You are on page 1of 11

SRIE ANTROPOLOGIA

149 JUSTIA, SOLIDARIEDADE E RECIPROCIDADE: HABERMAS E A ANTROPOLOGIA Lus R. Cardoso de Oliveira

Braslia 1993

Justia, Solidariedade e Reciprocidade: Habermas e a Antropologia1

Lus R. Cardoso de Oliveira Departamento de Antropologia, UnB Nos ltimos vinte e poucos anos, i.e, aps a publicao de Conhecimento e Interesse (1968/1972), Habermas abandona seu debate com a filosofia da cincia e dirige seus esforos de fundamentao de uma cincia social no positivista para a elaborao de uma teoria social, cuja formulao concluida com a publicao de sua Teoria da Ao Comunicativa (1981/1984 e 1981/1987) no incio dos anos oitenta. Neste processo, a dimenso normativa da interpretao sociolgica, bem como sua relao com problemas de legitimao, vai ficando cada vez mais clara, dando lugar a uma preocupao com questes de moralidade (1983/1989) e a um interesse no Direito (1992) como esfera de investigao privilegiada para a compreenso de alguns dos problemas centrais que afligem a sociedade moderna. A meu ver, ao resgatar a importncia da superestrutura e/ou do mundo da vida como objeto de investigao, o percurso trilhado por Habermas amplia cada vez mais o potencial de repercuo de sua obra na antropologia. No apenas devido ao foco nas representaes mas, sobretudo, pelo desenvolvimento de uma preocupao com a dimenso do "vivido". Neste sentido, a relativizao da separao Kantiana entre as esferas normativa e valorativa no equacionamento de questes de ordem moral, atravs da articulao dos princpios de justia e solidariedade nas proposies mais recentes da tica Discursiva, permite uma aproximao interessante com a noo Maussiana de "reciprocidade", cuja fecundidade procurar-se- explorar na presente comunicao. No que se segue, farei inicialmente (1) uma breve exposio sobre o lugar das estruturas normativas e do mundo da vida na teoria social de Habermas, para depois (2) discutir o equacionamento das noes de justia e solidariedade na tica Discursiva. Finalmente, (3) concluo o trabalho propondo uma melhor articulao entre as dimenses normativa e valorativa da eticidade luz da noo de reciprocidade. 1. A Importncia da Dimenso Normativa e a Autonomia do Mundo da Vida Alm da preocupao com a dimenso normativa de uma cincia social que se quer crtica, as propostas de Habermas enfatizam a relevncia da esfera normativa como objeto privilegiado da investigao sociolgica, na medida em que esta seria constitutiva mesmo do mundo social enquanto tal. Pois, no seria concebvel uma vida em grupo ou em
Trabalho apresentado na Mesa-Redonda "Racionalidade, Temporalidade e Subjetividade: Habermas e as Cincias Sociais", no VI Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em julho do corrente, durante a realizao da 45 Reunio Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Cincia, em Recife.
1

