You are on page 1of 22

Glossrio de Botnica

Adaptado de: ANDREATA, H. P.; TRAVASSOS, O. P. Chaves para determinar as famlias de: pteridophyta gymnospermae angiospermae. Rio de Janeiro: Ed. Universitria Santa rsula, 1994. 134p. (Obs.: figuras no final do texto) ACAULE: diz-se da planta cujo clice muito reduzido e cujas folhas parecem inseridas na raiz. ACCLICA: quando os elementos da flor esto dispostos em espiral. Fig. 1. ACLAMDEA: quando a flor no apresenta clice e corola, isto , sem perianto. Sinnimo: flor nua ou aperiantada. ALADO: quando provido de ala ou com uma expanso em forma de asa. ANDROCEU: conjunto dos rgos masculinos formados pelos estames. Fig. 2. ANDROCEU DIPLOSTMONE: quando o nmero de estames o dobro do nmero de ptalas. ANDROCEU ISOSTMONE: quando o nmero de estames igual ao nmero de ptalas. ANDROCEU OLIGOSTMONE: quando o nmero de estames menor que o nmero de ptalas. ANDROCEU POLISTMONE: quando o nmero de estames maior que o nmero de ptalas, porm, diferente do dobro. ANDRFORO: diz-se do prolongamento do eixo floral, situado dentro do perianto, e que suporta os estames que se situam acima deste. Aplica-se comumente, tambm, para definir a coluna formada pela concrescncia dos filetes dos estames do androceu monadelfo das MALVACEAE ou poliadelfo das BOMBACACEAE. Fig. 3. ANDRGINA: quando a flor apresenta androceu e gineceu. Sinnimo: hermafrodita. ANDROGINFORO: coluna que um prolongamento do eixo floral, situada dentro da corola, que sustenta o androceu e gineceu, acima do nvel de insero dos elementos do perianto. Fig. 4. ANEL DO ESPONRNGIO: formado por uma fileira de clulas que apresentam as paredes internas e laterais lignificadas e, a externa fina, sobressaindo das demais, de posio variada. ANTELA: inflorescncia na forma de umbela com raios distendidos horizontalmente, sendo comumente chamadas de antelas as umbelas das ciperceas. ANTERA: parte do estame de forma e tamanho variado, onde se formam os vrios pequenos sacos polnicos dentro dos quais se d a formao do plen. Fig. 2. ANTERA CONATA: quando as anteras esto aderidas entre si. ANTERA ESTRIL: quando a mesma desprovida de gro de plen. ANTERA FALCIFORME: quando tem a forma de foice. Fig. 5. ANTERA SSSIL: quando desprovida de filete. APARELHO ESPORFERO: a denominao do rgo que produz o esporo. APERIANTADA: vide aclamdea.

APICULADA: quando o rgo ou elemento termina em pequena ponta aguda e pouco consistente. APOCRPICO: quando em uma flor h vrios carpelos e, estes, so livres entre si. AQUNIO: fruto seco, indeiscente, formado por um ou dois carpelos, porm, unilocular com uma s semente. A casca geralmente dura, lisa ou dotada, s vezes, de excrescncias em forma de espinhos, farpas ou plos. Fig. 6. ARBUSTO: vegetal terrestre de caule lenhoso, ramificado desde a base, de tal maneira, que se torna impossvel distinguir qual o eixo (caule) principal. Fig. 7. ARQUICLAMDEA: quando a corola apresenta as ptalas livres. ARVORE: vegetal de grande porte, mas que s se ramifica a uma certa altura do solo, de caule geralmente muito lignificado e perene. Destaca-se nitidamente o eixo principal, que o prprio tronco, dos eixos de ordem maior, que so os ramos. ASCDIAS: rgo de origem foliar, em forma de urna ou jarro, em cujo interior existem glndulas secretoras de enzimas proteolticas, que digerem os insetos que penetram no seu interior e que no podem escapar. Ex.: NEPENTES sp. Fig. 8. ASSPALA: que no apresenta spalas. BAGA: fruto carnoso, indeiscente, de mesocarpo e endocarpo, freqentemente homogneo, com vrias sementes que se originam de uma flor uni ou pluricarpelar. Fig. 9. BAINHA: a parte basal e dilatada de uma folha, onde se insere o pecolo ou o limbo, e, que abraa mais ou menos o caule. BAINHA FENDIDA: quando a bainha desenvolvida em forma de tubo que apresenta uma fenda longitudinal oposta ao limbo. Ex.: GRAMINEAE. Fig. 10. BAINHA INTEIRA OU FECHADA: quando contnua formando como que um estojo ou anel em torno do caule. Ex.: COMMELINACEAE. No se deve confundir com crea. Fig. 11. BASE ASSIMTRICA: quando as duas partes da base foliar no se terminam num mesmo ponto do pecolo. Fig. 12. BASEFIXA: quando a antera presa ao filete pela base. Fig. 13. BILABIADA: diz-se de um rgo cujos elementos so soldados na parte inferior, e, na superior se divide em duas partes distintas, dando uma formao semelhante a dos lbios. As corolas deste tipo so zigomorfas e de fauce aberta. BPARA: inflorescncia definida, cujo eixo principal apresenta dois ramos laterais, e todos os trs se terminam por uma flor. uma subdiviso de cimeira. Fig. 14. BOLBO: vide bulbo. BRACTEA: folha modificada em cuja axila nasce uma flor ou uma inflorescncia, geralmente colorida, mas pode ser tambm, verde. BRCTEA CARTCEA: quando a brctea tem textura semelhante ao pergaminho ou papel, significa estrutura e durabilidade de papel ou cartolina. BRCTEA PALECEA: quando a brctea pequena, membranosa (seca) que envolve as flores individuais da inflorescncia das Gramneas. BRACTOLA: pequena brctea, presente junto aos pedicelos das flores, nas inflorescncias compostas.

