman, 2003.

MATEMTICA
DIRETRIZES GERAIS O contedo programtico de Matemtica dos processos seletivos da UFU ter como objetivo identificar a habilidade do estudante em resolver problemas, fazer conexes entre idias matemticas, interpretar, modelar e representar matematicamente dados que envolvam diversas reas do conhecimento. A competncia adquirida por esse estudante em experincias e projetos interdisciplinares dever ser avaliada pela destreza e capacidade do mesmo em compreender e aplicar conceitos matemticos em situaes-problema articuladas com as demais reas do conhecimento. O desempenho do estudante dever revelar compreenso dos conceitos e idias, privilegiando o raciocnio, a iniciativa, a intuio, a criatividade e a capacidade de interpretao do aprendiz, contrapondo-se s habilidades advindas de uma aprendizagem mecnica baseada na memorizao e repetio.
__

EIXOS TEMTICOS

Nmeros e propriedades: nmeros complexos, anlise combinatria e Binmio de Newton Anlise de dados: probabilidade e estatstica lgebra: polinmios e equaes algbricas Geometria: relaes entre figuras planas utilizando representao cartesiana
NVEIS DE EXIGNCIA
Ler, selecionar e interpretar informaes

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Anlise Combinatria Princpio fundamental da contagem Arranjos e permutaes simples e com repetio Combinao simples Binmio de Newton 2. Probabilidade e Estatstica Probabilidade: espao amostral, eventos, probabilidade de ocorrer um evento e probabilidade da unio e da interseco de dois ou mais eventos Estatstica: interpretao de grficos, distribuio de freqncia e medidas de tendncia central (mdia, mediana e moda) 3. Geometria Analtica Plana Coordenadas cartesianas na reta e no plano Distncia entre dois pontos Equaes da reta Paralelismo, perpendicularismo e ngulo entre retas Interseces entre retas e interpretao geomtrica dos sistemas lineares correspondentes Distncia de um ponto a uma reta Representao grfica de inequaes do primeiro grau

referentes ao contedo programtico.


Utilizar a linguagem matemtica adequada

na construo de modelos matemticos para situaes-problemas. Escolher uma estratgia adequada para a resoluo do modelo construdo e executla.

Equao da circunferncia Posies relativas de ponto e crculo, reta e crculo e dois crculos 4. Nmeros Complexos, Polinmios e Equaes Algbricas Nmeros complexos: representao e operaes nas formas algbrica e trigonomtrica e 1 frmula de De Moivre Grau e propriedades de polinmios Operaes com polinmios Razes de equaes algbricas Decomposio de um polinmio em fatores irredutveis de primeiro e segundo graus Teorema Fundamental da lgebra Razes reais e complexas Relaes entre coeficientes e razes

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


Participao em projetos da escola, com as parcerias que se fizerem necessrias, para investigao de problemas, priorizando a coleta e organizao de dados, visando a interpretao e apresentao de resultados.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS
BEZERRA, M. J.; JOTA, J. C. P. Matemtica. 4 ed. So Paulo: Scipione, 1996, v. 2 e 3. BIANCHINI, E.; PACCOLA, H. Matemtica. 2 ed. So Paulo: Moderna, 1996, v. 2 e 3, verso . DANTE, L. R. Matemtica: Contexto e aplicaes. So Paulo: tica, 1999, v. 2 e 3. GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J. R. Matemtica: uma nova abordagem. So Paulo: FTD, 2000, v. 2, (verso Trigonometria) e v. 3. NETTO, S. D. P.; FILHO, S. O. Quanta: Matemtica em fascculos para o Ensino Mdio. 1 ed. So Paulo: Saraiva, 2000, (Fascculos 6, 8, 9 e 10) SMOLE, K. C. S.; KIYUKAWA, R. Matemtica. 1 ed. So Paulo: Saraiva, 1998, v. 1, 2 e 3. SOUZA, M. H. S.; SPINELLI, W. Matemtica. So Paulo: Scipione, 1996, v. 2 e 3.

BIOLOGIA
DIRETRIZES GERAIS

O aluno deve evidenciar alm dos conhecimentos relacionados no programa, capacidade de identificar, em uma situao proposta, fatos e fenmenos. Dever, ainda, demonstrar capacidade de observao e experimentao, de formulao de hipteses, de identificao e aplicao de teorias. Espera-se que esse estudante seja capaz de fazer predies a partir de dados de observao ou experimentao fornecidos, alm de indicar a melhor maneira de se testar uma dada hiptese, evidenciando controle de variveis, assim como interpretar grficos e tabelas. Todas essas habilidades devero enfatizar a valorizao da vida, da tica e da moral do ser humano e do meio ambiente.

EIXO TEMTICO - Citologia

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Generalidades Caractersticas de clula procaritica e eucaritica Composio Qumica da Clula . gua, ons e sais minerais . Lipdeos . Classificao - Glicerdeos, Cerdeos, Esterides . Noes bsicas das frmulas e estrutura qumica . Aplicao dos critrios de classificao para solubilidade de partculas (molculas) - lipo e hidrossolveis Carboidratos . Classificao: Monossacardeos, Oligossacardeos, Polissacardeos . Ligao glicosdica . Importncia para os seres vivos . Protenas . Composio Qumica . Ligao peptdica - radicais amina e cido . Funes . Estruturas Primrias, Secundrias, Tercirias e Quaternrias . Constituio Qumica: aminocidos naturais e essenciais cidos Nuclicos . Importncia

NVEIS DE EXIGNCIA Caracterizar clula (conceito, morfologia, tamanho). Identificar e diferenciar clula procariota e eucariota. Identificar as funes dos diversos elementos qumicos das clulas, abordando conceitos gerais. Descrever a importncia e as funes dos diferentes componentes qumicos das clulas. Citar fonte, carncia e excesso dos componentes qumicos da clula.

Identificar composio qumica, estrutura e

funo dos cidos nuclicos.

. Estrutura Qumica . Classificao Vitaminas . Tipos . Classificao 2. Envoltrios celulares Membrana plasmtica: noes de evoluo, estrutura, trocas com o meio, adaptaes

Relacionar alimentao, vitaminas, doenas de carncia e excesso de vitaminas Descrever os princpios gerais de uma boa alimentao Explicar a continuidade estrutural e funcional entre a membrana e o sistema de endomembrana. Descrever as trocas da membrana com o meio intracelular, relacionando-as organizao geral da membrana. Identificar a estrutura da parede celular, determinar sua ocorrncia e localiz-la na clula. Reconhecer os componentes do hialoplasma (composio fsico-qumica, sistema de endomembranas e demais estruturas). Citar, descrever e comparar as estruturas do sistema de endomembranas e das organelas. Identificar as funes das organelas. Mencionar as relaes entre as organelas e a continuidade no funcionamento celular. Citar etapas, listar substncias consumidas e produzidas, bem como o local de ocorrncia da fotossntese. Reconhecer a equao geral da fotossntese.

Parede celular estrutura e funes

3. Hialoplasma: sistema de endomembranas e demais estruturas

4. Bioenergtica Fotossntese . Importncia para os seres vivos, tendo como referncia a equao geral . Fotlise da gua - reagentes e produtos, dando nfase aos acontecimentos finais . Fase clara . Fase escura . Fatores limitantes . Pontos de compensao e saturao. Quimiossntese

Respirao . Gliclise . Cadeia Respiratria . Ciclo de Krebs Fermentao 5. Citoesqueleto e estruturas microtubulares, mecanismo de movimentao celular Centrolos, clios e flagelos 6. Ncleo: estrutura do ncleo interfsico e funes Cromossomos (morfologia, nmeros haplide e diplide, composio qumica)

Diferenciar fotossntese de quimiossntese, utilizando como critrio a origem da energia utilizada nos dois processos. Citar etapas, listar substncias consumidas e produzidas, bem como o local de ocorrncia da respirao celular. Diferenciar respirao aerbia e anaerbia, destacando os principais tipos de fermentao. Comparar o saldo energtico de respirao e fermentao. Identificar o citoesqueleto quanto estrutura e funo: microfilamentos e microtbulos. Descrever a ocorrncia do ncleo quanto forma, tamanho e nmero. Descrever a estrutura e funes do ncleo interfsico. Comparar o ncleo interfsico com o ncleo

Fluxo de informao gentica: replicao, transcrio e sntese protica 7. Reproduo celular Mitose Meiose

durante a diviso celular. Classificar os cromossomos. Descrever os componentes qumicos dos cromossomos. Relacionar os processos de replicao, transcrio e sntese protica. Identificar os tipos de diviso celular. Citar e descrever as fases da mitose e da meiose, comparando-as. Descrever os resultados e a finalidade de cada tipo de diviso celular. Exemplificar clulas em que ocorrem mitose e meiose.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE Lngua Portuguesa

Estudo da lngua, em especial a formao de palavras, como por exemplo, radicais gregos e latinos, relacionados aos contedos do eixo temtico. Lngua Estrangeira Moderna Leitura de textos que retratem os contedos abordados, utilizando publicaes cientficas ou de divulgao cientfica. Matemtica e Fsica Abordagem dos conceitos de ordem de grandeza, noes de potncia na base 10.