3 sociedade que no fosse normatizada. Aps indicar a existncia de uma lgica prpria de desenvolvimento para as estruturas normativas (Habermas 1979), o autor aponta para o caracter dinmico das estruturas do mundo da vida em geral e chama ateno para suas implicaes no que concerne a compreenso dos processos sociais (Habermas 1981/1987). Isto , Habermas procura, num s tempo, relativizar o poder de determinao da chamada infraestrutura e renovar o seu poder de explicao ao substitu-la pela noo mais ampla e mais complexa de sistema em seu debate com o funcionalismo sistmico de Parsons e Luhmann (Idem).2 Apesar do desenvolvimento das estruturas normativas ser freqentemente motivado por problemas decorrentes do desenvolvimento das foras produtivas, aquelas se desenvolvem de forma autonoma, a partir de uma lgica interna. Neste sentido, enquanto o desenvolvimento do sistema estaria marcado por processos de diferenciao e de complexificao social que provocam o surgimento de mecanismos de integrao ou de articulao (sistmica) de-simbolizados (os "steering media"), o desenvolvimento das estruturas do mundo da vida seria caracterizado por processos de racionalizao onde seus componentes estruturais, conceptualizados atravs das noes de cultura, sociedade e personalidade, apresentariam contornos cada vez mais definidos e atingiriam nveis de autonomia cada vez mais altos, i.e, uns em relao aos outros. Da mesma forma, embora o processo de descolamento entre sistema e mundo da vida tenha viabilizado a autonomizao do primeiro, este no pode deixar de se manter ancorado nas instituies do mundo da vida (Habermas 1981/1987:154) que continuam sendo responsveis pela determinao do padro estrutural que d identidade e sentido integrao do sistema social como um todo.3 Chamo a ateno aqui para o fato de que esta necessidade de ancoramento dos mecanismos sistmicos no mundo da vida no prejudica a tese de Habermas quanto a colonizao do mundo da vida pelo sistema (Idem:318-73), atravs da expanso dos domnios de ao formalmente organizados no mbito das esferas de ao tradicionalmente organizadas por meio de processos de comunicao orientados para o entendimento mtuo. Isto , esferas de ao cujo contedo simblico no s compartilhado pelos atores, mas cuja atualizao demanda um mnimo de explicitao e/ou renovao do contedo em pauta para que o sentido mesmo das interaes envolvidas no seja desvirtuado ou reificado.
O sistema incluiria os domnios das organizaes economica e poltico-administrativa, respectivamente atravs do mercado e da burocracia, que se oporiam as esferas socio-culturais contidas no mbito do mundo da vida. Enquanto os primeiros se caracterizariam por serem movidos por medias direcionadoras ("steering media") e "deslinguistificadas", --como o dinheiro no caso do mercado e o poder no contexto da burocracia--, as esferas do mundo da vida se constituem e se reproduzem atravs de processos de comunicao simblica. Da mesma forma, enquanto o universo do sistema est marcado pelo desenvolvimento de processos objetivos, externos conscincia dos atores, o mundo da vida est calcado em significados e/ou representaes compartilhadas intersubjetivamente. O Direito Civil tem desempenhado um papel particularmente importante neste processo de ancoramento dos mecanismos sistmicos (e.g., mercado) no mundo da vida, e interessante notar que Habermas utiliza a noo de juridificao (1981/1987:356-73) para caracterizar o processo. Neste contexto, o fato de englobar uma dimenso simblico-institucional, ao lado de caractersticas essencialmente sistmicas (Luhmann 1982:122-38), faz do Direito um mediador privilegiado entre sistema e mundo da vida.
3 2

4 De qualquer forma, devo salientar que a necessidade, indicada por Habermas, de se articular o estudo do mundo da vida com a investigao do sistema, atravs da conjugao das perspectivas do participante e do observador, no significa a defesa de uma orientao ecltica onde as duas estratgias teriam potencialmente o mesmo peso e implicaes. Pois, apesar do sistema atuar na organizao de processos objetivos e de-simbolizados cuja apreenso demanda o distanciamento de um observador, o seu significado e as suas implicaes no podem ser devidamente avaliados sem que os respectivos processos sejam contextualizados nas instituies do mundo da vida que lhe do ancoramento. Ou seja, como a identificao do sistema e de seus mecanismos de integrao tem que supor, necessariamente, a existncia de um mundo da vida, ao qual est conceitualmente (e/ou genticamete) relacionado, o mundo da vida se constitui, simultneamente, no ponto de partida e de chegada do pesquisador. Assim, se a ateno ao sistema fundamental para se evitar as "idealizaes" insustentveis de um interpretativismo radical ou ingnuo, e incapaz de distanciamento, a articulao dos mecanisnos sistmicos observados com as representaes dos atores a condio de inteligibilidade dos resultados da pesquisa. interessante notar neste contexto, que, dada a comunho entre os processos de integrao social e sistmica nas sociedades tribais, pelo menos no que concerne situao daquelas que ainda se mantm relativamente independentes do chamado "sistema mundial", os antroplogos no tm a mesma necessidade de se dedicar ao desvendamento de mecanismos sistmicos ao estud-las. Entretanto, aqui tambm a perspectiva do observador no deixa de ser importante e se manifesta atravs da comparao (ver Dumont 1980 e Geertz 1983 inter alia), ainda que implcita, com as prticas sociais vigentes em sua prpria sociedade. A diferena que neste caso a observao tem como eixo a comparao entre mundos da vida, cujo carter eminentemente simblico demanda uma nfase especial na perspectiva do participante. Tal situao sugere que o olhar de fora (Lvi-Strauss 1962) do antroplogo mediado pelas intuies scio-culturais do pesquisador, enquanto ator, fazendo com que sua apreenso do ponto de vista nativo e sua interpretao do contexto etnogrfico estejam fortemente marcadas pelo que talvez pudssemos chamar de imperativo dialgico da antropologia.4 Tendo sido resgatada a importncia sociolgica do mundo da vida em geral, gostaria de dizer uma ou duas palavras sobre a preeminncia da esfera normativa no programa Habermasiano antes de passar para a prxima seo. Em primeiro lugar, se as pretenses de validade acionadas na argumentao em geral, e no discurso cientfico em particular, so caractersicas centrais da ao ou da racionalidade comunicativa vigente no mundo da vida, a pretenso de validez normativa , de acordo com Habermas, uma das duas pretenses de validade que podem ser redimidas discursivamente.5 Alm disto, como
Quer dizer, em oposio ao esforo de identificao dos mecanismos sistmicos autonomizados, cuja lgica de funcionamento e suas implicaes significativas s podem ser apreendidas contraintuitivamente, atravs da objetificao das relaes e/ou processos sociais. Em 1990 organizei um simpsio durante a XVII Reunio Brasileira de Antropologia, entitulado "A Vocao Crtica da Antropologia", que tinha como tema este imperativo dialgico. Alm do meu trabalho, veja as contribuies de Velho, Soares, Carvalho e de Segato, todas publicadas em 1993 no Anurio Antropolgico 90.
5 4