BULBO: tipo de caule subterrneo, com as gemas envolvidas por catfilos que armazenam substncias de reservas. Fig. 15. CACHO: tipo de inflorescncia definida ou indefinida, que se caracteriza por possuir um eixo principal onde se prendem as flores pediceladas. Fig.16. CADUCA: que dura pouco tempo e cai precocemente, de durao efmera. CLICE DIALISSPALO: aquele que tem as spalas livres entre si. CALCU LO: pequeno clice, formado por brcteas, situados por baixo deste. CAMPANULADO: quando tem a forma de sino ou campnula. Fig. 84. CAPTULO: tipo de inflorescncia racemosa ou indefinida. Caracteriza-se pela dilatao do pednculo na parte superior, constituindo um receptculo, sobre o qual se inserem as flores ssseis. Na maioria existe um invlucro formado por brcteas. O captulo pode ser: discide com flores de um s tipo ou hetergamo ou radial com flores de dois ou mais tipos. O receptculo tambm, variado, podendo ser alveolar, paleceo ou cerdoso. Fig. 17. CPSULA: fruto seco, deiscente, formado por vrios carpelos sincarpos. Conforme apresenta a abertura recebe diversas denominaes: loculicida, septicida, etc. CPSULA LOCULICIOA: cpsula que se abre por fendas longitudinais mais ou menos no centro da parede do lculo, o nmero de fendas determinado pelo nmero de lculos. Fig. 18. CPSULA PORCIDA: quando se abre por meio de poros. Fig. 19. CPSULA RPTIL: tipo de fruto que se rompe com certa violncia, determinado pela diferena de resistncia do pericarpo. CPSULA SEPTICIDA: cpsula que se abre por fenda entre os septos separados. Fig. 20. CPSULA SEPTIFRAGA: quando se abre por ruptura dos septos. CARIOPSE: fruto seco, indeiscente, cujo pericarpo e semente se encontram concrescidos, formando uma unidade indivisa, tpico das poceas. Muitos autores consideram como uma variedade especial de aqunio. Fig. 21. CARPELO: vide pistilo. CAULE SULCADO: que apresenta sulcos. CAULIFLORIA: quando as flores se inserem diretamente no caule ou na extremidade dos ramos velhos. CITIO: tipo de inflorescncia classificada como cimeira reduzida, que consta de uma flor feminina nua, terminal, pedicelada, rodeada por vrias flores masculinas, constitudas por um nico estame articulado, e, todo o conjunto cercado por um invlucro caliciforme de 4-5 brcteas, providas de glndulas. Prpria da famlia EUPHORBIACEAE. Fig. 22. CCLICA: quando os elementos da flor esto dispostos em ciclos ou verticilos. Fig. 23. CIMEIRA: inflorescncia definida, simpodial, com eixo principal que est no prolongamento do pednculo, existindo eixos secundrios que so ramificaes do eixo principal. Distinguese vrios subtipos de acordo com as ramificaes: unparas, bparas e multparas. CIMEIRA BPARA: quando de um mesmo ponto, em disposio oposta, saem duas flores que podem se dividir por sua vez, gradativamente em duas. Fig. 24. CIMEIRA TRMERA: quando de um mesmo ponto, saem trs flores. Fig. 25. CONECTIVO: tecido que une as tecas de uma antera. Fig. 2.

CONECTIVO ROSTRADO: quando o mesmo se prolonga acima da antera. CONCRESCIDOS: unidos. CONSISTNCIA CARNOSA: quando espesso e suculento. CONSISTNCIA CORICEA: quando tem a aparncia ou a semelhana de couro. CONSISTNCIA MEMBRANCEA: que tem aparncia ou consistncia de uma membrana. CORIMBO: inflorescncia indefinida, cujos ramos laterais saem de nveis diferentes do eixo, e, terminam todos num mesmo plano. Para muitos considerado como uma variao de cacho. Fig. 26. COROLA ANMALA: corola poliptala e irregular. COROLA CARENAL: quando a corola apresenta urna ptala superior denominada de estandarte, que fica situada na parte interna da corola, sendo recoberta pelas outras ptalas. Ex.: LEGUMINOSAE CAESALPINIOIDEAE. Fig. 27. COROLA VEXILAR: quando a corola apresenta uma ptala maior denominada estandarte, que fica situada na parte externa da corola, cobrindo outras duas ptalas. Ex.: LEGUMINOSAE FABOIDEAE (PAPILIONATAE). Fig. 28. COROLA VIOLCEA: uma corola irregular que apresenta uma ptala anterior maior e calcarada. Fig. 29. DEISCNCIA PORCIDA: diz-se de um rgo que se abre por meio de poros. Fig. 30. DEISCNCIA RIMOSA: quando o rgo se abre por uma fenda ou rima que pode ser longitudinal ou transversal. Fig. 31. DEISCNCIA VALVULAR: diz-se do rgo que se abre por meio de uma vlvula ou pequena tampa. Fig. 32. Sinnimo: valvar. DENTE: a extremidade superior e livre do clice gamosspalo. DICSIO: vide bpara. DICLINA: diz-se das plantas que s possuem flores unissexuadas. DIGITALIFORME: forma de dedal em dedo de luva. Fig. 136. DIICA: quando as flores masculinas e femininas so produzidas em ps diferentes. DIPERIANTADA: vide diploclamdea. DIPLOCLAMIDEA: quando a flor apresenta clice e corola. Sinnimo: diperiantada. DIPLOSTMONE: quando a flor apresenta o nmero de estames, sendo o dobro do nmero de ptalas. DISCO: uma formao em forma de disco ou anel, geralmente de origem glandular, que se encontra em torno da base do ovrio. DORSIFIXA: quando a antera fixada pelo dorso. Fig. 33.. DRUPA: fruto carnoso indeiscente, cujo endocarpo lenhoso e geralmente concrescido com o tegumento da nica semente que possui, esse conjunto vulgarmente chamado de caroo. Fig. 34. ENDOCARPO: parede interna do fruto que envolve a semente, e, oriunda da parede interna do ovrio. Fig. 76. EPICARPO. parede externa do fruto que corresponde a parede externa do ovrio. Fig. 76. EPGINO: diz-se da flor de ovrio nfero cujas demais partes se inserem acima do ovrio.