EIXO TEMTICO - Gentica

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Conceito e localizao do gene 2. Herana mendeliana (mono e diibridismo) Histrico - mtodos de trabalho de Mendel Herana autossmica dominante e recessiva Herana co-dominante

3. Probabilidade

4. Alelos mltiplos

5. Heredograma

6. Grupos sangneos Fator Rh e sistema MN

NVEIS DE EXIGNCIA Definir gene e identificar sua localizao. Definir os conceitos fundamentais, reconhecer monoibridismo e diibridismo com e sem dominncia. Resolver problemas. Reconhecer a herana autossmica dominante e recessiva. Resolver problemas que envolvam herana co-dominante. Definir os conceitos de probabilidade, relacionando-os aos problemas que envolvam sua aplicabilidade. Identificar alelos mltiplos. Resolver problemas que envolvam alelos mltiplos: determinao da cor da pelagem em coelhos e grupos sangneos do sistema ABO. Representar genealogias. Representar atravs de genealogias (heredogramas) os problemas de monoibridismo e diibridismo. Relacionar a descoberta do fator Rh com sua importncia para a tipagem sangnea.

7. Genes letais 8. Determinao do sexo em mamferos, aves e Drosophila e herana ligada ao sexo em aves e mamferos 9. Interaes gnicas 10. Herana quantitativa

11. Epistasia 12. Mutaes Generalidades Mutaes genticas e cromossmicas Fatores mutagnicos Conseqncias das mutaes

13. Linkage e mapeamento gentico de cromossomos

14. Gentica de populaes Fatores determinantes Equilbrio - Lei de Hardy-Weinberg 15. Engenharia Gentica e biotecnologia Transgnicos Organismos Modificados Geneticamente Clonagem Biossegurana Rotulagem Biotica

Definir a relevncia do sistema MN. Reconhecer, exemplificar e resolver problemas envolvendo genes letais. Identificar formas de determinao do sexo em mamferos, aves e Drosophila. Identificar herana ligada ao sexo, restrita ao sexo e influenciada pelo sexo. Identificar e resolver problemas sobre interaes gnicas. Diferenciar herana quantitativa e qualitativa. Resolver problemas que envolvam herana quantitativa. Identificar casos de epistasia e resolver problemas. Definir e exemplificar mutaes gnicas e cromossmicas. Identificar os diferentes tipos de mutaes gnicas e cromossmicas. Identificar fatores mutagnicos. Caracterizar anomalias resultantes de mutao. Reconhecer genes ligados e diferencia-los da Segunda Lei de Mendel, demonstrando, atravs de problemas a sua localizao nos cromossomos. Descrever a importncia de Morgan. Especificar os fatores determinantes nas populaes geneticamente classificadas e, atravs de problemas, demonstrar o equilbrio de Hardy-Weinberg. Descrever a importncia da Engenharia Gentica e da Biotecnologia para o sculo XXI, abordando temas polmicos da atualidade, como transgnicos e clonagem. Explicitar as possveis conseqncias dos experimentos em Engenharia Gentica e Biotecnologia.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE Lngua Portuguesa

Estudo da lngua, em especial a formao de palavras, como por exemplo, radicais gregos e latinos, relacionados aos contedos do eixo temtico. Lngua Estrangeira Moderna Leitura de textos que retratem os contedos abordados, utilizando publicaes cientficas ou de divulgao cientfica. Sociologia Abordagem dos aspectos culturais da clonagem, transgnicos, fertilizao artificial e aconselhamento gentico. Matemtica Trabalho com questes que envolvam probabilidade e proporo.

EIXO TEMTICO - Evoluo e Origem da Vida

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Origem da vida 2. Evoluo do metabolismo Hipteses heterotrfica e autotrfica 3. Teorias Evolucionistas 4. Evidncias e Mecanismos da evoluo

NVEIS DE EXIGNCIA Descrever as teorias de origem da vida (fixismo/criacionismo x evolucionismo) Descrever as hipteses heterotrfica e autotrfica. Comparar as idias de Darwin e Lamarck, confrontando com o Neodarwinismo. Listar as evidncias paleontolgicas, anatmicas, embriolgicas e qumicas dos seres vivos, citando exemplos de estruturas homlogas e anlogas. Descrever e definir os mecanismos de evoluo. Descrever aspectos gerais da evoluo do homem.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE Lngua Portuguesa

Estudo da lngua, em especial a formao de palavras, como por exemplo, radicais gregos e latinos, relacionados aos contedos do eixo temtico. Lngua Estrangeira Moderna Leitura de textos que retratem os contedos abordados, utilizando publicaes cientficas ou de divulgao cientfica. Geografia Estudo da formao rochosa dos fsseis. Qumica Abordagem da datao de fsseis atravs da radiatividade. Filosofia Discusso sobre as teorias evolucionistas numa viso filosfica. Sociologia Estudo e debate sobre as correntes tericas cientificistas (Positivismo, Evolucionismo e Determinismo).

SUGESTES BIBLIOGRFICAS

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. 2a ed. So Paulo: Moderna, 2005, v. 1, 2 e 3. _________________________. Fundamentos da Biologia Moderna. 4a ed. So Paulo: Moderna, 2006. _________________________. Conceitos de Biologia. So Paulo: Moderna, 2001, v. 1, 2 e 3. FAVARETTO, J. A.; MERCADANTE, C. Biologia. So Paulo: Moderna, 2005, v. nico. FROTA-PESSOA, O. Biologia. So Paulo: Scipione, 2005, v. 1, 2 e 3. LAURENCE, J. Biologia. So Paulo: Nova Gerao, 2005. Coleo Nova Gerao. LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia. So Paulo: tica, 2005, v. nico. LOPES, S. Bio. 1 ed., So Paulo: Saraiva, 2006, v. 1, 2 e 3. ________. Bio. So Paulo: Saraiva, 2004, v. nico. PAULINO, W. R. Biologia. So Paulo: tica, 2005, v. 1,2 e 3.

_____________. Biologia Atual. So Paulo: tica, 2004, v. nico. SILVA JUNIOR, C. da, SASSON, S. Biologia. 8a ed. So Paulo: Saraiva, 2005, v. 1, 2 e 3. ____________________________. Biologia. 4a ed. So Paulo: Saraiva, 2007, v. nico. SOARES, J. L. Biologia - Coleo Novos Tempos. So Paulo: Scipione, 2000, v. 1,2 e 3. ___________ Biologia. So Paulo: Scipione, 2004, v. nico.

