You are on page 1of 28

1

PENITENCIRIA FEDERAL: UM MARCO NO SISTEMA PENITENCIRIO BRASILEIRO


Daniel Corra de Sena
1 2

Ktia Rejane Strmer

Sumrio: 1. Introduo. 2. Histrico do Sistema Penitencirio Brasileiro. 3. A crise no sistema penitencirio brasileiro. 4. O Sistema Penitencirio Federal. 4.1. Estrutura Fsica. 4.2. Monitoramento Computadorizado. 4.3. Equipamentos de alta tecnologia. 4.4. Controle e revista de visitantes e advogados. 4.5. Procedimentos. 4.5.1. Algemamento. 4.5.2. Postura. 4.5.3. Conduo de internos. 4.5.4. Revista de internos. 4.6. Disciplina. 4.7. Inteligncia. 4.8. Servidores. 4.9. Assistncia. 4.9.1. Assistncia material. 4.9.2. Assistncia sade. 4.9.3. Assistncia jurdica. 4.9.4. Assistncia educacional. 4.9.5. Assistncia social. 4.9.6. Assistncia religiosa. 5. Concluso. 6. Referncias Bibliogrficas.

Resumo

Este trabalho visa apresentar o Sistema Penitencirio Federal comunidade jurdica e sociedade, na tentativa de desmistificar este grandioso projeto de Segurana Pblica. Atravs desta leitura ser possvel adentrar no interior deste sistema prisional, que caminha na contramo da realidade carcerria do pas, e descobrir os segredos do projeto que tornou este o modelo penitencirio de segurana mxima mais eficiente do pas. Atravs da comparao de dados, este artigo pretende demonstrar que o Sistema Penitencirio Federal surge como uma luz no fim do tnel e em sintonia com as exigncias dos acordos internacionais e com a legislao brasileira. O objetivo criar um novo modelo penitencirio de excelncia que consiga unir segurana e preservao dos direitos humanos e que possa ser implementado nas penitencirias estaduais.

Palavras chave: Penitenciria Federal Segurana Pblica Direitos Humanos

1 2

Acadmico do Curso de Direito da UNIVEL Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas de Cascavel. ORIENTADORA: Professora Especialista Ktia Rejane Strmer do Curso de Direito da Univel Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas de Cascavel.

1. INTRODUO

A crise amplamente divulgada pelos jornais nas penitencirias de todo o pas tem revelado uma ferida que todos sabem que existe, mas que ningum se preocupa ou no quer mexer. O resultado foi a criao de inmeras faces criminosas dentro das cadeias brasileiras3. Na tentativa de desarticular estes grupos criminosos, o governo federal tirou do papel um projeto que desde 1984, com a entrada em vigor da Lei de Execues Penais4, estava previsto, mas que nenhum governo tomou iniciativa de concretiz-lo: o Sistema Penitencirio Federal. um projeto novo que iniciou sua experincia no estado do Paran em 2006, com a inaugurao da primeira Penitenciria Federal na cidade de Catanduvas. Aps um ano de funcionamento, deixou claro o propsito de sua existncia. J passaram pelo estabelecimento detentos como Luis Fernando da Costa (Fernandinho Beira-mar), lder do Comando Vermelho5, e um dos maiores traficantes da Amrica do Sul. Recentemente, ele foi transferido para Penitenciria Federal de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, como parte da estratgia do sistema federal de impedir a criao de vnculo entre o detento e os agentes penitencirios e impedir a fixao da moradia de integrantes da faco nas proximidades da penitenciria. Alm deste, outros criminosos de alta periculosidade encontram-se no sistema: do Rio de Janeiro, Marcinho VP, Isaas do Borel, Elias Maluco, Claudinho da Mineira, dentre outros; Sidnei Romualdo, lder do PCC em Pernambuco; Sandro da Silva Rabelo (Sandro Louco), Maurcio Domingos da Cruz (Raposo) e Mrcio Lemos de Lima (Marcinho PCC), integrantes do alto escalo do PCC no estado de Mato Grosso; Mrcio Viana da Silva (Pilha) e Ednildo Paula de Souza (Birrinha), principais lderes dos presos nas penitencirias de Urso Branco e Urso Panda, em Rondnia; Juan Carlos Abadia (um dos maiores traficantes do mundo); Leandro

Em entrevista a revista Caros Amigos, o Secretrio de Administrao Penitenciria de So Paulo, Dr. Nagashi Furukawa, enumera as faces que existem nas penitencirias paulistas e que possuem clulas em outras penitencirias brasileiras: PCC Primeiro Comando da Capital; CRBC Comando Revolucionrio Brasileiro da Criminalidade; CDL Comando Democrtico da Liberdade; Seita Satnica; e Terceiro Comando. (Caros Amigos, 2006). 4 BRASIL. Artigo 72 nico da Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984. 5 Faco criminosa que atua nas favelas e penitencirias no estado do Rio de Janeiro.

Celestino dos Santos, acusado de matar o juiz Alexandre Martins Castro Filho, 32 anos, em Vila Velha (ES); e o chileno Rafael Humberto Maureira Trujillo, apontado como um dos lderes da maior rede de pedofilia do Chile. Esta listagem apenas exemplificativa, pois atualmente encontram-se encarcerados na Penitenciria Federal de Catanduvas 155 presos alm dos 60 que se encontram na Penitenciria Federal de Campo Grande. Apesar da amplitude com que so divulgadas as notcias acerca das penitencirias federais, este sistema ainda suscita dvidas e crticas da sociedade e da comunidade jurdica. O propsito deste trabalho apresentar o Sistema Penitencirio Federal sociedade e comunidade jurdica sob uma tica cientfica. Atravs da comparao da situao dos sistemas penitencirios estaduais e o federal, ser dado mais um passo na discusso sobre a necessidade de se imprimir um novo modelo de gesto penitenciria no Brasil. O Sistema Federal possui uma estrutura e uma filosofia de trabalho que, sero apresentadas neste trabalho, na esperana de que sejam analisados e discutidos com um nico objetivo: transformar o sistema penitencirio brasileiro. Obviamente que este trabalho no revelar uma frmula mgica para a crise penitenciria, mas apenas uma proposta espelhada no modelo federal que, aps um ano de operao, tem dado resultados nunca vistos em penitencirias brasileiras.

2. HISTRICO DO SISTEMA PENITENCIRIO BRASILEIRO

Para se compreender a atual realidade prisional brasileira, faz-se necessrio um breve apanhado histrico. A aplicao do Direito Penal no Brasil iniciou-se no perodo da descoberta, com as Ordenaes Afonsinas. Tratado no Livro V daquelas ordenaes, a aplicao da pena de priso tinha carter preventivo e servia para deter o criminoso at que fosse aplicada a pena. Aps a descoberta, passou a vigorar as Ordenaes Manuelinas que deram continuidade ao sentido penal das Ordenaes Afonsinas com algumas poucas mudanas.

Concomitantes s Ordenaes Manuelinas, foram editados vrios atos normativos extravagantes que foram compilados numa s coleo, cuja parte destinada ao Direito Penal era Dos Delitos e do Acessrio a Eles6. A pena continuava a ser aplicada nos mesmos moldes de antes. Em 1603, com o advento das Ordenaes Filipinas, a legislao penal foi acrescida de regras mais duras e cruis.
Os ilcitos contra a f e a administrao pblica e o poder real eram punidos com extrema severidade: a morte cruel ou agravada era cominada para o crime de lesa majestade (morra morte natura cruelmente, Tit. VI inc. 9) ou para o delito de moeda falsa (morra morte natural pelo fogo, Tit. XII) e para outras modalidades de ilcito como a sodomia e o incesto (seja queimado e feito por fogo em p, Tit. XIII), o homicdio mediante paga (ser-lhe-o ambas 7 as mos decepadas e morra de morte natural, Tit. XXXV, inc. 3) .