EPIPTALO: que cresce ou nasce sobre a ptala. ESCAPO FLORAL: haste ou pednculo que se eleva de um grupo de folhas, nas plantas acaules, dando origem a uma ou mais flores. ESCORPIIDE: inflorescncia definida, cujos pednculoS florais nascem sempre do mesmo lado. Fig. 35. ESPDICE: inflorescncia indefinida, com um eixo carnoso onde as flores so densamente ingeridas, e protegidas por uma brctea denominada espata. uma variedade de espiga. Fig. 36. ESPATA: brctea que protege a inflorescncia em espdice. Fig. 36. ESPIGA: inflorescncia indefinida, com eixo alongado onde so inseridas flores ssseis. Fig. 37. ESPINHO GLOQUIDIFORME: vide gloquidio. EPISSPALO: que cresce ou nasce sobre a spala. ESPORA: apndice em geral cnico existente na corola ou no clice de certas flores. Ex.:.capuchinho, violeta. Fig. 29. ESPORNGIO: pequeno rgo em forma de saco, de paredes delgadas, onde se formam os esporos. ESTAME: rgo masculino da flor que quando completo apresenta antera, conectivo e filete. Fig. 2. ESTAMES ADELFOS: diz-se dos estames que so soldados ou ligados entre si pelos filetes formando feixes. Fig. 38. ESTAMES ALTERNIPETALOS: quando os estames esto inseridos entre as ptalas, alternando-se entre si. ESTAMES ALTERNISSPALOS: quando os estames esto inseridos entre as spalas, alternando-se entre si. ESTAMES CONCRESCIDOS: quando esto concrescidos com os elementos da corola ou do clice. ESTAMES DE UM S VERTICILO: quando so concrescidos entre si, formando um tubo e uma nica delfia. ESTAMES DIDNAMOS: diz-se do androceu que tem quatro estames, sendo dois maiores e dois menores, e, colocados em posies diferentes. Fig. 39. ESTAMES EM DOIS VERTICI LOS: quando os estames so reunidos em dois grupos ou delfias. ESTAMES EPIPTALOS: quando ficam situados sobre as ptalas. ESTAME ESTRIL: quando possui antera, porm, estas no produzem plen. ESTAME INCLUSO: quando fica situado dentro do tubo da corola que o envolve. ESTAME TETRADNAMO: diz-se do androceu que tem 6 estames, sendo quatro maiores e dois menores, os primeiros situados acima dos outros. Fig. 40. ESTAMINDIO: uma modificao que o estame apresenta, normalmente no possui antera e pode apresentar formas variadas. ESTAMINDIO PETALIDE: um estamindio que tem a forma de ptala. encontrado

em muitas flores que apresentam modificaes por cultivo, como por exemplo, a rosa. ESTIGMA: parte superior do pistilo, de forma e tamanho variado. Fig. 79. ESTIGMA CAPITADO: quando tem a forma de cabea. ESTIGMA FILIFORME: que tem a forma de fio. ESTIGMA GLOBOSO: que tem forma esfrica ou de globo. ESTIGMA LACINULADO: que apresenta lacnios. ESTIGMA TRUNCADO: quando termina abruptamente, como se fosse a extremidade afilada. ESTILETE: parte do pistilo que fica entre o estigma e o ovrio. Fig. 79. ESTILETE BASILAR: quando o estilete sai da base do ovrio. Fig. 41. ESTILETE BFIDO: quando o estilete se divide na extremidade, em duas partes. ESTILETE DICOTMICO: quando o mesmo bifurcado. ESTILETE GINOBSICO: vide estilete basilar. ESTILETE INTEIRO: quando a extremidade do mesmo se apresenta inteira. ESTILETE LATERAL: quando o estilete sai da parede lateral do ovrio. Fig. 42. ESTILETE MACIO: quando volumoso e cheio. ESTILETE TERMINAL: quando sai do pice do ovrio. Fig. 43. ESTILETE TRFIDO: quando a extremidade do estilete dividida em trs partes. ESTIPULA: formao laminar existente na base do pecolo das folhas. Fig. 50. ESTOLHO: broto lateral capaz de formar outra planta. ESTRBILO: formao semelhante a um cone encontrado nas conferas. Em torno de um eixo, ingerem-se escamas carpelares com vulos e escamas estreis, protetoras, tetrizes ou de cobertura ou brcteas: nome usado para anloga formao contendo microsporfilos (que transportam microsporngios em cujo interior se formam os gros de plen). O termo usado, tambm, para designar o conjunto de esporfilos de Equisetineas e Licopodineas. Fig. 44. EXTICA: quando a planta originria de outra regio e aclimatada na atual rea. EXTRORSA: quando a antera na maturidade se abre para o exterior da flor. FAUCE: a extremidade do tubo da corola onde a mesma se divide para formar os lacnios. Fig. 45. FILETE: uma parte do estame que sustenta antera. Fig. 2. FILETE GENICULADO: quando tem a forma de joelho. Fig. 5. FILETE LIGULADO: que tem a forma de lgula ou de fita. FILETE SIMTRICO: que pode ser dividido em duas partes iguais. FILIFORME: com formato de fio, isto , longo e delgado. FILOTAXIA: a disposio das folhas no ramo. FLOR: conjunto dos rgos reprodutores das Angiospermas. Quando completa constituda de pednculo, receptculo, clice, corola, androceu e gineceu. Fig. 46. FLOR ACLAMIDEA: aquela que no apresenta clice e corola, tambm, chamada de nua. No h perianto de proteo para os rgos sexuais. FLOR ACTINOMORFA: quando se pode traar um plano em qualquer posio oeste a divide