Se deixarmos de lado a pretenso de validade de compreensibilidade, que no oferece maiores

5 ficar claro a seguir, a pretenso de validez normativa, ao lado da pretenso de validez assertrica ou veritativa, tem um potencial de universalizao mais amplo que as demais e permite um equacionamento mais profundo das relaes sociais. Uma das situaes paradigmticas que Habermas tem em mente nesta formulao a comparao da problematizao de expresses de contedo normativo (moral) ou cognitivo com as expresses de contedo avaliativo. Isto , embora as pretenses de validade embutidas nos trs tipos de expresses possam ser redimidas argumentativamente, enquanto as duas primeiras tm fortes pretenses universalistas, a pretenso de validade da ltima sempre circunscrita a um determinado grupo de atores que compartilham os mesmos valores culturais, e seria sempre menos conclusiva que as outras duas. por esta razo que Habermas classifica as duas primeiras formas de argumentao como discursos (prtico ou terico) enquanto a ltima teria o status de crtica (esttica, por exemplo)(1981/1984:2023). 2. Justia, Solidariedade e os Dilemas da tica Discursiva Como sugere a classificao de pretenses de validade que esboamos acima, o carter cognitivista da tica Discursiva demanda uma separao radical entre questes de ordem normativa e questes de ordem valorativa. Somadas s preocupaes deontolgicas, formalistas e universalistas, tambm presentes na tica Discursiva, estas caractersticas6 fazem com que sua arquitetura conceitual tenha como implicao a excluso de questes de ordem valorativa do campo de interesses da filosofia moral, ou do objeto de pesquisa de uma sociologia da moral. Limitando o seu foco de interesse esfera normativa, em sentido estrito, a tica Discursiva mantm sua ateno direcionada para a discusso do que direito, correto ou justo, e se situa na tradio das teorias do "dever moral", --mais na linha das teorias contratistas de Rousseau Rawls--, em oposio s teorias que privilegiam os aspectos valorativos da vida boa (ou do viver bem), na tradio que vem de Aristteles, passa por So toms, e chega aos "comunitaristas" na nossa contemporneidade (e.g., Taylor 1986). Por outro lado, e ao contrrio das noes fundadoras de "situao original" em Rawls (1971) e de "ideal role taking" em Mead (1970), que se referem situaes intencionalmente idealizadas e artificialmente construidas, a estratgia de fundamentao da tica Discursiva, assim como empreendida por Habermas, atravs de uma perspectiva reconstrutivista calcada em sua teoria da ao comunicativa, e balizada pela noo Apeliana de contradio performativa, mantm ligaes incontestveis com a anlise de
problemas para a fundamentao dos acordos gerados argumentativamente, Habermas identifica trs pretenses de validade sujeitas a questionamentos numa argumentao: (1) a pretenso de verdade, que tematiza o contedo proposicional dos atos de fala constativos; (2) a pretenso de correo normativa, que tematiza as relaes interpessoais esboadas nos atos de fala regulativos; e (3) a pretenso de sinceridade, que tematiza as intenes do falante expressas em atos de fala representativos. Como assinala Habermas, estas caractersticas so compartilhadas por toda teoria moral de inspirao Kantiana (1986:18).
6