Contrapondo a esta tendncia, um movimento instalou-se na Europa influenciado pela filosofia iluminista que culminou na elaborao da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (1789). Era uma resposta ao autoritarismo estatal que dominava o mundo. Com um discurso voltado para a preservao dos direitos humanos, Cesare Beccaria destacou-se neste perodo com sua obra Dos delitos e das penas, que influenciou profundamente as transformaes legislativas de sua poca:
Contudo, se as luzes de nosso sculo j conseguiram alguns resultados, ainda esto muito distantes de terem dissipado todos os prejuzos que alimentvamos. No houve um que se erguesse, seno francamente, contra a barbrie das penas que esto em uso em nossos tribunais. No houve quem se ocupasse em reformar a irregularidade dos processos criminais, essa parte da legislao to importante quo pouco cuidada em toda a Europa. Pouqussimas vezes se procurou desarraigar, em seus fundamentos, as sries de erros acumulados h muitos sculos; raras pessoas procuraram reprimir, pela fora das verdades estveis, os abusos de um poder ilimitado e extirpar os exemplos bem comuns dessa fria atrocidade que os homens poderosos julgam um de seus direitos. [...] Contudo, os dolorosos gemidos do fraco, que sacrificado ignorncia cruel e aos ricos covardes; os tormentos terrveis que a barbrie inflige em crimes no provados, ou em delitos quimricos; a aparncia repugnante dos xadrezes e das masmorras, cujo horror acrescido pelo suplcio mais insuportvel para os desgraados, a incerteza; tantos mtodos odiosos, difundidos por toda parte, teriam por fora que despertar a ateno dos 8 filsofos, espcie de magistrados que orientam as opinies humanas .

DOTTI, Ren Ariel. Bases alternativas para o sistema de penas. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998, p.44. 7 Idem, p.46. 8 BECCARIA, Cesare Bonesana, Marchesi di, 1738-1794. Dos delitos e das penas / Cesare Beccaria; traduo Deocleciano Torrieri Guimares. So Paulo: Rideel, 2003, p.14 e 15.

Seu discurso influenciou toda uma gerao humanista na Europa e se espalhou pelo mundo provocando mudanas legislativas que garantissem, aos condenados, melhores condies de cumprimento de pena. Estas transformaes alcanaram o Brasil juntamente com a declarao de independncia. Princpios constitucionais como o da irretroatividade da lei penal, igualdade e personalidade da pena comearam a ganhar adeptos entre os juristas brasileiros culminando na elaborao da primeira Constituio (1824). Nela havia previso de organizao de um cdigo criminal segundo os preceitos da justia e da equidade o que ocorreu em 1830. Com o Cdigo Criminal Imperial, as possibilidades de aplicao da pena de morte foram reduzidas, bem como a crueldade em sua aplicao, abrindo espao para a pena de priso. Com a abolio da escravido e a proclamao da repblica, o pas retoma as discusses acerca da reforma penal, com a extino de algumas penas contrrias s novas tendncias jurdicas da poca. Foi expedido, em 11 de outubro de 1890, o decreto 817 que criou o novo Cdigo Penal. Este previa penas privativas de liberdade como a priso celular, recluso, priso com trabalho obrigatrio e priso disciplinar. Alm destas penas, existiam ainda o banimento, a interdio, a suspenso e a perda de emprego pblico e a multa. Em 1934, com a promulgao da nova Constituio Republicana, foram acrescidas novas garantias aos direitos individuais e coletivos e retiradas do ordenamento penal as penas de banimento, confisco ou de carter perptuo. A pena de morte tambm foi retirada, ressalvado o caso de guerra com pas estrangeiro onde se aplica a legislao penal militar. Influenciado pela escola positivista, o Cdigo Penal foi promulgado em 1940. As penas ficaram restritas recluso, deteno, priso simples (Lei de Contravenes Penais9) e multa. A partir deste momento, a pena privativa de liberdade comea a ser definida como objetivo principal da execuo penal. Mesmo com a promulgao da Constituio de 1946, que fortaleceu os direitos individuais e coletivos, a execuo penal permaneceu com carter retributivo, o que ensejou duras crticas dos pensadores criminais da poca10.
9

10

BRASIL. Lei de Contravenes Penais Decreto Lei n 3.688 de 3 de outubro de 1941. Dizia Nelson Hungria: Tenho sido, como tal, um dos autores de um Cdigo eminentemente retribucionista, que o Cdigo Penal brasileiro. Mas a lio, a reviso de pensamento, a uma reviso de raciocnio, para renegar, para repudiar, uma vez para sempre, a pena-castigo, a pena-retribuio, que de nada vale, que de resultado ineficaz, como acentuou o Professor Pisapia. Devemos marchar

O Cdigo Penal sofreu outras mudanas legislativas culminando na reforma de 1984. Com estas mudanas, e sob influncia da nova ordem constitucional protetiva, a pena privativa de liberdade passou a ser reservada aos autores de crimes mais graves, possibilitando aos crimes menos ofensivos, penas acessrias que substitussem quelas. Apesar das transformaes sofridas, o sistema penitencirio brasileiro sofreu uma espcie de inchamento devido proliferao da criminalidade em todo o pas. Em 1992, a populao carcerria do pas era de 114.377 detentos11. No ultimo relatrio divulgado pelo Departamento Penitencirio Nacional DEPEN, estes nmeros subiram para 401.23612, revelando um aumento de mais de 200%. O aumento da populao carcerria no foi acompanhado pela adequao fsica dos estabelecimentos penais, o que ensejou a superlotao das penitencirias brasileiras.

3. A CRISE NO SISTEMA PENITENCIRIO BRASILEIRO

A mega rebelio ocorrida em So Paulo, em maio de 2006, envolvendo 80 estabelecimentos prisionais, entre penitencirias, cadeias pblicas e FEBENS, deixou o caos do sistema penitencirio brasileiro exposto. O evento ultrapassou os limites do estado de So Paulo, invadindo o Paran, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco, demonstrando o poder de organizao de faces criminosas como o PCC13. Alm da revolta nas penitencirias, o crime organizado promoveu uma srie de ataques externos com o intuito de imprimir o terror na sociedade.

para essa unidade estreita entre pena e medida de segurana. Interveno pblica em jornadas de Derecho Penal Actos. Buenos Aires, 1962, p. 88 apud Dotti, 1998, p.74. 11 ROCHA, Alexandre Pereira da. O estado e o direito de punir: a superlotao no sistema penitencirio brasileiro. O caso do Distrito Federal. Braslia: UNB, 2006. 12 Disponvel em: http://www.mj.gov.br/Depen/publicacoes/DadosConsolidados2006.pdf - Acesso em: 02 set. 2007. 13 Primeiro Comando da Capital faco criminosa nascida em 31 de agosto de 1993 no presdio de Taubat em oposio aos abusos e violncias que sofriam no sistema carcerrio. Tambm chamada pelos seus membros de partido, esta organizao cresceu a sombra de governos que ignoravam sua existncia. Hoje o PCC sobrevive do narcotrfico e de contribuies dos filiados ao partido. Sua atuao transps os muros das cadeias e se tornou mais forte do lado de fora onde demonstra seu poderio com ataques a rgos estatais, assaltos a bancos, trfico de drogas, dentre outras atividades ilcitas. Atualmente liderado por Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Segundo as estatsticas oficiais publicadas no fim daquela semana, houve, ao todo, 294 ataques do PCC, incluindo 136 dirigidos contra a polcia, 82 nibus incendiados, 59 ataques contra residncias de policiais, bem como ataques contra bancos, supermercados e uma estao de metr. O nmero oficial de mortes foi de 246, incluindo 123 suspeitos e 41 policiais, mais da 14 metade deles fora do horrio de servio .