em duas partes simtricas, isto , apresenta vrios planos de simetria. Fig. 47. FLOR CALCARADA: quando apresenta uma espora ou calcar que pode estar situada no clice, no corola ou em ambos. Fig. 29. FLOR DICLAMIDEA: quando apresenta clice e corola. FLOR DIPLOCLAMIDEA: vide flor diclamdea. FLOR HOMOCLAMDEA: quando as peas do clice e da corola apresentam forma e cor semelhantes, s sendo separadas pela disposio das mesmas. Os elementos so indistintos. FLOR HETEROCLAMDEA: quando as peas do clice e da corola apresentam forma e cor distintas entre si, sendo ambos facilmente reconhecidos. FLOR IRREGULAR: diz-se da flor que no apresenta nenhum plano de simetria, nem ao menos pode ser dividida em dois planos, como na flor zigomorfa. Fig. 48. FLOR MONQCLAMDEA: quando apresenta um s verticilo de proteo, geralmente o clice. FLOR NUA: vide flor aclamdea. FLOR REGULAR: vide flor actinomorfa. FLOR UNISSEXUADA: quando apresenta um s rgo reprodutor, masculino ou feminino. FLOR ZIGQMORFA: quando a flor apresenta um nico plano de simetria que a divide em duas partes iguais. Fig. 49, FOLHA: apndice principal ou rgo lateral que nasce no caule ou eixo. Quando completa apresenta: bainha, pecolo e limbo e, na axila uma gema foliar, podendo ainda apresentar estpulas ou no em sua base. Fig. 50. FOLHA ACICULAR: em forma de agulha, diz-se de rgos longos, finos e pontiagudos. FOLHA ALTERNA: diz-se da folha que se ingere uma por n, isto , isolada-mente, em diferentes nveis do caule. Fig. 51. FOLHA BASILAR: que sai da base. FOLHA CARNOSA: de consistncia grossa, suculenta. FOLHA CARPELAR: folha muito modificada que constitui o aparelho reprodutor feminino. FOLHA COMPOSTA: folha cujo limbo est dividido em vrias partes independentes, denominadas de fololos, geralmente pecioladas. Comporta vrias modalidades, dependendo no s do nmero de fololos, mas tambm da subdiviso do eixo (bicompostas, unifolioladas, trifoIioladas, etc). Fig. 52. FOLHA CORICEA: de consistncia semelhante do couro. FLOR DE BASE SIMTRICA: quando as duas partes da base foliar terminam num mesmo ponto do pecolo. FOLHA CRENADA: diz-se da folha cujos bordos so recortados em dentes arredondados. Fig. 53. FOLHA DECURRENTE: com a base da folha estendendo-se para baixo, sobre a haste, como uma extenso alada ou uma crista. FOLHA DELTIDE: em formado deita, isto , de tringulo issceles (de lados iguais), de base no muito ampla. Fig. 54. FOLHA DIGITADA: quando o limbo assemelha-se a uma mo. Sinnimo:

palmatiforme, palmada. Fig. 55. FOLHA ELPTICA: quando o limbo tem a formado elipse. Fig. 56. FOLHA ESPIRALADA: diz-se da folha alterna que se dispe, no caule, em forma de espiral. Fig. 57. FOLHA FASCICULADA: diz-se da folha que se agrupa com outras, formando pequenos feixes no caule. Fig. 58. FOLHA FLABELIFORME: em forma de leque. Fig. 59. FOLHA GLABRA: folha sem plos. FOLHA IMPARIPINADA: folha composta pinada que se termina por um fololo. Fig. 60. FOLHA LAMINAR: que tem a forma de lmina. FOLHA LANCEOLADA: quando o limbo estreito, e vai-se afinando em direo ao pice, dando a impresso de uma lana. Fig. 61.. FOLHA LINEAR: quando o limbo estreito e comprido, na proporo de quatro vezes a largura mxima, com margens paralelas. Fig. 62. FOLHA NATANTE: que se mantm na superfcie dgua, graas a movimentos ativos. FOLHA OBLONGA: quando o limbo mais comprido do que largo, com base e pice arredondados. Fig. 63. FOLHA OBOVAL: quando o limbo tem a forma oval, porm com a largura mxima prximo do pice. Fig. 64. FOLHA OPOSTA: diz-se da folha que se ingere aos pares, no mesmo nvel, isto , quando em cada n nascem duas folhas. Fig. 65. FOLHA OVAL: quando o limbo deforma oval e com a largura mxima prxima da base. Fig. 66. FOLHA PALMADA: vide folha digitada. FOLHA PALMA11FORME: vide folha digitada. FOLHA PALMATIFIDA: diz-se da folha dividida em segmentos profundos, at o meio do limbo aproximadamente, lembrando a forma da palma da mo. FOLHA PARIPINADA: folha composta pinada que se termina por dois fololos. Fig. 67. FOLHA PINADA: folha composta subdividida em fololos. FOLHA PINATFIDA: diz-se da folha de nervao pinada, cujos bordos so recortados, deforma que as fendas cheguem ao mximo at a metade do limbo. Fig. 68. FOLHA PINATISECTA: diz-se da folhado nervao pinada, cujos bordos so recortados at mais da,metade do limbo. Fig. 69. FOLHA PSEUDOCOMPOSTA: diz-se da folha de nervao pinada, cujos bordos so recortados at quase a nervura principal. Fig. 70. FOLHA RETICULADA: diz-se da folha cujas nervuras secundrias so dispostas de tal forma que formam uma rede. Fig. 71. FOLHA ROSULADA: quando as folhas so dispostas formando uma roseta. Fig. 72. FOLHA TERNADA: folha composta que apresenta trs fololos. Fig. 73, FOLHA TRIFOLIOLADA: vide folha tornada. FOLHAS SIMPLES: diz-se da folha de limbo indiviso. FOLHA URENTE: folha que coberta com plos urentes, que queimam, como nas urtigas.

FOLHA VERTICILADA: diz-se da folha que se ingere em grupos de trs ou mais, no mesmo n. Fig. 74. FOLHAS IMBRICADAS: vide imbricao. FOLCULO: fruto seco, deiscente, oriundo de um gineceu unicarpelar ou apocarpo, que se abre por uma nica fenda central, e, contendo de uma a vrias sementes. Fig. 75. FRONDE: designao dada folha de Filicneas. FRUTO: o desenvolvimento do ovrio, depois de fecundado. constitudo de duas partes: pericarpo que compreende epi, meso e endocarpo e a semente em cujo interior se encontra o embrio. Fig. 76. FRUTO DEISCENTE: fruto que se abre por um mecanismo natural. FRUTO INDEISCENTE: fruto que no se rompe naturalmente, e suas sementes so libertadas por apodrecimento ou por agentes diversos FUNCULO: pedncuio fino que liga o vulo at a parede do ovrio atravs da placenta. Fig. 47. GAMOPTALA: corola soldada, formando na parte inferior um tubo e na parte superior, recortada pelos lacnios. Fig. 45. GAMOSSPALO: clice soldado cujas extremidades livres so denominadas de dentes ou lacnios. GAVINHA: rgo de fixao de certas plantas com os quais se prendem a suportes, so geralmente filamentos. As gavinhas podem se enrolar como molas espiraladas; sendo folhas, caules e at razes modificadas. GIBOSO: em forma de corcunda. Fig. 78. GINANDRFORO: vide androginforo. GINECEU: conjunto dos rgos femininos formados pelos pistilos ou carpelos. Fig. 79. GINECEU APOCARPO: aquele que apresenta todos os camelos livres entre si. GINFORO: diz-se do prolongamento do eixo floral que se eleva no centro da flor, e, na sua extremidade, est situado o gineceu. Fig. 80. GINOSTEMIO: coluna acima do ovrio, resultante da fuso de um ou mais estames com estilete e estigma. encontrado nas flores das ORCHIDACEAE. Fig. 81. GLABRO: rgo desprovido de plos. GLNDULA NECTARIFERA: rgo produtor de uma substncia, que pode ser adocicada ou de outra natureza o nctar, que exala odor, com funo de atrair os animais polinizadores, situados dentro da flor, com posio e forma variada. GLNDULA TRANSLCIDA: uma glndula transparente, visvel a olho nu, quando colocada a pea contra a luz. GLOMERULO: espcie de inflorescncia globulosa, com flores mais ou menos condensadas, uma variedade de captulo. Ex.: mimosa. Fig. 82. GOMO FOLICEO: diz-se do gomo que s produz folhas. GLUMA: denominao dada a certas brcteas da inflorescncia das GRAMINEAE. Costumam ser pequenas, naviculares, verdes, macias enquanto novas, tornando-se amareladas e paleceas com o amadurecimento dos frutos. GLOQUDIO: plo unicelular (tricoma) provido de pequenos espinhos apicais, revirados