6 experincias empricas ainda que, como j tive oportunidade de indicar, estas ligaes sejam trabalhadas num nvel excessivamente terico (L. Cardoso de Oliveira s.d.).7 Da mesma maneira, embora a nfase na anlise/interpretao das normas morais enquanto tais me parea limitada e pouco fecunda, a incorporao dos discursos prticos em geral dentro do universo de preocupaes da tica Discursiva abre possibilidades interessantes para a pesquisa emprica. Ainda que, aqui tambm, as noes utilizadas por Habermas me paream insuficientes para a articulao de um programa de pesquisas onde teoria e empiria estivessem melhor equacionados. Neste sentido, eu sugeri, em outro lugar, uma alternativa para viabilizar um equacionamento mais forte entre estas duas dimenses do problema, atravs de uma preocupao com questes de legitimidade e equidade, e de uma mudana de foco da avaliao da moralidade ou da legitimidade das normas para a anlise da equidade das decises/acordos judiciais (em sentido amplo) e/ou das interpretaes que lhes do sustentao (L. Cardoso de Oliveira 1989 e s.d.). A idia era de que, sem abrir mo da prioridade atribuida esfera normativa, que continuaria sendo contemplada atravs da nfase no equacionamento dos direitos das partes, procurar-se-ia trazer a problemtica para a experincia cotidiana dos atores. Como procurei mostrar ento, estas decises ou acordos, e suas respectivas interpretaes, tm uma pretenso de equidade de carter universalista, imediatamente conectvel com as motivaes e alegaes dos atores, fazendo com que as preocupaes cognitivistas e deontolgicas da tica Discursiva sejam resguardadas. Apesar de ser indubitavelmente mais modesta e menos abrangente que a proposta originalmente articulada por Habermas, tal alternativa parece permitir um vnculo mais direto e/ou uma mediao mais palpvel entre a teoria moral e as intuies morais dos atores, assim como estas se expressam em discursos empiricamente dados, i.e., historicamente datados, e/ou nas interaes cotidianamente vividas pelos "nativos" (Idem). Contudo, ao enfrentar a repercusso das crticas de Hegel noo Kantiana de moralidade nas proposies da tica Discursiva, atravs do conceito de "vida tica" ou eticidade (Sittlichkeit), Habermas prope uma relativisao da excluso de questes de ordem valorativa do universo da moralidade, e renova o potencial de dilogo com as abordagens neo-aristotlicas que privilegiam a discusso dos valores da vida boa. Assim, o autor indica novas possibilidades de conexo entre teoria e empiria, e traz a tona a importncia de uma dimenso do vivido, cuja irredutibilidade j devia ter sido reconhecida a mais tempo. A proposta de Habermas para a incorporao da dimenso valorativa no campo de preocupaes da tica-Discursiva se d atravs do reconhecimento do carter constitutivo do princpio de solidariedade, ao lado do princpio de justia, na definio dos problemas de ordem moral. Inspirado nas idias de Mead, Habermas chama a ateno para a importncia do engajamento do ser humano em processos de socializao como condio para a individuao, ou para que tenha incio e se desenvolva o processo de formao da pessoa/indivduo. atravs deste processo que a identidade constituida, e esta estaria marcada por fragilidades e inseguranas crnicas cuja suavizao seria uma tarefa precpua
No h espao,no contexto desta comunicao, para uma discusso detalhada da estratgia de fundamentao empreendida por Habermas. Para maiores esclarecimentos, veja os trabalhos de Habermas (1981/1984; 1986 e 1983/1989), Rouanet (1990), R. Cardoso de Oliveira (1990) e L. Cardoso de Oliveira (s.d.), inter alia.
7