Esta revolta tem suas origens na desorganizao do sistema penitencirio brasileiro. H tempos, rgos de defesa dos direitos humanos vm aconselhando o pas a efetuar mudanas em sua poltica penitenciria que no foi prioridade em nenhum governo. O resultado no poderia ser outro: penitencirias superlotadas, ausncia de controle estatal, falta de assistncia social, surgimento de faces criminosas. O fator mais preponderante desta crise a superlotao dos presdios. Em visita por penitencirias brasileiras no ano de 1999, a anistia internacional pode constatar:
Na carceragem de Cariacica, no Esprito Santo, havia 92 homens apinhados em uma nica rea de deteno com apenas dois banheiros e 16 beliches. Os outros dormiam no ptio sem cobertura contra a chuva. Muitos internos dormem no cho de cimento, em colches de espuma imundos ou sobre um cobertor. Onde o espao no cho no suficiente nem mesmo para permitir que todos se deitem, os internos recorrem a vrios mtodos engenhosos, tais como o sistema de revezamento e o uso de redes, enquanto alguns se amarram s barras para poderem dormir. (...) Em uma ala de celas de castigo da casa de deteno de So Paulo os delegados da Anistia Internacional viram at 10 homens confinados 24 horas por dia em celas para um s ocupante. Uma chapa de metal com respiradouros fixa, de forma a cobrir a janela, bloqueava a maior parte do ar e da luz natural. A atmosfera era ftida e mida. Em uma das celas ocupadas o cano de esgoto que atravessava a cela estava quebrado, espalhando os dejetos das celas superiores. Do lado de fora, ao longo de uma fileira de celas ocupadas um cano de esgoto aberto, contendo detritos, transbordava provocando um 15 mau cheiro insuportvel .

Esta realidade repete-se em cada penitenciria do pas. As condies de habitao so desumanas. A falta de estrutura aliada superpopulao carcerria um dos fatores mais preocupantes e que enseja maior revolta por parte dos presos. As Regras Mnimas para o Tratamento de Prisioneiros, aprovado pelo Conselho Econmico e Social da ONU, em 1957, j previa em seu artigo 9 que As celas ou
Relatrio da Anistia Internacional para o Brasil: Entre o nibus em chamas e o caveiro: em busca da segurana cidad. Disponvel em: http://web.amnesty.org/library/pdf/AMR190102007PORTUGUESE/$file/AMR1901007.pdf. Acesso em: 03 set. 2007. 15 Relatrio da Anistia Internacional para o Brasil: Aqui ningum dorme sossegado: Violaes dos direitos humanos contra detentos. So Paulo: Seo Brasileira da Anistia Internacional, 1999, p. 26.
14

quartos destinados ao isolamento noturno no devero ser ocupadas por mais de um preso
16

. Esta norma internacional foi recepcionada pelo Brasil atravs da

resoluo n 14, de 11 de novembro de 1994 do Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria - CNPC, em seu artigo 8, alm de estar expressamente prevista na Lei de Execues Penais17. Mesmo com toda proteo legislativa, o poder pblico continua omisso situao degradante dos presos. Como conseqncia da superlotao, a falta de controle dos rgos pblicos de segurana latente. Em algumas penitencirias, os prprios presos tomam conta uns dos outros, pois a quantidade de presos muito superior a de agentes. O Dr. Druzio Varella descreve com perfeio esta realidade em sua obra:
Durante o dia, os presos movimentam-se com liberdade pelo ptio e pelos corredores. Cerca de mil detentos possuem cartes de trnsito para circular entre os pavilhes. So faxineiros, carregadores, carteiros, estafetas, burocratas, gente que conta com a confiana da administrao, alm daqueles que os conseguem por meios ilcitos. Para os funcionrios, esse passa-passa torna a cadeia incontrolvel, e, se cada pavilho pudesse ser 18 isolado como unidade autnoma, ficaria mais fcil vigiar .

A falta de controle permite a entrada de celulares, drogas, armas e toda sorte de ilicitudes. Estas entram por intermdio das visitas, agentes penitencirios corrompidos ou coagidos, que no so revistados com eficincia pela segurana. A grande quantidade de presos impossibilita a revista das instalaes e dos prprios internos. Outros problemas surgem como a proliferao de doenas infectocontagiosas devido a estrutura insalubre em que se encontram. Os presos se amontoam uns sobre os outros em espaos insuficientes. No Brasil, atualmente, existem 401.236 pessoas cumprindo pena nos estabelecimentos prisionais para 236.148 vagas19, ou seja, quase o dobro de presos para o espao existente. Estas condies so fatores preponderantes no tratamento dispensado ao preso pelos agentes penitencirios. Estes compem uma das profisses mais desvalorizadas do pas. Com salrios baixssimos e pssimas condies de

COYLE, Andrew. p. 55. Legislao Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/fpena/lex52.htm. Acesso em: 20 jul. 07. 17 Artigo 88, caput, LEP: O condenado ser alojado em cela individual que conter dormitrio aparelho sanitrio e lavatrio. 18 VARELLA, Druzio. Estao Carandiru. So Paulo: Estao das Letras, 1999. 19 BRASIL. Dados do Sistema Penitencirio Brasileiro 2006.

16

trabalho, os agentes penitencirios acabam descarregando suas frustraes nos presos, surgindo a partir desta relao conflituosa a violncia carcerria.
A insuficincia de pessoal torna mais provvel o recurso ao uso excessivo e arbitrrio de fora, maus-tratos e tortura pelos guardas como forma de manter o controle. [...] Na maior priso da Amrica Latina, a Casa de Deteno de So Paulo, em qualquer dia normal, costuma ver um guarda responsvel por 300-600 presos, todos fora das celas e circulando no interior de imensos blocos [...] os guardas esto sujeitos a agresses e reteno como refns pelos presos e alguns j perderam a vida no 20 desempenho de suas funes .

Diante deste sistema falido, os presos organizam-se na tentativa de se protegerem das injustias a que esto sujeitos. Trechos do Estatuto do PCC revelam esta trgica situao:
[...] 2. A luta pela liberdade, justia e paz; 3. A unio da luta contra as injustias e opresso dentro da priso; [...] 11. O Primeiro Comando da Capital PCC fundado em 1993, numa luta descomunal e incansvel contra a opresso e as injustias, do Campo de Concentrao anexo Casa de Custdia e Tratamento de Taubat, tem como tema absoluto a Liberdade, a Justia e a Paz; [...] 13. Temos que permanecer unidos e organizados para evitarmos que ocorra novamente um massacre, semelhante ou pior ao ocorrido na Casa de Deteno em 2 de outubro de 1992, onde 111 presos foram covardemente assassinados, massacre este que jamais ser esquecido na conscincia da sociedade brasileira. Porque ns do Comando vamos sacudir o sistema e fazer essas autoridades mudarem a prtica carcerria, desumana, cheia de injustia, opresso, 21 tortura, massacres nas prises .

Estes trechos deixam claro o propsito das faces criminosas que surgiram no interior das prises. Anos passaram-se e estes grupos cresceram e armaram-se sob as vistas do poder pblico, e este, inerte, no se posicionou a fim de evitar tal situao. At que a criminalidade aumentou de tal forma que no havia mais sada a no ser o enfrentamento. Diante disso, o Governo Federal colocou em prtica o projeto do Sistema Penitencirio Federal com o objetivo de desarticular as organizaes criminosas pelo isolamento de seus lderes. Aps um ano de funcionamento da primeira penitenciria federal, surge a discusso sobre a possibilidade de aplicao dos instrumentos utilizados nestes estabelecimentos federais aos estabelecimentos estaduais. Estes instrumentos e a filosofia bsica de trabalho sero expostos a seguir para o conhecimento e anlise
Relatrio da Anistia Internacional para o Brasil: Aqui ningum dorme sossegado: Violaes dos direitos humanos contra detentos. So Paulo: Seo Brasileira da Anistia Internacional, 1999, p. 36-38. 21 Caros Amigos. So Paulo: Casa Amarela, edio extra ano 10 n 28, mai. 2006, p. 5.
20

10

daquilo que torna uma penitenciria federal o estabelecimento prisional mais seguro e eficaz do pas.