para base (em forma de gancho), e, por isso penetra facilmente, mas, removido com dificuldade. HAPLOCLAMDEA: vide monoclamidea. HELICIDE: inflorescncia deftnida, cujas flores nascem em ramos alternados, lembrando o movimento de uma hlice. Fig. 83. HEMICICLICA: quando os elementos da flor esto dispostos parte em ciclos e parte em espiral. HEMIPARASITA: diz-se de qualquer vegetal parcialmente parasita, isto , apesar de possuir clorofila, retira de outro, apenas a seiva bruta que depois transformada em seiva elaborada. HERMAFRODITA: vide andrgina. HETEROCLAMIDEA: quando a flor apresenta clice e corola distintos. HETEROSPORADA: quando a planta apresenta esporos diferentes. HIPOCRATERIFORME: em forma de tubo longo e estreito, que termina no pice por um limbo que se expande abruptamente. Fig. 85. HIPGENO: diz-se da flor em que todos os componentes esto ingeridos no receptculo, em nvel inferior ao ovrio. HOMOCLAMDEA: quando a flor apresenta spalas e ptalas muito semelhantes, chegando a se confundir clice e corola. IMBRICAO: disposio das peas de uma planta, que se recobrem parcialmente como as telhas de um telhado. INDGENA: vide nativo. NFERO-OVARlADO: vide ovrio nfero. INFLORESCNCIA: ramo vegetativo muito modificado, que comporta um grupo de flores, de disposio variada. INFLORESCNCIA AXILAR: quando nasce em uma axila, isto , forma um ngulo no encontro dos dois rgos ou parte da planta. INFLORESCNCIA CIMOSA: vide inflorescncia simpodial. INFLORESCNCIA CONGESTA: quando a inflorescncia apresenta as flores muito prximas uma das outras, sem ter o aspecto de uma inflorescncia tpica, com escama ou palhas que se confundem com as flores. INFLORESCNCIA DEFINIDA: vide inflorescncia simpodial. INFLORESCNCIA MONOPODIAL (racemosa): quando o eixo principal cresce mais que os laterais, e estes do origem a flores. Teoricamente tem crescimento ilimitado, pois, as flores das extremidades so as ltimas a se desabrocharem. Sinnimo: inflorescncia indefinida. INFLORESCNCIA RACEMOSA: vide inflorescncia monopodial. INFLORESCNCIA SIMPODIAL (cimosa): quando os ramos laterais crescem mais que o eixo inicial ou central, terminando todos com uma flor. Sinnimo: inflorescncia definida. INFLORESCNCIA TERMINAL: quando se acha no pice do ramo. INFUNDIBULIFORME:em formado funil. INTRORSO: quando a antera na maturidade, se abre para o interior da flor.

INVAGINANTE: quando a folha apresenta limbo e bainha e no tem pecolo. ISOSPORADO: planta que apresenta um s tipo de esporo. ISOSTMONE: vide androceu isostmone. LABIADO: com formado lbio, quando hS spalas ou ptalas, onde as duas so superiores soldadas, opostas s Outras trs, tambm unidas e dando o aspecto de lbio. Fig. 86. LACINIO: a parte superior livre da corola gamoptala. Fig. 45.~ LEGUME: fruto seco, deiscente, formado por um nico camelo e abrindo-se por duas fendas, uma na ventral e a outra na sutura dorsal. Fig. 87 LIGULA: pequeno apndice membranoso, em forma de uma lngua que se encontra na juno da bainha com a lmina da folha. Fig. 88. LOBO: poro arredondada de um rgo. LBULO: 1) diviso profunda e geralmente arredondada dos rgos foliceos ou florais; 2) pequeno lobo; 3) subdiviso de um lobo. LCULO: dada cavidade do ovrio de uma flor, observa-se dando um corte transversal no ovrio. Fig. 89. LOJA: vide toca. LOMENTO: fruto seco, indeiscente, que apresenta septos transversais bem marcados, por onde so divididos na maturidade. Fig. 90. MACRS PORO: vide mega. MEGSPORO: esporo grande, esporo feminino. MESOCARPO: a parte mediana do fruto que corresponde ao mesfilo do ovrio, pode ser carnoso e rico em substncias de reservas ou rgido. Fig. 76. METACLAMDEA: quando a corola apresenta as ptalas unidas entre si. MICRSPORO: esporo pequeno, esporo masculino. MICROSPORFILO: esporofilo masculino, portador de microsporngios. MONOCLAMDEA: quando apresenta um nico verticilo protetor, este geralmente chamado de clice. MONOCSIO: quando o eixo principal apresenta somente uma ramificao, isto , h formao de dois pedicelos e todos os trs se terminam por uma flor. MONICA: quando apresentam flores unissexuadas masculinas e femininas no mesmo individuo. MONOPERIANTADA: vide monoclamdea. MULTIFIDO: com muitas divises ou fendido em muitas partes. MURJCADO: quando apresenta a superfcie externa munida de espinhos curtos e speros e de pontas agudas. NATIVA: originria do distrito ou da rea em que vive. NECTRIO: rgo semelhante a glndula nectarfera, que pode ser encontrado dentro ou fora da flor. NERVAO: o conjunto das nervuras da folha. NERVAO CURVINRVIA: diz-se da folha cujas nervuras principais so curvas acompanhando os bordos do limbo, ficando a nervura central mais desenvolvida. Fig. 91.