REVISTAS Cincia Hoje Galileu National Geographic Scientific American Super Interessante

GEOGRAFIA
DIRETRIZES GERAIS
Estuda-se Geografia para aprender a pensar de forma original, criativa e crtica, a partir da prpria realidade espacial, que no se limita ao prximo e imediato, mas se estende at o espao do Planeta Terra, na sua totalidade e na sua multiplicidade de organizao da vida, da sociedade e da natureza. Nessa perspectiva, o desenvolvimento da capacidade de pensar e de se posicionar espacialmente envolve a compreenso das inter-relaes, das desigualdades e semelhanas e das contradies existentes no espao geogrfico do mundo contemporneo, sob os aspectos polticos, econmicos, ambientais, culturais e sociais. Assim, os eventos geogrficos relacionam-se entre si, possibilitando, a partir da compreenso dessas ligaes, a produo de novas informaes e de novos conhecimentos. Apesar de, para fins didtico-pedaggicos, o programa aparecer distribudo em unidades, em cada uma delas o estudante deve analisar e compreender: os processos responsveis pela reestruturao dos espaos econmico-sociais do mundo contemporneo; as relaes entre reestruturao do espao geogrfico mundial, desenvolvimento tecnolgico e mudanas ambientais e sociais; a dinmica da natureza, considerando suas leis prprias, a interdependncia entre os elementos constituintes e o processo de transformaes ambientais no espao geogrfico; a mundializao do espao geogrfico e a formao de blocos econmicos; a organizao do espao geogrfico brasileiro, enfocando as inter-relaes, as desigualdades e semelhanas e as contradies regionais. A aprendizagem dos contedos de Geografia, em nvel do Ensino Mdio, deve iniciar-se enfocando estudos de casos que sejam analisados e interpretados com o auxlio de textos, de documentos cartogrficos e estatsticos e outros recursos instrucionais diversos. Os fatos do cotidiano devem, tambm, ser relacionados com a totalidade na qual se inserem e analisados, a partir das interaes ambientais e sociais que so dinmicas e interdependentes, podendo ser percebidas no espao regional, nacional ou mundial. A atualizao dos contedos deve ter como base as informaes veiculadas nos meios de comunicao e os avanos das pesquisas desenvolvidas nas reas de conhecimentos geogrficos e correlatos.
EIXO TEMTICO O Espao Geogrfico: globalizao, Fragmentao e Regionalizao

CONTEDO PROGRAMTICO 1. A Geografia como cincia do espao Objeto central e conceitos bsicos da Geografia

NVEIS DE EXIGNCIA
Compreender a Geografia como cincia

voltada para as relaes scio-espaciais, definindo o espao geogrfico como seu objeto central de estudo. Reconhecer e empregar os conceitos geogrficos bsicos de lugar, paisagem, territrio e regio para abordar o espao geogrfico no tratamento dos contedos programticos dessa etapa por meio de diferentes linguagens.

Linguagens e recursos para o estudo do espao geogrfico na abordagem do contedo programtico dessa etapa: materiais cartogrficos, imagticos, textuais, estatsticos e artsticos.

Ler,

analisar, interpretar e relacionar informaes geogrficas em linguagens cartogrfica (planta baixa, cartas topogrficas e mapas temticos); fotogrfica (fotos areas verticais e oblquas, horizontais, publicitrias e artsticas); estatstica (grficos e tabelas); e textuais (textos cientficos, didticos, literrios, jornalsticos e publicitrios). Identificar, analisar, interpretar e relacionar elementos, temticas e caractersticas de contedos geogrficos do programa em produes artsticas como gravuras, quadrinhos e charges. Empregar os conhecimentos e instrumentais tcnicos relativos escala e projeo cartogrficas, sistemas de localizao (coordenadas geogrficas e alfanumricas) e orientao geogrfica (direes cardeais), simbologia e legenda, curvas de nvel e hipsometria.
Analisar

2. A globalizao do espao geogrfico A internacionalizao da produo Os meios de transportes Os sistemas de comunicaes Os fluxos financeiros e as formas de organizao do capital Os fluxos do comrcio mundial

3. A fragmentao do espao geogrfico A importncia dos aspectos tnicos, culturais e religiosos Os movimentos reivindicatrios por autonomia e os conflitos locais e regionais 4. A regionalizao do espao geogrfico Os Blocos Econmicos Economias em transio A Regionalizao do espao brasileiro

as principais causas e conseqncias do processo de internacionalizao da produo, relacionando-as reorganizao do espao geogrfico atual. Identificar, comparar e caracterizar os principais meios de transportes da atualidade, avaliando suas implicaes para o meio scio-econmico. Identificar e caracterizar as redes internacionais e seus impactos na reduo das distncias e na internacionalizao das comunicaes. Comparar e analisar os fluxos financeiros e suas implicaes na reorganizao do capital. Identificar e estabelecer relaes entre os principais fluxos do comrcio internacional. Identificar, caracterizar e relacionar os aspectos tnicos, culturais e religiosos na organizao geopoltica do espao mundial no mundo contemporneo. Identificar, caracterizar e estabelecer relaes entre os diversos movimentos separatistas, indicando suas principais causas e conseqncias. Identificar, caracterizar, analisar e avaliar os aspectos polticos e econmicos do processo de formao dos Blocos Econmicos na atualidade, considerando as vantagens e desvantagens para as comunidades envolvidas. Identificar, caracterizar e analisar os

5. A questo ambiental O desenvolvimento sustentvel, movimentos ambientalistas e a preservao da natureza Problemas ambientais

principais aspectos econmicos, sociais e polticos das Economias em transio. Identificar, caracterizar e comparar as formas de regionalizao e avaliar a atuao do Estado na organizao do espao brasileiro. Conceituar, analisar e explicar o desenvolvimento sustentvel; identificar os principais movimentos ambientalistas; avaliar a importncia da preservao da natureza diante das transformaes provocadas pelo modelo de desenvolvimento capitalista. Identificar, caracterizar e avaliar os impactos ambientais sobre a atmosfera, a hidrosfera, a pedosfera e a biosfera, como conseqncia do modelo de desenvolvimento capitalista.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


A prtica interdisciplinar deve permear as anlises das relaes ambientais e sociais, contextualizando-as horizontal e verticalmente. Sugere-se o desenvolvimento de atividades relativas ao tema globalizao e suas implicaes sociais, econmicas e ambientais. Por meio de um projeto interdisciplinar. As escolas podero definir subtemas de acordo com suas particularidades, revoluo tecnolgica e excluso social, conflitos tinico-religiosos, desenvolvimento sustentvel, etc. Os temas podem ser desenvolvidos semestralmente ou anualmente e podero ser trabalhados por todas as disciplinas, em consonncia com o planejamento elaborado no incio do ano letivo.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS
ADAS, M. Panorama Geogrfico do Brasil. So Paulo: Moderna, 2001. BOLIGIAN, Levon; BOLIGIAN, Andressa Turcatel. Geografia: espao e vivncia. Ensino Mdio. So Paulo: Atual, 2004, v. nico. COELHO, M. A. Geografia Geral: O Espao Natural e Scio-econmico. So Paulo: Moderna, 2001. GARCIA, H. C.; GARAVELLO, T. M. Geografia do Brasil: Dinmica e Contrastes. So Paulo: Scipione, 2001. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. Atlas geogrfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. LUCI, E. A. Geografia O Homem no Espao Global. So Paulo: Saraiva, 2001. MAGNOLI, D.; ARAJO, R. Projeto de ensino de Geografia Natureza, Tecnologias, Sociedades. So Paulo: Moderna, 2001. MOREIRA, I. O Espao Geogrfico - Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2001. OLIVA, J.; GIANSANTI, R. Espao e Modernidade: temas da geografia mundial. So Paulo: Atual, 2001. PEREIRA, D., SANTOS, D.; CARVALHO, M. Geografia, Cincia do Espao - o espao brasileiro. So Paulo: Atual, 2001. ______________. Geografia, Cincia do Espao - o espao mundial. So Paulo: Atual, 2001. SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil Espao Geogrfico e Globalizao. So Paulo: Scipione, 2001.