7 da moralidade. A moralidade atuaria ento em dois planos: (1) na postulao do respeito igualdade de direitos entre todos os indivduos e/ou, na modernidade, no respeito liberdade subjetiva da individualidade inalienvel, vinculado ao princpio de justia; e, (2) na proteo da "rede de relaes intersubjetivas de reconhecimento mtuo atravs das quais os indivduos sobrevivem como membros de uma comunidade", onde compartilham o mesmo mundo da vida e os mesmos valores, e que est vinculado ao princpio de solidariedade (Habermas 1986:21). Na realidade, embora o reconhecimento da importncia do princpio de solidariedade indique uma ateno especial dimenso valorativa e uma preocupao genuina em viabilizar a elucidao de prticas sociais concretas, a limitao dos interesses da tica Discursiva aos "aspectos estruturais da vida boa/feliz que podem ser dissociados da totalidade concreta de uma forma de vida especfica" (Idem:24), faz com que estes esforos sejam ainda muito tmidos para dar conta do significado e das implicaes da dimenso valorativa no equacionamento de problemas de ordem moral. Isto parece ser verdade mesmo no caso de Alexy, um dos colaboradores de Habermas neste empreendimento, que inclui os "julgamentos de valor" ao lado dos "julgamentos de obrigao" como objeto privilegiado dos discursos prticos, mas que, ao propor um elenco de regras para controlar estes discursos, mantm sua discusso num nvel excessivamente formal (Alexy 1990:15190). Entretanto, tendo em vista que a anlise da relao entre atores ou grupos sociais luz de interesses, direitos e/ou deveres alternativos ainda parece ser uma formulao adequada para definir o universo por excelncia da moralidade ou dos discursos prticos, ser que a dimenso valorativa da moralidade merece mesmo uma ateno maior do que aquela sugerida por Habermas?8 Em que medida os valores teriam algo mais a dizer sobre o significado dos direitos no equacionamento das relaes sociais, assim como para uma melhor compreenso de eticidades concretas? Com o objetivo de enriquecer a discusso sobre estas questes, gostaria agora de introduzir a noo Maussiana de reciprocidade. 3. Moralidade e Reciprocidade: a Articulao de Direitos e Valores Numa Perspectiva Relacional O Ensaio Sobre a Ddiva, onde Mauss (1974) desenvolve a noo de reciprocidade, sem dvida nenhuma um dos principais clssicos da literatura antropolgica e pode-se dizer que faz parte do conhecimento comum, compartilhado por todos os profissionais da disciplina. Entretanto, embora seja explicitamente uma contribuio ao estudo da moral, do direito e das trocas econmicas, sempre teve uma
Em suas interpretaes e/ou discusses da tica Discursiva, Rouanet (1990) e R. Cardoso de Oliveira (1990) sugerem perspectivas interessantes para uma maior aproximao entre as dimenses normativa e valorativa da eticidade na articulao de questes de ordem moral. Ainda que meu equacionamento do problema seja um pouco diferente daquele proposto por estes autores, mantm uma identidade maior com a viso esboada por R. Cardoso de Oliveira, na medida em que esta tem como foco privilegiado o desvelamento de situaes empricas, onde a conjugao de normas e valores vista atravs da anlise da qualidade da interao/comunicao entre os atores ou grupos envolvidos.
8