4. O SISTEMA PENITENCIRIO FEDERAL

O sistema penitencirio federal nasce em meio s crticas da oposio ao governo por acreditarem ser apenas mais uma obra eleitoreira, de cunho poltico e ineficaz. Essa percepo deve-se ao descrdito que est intrnseco na sociedade, que no acredita em solues que possam combater o crime organizado que cresce mais a cada dia no pas. Apesar de sua previso na Lei de Execuo Penal 22 existir desde 1984, o projeto do Sistema Penitencirio Federal s saiu do papel em 2001, e se concretizou em 2006 com a inaugurao da primeira Penitenciria Federal em Catanduvas, no oeste do Paran. Hoje, j esto em funcionamento duas penitencirias federais: a primeira em Catanduvas, no Paran, e a segunda em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul. E encontra-se em fase de acabamento a terceira penitenciria federal que ser em Mossor, no Rio Grande do Norte. O prximo passo ser a construo de mais uma penitenciria federal em Rondnia e outra na regio sudeste do pas, provavelmente, no Esprito Santo, concretizando, portanto, o projeto inicial de uma penitenciria federal em cada regio do pas. A segunda fase do projeto prev a existncia de uma penitenciria federal em cada estado brasileiro. O objetivo das penitencirias federais o isolamento dos principais lderes de faces criminosas e presos de alta periculosidade para o desafogamento do sistema penitencirio estadual. Atualmente, o procedimento de incluso e de transferncia dos presos para as penitencirias federais regulado pela resoluo n 557 do Conselho Federal de Justia, que entrou em vigor em 08 de maio de 2007, em substituio resoluo n. 502 /2006 que, em carter emergencial, entrou em vigor por ocasio da inaugurao da primeira penitenciria federal, em Catanduvas, no Paran. Em 27 de fevereiro de 2007, foi aprovado o Decreto n 6.049 que, atualmente, regula o funcionamento das penitencirias federais do pas.
22

BRASIL. Artigo 72 nico da Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984.

11

A finalidade da penitenciria federal est descrita nos artigos 3 e 4 do referido decreto assim definidos:
Art. 3 Os estabelecimentos penais federais tm por finalidade promover a execuo administrativa das medidas restritivas de liberdade dos presos, provisrios ou condenados, cuja incluso se justifique no interesse da segurana pblica ou do prprio preso. Art. 4 Os estabelecimentos penais federais tambm abrigaro presos, provisrios ou condenados, sujeitos ao regime disciplinar diferenciado, previsto no art. 1o da Lei no 10.792, de 1o de dezembro de 2003 (grifos nossos).
o o

Ao se referir em interesse da segurana pblica ou do prprio preso e em presos sujeitos ao regime disciplinar diferenciado, o decreto restringiu o pblico alvo da penitenciria federal em trs tipos: o primeiro diz respeito aos presos de alta periculosidade que impedem o funcionamento das penitencirias estaduais, devido seu poder de influncia sobre os outros presos, instigando-os a realizarem rebelies, fugas e prtica de delitos dentro do estabelecimento prisional. O poder destes presos transpassa os muros das prises, pois a impossibilidade de vigilncia nestas prises estaduais possibilita que os lderes das faces comandem seus subordinados de dentro da prpria cadeia. O segundo pblico alvo diz respeito aos presos que esto sofrendo algum tipo de ameaa dentro da priso, cuja vida esteja sob risco. Geralmente so presos que abandonaram as faces as quais pertenciam, estupradores (criminoso no aceito pela comunidade carcerria), presos pertencentes a grupos rivais, dentre outros. E por fim, aos presos que se encontram sob o Regime Disciplinar Diferenciado - RDD. Em linhas gerais, o RDD, previsto no artigo 52 da LEP, destinado aos presos que cometam fatos criminosos que ocasione subverso da ordem ou disciplina internas23. Estes trs grupos sero formados tanto por presos, provisrios quanto por presos condenados. Algumas caractersticas que existem no sistema penitencirio federal o diferenciam dos estabelecimentos estaduais, definindo-o como um sistema nico e eficaz no combate ao crime. Estas caractersticas sero analisadas a seguir.

23

BRASIL. Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984.

12

4.1 ESTRUTURA FSICA

A capacidade da penitenciria federal de 208 presos, sendo que as celas so de uso individual. Segundo prescrio do artigo 7 da resoluo do Conselho de Justia Federal que regula a transferncia de presos para o sistema federal, a capacidade da penitenciria no pode ser plenamente ocupada permanecendo, inclusive, com a ocupao aqum da permitida24. Esta determinao visa garantir ao preso acomodaes adequadas para um cumprimento da pena assentado na legislao, pois permite a utilizao de celas provisrias quando ocorra qualquer problema (luz queimada, encanamento entupido) com a cela permanente do interno. Todas as celas so individuais e possuem cama, mesa, banqueta, vaso sanitrio, pia e chuveiro com gua quente, o que coloca a penitenciria federal em perfeita sintonia com o prescrito no caput do artigo 88 da Lei de Execuo Penal25. A estrutura fsica foi construda para impedir que houvesse fugas, ao mesmo tempo em que garantisse ao preso um ambiente salubre, cuja permanncia no ferisse sua dignidade. Aqui nasce a primeira grande diferena do sistema federal para as penitencirias estaduais. Nestas, o espao da cela no comporta a quantidade de presos que nelas habitam. Geralmente, permanece na cela o dobro da sua capacidade. possvel perceber a diferena de estrutura quando se analisa este depoimento:
[...] as celas so imundas, de tal forma que o odor ftido que exalam pode ser sentido ainda no ptio interno do distrito policial. Todas elas eram escuras e sem ventilao. Ao alto, em uma das paredes, h uma pequena abertura gradeada com no mais que 15 centmetros de largura. No cho, em meio sujeira e ao lixo, transitavam com desenvoltura dezenas de baratas. Nas paredes laterais das celas, inscries firmadas com o sangue dos seus autores nos oferecem a sugesto de sofrimentos passados. Tambm nas paredes, outras mensagens gravadas com o auxlio de cascas 26 de banana complementam a sujeira toda .

Ainda, no que tange estrutura fsica, durante a construo da penitenciria, foram colocadas chapas de ao no cho cobertas de concreto que impossibilita a escavao pelo preso de qualquer buraco. As paredes de concreto
BRASIL. Conselho de Justia Federal. Resoluo n 557 de 8 de maio de 2007. Artigo 88, caput, da Lei 7210/1984: O condenado ser alojado em cela individual que conter dormitrio, aparelho sanitrio e lavatrio. 26 II Caravana Nacional de Direitos Humanos: relatrio: uma amostra da realidade prisional brasileira. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2000.p 22.
25 24

13

so mais um reforo na segurana. As portas das celas so de ao, completamente cobertas que impedem os presos de visualizarem a parte externa. Na parte superior da parede, existe uma ventilao que possibilita a circulao constante do ar. As portas possuem duas portinholas que facilitam o trabalho do agente nos momentos em que servida refeio ou entregue qualquer coisa ao interno. No ptio de convivncia, a parte superior coberta com uma tela e cabos de ao que impedem o resgate de presos por transporte areo como acontecera em 2002, no presdio Jos Parada Neto, em Guarulhos SP27.

4.2 MONITORAMENTO COMPUTADORIZADO

Todo o procedimento realizado na penitenciria federal monitorado 24 horas por dia com o auxlio de, aproximadamente, 200 cmeras, sendo que muitas delas encontram-se escondidas. As imagens so visualizadas em tempo real por agentes numa central de monitoramento dentro da penitenciria. Ao mesmo tempo, as imagens so transmitidas ao centro de monitoramente em Braslia, no Ministrio da Justia e Delegacia de Polcia Federal de Cascavel. Todo esse aparato visa garantir a segurana dos agentes penitencirios, o controle das aes dos presos, e impedem que haja qualquer tipo de conduta inadequada ao servio. Alm do monitoramento com cmeras, os agentes utilizam microfones de lapela cujo som pode ser monitorado e as conversas entre os agentes e os presos podem ser gravadas. Estes instrumentos auxiliam os agentes quanto prova de suas condutas junto aos presos. Equipamentos semelhantes a estes so uma utopia nas penitencirias estaduais.

