You are on page 1of 3

O que cncer de mama?

O cncer de mama caracterizado pela mudana nas clulas mamarias, at formar aglomerados malignos chamados ndulos ou caroos. Sete em cada oito tumores so benignos, e por tanto no so cncer. Segundo o INCA, o cncer de mama o que mais causa mortes no Brasil (a cada 36 minutos, uma mulher morre no Brasil vtima de cncer de mama). O cncer de mama pode aparecer tanto em mulheres quanto em homens, porm, para cada 100 casos de cncer de mama feminino, ocorre um masculino. Quando diagnosticado em seu estgio inicial, sua possibilidade de cura de 90%. Se diagnosticado cedo, o tratamento geralmente mente fcil, sem implicar na retirada total das mamas. Mas se isto for necessrio, a reconstruo plstica das mamas fornece excelentes resultados.

menstruao precoce, menopausa aps os 50 anos, primeira gestao aps os 30 anos, nuliparidade (no ter tido filhos) e alimentao rica em gordura animal.

secrees . Use o mesmo movimento circular para examinar as axilas. Na frente do espelho Com os braos levantados, procure cuidadosamente por alteraes de tamanho, forma e contorno em cada seio, observando a existncia de rugosidade, entradas ou mudanas na textura da pele. No banho Levante um brao. Com os dedos esticados, toque cada parte do seio suavemente, procurando sentir caroos ou ndulos. Use sempre a mo do lado contrario ao seio.

Previna-se
Existem diversas formas de se prevenir contra o cncer de mama:

Exames Clnicos das mamas Deve


ser realizado pelo menos uma vez por ano pelo ginecologista. capaz de detectar ndulos de at 1cm.

Mamografia Deve
ser realizada a partir dos quarenta anos pelo menos uma vez ao ano. Este exame capaz de identificar nodos na fase inicial. Os estudos sobre a mamografia mostram uma reduo de 30% da mortalidade de mulheres acima de 50 anos pelo cncer de mama

Auto-Exame das mamas

Fatores de risco
Ainda no se compreende totalmente as causas do cncer de mama, porm, sabese que algumas mulheres tm mais chances adquirir a doena. Os principais fatores de risco para o cncer de mama so: herana gentica, primeira

Deve ser realizado uma vez por ms na semana que segue a mesntruao do seguinte modo: Em p Pressione levemente o mamilo entre o polegar e o indicador para verificar a ocorrncia de

Deitada Coloque a mo direita atrs da cabea. Com a mo e os dedos indicador e mdio esticados, pressione suavemente a mama com movimentos circulares que vo desde a periferia ate o mamilo. ATENO: Encontrando alteraes de qualquer natureza, procure imediatamente um mdico. Quanto mais cedo o CNCER DE MAMA for detectado, maiores as chances de se alcanar a cura.

Nem eles escapam


Voc sabia que o tumor de mama tambm pode aparecer em homens? Embora a incidncia seja bem menor (0,1% dos casos de cncer) ela aumenta a cada ano. Geralmente este tipo de cncer acomete homens de idade mais avanada, de 50 a 60 anos.

Imunoterapia a utilizao de medicamentos que alteram a resposta do sistema imunolgica do organismo.

Universidade de So Paulo Obstetricia 3 semestre Alexsandra S de Jesus 6771436 Aline Paschoal 6771311 Jeane C do Vale 6771694 Jeniffer F dos Santos 6771395 Jessica S do Nascimento 6771565 Marcela Dal Bo P Cato 6771669 Raphael de Almeida Cruz 6771631

Tratamentos
Cirurgia o tratamento clssico para o cncer de mama. Existem vrios tipos de cirurgias que variam de acordo com o grau de comprometimento da mama. Leva-se muito em considerao os resultados estticos, afinal, este um fator decisivo na recuperao fsica e psicolgica das pacientes. Quimioterapia Este tratamento utiliza medicamentos quimioterapicos que atuam inibindo a multiplicao celular e, portanto o crescimento tumoral. Radioterapia Mtodo capaz de destruir as clulas tumorais a partir da radiao. Hormonioterapia a utilizao de hormnios que inpedem o crescimento das clulas tumorais.

You might also like