8 repercusso muito maior na discusso das prticas econmicas do que nos debates sobre o significado das prticas jurdicas ou morais, ainda que frequentemente a articulao entre estas trs dimenses das prticas sociais seja apontada na literatura. Pois so exatamente as implicaes da noo de reciprocidade para a compreenso do direito e da moral que me interessam aqui. Neste sentido, o "insight" de Mauss quanto a dimenso relacional do direito, embutida na obrigao de dar, receber e retribuir, que caracteriza as "prestaes sociais totais" analisadas pelo autor (e.g., o Potlatch, o Kula), assim como a importncia atribuida aos valores no equacionamento dos direitos, me parece particularmente interessante. Isto , a noo de reciprocidade atravs da qual viabilizado o equacionameno da moral, englobaria, simultneamente, direitos e valores; ou seja, as dimenses normativa e valorativa da eticidade. Discorrendo sobre o direito Maori, atravs da noo de hau, que significa alma, Mauss assinala que o hau atribuido a coisa trocada (ou transacionada) e associado ao hau de seu proprietrio (ou doador) original indica que "presentear alguma coisa a algum presentear alguma coisa de si" (1974:56). A meu ver, isto significa que a obrigao de retribuir dai advinda implica no s no reconhecimento dos direitos e deveres estabelecidos entre as partes, mas tambm na afirmao de reconhecimento mtuo dos envolvidos enquanto pessoas merecedoras do tratamento especial/individualizado reciprocado ao longo dos diferentes momentos que marcam a transao. Da mesma forma, penso que esta considerao especial pessoa dos parceiros de troca implica na assuno de uma identidade "comunitria", onde as partes reconhecem o seu pertencimento a uma mesma comunidade de comunicao, enquanto interlocutores plenos, e renovam sua adeso determinados valores, intersubjetivamente compartilhados. Depois de discutir vrios exemplos etnogrficos e de assinalar a importncia da ddiva, enquanto modalidade de troca que marcaria a transio da prestao social total para o contrato (1974:129), Mauss sugere que algo desta identidade entre coisas e pessoas tematizada na noo de hau, e caracterstica da ddiva, tambm se faria presente nas noes de nexum e de wadium vigentes, respectivamete, no direito romano e no direito germnico antigo. Embora estas noes tenham desaparecido quando da consolidao das prticas contratuais modernas, Mauss identifica um retorno de idias e valores constitutivos da ddiva em parte da legislao francesa (e europia) de sua contemporneidade (e.g., previdncia social, lei de direitos autorais) e faz a interessante observao de que este processo deve ser entendido como um retorno ao direito (Mauss 1974:166). Logo em seguida Mauss faz o comentrio: "...A sociedade quer reencontrar a clula social. Ela investiga, ela cerca o indivduo de um curioso estado de esprito em que se mesclam o sentimento dos direitos que ele tem e outros sentimentos mais puros: caridade, "servio social", solidariedade. Os temas da ddiva, da liberdade e da obrigao na ddiva, o da liberalidade e do interesse que existem no dar voltam a ns,..." (Idem:167) Ao enfatizar a importncia do princpio de solidariedade, como um valor, neste retorno ao direito, acredito que Mauss esteja sugerindo a existencia de valores que incidem diretamente sobre o equacionamento dos direitos. Quer dizer, valores sem os quais os direitos incorreriam num dficit irresgatvel de sentido e perderiam muito de sua

9 inteligibilidade. Por um lado, a importncia dos valores remete a idia de que o reconhecimento dos direitos do parceiro de troca, oriundos das relaes de obrigao entre as partes, demanda o reconhecimento mtuo dos atores de que ambos so dignos de parceria. Por outro lado, chama a ateno para o fato de que se tomarmos o direito como uma categoria relacional, orientada para o equacionamento de relaes sociais, no que estariamos de acordo com as concepes da tica Discursiva, fica patente a importncia dos valores no balizamento dos processos de aplicao emprica dos direitos. Alis, nesta direo, penso que a importncia atribuida por Dumont (1986:223-33) aos valores na constituio mesmo dos princpios estruturais valem tambm para todos os conceitos e/ou categorias relacionais. Finalmente, articulando as proposies da tica Discursiva com a noo Maussiana de reciprocidade, gostaria de assinalar que se a autonomizao do sistema do mundo da vida no dispensa a necessidade de ancoramento daquele nas instituies deste, o mesmo pode ser dito da relao entre direitos e valores. Isto , o reconhecimento da importncia da separao entre as esferas normativa e valorativa da eticidade, no deve esconder o fato de que normas e direitos tambm no dispensam a necessidade de ancoramento nos valores sociais. Deste modo, alm de propor uma reaproximao entre as esferas normativa e valorativa, sem abdicar da preeminncia da primeira no que concerne ao ponto de vista moral, poderia dizer que, a luz da noo de reciprocidade, no existe justia sem solidariedade. AGRADECIMENTOS Gostaria de agradecer ao coordenador da Mesa-Redonda, Jess Jos Freire de Souza, pela oportunidade de participar do evento, e ao CNPq pelo apoio que me tem sido dado atravs de uma bolsa de pesquisador. Agradeo tambm aos membros do Grupo de Pesquisa "Democracia e Cidadania" da UnB, que muito tm contribuido para o desenvolvimento de minhas idias sobre o tema. Contudo, desnecessrio dizer que o argumento aqui apresentado de responsabilidade exclusivamente minha.