4.3 EQUIPAMENTOS DE ALTA TECNOLOGIA

Foram adquiridos vrios equipamentos para auxiliar os agentes nos procedimentos de segurana, dos quais podem se destacar os aparelhos detectores de metais, espectrmetro, RX e catraca de entrada com acesso digital. Os detectores de metais esto espalhados pela penitenciria em locais estratgicos com o objetivo de filtrar o mximo a entrada de armas, celulares ou
Notcia disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u44087.shtml. Acesso em: 16 jul. 07.
27

14

quaisquer equipamentos que possam ser utilizados pelos presos de forma inidnea. Este detector tambm utilizado em uma sala de revista ntima onde a pessoa despe-se e passa no equipamento capaz de sinalizar qualquer metal em seu corpo. O RX utilizado para passagem de cartas, documentos, comida, lixo, e pertences dos presos. Ele capaz de mostrar qualquer substncia metlica, orgnica ou hbrida (metlica e orgnica). Atravs de uma tela de computador, o agente monitora a passagem de todos os objetos que adentram a rea de segurana mxima. O espectrmetro um aparelho utilizado para detectar vestgios de substncias txicas, materiais explosivos, produtos de armas qumicas, armas e celulares, nos objetos, roupas e alimentao que so entregues aos presos. A catraca com acesso digital um meio eficiente para controlar a entrada de servidores, visitantes e advogados. Estes, antes de poderem entrar no estabelecimento passam por um cadastramento onde so colhidas as digitais das mos que sero utilizadas como chave de entrada e sada da penitenciria. Com tanta tecnologia, a penitenciria est guarnecida com um gerador a leo com autonomia de 12 horas para situaes emergenciais de queda de energia.

4.4 CONTROLE E REVISTA DE VISITANTES E ADVOGADOS

O cadastramento dos visitantes e advogados outra arma poderosa no projeto de segurana da penitenciria. Cada visitante, para poder ter acesso a penitenciria, deve trazer vrios documentos28 comprobatrios de idoneidade para uma anlise que pode demorar at 30 dias. Este tempo destinado averiguao da veracidade dos dados apresentados. Neste perodo, policiais federais investigam a vida da pessoa, inclusive os locais de moradia, emprego e qualquer situao relevante. Os advogados tambm passam por um cadastramento onde so averiguados seus documentos e inscrio na Ordem dos Advogados. Alm dos documentos de apresentao obrigatria, outros critrios so adotados na entrada das visitas e advogados. As visitas s ocorrem nas quartas e quintas-feiras, mediante prvio agendamento e as visitantes s podero adentrar na penitenciria se cadastradas, e se observarem as exigncias quanto s vestimentas
28

Informaes disponveis no: http://www.mj.gov.br/depen/visitas.htm. Acesso em: 25 jul. 2007.

15

e objetos pessoais. No momento da entrada, seus nomes so conferidos com a agenda do dia, em seguida, passam por uma revista minuciosa realizada por agentes penitencirios do mesmo sexo do visitante. Durante a revista, os visitantes so despidos, suas roupas so apalpadas em cada detalhe e ainda passam por um detector de metais para verificar se existe algum objeto metlico em seu interior. Depois, realizado agachamento por trs vezes sob um espelho para verificao da cavidade vaginal e anal. Este procedimento, apesar de constrangedor primeira vista, o procedimento mais importante para garantia da segurana do estabelecimento. Nas penitencirias estaduais, as mulheres so freqentemente utilizadas para transporte de drogas e armas no interior de suas vaginas29.

4.5 PROCEDIMENTOS

O procedimento adotado no sistema penitencirio federal o grande responsvel pelo alto nvel de disciplina dos internos. Procedimento o conjunto de aes praticadas pelos agentes e impostas aos internos que visa garantir o fiel cumprimento das normas estabelecidas na penitenciria. Dentre os procedimentos utilizados, pode-se elencar:

4.5.1 Algemamento

Todas as condues com internos so realizadas com o auxlio de algemas. Em regra, o interno algemado com as mos para trs, pois facilita a conduo e possibilita uma reao imediata e eficiente caso ocorra alguma atitude agressiva ou ameaadora por parte do preso. Alm de preservar a segurana do estabelecimento, evita a utilizao de fora desnecessria na conduo do interno, que poderia ofender a sua integridade fsica. Para que no o machuque, acionado um dispositivo de trava que impede o fechamento automtico da algema caso o interno se movimente.

29

DIGENES, Josie Jalles. Trafico ilcito de drogas praticado por mulheres no momento do ingresso em estabelecimentos prisionais: uma anlise das reclusas do instituto penal feminino IPFDAMC. Disponvel em: Desembargadora Ari Moura Costa http://www.mj.gov.br/depen/publicacoes/monografia_josie.pdf. Acesso em: 15 jul. 07.

16

4.5.2 Postura

O interno, durante as condues, deve andar com a cabea abaixada para evitar que o mesmo observe o ambiente de segurana. Com a cabea abaixada, ele no poder ver a localizao das cmeras, no ver a quantidade de agentes disponveis, quantidade de portas, nem quais as chaves ou mecanismos de abertura delas. Com este procedimento sua possibilidade de atitude agressiva diminui, pois a postura induz uma conduta de obedincia. Quando o interno no est algemado, hiptese esta que s ocorre no momento em que se encontra dentro da cela, no ptio de sol ou de visitas, o interno fica em p, distante da porta, com a cabea abaixada e com as mos para trs. Tal conduta possibilita um contato mais seguro entre o agente e o interno, facilitando a visualizao e permitindo a eventual defesa na hiptese de atitude agressiva do interno contra o agente.

4.5.3 Conduo dos internos

Alm destas medidas de segurana, a conduo dos internos sempre realizada por, no mnimo, dois agentes. Este procedimento visa desestimular qualquer atitude do interno contra os agentes. Havendo dois agentes, possvel conter o interno em estado de descontrole servindo um de testemunha dos atos do outro. Desta forma, dificulta-se a ocorrncia de alguma atitude ilcita por parte do agente, pois haver sempre outro agente com ele. Outro benefcio da quantidade superior de agentes que numa eventual ocorrncia, o uso da fora contra o interno ser menor resguardando sua integridade fsica.

4.5.4 Revista dos internos

Diariamente, todos os internos so revistados, no mnimo, uma vez. Este procedimento ocorre, primeiramente, no momento em que o interno sai para o convvio social no ptio. Antes de ser conduzido, o interno despido e uma revista minuciosa realizada em suas roupas e no seu corpo. Em seguida ele se veste e conduzido ao ptio. Ele s liberado para o banho de sol depois de realizada a revista em todos os internos que sairo juntos para o ptio.

17

Enquanto os internos usufruem o momento de sociabilizao, todas as celas que se encontram vazias so revistadas. Qualquer objeto estranho ao ambiente de segurana mxima retirado e o interno advertido, podendo, inclusive ser instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar qualquer falta do interno. Ao finalizar o banho de sol, o interno passa por outra revista minuciosa das roupas e do corpo antes de ser algemado e conduzido a sua cela. Este procedimento realizado novamente no caso de sada do interno para qualquer tipo de atividade (consulta mdica, audincia com advogado, dentre outros). No caso de o interno recusar-se a sair para o banho de sol, tambm ser revistado aps trmino do procedimento com os outros internos. As vrias revistas so eficientes no controle de entrada de objetos proibidos e na coleta de informaes relevantes ao servio de inteligncia.