VESENTINI, J. W. Brasil, Sociedade e Espao: Geografia do Brasil. So Paulo: tica, 2001. ______________. Sociedade e Espao: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2001.VESENTINI, J. W. Brasil, Sociedade e Espao: Geografia do Brasil. So Paulo: tica, 2001. ______________. Sociedade e Espao: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2001. - LIVROS PARADIDTICOS - JORNAIS - REVISTAS - PERIDICOS DE INFORMAO

LITERATURA
DIRETRIZES GERAIS
A organizao do programa de literatura para os processos seletivos da Universidade Federal de Uberlndia orienta-se segundo alguns princpios fundamentais a respeito da importncia do contato contnuo e sistemtico com obras literrias expressivas, nacionais e estrangeiras para a formao de valores ticos e culturais do leitor. Apresentamos a seguir algumas dessas diretrizes gerais: Compreender o texto literrio como conjunto de cdigos artsticos historicamente construdos, reconhecido nas suas formas especficas enquanto arte das palavras e, segundo uma perspectiva comparatista, relacionado com uma diversidade de textos literrios e no propriamente literrios, como tambm com outras expresses artsticas; Estudar a literatura como manifestao da cultura de uma comunidade, extraindo dessa arte elementos lingsticos e literrios que fundamentam a expresso de quem a produz e para quem ela destinada, tendo em vista o sistema literrio que envolve autor, obra e pblico. Dessa forma, o estudo da literatura dever enfocar autores e obras equacionados a sua poca; Estudar os conceitos bsicos da teoria literria, relacionando-os ao exame dos textos nas suas diversas formas de expresso. Discernir os diferentes perodos literrios, examinando, por meio de exerccios de anlise e interpretao de textos, os aspectos significativos das especificidades do momento em questo e de seus autores. Do ponto de vista esttico, as obras devero ser esclarecidas luz da potica dominante, o que gera a oportunidade de refletir sobre o problema do estilo e a noo de perodo. Essa postura Conduzir o estudante a considerar que muitas obras fogem aos princpios que regem cada momento literrio especfico, antecipando ou retardando estticas literrias e individualizando cada autor dentro de seu contexto. Ainda sob esse ponto de vista, deve-se realizar o estudo da literatura, a partir de seus aspectos sincrnico e diacrnico, o que permite relacionar as obras literrias com o seu presente, o seu passado e o seu futuro. Portanto, os juzos crticos acham-se em permanente transformao, em complexa dependncia de cada nova obra que surge, obrigando-nos a alterar e, em alguns casos, construir novas noes de perodo e estilo. O estudo das obras estrangeiras: fortalecer a noo de arte literria e de cultura; confirmar que a boa literatura lida com questes universalizantes; e ainda possibilitar o confronto das produes nacionais com as estrangeiras, propiciando importantes reflexes sobre fontes e influncias, transculturalismo, nacionalismo e universalismo, na considerao do campo esttico e cultural. As sugestes de interdisciplinaridade devero alargar a noo de literatura como expresso do pensamento, do sentimento, da atividade e do conhecimento humano e da interao do homem com seu meio e seu momento, sua relao com o outro e com as demais reas do conhecimento, sejam artsticas ou no. Sobre todos os aspectos, dever prevalecer o conceito de que literatura arte, criao especfica do esprito humano, e como tal dever ser respeitada.

EIXOS TEMTICOS

Introduo aos estudos literrios: conceitos fundamentais O perodo pr-modernista, o modernismo e as tendncias contemporneas NVEIS DE EXIGNCIA
Identificar os aspectos de literariedade por

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Caracterizao do texto literrio Denotao e conotao Funes da linguagem

meio de exerccio de interpretao de textos em prosa e verso.

Figuras de linguagem Formas de expresso: texto em prosa e texto em verso 2. Gneros literrios: concepes tradicional e moderna Gnero lrico . Elementos constitutivos do poema: sonoridade, metrificao, ritmo, imagem . Formas lricas: soneto, ode, elegia, cantiga Gnero narrativo . Elementos constitutivos da narrativa: enredo, personagem, foco narrativo, espao e tempo . Formas narrativas: epopia, romance, conto, novela, crnica Gnero dramtico . Elementos constitutivos do texto dramtico: rubrica, cenrio, dilogo/monlogo, personagem . Formas dramticas: auto, farsa, comdia, tragdia, drama, tragicomdia 3. Os movimentos literrios Pr-modernismo Modernismo Tendncias contemporneas

Estabelecer

relaes entre os aspectos formais e temticos na anlise de textos literrios. Distinguir os diferentes gneros literrios e suas subdivises. Identificar as especificidades referentes a cada gnero, bem como a presena de traos caractersticos dos diversos gneros interrelacionados nos textos em estudo. Reconhecer as especificidades de cada perodo literrio. Examinar, atravs da anlise textual, aspectos particulares de cada autor em relao aos perodos em que se insere. Estabelecer relaes comparativas entre os perodos literrios. Relacionar as obras literrias com o contexto histrico- social em que se desenvolveram.

Reconhecer as especificidades de cada

perodo literrio.
Examinar, por meio de anlise textual,

aspectos particulares de cada autor em relao aos perodos em que se insere. Estabelecer relaes comparativas entre os perodos literrios. Relacionar as obras literrias com o contexto histrico-social em que se desenvolveram.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


Lngua Portuguesa

A fala popular, incorporada pela poesia do primeiro tempo modernista no Brasil, conduz necessariamente ao estudo dos vrios registros da lngua. Do mesmo modo, a anlise das variedades lingsticas regionais constitui uma das condies necessrias para o entendimento da produo literria que se desenvolveu a partir dos anos 30, uma vez que a utilizao de uma linguagem mais prxima da oralidade trao marcante dessa literatura. importante ressaltar a interao da linguagem literria com as linguagens do cinema, dos quadrinhos e dos jornais, uma vez que essas linguagens auxiliam a anlise da literatura brasileira moderna e contempornea. Artes Visuais Considerando que as principais correntes vanguardistas das trs primeiras dcadas do sculo XX (impressionismo, expressionismo, cubismo, dadasmo futurismo e surrealismo) interferiram de forma decisiva na literatura do perodo, recomenda-se a abordagem interdisciplinar a partir dessa rea de estudos. Geografia Para melhor apreciao de obras de autores, cuja temtica se centra em aspectos regionais brasileiros, recomenda-se o estudo interdisciplinar com a Geografia a partir da abordagem de itens como diviso regional brasileira e seus aspectos geofsicos,

antropolgicos e o espao agrrio, a luta pela terra e as relaes de trabalho e produo.


Histria

A interao com os principais acontecimentos histricos do sculo XX ( A Repblica Velha no Brasil; a Revoluo Russa; a Revoluo de 30 no Brasil; a Era Vargas e as duas grandes guerras) deve ser realizada para compreender a produo literria da primeira metade do sculo passado. De igual modo, os contedos programticos: os anos JK; as ditaduras latino-americanas e o regime militar brasileiro; a redemocratizao do pas; neoliberalismo, globalizao e excluso social; movimentos culturais e populares serviro como fontes esclarecedoras para o entendimento de algumas obras literrias da segunda metade do sculo XX. Sociologia Tendo em vista que os tpicos a sociologia e a expanso do capitalismo, movimentos sociais no Brasil contemporneo (urbanos e rurais), questes da sociologia contempornea como a cidadania, a pobreza, as minorias e a violncia urbana contribuem para a compreenso de textos literrios de cunho mais acentuadamente social (sobretudo aqueles da dcada de 30 em diante), indica-se o estudo interdisciplinar desses contedos. Filosofia Temas como o existencialismo de Sartre e o materialismo histrico-dialtico podero ser abordados como subsdios para estabelecer as relaes entre literatura e filosofia no sculo XX.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS
BOSI, A. Histria concisa da literatura brasileira. 32 ed. (revisada e atualizada). So Paulo: Cultrix, 1994. CANDIDO, A. e outros. A personagem de fico. So Paulo: Perspectiva, 1972. ___________. O estudo analtico do poema. So Paulo: FFLCH USP, 1967. ___________. Na sala de aula. So Paulo: tica, 1985. ___________. A educao pela noite e outros ensaios. So Paulo: tica, 1987. ___________. Formao da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia,1981, v. 1 e 2. COUTINHO, A. Introduo literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira,1980. GANCHO, CNDIDA VILARES. Como analisar narrativas. So Paulo: tica, 2004. GOLDSTEIN, N. Versos, sons e ritmos. So Paulo: tica, 1987. GOTLIB, N. B. Teoria do conto. So Paulo: tica, 1987. HELENA, L. Modernismo brasileiro e vanguarda. So Paulo: tica, 2000. JOBIM, JOS LUS (org.) Introduo aos termos literrios. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 1999. KOTHE, F. O heri. So Paulo: tica, 1985. LEITE, L. C. O foco narrativo. So Paulo: tica, 1987. MESQUITA, S. N. O enredo. So Paulo: tica: 1985. (Srie Princpios) _________.Dicionrio de termos literrios. So Paulo: Cultrix, 1982. _________. A literatura portuguesa. So Paulo: Cultrix, 1984. NUNES, B. O tempo na narrativa. So Paulo: tica, 1988. PIGLIA, RICARDO. Formas breves. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. PROENA FILHO, D. Estilos de poca na literatura. So Paulo: tica, 1978. ROSENFELD, A. Teoria dos gneros. In O teatro pico. So Paulo: Perspectiva, 1985, p. 15-36. ____________. Reflexes sobre o romance moderno. In Texto e contexto. So Paulo: Perspectiva,1973. SANTANNA, A. R. Pardia, parfrase & cia. So Paulo: tica, 1985. SANTOS, LUS ALBERTO BRANDO e OLIVEIRA, SILVANA PESSOA (Orgs.) Sujeito, tempo e espao ficcionais: introduo Teoria da Literatura. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

