You are on page 1of 3

AS BEM AVENTURANAS TERMOS E SIGNIFICADOS (Mateus 5.

1-12)
INTRODUO Quando Jesus subiu aquele monte, aos arredores do mar da Galilia, estava determinado a mostrar ao mundo o que significa realmente ser feliz. I. BEM-AVENTURANAS TERMOS TEOLGICOS? So diversas afirmaes de Jesus que comeam com a expresso bemaventurados os..., a respeito de certas pessoas os cidados do Reino de Deus. As bem-aventuranas falam do carter, conduta e comportamento daqueles que nasceram de novo. A primeira palavra do sermo, bem-aventurados, que seria repetida mais sete vezes neste trecho, chamaria a ateno dos ouvintes. O termos bem-aventurana, uma palavra especial no grego (makarioi), que descreve aquela alegria ou felicidade de quem tem o seu segredo dentro de si e completamente independente das coisas externas da vida. Vejamos alguns exemplos: "Ainda que a figueira no floresa, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos no produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais no haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvao. O SENHOR Deus a minha fortaleza, e faz os meus ps como os da cora, e me faz andar altaneiramente. A o mestre de canto. Para instrumentos de cordas" (Habacuque 3.17-19). "Digo isto, no por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situao. Tanto sei estar humilhado como tambm ser honrado; de tudo e em todas as circunstncias, j tenho experincia, tanto de fartura como de fome; assim de abundncia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4.11-13) "Assim tambm agora vs tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso corao se alegrar, e a vossa alegria ningum poder tirar" (Joo 16.22) O texto comea assim: Vendo Jesus as multides, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discpulos; e ele passou a ensin-los, dizendo:, Mt 5.1-2. Note que Jesus est ensinando aos seus discpulos, e no ao mundo. O Senhor Jesus comeou seu ensino dirigindo as palavras a seus discpulos. As bemaventuranas refletem as qualidades da vida crist normal (no anormal), e devem ser vistas na vida de cada crente sem exceo, II Co 5.17. II. BEM-AVENTURANA SEU SIGNIFICADO 1. algo que somente Deus pode dar. Ns no temos os recursos para produzir a condio espiritual que seria aceitvel por Deus.

Diz o insensato no seu corao: No h Deus. Corrompem-se e praticam abominao; j no h quem faa o bem. Do cu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se h quem entenda, se h quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; no h quem faa o bem, no h nem um sequer (Salmos 14.1-3). 2. No depende das circunstncias. O apstolo Paulo afirma em duas cartas: "Digo isto, no por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situao. Tanto sei estar humilhado como tambm ser honrado; de tudo e em todas as circunstncias, j tenho experincia, tanto de fartura como de fome; assim de abundncia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4.11-13) Mui grande a minha franqueza para convosco, e muito me glorio por vossa causa; sinto-me grandemente confortado e transbordante de jbilo em toda a nossa tribulao. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injrias, nas necessidades, nas perseguies, nas angstias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, ento, que sou forte (II Corntios 7.4 e 12.10). 3. relacionada com a obedincia Palavra de Deus. Vejamos uma situao vivida por Jesus, Lc 11.27-28. Se quisermos ser um povo bem-aventurado (feliz), necessitamos obedecer totalmente a Palavra de Deus, Sl 1.1-2. III. BEM-AVENTURANA E A FELICIDADE VAZIA Para muitos, a felicidade consiste em possuir muitos bens, uma grande conta bancria, ou como diz a modinha popular muito dinheiro no bolso, sade pra dar e vender. Tudo isso bom, mas no a causa de felicidade de ningum. O rei Salomo era: Um administrador brilhante, um compositor com mais de mil cnticos, um sbio com mais de trs mil provrbios, possua 1400 carros e 12 mil cavalos, seu rendimento anual incluiu 666 talentos (isso equivale hoje, 119 milhes e 188 mil reais), sua paixo sexual foi satisfeita por 700 mulheres e 300 concubinas. Mas no fim de sua vida, veja a sua concluso: Tudo quanto desejaram os meus olhos no lhes neguei, nem privei o corao de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas. Considerei todas as obras que fizeram as minhas mos, como tambm o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrs do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol Eclesiastes 2.10-11. Isso comprova que o ter no traz felicidade. O seu humano infeliz por natureza. Freud escreveu: ns seres humanos somos infelizes. A felicidade no algo natural no homem, uma vez que o seu conflito e sua angustia com a civilizao so eterno.[1]

O ser humano no tem felicidade, ele vive momentos felizes. Mas o crente tem uma alegria e felicidade que no depende das circunstncias l fora, mas do seu estado espiritual, visto aos olhos de Deus ele no depende do ter, e sim, do ser. PARA CONCLUIR: Atravs das bem-aventuranas, o Senhor Jesus mostra que seu desejo que o crente tenha um carter diferente e demonstre uma conduta diferente, porque de ser como sal, impedindo a deteriorao, e como luz, brilhando nas trevas. Jesus mostra que o crente tem de ser diferente no somente do mundo, mas do sistema religioso (ilustrado pelos fariseus do tempo de Jesus). Assim o crente tem de ser diferente, tanto do crente nominal, como do mundo secular. Jonh Stott escreveu Creio que Jesus desejava que o seu Sermo do Monte fosse obedecido. De fato, se a Igreja tivesse aceitado realisticamente os seus padres e valores, como aqui demonstrados, e tivesse vivido segundo eles, ela teria sido a sociedade alternativa que sempre tencionou ser, e poderia oferecer ao mundo uma autntica contra cultura crist.[2] [1] FREUD, O Futuro de uma iluso, p. 68. [2] STOTT, A Mensagem do Sermo do Monte, p. 11.

You might also like