NERVAO DJGITINRVIA: vide nervao palmlnrvia. NERVAO PARALELINRVIA: diz-se das folhas cujas nervuras principais so paralelas entre si, ficando a nervura central mais desenvolvida ou no. Fig. 92. NERVAO PENINRVIA: diz-se da folha cuja nervura principal se ramifica em nervuras secundrias, dispostas como as barbas de uma pena. Fig. 93h NERVAO PALMNRVIA: diz-se da folha cujas nervuras principais so dispostas como a palma da mo. Fig. 94 NUA: vide aclamdea. CREA: formao com aspecto de bainha, que envolve o caule em certas plantas, resultantes do crescimento de estpulas axilares em ambos os bordos. Caracterstica da famlia POLYGONACEAE. Fig. 96. OLIGOSTMONE: vide androceu oligostmone. OVRIO: regio inferior, dilatada do pistilo onde so formados os vulos. Fig. 79. OVRIO COM DISCO: vide disco. OVRIO DIALICARPELAR: diz-se do gineceu que formado por vrios carpelos livres entre si. Fig. 97. OVRIO GAMOCARPELAR: diz-se do ovrio formado por vrios carpelos unidos entre si, formando um ou vrios lculos ou cavidades. Fig. 98. OVRIO NFERO: diz-se do ovrio que se acha inserido dentro do receptculo floral e que no se pode destacar facilmente. Fig. 99. OVRIO LIVRE: vide ovrio spero. OVARIO MUCRONADO: diz-se do ovrio provido de apndice pontiagudo, que se termina em ponta curta e abrupta. OVRIO SPERO: diz-se do ovrio que se encontra geralmente no centro da flor, sem ser aderente ao receptculo e que se pode destacar inteiro, facilmente, pois inteiramente livre. Fig. 100. PANICULA: inflorescncia indefinida, tipo cacho, cujos pedicelos se dividem para formarem pequenos cachos, e, em seu todo, tem um aspecto de cone. E uma variao de cacho composto. Fig. 101. PAPILHO: vide papus. PAPUS: designao que se d ao clice modificado .e persistente, encontrado em flor de ovrio nfero. Esta modificao pode ser em pluma, cerda, escama, plos, etc. Ex.: COMPOSITAE. Fig. 102. PECOLO COM INTUMESCNCIA: com pulvino ou ponto de insero na base da folha ou do caule. Fig. 103. PEDICELO: haste de uma flor individual, se fizer parte de uma inflorescncia. PEDNCULO: haste de uma inflorescncia ou de uma flor solitria. PENTAMERA: quando formada por cinco elementos. PERIANTO: o conjunto de clice e corola. PERICARPO: o fruto em si, formado pelo desenvolvimento do ovrio depois da fecundao do vulo, e, envolve a semente. Consta de trs partes: epicarpo, mesocarpo e

endocarpo. Fig. 76. PERIGNIO: quando a flor apresenta o clice e corola homoclamdeo, isto , sem diferenciao e as peas so denominadas de tpalas. Alguns autores consideram o termo como sinnimo de perianto. PERSONADO(A): diz-se do rgo que lembra freqentemente uma mscara. Fig. 104. PTALA CUCULADA: que tem a forma de capacete ou capuz. PTALA DE PICE ESPATULADO: quando tem a forma de esptula ou colher. PTALAS VALVARES: vide preflorao valvar. PILOSO: revestido de plos. PINA: diviso primria das frondes das Filicneas. PISTILO: rgo feminino da flor, constitudo quando completo de ovrio, estilete e estigma. Sinnimo: camelo. Fig. 79. PIXDIO: fruto seco, deiscente, tipo de cpsula especial, cujos carpelos se abrem por uma tampa nica e comum. Constituindo-se de duas partes: a urna onde esto inseridas as sementes 00 perculo que a tampa. Fig. 105.. PLACENTA: tecido do ovrio sobre o qual se verifica o desenvolvimento de um ou mais vulos. PLACENTAO: a maneira como se dispe a(s) placenta(s) e, portanto o(s) vulo(s), e, mais tarde a semente no fruto ou modo como os vulos se inserem na placenta. PLACENTAO AXIAL: quando o vulo est inserido nos bordos das folhas carpelares. Fig. 106. PLACENTAO CENTRAL: quando o vulo est inserido no centro do ovrio. Fig. 107. PLACENTAO PARIETAL: quando o vulo est inserido na parede do ovrio. Fig. 108. PLANTA BULBOSA: que apresenta bulbo. PLANTA CARNOSA: planta espessa e suculenta. PLANTA HERBCEA: diz-se da planta que temo caule tenro, de porte e c de uma erva. PLANTA LATESCENTE: diz-se da planta que produz suco leitoso (ltex). PLANTA LENHOSA: diz-se da planta que tem a natureza, aspecto e consistncia de madeira ou lenho. PLANTA PALUDOSA: que vive no pntano (lama). PLANTA RIZOMATICA: que apresenta rizoma. PLANTA SARMENTOSA: planta trepadeira, volvel, de caule lenhoso, que lana razes pelos ns. Ex.: hera (grampos). PLMULA: pice do eixo do embrio ou da plntula dos vegetais com sementes, que origina as primeiras folhas propriamente ditas; gmula. PLEN PULVERULENTO: quando o gro de plen est isolado, como se fosse p. POLNEA: modificao que apresenta a antera, e o plen se apresenta reunido formando uma espcie de massa. Caracterstico das famlias ORCHIDACEAE e ASCLEPIADACEAE. Fig. 109. POLISTMONE: vide androceu polistmone.