SILVA, V. M. A. Teoria da literatura. Coimbra: Livraria Almedina,1969. SSSEKIND, FLORA. Papis colados. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003. ____________. Tal Brasil, qual romance?. Rio de Janeiro: Achiam, 1984. ____________. O Brasil no longe daqui: o narrador; a viagem. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. TELES, G. M. Vanguarda europia e modernismo brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1982. WALTY, I. L. C.. O que fico. So Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleo Primeiros Passos).

PARADIDTICOS Srie Princpios. So Paulo: tica. Primeiros Passos. So Paulo: Brasiliense. Margens do Texto. So Paulo: Scipione. Roteiros de Leitura. So Paulo: tica.
ANEXO LEITURA DAS OBRAS

As obras literrias, indicadas para a leitura obrigatria, sero divulgadas no Edital e Manual do candidato.

Obs. 1:

Todos os aspectos da teoria literria, citados nos contedos programticos 1, 2, 3 e 4, devero ser abordados na anlise e interpretao dos textos literrios indicados. Obs. 2: As obras indicadas para leitura obrigatria permanecero por dois anos consecutivos.

SOCIOLOGIA
DIRETRIZES GERAIS O contedo programtico de Sociologia tem como objetivo geral verificar a competncia dos candidatos quanto ao domnio de alguns conceitos fundamentais nessa rea do conhecimento e sua aplicao compreenso dos fenmenos relacionados estrutura e dinmica da sociedade, de maneira geral, e da sociedade brasileira, em particular. Tambm visa ressaltar o carter cientfico da Sociologia, de modo a permitir a aferio do grau de superao de uma viso fragmentria da vida social, calcada no senso comum. Dessa forma, sero privilegiadas as inter-relaes entre os fenmenos sociais, bem como o carter ao mesmo tempo sistemtico e contraditrio da vida coletiva e as tendncias transformadoras que se manifestam no seu interior. Alm disso, sero estimuladas a capacidade de raciocnio, a reflexo crtica e a criatividade dos candidatos. O programa aborda os principais eixos da Sociologia, como a explicao sistemtica da vida em sociedade e, preservado seu carter introdutrio, procura estabelecer um vnculo entre os conceitos tericos e as realidades a que se referem. A seqncia das unidades observa as necessidades inerentes estrutura lgica da Sociologia e, ao mesmo tempo, o carter histrico dessa cincia para resgatar algumas discusses clssicas nesse campo do conhecimento e contribuir, simultaneamente, para o esclarecimento de temticas relacionadas com o contexto de vida dos alunos, ou seja, com a realidade social, cultural e poltica do Brasil contemporneo.
EIXOS TEMTICOS Karl Marx e a crtica da sociedade capitalista

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Conceitos Modo de produo: relaes sociais de produo e foras produtivas Infraestrutura e superestrutura A contradio social como fundamento da realidade scio-cultural A produo social em funo da lgica do capital: a mercantilizao das relaes sociais A produo social como produo de valor; cincia e tecnologia; desigualdade, alienao e conflito Estado como resultado da luta de classes A distino entre o argumento marxiano e weberiano a respeito das classes sociais na sociedade moderna O Movimento operrio e a transformao social, nos pases capitalistas centrais e no Brasil Paradigmas produtivistas e a atualidade do mtodo marxiano taylorismo, fordismo e acumulao flexvel (nfase nos modelos de gesto e estratgias para produzir acrscimos de produtividade)

NVEIS DE EXIGNCIAS em nvel introdutrio, as concepes fundamentais de Marx sobre a estrutura e a dinmica das sociedades de classes, em geral, e da sociedade capitalista, em particular. Interpretar, o significado da teoria marxista para o entendimento das relaes sociais no mundo moderno e o carter original dessa teoria, centrado na noo de contradio. Analisar criticamente o movimento operrio, o sindicalismo e a problemtica da superao da ordem capitalista.
Interpretar,

EIXOS TEMTICOS A Concepo Antropolgica de Cultura e a Diversidade Cultural CONTEDO PROGRAMTICO 1. Conceitos Conceito antropolgico de cultura: a desnaturalizao dos costumes Diversidade cultural: etnocentrismo e relativismo cultural Diferenas (identidades grupais e sociais: gnero, raa/etnia, classe e faixa etria), preconceito e tolerncia Desigualdade e discriminao da mulher na cultura brasileira diferena entre gnero e sexo Os movimentos feministas Homossexualidade masculina e feminina Desigualdade e discriminao tnicas O movimento negro bandeiras e ao afirmativa Desigualdade e discriminao de classe NVEIS DE EXIGNCIAS
Analisar a produo cultural como um

processo histrico marcado pela diversidade, necessariamente negador dos determinismos biolgico, geogrfico e do etnocentrismo. Apontar aspectos que possam contribuir para a postura negadora das diferentes manifestaes do preconceito (raa/etnia, gnero e culturas) Distinguir os efeitos de gnero de outros fatores que afetam diferenas ocupacionais e salariais no Brasil. Identificar os processos de preconceito e discriminao racial no Brasil. Ler e analisar tabelas simples sobre dados de mobilidade e estratificao social no Brasil.

EIXOS TEMTICOS . A Democracia Moderna: Cidadania, Direitos e Deveres . Participao e Representao (os problemas da ao

coletiva) CONTEDO PROGRAMTICO 1. Conceitos Democracia moderna: liberalismo, anarquismo e socialismo Formas direta e indireta de participao poltica Democracia x autoritarismo Os novos movimentos sociais em busca de identidade Negro, Mulheres, GLBT, Ambientalismo, MST, antiglobalizao NVEIS DE EXIGNCIAS
Conceituar democracia. Identificar tenses entre os direitos e os

deveres da cidadania e suas formas de participao (direta e indireta). Distinguir um sistema poltico representativo de um autoritrio. Compreender a emergncia de novos atores sociais.

EIXOS TEMTICOS . As Manifestaes Culturais e Polticas dos Jovens nas Assimetrias do Espao Urbano Brasileiro

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Conceitos Sociabilidade no ciber-espao A mdia e as comunicaes de massa

NVEIS DE EXIGNCIAS
Identificar as novas formas de identidade e

expresso dos jovens nas tribos, galeras, etc. por meio da msica, esttica e de estilos de vida.