4.6 DISCIPLINA

Assim reza a regra 58 das Regras Mnimas para o Tratamento de Pessoas Presas adotada no 1 Congresso das Naes Unidas sobre Preveno do Crime e Tratamento de Delinqentes, realizado em Genebra, em 1955:
O fim e a justificao de uma pena de priso ou de qualquer medida privativa de liberdade , em ltima instncia, proteger a sociedade contra o crime. Este fim somente pode ser atingido se o tempo de priso for aproveitado para assegurar, tanto quanto possvel, que depois do seu regresso sociedade o delinqente no apenas queira respeitar a lei e se 30 auto-sustentar, mas tambm que seja capaz de faz-lo .

sobre esse esprito que o sistema federal pretende disciplinar seus detentos. A disciplina requisito bsico para a convivncia harmoniosa em qualquer sociedade. Ao cometer um crime, o indivduo revela sua incapacidade para a obedincia das normas que regem a sociedade em que vive. No sistema penitencirio federal no h tolerncia para o desrespeito ou infrao de qualquer norma. Ocorrendo a incidncia em qualquer ato infracional ou criminoso no interior do estabelecimento, so tomadas medidas imediatas, amparadas legalmente, que possam desestimular a reincidncia e criar no senso
Regras Mnimas para o Tratamento de prisioneiros. http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/fpena/lex52.htm. Acesso em: 15 jul. 2007.
30

Disponvel

em:

18

comum carcerrio o desejo de cumprir as regras. So utilizados instrumentos previstos na Lei de Execuo Penal, na seo III, Da disciplina, observados os direitos e garantias devidos aos detentos. Este procedimento tem garantido a tranqilidade da Penitenciria Federal de Catanduvas que, aps um ano, no registrou nenhum incidente grave que no pudesse ser controlado pela administrao da penitenciria. Quando o interno chega da penitenciria estadual, apresenta uma srie de vcios que precisam ser reparados imediatamente para no por em risco a ordem vigente. Durante a fase de classificao sero prestadas informaes escritas ao preso, e verbais aos analfabetos ou com dificuldades de comunicao, sobre as normas que orientaro o seu tratamento, as imposies de carter disciplinar, bem como sobre os seus direitos e deveres31. Neste perodo de incluso, que podem durar alguns dias, o interno passa por uma desintoxicao forada, tendo em vista que a maioria deles fazia uso de substncias entorpecentes nas antigas penitencirias. Alm das adaptaes fisiolgicas, o interno recebe diariamente informaes acerca da conduta esperada enquanto estiver no estabelecimento. Neste perodo, todos os procedimentos que j foram anteriormente aqui relatados so repassados aos internos. Percebe-se a dificuldade de alguns (principalmente dos mais rebeldes, daqueles que eram lderes em suas antigas cadeias) em cumprirem as determinaes, contudo, ao compreenderem que a realidade no sistema federal diferente, rapidamente se enquadram s regras para que no tenham sua ficha disciplinar manchada por ocorrncias. Eles sabem que qualquer anotao disciplinar em suas fichas poderia comprometer a concesso de benefcios que lhes interessam.

4.7 INTELIGNCIA

O sistema federal destaca-se por ser pioneiro na criao de um setor de inteligncia na prpria estrutura da instituio. Nas penitencirias estaduais, o trabalho de inteligncia fica a cargo da polcia civil ou militar, restringindo o trabalho dos servidores penitencirios guarda dos presos.
31

BRASIL. Decreto n 6.049, de 27 de fevereiro de 2007, artigo 17.

19

Na tentativa de inovar este procedimento, a Diviso de Inteligncia foi criada pelos prprios agentes penitencirios federais que se dedicam coleta de informaes contidas nas correspondncias dos presos, em livros e revistas enviadas por seus parentes. Realizando um trabalho cuidadoso, esta seo responsvel pelo controle de tudo que entra e sai da cadeia, podendo inclusive, impedir a entrada de algum material que faa apologia ao crime, violncia ou pornografia. Geralmente, so retidas cartas com informaes codificadas com o objetivo de transmitir recados ou at mesmo ordenar a prtica de outros crimes. A equipe de inteligncia j produziu inmeras informaes que possibilitaram a apreenso de entorpecentes e impediu a prtica de ilcitos penais. Penitencirias estaduais como a de Segurana Mxima de Campo Grande j se interessaram pelo modelo de inteligncia adotado na penitenciria federal e est inserindo-o em sua organizao. A idia export-lo para todas as penitencirias do pas. Um instrumento que j se encontra em funcionamento e que ser essencial na propagao deste trabalho o Sistema Integrado de Informaes Penitencirias, conhecido como INFOPEN.
O InfoPen um programa de computador (software) de coleta de Dados do Sistema Penitencirio no Brasil, para a integrao dos rgos de administrao penitenciria de todo Brasil, possibilitando a criao dos bancos de dados federal e estaduais sobre os estabelecimentos penais e populaes penitencirias. um mecanismo de comunicao entre os rgos de administrao penitenciria, criando pontes estratgicas para os rgos da execuo penal, possibilitando a execuo de aes articuladas 32 dos agentes na proposio de polticas pblicas .

Atravs deste programa j possvel a combinao de informaes conjuntas entre as diversas penitencirias do pas diminuindo a burocracia e facilitando o intercmbio de informaes essenciais para o combate ao crime.

4.8 SERVIDORES

No se pode cogitar uma estrutura penitenciria eficiente sem considerar o seu corpo de agentes que a verdadeira mquina propulsora do sistema. Atravs da lei n 10.693 de 25 de junho de 2003, foi criada a carreira de agente penitencirio

32

Informaes disponveis no: http://www.mj.gov.br/depen/sistema_informacao.htm. Acesso em: 10 jul. 2007.

20

federal, cujas atribuies esto previstas no artigo 2 da lei, destacando-se o exerccio das atividades de atendimento, vigilncia, custdia, guarda, assistncia e orientao de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais federais e s dependncias do Departamento de Polcia Federal. Apesar da semelhana com os quadros funcionais das penitencirias estaduais, algumas caractersticas os distinguem dos demais servidores prisionais do resto do pas. Primeiramente, e um dos instrumentos mais importantes, a valorizao do agente penitencirio. Desde que a profisso de carcereiro foi criada, sofre de um imenso preconceito social. Geralmente, esses profissionais so comparados a pessoas violentas, com baixa escolaridade e corruptas. Os agentes penitencirios federais, em oposio a este paradigma, so formados por profissionais altamente qualificados. Em seus quadros, encontram-se desde servidores com ensino mdio completo (requisito para o concurso) at ps-graduados. Profissionais de diversas reas, como direito, odontologia, engenharia, dentre outras. Essa qualificao influencia de forma positiva no tratamento penitencirio destinado ao preso. Alm da qualificao, estes servidores possuem uma remunerao superior mdia salarial brasileira: aproximadamente R$ 4.000,00 acrescidos de outras vantagens. A mdia salarial dos agentes penitencirios dos estados est em torno de R$ 1.500,00, o que revela a desvalorizao deste profissional que arrisca sua vida para sobreviver e sustentar a famlia. O baixo salrio responsvel pelo alto ndice de corrupo que assola o sistema. Em mdia, so apreendidos 200 aparelhos celulares por ms nas penitencirias paulistas e muitos deles so levados pelos agentes penitencirios corruptos. O valor pago ao agente pelo favor varia de R$ 300,00 a R$ 1.200,00 dependendo do tamanho do celular e do nvel de segurana da penitenciria33. Alm de celulares, os agentes levam drogas e armas para dentro da cadeia, armas estas que so usadas contra os prprios agentes em rebelies e fugas. Muitos agentes cometem estes crimes sob coao dos presos que ameaam a ele e a suas famlias. Outro fator preponderante que diferencia o agente penitencirio federal do agente estadual o treinamento e a formao tcnica destes profissionais. O curso de formao dos agentes penitencirios federais dura em mdia 3 meses e so ministradas disciplinas nas reas de direito, defesa pessoal, direitos humanos,
33

CAROS AMIGOS. So Paulo: Casa Amarela, edio extra ano 10 n 28, mai. 2006, p.32.