PORTE ARBREO: parece uma rvore, mas no tem a copa da mesma, pois se termina em tufos. PULVINO: base foliar espessada a modo de almofada, com tecido parenquimtico, que por variaes de turgescncia das clulas das faces opostas, pode provocar movimentos das folhas. Em folhas de Leguminosas, h alm do pulvino na base dos peciolos, puvinulos na base dos pecilulos; em certos casos, estas formaes so sensveis ao tato e a outros agentes. PREFLORAAO: modo pelo qual se dispem os elementos do perianto no boto floral. PREFLORAO CARENAL: o inverso da vexilar, pois as caronas cobrem as asas ou alas e estas o estandarte. uma variao da preflorao codoar de disposio ascendente. Fig. 110. PREFLORAO COCLEAR: quando h uma ptala cobrindo duas, outras duas que so interno-externo que cobre a quarta (fig. 111) ou a quarta e quinta e, neste ltimo caso, a quinta completamente interna. Fig. 112.. PREFLORAO CONTORCIDA: o tipo de preflorao em que cada ptala cobre parte da ptala seguinte, e, coberta em parte, pela anterior. Fig. 113. PREFLORAO CONTORTA: vide preflorao contorcida. PREFLORAO IMBRICADA: quando h uma pea completamente externa, isto , com os dois bordos recobrindo, depois uma completamente interna ou seja com dois bordos cobertos e as demais interno-externa, isto , tendo um bordo cobrindo e outro coberto. Fig. 114. PREFLORAAO ESPIRALADA: vide preflorao quincuncial. PREFLORAO QUINCUNCIAL: quando h 5 peas com a seguinte disposio: duas primeiras inteiramente externas e as duas ltimas inteiramente internas, a pea mediana coberta pela segunda e cobre a quarta. , tambm, chamada de espiralada. Fig. 115, PREFLORAO VALVAR: quando as ptalas se tocam pelos bordos em formado concha. Fig. 116. PREFLORAO VEXILAR: quando apresenta uma ptala maior externa, denominada estandarte que cobre outras duas medianas, as asas ou alas que por sua vez cobrem as duas menores que podem estar livres ou soldadas, denominadas de carona. uma variao da preflorao coclear, de disposio descendente. Fig. 117. PREFOLIAO: disposio da folha quando muito jovem, isto , quando comea a se desenvolver. Apresenta vrias modalidades. PREFOLIAO CIRCINADA: diz-se quando a folha recurvada de cima para baixo, em formado bculo. Fig. 118. PREFOLIAO CONDUPLICADA: tipo de prefoliao em que a folha na gema, est dobrada ao meio longitudinalmente. Fig. 119. PREFOLIAO CONVOLUTA: tipo de prefoliao em que a folha na gema, est enrolada longitudinalmente. Fig. 120. PREFOLIAO INVOLUTA: tipo de prefoliao em que a folha na gema, apresenta as margens enroladas para dentro. Fig. 121. PREFOLIAO PLICADA: tipo de prefoliao em que a folha, na gema, est pregueada ou plissada, como um leque. Fig. 122. PREFOLIAO REVOLUTA: tipo de prefoliao em que a folha na gema, apresenta as margens enroladas para fora. Fig. 123.

RACEMO: vide cacho RAQUE: a denominao dada nervura central da folha composta, compreendendo a poro entre o pice do pecolo e a base do fololo superior. tambm, usado para designar o eixo principal de uma inflorescncia. Fig. 124. RAQUE FOLIAR ALADO: com expanso em forma de asa ou ala. RAQUIS: vide raque. RECEPTCULO: parte apical do pednculo de uma flor ou inflorescncia, que ao formar o receptculo se alarga; nele se inserem algumas ou todas as partes da flor. Fig. 46. RIZOMA: caule freqentemente subterrneo, horizontal, rico em substncias de reservas, distingue-se da raiz pela presena de ns, gemas e escamas. Fig. 125. SALPINGOMORFO: em forma de uma trombeta, levemente torcida e dilatada na abertura. Fig. 126. SMARA: fruto seco, indeiscente, que apresenta uma ou vrias expanses denominadas de ala ou asa. Recebe o nome conforme o nmero de asas. Para alguns autores uma variedade de aqunio. Fig. 127. SEMENTE: o vulo depois de fecundado e com o embrio j formado. Fig. 76. SICNIO: inflorescncia ou pseudo-fruto em forma de urna, em cuja cavidade se encontram as flores ou frutos, tpica da famlia MORACEAE. Fig. 128. SLIQUA: fruto seco, deiscente, formado por dois carpelos separados por um septo, e, que se abre por quatro suturas, duas ventrais e duas dorsais. Difere da vagem pelo nmero de carpelos e aberturas. Fig. 129. SPERO-OVARIADO: vide ovrio spero. TECA: 1) parte da antera, geralmente em nmero de duas, situada de cada lado do conectivo, tambm chamada de loja (Fig. 2); 2) esporngio de Filicineas que apresenta as paredes com vrias camadas de clulas. TPALA: pea do perianto ou perignio cujas peas do clice e da corola so semelhantes e s se pode distinguir pela posio relativa. TETRMERA: quando formada por quatro elementos. TRICOCA ou TRICOCO: fruto formado de trs carpelos, deiscente, com uma semente por lculo e muito semelhante a trs cocos reunidos. Fruto caracterstico da famlia das Euphorbiaceas. Fiq. 130. TRSTICA: que disposto em trs sries ou fileiras, tanto longitudinal como vertical. TUBULOSA: em forma de tubo, cujos segmentos ficam unidos em toda ou quase toda extenso. Fig. 131. UMBELA: inflorescncia de cujo eixo central partem os pedicelos todos do mesmo tamanho, lembrando um guarda-chuva. Pode ser simples ou composta. Fig. 132 UNHA: parte afilada de certas ptalas, que se prende ao receptculo. tambm, chamada de ungucula. Fig. 133. UTRCULO: pequena vescula com a qual as Utriculariaceas, plantas carnivoras aquticas, pescam pequenos animais. Fig. 134. URCEOLADO: em forma de tubo longo e bojudo. Fig. 135. VAGEM: vide legume.

VERSTIL: quando a antera fixada ao filete apenas por um ponto, que lhe d bastante mobilidade. VERTICILO: disposio das peas florais formando um circulo. VILOSO: coberto de plos; peludo, cerdoso. XILOPDIO: espessamento lenhoso perene vegetal, principalmente subterrneo, derivado de partes da raiz ativa durante a fase hibernal, pode conferir vantagens de armazenamento de gua ou nutrientes em pocas de escassez, seca ou queima da vegetao (Fig. 137).

You might also like