ATIVIDADES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


Biologia

pertinente o desenvolvimento de atividades conjuntas de Biologia e de Sociologia, no que diz respeito s diferenas e relaes entre natureza e cultura, em domnios tais como a ecologia, reproduo humana, clonagem, uso de transgnicos, fertilizao artificial e aconselhamento gentico. A Sociologia pode desenvolver com a Biologia reflexes importantes sobre o papel da interveno humana na natureza, condicionada por fatores sociais, culturais e polticos, a exemplo do que ocorre no campo dos movimentos ecolgicos, sexuais e de gnero. Geografia O programa de Sociologia fornece Geografia informaes teis, principalmente para a parte da Geografia humana. Interessam ao contedo de Sociologia os seguintes itens programticos da Geografia: a comparao entre os espaos urbano-industrial e o espao agrrio, que subsidia a discusso sociolgica da sociedade capitalista em geral; a dinmica populacional, principalmente suas relaes com a organizao econmica da sociedade; a questo da globalizao, fragmentao e regionalizao do espao geogrfico, que reflete os processos contemporneos de reorganizao da ordem internacional; e a discusso da questo ambiental, abrindo-se para a caracterizao, do ponto de vista de ambas as disciplinas, dos movimentos ecolgicos. Histria O Programa de Sociologia mantm relao direta com a Histria. Ao enfatizar o papel dos sujeitos na construo do processo histrico, o contedo dessas duas disciplinas possibilita o estudo e reflexes questes fundamentais para anlise e compreenso da sociedade capitalista contempornea, tais como: o papel dos movimentos sociais, participao poltica e cidadania, as transformaes do mundo do trabalho e as diferentes formas de gesto da produo social. A anlise poltico-econmica da sociedade est intrinsecamente ligada questo da globalizao, que um tema comum tanto Histria como Sociologia. Reconhecer suas caractersticas e analisar seus reflexos no mundo atual um conhecimento exigido pelas duas disciplinas. Literatura O contedo de Sociologia interdisciplinar ao de Literatura. Iniciando pela anlise dos movimentos literrios clssicos do sculo XIX, que reclamam uma contextualizao histrico-social, possvel estabelecer relaes com o processo de formao e consolidao da sociedade capitalista, tendo como cenrio as revolues industrial e francesa, marcantes nesse processo. A questo da cultura, um dos temas bsicos do programa de Sociologia, tambm se faz presente na leitura das obras indicadas e na anlise das manifestaes literrias, em seus diferentes perodos. Especificamente na 3a srie do Ensino Mdio, temas efervescentes da sociedade contempornea como os movimentos sociais, a globalizao e a conquista da cidadania podem ser trabalhados em Literatura e em Sociologia, o que expande o leque de possibilidades para essas duas disciplinas cultivarem nos alunos o prazer da leitura, aliada a uma anlise crtica da realidade. Lngua Portuguesa O contedo de Lngua Portuguesa, integrado ao programa de Sociologia, fundamental para a compreenso, a interpretao e a anlise crtica do texto sociolgico. Filosofia O contedo de Filosofia abordado na 2a srie do Ensino Mdio relaciona-se diretamente com o programa de Sociologia (3 srie do Ensino Mdio), especificamente no que se refere As relaes

SUGESTES BIBLIOGRFICAS
CARMO, Paulo Srgio do. O trabalho na economia global. So Paulo: Moderna, 2004, Captulos 5 e 6, p. 73-101.

CATTANI, Antonio David. Trabalho e Tecnologia Dicionrio crtico. Petrpolis: Vozes, 1999, p. 247-249, p. 89-94, p. 83-88, p. 156-161, p. 25-27. COHN, Gabriel (Org), Sociologia Para ler os clssicos: Durkheim, Weber e Marx, Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2005, p. 189-221. COSTA, Cristina. Sociologia: introduo cincia da sociedade. So Paulo: Moderna, 2006, Cap. 7, p 110-124. FERNANDES, Florestan (Org.). Marx. Coleo grandes cientistas sociais. So Paulo: tica, 1989, Introduo, p. 47-74. MARX, Karl. ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. So Paulo:Global, 1986. MARX, Karl. O Capital. So Paulo: Civilizao Brasileira, 2001, Liv. I, v. I, cap. I, p 55-71. QUINTANEIRO, Tnia. Um toque de clssicos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002. cap. 1, p. 27-60. TOMAZI, Nelson Dcio. Iniciao Sociologia. So Paulo: Atual, 2000, cap. 16, p. 234-241. DA MATTA, Roberto. Relativizando: uma introduo antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 39-47 LARAIA , Roque. Cultura, um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. ROCHA, Everardo P. Guimares.O que Etnocentrismo? So Paulo: Ed. Brasiliense, 1986, (Coleo Primeiros Passos) SCHERER-WARREN, Ilse. Movimentos sociais uma interpretao sociolgica. Florianpolis: Ed. UFSC, 1987, p.11-23. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetculo das raas Cientistas, instituies e questo racial no Brasil. So Paulo: Cia das Letras, 2000, cap. 1, p. 11-22. VRIOS AUTORES. Gnero e Educao Caderno de apoio para a educadora e o educador. Coordenadoria especial da Mulher, Secretaria Municipal de Educao. So Paulo: 2003, p. 29-43. QUEIROZ, R. S. No vi e no gostei: o fenmeno do preconceito. So Paulo: Scipione, 2001. ALVES, Branca Moreira, PITANGUY, Jaqueline. O que feminismo? So Paulo: Brasiliense, 1982, Coleo Primeiros Passos) CARMO, Paulo Srgio do. O trabalho na economia global. So Paulo: Moderna, 2004, cap. 2, p. 27-38. TOMAZI, Nelson Dcio. Sociologia para o ensino mdio. So Paulo: Atual, 2007. cap. 15, p. 146-150; cap. 16, p. 151-156. GONH, Maria da Glria. Educao No-Formal e Cultura Poltica: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. So Paulo: Cortez, 2001. Apresentao p. 7- 20; cap. 2, p. 6597. ABRAMO, Helena W. Cenas Juvenis. Punks e darks no espetculo urbano. So Paulo: Scritta, 1994. ANDRADE, Elaine N. (Org.). Rap e educao. Rap educao. So Paulo: Selo negro, 1999. COSTA, Cristina. Sociologia: introduo cincia da sociedade. So Paulo: Moderna, 2006, cap. 16, p. 280-294. GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza, 1995. GOMES, Nilma Lino, MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil hoje. So Paulo: Global, 2006. SEYFERTH, Giralda et all. Racismo no Brasil. So Paulo: Peirpolis, 2002. VIANNA, Hermano. Galeras cariocas: territrios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2003.

FILOSOFIA
DIRETRIZES GERAIS
O papel da Filosofia estimular o esprito crtico, portanto, ela no pode assumir uma atitude dogmtica nem doutrinria; deve apresentar, de maneira plural, teorias diversas e estimular a discusso, porm de maneira sistemtica e com mtodo. justamente esse potencial de diversidade de abordagens e de variedade temtica que permite o exerccio da funo crtica. Por isso, importante que o programa no seja restritivo, mas contemple uma multiplicidade de temas sempre com preocupao de permanecer dentro da especificidade dos temas genuinamente filosficos. Parece-nos que, hoje, essa a tarefa pedaggica da reabilitao da Filosofia no Ensino Mdio, pois tal reabilitao da filosofia tem como objetivo contribuir com a restituio do rigor do pensamento e com a formao de um repertrio cultural mais crtico, que saliente momentos marcantes do pensamento ocidental e das instituies construdas no seu contexto. Tambm, cumpre-lhe despertar habilidades e resgatar nossa cidadania enquanto participao consciente, crtica e construtiva no interior do corpo social. A AO Nessa Seo, o candidato dever estudar tpicos relativos tica e filosofia poltica, tendo oportunidade de conhecer e discutir algumas idias fundamentais da formao de nossa cultura poltica pblica, como as idias de democracia, legalidade, poder, dever moral, liberdade e virtudes. A filosofia poltica preocupa-se com a natureza e os fundamentos do Estado, especialmente, com a justificao da autoridade poltica diante dos cidados que a ela se submetem. A tica, como estudo filosfico do pensamento e das aes morais, propicia um contato com as idias que justificam as decises humanas e outras que esclarecem os fundamentos dos problemas e respostas morais. O CONHECIMENTO: EIXO TEMTICO Teoria do Conhecimento (continuao) Na concluso do eixo temtico Teoria do Conhecimento, o estudante dever examinar a proposta do criticismo kantiano para definir conhecimento e cincia, mapear as suas fontes e os seus limites, pensar o papel da subjetividade humana na formao da objetividade cientfica. O recorte proposto tambm se justifica por indicar como o inatismo, o empirismo e o criticismo pensaram o surgimento da cincia moderna.
CONTEDO PROGRAMTICO NVEIS DE EXIGNCIA Compreender