10 BIBLIOGRAFIA ALEXI, R. 1990 "A Theory of Practical Discourse", em S. Benhabib & F. Dallmayr (orgs.) The Communicative Ethics Controversy. Cambridge, MA.: The MIT Press, pp. 151-190. CARDOSO DE OLIVEIRA, L. 989 Fairness and Communication in Small Claims Courts. Ph.D dissertation, Harvard University. Ann Arbor: University Microfilms International (order #8923299). __________ 1993 "A Vocao Crtica da Antropologia", em Anurio Antropolgico 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp. 67-81. __________ s.d. "Da Moralidade Eticidade Via Questes de Legitimidade e Equidade". Manuscrito ainda indito. CARDOSO DE OLIVEIRA, R. 1990 "O Saber, a tica e a Ao Social", em Manuscrito Revista Internacional de Filosofia, volume XIII, n 2, pp. 7-22. __________ s.d."Antropologia e Moralidade", Conferncias Luiz de Castro Faria, realizada na UFRJ em julho de 1993. CARVALHO, J. J. 1993 "Antropologia: Saber Acadmico e Experincia Inicitica", em Anurio Antropolgico 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp. 91-107. DUMONT, L. 1980 Homo Hierarchicus. Chicago: The University of Chicago Press. __________ 1986 "The Anthropological Community and Ideology", em Essays on Individualism. Chicago: The University of Chicago Press, pp. 202-33. GEERTZ, C. 1983 "Local Knowledge: Fact and Law in Comparative Perspective", em Local Knowledge. New York: Basic Books, pp. 167-234. HABERMAS, J. 1968/1972 Knowledge and Human Interest. Boston: Beacon Press. __________ 1979 "Historical Materialism and the Development of Normative Structures", em Communication and the Evolution of Society. Boston: Beacon Press, pp. 95129. __________ 1981/1984 The Theory of Communicative Action, Volume One (Reason and the Rationalization of Society). Boston: Beacon Press. __________ 1981/1987 The Theory of Communicative Action, Volume Two (Lifeworld and System). Boston: Beacon Press. __________ 1983/1989 Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. __________ 1986 "Moralitt und Sittlichkeit. Treffen Hegels Einwnde gegen Kant auch auf die Diskursethic zu?", em W. Kuhlmann (org.) Moralitt und Sittlichkeit: Das Problem Hegels und die Diskursethic. Frankfurt: Suhrkamp, pp. 16-37. __________ 1992 Fakitizitt und Geltung: Beitrge zur Diskurstheorie des Rechts und des demokratischen Rechsstaats. Frankfurt: Suhrkamp. LVI-STRAUSS, C. 1962 "A crise moderna da Antropologia", em Revista de Antropologia 10 (1 e 2). LUHMANN, N. 1982 "The Autonomy of the Legal System", em The Differentiation of Society. New York: Columbia University Press, pp. 122-137. MAUSS, M. 1974 "Ensaio Sobre a Ddiva. Forma e Razo da Troca nas Sociedades Arcaicas", em Sociologia e Antropologia, Volume II. So Paulo: EDUSP/E.P.U., pp. 37-184. MEAD, G. H. 1970 Mind, Self, and Society. Chicago: The University of Chicago Press.

11 RAWLS, J. 1971 A Theory of Justice. Cambridge, MA: Harvard University Press. ROUANET, S. P. 1990 "tica e Antropologia", em Estudos Avanados, volume 4, n 10, pp. 111-150. SEGATO, R. 1993 "Religio e Sociedade: a Vocao Missionria da Antropologia", em Anurio Antropolgico 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp. 83-90. SOARES, L. E. 1993 "A Crise do Contratualismo e o Colapso do Sujeito Universal", em Anurio Antropolgico 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp. 109-23. TAYLOR, C. 1986 Philosophy and the Human Sciences: Philosophical Papers 2. Londres: Cambridge University Press. VELHO, O. 1993 "O Reencontro com o Universal", em Anurio Antropolgico 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp. 125-33.

You might also like