21

primeiros socorros, aulas de tiro, gerenciamento de crises, dentre outras. O conhecimento adquirido no curso de formao direciona as atividades do servidor ao cumprimento da Lei de Execues Penais e isto se percebe no tratamento penitencirio. E por fim, as condies ambientais de trabalho. Os agentes penitencirios federais que trabalham em contato direto com os presos cumprem uma jornada de 24 horas de trabalho por 72 horas de descanso. A diminuio do tempo de contato com o ambiente carcerrio requisito indispensvel para manuteno da sade dos servidores. Alm da exposio constante a inmeras doenas (tuberculose, doenas de pele, gripe) presente nos presos, os agentes so suscetveis a doenas psicolgicas como a Sndrome de Burnout34. A Sndrome de Burnout uma das doenas mais graves a qual os agentes penitencirios se encontram sujeitos. O termo Burnout, do ingls, significa combusto completa (burn= queima; out= externa), o que caracteriza o desgaste fsico e mental do agente que est exposto a um trabalho estressante em seu dia-adia. Esta doena torna o agente irritado e agressivo, alm de provocar sintomas de depresso grave, como a exausto emocional, baixa auto-estima, depresso e insensibilidade com relao a tudo e a todos. Tipicamente profissional, ocorre com mais freqncia nas atividades onde ocorre maior interao do profissional com outras pessoas, que cuidam ou solucionam problemas35. Desta forma, quanto menor for o contato dirio do agente com o preso, menor ser a possibilidade de desenvolvimento da doena. Este modelo de escala de trabalho (24x72) contribui para a preservao do estado psicolgico do agente, pois, diminui o contato com o ambiente carcerrio.

4.9 ASSISTNCIA

Sero analisadas a seguir as assistncias previstas na legislao necessrias preveno do crime e preparao do interno para o regresso convivncia em sociedade.

Notcia disponvel em: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=311&sec=27. Acesso em: 23 jul. 2007. 35 Informaes disponveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Burnout. Acesso em: 12 out. 2007.

34

22

4.9.1 Assistncia Material36

Como determina a Lei de Execuo Penal em seus artigos 12 e 13, o interno, ao ser includo no sistema federal, recebe colcho, travesseiro, cobertor, lenol, toalha, novas roupas (shorts, camisas, calas, tnis, chinelos, meias, tocas e luvas), kit de higiene particular (papel higinico, pasta de dente, sabonete, desodorante, escova de dente), kit de higiene ambiental (detergente, pano de cho). As roupas so trocadas uma vez por semana para serem lavadas. Os materiais de higiene so repostos quando acabam observados prazos mnimos razoveis (papel higinico = 1 vez por semana; pasta de dente = 1 vez por ms; escova de dente = 1 vez a cada trs meses). Duas vezes por semana, eles recebem um barbeador para fazerem a barba e devolvem no mesmo dia para que a gilete no seja utilizada como arma. A cada quinze dias entregue uma mquina de cortar cabelo onde um interno corta o cabelo dos demais. Eles recebem quatro refeies dirias (caf da manh = leite com caf, po com manteiga e fruta; almoo; janta; e ceia noturna = caf com leite e po) com comida balanceada e controlada por nutricionista. Ressalte-se que alguns internos recebem comida diferenciada devido a problemas de sade. Por questes de segurana, no permitida a entrada de qualquer material ou alimentao por meio das vistas. Com esse procedimento, reduz-se significativamente a possibilidade de entrada de substncias ou objetos proibidos. 4.9.2 Assistncia sade37

A assistncia sade compreende o atendimento mdico, odontolgico, psiquitrico e psicolgico 24 horas, por dia conforme preceituado no artigo 14 da LEP. Por diversas vezes, j fora acionado o mdico nos finais de semana e pela madrugada para prestar socorro emergencial. Alm do atendimento, a penitenciria fornece todo o medicamento necessrio para o tratamento do interno. Ao serem includos no sistema, realizada uma bateria de exames para verificar a situao real do preso, alm de receberem vacinas (gripe, trplice, tuberculose, malria, dentre outras). Todo esse procedimento realizado no interior da penitenciria, pois
36 37

BRASIL. Artigo 12 e 13 da Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984. BRASIL. Artigo 14 da Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984.

23

ela dispe de ambulatrio com consultrio odontolgico e uma enfermaria apropriada, inclusive, para pequenas cirurgias. No sendo possvel a soluo de qualquer problema de sade, o interno conduzido a um hospital mais prximo onde pode receber um tratamento mais adequado a sua situao. 4.9.3 Assistncia jurdica38

Aos presos que no possuem condies financeiras para constituir advogados, a Penitenciria promove a assistncia jurdica, nos termos do artigo 15 da LEP, por intermdio de Defensores Pblicos da Unio, que se deslocam penitenciria regularmente para efetuarem o atendimento aos presos que no possuem recursos financeiros. Este atendimento ocorre inclusive nos procedimentos disciplinares instaurados contra os presos que transgridem as normas internas, preservando os direitos constitucionais ao contraditrio e ampla defesa, tanto nos processos judiciais como nos procedimentos administrativos39. 4.9.4 Assistncia educacional40

No dia 6 de agosto deste ano iniciou-se o projeto de ensino na Penitenciria Federal de Campo Grande, aps a assinatura de um convnio com a Secretaria de Educao do Estado do Mato Grosso do Sul41. O projeto inicial, em atendimento a LEP em seu artigo 17, prev a alfabetizao dos presos no ensino de 1 a 4 serie at o fim do ano. Este projeto pioneiro no sistema federal ser estendido s outras penitencirias federais aps a celebrao dos convnios. Alm do ensino, as penitencirias federais possuem bibliotecas que permitem o acesso aos presos da mais vasta literatura (livros didticos, livros recreativos, revistas, livros instrutivos, livros religiosos). Em Catanduvas, desde janeiro de 2007, j est em funcionamento o projeto do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Arca das Letras. Conforme
38 39

BRASIL. Artigos 15 e 16 da Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984. BRASIL. Constituio Federal (1988). Artigo 5, LV. 40 BRASIL. Artigo 17-21 da Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984. 41 Notcia disponvel em: http://www.mj.gov.br/noticias/2007/agosto/RLS07082007detentos.htm. Acesso em: 25 jul. 2007.

24

exigncia da Lei de Execuo Penal em seu artigo 21, este programa, que foi criado para facilitar o acesso aos livros e incentivar a leitura nos assentamentos de reforma agrria42, aps convnio com Ministrio da Justia, est sendo utilizado com o mesmo fim, s que para as comunidades carcerrias. Inicialmente, a biblioteca da penitenciria era composta de 250 obras, mas aps as doaes da comunidade e das famlias dos presos, j conta com mais de 650 obras. O contedo limitado no sendo permitida a entrada de obras pornogrficas ou que versem sobre crimes. 4.9.5 Assistncia social43

Certamente, a assistncia social constitui uma das formas de assistncia mais importante, pois ela que vai preparar o retorno do interno ao convvio social em liberdade cumprindo a disposio da LEP em seu artigo 22. No sistema federal, esta atribuio especfica de profissionais da rea de assistncia social que mantm o vnculo entre o preso e seus familiares e entre o preso e administrao. Este setor responsvel pelo cadastramento dos familiares para realizao de visitas, comunicao entre os presos e seus familiares, alm do planejamento de atividades especiais em dias comemorativos como natais e dia dos pais. Dentre os resultados conseguidos pela assistncia social na Penitenciria Federal de Catanduvas, pode-se destacar a concesso de bola de futebol e de tabuleiro de xadrez para os internos durante o banho de sol e a realizao de festa natalina no ano de 2006 e de festa das crianas e dia dos pais em 2007. Tais atividades possibilitam a reeducao do interno e contribuem para sua formao social, moral e tica, resgatando valores como a famlia, amor, respeito e alegria.