3. Kant A revoluo copernicana Intuio (pura e emprica) e conceito (puro e emprico) A priori e a posteriori Fenmeno e coisa em si Transcendental e transcendente
Juzos analticos e juzos sintticos

o termo revoluo copernicana no pensamento kantiano, como uma nova concepo da relao entre sujeito e objeto no uso terico da razo, conseguindo formular essa concepo a partir das caractersticas apresentadas abaixo. Conseguir diferenciar conceitos e intuies como representaes de diferentes faculdades. Entender sumariamente no plano da sensibilidade e do intelecto a relao entre a priori e a posteriori, sem confundir o a priori com a posse de contedos inatos. Compreender a relao do conceito de

fenmeno com os conceitos de tempo, espao e sensaes e ser capaz de separ-lo do conceito de coisa em si. Compreender sumariamente o transcendental como um conhecimento das formas que antecedem a experincia. Compreender o transcendente como um conhecimento dos objetos que esto fora do domnio da experincia. Associar a revoluo copernicana ao propsito de Kant de investigar o modo como as cincias formulam juzos sobre a experincia. Caracterizar os juzos analticos como juzos que explicam o contedo de um conceito. Caracterizar os juzos sintticos como juzos que ampliam o contedo de um conceito. Compreender a fundamentao dos juzos sintticos a priori como uma alternativa para pensar os limites do projeto inatista e do projeto empirista.

A AO: EIXO TEMTICO __ Poltica


Nesse eixo temtico poltica, ser estudada a ao do homem em relao s coisas pblicas e em relao aos outros homens. Essa ao mediada pelo Estado, que pode ser concebido de duas formas. Na Filosofia Poltica moderna, o Estado no se justifica pela virtude dos cidados ou pela busca da perfeio como na antigidade, mas pelo uso legtimo da fora para manter a segurana dos cidados e o prprio Estado. O Estado moderno necessita ser legtimo, isto , o uso da fora deve obedecer os princpios legais para garantir a obedincia dos sditos e a autoridade da lei. Na Filosofia Poltica moderna, o Estado pode tambm ser concebido como um fenmeno histrico, isto , um movimento progressivo e de transio das formas de Governo que determina as relaes histricas entre Fora e Direito. Dentro desse movimento progressivo, o Estado passa a ser concebido no como uma instituio autnoma, mas como um instrumento de classe.

CONTEDO PROGRAMTICO

NVEIS DE EXIGNCIA Caracterizar o pensamento poltico moderno

1. O Estado como direito e fora A autonomia da esfera poltica Maquiavel . O uso da fora e da astcia, por parte do Prncipe, para a conquista e a manuteno do poder . Relaes entre fortuna e virt . Relaes entre a virt do Prncipe e as virtudes crists

como autnomo, em relao aos imperativos da metafsica e da religio.


Caracterizar a necessidade do Prncipe de

combinar o uso da fora e da astcia, pois nenhuma das duas isolada produzir o efeito desejado, ou seja, a conquista e a manuteno do poder. Caracterizar as relaes entre fortuna e virt: o Prncipe no o senhor do destino, mas deve ter virt para superar as dificuldades que venham lhe ocorrer. Para atingir sua finalidade a conquista e a

manuteno do poder deve empregar os meios necessrios. A virt do Prncipe no deve ser a mesma do cristianismo, o qual prega a resignao, a humildade, o perdo aos inimigos. Porm, o Prncipe deve parecer ter tais virtudes, mas de modo algum deve, de fato, empreg-las.
Caracterizar as diferenas entre as noes

Hobbes, Locke e Rousseau . Estado de natureza e direitos naturais . Contrato Social, sociedade civil e Estado . Constituio do Poder Soberano e limites da soberania

de estado de natureza, estado de guerra e sociedade civil. Caracterizar e diferenciar a noo de Pacto ou Contrato Social. Caracterizar a noo de Soberania nesses autores, destacando outros conceitos que, necessariamente, decorrem desse: o governo, as leis, a autoridade e a obedincia. Caracterizar a noo de direitos naturais na filosofia poltica moderna, destacando seus principais elementos: o direito propriedade e o direito vida.
Conceituar idealismo e dialtica em Hegel. Definir o que so os espritos subjetivo,

2. O Estado como processo histrico Hegel . Dialtica e idealismo


. Estado moderno e liberdade

objetivo e absoluto (ou universal).


Explicar a constituio do Estado moderno

como a realizao da liberdade humana na concepo histrico-poltica.


Apresentar a crtica feita por Karl Marx ao

idealismo hegeliano, assim como a nova Marx possibilidade que ele apresenta para uma . Dialtica e materialismo histrico concepo dialtica da realidade social. . Modo de produo capitalista: foras o carter de explorao produtivas e relaes sociais de Mostrar caracterstico do modo de produo produo capitalista, que leva ao limite o antagonismo . (Infra)estrutura e superestrutura entre as classes sociais: burguesia e . A concepo do Estado proletariado. Demonstrar o carter contraditrio existente entre o desenvolvimento de foras produtivas e a manuteno das relaes sociais de produo capitalistas. Caracterizar a relao de condicionamento da base econmica da sociedade sobre as idias presentes em um determinado perodo histrico. Esclarecer como o Estado assim como as demais formas da superestrutura so um instrumento de manuteno das relaes existentes na base econmica.

A AO: EIXO TEMTICO tica

Nesse eixo temtico tica, o aluno dever estudar algumas idias de Aristteles, maior exemplo da corrente de tica clssica que privilegia as virtudes e a harmonia entre o indivduo e a comunidade. Depois, dever examinar o pensamento kantiano que privilegia a obrigao que se fundamenta na razo e na autonomia do indivduo. Tambm dever ter contato com alguns conceitos da tica de Nietzsche, a qual se fundamenta em uma oposio aos valores morais oriundos das filosofias e das religies. Por fim, no tpico sobre Sartre, devero ser estudados alguns aspectos crticos para a tica, ligados noo de que os valores so subjetivos e que a liberdade incontornvel.

CONTEDO PROGRAMTICO

NVEIS DE EXIGNCIA Destacar o papel da tica aristotlica como o

1. Aristteles Teoria do meio termo e prudncia

meio que possibilita o fim (ou Bem) humano, que a felicidade. Caracterizar a virtude como uma disposio de buscar o meio termo, a justa medida entre o excesso e a falta em determinada conduta, definindo os conceitos gerais de virtudes e vcios. Caracterizar os conceitos de virtudes morais como gnese do hbito nas relaes de formao do carter humano, enquanto cidado da polis. Mostrar a prudncia como condio de todas as virtudes, por ser a disposio prtica para deliberar em qualquer circunstncia, visto que versa sobre a totalidade do bem viver.
Compreender o princpio de universalizao

2. Kant Ao por dever, conforme ao dever e por inclinao Autonomia e Esclarecimento

3. Nietzsche A transvalorao dos valores


O apolneo e o dionisaco A moral do senhor versus a moral do

escravo Alm do bem e do mal

contido no imperativo categrico e conseguir usar esse princpio para pensar o carter moral da ao. Ser capaz de distinguir ao por dever, conforme ao dever e por inclinao. Compreender que a moralidade da ao definida a partir do mvel da ao. Assim, uma ao pode ser conforme ao dever e no ser moral. Caracterizar a relao entre autonomia e liberdade. Entender a dimenso poltica da autonomia como a capacidade de fazer uso por si prprio da razo sem a tutela de outrem. Ser capaz de diferenciar uso pblico da razo (autnomo) e uso privado da razo (heternomo). Compreender a proposio de transvalorao dos valores feita por Nietzsche, cujo objetivo o de revalorizar o equilbrio entre as foras instintivas e vitais do homem que foram subjugadas pela filosofia socrtico-platnica e pelas religies. Compreender que a cultura helnica foi

Vontade de potncia

4. Sartre Existncia e essncia Liberdade, escolha, angstia e m-f Responsabilidade e engajamento poltico- social

marcada pelo equilbrio entre o dionisaco (fora vital e do instinto) e o apolneo (a racionalidade) e que a filosofia socrticoplatnica representou a tentativa de compreender e dominar a vida com a razo. Compreender que a moral do senhor caracterizada pela valorizao da fora, da sade, da criatividade, do amor vida, da embriaguez dionisaca, do novo orgulho. Porm, compreender tambm que a moral do escravo caracterizada pelo dio dos impotentes, pelo ressentimento contra aquelas caractersticas e pela crena em um mundo superior, que torna a Terra algo inferior e imperfeito, da qual se aspira distncia. Compreender que o bem e o mal foram transformados em valores metafsicos transcendentes realidade da Terra, independentes das situaes concretas vividas pelos homens. Compreender que a moral do super-homem, ou alm-do-homem, define como bom tudo o que intensifica no homem o sentimento e a vontade de potncia e que o mau tudo o que provm do sentimento de fraqueza. Apresentar a filosofia de Jean-Paul Sartre a partir da relao entre existncia e essncia. Analisar a questo da liberdade, da escolha, da angstia e da m-f. Analisar a relao da responsabilidade com o engajamento poltico-social.

SUGESTES PARA INTERDISCIPLINARIDADE


Nos ltimos 2500 anos, os Filsofos tm estudado a possibilidade de um discurso sobre o que comum aos vrios campos do saber humano. Traduzindo para o conceito pedaggico atual, uma das questes fundamentais da Filosofia a interdisciplinaridade. De um lado toda, disciplina tem mtodo, relaciona eventos, procura explicar algo, caracterizando-se como forma de saber. Perguntas como essas - o que mtodo? O que causa? O que uma explicao? O que uma disciplina? O que conhecer algo? - fazem parte do questionrio filosfico, definindo um discurso que no feito por nenhuma outra disciplina e, ao mesmo tempo, diz respeito a todas. Desse modo, a preocupao filosfica com a constituio de uma viso de conjunto do saber humano, sustentada por uma reflexo crtica e rigorosa. Por outro lado, a Filosofia no procura s entender o discurso cientfico, seu objeto, seus pressupostos, sua potencialidade, mas lida tambm com o campo dos valores e dos afetos. Ela pensa tanto cada uma em separado, como tambm a relao das trs formaes distintas do homem, a tcnico-cientfica, que habilita o homem a conhecer; a formao humanista, que refina a sensibilidade humana e a formao tica, que se ocupa com a conduta humana. A Filosofia, portanto, pergunta pelo sentido integral da educao do homem.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
LIVROS DIDTICOS ARANHA, M. L. A; MARTINS, M. H. P. Filosofando. Introduo Filosofia. So Paulo: Ed. Moderna, 2003. CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. So Paulo: tica, 2006. CHAU , Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: Ed. tica, 2003. _____ , Marilena. Filosofia. So Paulo: Ed. tica, 2000. Srie Novo Ensino Mdio. CUNHA, Jos A. Filosofia. Iniciao Investigao Filosfica. So Paulo: Atual Editora, 1992. MARCONDES, Danilo. Iniciao histria da filosofia: dos pr-socrticos a Wittgenstein. 7 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. ______. Textos Bsicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. NICOLA, Ubaldo. Antologia ilustrada de Filosofia: das origens idade moderna. Trad. Maria Margherita De Luca. So Paulo: Globo, 2005. REZENDE, Antnio (org.) Curso de Filosofia. 8ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/SEAF, 1998. VV.AA. Os filsofos atravs dos textos. De Plato a Sartre (por um grupo de professores). So Paulo: Paulus, 1997. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABBAGNANO, N. Dicionrio de Filosofia. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BOSCH, Philippe van den. A filosofia e a felicidade. Trad. Maria Ermantina Galvo. E. M. So Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998. CORTELA, Mario Sergio. No nascemos prontos!Provocaes Filosficas. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006. FEARN, Nicholas. Aprendendo a Filosofar em 25 lies: Do poo de Tales desconstruo de Derrida. Trad. Maria Luza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. FIGUEIREDO, Vinicius. (Org.). Seis filsofos na sala de aula. Plato, Maquiavel, Descartes, Voltaire, Kant, Sartre. So Paulo:Berlendis e Vertechia Editores, 2006. GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. Romance da Histria da Filosofia. Trad. Joo Azenha Jr.. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. ______. O Dia do Curinga. Trad. Joo Azenha Jr.. So Paulo: Companhia das Letras: 1995. GIKOVATE, Flvio. Os sentidos da vida: uma pausa para pensar. 2 ed. Reform. So Paulo: Moderna, 2004. (Coleo polmica) JAFFRO, Laurent; LABRUNE, Monique (Org.). Gradus philosophicus: a construo da Filosofia ocidental. Trad. Cristina Murachco. So Paulo: Mandarim, 1996. LEBRUN. O que poder. Trad. Renato Janine Ribeiro e Silvia Lara. 12. ed.. So Paulo: Brasiliense, 1992. PEGORARO, Olinto. tica dos maiores mestres atravs da histria. Petrpolis, R.J: Vozes, 2006. SAVATER, Fernando. As Perguntas da Vida. Trad. Mnica Stahel. So Paulo: Martins Fontes. _________. tica para meu filho. Trad. Mnica Stahel. So Paulo: Martins Fontes, 199. PLATO. Repblica. Livro IV. Adaptao Marcelo Perine. So Paulo: Ed. Scipione, 2002. (Coleo Reencontro) PERINE, Marcelo. Ensaio de iniciao ao filosofar. So Paulo: Ed. Loyola, 2007. REALE, G. & ANTISERI, D. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 6 ed. So Paulo:Ed Paulus,1990, v. 1. _____________________. Histria da Filosofia: do humanismo a Kant. 6 ed. So Paulo: Ed. Paulus, 1990, v. 2. ___________________. Histria da Filosofia: do Romantismo at nossos dias. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1991, v. 3.

COLEES DE LIVROS INTRODUTRIOS A TEMAS OU AUTORES Coleo Cara ou Coroa. Editora Scipione. (autores: Brigitte Labb e Michel Puech). Coleo Logos Editora Moderna. Coleo Mestres do Pensar Editora Loyola. Coleo Passo a Passo Editora Zahar. Coleo Prazer em Conhecer Editora FTD. Coleo Os Pensadores Abril Cultural. REVISTAS Discutindo Filosofia. Ano 1. So Paulo: Escala Educacional. Filosofia. Revista Cincia e Vida. So Paulo: Editora Escala.

REDAO
DIRETRIZES GERAIS

Na prova de Redao ser avaliada a capacidade de o candidato produzir textos em diferentes gneros: notcia, relato, carta, editorial, texto de opinio, resumo. O candidato dever produzir seu texto em prosa, sem dilogos, atendendo aos seguintes aspectos: pertinncia em relao ao assunto desenvolvido; clareza, progresso de idias, coerncia e coeso; adequao norma urbana de prestgio; construo de parfrases a partir dos textos motivadores; estruturao adequada do gnero selecionado; fidelidade proposta, evidenciando leitura dos textos motivadores; domnio de estruturas sintticas prprias da escrita, bem como dos sinais de pontuao, tendo em vista clareza e preciso expressivas.

O texto, portanto, dever ser redigido de acordo com uma das trs situaes apresentadas na prova e o candidato deve ser capaz de, minimamente, selecionar e organizar fatos, informaes, dados, conceitos ou idias que possam ser considerados relevantes ao tema proposto. A organizao lgica e coerente das idias deve se concretizar na distribuio adequada das idias em perodos e pargrafos; no emprego apropriado dos recursos oferecidos pela lngua tanto para expressar idias e aspectos da interao comunicativa, quanto para relacionar termos, perodos, pargrafos e quaisquer outros segmentos do texto; no uso adequado das estruturas da lngua padro; no emprego correto da ortografia oficial; enfim, no uso adequado da linguagem de forma significativa, em um contexto especfico e para um fim especfico.

You might also like