42

Notcia disponvel em: http://www.mj.gov.br/noticias/2007/janeiro/RLS300107depen.htm. Acesso em: 25 jul. 2007. 43 BRASIL. Artigos 22 e 23 da Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984.

25

4.9.6 Assistncia religiosa44

Aos presos permitida a permanncia de livros religiosos em suas celas. Diariamente, eles realizam cultos em suas celas que podem ser ouvidos pelos demais internos das outras celas que participam com oraes e cnticos. Freqentemente, facultado o acesso de lderes religiosos para a celebrao de cultos ecumnicos junto aos presos. Apesar de o sistema penitencirio federal priorizar a segurana mxima e abrigar os criminosos mais perigosos do pas, possvel observar o cumprimento do disposto na Lei de Execues Penais em seu artigo 24, e nos tratados internacionais de direitos humanos. um exemplo de como possvel aliar segurana pblica e preservao dos direitos humanos.

5. CONCLUSO

O projeto concretizado pelo governo federal de criar um sistema penitencirio eficiente prioriza, pela primeira vez, a execuo penal no pas. Por muitos anos, a execuo da pena no Brasil no ocupou o patamar de poltica pblica essencial, o que se traduz pela situao atual das penitencirias brasileiras.
A improbidade administrativa, a insensibilidade gerencial, a indiferena humana e a hostilidade burocrtica so as coordenadas do abandono a que foram reduzidas as estruturas das Delegacias de Polcia, dos Juzos e Tribunais criminais, dos estabelecimentos e das instituies penais. E a responsabilidade por tais vcios exclusivamente do poder poltico que domina a Administrao Pblica, diuturnamente omissa quanto gravidade e a proliferao dos problemas e incapaz de estimular o esprito missionrio de uma grande legio de operadores do Direito e da Justia, obstinados em 45 cumprir os seus deveres com dedicao e honestidade.

Ao se discutir a crise penitenciria neste trabalho, buscou-se apresentar a sua existncia e possveis solues tendo como base o modelo criado pelo governo federal atravs das penitencirias federais.

BRASIL. Artigo 24 da Lei de Execues Penais Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984. DOTTI, Ren Ariel. Texto adaptado do artigo A crise do sistema penal, publicado na Revista dos Tribunais, vol. 768, p. 421 e s. Disponvel em: http://www.mj.gov.br/Depen/publicacoes/rene_dotti.pdf. Acesso em 26 ago. 2007.
45

44

26

Contudo, no se podem vislumbrar solues sem que haja profundas transformaes na estrutura gerencial do sistema penal. S um trabalho contnuo, com a unio dos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio poder resultar em vitria do Estado sobre esta crise. Logicamente, cada poder contribuiria na medida de sua responsabilidade, sem permitir que influncias polticas de ordem partidria obtivessem espao no equacionamento destes problemas. Alis, a influncia partidria tem sido um grande entrave para o progresso do pas. Polticas pblicas no podem ser tratadas como se pertencessem a um partido ou a outro, nem a um poltico ou a outro, mas como se fossem de toda sociedade. No se pode cogitar a transformao do sistema penitencirio brasileiro em quatro ou oito anos como se fosse possvel corrigir o abandono de mais de um sculo em um mandato poltico. Faz-se necessria a elaborao de um modelo a ser seguido por vrias geraes independente dos partidos que conquistarem o poder. Um verdadeiro compromisso pblico para a soluo deste problema que supere os interesses partidrios. A criao das penitencirias federais no pode ser considerada responsabilidade apenas deste governo, at porque, este projeto est apenas em seu comeo. As prximas fases prevem a criao de uma penitenciria federal em cada regio e posteriormente uma em cada estado do pas e isso despender vrios anos e muito investimento. Enquanto isso, no se pode assistir ao caos instalado no sistema prisional estadual sem tomar qualquer medida. Por este motivo, este trabalho foi desenvolvido com o fim de que o modelo federal de gesto penitenciria possa ser utilizado pelas secretarias responsveis pela administrao penitenciria de seus estados. Atitudes simples como a valorizao dos agentes penitencirios, disponibilizao de melhores condies de trabalho, substituio de penas privativas por penas restritivas de direito, aprovao de leis que possibilitem a melhoria do sistema, reestruturao das penitencirias, construo de mais estabelecimentos com condies dignas para o cumprimento de pena, disponibilidade de assistncia social efetiva que capacite o preso ao reingresso na sociedade, e muitas outras medidas que requer um investimento pesado do poder pblico, o que s ocorrer quando a segurana pblica for encarada com seriedade e ocupar o topo das prioridades dos administradores pblicos.

27

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BECCARIA, Cesare Bonesana, Marchesi di, 1738-1794. Dos delitos e das penas / Cesare Beccaria; traduo Deocleciano Torrieri Guimares. So Paulo: Rideel, 2003. BRASIL. Constituio Federal (1988). BRASIL. Lei de Contravenes Penais Decreto Lei n 3.688 de 3 de outubro de 1941. BRASIL. Decreto n 6.049, de 27 de fevereiro de 2007, artigo 17. BRASIL. Conselho de Justia Federal. Resoluo n 557 de 8 de maio de 2007. BRASIL. Ministrio da Justia. Dados do Sistema Penitencirio Brasileiro 2006. CAROS AMIGOS. So Paulo: Ed. Casa Amarela, edio extra ano 10 n 28, mai. 2006. COYLE, Andrew. Manual para servidores penitencirios. Centro Internacional de estudos Penitencirios (ICPS-International Centre for Prison Studies) do Kings College. Londres. Reino Unido/Brasil. DIGENES, Josie Jalles. Trafico ilcito de drogas praticado por mulheres no momento do ingresso em estabelecimentos prisionais: uma anlise das reclusas do instituto penal feminino Desembargadora Ari Moura Costa IPFDAMC. Disponvel em: http://www.mj.gov.br/depen/publicacoes/monografia_josie.pdf. Acesso em: 15 jul. 07. DOTTI, Ren Ariel. Bases alternativas para o sistema de penas. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998. DOTTI, Ren Ariel. Texto adaptado do artigo A crise do sistema penal, publicado na Revista dos Tribunais, vol. 768, p. 421 e s. Disponvel em: http://www.mj.gov.br/Depen/publicacoes/rene_dotti.pdf. Acesso em: 26 ago. 2007. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso; traduo de Raquel Ramalhete. Petrpolis: Vozes, 1987. ONU. Regras Mnimas para o Tratamento de Prisioneiros. 1 Congresso das Naes Unidas sobre Preveno do Crime e Tratamento de Delinqentes, realizado em Genebra, em 1955, e aprovadas pelo Conselho Econmico e Social da ONU atravs da sua resoluo 663 C I (XXIV), de 31 de julho de 1957, aditada pela resoluo 2076 (LXII) de 13 de maio de 1977. Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/fpena/lex52.htm. Acesso em: 15 jul. 2007.

28

Relatrio da Anistia Internacional para o Brasil: Aqui ningum dorme sossegado: Violaes dos direitos humanos contra detentos. So Paulo: Seo Brasileira da Anistia Internacional, 1999. Relatrio da Anistia Internacional para o Brasil: Entre o nibus em chamas e o caveiro: em busca da segurana cidad. Disponvel em: http://web.amnesty.org/library/pdf/AMR190102007PORTUGUESE/$file/AMR190100 7.pdf. Acesso em: 03 set. 2007. ROCHA, Alexandre Pereira da. O estado e o direito de punir: a superlotao no sistema penitencirio brasileiro. O caso do Distrito Federal. Braslia: UNB, 2006. VARELLA, Druzio. Estao Carandiru. So Paulo: Estao das Letras, 1999. VEJA. So Paulo: Ed. Abril, edio 1990 ano 40 n 1, jan. 2007. II Caravana Nacional de direitos Humanos: relatrio: uma amostra da realidade prisional brasileira. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2000.

You might also like